Gentilmente cedidas pelo nosso MRS, aqui ficam as duas primeiras fotos, que posteriormente merecerão um complemento de informação escrita.
Ewold Van Bergen piloto sul-africano que veio várias vezes a Portugal tendo ganho uma Volta a Portugal e participado no rali de Portugal....
(http://zhome.com/History/vanBergen/CarAndWagon.jpg)
(http://dattosankureiji.files.wordpress.com/2013/01/evb-tap-rally-1971-6-20130109.jpg?w=584&h=507)
(http://dattosankureiji.files.wordpress.com/2012/04/evb-tap-rally-1971-20120406.jpg?w=584&h=374)

Portugese Rally Z
Quem seria o piloto deste carro?
GA - 83 - 34 salvo erro!
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
Quem pilotava um Z no longínquo ano de 1974, no TAP-Rallye, com a matrícula DN-39-XX (os numeros que faltam da matricula são fruto de um "toque" na frente), e com publicidade no capot "GIBBS"?
Nesse ano os vencedores foram Pinto/Bernacchini (Fiat 124 Spider), e em 5.º ficou um 240Z pilotado por Kallstrom/Billstam.
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
ENCONTRO NACIONAL AJA DIA 9 DE MAIO NA FIGUEIRA DA FOZ . INSCREVAM-SE
Depois de uma busca aos arquivos
O que se pode dizer sobre a foto do carro nº18 que participava naquele momento no 7º Rallye TAP
é que o concorrente era a TABAQUEIRA e a dupla era constituida por Antonio Carlos Oliveira \ "Barata"
Que infelizmente não conseguiu terminar a prova
Agora que está desvendado o nome do condutor do 240Z acrescento mais alguns pormenores.Este era um ex-Team Kendall 240Z já depois do team ter terminado no fim de 1972.Por isso tinha esta decoração e não a bem conhecida amarela e preta.Os pormenores reveladores do piloto são o capacete redondo sem pala e sobretudo os óculos Ray-Ban.A posição do corpo do pendura também era caracteristica do Eduardo Bon de Sousa mais conhecido por" Barata".Falta acrescentar o sitio onde a fota foi obtida que em minha opinião é a Peninha quando ainda era em terra e se fazia no inicio do rali na zona de Sintra.
E já agora salvo erro ou omissão foi neste carro.....ou nesta matricula.....havia umas trocas.....que fiz o Rally del Sherry com o Mário Figueiredo em 1972,tendo como assistencia um dos candidatos às próximas eleições do ACP.Por acaso o rali foi bastante mau, com a policia a proibir uma série de troços e safou-se uma dormida em Porto Banus e uma estadia em San Lucar de Barrameda na foz do Ebro, que é bem bonito e na altura pouco desenvolvido.
Outros tempos.........
MRS
O tal Z...
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
ENCONTRO NACIONAL AJA DIA 9 DE MAIO NA FIGUEIRA DA FOZ . INSCREVAM-SE
Edited by: nunoturbo at: 19/4/04 15:40
.......Penso que o meu amigo Nuno Turbo que não tenho o prazer de conhecer pessoalmente ,mas apenas por mail e por telefone cometeu um erro de simpatia que até é compreensivel.
É que o carro com o anuncio da Gibbs não é um 240Z mas sim um Fiat 124 Spyder,ex-Torralta nesta altura conduzido....salvo erro ou engano de paralaxe, pelo falecido Luis Neto.
É que com a pancada a frente, está um bocado "de lado" mas a posição dos farois suplementares não engana.O Z teve sempre osfarois como o Carro do Pedro Dias tem,porque havia um parachoques da Nismo homologado que permitia a montagem dos 4 farois em baixo e ao mesmo nível.Ora o carro da imagem não é bem assim.Estarei enganado.....?
MRS
Olá MRS,
Em caso de erro fui eu que levei o Nuno a confundir. Esta foto é um scan de uma revista alemã que comprei recentemente chamada "Powerslide" que data (penso) de 1972.
A legenda desta imagem fala em 240Z, a capa é um 240Z ao lado desta foto está um Corolla Coupe TE27 pelo que tudo indicaria ser um Z. A foto a preto e branco com o capot preto poderá ter ajudado ao engano não só nosso como também de quem legendou a foto.
A revista ainda está em casa do Nuno, daqui a uns dias talvez ele possa tirar isto mais a limpo.


