Cabecinha pensadora;
Tenho estado a trabalhar numa cabeça que não é JAP. Mas tem uma pequena história que vou aqui partilhar
Assim depois de lavar e desmontar.

Como não é uma JAP, não tinha ferramenta para desmontar e montar as válvulas, então criei esta ferramenta simples (pintada de amarelo para nitidez dos fotos pró AJA), mais uma "patente" para uso livre e grátis.

É só um bocado de tubo com uma janela para tirar/colocar as válvulas, fixada num grampo normal, mas de boca grande, para apanhar a cabeça da válvula na parte de baixo da cabeça.
Depois de limpo, rodado, esfregado e montado, esta ficou assim.
Não foi rectificada porque ;1ª não precisava, 2º esta cabeça, pode ,
mas não deve ser rectificada.
Edited by: MazdaMan Toninho at: 29/4/06 21:26
Mais um acessório para o Merchandising do AJA
Aposto que essa cabecinha pensadora "parle francais"...
e não gosta de ser muito comprimida...
... lida mal com a pressão do stress
Mas, pronto, vamos ter "franciú" de volta à estrada
Vou ter que indagar um amigo, médico, que explicação me dá para umas dores de costas se esfumarem por completo, assim que a fotografia de uma cabeça aparece publicada...
Quote:
lida mal com a pressão do stress
Quem ? a cabeça ou as costas ?
Quote:
umas dores de costas se esfumarem por completo, assim que a fotografia de uma cabeça aparece
Se assim fosse, até andava com uma foto pendurada ao peito...
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E uma foto da cabeça "velha"
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Diz-me cá, "cabecinha pensadora" ... como te comportáste hoje ???
Já pensas por ti ?

Descubram as diferenças...
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A cabecinha pensadora já pensa por si desde as 20;30 de ontem.
Foi um dia algo intenso, com peripécias a meio (coisas de abec´s), começando aí por volta das 10:00 da manhã e acabou com o "rescaldo" aí pelas 23;30 após umas entremeadas na Churrascaria "O Barão do Corvo". (tinha de lá ir, amizades assim o obrigam).
Hoje, após um merecido descanso e um belo banho, só as costas e o joelho ainda se queixam um pouco.
Ficou a trabalhar bem, fiquei satisfeito. Restam as afinações e acertos finais, depois da minha já conhecida recomendação de se fazer uns 400 a 500 kilómetros para tudo se "acomodar". Como pude demonstrar, a foga das válvulas em motores a varetas, porecisa de ser verificada várias vezes pois a príncipio é assim, depois é assado e finalmente depois de tudo assentar temos o resultado correcto..
Não sendo um projecto JA, algumas fotos para a posterioridade;

Aqui já "fuma"

Sinais vitais
E quando o MESTRE RR lhe mexeu, pegou à primeirinha...
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AAAAAA
Leluia,
Leluia,
Leluuuiiiááá.
Esquece isso e arranja o laranja mais antigo
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Este projecto começou a subir na minha cotação à 1 da manhã de ontem.
Segundo o RR o bloco já tinha feito 800 Km sem dar problemas, a cabeça acabava de fazer 500 Km sem ter "estoirado" e a maior valorização foi eu ter descoberto que o banco do condutor estava protegido com uma capa plástica da HONDA.
Agora, o RR deu-lhe um empurrão e com as "companhias" que havia na garagem... ele encarreira.
Tambem era um carro que gostaria de ter
O que interessa é que está operacional com a ajuda do "Miestre"
agora mete isso com 32 bares
Quote:
agora mete isso com 32 bares
+ IVA
Ainda há muito trabalho a fazer, mas o essencial parece que já está feito!
Mr. RR
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Já agora Nuno, fui ver o fórum dessa "máquina" e concluí que lá não se aprende absolutamente ..........nada.
Muita parra e pouca uva.
Mais de 0,5 a 0,7 bar e isso estoira outra vez.
Lá no dito cujo forum é só ..............juntas queimadas e tuninges tipo "El Cheapo" e "Mui hot".
Todas as borrachas do sistema de arrefecimento novas são um
imperativo. Edited by: MazdaMan Toninho at: 8/5/06 10:24
Então e as diferenças?
Para começar podias ter posto as duas na mesma posição
![:[upss]](http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif)
. AJUDAVA!
Depois, a não ser que esteja a ver muito mal, as câmaras da cabeça nova têm um diâmetro menor e o espaço entre elas é bem maior
O que é que andaram a "magicar"?

