Também devido ao meu projecto, NON JAP turbo comprimido, e uma vez que o motor não foi, e espero não vir a ser, aberto, todas as operações de limpeza por dentro e por fora do mesmo, têm que ser feitos com o motor no sítio.
Assim e no seguimento do tópico da lavagem do motor, importa agora descobrir a melhor e a mais eficiente forma de lavar o circuito de água dentro do bloco do motor e bomba de água.
Sei que existem no mercado alguns produtos para este efeito, mas também conheço a má fama que têm enquanto "roedores" de tubos em estado menos bom e alumínios.
Mandei varejar o radiador, e agora está como novo, pintadinho e tudo!
Qual a melhor forma de fazer uma limpeza eficiente ao circuito de refrigeração?
Com que produtos?
Pelo que consegui ver existem sinais de ferrugem nas tubagens, apesar de quando tirei o líquido de refrigeração, só saiu anti-congelante limpinho e verde.
Como conto fazer esta limpeza este fim de semana, conto com a Vossa ajuda!
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Excelente tópico, eu quero fazer em breve o mesmo ao meu corolla, nuno, já agora quanto pagaste por "varejar" o radiador?
Quando recuperei o meu te71, o mecanico fez algo estranhissimo!! Encheu o pote do radiador com uma "mistela" feita por ele..... metade anti-congelante, e a outra metade vinagre
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, disse-me para dai por uns dias retirar tudo e atestar só com anticongelante!
A verdade è que voces não imaginam a quantidade de pocaria que saiu do circuito, e agora, ao fim de todo este tempo quando o motor foi aberto, todo o circuito encontrava-se limpo ainda!!
O ùnico problema que ele me falou que poderia ter era rasgar alguma rela que já não se encontra-se nas melhores condições!
TE71 POWERSLIDER
Vítor, para varejar o radiador paguei 25€.
corollate71, essa do anticongelante e vinagre deixa-me tentado a experimentar... se uma rela abrir, que abra logo e que não me deixe ficar mal quando eu menos esperar!.
Miguel, qual é a proporção de mistura?
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Edited by: nunoturbo at: 20/1/06 16:55
Nuno, há uma historia com não sei quantos anos de um circuito de Vila Real ( e ainda não existiam anticongelantes...) em que um carro com problemas de sobreaquecimento fez o primeiro lugar depois de "botar uma bela de uma pinga de verde branco" no circuito de refrigeração...
Nem varejou radiador, nem abriu rela... só deve mesmo ter aberto o garrafão.
Vai numa dessas.
Pois, mas se calhar isso aconteceu num carro " a sério", este é um simples franciú!...
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Nuno, penso que foi 50-50, metade vinagre, metade anticongelante! Vou perguntar ao "mestre" Cunha e depois confirmo!
Era bom ouvirmos também a opinião do mazdaman!!!
TE71 POWERSLIDER
Falei com o MazdaMan via tlm e ele sugeriu-me a aplicação unica e simples de anticongelante para -20º.
Fui comprar anticongelante mas o único que encontrei foi da ELF para -15º. Comprei, já apliquei e a conselho do MazdaMan vou utilizar durante uns 300 ou 400 km, e depois deitar fora e voltar a encher com líquido novo.
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Então basta trocar o fluído, não é necessário lavar o circuito?
É assim; depois de lavado o radiador, resta apenas "limpar" os canais internos do motor, interior da bomba de água etc....
Na minha experiência, mesmo com uma cabeça e um bloco todos desmontados, depois de imersos e bombardeados durante 1 semana completa, nada retira a camada de "castanho.lama" que está agarrada ás paredes.
Só com escovas, ou com químicos muito agressivos.
Também, essa camada, não faz mal nenhum. Depois de completamente limpa, é uma questão de uns 5000 kms e está lá tudo outra vez.
