Bom lanço aqui a discussão sobre o aparelho de que todos nós precisamos para embelezar os nossos "bolinhas", aprender a trabalhar bem com ela é outra questão..
Com ou sem GáS?
Quem tem, tem o que?
Uma deste estilo é boa opção!?

Tenho de saber bem o que comprar, porque os chapeiros são lentos e não ha nada como sermos nós a fazermos as coisas.
Quem puder, que opine
O MazdaMan tem boas dicas...
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Venham de lá essas sábias dicas
MAZDA RX-3 Coupé
Quem pode dar umas belas dicas também é o RVentura
E o corollate71
Para soldar a MIG, recomenda-se que se use uma máquina com gás (efeito isolante da soldadura).
A Clark que está na foto é uma das mais utilizadas para hobbies.
Também as há á venda cá em Portugal, a marca Telwin é uma das mais comuns e baratas (embora já não as veja á venda á uns tempos).
Soldar a MIG requer um pouco mais de perícia do que soldar a oxigénio.
Há conjuntos de oxigénio/propano baratos (45 a 70 contos, dependendo do tamanho), em quase todas as lojas de material de refrigeração e ar condicionado. O Oxigénio é da Linde e o propano é da Camping gás.
Não se paga depósito nem contratos, as garrafas são recarregáveis, e o KIT vem completo com reguladores, mangueiras e maçarico.
Em geral uma garrafa de oxigénio de 5 kilos dá para fazer meio carro, e uma de propano de 1 kilo dá para um ano.
Eu tenho um aparelho destes e é o que eu uso, para além, de uma máquina de soldar a electródos, para coisas mais pesadas.
Com este aparelho a oxigénio, uso varetas de soldar próprias para aços, á venda no AKi, da marca Rothenberger???. Apesar de caras, rendem muito, solda melhor e não enferruja.
A Mig o calor espalhado pela chapa é melhor do que a oxigénio. Mas são precisos uns 30 amperes de electricidade!!
A melhor MIG do mundo é da marca Lincoln Electric (ver Overhauling e Orange County Choppers). Dificilmente se encontram em Portugal.
Eu não dizia que este SR. tinha boas dicas?
Quote:
A melhor MIG do mundo é da marca Lincoln Electric (ver Overhauling e Orange County Choppers). Dificilmente se encontram em Portugal.
Tal como a maioria de nós, tens andado a inspirar-te além mar...
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Não, Nuno.
Publicidade á parte trabalhei na Lincoln durante uns 7 anos (lá longe, claro). Especialistas em equipamento de soldadura e motores eléctricos.
Vi nascer a 1ª MIG pequena, talvez em 1982 ou 1983 própria para ...chapa de automóveis....
Considerada nos anos 80 e 90, como um caso de estudo (case study) em matérias de gestão industrial.
Coisas de outros tempos.............
Para soldar os pipelines, montávamos motores de combustão marcas; Briggs & Stratton, Kohler, Onan, Perkins diesel 4 cilindros) e.......Continental de 4 cilindros das avionetas.......Cessna 150 e 172..
![:[cry]](http://www.deephousepage.com/smilies/mecry.gif)
. Estas eram grandes máquinas de soldar com atrelado próprio....
Foi um dia de anos e pêras
Obrigado a todos pela participação neste tópico
Vou começar a ver preços em várias lojas, e ver se topo as diferentes características, pois gostava de adquirir um brinquedo destes
Aproveita a "Moita" e fala com o MazdaMan
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Mazdaman, actualmente as melhores mig são as KEMPI!!
Trabalho com uma 12 horas por dia!!!
Blardy, o meu conselho é que tentes descobrir um local onde se efectuem leilões de ferramenta de empresas que abrem falencia!!
TE71 POWERSLIDER
Edited by: corollate71 at: 19/3/06 18:58
Bem, pegando no assunto, já que no primeiro post está a foto da minha máquina de soldar, sem autorização
![:[rotfl]](http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif)
, devo acrescentar que esta máquina não usa o gás em garrafa mas o fio tem um filamento que ao soldar o liberta, levei um chapinhas lá a casa com umas peças para testar e a resposta foi simples... Dá-me o endereço para mandar buscar uma destas é que para trabalhar mesmo fora da oficina evita deslocar garrafas.
