O objectivo deste tópico é descobrir q classicos Japoneses foram/são utilizados em competição
acho q o melhor formato é fazer um reply para cada carro e depois ir acrescentando info nesse reply com o edit, quem não possa editar os posts faz um reply normal com a info q depois o pessoal actualiza e apaga esse post
o objectivo é saber o modelo do carro e matricula, e por baixo ir acrescentando os resultados desse carro e o piloto q o utilizou nessa competição, alem disso em muitas competições provavelmente não teremos registos informaticos q confirmem ter sido "aquele" carro o utilizado mas como um piloto normalmente mantem o mesmo carro toda a epoca podemos presumir q é o mesmo, colocamos é um (?) no fim da info a assinalar falta de registo fotográfico
Edited by: nunoturbo at: 27/1/04 16:08
4º Geral XIX Rali Nocturno 1976 (Nacional) F.Faria/F.Fernandes
Edited by: mindprobe at: 12/9/03 12:43
7ºGeral Rali Reguladora 1976 (Nacional) Carlos Torres/M.Casimiro
4ºGeral XIX Volta Minho 1976 (Nacional) Carlos Torres/M.Casimiro
Edited by: mindprobe at: 11/9/03 10:43
Este é um dos carros + apetecidos, terminou ou 34 ou 36 rallyes seguidos no Nacional !!!! é capaz de sêr record
9º Geral Rali Reguladora 1976 (Nacional) Jorge Ortigão/Pedro D'Abreu
14º Geral XIX Rali Volta ao Minho 1976 (Nacional) Jorge Ortigão/Pedro D'Abreu
3º Geral XIX Rali Nocturno 1976 (Nacional) Jorge Ortigão/Pedro D'Abreu
5º Geral Rali Reguladora 1976 (Nacional) Joaquim Santos/Luis Alegria
Des. XIX V Rali Volta ao Minho 1976 (Nacional) Joaquim Santos/Luis Alegria
Edited by: mindprobe at: 11/9/03 10:58
6º Geral X Rali Volta Ilha São Miguel 1975 (Nacional) Santinho Mendes/José Nabais
12º Geral G.P. ACP 1975 (Iniciados 1000cc-1300cc) João Marques
4º Geral Rali Volta ao Algarve 1975 (Nacional) Jorge Ortigão/Pedro D'Abreu
Campeão Nacional Rallyes (Promoção) António Onofre/A.Marcelino
2º Geral Rali Mini Volta ao Algarve 1975 (Promoção) António Onfre/A.Marcelino
4º Qual Des. Corrida G.P. ACP 1976 (Agrupamento B Iniciados) Américo Montes Gomes
6ºQual 5ºCorrida G.P. ACP 1976 (G1 +1300cc) Manuel Fernandes
15º Geral Rali Reguladora 1977 (Nacional) António Oliveira/João Machado
13º Geral Rali Reguladora 1976 (Nacional) Albino Tristão/José Dias
Não percebi uma coisita, estes carros que mencionas á frente têm data.... a data refere-se ao ano do evento ou ao ano do veículo?

referem-se ao ano do evento, o do veiculo é muito dificil de saber, mas se alguem descobrir acrescenta-se a informação do veiculo, eu escolhi este formato de um reply por veiculo porque senão era uma grande confusão, ainda existem muitos mais, isto é só uma amostra, já agora uma curiosidade o Datsun 1200 do Jorge Ortigão tinha o patrocinio de....
TOYOTA !!!
1º Geral II Rali de São Mamede 1976 (Iniciados) Helder Valente/José Leite
7ºQual. 6ºCorrida Vila do Conde 1976 (Iniciados G1 até 1300cc) Rui Martins
Des. Rali Portugal Vinho do Porto 1976 Bernardo Simões/G.Cardoso
??? Rali Portugal 1976 ????/????
12ºGeral Rali Portugal Vinho do Porto 1976 Ferreira da Cunha/G.Rezende
3ºGeral Rali ARBO 1978 (Nacional) António Onofre/José Mariz
Não sei qual será o modelo, não é o corolla, farois redondos a frente, não muito grande, inscrito pela Salvador Caetano
6ºGeral Rali ARBO 1978 (Nacional) António Soares/António Bruno
6ºGeral Rali das Camélias 1977 (Nacional) Carlos Torres/Fernando Cascais
17ºQual. 14ºCorrida Troféu do Futuro 1976 (Resistência Estoril) Manuel Fernandes
15ºQual 12ºCorrida Trofeu do Futuro 1976 (Resistência Estoril) José Inverno Amaral
Quote:
já agora uma curiosidade o Datsun 1200 do Jorge Ortigão tinha o patrocinio de....TOYOTA
Já na altura a TOYOTA sabia apostar com segurança, e com a certeza de muito retorno publicitário!!!!!!!!
O Datsun 1200 pode não ter sido um carro marcante em muitos países, mas foi com certeza, se não o mais importante, pelo menos um dos mais importantes modelos em Portugal.
Fez com que despertassem para os olhos do publico em geral, grandes valores do nosso desporto automóvel...
Serviu como base ao primeiro troféu de velocidade em Portugal, transportou ao longo de centenas de milhares de kilómetros centenas de Portugueses, e fez história... o que mais se pode pedir a um modelo de uma marca distante, que n altura não era mt bem vista, dada a escassez de peças, e que custava á volta de 80 cts em 1972?
E mais, ainda nos dias de hoje, ou seja, 30 anos depois este modelo volta a correr em Portugal com um sucesso e participações dignas de registo.
Acreditem que não é fundamentalismo, é simplesmente uma constatação.
P.S. Já agora... certo de que vocês percebem muito mais disto do que eu... há algum troféu monomarca na Europa que nos ultimos anos tenha reunido cerca de 115 inscritos?
Boas curvas... e se possivel, sempre de "taco" no fundo!!
Edited by: nunoturbo at: 15/9/03 14:52
O Rally Ilha Lilaz completou neste ano 25 anos
E vou nomiar aki os japoneses ke figuram no podio ao longo destes anos até aos anos 90
78 nehum
79 1º 240Z Joaquim do Carmo/Orlando Couto
3º datsun 1200 Paulo jorge rosa/Adriano Pontes
80 ñ hove rally
81 3º datsun 1200 Jorge Valadão Santos/Jorge Braz
82 2º datsun 1200 Carlos Nunes/Carlos Cassis
3º datsun 120 Y João Gabriel Martins/Duarte Cunha
83 nehum
84 3º toyota starlet Rui Ferreira/José Lima
85 2º corolla GT twin cam Horácio Franco/José Lima
86 2º corolla GT twin cam Joaquim do Carmo/João Herminio
3º toyota starlet Carlos Nunes/Orlando Couto
87 3º toyota starlet Manuel Dias/Manuel Brinco
88 1º corolla GT twin cam José Rodrigues/Paulo Brandão
2º corolla GT twin cam Joaquim do Carmo/João Herminio
89 2º mazda 323 4WD Horácio Franco/Ricardo Jordão
90 1º mazda 323 4WD Horácio Franco/Ricardo Jordão
cumprimentos
Ruben
Edited by: celicaTA22GT at: 16/9/03 23:39
No Historic, não se viram muitos Jap´s a correr, mas houve um carro em particular, vermelho, desportivo, japonês, de uma "equipa" mal encarada e pouco amistosa, que não honrou em nada a dignidade do modelo que conduziam na prova de perícia... (facto documento em vídeo)
E infelizmente, ao que parece, até eram da zona Norte do País
The older I get, the faster I was...
Edited by: nunoturbo at: 28/10/03 10:53
Toyota Celica GT - Toyota Schweiz
Engine Toyota 4 in line
Bore and stroke 85,0 x 70,0
Size 1588 cc
Cams 2 OHC
Valves per cilinder 2
Power 178 HP/8400
Details Fuel injection
Transmission Toyota 5-speed
Weight 905
Brakes f/r disc / disc
Wheels f/r
Tyres Dunlop

Toyota Celica GT - Fritzinger
Engine Toyota 4 in line
Bore and stroke 85,0 x 70,0
Size 1588 cc
Cams 2 OHC
Valves per cilinder 2
Power 170 HP/7800
Details Fuel injection
Transmission Toyota 5-speed
Weight 970
Brakes f/r disc / disc?
Wheels f/r 10 x 13 / 11 x 13
Tyres Pirelli

Mazda RX3
Engine Mazda Rotary 2-rotor
Bore and stroke -
Size 2 x 491 cc
Cams -
Valves per cilinder -
Power 190 HP/9800
Details 2 twin Hitachi carburettors
Transmission Mazda 5-speed
Weight
Brakes f/r disc / disc
Wheels f/r 9,5 x 15 / 10,5 x 15
Tyres Dunlop

Mazda RX5
Engine Mazda Rotary 2-rotor
Bore and stroke -
Size 2 x 654 cc
Cams -
Valves per cilinder -
Power 225-300 HP/9500
Details
Transmission Mazda 5-speed
Weight
Brakes f/r disc / disc
Wheels f/r
Tyres

Mazda RX7
Engine Mazda Rotary 2-rotor
Bore and stroke -
Size 2 x 573 cc
Cams -
Valves per cilinder -
Power 225-250 HP/8500
Details Twin Weber carburettor
Transmission Mazda 5-speed
Weight
Brakes f/r disc / disc
Wheels f/r 8,5 x 15 / 11 x 15
Tyres Dunlop

Toyota Corolla GT Bemani
Engine Toyota 4 in line
Bore and stroke 81,0 x 77,0
Size 1587 cc
Cams 2 OHC
Valves per cilinder 4
Power ca. 150 HP
Details Fuel injection
Transmission 5-speed
Weight
Brakes f/r disc /
Wheels f/r
Tyres Dunlop
homepage.mac.com/frank_de_jong/Pages/1986%20Cars.htmlMazda 929 Beek Auto Racing
Engine Mazda rotary 2-rotor
Bore and stroke -
Size
Cams -
Valves per cilinder -
Power 288 HP/7300
Details Bosch fuel injection
Transmission 5-speed
Weight 1040 kg
Brakes f/r disc / disc
Wheels f/r x 16 / x 16
Tyres Dunlop

