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Área pública => Área Técnica => Tópico começado por: nunoturbo em 20 de Janeiro de 2006, 16:48

Título: Limpeza/lavagem do circuito de água ...
Mensagem de: nunoturbo em 20 de Janeiro de 2006, 16:48
Também devido ao meu projecto, NON JAP turbo comprimido, e uma vez que o motor não foi, e espero não vir a ser, aberto, todas as operações de limpeza por dentro e por fora do mesmo, têm que ser feitos com o motor no sítio.

Assim e no seguimento do tópico da lavagem do motor, importa agora descobrir a melhor e a mais eficiente forma de lavar o circuito de água dentro do bloco do motor e bomba de água.

Sei que existem no mercado alguns produtos para este efeito, mas também conheço a má fama que têm enquanto "roedores" de tubos em estado menos bom e alumínios.

Mandei varejar o radiador, e agora está como novo, pintadinho e tudo!

Qual a melhor forma de fazer uma limpeza eficiente ao circuito de refrigeração?

Com que produtos?

Pelo que consegui ver existem sinais de ferrugem nas tubagens, apesar de quando tirei o líquido de refrigeração, só saiu anti-congelante limpinho e verde.

Como conto fazer esta limpeza este fim de semana, conto com a Vossa ajuda! :[fixe]




 



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Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de água ...
Mensagem de: Corolla KE70L em 20 de Janeiro de 2006, 20:05
Excelente tópico, eu quero fazer em breve o mesmo ao meu corolla, nuno, já agora quanto pagaste por "varejar" o radiador?

Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de бgua ...
Mensagem de: Corolla TE71 em 20 de Janeiro de 2006, 21:58
Quando recuperei o meu te71, o mecanico fez algo estranhissimo!! Encheu o pote do radiador com uma "mistela" feita por ele..... metade anti-congelante, e a outra metade vinagre :[fun] , disse-me para dai por uns dias retirar tudo e atestar só com anticongelante!
 A verdade è que voces não imaginam a quantidade de pocaria que saiu do circuito, e agora, ao fim de todo este tempo quando o motor foi aberto, todo o circuito encontrava-se limpo ainda!!
 O ùnico problema que ele me falou que poderia ter era rasgar alguma rela que já não se encontra-se nas melhores condições!

TE71 POWERSLIDER

Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de água
Mensagem de: nunoturbo em 20 de Janeiro de 2006, 22:43
Vítor, para varejar o radiador paguei 25€.

corollate71, essa do anticongelante e vinagre deixa-me tentado a experimentar... se uma rela abrir, que abra logo e que não me deixe ficar mal quando eu menos esperar!.:[fixe]  

Miguel, qual é a proporção de mistura?



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Edited by: nunoturbo at: 20/1/06 16:55
Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de água
Mensagem de: s 800 em 21 de Janeiro de 2006, 05:47
Nuno, há uma historia com não sei quantos anos de um circuito de Vila Real ( e ainda não existiam anticongelantes...) em que um carro com problemas de sobreaquecimento fez o primeiro lugar depois de "botar uma bela de uma pinga de verde branco" no circuito de refrigeração... :[acclaim]

Nem varejou radiador, nem abriu rela... só deve mesmo ter aberto o garrafão. ;)

Vai numa dessas.:[rotfl]  

Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de água
Mensagem de: nunoturbo em 21 de Janeiro de 2006, 06:19
Pois, mas se calhar isso aconteceu num carro " a sério", este é um simples franciú!...



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Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de бgua
Mensagem de: Corolla TE71 em 22 de Janeiro de 2006, 03:42
Nuno, penso que foi 50-50, metade vinagre, metade anticongelante! Vou perguntar ao "mestre" Cunha e depois confirmo!
 Era bom ouvirmos também a opinião do mazdaman!!!:[todoouvidos]  

TE71 POWERSLIDER

Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de бgua
Mensagem de: nunoturbo em 22 de Janeiro de 2006, 17:16
Falei com o MazdaMan via tlm e ele sugeriu-me a aplicação unica e simples de anticongelante para -20º.