Para os mais curiosos e interessados e menos fundamentalistas
Reparação de junta ou algo mais?
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Roque, vai dando umas miradas lá no outro fórum, porque parece-me que as coisas não estão nada consensuais...
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O outro forum é para mim uma perda de tempo.
A cabeça que está montada é igual á anterior excepto que tem uma menor taxa de compressão. O que até é bom.
Todas as outras dimensões são iguais.
A especificação da altura de uma cabeça neste caso específico não são especificações críticas dado que posso rectificar/alisar o topo, sem alterar mais nada.
Um turbo tem sempre uma taxa de compressão mais baixa do que um atmosférico.
A cabeça montada tem a taxa de compressão mais baixa...
então, qual a cabeça ideal/original; a baixa compressão ou a de alta compressão???
Aqui, o que é original e o que é tuningue??
Pelo nº de juntas/cabeças queimadas mencionadas lá no forum, fico com sérias dúvidas de tudo.
A cabeça retirada parece-me, em termos de compressão de ser uma atmosférica.A colocada agora parece-me ser mais apropriada para um turbo.
Eu não mexia em mais nada, como te recomendei, põe isso na estrada e faz uns 400 kms.
Pareceu-me muito bem.
Se a compressão fosse muito baixa, havia menos produção de calor, logo o motor ia trabalhar muito frio. Não é o caso.
Edited by: MazdaMan Toninho at: 8/5/06 11:02
Pois... eu não conhecia o outro Fórum; fiquei a conhecer...
... e concordo com o Mazda man...
já para não falar no tão maltratada que a língua portuguesa é por lá
![:[mantafudide]](http://www.deephousepage.com/smilies/tantrum.gif)
.
De facto, o exagero de juntas de cabeça queimadas é uma "prova" de que a coisa não foi bem dimensionada de origem (ou foi adulterada entretanto).
Bons kms.
Roque...
já tá fechado...

e tudo montadinho... é certo que falata dar alguns reapertos e montar umas coisitas... mas isto vai...
Ora vê lá a comparação... o azulinho é original Renault... 9 €!!!!!!
O do Auto Center já foi devolvido!
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Bons quilómetros Nuno, curte essa máquina e vê se ensinas a malta do "outro forum" com os ensinamentos do Roque sempre ao mais alto nível!
Blardy, por vezes não vale a pena lutar contra a maré...
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Ontem à noite já fez 23 kilómetros... sem partir!!!!!!!!!!!!!!!
Tem para lá uns sintomas estranhos, mas acho que tudo se vai compor...
Quando o fui ver pela 1.ª vez

Na garagem, quando depois das mãos do MESTRE fizeram magia...

Ontem à noite

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Edited by: nunoturbo at: 11/5/06 11:11
Dasss, ainda não tinha saída da garagem e já tinha atingido essa temperatura?!!
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Esta é a temperatura "normal" destes bichos...
O radiador de água da CBR 600 é um pouco maior...
Para facilitar tem um radiador de óleo que aqueçe a água do radiador...
É a esta temperatura que a ventoinha arranca....
Acham que se deve aumentar a taxa de compressão???
Bem pelo menos já andou aí 1000 vezes mais do que na última vez!!!
MazdaMan ao mais alto nivel!
Ventura, ventura, Com que então...............trabalhando!!!
Eu tenho desculpa, estou prá qui a fazer um molho de "papeis da treta" para a burocracia.
Ás tantas falta a inspiração para botar mais escrita, então venho aqui.
Preferia estar de volta de um "chaço".
Com menos tubos, tubinhos, fios,mangueiras e chapinhas do que o modelo deste tópico.
Já agora fiz as contas á taxa de compressão deste exemplar conforme montado agora, comparei com o que a malta escreveu lá no outro "fórum" e conclui que tudo isto é muito.........confuso. Alguém anda com muito mais.
Aliás há lá no catálogo dos R´s uma cabecinha que se fosse montado neste bloco ( e se lá servisse-não sei bem) dava para fazer um ...........avião...... para aí com uns 170 cavalitos.
Só que depois andava uns 6 metros (sair da garagem).
Quote:
Só que depois andava uns 6 metros (sair da garagem).
Roque deixa-o estar como está...
ASAP vou fazer a alteração do radiador de óleo, mas como sabes isso implica 2 horas de desmontagens de tubos, mangueiras, abraçadeiras suportes, fios e demais tralha...
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2 horas.???
És um optimista
Eu ás tantas pensei que um dia inteiro (foram umas 9 horas de trabalho) não davam para montar a cabeça no sítio.