ENCONTRO NACIONAL AJA DIA 9 DE MAIO NA FIGUEIRA DA FOZ . INSCREVAM-SE
ooppssss

O engano também foi motivado por esta foto...
No entanto, é de louvar a atenção e conhecimentos do MRS!
De facto os faróis marcam a diferença...
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
ENCONTRO NACIONAL AJA DIA 9 DE MAIO NA FIGUEIRA DA FOZ . INSCREVAM-SE
Edited by: nunoturbo at: 21/4/04 9:03

Rali das Camélias, 1975: Mário de Figueiredo e o Datsun 240 Z, um carro muito popular nos ralis portugueses dos anos 70 (foto: Automundo)
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
ENCONTRO NACIONAL AJA DIA 9 DE MAIO NA FIGUEIRA DA FOZ . INSCREVAM-SE

V.Conde,1980 - António Salvador e o Datsun 240Z do Grupo 5. Com o regulamento do grupo 5, sem constrangimentos de peças homologadas, era fácil construir um carro performante e relativamente económico. Este 240 Z (de facto um dos melhores carros do 2º pelotão do CNV pelas mãos de Helder Valente, e um vencedor do CNI nas mãos de vários pilotos) ilustra bem essa interessante época da velocidade nacional

"Vila do Conde, 1978: o Datsun 240Z de Helder Valente foi alternando os resultados bons, com os menos bons. Mesmo assim, o bonito 240 Z (bastante modificado em relação à época anterior e apresentando uma carroçaria mais leve) foi suficiente para alcançar a terceira posição do campeonato...", "...O facto de o regulamento admitir carros do grupo 5 permitia que alguns preparadores engenhosos desenvolvessem carros bastante competitivos à escala nacional, sem envolver grandes meios económicos. (Foto: Automundo)"
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
ENCONTRO NACIONAL AJA DIA 9 DE MAIO NA FIGUEIRA DA FOZ . INSCREVAM-SE
Edited by: nunoturbo at: 21/4/04 10:57
Acreditem ou não esta é verdadeira...e posso prova-la.
No passado, os carros preparados no Japão pela fábrica Datsun tinham todos a mesma chave...de ignição,de portas,etc uma chave unica que dava para abrir todas as viaturas.Quando a Nismo enviava para o Safari ou para Monte Carlo uns dez carros, entre treinos e prova,uma só chave abria todas as viaturas,até porque havia pilotos profissionais que estavam sempre a perder as chaves e assim nunca havia problemas.
Cá em Portugal houve vários carros com este sistema e cito entre outros o Violet ex-Andy Dawson e o 240RS ex-recce-car do Safari ambos utilizados por Santinho Mendes.
Na altura era responsável pelas viaturas que vinham legalmente em meu nome e tinha de as enviar de volta passados 2 ou 4 anos, que era o tempo que legalmente podiam cá estar.Vai daí, tinha e tenho, a tal chave que abre todas as viaturas de fábrica.Se souberem aí de alguma digam que vou lá buscá-la.É só ir lá dentro buscar a chave e meter-me ao caminho..........MRS
Pois, qual a semelhança entre o 1800SSS do Van Bergen e o Roadster que o Hannu Mikkola conduziu em Monte Carlo,que está aqui numa foto acima?
É que ambos usavam o mesmo motor U20 mais conhecido à japonesa pelo U-ni-Maru(U de U,ni de 2 e maru de dezena que faz vinte-2 vezes 10)
Tinha na altura + de 150CV e era considerado excelente para a época.Cá em Portugal houve 3 mandados vir do Japão e se forem à procura dos Montes Alentejanos de 197 e qualquer coisa vão ver que o José Lampreia e o Christian Melville conduziam os 1600SSS com estes motores.Dos ditos que eu saiba resta o manuel de preparação com notas em japonês e tudo que está bem guardado.
MRS
E fotos dessa época, ninguém tem por aÍ?
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
ENCONTRO NACIONAL AJA DIA 9 DE MAIO NA FIGUEIRA DA FOZ . INSCREVAM-SE
Eu devo ter mais algumas, é uma questão de procurar pois a maior parte delas refere-se a testes e a comparativos. Competição só lá mais para o meio.
Quem tem uma colecção invejável de JA´s em competição é o SPDragon (especialmente AE86 e KP61) e o Joel da Marinha Grande aka TwinCam16v.
A ver se conseguem contribuir aqui.