Nissan Skyline GTS-R Nismo
Engine Nissan RB 20 DET 6 in line
Bore and stroke 78,55 x 67,90
Size 2029 cc
Cams 2 OHC
Valves per cilinder 4
Power 400 HP/7200
Details 1 Garrett turbo
Transmission 5-speed
Weight 1180 kg
Brakes f/r disc / disc
Wheels f/r 9 x 17 / 9 x 19
Tyres Bridgestone

Toyota Supra Turbo RAS
Engine Toyota 6 in line
Bore and stroke 83,0 x 91,0
Size 2954 cc
Cams 2 OHC
Valves per cilinder 4
Power 370 HP
Details 1 turbo
Transmission Hewland 5-speed
Weight
Brakes f/r disc / disc
Wheels f/r 10 x 16 / 10 x 16
Tyres Pirelli

Nissan Skyline GTS-R Nismo
Engine Nissan RB 20 DET 6 in line
Bore and stroke 78,55 x 67,90
Size 2029 cc
Cams 2 OHC
Valves per cilinder 4
Power 400 HP/7200
Details 1 Garrett turbo
Transmission 5-speed
Weight 1325 kg
Brakes f/r disc / disc
Wheels f/r
Tyres Yokohama

Toyota Supra 3.0i Bemani
Engine Toyota 6 in line
Bore and stroke 83,0 x 91,0
Size 2954 cc
Cams 2 OHC
Valves per cilinder 4
Power 312 HP/7000
Details
Transmission 5-speed
Weight 1050
Brakes f/r disc / disc
Wheels f/r
Tyres Dunlop
The older I get, the faster I was...
Edited by: nunoturbo at: 17/11/03 17:01
Que tal mudar este tópico para um forum de acesso geral?
Aki não faz sentido....
The older I get, the faster I was...
Edited by: nunoturbo at: 21/11/03 10:35
Vão ao site
www.pregoafundo.com/ e vejam a lista de inscritos
de um rallie extra-campeonato. Só datsun's são 13.
89-Anibal Rolo/João Rocha Datsun 1200 C 10
90 António Magalhães Tiago Magalhães Datsun 1200 C 10
91 Luis Alegria Datsun 1200 C 10
92 Fernando Sobral Fernando Campos Datsun 1200 C 10
93 Joaquim Guedes Julio Parente Datsun 1200 C 10
94 Joaquim Carreira Datsun 1200 C 10
95 José Carvalho Paulo Brandão Datsun 1200 C 10
96 Duarte Lisboa António Pintado Datsun 1200 C 10
97 Luis Santa y Barbara Rogério Pires Datsun 1200 C 10
98 Marcos Teixeira Pedro Matos Datsun 1200 C 10
99 Mário Mendes Antero Martins Datsun 1200 C 10
100 Paulo A.Antunes Fernando Sousa Datsun 1200 C 10
101 Pereira da Silva Rui Lopes Datsun 1200 C 10
è claro que a juntar a estes,há ainda Yaris, Starlet's, Micra's, Celica's, Corolla's, um Ignis, um mazda 323 além dos Mitsubishi EVO é claro...
The older I get, the faster I was...
Edited by: nunoturbo at: 21/11/03 10:43
Skyline

