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Área pública => Área Técnica => Tópico começado por: nunoturbo em 06 de Dezembro de 2005, 04:43

Título: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindrada
Mensagem de: nunoturbo em 06 de Dezembro de 2005, 04:43
Pois é, como alguns sabem existem motores mesmo de baixa cilindrada que ainda hoje fazem as delícias de muitos.
Quando falo em baixas cilindradas, falo até 1600 cc.

Há dois motores que por afinidade me interessam muito, tanto no que diz respeito ao seu up grade, como á sua fiabilidade e manutenção, que considero primordiais.

MazdaMan:

1 - Num motor de 1600 cc (numeros redondos) crossflow, cabeça e bloco em ferro, da década de 60/70, com um carburador duplo, escape 4-2-1 e distribuidor á moda antiga, onde é que se podem ir buscar os tais "pózinhos"?

2 - Num motor dá decada de 80, 1400 cc , turbo-comprimido, carburador duplo, colector 4-1, admissão por filtro cilindrico na respectiva caixa e tudo demais também de origem, sem estragar dá para alterar significativamente alguma coisa?

Acho que é melhor passarmos esta conversa para um guardanapo de papel, enquanto comemos uma francesinha. Na próxima semana, estás por cá? Desta vez pago eu!

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
 

Edited by: Rviper  at: 5/12/05 22:53
Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: Kaizen em 06 de Dezembro de 2005, 05:56
O Nuno meteu este tópico no O\T, mas achei que é interessante para todos nós e permite que os intervenientes estejam mais á vontade do que lá.

  Descosendo a informação, trata-se um motor Ford 1.6 para um Escort MKI e de um Renault 1.4 Turbo para um Super 5 GT Turbo.


  Se os exemplos forem bons, só temos a ganhar com a experiência e erros... dos outros, tal como foiescrito pelo Mazdaman.



"Honda states that VW copied its Golf from the Civic." Modern Motor April, 1977

Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: nunoturbo em 06 de Dezembro de 2005, 06:22
OK, boa Rui! :[fixe]

Só não queria adulterar os conteúdos do forum.

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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: MazdaMan Toninho em 07 de Dezembro de 2005, 03:30
Ok, um de cada vez.
1º o 1600GT
é um bom motor para se transformar dado que é um motor robusto, é um crossflow com OHC, e foi durante muitos anos bastante desenvolvido pelo mundo fora.
O facto de ser todo em ferro ajuda á robustez, mas dificulta um pouco o trabalho na cabeça.
É uma boa opção para o "laranjinha" lá do fundo, em vez do monte de ferro que lá tens agora.

Sem verificar documentos, (tenho lá no fundo do baú, mas é mesmo bem fundo) penso que, na versãp stock:
-cerca de 85 cv aí ás 5500 rpm
-compressão de 8,8 ou 9:1
-eficiência volumétrica de 75%
-as condutas de admissão e escape dentro da cabeça, são muio ineficientes.Questões de facilidade de produção.

Agora para modificações, proponho 2 alternativas:
a)- abre para 2000cc, bota uma cabeça BDA, mais uma injecção mecânica Lucas, mais um control de aceleração por guilhotina plana, mais uma ignição electónica e ficas com 200cv+.Fácil.

Penso que vais gostar mais da 2ª opção:
b)-compressão para 10/1 (a cabeça aguenta, é barato e a gasolina aguenta bem)+Juntas novas claro.
c)-fora com toda a admissão de ar ao carburador; filtro gigante redondo directamente sobre os carburadores totalmente aberto na circunferência-Faço-te o desenho. Fácil, barato.
d)-um ligeiro "trabalhinho nas válvulas". E mais não disse.Fácil, barato.
e)fora com a ventoinha pendurada na cambota.Uma eléctrica dum Clio dá bem. Fácil, barato e já ali.
f)-um carreto ajustável (Caliper cam gear) para a árvore de cames. Bué delas no UK. Fácil.Depois o ralenti fica aí nas 850rpm, mas who cares?
g) já tens um escape 4-2-1. Chega.

resultado:
-95 a 100 cv, ainda ás 5300/5600 rpm o que é muito bom.
Uma opção tipo "bargain".
Aliás houve uma versão HC-High Compression.Penso eu.

Calculei 300€ + umas francezinhas.
Nota: depois deste ,acabou-se o stock-Esgotado.


R5 Turbo
Um motor banal, transformado em potente devido ao turbo. O bloco e cabeça, na versão sem turbo eram muito resistentes.
Não me lembro bem deste motor, mas penso que tem as velas no cento da cabeça, á la TwinCam, certo???
accionamneto de válvulas por varetas.Oh god.
Não me lembro se tem intercooler.
Penso que sobrou pouco espaço dentro do capot.
Mais 2 opções:
a) mete-lhe um 1600 (1565cc) turbo do Fuego ou do R 18???estava um no Machado)-120cv. Presto.Depois é só ir mudando a caixa de velocidades de vez em quando.

Penso que gostas mais desta:
-intercooler maior, se couber lá dentro
-mais pressão de turbo (é ajustável)
E eu não fazia mais nada porque mais é rebentar com ele. Já lá está muita temperatura e pressão. Não precisa de mais.
Se houvesse muito "guito" e paciência, substituia o sensor mássico do ar Bosch que tem (tipo gaveta)-na entrada de ar ao intercooler, por um moderno do tipo "arame quente". Muito mais eficiente. Mais ar=mais cv.Depois era preciso pôr este novo sensor a falar com a "electrónica" que já lá está.:pensador]  
Já agora e que tal um 5Turbo2Maxi á la Ragnoti????:[drive]  

"Rotaries do it smoother"
Moita 10 e 11 de Dezembro. Be there.:[earthp]  



 

Edited by: MazdaMan Toninho at: 6/12/05 21:34
Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: nunoturbo em 07 de Dezembro de 2005, 06:41
:pensador]

Quote:
É uma boa opção para o "laranjinha" lá do fundo, em vez do monte de ferro que lá tens agora.


