Venho agora da casa de pneus e... como eu já suspeitava os pneus estão nas couves... bastante ovalizados.
Há que colocar pneus novos, só que a medida do livrete é 145 e os que lá estão são 155 á frente e 165 atráz.
Penso que os 165 serão equilibrados para o carro, só que não sei como será na inspecção.
Que pneus tens no teu?
Boas curvas
Carlos Vaz
In heaven there is no beer... That's wy we drink it here!
Quote:
não sei como será na inspecção
Já todos sabemos como é que é ... de resto acho que devias colocar pneus todos da mesma medida, frente e trás, talvez os 165
Sócio AJA Nº 11
Pois... a ideia era precisamente os 165... só que, com a medida 145 no livrete o mais certo é "chumbo"... ou será que leva apenas anotação?
Boas curvas
Carlos Vaz
In heaven there is no beer... That's wy we drink it here!
Quote:
é "chumbo"... ou será que leva apenas anotação?
Sei de casos que apenas levaram a anotação ... não te livra é das multas !!!
Se fosse eu, confirmava a medida com o SS e tratava de "rectificar" o livrete ...
Sócio AJA Nº 11
Esse é o plano!
Boas curvas
Carlos Vaz
In heaven there is no beer... That's wy we drink it here!
tenho no meu 165, no livrete vinha com outra medida, mas com uma declaração da SC foi alterado para a medida com que saiu de fabrica que é 165...
Boas...
Se tiveres a folha de inspecção limpa (ainda sem anotação dos pneus), levas apenas anotação.Levarás chumbo se no ano seguinte ainda não tiveres o "problema" resolvido.
Acho que não estou enganado...mas confirmo brevemente...
Fiquem bem
Filinto
Sócio AJA nº8
Pois acho que estás enganado.
A divergência na dimensão dos pneumáticos é uma anotação e não um deficiência.
Desde que essa divergência não seja superior a 5% do diâmetro total da roda, será apenas uma anotação.
As multas e a polícia são outra história
Se a medida de livrete é 145 R13, significa que o pneu tem de perfil /80. Assim de cabeça, fica com um diâmetro muito aproximado se for um 165/70 R13. Pelos vistos, neste caso, acaba por ficar mais à justa o 165/65 R13.
Pelos visto (2), essa era a medida que vinha realmente de origem pelo que o fabricante não deve criar dificuldades em fazer a declaração para alterar o Doc. Único.
Foi exactamente este o meu "processo" no Prelude
Honda Prelude 1982
Pois... de facto essa era a medida que vem de origem... logo se o livrete está errado a "burrada" é do importador e por isso eu não entendo porque razão somos nós a levar com elas...
É que a S.C passa-te a declaração... mas depois cobra-te dinheiro por isso e certamente ainda terás que gastar mais qualquer coisa para averbar no livrete, neste caso documento unico!
Assim... a unica forma de as coisas serem feitas correctamente era a S.C. tratar de tudo a custo zero...
A "burrada" é deles, eles é que deveriam pagar!
Boas curvas
Carlos Vaz
In heaven there is no beer... That's wy we drink it here!
Carlos, na maioria das vezes a "burrice" é da DGV e não da SC
Tenho diversos exemplos.
9º Encontro Informal AJA Norte - Dia 11 no Cais de Gaia. Inscrevam-se.
Sócio AJA Nº 1
Correcto PreludeGuy...
Se não ultrapassar os 5% leva sempre anotação, nunca leva chumbo...
A multa é de 120€.
P.S.: Se os pneus estiverem em condições

principalmente os de trás eheheheh
Fiquem bem
Filinto
Sócio AJA nº8
Já tinha falado com o Carlos Vaz pelo telefone mas, mesmo assim, informo:
As medidas que averbei no meu KP foram 175/65R13; 165/65R13 (é a que fica mais perto da original e é esta que tenho montada)
O processo é simples: Pedes a alteração/declaração e com ela vais à DGV e pedes para averbar estas medidas na mesma data em que colocares o carro em teu nome! Poupas uns €€€
![:[fixe]](http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif)
Elementar meu caro!