The older I get, the faster I was...
Verão de 1993 , Rally paper do Rebocho - Coruche ,
1º Lugar - Piloto : Luis Caçador
1º em cronometro com mais de 5 minutos de avanço e primeiro em pontos .
E tenho a Taça para provar .
Tchau
Os carros antigos são feitos para durar.
As corridas na pista citadina de Vila do Conde passaram definitivamente para a história, já que é ponto assente não haver mais nenhuma edição das corridas de velocidade mais concorridas em Portugal.
Rui David do Estrela e Vigorosa confirmou isso mesmo hoje. "Vila do Conde não vai ser feito, acabou em definitivo, não haverá pontuável para o campeonato nem com corridas extra campeonato. Em princípio esta semana vão começar-se a desmontar algumas das estruturas associadas à prova." referiu Rui David que assim coloca um ponto final num dos capítulos mais dourados da história do automobilismo em Portugal.
Este responsável do Estrela e Vigorosa não vê, por enquanto alternativas. "Quanto a outros sítios, neste momento não há nada. Eu gosto de falar sobre coisas concretas, mas de momento não existe nenhuma alternativa concreta. Ainda ontem tive uma reunião em que me foram colocadas várias hipóteses, mas não se adiantou nada" explicou Rui David que ainda rematou o seguinte desabafo, "Infelizmente as coisas ou se resolvem aos milhões ou então nada feito, quando é para resolver aos tostões nunca é possível. Somos um país de megalomanias, é uma postura em que este país infelizmente vive. Como eu não quero entrar em megalomanias, neste momento não tenho ainda alternativas ao fim das corridas em Vila do Conde."
É desta forma que a "Princesa do Ave" deixa de ter o roncar dos motores de competição duas vezes por ano. É desta forma também que morre em definitivo a última grande prova de automóveis em Portugal. Tivemos o fim de Vila Real no início da década de 90, o final do Rali de Portugal pontuável para o mundial e também o fim da Rampa da Falperra no início do sec. XXI. A última das "velhas senhoras", que teve a sua morte tantas vezes anunciada mas outras tantas adiada, acaba de ver mais um anúncio que é mesmo definitivo. É caso para dizer que, das provas em que o público acorre em força, só falta mesmo acabar com o Rallycross de Lousada.
José Ant. Marques com Vitor Martins
The older I get, the faster I was...
No passado Sábado, os veteranos mostraram que ainda estão ai para as curvas. Pelas belas zonas do Oeste português, o ACP Sport pôs pela 15ª vez na estrada o Rallye de Veteranos.
O rallye contou com quarenta e seis participantes divididos por dois ralis - 34 participantes em Regularidade 12 na 1ª Categoria – tendo sido os vencedores, António Gala / Ana Leitão num BMW 1602 na prova de Regularidade e Adalberto Melim / Rui Alves num Alfa Romeo 2000 GTV na de 1ª Categoria.
Pelas 8h30 foi dada a partida, sete eram as provas que a caravana tinha que fazer até voltar as Caldas da Rainha para almoçar.
Para começar, uma verificação de média, aqui se fez a separação, quem vinha para apenas participar ou quem queria levar o prémio do mais regular.
REGULARIDADE:
Pedro Barbosa da Gama começou da melhor forma a prova ao penalizar apenas 4 pontos. António Gala e Ramiro Fernandes fizeram 5 pontos. Os doze primeiros classificados ficaram separados por 12 pontos. Um bom começo de uma corrida que seria disputada até ao seu final.
Logo de seguida para não se perder o ritmo, catorze quilometros de regularidade absoluta. Amaral Marques, no único carro actual que estava a participar em regularidade, penalizou apenas 4 pontos, seguido de Hélder Valente e Pedro Barbosa da Gama com 6 pontos. No final das duas primeiras provas, doze eram os pontos que separavam os oito primeiros da classificação liderada por Pedro Barbosa da Gama.
Pela primeira passagem pela rampa de Porto de Mós, e para provar que estas provas são cada vez mais disputadas, sete foram os vencedores, entre eles Giovanni Salvi, campeão nacional de ralis na década de 70.
De seguida mais uma verificação de média com Alexandre Ferreira a fazer apenas dois pontos deixando o segundo na verificação de média a 4 pontos...
Na segunda passagem pela rampa de Porto de Mós, agora só três conseguiram ficar em primeiro. João Vilarinho, Carlos Torres e Horácio Gonzales conseguiram o tão ambicionado nulo neste tipo de provas.
Voltou-se a repetir a mesma verificação de média e António Gala é o menos penalizado ganhando uma boa vantagem aos seus mais directos adversários. Antes de almoço realizou-se um slalon em que o mais rápido foi José Bessa num Rover Mini.
No final da primeira secção os dois primeiros estavam separados por 1,9 pontos e os quatro primeiros separados por 10 pontos.
Classificação após a primeira secção:
1º Helder Valente /Júlia Rocha Porsche Carrera 2.7 - 56.4pontos
2º António Gala / Ana Leitão BMW 1602 - 58,3p
3º Pinto Antunes / Segarra Marques Porsche 911 - 65,6p
4º Alexandre Ferreira / António Caldeira Mercedes 280 SE -66p
5º Amaral Marques / Amaral Marques BMW 530d - 77,9p
6º João Leitão / Nuno Machado Porsche 911 - 88,6p
7º Barbosa da Gama / David George Datsun 1200 - 100,1p
8º Parcídio Summavielle / Francisco Fonseca Datsun 240 Z - 102p
9º Jorge Migueis / Jorge Cirne Porsche 911 T - 110,5p
(...)
Era entre estes nove concorrentes que se iria decidir a vitoria na prova.
Na segunda passagem pela verificação de média da manha, Parcidio Summavielle, Costa Simões e João Carlos Torres são os menos penalizados, quanto à repetição dos 14km de regularidade absoluta, António Gala e Helder Valente levaram a melhor, mantendo a chama da luta pela vitória no rali bem acesa.
Depois da repetição das duas provas, a caravana do rali seguiu para a zona de Montejunto, por onde passou em tempos o saudoso e glorioso rali de Portugal. Aproveitando um antigo troço desse rali realizou-se uma verificação de média, onde algum nevoeiro e uma chuvinha apimentaram a disputa.
Amaral Marques e Pedro Costa Luz, que penalizaram 3 pontos, acabaram por ser os melhores. Na luta pela vitória, Helder Valente parecia ter dado um passo importante para a vitória ao ganhar 8 pontos a António Gala.
Contudo, na prova seguinte, no Kartodromo do Bombarral – onde João Carlos Torres saiu vencedor - o azar bateu há porta da equipa do Porsche. O cronómetro deixou de colaborar e o duo do carro germânico perdeu 15 pontos para a equipa do BMW.
Faltava apenas o Slalon para terminar o rali e era ai onde tudo se ia decidir. Luís Silva num Datsun 1600 SSS foi o mais rápido e na luta pelo triunfo, Helder Valente dá tudo por tudo. O piloto do Porsche ganhou 2,5 pontos a António Gala, mas não chegou - 1,2 pontos foi o que separou Helder Valente de António Gala.
Pinto Antunes ficou a 2,4 pontos, o que significa que os três primeiros terminaram separados por menos de 3 segundos.
Classificação Final (Regularidade):
1º António Gala / Ana Leitão BMW 1602 -110,6pontos
2º Helder Valente /Júlia Rocha Porsche Carrera 2.7 - 112,2p
3º Pinto Antunes / Segarra Marques Porsche 911 - 113,4p
4º Amaral Marques / Amaral Marques BMW 530d -118,6p
5º Alexandre Ferreira / António Caldeira Mercedes 280 SE - 123,5p
6º João Leitão / Nuno Machado Porsche 911 - 131,6p
7º Parcídio Summavielle / Francisco Fonseca Datsun 240 Z - 163,5p
8º Jorge Migueis / Jorge Cirne Porsche 911 T - 170,6p
9º Barbosa da Gama / David George Datsun 1200 - 173,0p
10º Manuel Costa Simões / José Simões Bristol 404 - 200,8p
(...)
1ª CATEGORIA
A diferença entre esta competição e a Regularidade, estava nas provas em rampa, no kartódromo e nos Slalon, onde para este rali, eram provas de velocidade pura.
Mais uma vez os clássicos bateram os carros actuais, como já tinha acontecido o ano passado, mas desta vez de uma forma mais esmagadora ao ocuparem os três lugares do pódio.
Cedo João Marques e Adalbero Melin mostraram que a luta ia ser entre eles, até ao primeiro Slalon 0,4 pontos separavam os dois com vantagem para João Marques.
No Slalon, Adalbero Melin ganha 10 preciosos segundos a João Marques. O piloto de Leiria dizia, chateado consigo mesmo, no fim do Slalon, "mais parece que o fiz de marcha a trás".
Da parte de tarde, Melin controlou o rali para chegar as Caldas da Rainha como vencedor. João Marques continuou a perder muito tempo, tanto na prova do Kartódromo, como do Slalon final, tendo ainda perdido uma posição para João Queiroz.
Quanto aos carros actuais, Pedro Jerónimo foi o melhor ficando em quarto a 41,2 pontos do vencedor, no seu bonito Porsche 911 Carrera.
A prestação do ACP Sport teria nota 20, mas a organização caiu no erro de se tornar muito rígida em tomar decisões que não beneficiaram ninguém. Como é exemplo o controlo de chegada ao último Slalon, que por culpa da organização não tinha espaço para todos os carros. Com isto, o controlo ficou cheio de tal maneira que houve carros que ficaram a mais de 200 metros do controlo, em vez de anular o controlo pois não tinha nenhum interesse desportivo, obrigou os concorrentes a irem controlar a pé............quem não o fez foi desclassificado.
Quanto ao resto, parabéns ao ACP Sport por mais esta iniciativa e que venha a 16ª edição...
Classificação Final (1ª Categoria):
1º Adalberto Melin / Rui Alves Alfa Romeo 2000 GTV - 477,7pontos
2º João Queiroz / Marta Queiroz BMW 2002 Tii - 486,4p
3º João Marques / Carlos Costa Ford escort RS - 495,1p
4º Pedro Jerónimo / Carlos Hipólito Porsche 911 Carrera - 519,2p
5º Camilo Figueiredo / Luís Fernandes Opel 1904 SR - 686,1p
6º Jacinto Baeta / José Baeta Peugeot 106 - 769,3p
7º Pedro Silva Dias / Glória Pinto Datsun 240Z - 905,9p
8º João Antunes / João Dias Ford Escort 2000 - 1009,8p
(...)
The older I get, the faster I was...
No passado Sábado, os veteranos mostraram que ainda estão ai para as curvas. Pelas belas zonas do Oeste português, o ACP Sport pôs pela 15ª vez na estrada o Rallye de Veteranos.
O rallye contou com quarenta e seis participantes divididos por dois ralis - 34 participantes em Regularidade 12 na 1ª Categoria – tendo sido os vencedores, António Gala / Ana Leitão num BMW 1602 na prova de Regularidade e Adalberto Melim / Rui Alves num Alfa Romeo 2000 GTV na de 1ª Categoria.
Pelas 8h30 foi dada a partida, sete eram as provas que a caravana tinha que fazer até voltar as Caldas da Rainha para almoçar.
Para começar, uma verificação de média, aqui se fez a separação, quem vinha para apenas participar ou quem queria levar o prémio do mais regular.
REGULARIDADE:
Pedro Barbosa da Gama começou da melhor forma a prova ao penalizar apenas 4 pontos. António Gala e Ramiro Fernandes fizeram 5 pontos. Os doze primeiros classificados ficaram separados por 12 pontos. Um bom começo de uma corrida que seria disputada até ao seu final.
Logo de seguida para não se perder o ritmo, catorze quilometros de regularidade absoluta. Amaral Marques, no único carro actual que estava a participar em regularidade, penalizou apenas 4 pontos, seguido de Hélder Valente e Pedro Barbosa da Gama com 6 pontos. No final das duas primeiras provas, doze eram os pontos que separavam os oito primeiros da classificação liderada por Pedro Barbosa da Gama.
Pela primeira passagem pela rampa de Porto de Mós, e para provar que estas provas são cada vez mais disputadas, sete foram os vencedores, entre eles Giovanni Salvi, campeão nacional de ralis na década de 70.
De seguida mais uma verificação de média com Alexandre Ferreira a fazer apenas dois pontos deixando o segundo na verificação de média a 4 pontos...
Na segunda passagem pela rampa de Porto de Mós, agora só três conseguiram ficar em primeiro. João Vilarinho, Carlos Torres e Horácio Gonzales conseguiram o tão ambicionado nulo neste tipo de provas.
Voltou-se a repetir a mesma verificação de média e António Gala é o menos penalizado ganhando uma boa vantagem aos seus mais directos adversários. Antes de almoço realizou-se um slalon em que o mais rápido foi José Bessa num Rover Mini.
No final da primeira secção os dois primeiros estavam separados por 1,9 pontos e os quatro primeiros separados por 10 pontos.
Classificação após a primeira secção:
1º Helder Valente /Júlia Rocha Porsche Carrera 2.7 - 56.4pontos
2º António Gala / Ana Leitão BMW 1602 - 58,3p
3º Pinto Antunes / Segarra Marques Porsche 911 - 65,6p
4º Alexandre Ferreira / António Caldeira Mercedes 280 SE -66p
5º Amaral Marques / Amaral Marques BMW 530d - 77,9p
6º João Leitão / Nuno Machado Porsche 911 - 88,6p
7º Barbosa da Gama / David George Datsun 1200 - 100,1p
8º Parcídio Summavielle / Francisco Fonseca Datsun 240 Z - 102p
9º Jorge Migueis / Jorge Cirne Porsche 911 T - 110,5p
(...)
Era entre estes nove concorrentes que se iria decidir a vitoria na prova.
Na segunda passagem pela verificação de média da manha, Parcidio Summavielle, Costa Simões e João Carlos Torres são os menos penalizados, quanto à repetição dos 14km de regularidade absoluta, António Gala e Helder Valente levaram a melhor, mantendo a chama da luta pela vitória no rali bem acesa.
Depois da repetição das duas provas, a caravana do rali seguiu para a zona de Montejunto, por onde passou em tempos o saudoso e glorioso rali de Portugal. Aproveitando um antigo troço desse rali realizou-se uma verificação de média, onde algum nevoeiro e uma chuvinha apimentaram a disputa.
Amaral Marques e Pedro Costa Luz, que penalizaram 3 pontos, acabaram por ser os melhores. Na luta pela vitória, Helder Valente parecia ter dado um passo importante para a vitória ao ganhar 8 pontos a António Gala.
Contudo, na prova seguinte, no Kartodromo do Bombarral – onde João Carlos Torres saiu vencedor - o azar bateu há porta da equipa do Porsche. O cronómetro deixou de colaborar e o duo do carro germânico perdeu 15 pontos para a equipa do BMW.
Faltava apenas o Slalon para terminar o rali e era ai onde tudo se ia decidir. Luís Silva num Datsun 1600 SSS foi o mais rápido e na luta pelo triunfo, Helder Valente dá tudo por tudo. O piloto do Porsche ganhou 2,5 pontos a António Gala, mas não chegou - 1,2 pontos foi o que separou Helder Valente de António Gala.
Pinto Antunes ficou a 2,4 pontos, o que significa que os três primeiros terminaram separados por menos de 3 segundos.
Classificação Final (Regularidade):
1º António Gala / Ana Leitão BMW 1602 -110,6pontos
2º Helder Valente /Júlia Rocha Porsche Carrera 2.7 - 112,2p
3º Pinto Antunes / Segarra Marques Porsche 911 - 113,4p
4º Amaral Marques / Amaral Marques BMW 530d -118,6p
5º Alexandre Ferreira / António Caldeira Mercedes 280 SE - 123,5p
6º João Leitão / Nuno Machado Porsche 911 - 131,6p
7º Parcídio Summavielle / Francisco Fonseca Datsun 240 Z - 163,5p
8º Jorge Migueis / Jorge Cirne Porsche 911 T - 170,6p
9º Barbosa da Gama / David George Datsun 1200 - 173,0p
10º Manuel Costa Simões / José Simões Bristol 404 - 200,8p
(...)
1ª CATEGORIA
A diferença entre esta competição e a Regularidade, estava nas provas em rampa, no kartódromo e nos Slalon, onde para este rali, eram provas de velocidade pura.
Mais uma vez os clássicos bateram os carros actuais, como já tinha acontecido o ano passado, mas desta vez de uma forma mais esmagadora ao ocuparem os três lugares do pódio.
Cedo João Marques e Adalbero Melin mostraram que a luta ia ser entre eles, até ao primeiro Slalon 0,4 pontos separavam os dois com vantagem para João Marques.
No Slalon, Adalbero Melin ganha 10 preciosos segundos a João Marques. O piloto de Leiria dizia, chateado consigo mesmo, no fim do Slalon, "mais parece que o fiz de marcha a trás".
Da parte de tarde, Melin controlou o rali para chegar as Caldas da Rainha como vencedor. João Marques continuou a perder muito tempo, tanto na prova do Kartódromo, como do Slalon final, tendo ainda perdido uma posição para João Queiroz.
Quanto aos carros actuais, Pedro Jerónimo foi o melhor ficando em quarto a 41,2 pontos do vencedor, no seu bonito Porsche 911 Carrera.
A prestação do ACP Sport teria nota 20, mas a organização caiu no erro de se tornar muito rígida em tomar decisões que não beneficiaram ninguém. Como é exemplo o controlo de chegada ao último Slalon, que por culpa da organização não tinha espaço para todos os carros. Com isto, o controlo ficou cheio de tal maneira que houve carros que ficaram a mais de 200 metros do controlo, em vez de anular o controlo pois não tinha nenhum interesse desportivo, obrigou os concorrentes a irem controlar a pé............quem não o fez foi desclassificado.
Quanto ao resto, parabéns ao ACP Sport por mais esta iniciativa e que venha a 16ª edição...
Classificação Final (1ª Categoria):
1º Adalberto Melin / Rui Alves Alfa Romeo 2000 GTV - 477,7pontos
2º João Queiroz / Marta Queiroz BMW 2002 Tii - 486,4p
3º João Marques / Carlos Costa Ford escort RS - 495,1p
4º Pedro Jerónimo / Carlos Hipólito Porsche 911 Carrera - 519,2p
5º Camilo Figueiredo / Luís Fernandes Opel 1904 SR - 686,1p
6º Jacinto Baeta / José Baeta Peugeot 106 - 769,3p
7º Pedro Silva Dias / Glória Pinto Datsun 240Z - 905,9p
8º João Antunes / João Dias Ford Escort 2000 - 1009,8p
(...)
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Yahoo!
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este tenho-o eu e tenho feito ralis de clássicos com ele
Esse carro tem pelo menos este resultado relevante:
12ºGeral Rali Portugal Vinho do Porto 1976 Ferreira da Cunha/G.Rezende
Ainda tenho muitas mais revistas da epoca para verificar, depois coloco mais resultados desse carro...
Já agora, ès o Ferreira da Cunha ou da familia? Se fores por certo saberás o historial do veiculo!
De qualquer maneira o meu objectivo quando iniciei este topico era descobrir o curriculo de alguns JA's que por ai andam, pelos vistos já começou a dár os seus frutos
Queremos fotos e mais histórias sobre este carro!!!!
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2003