O que lá está montado neste momento é um 1600 cc OHV Crossflow.

Se o que lá está não é rigorosamente isto, não anda longe:

Caractéristiques
Escort Mexico Mk1
Moteur 4 cylindres 1601cc
Bloc Kent Ford Crossflow OHV (OverHead Valves)
1 carbu Weber double corps vertical 32 x 36 DGV-FA
86 cv à 5500 tours
Transmission
4 vitesses manuelles Embrayage mécanique Rapport final 3.77:1

O Orçamento é simpático :[fixe]

Quanto ao GTT as velas estão colocadas na posição "clássica", ou seja, viradas para a frente do carro.

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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: NiKoSi em 07 de Dezembro de 2005, 07:14
Eu gostei da opção de pôr o motor do R18...O 1600 Turbo é excelente!Sei de um cunhado de um membro que tem um e só diz maravilhas daquilo!

Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: nunoturbo em 07 de Dezembro de 2005, 16:57
Por experiência própria, um R18 Turbo ao lado de um "super cinq", é como um fiat 600 ao lado de um Datsun 1200... ou seja, nem "água bebe"...:[Aja]  

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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: Carlos Vaz 75 em 07 de Dezembro de 2005, 17:56
Para o cross flow da Ford, uma das coisas que se faz (barato) é montar os pistões do 1300.
A variação de cilindrada é feita pelo curso, pelo que estes servem lá direitinho e pelo seu desenho superior vão aumentar a tx de compressão!
É neste momento uma informação que não está 100% confirmada, mas que valerá a pena explorar!
Resta dizer que nada existe para "inventar" neste motor... já tudo o que se lhe pode fazer foi experimentado, pelo que é uma questão de informação e de orçamento!

Boas curvas
Carlos Vaz

If you do something wrong, no one forgets, if you do something rigth, no one remembers

Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: nunoturbo em 07 de Dezembro de 2005, 19:06
Olha o Carlos Vaz....:[yeah2] :[yeah2]

Tens andado a estudar...:[fixe]  

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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: MazdaMan Toninho em 08 de Dezembro de 2005, 04:22
Carlos Vaz.
Essa informação está 100% fora que questão.

Não é com a mudança de pistões que se muda o curso de um motor.

1º- O curso é a distância linear medida no topo dos pistão em 2 posições: TDC e BDC. Se puseres um pistão maisl alto (do pino para o topo do pistão) a distância entre o TDC e BDC era sempre a mesma. O curso também.

2º Um pistão mais alto vai bater..........na cabeça. faz um desenho, e roda a cambota para veres o que aconteçe no TDC e no BDC. Partitste o motor.

O curso de um motor muda-se na cambota. Um "braço" maior dá mais curso. É claro que um braço maior vai exijir alterações na posição da cambota no bloco (mais para baixo). Senão o pistão vai passar do bloco para cima. Faz um desenho.


Mudar pistões para aumentar a taxa de compressão, é muito mais caro do que rebaixar a cabeça.


Paralelamente o equilíbrio dinâmico (em movimento) do motor é o resultado do equilíbrio (balanço) do conjunto: pistão, pinos,segmentos,biela, parafusos,chumaceiras, e da cambota.
Alteras um deles, e o equilíbrio foi á vida.
Em baixas rotações ias sentir vibrações ligeiras. Em altas, entras com as vibrações do 2º grau que se forem elevadas, vão fazer o motor partir (cambota). Dependia da arquitectura do motor (linha ou em V) e do nº de cilindros (quantos menos pior).
Cuidado.



 

Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: MazdaMan Toninho em 08 de Dezembro de 2005, 04:42
Nuno, não compares o R5 Turbo (1,4) com o R18 turbo(1,6).
Compara o motor do 5 com o do 18.
Mais 200cc é igual a mais uns 15 cv´s.
Mas não te preocupes porque o do 18 não cabe no 5.

Em tempos tive um Fuego Turbo preparado para Rallies e Solosport, com motor 2,2 Turbo, derivado/modificado do bloco 1,6. Era uma BOMBA a andar. excepto para os apoios da caixa de velocidades. Taditos.
Mesmo com o 1,6 de origem (stock) fiquei muito bem impressionado. Estamo a falar em 1987/88/89/90.
É que é que lhe aconteceu depois de 89/90? O motor simplesmente acabou.Morreu.Todo ele.
Muitos cv´s, poucos kms.

Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: Kaizen em 08 de Dezembro de 2005, 04:55
No casamento do Nuno, o tema de conversa na nossa mesa era: O que é que a Toyota teria alterado nos blocos 3K e 4K?  A cilindrada passou de 1200 para 1300, o diâmetro era o mesmo mas o curso não. Passou de 67 para 73mm

  Não acreditamos que a Toyota fabricasse uma cambota especifica (olha quem) e então pusemos diversas hipoteses em cima da mesa. Esta dos pistões foi rejeitada pelo BillyJoe, depois seria a biela, ou os bronzes... ou os apoios da cambota.

  Já não sei a que conclusões chegamos! O Nuno começou a  contar anedotas e um gajo baralhou-se todo :lol  


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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: MazdaMan Toninho em 08 de Dezembro de 2005, 04:04
Não é absolutamente necessário fabricar uma cambota específica. Mudas o diâmetro dos apoios da biela ou cambota, depois (ao mesmo tempo) mudas o offset (eixo da cambota/eixo do apoio da biela)
Com a mesma cambota ficas com 2 cursos diferentes, mas as cambotas não são compatíveis no 1,2 e no 1,3.
Só a trabalhas (torno) de forma diferente. Mesmos moldes.
6mm de diferênca no curso, dá 3mm de diferênca de offset. Dirt Cheap.

Edited by: MazdaMan Toninho at: 7/12/05 22:13
Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: Kaizen em 08 de Dezembro de 2005, 06:03
Voltando á carga com a mesma pergunta, por "apoios da biela ou cambota" refereste aos bronzes? Não estou a ver que outro apoio possa ter a biela!

  A diferença de certeza que será essa que referes, até porque no fim dás outra resposta "Dirt cheap".  