ENCONTRO NACIONAL AJA DIA 9 DE MAIO NA FIGUEIRA DA FOZ . INSCREVAM-SE
Foi um "mimo" reler este tópico... Como "paga" deixo-vos umas fotografias do Rali Portugal 1982
Começo pelo Timo Salonen no Violet GTS e depois o Santinho Mendes no GT
Jorge Ortigão / Luis Alegria
Santinho Mendes num Sunny 210 - Rali de Portugal 1979
Andy Dowson num 160 J - Assistencia do Rali de Portugal 1979
Sim senhor,
podes continuar
:icon_arrow:
E vai mantendo as legendas o mais completas possível (até eu :green: só tinha 7 anos em 1979)
8)
O que é que estás a querer insinuar, com a "estória" dos 7 anos ? Que o "vovô" andava nestas vidas enquanto o "puto" acelerava na bike ? OK, devemos fazer algumas vontades aos "putos". Vou ter que as passar no scanner, não há assim tantos japoneses quanto isso, mas... dá-se um jeito.
Apesar de não estarem muito famosas... fica uma de 1978 e duas de 1979 em S. Pedro de Muel do Ove Andersson
Continua a postar que a gente gosta é dessas fotos do fundo do baú
Hannu Mikkola - Jean Todt - Toyota Corolla Levin - Rallye de Protugal 1976 - Desistència por acidente - 2 fotos
Georg Fischer - Fritz Weixelbraun - Datsun Violet - Rallye de Portugal 1977 - Desistência
estas näo säo do fundo do bau, mas sim do meio,
Bjorn Waldegaard - Hans Thorzelius - Toyota Celica 2000 GT - Desistência na 20ª SS por diferencial
Per Eklund - Ragnar Spjuth - Toyota Celica 2000 GT - 2º Lugar Geral - 1º classe
Marc Duez - Klaus Wicha - Toyota Celica GT-4 (ST165) - Desistência na 18ª SS por problemas electricos
Santinho Mendes no Rallye de Portugal 1985, acompanhado por Rui Cunha e que terminaram em 8º da geral 3º dos Portugueses.
(http://i138.photobucket.com/albums/q277/otoxiep/1979-SantinhoMendes-Datsun100AFCPor.jpg)Santinho Mendes - Datsun 100 A - Rally FCP 1979
(http://img237.imageshack.us/img237/8725/santinhomendesvoltaport2la.jpg)
Santinho Mendes, com o Nissan 240 RS na Volta a Portugal de 1985
(http://i138.photobucket.com/albums/q277/otoxiep/1981-SantinhoMendes-DatsunVioletAor.jpg)
Santinho Mendes - Rali Açores 1981
(http://i167.photobucket.com/albums/u148/Tonyman83/Rali%20de%20Portugal/sp5245jorgeortigaoportu2rz.jpg)
Toyota Starlet - Jorge Ortigao (Rally de Portugal)
(http://i138.photobucket.com/albums/q277/otoxiep/1982-JorgeOrtigo-ToyotaStarletDoLaf.jpg)
1982 - Jorge Ortigão - Toyota Starlet - Rali Dão Lafões
Citação de: MRS em 16 de Abril de 2004, 16:02
E já agora salvo erro ou omissão foi neste carro.....ou nesta matricula.....havia umas trocas.....que fiz o Rally del Sherry com o Mário Figueiredo em 1972,tendo como assistencia um dos candidatos às próximas eleições do ACP.Por acaso o rali foi bastante mau, com a policia a proibir uma série de troços e safou-se uma dormida em Porto Banus e uma estadia em San Lucar de Barrameda na foz do Ebro, que é bem bonito e na altura pouco desenvolvido.
Outros tempos.........
MRS <p></p>
Ora boas!!
Que é feito deste Datsun? GA-83-34?
Se bem calha anda por ai perdido...
Sei que é uma Rampa da Serra da Estrela... 1977 ? ou 1978 ?
(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/nacional%20AJA/Image0003-Cpia.jpg)
(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/nacional%20AJA/Image0024.jpg)
Quando eu tinha a "mania" ( e tempo...) de me fechar horas na camara escura a revelar p/b. Em 30 anos passámos do p/b para a côr, para o digital, para o autofocus, para o ABS, para o control de tracção, para o electrico... porra, estou a ficar um "classico"... qualquer dia vou fazer um restauro que voces nem me conhecem... :lol
visto se tratar de um modelo de 81-82, por ventura será de 81 para cima :tijolos
Lindo este Starlet.... e de 2 portas, quantos são? quantos são? :clap:
Off topic...
S800 avance com o restauro, tem 30 anos pela frente para o concluir, somado ao espirito jovem actual, no final ainda só aparentava 60 anos ao todo. :D
S800..... :thumbsup :thumbsup
Citação de: Brunosantos em 02 de Novembro de 2009, 08:47
visto se tratar de um modelo de 81-82, por ventura será de 81 para cima :tijolos
Maio de 1982. Obrigado Bruno Santos. Por preguiça, não pesquisei nada. Fi-lo agora.
Pilotado por Manuel Fernades ficou em 5º na Geral.
(http://scgtclassic.com.sapo.pt/Estrela82_ClassifAutomundo186_Maio82.jpg)