2002

2001

VAMOS ACOMPANHAR O DESEMPENHO DO NOSSO "COMPANHEIRO" PEDRO DIAS EM
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Edited by: nunoturbo at: 8/1/04 12:02
Golpe de teatro, André Couto no Campeonato Japonês de GT
Data: 15/01/2004 10:40
O piloto português André Couto, que corre com as cores de Macau, vai disputar na próxima temporada o Campeonato Japonês de GT (JGTC) ao volante de um carro oficial da Toyota.
A opção pelos GT's no Japão foi tomada ontem, depois de algumas semanas de negociações e de manifestações de interesse de várias equipas, entre elas a Alfa Romeo Autodelta, no trabalho de André Couto.
De lado fica, então, a hipótese Alfa Romeo, para correr o campeonato da Europa de Turismo (ETCC). Aliás, André Couto foi dado como quase certo no campeonato ao volante de um Alfa Romeo 156 GTA mas as condições financeiras propostas pela Toyota foram muito mais viáveis e o piloto da RAEM não pode ignorar tal facto.
André Couto, que no ano passado disputou o Campeonato Europeu de Turismo aos comandos de um Honda Civic Type-R da PRO Motorsport, e concluiu a temporada no Grande Prémio de Macau num Alfa Romeu 147, vai ser um dos pilotos da Toyota Team Sard. Esta é uma das três formações oficias da marca niponica no campeonato e é conhecido dos europeus graças as diversas participações nas 24 horas de Le Mans.
Em declarações à Lusa, André Couto, que vai guiar um Toyota Supra, disse que a opção japonesa "foi excelente, porque os carros são muito rápidos e a equipa tem capacidade para obter bons resultados".
O piloto português residente em Macau disse ainda estar contente por voltar ao Japão, ele que por lá correu durante um ano na Formula Nippon e no Campeonato Japonês de GT aos comandos de um McLaren F1.
Esta ligação à Toyota pode abrir novas portas ao português, que agora têm pela frente uma super-competitiva temporada.
Sérgio Fonseca
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Regularidade Historica: 7º Monte-Carlo Historique
Data: 27/01/2004 10:15
Está ai à porta uma das provas mais míticas dos ralis de regularidade, o 7º Monte-Carlo Historique. Este ano voltamos a ter uma lista de inscritos invejável onde encontramos Daniel Cool vencedor do rali em 1999, John Buffun 3º em 2000 vai acompanhado por Ralph Beckman 3º em 99, o vencedor de 2000 Tom Granli também esta presente, o segundo classificado desse mesmo ano Daniel Reuter o vencedor de 2001 Philip Armstrong, Otto Kristensen, vencedor em 2002 vai sair com o nº1 nas portas, Gianmaria Aghem, terceiro em 2002 e claro Monty Karlan um expert neste tipo de provas, que só neste rali tem um palmares invejável segundo em 99, em 2000 como navegador do piloto de ralis John Buffun ficou em terceiro, em 2003 só não ganhou a prova porque no desempate perdeu para Jean Ferry que este ano não vai defender a vitória conquistada o ano passado.
Os acima referidos são conhecidos pela sua regularidade neste tipo de prova, mas também estão inscritos concorrentes tão conhecidos ou mais que estes, como Tony Fall, Jean Ragnotti, "Tchine", pilotos que tivemos o prazer de vê-los correr no saudoso Rali de Portugal, Erik Comas, ex-piloto de F1 que trás sempre a sua equipa (Comas Historic Racing) e os seus sete Alpines, Alan Lopes, experiente piloto de Todo-o-Terreno com várias chegadas ao Lago Rosa (Dakar) Peter Patrick, conhecido por ter posto de pé o BPR, Jean Sage, conhecido jornalista pelas suas reportagens sobre os Ferrari, e Stephan Roux, companheiro de equipa de Luís Marques no Campeonato Francês de GT e responsável por ter posto de pé o Trofeu Porsche em França, não fosse ele na altura Director de Comunicação da Porsche-France.
A todo, a caravana é constituida por 39 Porsches,30 Alfa Romeos, 29 Renault Alpine (sim, só Renault Alpine) e 27 Lancias, mas ainda há mais.
Para defender as cores nacionais foi criada a equipa
PIRATE (Portuguese hIstorique RAlly TEam), constituída por 5 duplas:
Pedro Dias da Silva / João Vilarinho num Datsun 240Z que o ano passado terminaram em 73º, Joaquim Amaral Marques / Ricardo Amaral Marques no habitual Morris Cooper S, João Pinheiro / Jorge Alves num Porsche 911 Carrera RS, Pinto Antunes / Segarra Marques num Ford Escort TC que o ano passado não tiveram uma participação muito feliz e João Queiroz / Marta Queiroz num BMW 2002 Tii que o ano passado terminaram na 22ª posição.
O rali começa dia 30 de Janeiro pelas 15h com a etapa de concentração para os participantes que têm saída marcada de Copenhaga (Dinamarca).
Esta edição tem algumas novidades em relação a outros anos, como road-book mesmo que nas zonas de regularidade não tem distâncias, mas é bem mais fácil do que realizar o rali todo à volta dos mapas.
Mas como se sabe o itinerário muito tempo antes, antes cabia aos participantes realizarem os seus próprios road-book, este ano ficou só a tarefa de identificar as distâncias que não eram fornecidas pela a organização.
O trabalho foi realizado pela dupla do Datsun 240z Dias da Silva / João Vilarinho que não conseguiram escapar a uma placa de gelo e que necessitaram da ajuda de um limpa neves.
Desejamos melhor sorte quando for a prova a esta e as outras 4 equipas nacionais.
FPPF
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Edited by: nunoturbo at: 27/1/04 16:04
cool!!!!!!!
Até que enfim que alguem participa aki...
Será que ninguem daki gosta de corridas e de carros de corrida?????
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Troféu Datsun para 2004 De todos os troféus falados para 2004, encontram-se por enquanto apenas confirmados três. O Troféu PRM, a Taça Toyota T-Sport e o Troféu Datsun 1200, que entra assim no seu terceiro ano de vida.
E é precisamente sobre este último que nos iremos debruçar neste artigo, dando conta dos pormenores conhecidos até ao momento.
Segundo o Clube Aventura de José Megre e principal responsável pela organização desta competição, surgiram mais de 80 interessados nas novas jantes do tipo Minilite, obrigatórias para 2004, sendo este dado um indicador de que será possível reunir um bom lote de participantes divididos entre o Troféu Sprint, com 6 eventos de 2 corridas cada, e o Troféu de Resistência, com 3 corridas de 4 horas e uma de 6 horas, para equipas de 2 ou 3 pilotos.
Segundo a mesma fonte, verificou-se em 2003, que o número de pilotos participantes aumentou em relação a 2002, pois quase 140 pilotos participaram nos 10 eventos de 2003, ou seja, o Troféu alargou assim o número de entusiastas que aderiram a esta iniciativa, embora repartidos pelos dois Troféus realizados em 2003.
Alterações para 2004
Para além da introdução das novas jantes, de 13 x 6", dos pneus MABOR 165 x 65 x 13, irá ser obrigatória a utilização de molas de suspensão da frente igual para todos, cujo custo de cada par será de 80 euros + IVA = 95.20€, (preço válido só para a 1ª encomenda).
O preço de uma 2ª encomenda é sensivelmente superior (quase o dobro). As molas serão fornecidas unicamente pela organização e serão produzidas numa fábrica especializada, em Itália.
Para além destes três pontos (jantes, pneus, e molas), não será introduzida nenhuma outra alteração para 2004.
Quanto às jantes deverão chegar até ao fim de Janeiro, a tempo da 1ª corrida de Resistência, que se irá realizar no Estoril.
Estão já disponíveis no site da FPAK, os regulamentos técnico e desportivo para o troféu deste ano, que numa primeira análise não contém grandes alterações, para além das acima descritas.
Valores de Inscrição para o Troféu Datsun 2004.
A organização através de um esforço conjunto entre patrocinadores e dos Clubes, consegui reduzir os valores de inscrição no Troféu, e apresentar várias formas de participação.
Assim:
a) O valor de Inscrição no Troféu de Velocidade será de 1.000 euros, com direito a disputar 6 provas de Velocidade (duplas), para além do Troféu de Resistência (3 a 4 provas de 4 a 6 horas). Este valor significa que, se o dividirmos pelo número de corridas em que se pode participar, o custo por corrida será pouco mais de 50 € (e 4 delas são de 4 ou 6 horas). Para além disso, todos os pilotos beneficiarão de uma redução significativa no valor de inscrição nas corridas (ver à frente).
b) Inscrição no Troféu de Velocidade só para 3 provas – 650 euros
c) Inscrição numa só prova do Troféu de Velocidade – 250 euros
d) Inscrição no Troféu de Resistência (3 ou 4 provas) por piloto – 500 euros
e) Inscrição por piloto numa só prova do Troféu de Resistência – 175 euros
f) Inscrição numa única corrida do Troféu de Velocidade para os inscritos na Resistência – 125 euros
Inscrições nas Provas
O custo de inscrição nas provas (que deverá ser pago ao Clube Aventura) não ultrapassará os 300 euros incluindo seguro, o que representa, uma redução significativa sobre os preços praticados em 2003, que eram de 400 euros + seguro, ou 500 euros + seguro.
E isto porque, a organização decidiu assumir, desde já, o pagamento do valor da corrida aos Clubes, para poder assegurar aos pilotos um preço de inscrição mais reduzido e pré-determinado, facto que não aconteceu no ano transacto, o que segundo a Megre Motorsport, " representa um risco importante para nós, por isso gostaríamos que todos compreendessem o esforço que estamos a fazer para reduzir custos para os pilotos".