Fui comprar anticongelante mas o único que encontrei foi da ELF para -15º. Comprei, já apliquei e a conselho do MazdaMan vou utilizar durante uns 300 ou 400 km, e depois deitar  fora e voltar a encher com líquido novo.



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Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de бgua
Mensagem de: Corolla KE70L em 22 de Janeiro de 2006, 18:12
Então basta trocar o fluído, não é necessário lavar o circuito?

Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de бgua
Mensagem de: MazdaMan Toninho em 22 de Janeiro de 2006, 21:14
É assim; depois de lavado o radiador, resta apenas "limpar" os canais internos do motor, interior da bomba de água etc....
Na minha experiência, mesmo com uma cabeça e um bloco todos desmontados, depois de imersos e bombardeados durante 1 semana completa, nada retira a camada de "castanho.lama" que está agarrada ás paredes.
Só com escovas, ou com químicos muito agressivos.
Também, essa camada, não faz mal nenhum. Depois de completamente limpa, é uma questão de uns 5000 kms e está lá tudo outra vez.
Então porque arriscar com químicos agressivos que podem não ser compatíveis com as borrachas e plásticositos que estão pelo motor dentro??? Danificar um O ring que no R5 Turbo está debaixo das camisas dos pistões, significa abrir o motor todo.€€€€´s
Cautela.

O uso continuado de líquidos anticongelantes
( e "anti".ferrugem) é recomendado em motores que sejam de alumínio. A água da torneira, corrói o alumínio a longo prazo. (especialmente R5´s, 127´s, Uno´s, Vw´s etc...)

Anto congelates comtêm uma percenagem de glicol (um alcool). Quanto mais baixa a temperatura d eprotecção do anticongelante, masi glicol tem ( -20ºC tem muito mais glicol do que -5ºC)
O da Elf é muito bom. Algumas marcas (inclusive umas portuguesas á venda em super´s) são pouco recomendáveis (por mim). Valor significa qualidade logo não pode ser quase de borla.


 

Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de бgua
Mensagem de: rventura em 26 de Janeiro de 2006, 22:53
REGRA DE OURO!!!

PREÇO / QUALIDADE   :[praise]  

Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de бgua
Mensagem de: Corolla KE70L em 27 de Janeiro de 2006, 04:06
Eu tenho aqui em casa o elf, aquilo tem um aspecto esquisito, tem um cheiro nojento, por isso deve ser mesmo bom:lol :lol  

Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de бgua
Mensagem de: MazdaMan Toninho em 27 de Janeiro de 2006, 04:53
O rótulo e a ficha técnica diz; não beber/ingerir.
Por um bom motivo.
O Elf é dos melhores. Caro, bom e honesto. Como deve ser.

Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de бgua
Mensagem de: nunoturbo em 27 de Janeiro de 2006, 05:48
Mas há ELF -20ºc?

É que não encontro nada disso aqui pelas redondezas...



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Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de бgua
Mensagem de: Corolla KE70L em 28 de Janeiro de 2006, 03:25
Nuno fui agora confirmar, o meu da elf é só até menos 15 graus, acho que foi comprado na makro, não sei se haverá lá de -20 graus, mas posso dar lá um salto e confirmar;)  

Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de бgua
Mensagem de: Microsurfer em 31 de Janeiro de 2006, 18:29
Eu costumo comprar no carrefour um fluorescente de -35º a 11€!
A primeira vez que o apliquei no meu cronho franciu a temperatura de funcionamento baixou uns 5ºC  

MAZDA RX-3 Coupé

Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de бgua
Mensagem de: nunoturbo em 01 de Fevereiro de 2006, 01:44
Vou passar no Carrefour...



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Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de бgua
Mensagem de: nunoturbo em 07 de Fevereiro de 2006, 16:34
MazdaMan, a utilização deste líquido num cronho com 19 anos que esteve parado durante um ano e que vai agora levar com um turbo "almost brand new" não poderá mandar a junta da culassa para as couves?



