Caríssimos membros,
O AJA, no seguimento das já habituais actividades, anuais, em prol da divulgação e valorização dos Japoneses Antigos estará este ano, e pelo 3.º vez consecutiva, presente no Autoclássico a realizar na Exponor, de 1 a 5 de Outubro.
Estas actividades têm sido encaradas como primordiais, e confirmada a relevância com o número de visitantes no stand do AJA, bem como pelas reacções dos visitantes.
Como todos sabem, o carácter de espontaneidade e a preserverança têm feito com que os stands do AJA sejam "sui generis". No primeiro ano tivemos em exposição nada mais nada menos que 3 carros, Celica TA22, Datsun 1200, Subaru 1300 DL , no segundo ano e com o intuito de "chocar" os visitantes, e assim obter reacções aos JÁ's apresentamos duas viaturas, Celica TA22, um Flatlight completamente desmontado, totalmente decapado e sem qualquer tratamento de chaparia, e o outro em muito bom estado e excelente originalidade, este ano pretendemos ser ainda mais arrojados e inovadores e vamos voltar a ter 3 viaturas... e um fardo de palha...!!!
(MAIS NOTÌCIAS EM BREVE!!!)
APAREÇAM!!!! Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
Nem que seja só por duas ou três horas, mas conto aparecer lá
Pena que o anúncio que aparece nos jornais o AJA está descrito como 'amigo dos japoneses antigos' one-man-show:P
Acho que era de exigir uma compensação financeira
Celica ST - Suave Tentação
Ricardo, grande ideia. Acho que estamos safos!
Apareçam no stand, a surpresa vai agradar imenso a todos. Mas atenção... não se pode tocar!
Eu devo ir lá na segunda-feira, vou ver se levo a minha namorada, vocês têm de a convencer a adoptar um JA
Nuno e Rui:
É pá eu sabia que vocês estão sempre disponiveis e que vão lá estar os dias todos e que fazem questão que corra tudo bem mas...não era preciso ter levado a palha...se querem mesmo lá dormir, eu arranjava um colchão mais actual
TUNING NÃO É CRIME...É FALTA DE GOSTO!
Mas o colchão de palha não vai servir para dormir... e mais não digo!!
Procura-se boleia Lisboa-Porto...
Grande evento...Pena não ser na minha aldeia...
Desculpem-me Nuno e Rui, mas eu vou abrir o jogo...um dos carros será um Toyota Supra e ele terá uma companhia muito interessante...



É este ano que ganhamos o prémio de melhor stand no Autoclássico!
Já me esquecia da representante japonesa da Toyota que nos vem visitar!

Celica TA22 Rules The Scene!
Edited by: Earthp at: 29/9/05 2:21
Promete!
Vou só na 4ª feira, por isso cuidem da manutenção do stand ao longo dos dias... poucos rebolanços na palha...
Ainda bem que estão todos boa disposição, e de espírito aberto.
Santos Silva, a palha não vai servir para dormir, mas esperemos que alguns dos "habitués" deste tipo de eventos, quando passarem pelo stand do AJA não se virem mais para a vertente gastronómica da palha do que para os belos JA's...
E mais não digo...
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
Pedrinho, o BillyJoe não gostou que desmacarasses a surpresa dele
Mas já que estamos numa de desvendares surpresas, a viatura que irá estar no nosso stand é uma Nissan Caball C240 com um varão no meio para estas meninas se apoiarem
Elah... ai isto funciona assim!?
é preciso levar o cedric para a estreia da banda AJA!? ou ficam-se só pelas "babes"!? Não me digam que têm faltado aos ensaios..
Isto promete...
O diabinho amarelo também ficava bem com uma menina em cima do capot
Sábado, vou estar aí o dia todo...
Não é nada disso....
O stand vai ser o seguinte, 3 em 1:
1º - caball
2º - em cima a hiace pick-up
3º - uma cony
4º - o fardo de palha
5º - por fim as babes em cima do fardo de palha
Essa foi xunga... devias ter guardado a surpresa!
Nunca mais te conto segredos
Não te consegues desenrascar no banco da frente?!
Que remédio, não te esqueças que o meu carro do dia a dia é um comercial, e pequeno, no banco de trás é só em dias de festa
Peço desculpa mas como sabem eu sou novo nestas "vidas"...
Depois das fotografias do Toyota, a conversa não devia ter passado para a área técnica?
Eu vou Sábado, para não correr o risco de ver o stand todo do avesso.Sim, porque lá para Segunda já não deve haver fardo de palha que resista
Corolla 70L, quando disse que era em cima do capot era só as maões não era o corpo todo... quanto aos bancos de trás... tens treinado pouco, eeheheeh
![:[rotfl]](http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif)
, os bancos da frente rebatem-se mt bem e dá uma bela cama
![:[hihih]](http://e4u.consoleradar.com/fam/fam24.gif)
...
Deixamo-nos de brincadeiras.... vem ai o Autoclássico e isso é que importa
Houve um revés importante no planeamento do Nosso stand, mas já está tudo resolvido.
Contamos com a presença de todos Vós!
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
Sejam irreverentes e participativos, queremos mostrar a todos o AJA no seu melhor.
O Espírito AJA vai andar no ar!
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
Eu tb apareço lá...no domingo ...como os domingueiros..
Não sei é se vou de JA pois o parque cá fora parec-me um pouco arriscado....muito atraente para as re-colocações....
Abraço e portem-se bem...cuidado com a palha...
Daniel
Pois é Nuno... eu tinha pensado que os agrigultores ao verem passar a palha a irião confiscar...
mas essa idei de por o quadro preto (do regresso às aulas) para escrevermos com giz também é boa ideia
Ora bem, dentro de aproximadamente 4 horas conto que o Nosso satnd já esteja em montagem.
Sábado vai haver uma oferta gastronómica...
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
Apesar do reves o stand já está pronto. E acho que, qualitativamente, voltamos a superar os stands de anos anteriores.
As 4 viaturas do stand são de extrema qualidade. Visitem-nos, mas não se esqueçam de usar as t-shirts do AJA.
A exposição ainda não começou mas já começaram "As mais belas frases":
Dois cromos dentro de um japonês antigo:
R: Onde raio está a manete das velocidades?!
A: Pah sei la, procura aqui bem para baixo!
O carro em questão tem a caixa na coluna da direcção!
Está uma beleza!!!!
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
Tou ancioso para ver...
Rui se leres isto ainda hoje ou assim entra no msn se faz favor, claro se poderes
Ficou lindo.