Inscrição no Troféu e Entrega de Materiais
Os organizadores contam receber as molas até 15 de Janeiro, e as jantes até finais do mesmo mês. Nessa altura iniciar-se-á a sua entrega aos interessados, que deverão liquidar até essa data (15 de Janeiro), metade do valor da inscrição no Troféu e o valor das molas. O restante deverá ser pago até 1 de Fevereiro (Troféu de Resistência) ou 15 de Fevereiro (Sprint).
Os preços anunciados das molas e das jantes são válidos apenas até esta data, e de acordo com as encomendas que foram feitas.
É possível que, se houver algum atraso na chegada das jantes, se opte por entregar este material – jantes (e pneus Mabor), no Circuito do Estoril, a 12 de Fevereiro, na altura da realização da 1ª prova de resistência, servindo assim esta de teste para os novos equipamentos.
É no entanto e mais uma vez segundo a organização,"nossa intenção fazê-lo antes desta data, mas os atrasos que se verificaram na encomenda das jantes (facto que se traduzia também no interesse dos pilotos no Troféu 2004 e a consequente viabilidade do mesmo), não permite fazê-lo de outra forma. No entanto, o problema será igual para todos, e forneceremos todos na mesma data, seja ela qual for".
Calendário de Provas:
TROFÉU VELOCIDADE
20 / 21 Março - Circuito ACDME 1
24 / 25 Abril - Circuito BRAGA 1
29 / 30 Maio - Circuito ACDME 2
17 / 18 Julho - Circuito BRAGA 2
11 / 12 Setembro - Circuito ACDME 3
16 / 17 Outubro - Circuito BRAGA 3
TROFÉU RESISTÊNCIA:
12 Fevereiro - 4 Horas MABOR -ACDME
12 Junho* - 6 Horas ELF-BRAGA
6 Novembro - 4 Horas ROTOR -BRAGA
4 Dezembro - 4 Horas NISSAN -ESTORIL
*A data da corrida de 12 de Junho ainda não está confirmada, devido a coincidir em data e local, com o primeiro jogo do EURO 2004. As designações das Corridas poderão ainda ser alteradas.
Para obter mais informações sobre esta competição, todos os interessados devem consultar o site do clube organizador em www.clubeaventura.pt
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Mazda não é.
Pode ser um Dat ou um Colt.
Aposto num Colt Cricket.
» Nuno Mourão 30/01/2004 09:10:13
É com enorme orgulho Luso e satisfação que assistimos ao gradual aumento de participações Portuguesas em eventos desportivos além fronteiras, nomeadamente, relacionados com clássicos. Assim, e não esquecendo de forma alguma todos os participante deste ano no Monte Carlo Historique, é com particular satisfação que o AJA - Amigos dos Japoneses Antigos (em www.amigosjaponesesantigos.web.pt) torce pela dupla - Pedro Dias / João Vilarinho em DATSUN 240Z.
Votos de um excelente rally para todos os participantes e que o nome de Portugal fique mais uma vez dignamente registado e representado na história do automobilismo mundial!
BOA SORTE
In SPORTMOTORES - FORUM "Ralis de Regularidade " - Portugueses no 7e RALLYE MONTE-CARLO HISTORIQUE
www.sportmotores.com
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Este é um 1200 e participou no camp. regional de iniciados- 73 Lisboa. Tenho algumas fotos dele no Autodromo que entretando irei enviar.
Bons slides
UUUUAAAAAAAAAAAUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!!!!!!!!!!!!!!
FANTÁSTICO
PARABÉNS, aerranjas mais fotos deste tipo?
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Não sei... Estas tirei-as de um livro que tive cá em casa, sobre a história do rally de Portugal.
Com tempo se achar mais alguma coisa logo coloca aqui.
Cumps
Troféu Datsun inicia-se este fim de semana
Data: 18/03/2004 00:50
Estão inscritos mais de 30 pilotos, número que mantém o Troféu Datsun 1200 como o mais participado de todos os que se realizam em Portugal. Com as jantes Minilite de 13", e os pneus Mabor, mais largos que os anteriores, o carro apresenta já um aspecto exterior muito diferente. Com estas alterações, para além das novas molas da frente, que são iguais para todos os concorrentes, o carro consegue uma velocidade superior em curva, e uma melhor travagem, conseguindo uma melhoria de 3 a 4 segundos em cada volta!
Entre os favoritos podemos contar com Marcos Teixeira, Francisco Penha, João Andrade, Jorge Antunes, Hélder Pimenta, Miguel Couceiro e Sérgio Oliveira. Aníbal Rolo é o piloto convidado da Megre Motorsport. Está já confirmado que o Troféu Datsun 1200 terá mais uma prova, em Jarama, nos dias 17 e 18 de Abril, havendo já, mais de 30 pilotos inscritos, para um número máximo de 40 participações disponíveis.
José Ant. Marques com A.I.
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International Rally Victories and notable finishes
1969 RAC Rally team prize Datsun p510
1969 Tap Rally of Portugal Jose Lampreia and Chris Melville 2 nd overall 510
"Chavna" and Loyens 3 rd overall 1969 E.A. Safari Rally Jamil Din /Maksood Minas 3 rd overall/first in class 510
1970 E.A. Safari Rally Edgar Herrmann and Hans Schuller 1st overall 510
Joginder Singh/ Bharat Bhardwaj 3 rd overall 510
1970 Australian Ampol Trial Herrmann and Schuller 1st overall 510
1970 Press On Regardless Rally Vanier Bros. 2nd overall 510
1971 E.A. Safari Rally Edgar Herrmann and Hans Schuller 1st overall 240Z
Shenkar Mehta/Mike Doughty 2 nd overall 240Z
1972- Monte Carlo Rally Rauno Aaltonen and Jean Todt 3 rd overall 240z
1973 Ivory Coast(Bandama) Rally Hermann and Schuller 1 st overall 610
1973 E.A. Safari Rally S. Mehta/Lofty Drews 1st overall 240Z
H Kallstrom/C. Billstam 2 nd overall 510
1973 Press On Regardless Rally J and C Smiskol 3rd 240z,J Rodgers/E Brooks 5th 510sss
1974 Rally of Portugal Harry Kallstrom/Claes Billstam 2nd in class 260z 1974 Rideau Lakes Rally E Jones/M Hathaway 5th overall 510
1975 Rally de Portugal Cortes/Gomes 5th overall 260z 1976 Acropolis Rally Kallstrom/Andersson 1st overall Datsun Violet
S. Mehta/ H.Liddon 3rd overall Datsun Violet
1977 Acropolis Rally Kallstrom/Billstam 3rd overall Datsun Violet
Siroco/Makrinos 5th overall Datsun Violet
1977 E.A. Safari Rally R. Altonen/ L. Drews 2nd overall Datsun Violet
1978 Acropolis Rally Mehta and Mehta 3rd overall Datsun Violet
1978 E.A. Safari Rally R. Altonen/ L. Drews 3rd overall Datsun Violet
1979 Acropolis Rally Timo Salonen/Seppo Hajanne 2 nd Violet
Kallstrom/Billstam 3rd overall Datsun Violet
1979 rally of Great Britain Salonen and Stuart Pegg 3 rd Violet
1979 E.A. Safari Rally Mehta/Doughty 1st overall Datsun Violet
1980 Acropolis Rally Timo Salonen/Seppo Hajanne 2 nd Violet
1980 E.A. Safari Rally Mehta/Doughty 1st overall Datsun Violet
R. Altonen/ L. Drews 2nd overall Datsun Violet
1981 New Zealand Rally Timo Salonen/Seppo Hajanne 1 st overall 160J Violet
1981 Corsican Tour de Course Rally Tony Pond/Ian Grindrod 3 rd Violet GT
1981 Rally of Argentina Shenkar Mehta/Yvonne Menta 2 nd overall Violet GT
Jorge Recalde/Jorge Del Buono 3 rd Violet 160J
1981 E.A. Safari Rally Mehta/Doughty 1st overall Datsun Violet
R. Altonen/ L. Drews 2nd overall Datsun Violet
Mike Kirkland/Dave Haworth 3 rd overall Datsun Violet
1982 E.A. Safari Rally Mehta/Doughty 1st overall Datsun Violet
Kirkland/Anton Levitan 3rd overall Datsun Violet
1983 New Zealand Rally Timo Salonen/Seppo Hajanne 1 st overall 240rs
1985 E.A. Safari Rally Kirkland/Anton Levitan 3rd overall Nissan 240rs
1988 E.A. Safari Rally Kirkland/ Robin Nixon 2nd overall Nissan 200sx
Per Eklund/Dave Whittrock 3rd Nissan 200sx
1989 E.A. Safari Rally Kirkland/ Robin Nixon 2nd overall Nissan 200sx
1992 Swedish rally Stig Blomquist/Benny Melander 3rd overall Sunny Gti-R
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em
www.portalclassicos.com Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Bartolomeu Lourenço/Alzira Lourenço
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ENCONTRO NACIONAL AJA DIA 9 DE MAIO NA FIGUEIRA DA FOZ . INSCREVAM-SE
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ENCONTRO NACIONAL AJA DIA 9 DE MAIO NA FIGUEIRA DA FOZ . INSCREVAM-SE
DATSUN 240 Z Grupo 5, de Helder Valente, ainda na primeira fase de preparação. Tinha o patrocínio dos Jeans JAMES, os círculos eram azuis e as letras no carro eram vermelhas (estamos em 77, tudo muito psicadélico). (foto: Rui Queirós)
Pedro Leal
Datsun 240 Z de Helder Valente, um dos Grupo 5 feitos em Portugal a partir do nada, e que era capaz de alcançar alguns bons resultados à geral. Aqui na Pena foi o 3º do agrupamento B, sendo apenas batido pelo 911 Targa de Silva e pelo inspirado Tino Pereira. Atrás do 240Z, um outro carro japonês, mas desta vez mais pacifico. Tratava-se do novo Toyota Corolla S20 de Veloso Amaral, carro que substituiu o anterior Renault 12, com igual consistência nas classificações obtidas: ou seja, desistência ou último!
Pedro Leal
Edited by: PedroXXL
at: 2/7/04 9:42
José Vieira, no Datsun 1200 é seguido pelo grande Chevrolet Corvette de Carlos Cabral que mais uma vez demonstrou não estar ainda devidamente afinado. Depois de uns treinos para esquecer, o Corvette viria a desistir na corrida, mais uma vez, por sobreaquecimento do motor. (Foto: Rui Queirós)
Pedro Leal