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Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de бgua
Mensagem de: MazdaMan Toninho em 08 de Fevereiro de 2006, 04:19
Não e não. Perfeitamente compatível.
A junta também é barata!!!!:[rotfl]  

Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de água
Mensagem de: rventura em 08 de Fevereiro de 2006, 20:26
Os meus carros usam anti congelante da AGIP mas não sei qual as temp. minimas de funcionamento...
Tambem o meu mecânico aconselha a substituição do liquido pelo anti-congelante em estado puro durante uns bons Klm e depois renovar com a mistura indicada pelo fabricante se for caso disso.
Eu sei é que é caro...

Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de água
Mensagem de: prelude guy em 13 de Novembro de 2006, 16:55
Bem, eu já devo ter mudado o líquido de refrigeração umas 7 ou 8 vezes desde que tenho o carro. :[upss]  (este fim-de-semana foram os 2 presenteados - o cronho sueco e o prelude) :p

Acerca dos líquidos, fica aqui o que eu descobri:

Basicamente o que há é Glicol (o Mazda man já referiu o que é isto lá atrás) + Água. O Glicol só congela a partir dos -70ºC. Portanto, misturado 1 parte de glicol para 1 de água (50%) fica anticongelante a -35ºC.
Preparem 15 euros por 5 litros (foi o que me custou da marca Valeo e onde vi de outra marca tinha preço igual), mas só este vale mesmo a pena (em especial quando todo o motor é em alumínio - o que nos JA não costuma ser o caso, pois o bloco geralmente é ferro, mas...).

Há depois as preparações a 25% (dão para -17ºC) (o Elf a -15ºC andará por aqui) e as "outras", já demasiado diluídas (e baratas) para eu as recomendar. Wink

Atenção que o problema não é o "frio", mas sim as capacidades anti-corrosivas do glicol :)

A limpeza é fácil de se fazer, mas se estiver muito "ferrugento", então químicos solventes e tubos tirados para dar mangueiradas directamente no radiador e no compartimento do termostato são recomendáveis.
:[fixe]  

Honda Prelude 1982

Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de água
Mensagem de: nunoturbo em 13 de Novembro de 2006, 17:20
:[fixe]  


AJA - Primeiro estranha-se, depois ENTRANHA-SE!!!!

Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de água
Mensagem de: fellowmax em 13 de Novembro de 2006, 20:31
Se quiserem glicol e não encontrarem em lojas de acessórios, têm sempre a possibilidade de encontrar um instalador de termoacumuladores a energia solar, porque usam glicol nos acumuladores :assobio]

Por coincidencia hoje um engenheiro mecanico fez-me esta conversa :lol :lol  

Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de água
Mensagem de: kombota em 30 de Janeiro de 2007, 06:25
Em tempos foi-me recomendado por um professor completamente passado por VW´s antigos a bela da Coca-Cola.

Nunca cheguei a tentar comprovar esta teoria...

Já alguém tinha ouvido falar!?

Preludeguy, como esta é uma tarefa a realizar nos proximos tempos no prelude, gostava de saber se depois de trocares o liquido, sangras o circuito!?

Cumps:[fixe]
 

Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de água
Mensagem de: ThE CrOw CsC em 30 de Janeiro de 2007, 06:31
Acho que pelos menos o motor NÃO parte, pois tentaram uma vez no Discovery Channel (Mythbusters, caçadores de mitos, não sei se conhecem) partir um motor com velhas lendas urbanas, e uma delas é com coca cola.

E a verdade é que o V8 aguentou, acho eu. Mas sinceramente pareceu-me que de limpeza houve muito pouco ó Kombota...

ravenboy.blogspot.com/ -------- O meu blog!!!!! Comentários necessários SFF!


Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de água
Mensagem de: prelude guy em 30 de Janeiro de 2007, 16:31
Quote:
depois de trocares o liquido, sangras o circuito!?