Encontraram dois clássicos sem igual
Edited by: Santos Silva at: 1/10/05 23:11
Que nível, mesmo sem orçamento (quando não há dinheiro não há orçamento, certo?) achas que temos um satnd bem catita
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
A malta passa-se com tudo, é tudo tão diferente que nem se apercebem quem somos
Parece que em portugal os funcionários públicos ou equiparados são para abater, por esse facto a minha entidade patronal acha que sou necessário e tenho que estar disponível 24h por dia

.
Vou fazer um último esforço para estar no feriado junto à malta, mas vai ser muito difícil.
Estou ancioso para amanha ver tudo isso ao vivo... o stand parece-me excelente
Tive o prazer de estar hoje presente na exponor, nunca lá tinha ido em anos anteriores, e adorei. Achei o evento um espectaculo.
Quanto ao stand do AJA nem se fala, lindíssimo, mas desta vez além da simpatia e boa disposição a que já nos habituados, tive oportuinidade de ver ao vivo e a cores a Cony e...
..as imagens falam por si..

Boas, eu também já lá estive, e o stand está magnífico, se pudessemos aproveitar o espaço ao lado que está vago era 5 estrelas mesmo, a nossa mini carrinha está cinco estrelas, pena o local onde está inserido, pois além do barulho que vem da zona das corridas, que a meu ver não devia ser indoor, temos um stand em frente com uns carros que... bem, pena não ser aquele o nosso espaço, ficavam bem melhor ali os nossos JA`s
Edited by: Corolla KE70L
at: 3/10/05 18:51
Pois mas agora ficou ainda mais atraente!!!!
Vejam só!!!!!!!!!
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
Edited by: nunoturbo at: 2/10/05 21:36
Pena a foto estar pequena mas, mesmo assim, daqui parece-me que aquele carro vermelho está um pouco sujo e tem alguns pormenores que não estão acabados...
Desculpem esta "private joke"! O Nuno sabe do que estou a falar.
TUNING NÃO É CRIME...É FALTA DE GOSTO!
Santos Silva, clica em cima da foto!!!!!!!!!!!
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
viva pessoal, quarta-feira passo lá!
QUero ver o s800 de perto
Abraço
já agr ò nuno, a exposição está boa? e as provas têm sido porreiras?
MAZDA RX-3 Coupé
SantosSilva
De facto o pessoal que passa no nosso stand só diz:
"- Que pouca vergonha, uma exposição com esta categoria e um Honda S800 tão sujo"...
Microsurfer
As corridas este ano estão mais fraquitas, mas a exposição tem uma qualidade bastante superior á dos anos anteriores, basta dizer que o AJA tem 6, sim seis, viaturas expostas!!!
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
O mercado de peças parece-me fraco, no entanto nunca gastei tanto dinheiro numa automobilia!
E vão dois...
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
Nuno:
Obrigado pela dica. Agora com a foto tão grande (nem cabe no ecrãn) deu para ver perfeitamente aquele parafuso que não é de origem e nem sequer é de cruz como o original
Pelo que percebi o "stander" tem seis viaturas e
dois fardos de palha! Tinha no sábado, agora não sei se ainda tem
TUNING NÃO É CRIME...É FALTA DE GOSTO!
Ainda tem! E o varão lá continua para as "after hours"
Devo dizer que amanhã tenho que levar uma vassoura e um aspirador portatil para apanhar as "migalhas" de palha dos que por lá andaram as comer nestes ultimos dias...
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
O Honda S800 e o datsun 240 Z rapidamente se tornaram alvo do assédio dos visitantes, ninguém fica indiferente.
Bem (h)AJA(m) os proprietários que os cederam!