Datsun Violet GT
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Em África do Sul....
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Mais um alemão a levar na cabeça...
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Shekar Metha (acho que é assim que se escreve) foi "rei" do rallye Safary durante anos com um Datsun 160 J!
Penso que Santinho Mendes terá sido campeão nacional de rallyes durante 2 anos com identica "montada"!
Boas curvas
Carlos Vaz
este subforum é uma maravilha visual
estas fotos todas dão me a volta ao miolo

Grande Américo!!!!!!
Belo espólio!!!!!!!
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Reparem que as fotos dos Starlet demonstram aquela velha historia que o carro era usado no dia a dia à semana e nas corridas ao fim de semana.
Conseguem-se ver os bancos dos passageiros e as pinturas dos carros são normais monocolor com meia duzia de autocolantes por cima!
Pedro Leal
Molhei o teclado todo...
" Surgiram casos curiosos de alguns pilotos que se prepararam para disputar o Troféu com o carro... com que a mãe ía ás compras! Porque não?! "
AJA na automobilia do Hacets - 20 e 21 de Novembro @ Moita
Entre os quais o Pedro Matos Chaves...
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aqui esta mais um toyota

e aqui esta a pagina toda, só para verem a classificaçao no fundo da pagina.
www.pacificforestrally.com/archives/1979/1979PFRstory.htm

RAC rally
3rd - Timo Salonen/Stuart Pegg (Datsun 160J) astounded many with their drive to third place. The result secured the runners up spot in the World Manufacturers' Championship for Datsun after it had been under threat prior to the RAC from Fiat. In the picture above Salonen has a temporary rear screen fitted as the original one was shattered after a heavy landing.
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Datsun 1200 EL-93-88 > Conduzido por Faria da Silva no Rali do Sporting
Datsun 1200 IN-48-27 > Conduzido por Santinho Mendes no Rali do Sporting
Corolla KE25 (ou TE27) NR-65-39 > Conduzido por António Soares no Rali do Sporting. Participou também no Rali da Acropole.
Mazda 818 ou RX-3 > Conduzido por Carlos Torres (Team Tabaqueira?) no Rali do Sporting
71 TA22 ST Flat Light - Long term project.
74 TA22 ST
74 KE25 - Tune up project.
87 AE86 Levin
Retirado do site SANZALANGOLA.COM

Apesar de na imagem dizer Subaru, é um Mazda RX-2 conduzido por Laranjeiro Abreu e co-piloto Veloso Amaral

Que Suzuki é este?


Escrito por
Renato santos em
Sanzalangola.comFrom: RENATO SANTOS (Jul 25, 2005 18:49 EDT)
Neste Rallye, capotei antes de chegar ao Duque de Bragança, tendo terminado a 1ª parte, em 15º lugar. Ao ganhar a prova complementar, no campo de futebol e vários troços no regresso a Malanje, consegui ficar em 3º lugar na Geral. Ganhou o Vilela de Matos, em Lancia e em 2º lugar ficou o Nobre em Lotus. Só vi as primeiras 70 fotos.
Não vivi estes tempos, mas até eu sinto alguma nostalgia...
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Retirado do site SANZALANGOLA.COM