Como a opinião veio de um profissional com mais de 20 anos á martelada penso que será de considerar.
Outro factor importante são os custos, uma coisa é uma máquina para trabalhar intensamente e outra coisa é uma máquina para usar nos carritos em casa, desde que o resultado final seja o mesmo.
Cumprimentos
Quote:
no primeiro post está a foto da minha máquina de soldar, sem autorização
Este pessoal abusa mesmo bolas...não há direito!!
Foi para começar em grande com um bom exemplo
Hoje fui ver uma MIG que se não é essa é muito parecida, também me falaram na ausência de gás em botija porque ele está no filamento.
Pareceu-me excelente a máquina, o preço ronda os 280euros.
É uma possibilidade...
A minha com um kit de 3 alicates de pressão e transporte incluidos custou 260€ demoraram uma semana para entregar, vem junto uma máscara, um rolo de 0.45Kg e duas ponteiras de reserva.
Eles têm um excelente serviço e bons preços.
Mas pela diferença de preço no lugar onde viu e se for perto tem a vantagem da assistencia e apoio técnico mais acessivel.
Cumprimentos
Sim, a assistência e o apoio técnico estão garantidos!
Ficou prometido um desconto, quanto aos acessórios da máquina, por acaso não perguntei com quais é que vinha!
blardy, não viste nenhuma com botija de co2 incluida??
MAZDA RX-3 Coupé
Quote:
Sim, a assistência e o apoio técnico estão garantidos!
Ficou prometido um desconto, quanto aos acessórios da máquina, por acaso não perguntei com quais é que vinha!
Vem com uma máscara fraquita mas com uns vidros excelentes, eu costumava soldar com oculos porque não me adaptava á máscara, mas com esta até a electrodo soldo...
2 - bicos de substituição
1 rolo de fio fluxado 0.45Kg
1 Par de luvas (estas penso que vieram por engano porque não estão mencionadas em lado nenhum)
Cumprimentos
OOOPPPSSSS, não era uma pergunta, só agora é que reparei que era em relaçao á máquina que tinha visto e não a minha
Edited by: fellowmax
at: 4/4/06 23:13
Microsurfer vi duas mas eram gigantes quando comparadas com esta.. pareceram-me mais dentro de um estilo industrial e não para ter na nossa garagem, daí que nem sequer tenha perguntado nada sobre ela.
fellowmax não faz mal, assim fico já com uma ideia do que vem com ela, e depois comparo!
Many thanks
Ok, só agora é que vi este post mas já tinha falado com várias pessoas sobre o assunto...
A meu ver, a Mig que eu tenho (sem gás) já me custou 50 contos em 2003 e serve maravilhosamente para os gastos.
O pessoal deve considerar o uso que vai dar e o seu custo/manutenção/consumiveis...
Para nós Ajistas acho que chega uma Mig (que são as que não têm gás, as que têm gás salvo erro são conhecidas por Tig) para as nossas "coisas".
Eu tenho efectuado os trabalhos (não tenho é tempo para fazer mais) nos meus Datsun's e ficam como "novos"!
Ficou tambem prometido um WorkShop para Maio/Junho na "a'Venturas Garage" de soldadura com Mig.
Até lá podemos ir pensando num fim de semana...
Estive a vêr uma máquina de soldar MIG sem gás a trabalhar(com o tal fio fluxado) e fiquei muito contente com o resultado, com o preço e com as dimensões dela!!! vou encomendar uma! se alguém estiver interessado, diga!
são 160€ com acessórios e 1Kg de fio 0.8mm!!!
MAZDA RX-3 Coupé
É em Portugal??
é que mais dia menos dia vou precisar de fio para a minha
é em inglaterra, mas quem me arranja é um camionista amigo do meu pai!
MAZDA RX-3 Coupé
E se forem duas? Ele cobra mais portes por isso?
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não cobra mais nada! eu vou encomendar para a semana pq ele nao esta cá em portugal. se alguém quiser alguma máquina ou fio é só dizer!!!