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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: MazdaMan Toninho em 08 de Dezembro de 2005, 14:12
Tornear de uma maneira ou de outra é dirt Cheap.

Os bronzes servem apenas a função de rolamentos. Típicamente os bronzes têm +-3 mm de espessura, e não podem ser ovais.

Aqui o meu português falha um pouco;
apoios das bielas=pedaço de ferro na cambota, onde as bielas são montadas  (crank pin)
Entre o eixo da cambota e o eixo do crankpin da biela, á um offset (distãncia) que representa metade o curso do pistão.

Para um curso de 80 mm, esta diferença é de 40 mm. É daqui que vem o curso do motor. Mais lado nenhum.

Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: MazdaMan Toninho em 08 de Dezembro de 2005, 14:47
Para facilitar,á vai mais um "guardanapo"
 
 

Edited by: MazdaMan Toninho at: 24/8/06 20:25
Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: nunoturbo em 08 de Dezembro de 2005, 16:08
:[Aja]    

Tu és grande...

Voltando à essência das minhas questões sobre o GTT.

O motor do meu GTT precisa de um escravo novo (leia-se turbo), ou melhor, de meio escravo, uma vez que neste momento o meu escravo padece do problema de tantos outros, e salvo erro mesmo de todos, mais cedo ou mais tarde, que é o caracol do escape do turbo, que racha entre á valvula e a saída de escape propriamente dita.



Depois de resolver isto, não o quero tunar, apenas pô-lo a rolar decentemente e conservá-lo por muitos e bons anos.

Assim, pretendo manter o carro o mais original possível, no entanto, estou a pensar em alterar-lhe o seguinte:

- Filtro do ar - manter a caixa original mas colocar lá dentro um filtro tipo KN de maior fluxo de ar, mas em tudo igual ao original.

- Vou também alterar o circuito dos tubos do turbo, tal como se utilizava em trofeu.



Para melhor compreender este motorzinho, consultem Motor GT Turbo



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Edited by: nunoturbo at: 8/12/05 13:25
Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: Kaizen em 08 de Dezembro de 2005, 21:32
Boa Roque, entendido :[fixe]  


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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: MazdaMan Toninho em 09 de Dezembro de 2005, 02:33
JA´s de ultra Baixa Cilindrada.

Bem, andava a dar uma volta ao baú à procura de Dicas, e dei com estas 2 beldades de 1980.
Sem comentários.




 

Edited by: MazdaMan Toninho at: 24/8/06 20:26
Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: nunoturbo em 09 de Dezembro de 2005, 04:24
:[Aja]

:[respekt]

:[praise]  



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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: Kaizen em 09 de Dezembro de 2005, 22:04
ÓLHA ELEE ALIIII!!! :[oba]  

  Que nivel.
  De nice.
  Bem técnico.
  Ao mais alto nivel.
  Espectááculo.

  Parabéns e obrigado por partilhares :[group]  :[fixe]  

  :[respekt]  


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Edited by: Rviper  at: 9/12/05 16:06
Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: Kaizen em 09 de Dezembro de 2005, 23:11
Não consigo ler com clareza a reportagem.

  Mr. Roque said "And she´s a good driver also"


  A verdadeira "Silver Bullet".


  Houve uma qualquer limitação em termos d epeso para conseguir atingir outros objectivos. Espero ler essa noticia em breve. :[faroia]  


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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: MazdaMan Toninho em 09 de Dezembro de 2005, 22:51
Em prova a condutora foi a Hazel Adams, uma miúda (colega de curso-desistiu no último ano para casar:[burrodocara] ) que pesava 92 libras ou seja 42 kilos (depois de almoçar).Não aparece nas fotos aqui.
Aqui o peso era muito mais importante do que a aerodinâmica e eu na altura pesava uns 75/80 kilos.
Tony Araujo era "açoreano" e fez rallies com um 510 SSS de 1800cc e 2 portas.
O 4º membro da equipa era o Frank Hertwig.
Em condução fui só o teste driver para fazer o "shake down" -parece a F1. Dobrou logo um dos eixos da frente.
Aqui estávamos a ensaiar a estragégia de pilotagem.
Já agora, tinha um velocímetro digital calibrado (em 1980) feito por nós (bem, o professor ajudou).
Motor testado em banco de ensaios (fazia parte de uma disciplina-termodinâmica). Tenho para aqui os gráficos dos ensaios.
Compressão 13,5;1
50cc Honda reduzido a 36cc.
Cabeça toda modificada e super isolada com amianto(ainda era permitido) para não perder o calor (energia)
Eliminados os carretos da caixa de velocidades (uh-o truque)
A carroçaria ( ou que sobra dela) era uma sandwich de chapa de alumínio de aviação, colada integralmente a bloco de esferovite de alta resistência (primórdios dos compósitos!!!).
Chassis em aço (cromo-molibdénio de alta resistência 4130).
Pressão de ar nos pneus 120 a 150 libras (8 a 10 kilos).
1000 mpg= 1600Kilómetros com 3,75 litros=425 Kilómetros por litro ou 0,23 litros aos 100.
Totalmente projectado e fabricado pelos 3 artistas mencionados.
Está totalmente ultrapassado.
Aliás, no dia a seguir estava já ultrapassado.
Ainda ganhei 400 dólares com esta história, uma boa nota na disciplina, umas reportaagens nos jornais, uma entrevista na TV, e uma carta de "louvor" do reitor da casa.
Maiores problemas;1-geometria da direcção para reduzir o atrito em curva e 2- resistência dos eixos das rodas da frente.
Não consigo por o texto/imagens maiores.Sorry.
Muitas "Sodades" destes tempos.Oh bem...

Edited by: MazdaMan Toninho at: 9/12/05 16:57
Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: nunoturbo em 10 de Dezembro de 2005, 01:27
:[praise]  



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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: Kaizen em 10 de Dezembro de 2005, 02:32
Brilhante, um orgulho.

  Tenho algumas bicicletas em cromo-molibdénio :)  


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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: prelude guy em 10 de Dezembro de 2005, 07:10
:[praise] :[praise] :[praise]

I am spechless ...