Já agora, não estou a ver onde está a burrice?...O livrete é que manda!
Sócio AJA Nº 7
Oh! Santo Silva! Não estás a vêr a burrice?
Então se um carro é comercializado com pneus de medida 165 e no livrete do mesmo vem a medida 145, não foi porque alguém cometeu uma burrice qualquer?
E esse alguém só pode ter sido o importador ou a própria DGV!
Boas curvas
Carlos Vaz
Boas curvas
Carlos Vaz
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Carlos, e tu a dares no importador...
Não sei se sabes, mas o KP61 trazia essa medidade origem também... nos 1000cc.
Almoço de Natal AJA - Dia 1 de Dezembro em Coimbra
Sócio AJA Nº 1
Oh! Rui... por isso é que eu digo que ou é do importador, ou da DGV!
Do comprador, seja ele o 1º ou o enésimo é que não é!
Mas, como sempre é esse o unico que paga!
Eu não afirmo que é do importador, pode efectivamente ser da DGV, aliás, conheço mais casos desses noutras marcas (com importadores diferentes), e o resultado é sempre o mesmo, ou seja o dono é que paga!
Mas isso não é importante, o assunto tem solução e isso é que importa.
Aliás, acabo de chegar de mais uma "boltinha" nele... eheheh, tenho que lhe meter mais gota! lol
Boas curvas
Carlos Vaz
In heaven there is no beer... That's wy we drink it here!
Lamento muito desapontar-vos aos dois:
1 - Quem prova que os pneus montados de origem eram de uma ou de outra medida?...Os que estão montados são de origem?... Como comprovar?
2 - O preço da declaração passada pela TCAP (Toyota Caetano Portugal) são 36€
Sócio AJA Nº 7
Ainda não me dei a esse trabalho... mas provavelmente o manual do propietário tem lá a medida dos pneus!
Amanhã já trato disso!
Boas curvas
Carlos Vaz
In heaven there is no beer... That's wy we drink it here!
Estive a ver no catálogo do modelo e que lá diz é que o 1000 e 1200, vinham com 145SR13 e o 1300 vinha com 165/70R13...
És capaz de ter razão
Sócio AJA Nº 7
Pois sou! lol
Mas é que esse tipo de erro é comum, e não é só com Toyotas! Há varios carros que se passa a mesma coisa!
Agora a minha questão é: porque é que é o dono do carro a pagar, quando ele é seguramente o unico que não tem culpa?
A culpa numa situação dessas é do importador (que forneceu mal os dados á DGV) ou da DGV (que tendo os dados correctos por parte do importador os colocou mal no livrete)... mas o responsável é o dono.
Ele é o responsável porque é ele que PAGA!
Boas curvas
Carlos Vaz
Boas curvas
Carlos Vaz
In heaven there is no beer... That's wy we drink it here!
Já agora (para o Santos Silva) na hora de pedir a declaração à TCAP podemos 'escolher' as medidas que queremos ver averbadas ou estamos limitados pelo que o importador declarou na folha de homologação do modelo?
É que no meu KP estou a usar 185/60/13 que fica perto qb dos 165 mencionados e gostaria de os ver averbados.
Será possivel?
cumprimentos,
Pedro Barradas
Meus amigos:
As medidas não podem exceder os 5% para mais ou para menos, no perímetro. Façam as contas em:
www.pneubeato.com/velocidadeantigo.htm
Sócio AJA Nº 7
Ainda hoje é normal deparar-me com casos de MR2 com o livrete a mencionar a mesma medida nos dois eixos quando de origem nenhum sai assim.
A medida da frente é sempre mais estreita do que a de trás.
Normalmente, acontece em carros importados. Aquando da legalização, o incompetente que está na DGV, é "bota-e-vira".
Que cromos...
E livretes passados com data de 01/01 quando esse mesmo dia é feriado e a DGV está fechada hein????
ESPÍRITO AJA - Primeiro estranha-se, depois ENTRANHA-SE!!!!
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Sócio AJA n.º3
Direcção do AJA/Dep. Tesouraria