Não! Quer dizer, até faço o procedimento, que é abrir a purga que está no compartimento do termóstato (junto ao distribuidor). Mas, sai uma bolha de ar, uma gota de líquido ferrugento e logo começa a sair líquido limpo. Por isso, eu faço, mas não serve de nada.
O mais importante e estares depois atento à variação do nível no depósito de expansão (verificar com o motor frio). Se o líquido desaparece adiciona até meio do depósito (não vale a pena encher muito)

Bom trabalho :[fixe]    

Honda Prelude 1982

Edited by: prelude guy at: 30/1/07 10:35
Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de água
Mensagem de: EthosTA22 em 22 de Fevereiro de 2007, 02:49
entao expliquem-me isso como se eu fosse mesmo muito burro :lol  

:[aprende]   a mistura de 50% glicol + 50% de agua ao todo prepararam quantos litros de mistura?

quantos quilometros fizeram com ela?

e quando se troca, qual a concentraçao da nova mistura?

e a bomba de agua, deixa-se estar e nao se mexe?

:pensador]  

:[fixe]  

Edited by: EthosTA22 at: 21/2/07 20:51
Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de água
Mensagem de: prelude guy em 22 de Fevereiro de 2007, 17:09
:lol

Se comprares glicol (o nome é mais extenso, tem para lá um metilo qualquer coisa), então 2 litros de glicol para 2 litros de água!

Mas - NALGUNS SÍTIOS -, consegues a mistura já feita em garrafões de 4 ou 5 litros. Sai bem mais em conta (para teres a certeza da diluição terá que ser anticongelante até -35º ou -37º C)
Se estiverem bons, bomba de água (não verte) e termostáto (aquece á temp. normal em menos 5 min. e depois fica o ponteiro estabilizado), não mexe!
 :[fixe]  

Honda Prelude 1982

Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de água
Mensagem de: EthosTA22 em 24 de Fevereiro de 2007, 04:36
hoje no feira nova encontrei anti-congelante a -37º duma marca que nao conheço, era azul e custava 13 euros o garrafao de 5L... sera isto? para temperaturas superiores a -37º havia mais barato...estou tentado a ir buscar esse de -37º...

:[fixe]  

Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de água
Mensagem de: EthosTA22 em 28 de Fevereiro de 2007, 18:06
a situaçao é a seguinte queria atestar o circuito de refrigeraçao com anti-congelante a -37º. a agua que la esta neste momento é da cor do barro e o circuito nao deve estar nas melhores condiçoes de limpeza... sempre tenho ouvido que nunca se deve deixar ficar ar nas tubagens quando se fazem este tipo de procedimentos, outra soluçao a considerar é varejar e pintar o radiador antes de atestar com liquido novo... mas, antes de fazer tudo isso nao posso atesta-lo primeiro umas vezes com agua destilada para limpar o circuito e depois qd deixar de deitar agua suja colocar o anticongelante?... como fazer este tipo de procedimentos sem deixar ficar ar no circuito? tendo em conta que a mecanica é datsun A12, que dizem os experts datsun ou outros nesta materia?gostava de ser eu a fazer para aprender :[aprende]

:[fixe]  

Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de água
Mensagem de: Corolla KE70L em 28 de Fevereiro de 2007, 18:11
Eu não sou grande expert da datsun, mas acho que primeiro devias varejar o radiador e colocavas liquido novo, mesmo que não fosse dos melhores, deixas andar uns kilómetros e trocas de novo o líquido, possivelmente vai ficando o circuito mais limpo, mas garanto-te que essa côr de barro nunca vai desaparecer por completo.  Podes sempre fazer o mesmo sem varejar o radiador, só que em vez de limpares só o circuito também estás a limpar o radiador, e penso não ser tão eficaz... Já sabes, podes sempre ir trocando o liquido para ir limpando, e quando achares que está razoavelmente limpo metes liquido melhor.:[fixe]  



Toyota Corolla KE70L  born´s again...

Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de água
Mensagem de: prelude guy em 01 de Março de 2007, 18:17
'Tás com azar... veio um "especialista" Toyota e agora tens um "especialista" Honda... a malta da Datsun anda a boicotar-te :[upss]

No meu caso a cor de barro despareceu por completo (mas demorou uns 8 anos :[fun]  ).