MAZDA RX-3 Coupé
Estou a pensar encomendar na Frost em inglaterra uma maquina de soldar de electrodos especialmente preparada para soldar chapa de carros , é de baixa amperagem e consegue soldar sem derreter chapa a partir de 0,8mm ;com portes incluidos fica em cerca de 140/150€ , alguem conhece este tipo de maquina ?
Os carros antigos são feitos para durar .
Microsurfer, avança que tou sem cheta....
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ja avancei!
MAZDA RX-3 Coupé
Já chegou?
Depois faz um filmezinho com as experiencias...
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Recebi uns manuais de soldadura da Frost em que utilizam máquinas de soldar Mig com fio fluxado, como a que comprei, penso ser um bom indicador da boa compra na relação qualidade/preço.
ainda não, o homem ainda não foi para os lados do UK.
MAZDA RX-3 Coupé
A minha já veio
Já a estive a testar e solda muito bem, até pareço um professional do ofício


MAZDA RX-3 Coupé
Mostra aí fotos das primeiras soldas!
Faz um carrinho de rodas para a máquina.
Preços finais?
Quanto custa a bobine de "fio"?
O AJA no Rali dos Alpes para Toyotas Antigos - Dia 24/8/2006 às 11.00h na Fábrica da Salvador Caetano em Ovar - Vamos apoiar a partida dos membros representantes neste evento!
Quote:
...até pareço um professional do ofício
Que inveja!!
Também quero aprender essa arte...falta a máquina ok mas nem tenho pensado nela agora...
..vou recomeçar a pensar.
Fotos, dicas, truques
Pois, os meus cumprimentos para o PROFISSIONAL
... a malta não se aplica
Honda Prelude 1982
Não se aplica onde?
Nas soldaduras?
Ok, no Português...
Parece a minha!
A mesma "configuração" e disposição das coisas.
Agora gasta um ou mais rôlos a treinar em chapa de carro (velho) ou chapa da mesma espessura.
Só depois deves começar a executar trabalhos no teu carro.
E mesmo os trabalhos no carro devem começar por os mais "escondidos" pois se a coisa correr "mal" sempre não se nota muito...
Datsun's & Datsun's
Meus caros,
alguém me sabe dizer qual a potência mínima (Ah) necessária que temos que ter no nosso quadro eléctrico, para termos um deste brinquedos, por exemplo, este da última foto?
É que a minha garagem é individual e a potência do quadro é de 15Ah, o que para a utilização de garagem, chega e sobra, mas para uma máquina dessas, já tenho as minhas dúvidas.
Obrigado
A amperagem necessária não sei, mas posso dizer-te que a máquina funciona com uma com uma potência muito baixa mesmo.
MAZDA RX-3 Coupé
Aqui estão as características da MIg 105, para quem estiver interessado, existem algumas no Ebay.

Abraços
Edited by: toyota1000 at: 6/12/06 14:22
A minha é de 10 Amp, penso que não será grande problema com um disjuntor de 15.
Noto com a máquina a electrodos mais esforço do que com estas.
Obrigado
é igual à minha!!!
está aprovada!
MAZDA RX-3 Coupé
Digam-me uma coisa; qual a cor do fio?
È dourado parecido com cobre certo? Esse è o fio ideal para chapa galvanizada ou zincada que è a mais vulgar nos carros; o facto de ter o gás incorporado no fio, não significa que seja fluxado, até porque esse fio è diferente, e não è muito bom para automóveis!!
O nome do fio que tens ai è Sólido, sendo vulgarmente conhecido por "alma cheia"!!!
Tive a ler o tópico, e parece ser mesmo a compra mais acertada para este tipo de trabalhos, porque permite uma bom fusão do metal com baixa amperagem, não dando por isso lugar a mossas ou irregularidades na chapa provacadas por excesso de temperatura (leia-se potencia da máquina), è de fácil manuseamento, e dá um acabamento muito bom!
Não rebarbem a solda ainda quente, porque destempera muito fácil, ao fim de soldarem uma chapa, esperem que arrefeça um pouco e limem ao fim!!