... é uma honra :[fixe]

Mas, voltando ao tema...
... porque isto até "pode" vir a interessar-me :pensador] ... exactamente na cilindrada 1600 cc. :[upss] ...
A questão de mudar a cilindrada através do curso eu sabia-a bem,
mas o que é isso do crossflow (fluxo cruzado)? Já percebi que só os motores antigos é que o têm mas o que é?

Já agora, as sugestões para o Escort também se aplicam a um certo CVCC que eu sei que andaste a conduzir em rallies lá nas américas (conheces o motor melhor que eu por isso nem deixo as características)...

Acerca de ter que estar bom antes de transformar. Basta um teste de compressão (bem feito e com ferramentas calibradas - aprendo rápido 8)  ) para comprovar do bom estado mecânico?

:[fixe]  

Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: Kaizen em 15 de Dezembro de 2005, 08:04
Falou-se em cavalos extra vindos daqui, dali e do pai natal mas não será igualmente interessante o incremento da performance do motor que se consegue através de janelas de admissão/colectores de admissão trabalhados e saída de escape? Colectores e linha de escape?


  Penso que, o reverso da moeda acontece, quando não se fazem os cálculos certos nestas áreas e o motor ainda abafa mais.

   Que dizem? No "dia a dia" dá-se o devido valor ou são factores que passam um bocado ao lado?


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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: blardY em 15 de Dezembro de 2005, 08:28

 Excelente Mazdaman :[praise]

 

 :[fixe]  :[fixe]  

Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: apardal em 15 de Dezembro de 2005, 20:21
Depois disto tudo fico com vontade de saber o que é que o Mazda Man recomenda fazer no 4A-GE! :[upss]

Cumprimentos

André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
Toyota Corolla GT Coupe '87

Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: ThE CrOw CsC em 15 de Dezembro de 2005, 20:24
Quote:
Depois disto tudo fico com vontade de saber o que é que o Mazda Man recomenda fazer no 4A-GE!


... :pensador]

Carburadores, uma nova linha de escape... E mais uns pózinhos. :[devil]  

ravenboy.blogspot.com/ -------- O meu blog!!!!! Comentários necessários SFF!


Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: Kaizen em 15 de Dezembro de 2005, 23:29
Vender e comprar um RX-7 MKI.


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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: apardal em 16 de Dezembro de 2005, 05:25
Carburadores no 4A-GE? Sei que posso ir buscar muitos cavalos, mas neste motor, o que se faz com carburadores, faz-se com injecção electrónica. Seria estar a andar um bocado pra trás. E ninguém conseguia alimentá-los (gasolina).

O que tenho previsto é trabalho de cabeça, cames (umas 264º com 8,1/8,5 de lift) e escape, a partir do 2-1 em inox.

Cumprimentos

André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
Toyota Corolla GT Coupe '87

Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: ThE CrOw CsC em 16 de Dezembro de 2005, 08:04
Óbvio que fui eu apenas a delirar um pouco Apardal. Eu e as minhas ideias.

Sempre tens a escolha de turbinares o motor, mas já será um pouco fora de filosofia, banal, e perigoso, por vários motivos...

Ou então o 4A-GEU de 20 válvulas... :assobio]

Ok ok eu calo-me. :lol  

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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: apardal em 16 de Dezembro de 2005, 17:14
Eu continuo a preferir o 16v ao 20v. Cumprimentos

André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
Toyota Corolla GT Coupe '87

Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: MazdaMan Toninho em 17 de Dezembro de 2005, 21:28
Apardal:
 e depois disso tudo, uns injectores maiores, e mais compressão.
Uma árvore de cames muito "agressiva" vai prejudicar o ralento e as performances em baixa rotação, coisa que um Ae86 não precisa.
Sempre "achei" que os cavalos do AE86, são "cavalinhos", Já andei em vários, e o meu sobrinho aqui a 300 metros de mim tembém tem um.
"Tio, venha experimentar este carro"
"Sílvio, o resto dos cento e vinte e tal cavalos estão aonde, na garagem?"


Não aprecio escapes em Inox.
Too Hot.

Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: ThE CrOw CsC em 17 de Dezembro de 2005, 21:53
Pelo que percebo +/-, a mecânica de gases funciona ao contrário da de admissão; Ou seja, quanto mais calor e menos curvas, melhor, pois menos restrições os gases encontram, e mais rapidamente se movem, e saem da linha de escape.

ravenboy.blogspot.com/ -------- O meu blog!!!!! Comentários necessários SFF!


Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: apardal em 18 de Dezembro de 2005, 01:20
Sim, sempre ouvi dizer que quanto melhor condutor de calor for o material que constitui o escape, melhor. Por alguma razão os colectores do McLaren F1 são revestidos OURO.

Quanto aos injectores e aumento da compressão, também está prevista essa situação.

As cams que vou colocar são as cams mais fortes que se podem montar com a centralina de origem. Assim, com o escape arranjado e cams, estou a contar com +25 cv. Talvez sendo um pouco optimista, não sei...

Cumprimentos

André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
Toyota Corolla GT Coupe '87

Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: MazdaMan Toninho em 18 de Dezembro de 2005, 01:29
O motivo porque não "aprecio" escapes em inox (o problema com os escapes muito quentes) é o risco de INCÊNDIO.
Nada mais.
 

Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: apardal em 19 de Dezembro de 2005, 06:05
Ah, toda a razão MazdaMan! São riscos que corre quem quer, sem dúvida...

:[fixe]  

André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
Toyota Corolla GT Coupe '87

Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: nunoturbo em 19 de Dezembro de 2005, 15:46
MazdaMan, colectores de escape em INOX, revestidos com manga termo-calorífica, aprovam ou não?

Quais as vantagens e as desvantagens?

Qual a alternativa?


Voltando ao tema central deste tópico, e aplicando toda a teoria e experiência profissional de anos e anos de trablalho, valerá a pena desmontar os colectores de admissão e de escape para polir, ou não?

