Para principiantes.
Antes de abrir este tópico li o tópico original do DatsunSSS com o motor GX e li mais alguns. Venho agora, basicamente, pedir o resumo deles todos. Eis a minha história:
Em casa de um amigo existe um motor (12R da Toyota) parado á mais de 15 anos. Experimentamos roda-lo á mão mas não conseguimos, portanto colado! A viatura esteve sempre "ao tempo", ou seja, nunca teve garagem e desde 1990 nunca foi posta a trabalhar ou sequer lavada!
Segui os conselhos do MazdaMan escritos aqui no fórum e tirei as velas e "despejei" WD40 para dentro dos cilindros. Lubrifiquei quase tudo o que eram peças móveis.
24Hrs depois fui lá e com uma chave na poli o motor rodou.
De seguida abri a tampa do distribuidor e raspei um bocadito os contactos, mas mesmo assim parece-me que estavam muito calcinados. Meti a bateria, montei tudo e... nem sinal de vida.
Mudei uma roda que estava furada, engatei um japonês á frente e fiz 100 de reboque e o motor rodou sem barulhos estranhos. Até parecia que ía a funcionar, em 3ª.
Ora, o meu amigo percebe tanto como eu de mecãnica... pouco ou nada. Procuro a v\ ajuda no sentido de identificar passo a passo tudo o que é necessário rever até haver corrente.
O motor e a mecânica aparentam bom estado, não há fugas de óleo, e não parece um motor mexido. Está tudo muito direitinho... carregadinho de pó.
Desde já obrigado
Quote:
engatei um japonês á frente e fiz 100 de reboque
Fizeste 100 quê? 100 km/h?
Lamento mas não sei ajudar...

Bem, pelo menos o motor já não está colado

...
... parece que não tens faísca nas velas. Logo, há que ver se a corrente gerada na bobine é certa e daí para a frente, verificar cabos para o distribuidor, distribuidpor, cabos das velas e as prórpias velas...
... precisas de um multímetro para medir a corrente (ou tensão
![:pensador]](http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif)
)... e de mim não levas mais ajuda que mais não sei
![:[tongue]](http://www.deephousepage.com/smilies/tongueout.gif)
...
... os "espertos" que te ajudem
Honda Prelude 1982
Parece que nao tens corrente a chegar as velas.
Para verificar a corrente nas velas basta arranjares uma outra (podes deixar todas do motor) e ligares ao cabo de uma delas e encostas no motor.
Esta tem de ficar a fazer contacto com o motor numa parte metalica.
Se faz faisca nao chega gasolina, provavelmente.
Se nao tens um problema electrico.
Datsun's & Datsun's
Pois, mas deve haver um probema incial. É que não há informação de corrente no quadrante com a chave na posição de On ou Ignição!
Arigato, agradeço todo o tipo de ajuda teórica
Quote:
não há informação de corrente no quadrante
Se calhar a bateria já era ...
![:[nsei]](http://www.deephousepage.com/smilies/conf44.gif)
e sem o mínimo de corrente, não há NADA para ninguém!!!
Perante os meus conhecimentos básicos de mecânica, sempre me ensinaram o seguinte: um motor para trabalhar precisa de a) gasolina b) corrente.
Uma vez que o carro já está parado há muito tempo, convém verificar se a gasolina está a chegar ao carburador, em primeiro caso tirando o tubo de saída da bomba e virando o motor e de seguida voltar a colocar o tubo e verificar se ela já aparece na "janela" do carburador. Em muitos casos, é conveniente fazer um "splash" directamente para o carburador e virar o motor.
Um problema comum é o lixo no depósito que muitas vezes e com a humidade se vai acumulando, torna-se numa pasta, tapando o filtro que existe no interior do depósito e a bomba não consegue puxar a gasolina. Solução: colocar um tubo desde a bomba directamente para um garrafão com gasolina e de seguida tirar e lavar o depósito (fala a experiência...)

Edited by: Umtali at: 28/8/06 20:45
Rui, confirma os seguintes pontos:
- A bateria tem corrente?
- Tens as chaves do canhão da ignição?
- O canhão de ignição roda?
- Verificaste se existe algum corta corrente no circuito?
- Pega num "busca polos" auto, vai á ficha que liga ao canhão de ignição e vê se chega lá corrente.
- Verifica todos os fios e cabos que saem da bateria para o interior do carro.
- Verificaste se o carro tem fusiveis? Estão em bom estado?
Daqui para a frente já temos mais uma série de questões a equacionar.
BOA SORTE!
O AJA no Rali dos Alpes para Toyotas Antigos - Dia 24/8/2006 às 11.00h na Fábrica da Salvador Caetano em Ovar - Vamos apoiar a partida dos membros representantes neste evento!
Ponto da situação:
- Não fiz todos os passos, mas tenciono fazer numa próxima oportunidade.
O que é fiz até agora:
- Bateria usada em bom estado. Apertei os terminais mais o corte de corrente. Nada.
- Verifiquei fios soltos por baixo da ignição e coluna de direcção e... Nada.
- Identifiquei o "interruptor" do corte de corrente.
- Limpei a área do motor toda... para sentir algum trabalho real!
- Tirei o motor de arranque para verificar. Operação muito simples e rápida.
- "Lavei" o carburador e lubriquei-o. "Injecta" gasolina, carrega-se numa peça e a gasolina vai lá para dentro, as cubas parecem ter gota. Assim como a "cuba" do filtro de gasolina.
- Na próxima tentativa vou trazer velas, tampa do distribuidor, condensador, platinado e rotor.
Mas... nada no quadrante
- Por fim identifiquei o problema provável: Filtro de ar Fiat. Vou tratar já do assunto
E um fiozinho directo do borne postivo da bateria ao distribuidor, e outro do mesmo borne ao terminal do motor de arranque?
Deve dar qq coisa, não?
ESPÍRITO AJA - Primeiro estranha-se, depois ENTRANHA-SE!!!!