From: Luisa Melo (May 08, 2005 20:48 EDT)
Este Honda era propriedade do Chico Bamba
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Edited by: nunoturbo at: 27/10/05 10:23
Nuno,
como vês, também ando noutras...........andanças.
Tenho muito mais material do que há nesse site, mas não há tempo para tudo.
Exemplos de mais fotos aqui na gaveta:
Honda Civic série 1 - racing
Datsun 510 - 2 portas -racing
Carradas de Mazda´s.......
Datsun 260 e 280 Zx (ou XZ)-racing
Nissan IMSA GTP (Brabham) da Electromotive-racing
Toyota Celica IMSA - racing
Todo o tipo de Can-Am´s anos 80
Todos os F1 dos anos 80 e finais de 70
+Alfas, Bm´s, Lotus,Chevy´s,Porsches..........
Tudo visto ao ..........vivo.
Já agora, se te lembrares, eu disse em tempos que andei num Ford Gt 40. é o que está nesse forum/site.
Alguns desses carros estão ainda a correr.......cá. Os tais que agora têm 300cv´s e fazem 10000 rpm.
Isto é o que dá ter sido "adulto" nos anos 70/80.
Quote:
Alguns desses carros estão ainda a correr.......cá. Os tais que agora têm 300cv´s e fazem 10000 rpm.
Isso é "boca" para barulho...
Conta mais coisas dessas que eu quero ouvir...
Já agora... se puderes, vai estudando o "envevenamento" de um motor A14 da Datsun...
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Nuno, fui repescar ese parágrafo meu que estava no Off-Topic:
"Uns Escort´s clássicos da nossa praça (de 73/74), têm motores de 300 cv e 14000 rpm. Os originais tinham 230cv e faziam 8000 rpm.
Uma "barcheta" clássica da nossa praça (um Alfa Bogani???) andou nos clássicos e ganhou até se descobrir que era uma "clássico" não dos anos 70 mas sim de 84/85.
Um BM 2002 andou no Estoril (clássicos)com um motor de F2."
Agora, ainda mais;
Existem mais Escorts RS em circulação em Portugal do que foram construidos.
Existem mais Cooper S a norte do Tejo do que foram construidos.
Vi um Datsun 1200 so troféu na Arrábida com menos de 800 Kilos.
Ignições electrónicas não existiam em Gr 1 e Gr2 no início dos anos 70.
Injecções eram mecânicas "Kugelfisher" e Lucas no início dos anos 70."Spica" nos Alfas.
Vi um Cooper S com cabeça de 16 válvulas e 4 carburadores, Não andava um cor..
Visto por fora a diferença entre um 1200 e um 1400 da época é......nenhuma..............
Muitos dos mencionados Escorts têm caixa de velocidades do Maseratti BiTurbo. É uma ZF na mesma....Já tive de trabalhar numa.............numa prova do.............Nacional.
Já agora, alguém pode comparar tempos no Estoril entre o ano de 1974 e o ano de 2003/04/05 para os seguintes carros;
Datsun 1200 Gr1 e troféu.
Bmw 2002.
Ford Escort Rs
Mini Cooper S
Lola 212
Chevron B19
Cortina Lotus-comparados com os do Historic Festival de 2004.
Era capaz de dar para rir.
Também para dar o braço a torcer e não pensarem que sou só crítico, aqui vai uma bojarda;
"Alguns dos carros das corridas de clássicos que vejo correr hoje em Portugal, andavam muito mais ............se os motores fossem Standard originais, sem modificação. Isto vai também para uns japoneses: Mazda, Datsun, Levin...........Guess?
Quanto a envenenamento de um A14, a receita está pronta-
é sempre a mesma: sem folgas, nada partido, sem ter sido mexido pelo "Beto Mãozinhas", bem limpo, bem afinado, compressão á moda do..............: válvulas trabalhadas á moda do ..........; admissão trabalhada á moda do.........:carburador á moda do...........colector e escape á moda do..............distribuição á moda do..........
E pronto passa logo de 60 cavalos para uns--------------500
Só 500 porque esse motor ainda é de varetas, senão............
Depois é só ligar o NOS...............1000 cv´s.
O Suzuki lá de cima é um.............Subaru FF1. Está mal legendado."Toninho Roque".
Esta pergunta é para o Toninho Roque:
Todos os carros que participavam em provas estavam devidamente mexidos, ou alguns (muitos) deles estavam na sua versão stock? Refiro-me principalmente aos japoneses!
A razão desta pergunta é que já tenho visto algumas fotos, e esta ultima do S800 é um exemplo, em que os carros parecem saídos do stand!
Terá sido o inicio da vertente "sleeper´s"
"Honda states that VW copied its Golf from the Civic." Modern Motor April, 1977
Nesses tempos havia regulamentos e não havia muitas hipóteses de aldrabar até porque não havia material alternativo.
Estes eram os tempos dos Grupo 1, 2, 3, 4, 5 que se quiserem posso explicar e exemplificar.
Havia ainda provas de iniciados e consagrados (só para o Gr1).
As corridas eram maioritáriamente em circuitos de cidade (havia só 2 autódromos). Belos tempos.
Grande parte dos carros nesse site são gr 1 e ou seja de "série" como dizes. É o caso do Honda, Rx2, Rx3, e o Mazda 1300 (coupé, se repararem bem) alguns dos Alfas, e da maioria dos Ford Capri 2600 GT das fotos.
Os Bm´s são maioritáriamente 2002 Schnitzer´s genuínos de fábrica, Gr2, assim como o Alfa Gtam ( genuíno da Autodelta).Está lá um genuino Capri 2600 Rs de fábrica, Gr2 do meu "amigo" Santos Peras. Um raro Lotus 62 Gr5(houve só 2 no mundo) um genuíno Lotus 47 Gr5(arderam quase todos) com motor F2 ,suspensão F1 e carroçaria "ultra-light".
Depois uns Carrera 6 muito em voga na época, uns Elan Gr3, e o meu querido Gt40 que custou 800 contos novo na época e era do meu "bairro"
O 240z é um Gr3.
O Subaru é um Gr1.
Havia ainda muitos Datsun 1200 e 120Y, Toyotas Corollas 1200 Sr5, Coronas MK1,Toyotas 800 (ou é 900), muitos Dat SSS 1600 e 1800, Hondas Civic , 360, 600 e 800, Subaru´s Gr1 e Gr2 (maquinão) e depois dos Rx2 e Rx3 tudo o resto era europeu (Alpines, Saab´s, Volvos, Cortinas, Escorts, Lotus, Bm´s, Alfas, Fiat´s, Porsches, Lotus, Glass, DKW, NsuTT, Lancias, Cooper´s etc....)
Já agora só para explicar a quem não sabe que o Toninho Roque..............sou eu.
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
Eh Malta.
Estou bem disposto e como sei que andam sempre prontos para ver máquinas, dei uma pequena volta ao meu baú e encontrei estas fotos (de um espólio de umas 500).
São velhinhas, mas esoero que ainda sejam mais ou menos nítidas. Sorry.
Claro que tudo isto foi noutras bandas, noutros tempos, com outras histórias. Fotos dos anos 90/91.
Para começar o meu velhinho Rx-2, (modelo de 1974)

Depois o meu RX-7 SOLOSPORT by Rote Technologies (ROque TEchnologies, muito antes de ser MazdaMan Reserach and Development ou whatever.
São uns belos 350+ cavalos num Rx-7 de 1979, com bons patrocínios..Incrível machine.


Depois uma carrada de Z+´s prontos para mais um bigodaço dos grandes. Breakfast time in Toronto.

Mais concorrência, mas da boa.

Agora, mais um campeão de outras andanças. RX-7(II) de Roger Mandeville, IMSA GTO

E este: 510, 1800, 2 portas

Agora estas 2 são para o Rviper (240 cavalos chega). Até comia o asfalto. Ao lado um Dat 510 nova versão (Canadá)


Depois, umas coisas soltas


Para terminar, lamento imenso não haver cá a modalidade de Solosport. e que eu não tenha .......tempo e ..........
Enjoy it.
Até me apetece trincar as fotos... todas sem excepção
"Honda states that VW copied its Golf from the Civic." Modern Motor April, 1977
Segundo o Fundo Interno para o Desenvolvimento e Apoio de Máquinas Japonesas Endiabradas (FIDAMJE) estás oficialmente contratado, e recrutado a bem da nação (requisição civil), para te dedicares a 100% a algumas máquinas de membros do AJA.
Já sabes, dentro de segundos entrarão em tua casa uns senhores de gabardina e mala preta para te trazerem para o Centro de Investigação e Desenvolvimento, sito algures entre Oliveira do Douro e Gondomar...
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
a foto do seu rx2 Está Trocada!
Já agora gostava de ver a sua antiga máquina!
Tem Fotos dos mazdas do Carlos torres?
Se Sim podia enviar-mas Para o mail:
a23586@alunos.egi.ua.pt
MAZDA RX-3 Coupé
Se virem a Newsletter nº 14 do GTClube.com tem optimas fotos do Rali de Portugal de 1973 nomeadamente dos 240RS de Tony Pond e Timo Salonen.Valorizam muito este tópico pois estão espectaculares.Estas e outras é uma bonita coleção.
MRS
Eu estou Encantado MazdaMan.
um dia destes vamos todos para tua casa digitalizar as tuas fotos todas.
Agora em relação ao meu adorado SSS.
Se fosses dono de um, que lhe farias a nivel estetico e mecanico?
Um abraço
americo

SSS
A minha receita para JA´s é sempre a mesma.
Mecânicamente (1º, tudo em bom estado);
- Aumento de compressão= 130€
-"Corte" de válvulas de admissão e escape (segredo)=150€
-Alteração de timing da árvore de cames=50€
-Entradas de admissão trabalhadas=200€
-Saídas de gases trabalhadas=200€
-Escape "free flow"=250€
-Colector de escape 4-2-1=300€
-Molas de válvulas reforçadas=150€
-2 webers com os respectivos colectores=1000€
- ignição electrónica (sim , foge á época, mas platinados, uh...)=200€ (segredo)
-Alteração do ponto de ignição.=0€
-Dieta do volante do motor =75€
-Em última análise, 1800cc com árvore de cames especial.=???
Chassis, rodas;
-molas rebaixadas 20mm=0€
-barras anti aproximação á frente e atrás=250€
-amortecedores a condizer=250€
-alteração da posição da barra de torsão da frente=30€
-Jantes Minilite ou Cosmic 13"=280€
-Pneus 195 ou 205= 250€
-Barra de torsão traseira reforçada (adorna muito atrás)= 150€
-Casquilhos da suspensão em teflon ou uretano=200€
Estéctica;
-mini abas de guarda lamas= 200€
-spoiler dianteiro=150€
-mini aileron atrás= 150€
-Pára choque cortados=50€
-Volante em madeira (mais pequeno)=150€
-Preto fosco no capot e no porta bagagem= 800€ (pintura completa em estufa,com a preparação)
-2 Cibiés ou SEV Marshall é frente (grandes)=200€
-monocromático (ie. sem cromados)=0€
-tampa das válvulas cromadas= 60€
Peso:
-portas, capot, tampa da bagageira e guarda lamas da frente em fibra=1000€
-alternador mais pequeno=75€
-sem rádio (toca outra música)=0€
-vidros en Lexan, excepto o pára brisas= 250€
Já agora, de preferência num de 2 portas= Onde????
São custos estimados (sem chapa e estofos)
Não me preocupei a somar mas dá > 7000€ (isto, para mim)mais o carro (em bom estado), mais as coisitas menores (cabos, velas etccc..).
Depois, vêm os custos da "logística":
-Cervejas, entremeadas, sardinhas, vinho, chouriço, pão,pizzas,coca-colas para o ajudante=400€
-Detergente de mãos= 100€
-Água oxigenada, álcool medicinal, pensos adesivos,aspirinas=50€
-Detergentes para lavar o estaminé =50€
-Roupa pró lixo = 50€ (sem mudas)
-Prendas prá família =comprar o "voto"=200€
-Comissão para a filha levar o miúdo ao Conservatório aos sábados=200€
-Ecotaxas (pneus, baterias, óleos, desperdícios, plásticos, pilhas, lâmpadas =100€
-Cartões do relógio de ponto=0
-Processamento de salários=0
-IPO = 250€ (!!!!)
Aqui fica uma aproximação á realidade.
Depois, o tempo= uma eternidade.
Por este preço dá para comprar um Atos ou um Matiz ou ainda um Cincocento ou 600 novinhos em folha e com airbags para segurar os 45 cavalitos de fábrica.
E sobra o tempo para ir á missa, ás danças de salão, ao cházinho da sogra, ás reuniões de pais na escola e aos comícios (vêm aí mais) ,á Rampa da Arrábida ver o Chevron "papar" o Datsun 1200.
E depois ainda sobra tempo para esperar que apareça o prometido (no panfleto) GT 40 no Historic Festival de 2004 e os "anunciados" Mazda de Lemans , no Historic deste ano.
Agora, escolham.
Já agora, dei os custos de um projecto meu em fase de "namoro". Falta só o compromisso.
Vai ficar mais barato porque parte do material da lista já está na prateleira de cima.
E a caixa de primeiros socorros foi oferta da seguradora.
Não contava com isto.
Até estou meio sem palavras.
Obrigado por me relembrares que nao tenho orçamento para por o meu a andar como um campeão.
Com o meu orçamento tenho duas hipoteses:
Ou ponho o meu só a parecer que anda como a maioria faz, para ir dar umas voltinhas de café em café. looool
Ou dou dignidade ao carro e reponho as características originais, que para as minhas mãos ja são bem boas.
Obrigado mazdaman
Um abraço
americo pinho