Em caso afirmativo, o que devo fazer? Apenas disfarçar as costuras e irregularidades ou eliminá-las definitivamente? Ou seja, deixar os colectores completamnete lisos ou manter alguma rogusidade?



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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: apardal em 19 de Dezembro de 2005, 18:03
Escape pode ser liso... admissão nunca. Quer-se sempre alguma rugosidade do lado da admissão para ajudar a mistura de ar/gasolina! Isto pelo que tenho sempre lido.

Cumprimentos

André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
Toyota Corolla GT Coupe '87

Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: MazdaMan Toninho em 20 de Dezembro de 2005, 03:32
O aumento de potência que se obtem através de maiores temperaturas, tem de vir da própria câmara de combustão.
montar um escape em inox e depois revesti-lo parece-me apenas uma despesa, sem poderes de facto sentir os resultados.
Portanto eu não o fazia.
Admissão, injectores,compressão,trabalho de válvulas,e escape dimensionado a condizer são as minhas recomendações.

Penso que nesse motor não é aconselhável fazer alterações que prejudiquem o binário, em benefício da potência.

Quanto a polimentos, a questão técnica é esta:
O fluxo de gases deve ser "laminar" em oposição a "turbulento".
Um fluxo laminar é o mas eficiente que existe e o único com o qual se podem fazer com alguma "facilidade" cálculos.
Como já mencionei anteriormente a eficiência volumétrica aplica-se tanto na admissão como no escape.
Turbulência é atrito (mesmo em gases e líquidos) o que é igual a ...perdas.

A aplicação de fluxos turbulentos nas câmaras de combustão (tipo CVCC da Honda) tem a ver essencialmente com a melhoria das emissões gasosas (poluição), a consequente redução de sistemas de controlo de poluição (catalisadores mais pequenos), o que no total do conjunto vem permitir uma menor perda de potência e menor consumo, mas apenas devido á redução dos malvados catalisadores.

Um motor de construção moderna (> 1980, em geral) já tem câmaras de combustão bastante próximas do design correcto: câmara crossflow, em meia lua (quase hemisféricos) e com uma razoável colocação das válvulas.
Ignições modernas, bem mais eficazes e combustíveis muito mais desenvolvidos fizeram o resto.

Então, polimento em tudo o que estiver nesse caminho. Até que ponto? Até ficarem como o rab..ho de um menino.
Mas atenção, polir não é igual a "abrir". Senão, pode ir tudo á vida; ficará a faltar o resto das modificações.
Dá uma vista de olhos nos cones de admissão de um F1 ou carro de corridas. Lisinho, brilhante.

Aí o teu desafio é em não pioar o binário. O problema do AE86 não é a potência, mas sim o binário. E a rotação em que a potência "aparece".
Lembrete: binário vence corridas-potência dá para records de velocidade em pista muito longa.

Edited by: MazdaMan Toninho at: 19/12/05 22:04
Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: nunoturbo em 20 de Dezembro de 2005, 04:51
OK...

MazdaMan, tás á vontade com TURBOS?



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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: MazdaMan Toninho em 20 de Dezembro de 2005, 04:14
Estou á vontade com tudo o que gira, sobe e desce.
Apenas detesto desapertar colectores de escapes, trabalhar com travões ferrujentos, ferrugem (toda ela), escapes e pinturas.
E trabalhar, em geral.....Mas isto não é defeito, é da proximidade do Alen-Tejo.
Bota lá.
 

Edited by: MazdaMan Toninho at: 19/12/05 22:17
Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: Kaizen em 20 de Dezembro de 2005, 05:27
:[cromo]  :[rotfl]  


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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: nunoturbo em 20 de Dezembro de 2005, 06:02
:[rotfl]

MazdaMan no seu melhor!


No que diz respeito aos turbos, falando dos Garrett, um T2 ou um T25, diz-te alguma coisa?



Sabes se eventualmente existe solução viável para reparar um caracol de escape do turbo rachado?

Apesar de algumas pessoas não saberem existem alguns turbos que atingem com alguma facilidade o rubro.



E para que isto aconteça, não é preciso fazer nada de especial, basta acelerar durante uns 30 ou 40 km!

Eu próprio já vi o turbo de um carro meu incandescente, e acreditem é uma bela imagem nocturna...

:assobio]

O que sempre ouvi dizer foi que se um turbo estalar e for soldado a temperatura que o mesmo atinge é suficiente para derreter a solda e fazer com que escorra como se de água se tratasse.



:[nsei]  



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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: nunoturbo em 20 de Dezembro de 2005, 06:10
Para quem tem duvidas sobre como funciona o motor com o turbo, aqui fica este esquemático.



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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: ThE CrOw CsC em 20 de Dezembro de 2005, 06:11
Penso que isso será verdade. Para que o turbo, como o da foto, fique incandescente, é necessário uma temperatura enorme - Dos 450º para cima, penso eu, e sinceramente não vejo um ferro de soldar normal a atingir esse tipo de temperaturas, quanto mais superiores... Logo, a solda terá um ponto de derretimento inferior à do caracol.

Nunoturbo, como deves imaginar, estou às escuras em relação ao problema que originou a racha do caracol, mas um turbo novo, igual ou melhor, estará fora de questão? Posso questionar porquê, já que penso que será sempre uma solução mais segura - mas também mais dispendiosa?

PS: Um dos conselhos dados para carros turbinados, é mesmo deixar arrefecer o turbo depois de uma viagem longa, ou seja, deixar o carro ao relanti depois de parar, para haver circulação de ar e arrefecer o caracol.

 

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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: Kaizen em 20 de Dezembro de 2005, 06:53
:[tolo]  


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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: CelicaGTI em 20 de Dezembro de 2005, 06:53


Segundo conversa interessante que mantive com o meu pai, os colectores de escape, pelo facto de estarem isolados térmicamente, não implica que se obtenha mais rendimento no motor.


O motor está preparado para atingir determinada temperatura e não é por o colector introduzir menos calor para o habitáculo, que o motor vai ter mais rendimento.