Então porque arriscar com químicos agressivos que podem não ser compatíveis com as borrachas e plásticositos que estão pelo motor dentro??? Danificar um O ring que no R5 Turbo está debaixo das camisas dos pistões, significa abrir o motor todo.€€€€´s
Cautela.
O uso continuado de líquidos anticongelantes
( e "anti".ferrugem) é recomendado em motores que sejam de alumínio. A água da torneira, corrói o alumínio a longo prazo. (especialmente R5´s, 127´s, Uno´s, Vw´s etc...)
Anto congelates comtêm uma percenagem de glicol (um alcool). Quanto mais baixa a temperatura d eprotecção do anticongelante, masi glicol tem ( -20ºC tem muito mais glicol do que -5ºC)
O da Elf é muito bom. Algumas marcas (inclusive umas portuguesas á venda em super´s) são pouco recomendáveis (por mim). Valor significa qualidade logo não pode ser quase de borla.
REGRA DE OURO!!!
PREÇO / QUALIDADE
Eu tenho aqui em casa o elf, aquilo tem um aspecto esquisito, tem um cheiro nojento, por isso deve ser mesmo bom
O rótulo e a ficha técnica diz; não beber/ingerir.
Por um bom motivo.
O Elf é dos melhores. Caro, bom e honesto. Como deve ser.
Mas há ELF -20ºc?
É que não encontro nada disso aqui pelas redondezas...
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Nuno fui agora confirmar, o meu da elf é só até menos 15 graus, acho que foi comprado na makro, não sei se haverá lá de -20 graus, mas posso dar lá um salto e confirmar
Eu costumo comprar no carrefour um fluorescente de -35º a 11€!
A primeira vez que o apliquei no meu cronho franciu a temperatura de funcionamento baixou uns 5ºC
MAZDA RX-3 Coupé
Vou passar no Carrefour...
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MazdaMan, a utilização deste líquido num cronho com 19 anos que esteve parado durante um ano e que vai agora levar com um turbo "almost brand new" não poderá mandar a junta da culassa para as couves?
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Não e não. Perfeitamente compatível.
A junta também é barata!!!!
Os meus carros usam anti congelante da AGIP mas não sei qual as temp. minimas de funcionamento...
Tambem o meu mecânico aconselha a substituição do liquido pelo anti-congelante em estado puro durante uns bons Klm e depois renovar com a mistura indicada pelo fabricante se for caso disso.
Eu sei é que é caro...
Bem, eu já devo ter mudado o líquido de refrigeração umas 7 ou 8 vezes desde que tenho o carro.
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(este fim-de-semana foram os 2 presenteados - o cronho sueco e o prelude)
Acerca dos líquidos, fica aqui o que eu descobri:
Basicamente o que há é Glicol (o Mazda man já referiu o que é isto lá atrás) + Água. O Glicol só congela a partir dos -70ºC. Portanto, misturado 1 parte de glicol para 1 de água (50%) fica anticongelante a -35ºC.
Preparem 15 euros por 5 litros (foi o que me custou da marca Valeo e onde vi de outra marca tinha preço igual), mas só este vale mesmo a pena (em especial quando todo o motor é em alumínio - o que nos JA não costuma ser o caso, pois o bloco geralmente é ferro, mas...).
Há depois as preparações a 25% (dão para -17ºC) (o Elf a -15ºC andará por aqui) e as "outras", já demasiado diluídas (e baratas) para eu as recomendar. Wink
Atenção que o problema não é o "frio", mas sim as capacidades anti-corrosivas do glicol
A limpeza é fácil de se fazer, mas se estiver muito "ferrugento", então químicos solventes e tubos tirados para dar mangueiradas directamente no radiador e no compartimento do termostato são recomendáveis.
Honda Prelude 1982
AJA - Primeiro estranha-se, depois ENTRANHA-SE!!!!
Se quiserem glicol e não encontrarem em lojas de acessórios, têm sempre a possibilidade de encontrar um instalador de termoacumuladores a energia solar, porque usam glicol nos acumuladores
Por coincidencia hoje um engenheiro mecanico fez-me esta conversa
Em tempos foi-me recomendado por um professor completamente passado por VW´s antigos a bela da Coca-Cola.