Edited by: datsunsss
at: 4/11/05 1:15
Claudia, não gosto de te ver assim triste
Lembra-te sempre que tens o projecto diabólico "AVG-GX5" que tem pernas para andar
"Honda states that VW copied its Golf from the Civic." Modern Motor April, 1977
Estou em sérias "negociações" com a minha conta bancária para poder dar algum desse tratamento á alma de 2 ou 3 das minhas bombaças...
Mas como quase cada caso é um caso, acho que vou, pedir-te ajuda (MazdaMan), para estudar cada um deles...
P.S. A multa por excesso de velocidade ou condução "perigosa", drifts, peões e similares, em carros antigos é mais barata ou mais cara do que com carros novos?
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
Segundo a experiencia de um condutor referenciado que todos nós conhecemos as multas com carros antigos sao mais acessiveis, mas as penas acessorias são iguais. loool
Onde é que já se viu ficar sem carta com uma multa de 30 euros.

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
Lá do fundo do baú saiu esta:

Um Toyota Corolla 1600 (sim, 1600, mas não Levin-que eu saiba- feito lá no burgo, á maneira do Gr 1,5!!!) e Datsun 1200 na minha terra Natal.
O "bandeirinha" da entrada das boxes era..............eu, de calções ainda.
Olha olha, bela foto a todos os niveis. Grande surpresa essa de seres tu ali. Já estás a ficar famoso!
Engraçado está também o KE25 (TE27) que até está a deixar os outros arrancarem primeiro para dar mais luta
"Honda states that VW copied its Golf from the Civic." Modern Motor April, 1977
Pelo reflexo parece que o Dat 1200 lhe estáva a dar sinal de luzes... : "Sai da frente ó taxista..."
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
Já agora aqui vai uma parte da reportagem do evento com os Gr1>2000cc.
No texto vão 2 menções de salientar:
- Manuel Viegas(Cooper S, era o 1300 de fábrica e não 1275Gt) era o padastro do famoso mas já falecido fadista...(deu-me uma branca, já edito isto assim que a mulher chegue a casa)- Vasco Rafael (editado)
-Abílio Duarte (Toyota Corolla
1600)
Na foto, reparem em mais 3 importantes detalhes:
- Nº de espectadores (superior aos que normalmente vão ao Estoril).
- as protecções de segurança por todo o sítio.
- Os modelos de carros mais em voga ( e mais potentes)
A faixa de dentro era a entrada para as boxes.

Bem como já disse, estes eram outros tempos.
Conduzia-se o carro atá á cidade onde ia haver corridas ( os 3 da frente fizeram 560 kilómetros para chegar aqui), depois corriam, e depois conduziam de volta para casa.
A não ser que tivessem berrado;iam a pé.
Edited by: MazdaMan Toninho at: 12/11/05 18:50
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
Foto muito interessante com esses detalhes.
"Honda states that VW copied its Golf from the Civic." Modern Motor April, 1977

III Rally Videiro
Helder Fortes

Rallye Bracara Augusta
Luis Grego Leal / Eduardo Almeida

«Rallye Seven-Up»
Helder Fortes / António Vicente

III Rallye A Vilar Do Paraiso
António Castelo / Pedro Passos

1.ª Rampa De Portalegre
Miguel Sottomayor

Ano 1974 / RALLYE COSTA BRAVA
Mário de Figueiredo / Carlos Barata


ANO 1973 / 3.ª EDIÇÃO - TROFÉU DATSUN
PEDRO CORTEZ

RALLIE RAINHA SANTA
"Xanato"

1.ª Rampa de Portalegre
Lamy Viçoso

Pedro Cortês

8.º RALLYE TAP
Santinho Mendes / Manuel Casimiro

Sena Vasconcelos

Outras provas
Pedro Meirelles
Retirado de
www.interclassico.com

Que belos tempos eu passei a ver estes e outros ralis...
E Vila do Conde.
Excelente contribuição!!!
PARABENS!
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Mazda Rules
8º Jorge Ortigão/Pedro d'Abreu - Mazda 818 Coupé

10º Carlos Torres/Augusto Roxo - Mazda RX-3 Coupé (10A)

Qual Seria o Envenenamento mecânico do 818?
MAZDA RX-3 Coupé
OVE ANDERSSON - ARNE HERTZ

ESTE DEVE SER UM TE27
MAZDA RX-3 Coupé
Fotos retiradas do forum do Clube GTT Portugal
Estoril - Aquilo que julgo (com a ajuda do Américo) um Nissan 240RS


www.amigosjaponesesantigos.com
240 RS OK!
Mas por acaso até parece um Celica RA40 Coupé que andou no WRC!

Mas não sei.
Novo endereço AJA - www.AmigosJaponesesAntigos.com
Aceitam-se sugestões para clarificar esta duvida.
www.amigosjaponesesantigos.com
por acaso parece mesmo um celica
Definitivamente um Celica.
O 240 RS era bem mais quadrado, e tinha pilar entre os vidros das portas.
Faço minhas as palavras do Mazdaman, quem já teve um, não esquece
Viciado em Toyota : Land Cruiser BJ-73, Corollas CE-110, E-12 VVT-i e TE-51.
Existe qualquer coisa de errado aqui!!
O carro è de facto um celica RA40, e julgo ser um carro oficial devido a ser apenas o 6º carro a abrir o troço, a minha dúvida reside no facto de a foto ser realmente do tap de 75, porque eu tentei descobrir quem era o piloto, e o carro nº6 do tap desse ano è um fiat 124 abarth rallie do italianoAlcide Paganelli, que desistiu antes de chegar à etapa espectáculo no Estoril com problemas de direção!!
È também de registar que os carros da TTE para a epoca de 75 eram dois KE25 Levin de grupo 4, e no tap de 75 apenas um chegou ao fim pelas mãos de Ove Anderson!! Terminou em 3º, logo atrás dos dois fiat oficiais de Markku Allen e Hannu Mikulla, o outro Levin conduzido por Bjorn Waldgard não chegou ao fim devido a problemas na caixa!!
P.S.- vou tentar descobrir de que ano è aquele celica!!
TE71 POWERSLIDER
Miguel, para te ajudar... aquele Celica saiu em 1978 e foi comercializado até 1982. Pelas ópticas (redondas) diria que é um Fase I e portanto estaremos a falar de 1978, 1979 ou no mais tardar 1980.
Novo endereço AJA - www.AmigosJaponesesAntigos.com
Rui, por acaso a foto è do tap de 78, e o piloto è o Ove Anderson!! 4º da geral, primeiro do grupo 2!!
TE71 POWERSLIDER
Mais uma dos meus amigos.
Datsun 1200 coupé e Toyota 1000 em 1975, Autódromo de Luanda
www.sanzalangola.com/gale...anda_1975_
Algo errado com a foto.
Edited by: MazdaMan Toninho at: 12/3/06 20:15
Num dá...
www.amigosjaponesesantigos.com
Bom, na foto do meio consegue ver-se ao fundo um painel (junto à frente do carro) que tem o simbolo do rali de portugal e diz 1980...Em que ficamos srs. entendidos?
Eu, sinceramente não sou capaz de ajudar mais...
SS, wake up!
Quote:
a foto è do tap de 78, e o piloto è o Ove Anderson!! 4º da geral, primeiro do grupo 2!!
Novo endereço AJA - www.AmigosJaponesesAntigos.com
Esta vai ficar grande, mas alguém vai dar um jeito:
2?? Datsun 240Z e o "meu" favorito.
Vila do Conde 1979.
Desculpem a "tunninguisse", mas acho que este tá fantástico....
TE71 POWERSLIDER
- Autódromo do Estoril - Julho 2006

Miguel Barata

Sérgio Oliveira

António Lourenço

Paulo Antunes

Fernando Charais
Passeio AJA - "Pela EN22 a Pereiro" dia 15 de julho
Edited by: nunoturbo at: 15/7/06 23:48
Os meus muitos parabéns por este fenomenal topico que aqui está.
Passei uns bons momentos a aprender e a relembrar, enquanto ia passando página atras de página!
Estão aqui muitas horas de investigação. Os meus parabéns.
---- Muscle Celica TA22st ----

Ove Anderson
Matriculas Datsun 1200 para recordar
O AJA no Rali dos Alpes para Toyotas Antigos - Dia 24/8/2006 às 11.00h na Fábrica da Salvador Caetano em Ovar - Vamos apoiar a partida dos membros representantes neste evento!