A única coisa que poderá influenciar, é em peças de desgaste por aquecimento (ligas plastificadas e outras).



 



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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: apardal em 20 de Dezembro de 2005, 07:44
MazdaMan, falas em fluxos de gases em regime laminar, que eu concordo plenamente. Mas não percebi se te referiste ao fluxo de ar/gasolina no mesmo regime. O regime turbolento não é favorável à atomização do combustível? O colector e portas de admissão querem-se lisas?

No que se refere ao meu motor, nomeadamente a cabeça, não estou a pensar fazer grandes aberturas na admissão, apenas afiar a parede que divide o caminho do par de condutas para as válvulas e talvez um bocado junto às guias das válvulas onde o caminho está um pouco estrangulado e é comum os japunas fazerem isso nos carros deles. A questão do binário é oportuna e será tida em conta na preparação, pois não procuro grandes rotações que pedem muitas alterações no bottom-end do motor.

Cumprimentos  

André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
Toyota Corolla GT Coupe '87

Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: ThE CrOw CsC em 20 de Dezembro de 2005, 07:49
Se tiveres uma linha de escape que facilite o movimento de gases, vais facilitar o trabalhar do motor, e consequentemente o seu desempenho.

Acho eu. Pelo menos foi o que sempre ouvi...  

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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: nunoturbo em 20 de Dezembro de 2005, 17:16
Deixem-me esclarecer aqui um ponto segundo o qual me devo ter exprimido mal.

Quando falo na manga térmica, não seria para manter o calor no colector, mas sim para impedir que o calor se propague por todo o habitáculo do motor, prejudicando assim a refrigeração do motor, bem como toda a admissão de ar que será influenciada pelas temperaturas existentes na envolvente. Estou em crer que este problema é mais pertinente nos escapes de INOX.

 



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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: CelicaGTI em 20 de Dezembro de 2005, 17:28


Por a caso coloquei essa questão ao meu pai, porque tinha visto em vários sites que essa protecção daria indirectamente rendimentos na ordem dos 5%.

Ele diz que os motores vem de fábrica e são estudados para dar determinadas temperaturas, bem como as entradas de ar estão estudadas de forma a que o motor receba essa refrigeração directa ou indirectamente, por isso isolar os colectores não vai aumentar a efeciência da refrigeração do motor.

As únicas peças benefeciadas por esse procedimento, são aquelas de desgaste por aquecimento excessivos que ao longos do tempo vão-se deteriorando. Ao arrefeceres o habitáculo do motor essas peças tém tendência a durar mais.

Portanto é uma ideia errada que se tem e um investimento desnecessário.








 



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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: nunoturbo em 21 de Dezembro de 2005, 17:31
Quote:
Quando falo na manga térmica, não seria para manter o calor no colector, mas sim para impedir que o calor se propague por todo o habitáculo do motor



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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: nunoturbo em 08 de Fevereiro de 2006, 06:13
Voltando ao meu projecto franciú turbinado...

Turbo reparado, deixei tudo montado ontem e hoje foi hora de ir para a estrada fazer o primeiro test drive " a sério", leia-se com turbo, e eis senão que, ao fim de 5 km o carro parecia um comboio dos antigos, daqueles a vapor, sabem?

Pois é, parece-me que a junta da culassa acabou de entregar a alma ao criador...

Aliando o facto de o carro ter 19 anos, ser francês, ser um desportivo e ter o turbo a debitar um pressão que pelo que me apercebi deverá estar perto do 1,5 Bar, quando de origem tem 0,7 Bar, ter estado parado neste ultimo ano, foram condicionantes a mais e lá se foi o bicho...


Resumindo, neste momento tenho 5 carros com os quais não posso contar... ainda me restam 2... e a moto!

:(

Sabem aqueles dias em que ficamos mesmo muito desiludidos e com vontade de acabar com tudo? Eu estou num desses dias...



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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: BGONGAS em 08 de Fevereiro de 2006, 06:27
Grande Nuno,
Não quero entrar na conversa da treta do "é pá força!!" ou então "estamos contigo!", mas deixa-me dizer-te que nada como uma noite bem dormida. Vais ver, amanhã é outro dia!:[fixe]  

Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: s 800 em 08 de Fevereiro de 2006, 05:31
Amigo
Deixa-te de fitas. ;)  

Pensa só no trabalho, e na "lábia"  que ias ter que ter para venderes 5 carros que não andam.

Uma noite bem dormida, e ... toca a arregaçar as mangas. :[fixe]  

Na nossa regularidade vou ouvir de ti a mesma história que ouvi o fim de semana passado.
Sabem, este carro nunca andou em condições, tem isto e mais aquilo, vamos ver como se comporta, etc. etc. às 9 da manhã.
Às 2 da tarde, está como nunca esteve, um espanto, já tenho carro, etc. etc.
Às 4 da tarde, bolas que estou perdido, já levei aqui uma banhada, o que quer dizer que vou arranjar um problema de condensador ou bobine... é pá o carro falha, não puxa, etc. etc.
À uma da manhã... comigo dentro do carro, olha o carro deixou de falhar !!!!

E anda feliz da vida.

Onde começamos a procurar a junta? Que é barata. (Mazdaman dix )
E facear a cabeça? e rodar as válvulas? daqui por 15 dias está 50 vezes melhor do que estava.

FORÇA CARAGO :[fixe]  
 

Edited by: s 800 at: 7/2/06 23:33
Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: Santos Silva em 08 de Fevereiro de 2006, 07:14
Meu caro Nuno:

Uma junta queimada é prato do dia nos franciús!
Em três tempos tens a máquina a bombar outra vez.
Dorme bem e acorda melhor!
Se precisares de ajuda, avisa.:[fixe]
 

Equipa 57, 56ª na Regularidade do BINÀRIO

Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: MazdaMan Toninho em 08 de Fevereiro de 2006, 14:54
Francês, 19 anos e 1,5 bar?????:[group]

É muito bar para um "miúdo".

Mais de 0,7 é mortal.