Nunca cheguei a tentar comprovar esta teoria...
Já alguém tinha ouvido falar!?
Preludeguy, como esta é uma tarefa a realizar nos proximos tempos no prelude, gostava de saber se depois de trocares o liquido, sangras o circuito!?
Cumps
Acho que pelos menos o motor NÃO parte, pois tentaram uma vez no Discovery Channel (Mythbusters, caçadores de mitos, não sei se conhecem) partir um motor com velhas lendas urbanas, e uma delas é com coca cola.
E a verdade é que o V8 aguentou, acho eu. Mas sinceramente pareceu-me que de limpeza houve muito pouco ó
Kombota...
ravenboy.blogspot.com/ -------- O meu blog!!!!! Comentários necessários SFF!
Quote:
depois de trocares o liquido, sangras o circuito!?
Não! Quer dizer, até faço o procedimento, que é abrir a purga que está no compartimento do termóstato (junto ao distribuidor). Mas, sai uma bolha de ar, uma gota de líquido ferrugento e logo começa a sair líquido limpo. Por isso, eu faço, mas não serve de nada.
O mais importante e estares depois atento à variação do nível no depósito de expansão (verificar com o motor frio). Se o líquido desaparece adiciona até meio do depósito (não vale a pena encher muito)
Bom trabalho
Honda Prelude 1982
Edited by: prelude guy at: 30/1/07 10:35
entao expliquem-me isso como se eu fosse mesmo muito burro
![:[aprende]](http://www.deephousepage.com/smilies/leseratte.gif)
a mistura de 50% glicol + 50% de agua ao todo prepararam quantos litros de mistura?
quantos quilometros fizeram com ela?
e quando se troca, qual a concentraçao da nova mistura?
e a bomba de agua, deixa-se estar e nao se mexe?
Edited by: EthosTA22 at: 21/2/07 20:51
Se comprares glicol (o nome é mais extenso, tem para lá um metilo qualquer coisa), então 2 litros de glicol para 2 litros de água!
Mas - NALGUNS SÍTIOS -, consegues a mistura já feita em garrafões de 4 ou 5 litros. Sai bem mais em conta (para teres a certeza da diluição terá que ser anticongelante até -35º ou -37º C)
Se estiverem bons, bomba de água (não verte) e termostáto (aquece á temp. normal em menos 5 min. e depois fica o ponteiro estabilizado), não mexe!
Honda Prelude 1982
hoje no feira nova encontrei anti-congelante a -37º duma marca que nao conheço, era azul e custava 13 euros o garrafao de 5L... sera isto? para temperaturas superiores a -37º havia mais barato...estou tentado a ir buscar esse de -37º...
a situaçao é a seguinte queria atestar o circuito de refrigeraçao com anti-congelante a -37º. a agua que la esta neste momento é da cor do barro e o circuito nao deve estar nas melhores condiçoes de limpeza... sempre tenho ouvido que nunca se deve deixar ficar ar nas tubagens quando se fazem este tipo de procedimentos, outra soluçao a considerar é varejar e pintar o radiador antes de atestar com liquido novo... mas, antes de fazer tudo isso nao posso atesta-lo primeiro umas vezes com agua destilada para limpar o circuito e depois qd deixar de deitar agua suja colocar o anticongelante?... como fazer este tipo de procedimentos sem deixar ficar ar no circuito? tendo em conta que a mecanica é datsun A12, que dizem os experts datsun ou outros nesta materia?gostava de ser eu a fazer para aprender
Eu não sou grande expert da datsun, mas acho que primeiro devias varejar o radiador e colocavas liquido novo, mesmo que não fosse dos melhores, deixas andar uns kilómetros e trocas de novo o líquido, possivelmente vai ficando o circuito mais limpo, mas garanto-te que essa côr de barro nunca vai desaparecer por completo. Podes sempre fazer o mesmo sem varejar o radiador, só que em vez de limpares só o circuito também estás a limpar o radiador, e penso não ser tão eficaz... Já sabes, podes sempre ir trocando o liquido para ir limpando, e quando achares que está razoavelmente limpo metes liquido melhor.