Deves ter:
- um "bujão" na base do radiador para o despejar
- um tampão no topo para o encher
- um parafuso de purga numa parte alta do circuito para o sangrar
- um parafuso numa parte baixa do bloco para despejar o líquido (barro ;)  )do bloco.

Deves porque como não conheço esse motor e pode lá não estar isto tudo.

Vamos aos trabalhos:
Motor frio,
Botão da "chaufage" no quente (não queremos aprisionar o barro nesse pequeno radiador).

Abrir o tampão (para libertar a pressão) e desapertar o bujão. Escorrer tudo.
Abrir o parafuso do bloco e escorrer essa também.

Como está muito mau vai dar mais trabalho:
- desapertar abraçadeiras dos tudo que ligam ao radiador e retirar os tubos. Dar uma valente mangueirada para dentro do radiador até sair só água limpa em baixo.

- abrir o compartimento do termostato e retirar o termostato. dar valente mangueirada para esse buraco até sair água limpa do buraco do bloco (se achares muita areia para a camioneta podes evitar esta parte).

- Fechar/ligar tudo. Encher radiador com água ou anticongelante barato. Eu adicionaria um "limpa-radiador" (embora o Mazda Man não aconselhe, nunca tive problema com nenhum).
- Quando estiver cheio abrir o parafuso da purga e deixar sair todo o ar até começar a sair só água.
- Meter o motor em funcionamento até atingir a temperatura normal (o melhor é mesmo ir fazer uns 10kms, mas se o carro não está a circular deixa trabalhar ao ralenti uns 15 minutos).
- Parar o motor e esperar que arrefeça (3 horas)

- Retirar este líquido pelo "bujão" do radiador e pelo parafuso do bloco.
- Colocar algum anticongelante bom até começar a sair verdinho pelo bujão do radiador.
- fechar o bujão do radiador e encher até começar  a sair pelo buraco do bloco. Quando sair verdinho pelo buraco do bloco meter o parafuso.
- Encher até cima e abrir a purga até sair líquido verdinho. Fechar a purga. Fechar o radiador - substituir TAMPÃO DO RADIADOR (é preferível ter a certeza que o tampão cumpre bem com a função de manter e libertar a pressão no nível certo).

- Pôr o motor a trabalhar até temp. normal e parar.
- Esperar para arrefecer o motor abrir o tampão e repor o nível do líquido (vai ser necessário, por certo).

Pronto, foi o melhor que consegui fazer
:[fixe]

São 10 € de consultoria :[respekt]

Diverte-te :[toma]  

Honda Prelude 1982

Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de água
Mensagem de: EthosTA22 em 01 de Março de 2007, 18:32
o meu muito obrigado, isso merece uma ponteira de escape em inox que tenho aqui guardada, caso sirva para o prelude ;)

foi excelente! ate a minha avo consegue fazer tudo isso com a descriçao que deste :[tongue]  :[fixe]  :[kiss]  

Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de água
Mensagem de: Corolla KE70L em 01 de Março de 2007, 18:48
Bem, este prelude guy é do melhor, muito mais técnico!!!
Ethos, já que estás com a mão nos tubos aproveita e instala um turbo garret e um intercooler , só para prevenir....:[upss] :[upss]  



Toyota Corolla KE70L  born´s again...

Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de água
Mensagem de: fellowmax em 01 de Março de 2007, 19:03
Quote:
foi excelente! ate a minha avo consegue fazer tudo isso com a descriçao que deste


Sim, sim....








Vê lá é se não te esqueces de pedir á tua avó os 10€ de consultoria :[rotfl]  :[rotfl]  

Edited by: fellowmax  at: 1/3/07 13:04
Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de água
Mensagem de: Corolla KE70L em 01 de Março de 2007, 20:35
:[rotfl] :[rotfl]  A minha como não foi tão técnica levo so 7.5€...:[upss] :[upss]  



Toyota Corolla KE70L  born´s again...

Título: Re: Limpeza/lavagem do circuito de água
Mensagem de: EthosTA22 em 02 de Março de 2007, 05:14
:lol