Vapor a sair do escape num Turbo francês?? Talvez uma grande passagem de óleo pelo turbo directamente para o escape.
Tira o colector de escape á saída do turbo e vê se não há lá óleo.

Senão; hora de reparar o motor todo- juntas, segmentos, capas, culassa,retentores, etc....
Francesices.

E vão 5 não é????
Next...

Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: nunoturbo em 08 de Fevereiro de 2006, 19:39
Ao tirar o tampão do oleo da cabeça, só se vê goticulas de água, o deposito do liquido de refrigeração está vazio, a traseira do carro e o escape não têm ponta de óleo...


Agora a questão que vai ditar a rapidez da reparação da máquina é a seguinte:

Quanto custa, no caso de ser necessária, a reparaçãod a culassa, e quanto custa mandar testar a mesma, para certificar que não existem fissuras?

O kit de juntas já tá comprado!

Faltam os parafusos da cabeça.

:(  



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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: MazdaMan Toninho em 09 de Fevereiro de 2006, 02:19
Facear a cabeça deve custar uns 60/75 €. Já há muito tempo (5 anos) que não mando fazer esse tipo de serviço, a última vez custou uns 8 contos.

Testar é relativamente barato. Em tempos paguei uns 6 contos em Lisboa.

Se estiver rachada........depende, mas é tudo incluído; reparar, testar, facear. Mas penso que 150€´s dá para tudo.

Aproveita o infortúnio, e faz tudo de uma vez: segmentos, capas, vedantes,relas.....rodar válvulas....parafusos novos...Só pagas uma vez.
De outra forma nunca mais ficas com isso em condições.

Sempre são 19 anos, um carro que é sempre muito abusado, e uma mecânica muito puxada, e logo num french...

Depois corta a pressão do turbo para valores de fábrica.

Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: nunoturbo em 09 de Fevereiro de 2006, 04:13
Mr. RR, palavras sábias...

Acabei de receber o orçamento para a culassa e dependendo dos trabalhos a realizar, mas com o teste de estanquicidade, pode ficar entre 100 e 150€.

Quanto ao turbo é claro que vai vir para os valores de origem... + IVA...

Segmentos e bronzes é que ainda não tenho orçamentos...

As relas vou meter.

Mais novidades lá para o .... Natal... de 2007!:[tristez]  



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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: Kaizen em 09 de Fevereiro de 2006, 05:05
:(

  Se trocares o GTT pelo GX és capaz de o ter mais cedo! ;)  


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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: nunoturbo em 09 de Fevereiro de 2006, 07:00
... ou talvez não...:[nsei]  



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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: nunoturbo em 10 de Fevereiro de 2006, 22:09
Dadas as recentes alterações no parque automóvel cá em casa, o GTT será, para as ocasiões, o 2.º carro a uso.

Assim, e dada a enorme falta "daquilo-com-que-se-compram-os-melões" vai ter que ser com muita calma a aquisição do material estritamente necessário à reparação do problema agora existente, bem como à prevenção de futuros problemas.

Como tal, estou na "corrida" para:

Jogo de juntas (comprado em UK por 45€ - espero que sejam boas)
Pernas (quase comprados em UK por cerca de 20€)
Segmentos (preventivo de futuras chatices)
Bronzes de biela (preventivo de futuras chatices)
Bronzes de cambota (preventivo de futuras chatices)


Alguém se lembra de mais alguma coisa? Além dos filtros, óleo e líquido do circuito de refrigeração.



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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: Kaizen em 11 de Fevereiro de 2006, 02:33
Os amigos para te ajudarem a desmontar/montar isso...


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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: MazdaMan Toninho em 11 de Fevereiro de 2006, 04:09
Penso que esse motor tem camisas de pistões flutuantes.
Se tem, acrescenta os vedantes que ficam por baixo das camisas.
E distribuição nova.
Pessoalmente não gosto de juntas da "concorrência". Acho-as sempre muito baratas para serem muito boas.
Já agora estamos a falar de jogo de juntas e vedantes completo; da cabeça e do bloco. Certo??


Para desmontar não vai faltar malta.....
Para mandar bitaites........uma enchente.
Para comer e beber é .....casa cheia.
Para montar, vais estar com pouca companhia.
:[burrodocara]
Arriba.

Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: s 800 em 11 de Fevereiro de 2006, 06:05
Quote:
Para desmontar não vai faltar malta.....


Vou chegar tarde...



Quote:
Para mandar bitaites........uma enchente.


Já lá estou...



Quote:
Para comer e beber é .....casa cheia.


Ainda lá estou...






Quote:
Para montar, vais estar com pouca companhia.


Continuo lá ... mas é melhor não mexer. :[rotfl]

 

Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: ThE CrOw CsC em 11 de Fevereiro de 2006, 08:07
...Onde é que moras mesmo Nuno? ;)  

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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: nunoturbo em 13 de Fevereiro de 2006, 17:20
Quero ver quando for a doer, quantos é que mantêm o discurso...

Mr. RR:

Vou ver isso as "camisas de pistões flutuantes" nunca tinha ouvido falar de tal...

A distribuição é por corrente, justifica mudar?

O jogo de juntas que comprei, foi essencialmente por causa de todas as juntas com excepção da junta de culassa. Quero comprar a junta da culassa a um "preparador" Inglês, uma vez que é a junta mais susceptível de dar problemas, investindo assim numa junta melhor e mais cara (cerca de 75€).

Quanto a vedantes não sei se vem neste kit, mas sexta feira já devo saber.

Na altura certa tb vou comprar as relas...

Só me falta saber o preço dos segmentos e dos bronzes.

P.S. Há por aí alguem com bons contactos ao nível deste tipo de material?

 



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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: Kaizen em 13 de Fevereiro de 2006, 19:53
O Tonecas tem, ainda estará off?


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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: nunoturbo em 13 de Fevereiro de 2006, 21:11
Completamente OFF não está, mas...



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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: nunoturbo em 13 de Fevereiro de 2006, 23:53
MAZDAMAN, arranjo por "especial favor" anti-congelante de -
34ºc ou -60ºc, qual é que achas mais apropriado?