TE71 POWERSLIDER
ESPÍRITO AJA - Primeiro estranha-se, depois ENTRANHA-SE!!!!
Meninos se alguém quiser um manual de soldadura em Inglês da Haynes é só apitar.
Valor simbólico de cada um a reverter para a compra de um AJA...
AJA a ficar de futuro sediado no Porto
ESPÍRITO AJA - Primeiro estranha-se, depois ENTRANHA-SE!!!!
Não penses muito no assunto Nuno, é um 510 e não é para mim... mas é para um membro do AJA.
Estou a pensar comprar uma máquina de soldar. Tive a rever o tópico e concluí o seguinte:
A MIG 105 é uma máquina suficiente para os "nossos" trabalhos, ou seja, conseguimos fazer um trabalho quase profissional, certo? (depende também da habilidade do "mestre").
Só tenho uma dúvida relativamente ao fio que se deve usar:
O corollate71 falou sobre isso mas não fiquei muito esclarecido...
Quantos aos locais para se comprar a máquina de soldar, quais os melhores preços e assistencia pós-venda?
Obrigado.
Datsun 120Y Van 
Referes-te ao fio fluxado? Esse fio já vem com uma pelicula que ao queimar liberta o gás, pelo que evita a utilização da garrafa.
Tem a vantagem de no exterior o gás não ser soprado para fora da zona da soldadura, como nas convencionais.
e preços dessas máquinas?
ESPÍRITO AJA - Primeiro estranha-se, depois ENTRANHA-SE!!!!
Tive a falar com um antigo serralheiro, e ele disse que as máquinas melhores para trabalhar nos carros, é sem dúvida as semi-automáticas. No entanto, ficou muito admirado porque não sabia que existia o fio fluxado para substituir a garrafa.
Microsurfer a tua máquina é semi-automática, certo?
E possui o botão que te permite colocar o fio no sítio correcto e só depois fazer a descarga?
É possivel encomendar uma igual à tua?
Obrigado
Datsun 120Y Van 
O Chapeiro que vai me arranjar o carro, comprou uma para trabalhar ao ar livre, que é mais pratica para deslocar e tem a vantagem do gás não dispersar com o vento. Por isso...
Pormenores agora só na Sexta á Noite
Quote:
Microsurfer a tua máquina é semi-automática, certo?
E possui o botão que te permite colocar o fio no sítio correcto e só depois fazer a descarga?
SIM a todas as perguntas.
Quanto ao comprar uma igual, eu não falo com o homem que ma trouxe à muito tempo logo não sei!
MAZDA RX-3 Coupé
Obrigado pelas informações Microsurfer. Se tiveres oportunidade de falar com o senhor, agradecia, visto que os preços praticados em Portugal são bastante elevados.
Fellowmax, vou ficar à espera de pormenores.
Ah, já agora... se por acaso, eu ficar um verdadeiro profissional a soldar
![:[upss]](http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif)
esta máquina continua a responder às necessidades (dentro das suas limitações, claro).
Datsun 120Y Van 
Bons dias ,
tenho estado afastado , mas este topico chamou a atenção , as maquinas de fio fluxado são impecaveis mas o fio é muito caro . O meu pai tem uma maquina de fio fluxado que trouxe de França e teve que modifica-la para electrodos , pois o preço de cada bobine era na ordem dos 100 € . Claro que não tem a mesma eficacia , mas para as soldaduras dele é suficiente . Já ponderaram as inverter ? São muito compactas , e trabalham bem com baixas amperagens , provavelmente irei optar por uma dessas , pois têm me dito que são boas para soldar chapa fina .
Os carros antigos são feitos para durar .
Onde comprei a máquina têm estes preços, e se a máquina não é para uma utilização constante é preferivel o de 0.45Kg, provavelmente se encontrará em Portugal a preços relativamente semelhantes. Fazendo o calculo da Libra a 1.5€ dá 59,97€
Flux coated MIG welding wire 0.45kg reel 0.9 Mild Steel £6.99
Flux coated MIG welding wire4.5kg reel 0.9 Mild Steel £39.98
Retirado do site www.machinemart.co.uk