Toyota Corolla KE70L born´s again...
'Tás com azar... veio um "especialista" Toyota e agora tens um "especialista" Honda... a malta da Datsun anda a boicotar-te
No meu caso a cor de barro despareceu por completo (mas demorou uns 8 anos
![:[fun]](http://www.deephousepage.com/smilies/fun_84.gif)
).
Deves ter:
- um "bujão" na base do radiador para o despejar
- um tampão no topo para o encher
- um parafuso de purga numa parte alta do circuito para o sangrar
- um parafuso numa parte baixa do bloco para despejar o líquido (barro

)do bloco.
Deves porque como não conheço esse motor e
pode lá não estar isto tudo.
Vamos aos trabalhos:
Motor frio,
Botão da "chaufage" no quente (não queremos aprisionar o barro nesse pequeno radiador).
Abrir o tampão (para libertar a pressão) e desapertar o bujão. Escorrer tudo.
Abrir o parafuso do bloco e escorrer essa também.
Como está muito mau vai dar mais trabalho:
- desapertar abraçadeiras dos tudo que ligam ao radiador e retirar os tubos. Dar uma valente mangueirada para dentro do radiador até sair só água limpa em baixo.
- abrir o compartimento do termostato e retirar o termostato. dar valente mangueirada para esse buraco até sair água limpa do buraco do bloco (se achares muita areia para a camioneta podes evitar esta parte).
- Fechar/ligar tudo. Encher radiador com água ou anticongelante barato. Eu adicionaria um "limpa-radiador" (embora o Mazda Man não aconselhe, nunca tive problema com nenhum).
- Quando estiver cheio abrir o parafuso da purga e deixar sair todo o ar até começar a sair só água.
- Meter o motor em funcionamento até atingir a temperatura normal (o melhor é mesmo ir fazer uns 10kms, mas se o carro não está a circular deixa trabalhar ao ralenti uns 15 minutos).
- Parar o motor e esperar que arrefeça (3 horas)
- Retirar este líquido pelo "bujão" do radiador e pelo parafuso do bloco.
- Colocar algum anticongelante bom até começar a sair verdinho pelo bujão do radiador.
- fechar o bujão do radiador e encher até começar a sair pelo buraco do bloco. Quando sair verdinho pelo buraco do bloco meter o parafuso.
- Encher até cima e abrir a purga até sair líquido verdinho. Fechar a purga. Fechar o radiador - substituir TAMPÃO DO RADIADOR (é preferível ter a certeza que o tampão cumpre bem com a função de manter e libertar a pressão no nível certo).
- Pôr o motor a trabalhar até temp. normal e parar.
- Esperar para arrefecer o motor abrir o tampão e repor o nível do líquido (vai ser necessário, por certo).
Pronto, foi o melhor que consegui fazer
São 10 € de consultoria
Diverte-te
Honda Prelude 1982
o meu muito obrigado, isso merece uma ponteira de escape em inox que tenho aqui guardada, caso sirva para o prelude
foi excelente! ate a minha avo consegue fazer tudo isso com a descriçao que deste
Bem, este prelude guy é do melhor, muito mais técnico!!!
Ethos, já que estás com a mão nos tubos aproveita e instala um turbo garret e um intercooler , só para prevenir....
Toyota Corolla KE70L born´s again...
Quote:
foi excelente! ate a minha avo consegue fazer tudo isso com a descriçao que deste
Sim, sim....
Vê lá é se não te esqueces de pedir á tua avó os 10€ de consultoria
Edited by: fellowmax
at: 1/3/07 13:04