Ambos são para diluir na proporção de 1 para 1.:pensador]

 



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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: MazdaMan Toninho em 14 de Fevereiro de 2006, 15:06
-34 é muito bom. Acima disso é só luxo.

Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: nunoturbo em 14 de Fevereiro de 2006, 16:38
OK, vou mandar vir 3 litros (para diluir com água destilada).



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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: nunoturbo em 27 de Fevereiro de 2006, 16:51
Ora bem, finalmente começou a desmontagem da cabeça...

Os colectores (admissão e escape) ficam virados para trás, bom berbicacho que se adivinha...

A tampa das válvulas já está fora! :[fixe]

Falta o resto... :pensador]

Aceita-se ajuda de mão de obra qualificada para a montagem :[rotfl]  



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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: ThE CrOw CsC em 27 de Fevereiro de 2006, 20:55
... E não qualificada, aka curiosos de aprendisagem? ;)  

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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: nunoturbo em 27 de Fevereiro de 2006, 22:33
Se souberes identificar a ferramenta, podes vir servir de "moço" e sempre vais aprendendo qualquer coisa.

:[fixe]

:[group]  



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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: Corolla KE70L em 27 de Fevereiro de 2006, 22:35
Cuidado que este patrão é exigente, eu que o diga...:assobio] :assobio] :assobio]  

Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: nunoturbo em 27 de Fevereiro de 2006, 23:12

Quote:
Cuidado que este patrão é exigente, eu que o diga...


(e não comeste a areia...)



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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: Corolla KE70L em 28 de Fevereiro de 2006, 00:04
Pois não, espalhaste-a toda no chão...:[tongue] :[tongue]  

Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: nunoturbo em 27 de Fevereiro de 2006, 23:05
:[rotfl]  

Chega de OffTopicar!



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Edited by: nunoturbo at: 27/2/06 17:06
Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: ThE CrOw CsC em 28 de Fevereiro de 2006, 02:56
Agora vem a questão fulcral:

Onde me devo dirigir (Localidade)?

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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: nunoturbo em 08 de Março de 2006, 07:30
Depois de mais uma visita do Mr. RR à Capital da Francesinha, temos notícias boas e notícias más.

Notícias boas, a cabeça do motor não apresenta empenos e aparentemente será só limpar, testar e montar no sítio.

Notícias más, dois pistões "ratados", um provavelmente por já ter sido alvo de agressões por parte de uma valvula que terá partido, e o outro por sobreaquecimento.

O Orçamento da reparação da cabeça do motor quase que dá para cobrir as novas despesas, mas entretanto apareceu um negocio tentador que NOS tiraria algumas dores de cabeça...



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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: MazdaMan Toninho em 08 de Março de 2006, 21:21
nunoR5turbo:
Limpar a cabeça, sem rectificar, rodar válvulas, mudar vedantes de válvulas.

Substituir ou reparar os pistões que estão tocados, segmentos novos, vedantes de camisas novos, casquilhos de bielas novos.

Jogo de juntas completo.
Parafusos da cabeça novos.
Colector de admissão.
Turbo.

Já agora, rolamento de encosto da embraiagem novo.
 

Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: nunoturbo em 08 de Março de 2006, 21:23
Acrescento á tua lista o disco de embraiagem recondicionado!

Xiiii, tantos euros :(  :[cry]  



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Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: nunoturbo em 21 de Maio de 2006, 07:16
Roque há novidades!

Depois falamos....:[yeah2]  :[oba]  


3º Encontro Nacional AJA - Dias 24 e 25 de Junho. Inscrevam-se.
 

Edited by: nunoturbo at: 21/5/06 1:17
Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: Kaizen em 17 de Junho de 2006, 05:30
Agora tenho eu uma pergunta Off Topic:

  Tenho um diesel atmosférico que precisa de injectores, tal é a pouca força em subidas. Abri o capot e fui espreitar o filtro do óleo (que fica junto ao corta fogo) para ver se havia alguma fuga pelo vedante. Não havia, nem há no motor.

"Porreiro" disse eu! Levantei a cabeça e vi uma "ficha" com o seguinte nome: "Sensor Assy Turbo Pressure" :[rotfl]

  Terei razões para ter esperança?!! :lol  




3º Encontro Nacional AJA - Dias 24 e 25 de Junho, participem.

Título: Re: Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindr
Mensagem de: nunoturbo em 15 de Março de 2007, 00:17
Ponto de situação "franciú":

Motor completo, recondicionado.

Embraiagem nova e respectivo rolamento de encosto.

Turbo novo

1000 km's de rodagem.

Afinação das válvulas e montagem de velas novas, específicas.

Pequena vibração, algures, quando surge a potência de forma mais brusca.

Sem consumos de óleo nem consumos de água.

Foram mudados os foles da direcção e transmissão, bem como os apoios das pontas da barra estabilizadora.

Intercooler com a "tampa" de admissão sempre aberta (ar sempre mais fresco.

À experiencia uma dump valve

Interruptor para ligação directa da ventoinha

Montagem de um termostato de menos 14º (circuito de refrigeração com menos temperatura)

Montagem de uma luz avisadora de ventoinha em funcionamento


Ponto de situação do British "look-a-like"

Desde Agosto de 2005 que não é "importunado", encostadinho no canto para não atrapalhar.

Uma achega "técnica":

FORD CROSSFLOW          

 
This engine has been part of the business from the start and is still very popular in all forms of motor sport. We have built this engine from the early pre-Crossflow to the later design Crossflow competing in formula ford, short oval, rallying and racing from 997cc to 2200cc and even electronic fuel injection versions.

Although this engine is old we are still able to supply parts and offer a full build and rebuild service as it is still used in many kit cars and historic racing.

Capacity         Config         Model         Bore/Stroke
1599cc         S4 OHV         Ford Kent         81mm x 77.6mm

ESPÍRITO AJA - Primeiro estranha-se, depois ENTRANHA-SE!!!!

Edited by: nunoturbo at: 14/3/07 22:19