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
Mais um dia se passou, bons contactos de pessoas que não sabiam o que fazer aos carros. Espero que qe a motivação que levaram embora perdure
UFA!!!
Finalmente chegamos a casa.
Foram 5 dias cansativos mas extremamente recompensadores para o AJA, e respectivo Espírito.
Venha o próximo!!!
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
Pois, parabéns,
um stand que em nada ficou a dever ao de outros "clubes" bem mais antigos e famosos
![:[Aja]](http://www.deephousepage.com/smilies/bis.gif)
.
Achei que a mota Honda merecia ter sido lavada
![:assobio]](http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif)
mas, os maquinões estavam à maneira (claro que o S800 sozinho tinha tantos carburadores como os outros todos... e o Datsun tinha tantos cilindros como as carrinhas e motas
![:[fun]](http://www.deephousepage.com/smilies/fun_84.gif)
).
P.S. a do "clubes" foi mesmo de propósito
Edited by: prelude guy at: 6/10/05 10:34
Este ano o autaclássico esteve novamente 5 estrelas, estas instalações são do melhor!
O Aja esteve em grande como sempre! os belos automoveis chamaram à atenção, Principalmente a cony com os fardos de palha em cima!
COmo sempre peças para AJA's é miragem (salvo raras excepções)!
Para o ano há mais!
MAZDA RX-3 Coupé
estava muito bom mesmo. a unica coisa que me faz confusão é toda a gente passar por verdadeiros hinos á engenharia automovel sem prestar atenção e fazer grandes concentrações ao pé de ferrari's baixo de gama...
quanto ao stand, muito informativo e atractivo, e principalmente, a ausencia de ostentação, que era constante nos outros stands, e o destaque, não para o Z, mas para a Toyota, porque os classicos não são apenas desportivos.
ps: rviper, desculpa fui embora sem avisar, mas estavas entretido com os "clientes", e eu a modos que me perdi pela automobilia. ainda voltei a passar pelo stand mas já lá não estavas.
Obrigado a todos os que nos apoiaram e vsitaram durante estes 5 dias (mais) dias.
Este ano o "projecto autoclássico" foi liderado pelo NunoTurbo e, como é habitual, pelo BillyJoe. Agradecimentos especiais aqueles que marcaram presença no stand e deram "seguimento" ás diversas questões que íam sendo colocadas, em especial ao Américo (DatsunSSS), Dulce, XXL, SPDragon, respectivas caras metades e familia Mourão.
Obrigado ao Cabral Menezes (Bralca) e Rui Correia (S800) pela cedência de viaturas.
Este ano o tema eram os comerciais japoneses, mas com o aumento de espaço optamos também por modelos emblemáticos. A destacar a presença, pela primeira vez de motas japonesas antigas que foram as mais solicitadas em termos de fotos e perguntas de ocasião.
Nem todos se aperceberam mas neste tópico foram dando algumas "achegas" sobre os stands. Isto teve a ver com o concurso de stands, porém a minha opinião pessoal é que os prémios foram bem entregues ao R4L Clube e ao AlfaNord, se bem que para mim o AlfaNord era melhor, mais esclarecido, objectivo e que correspondia aos requesitos exigos pelo juri. O clube Oval Azul se tivesse lá metido mais um carro merecia prémio. No ano passado entendi, apesar de discordar, da classificação em especial no que toca ao AJA, mas isso é lá problemas mal resolvidos deles e que nós já sabiamos (sabemos) que ainda vamos ter de engolir muitas situações semelhantes.
Quanto á feira, não partilho do mesmo entusiasmo aqui manifestado. Este ano pareceu-me uma feira com duas vertentes claras: Comercial e Tuning.
Comercial: Demasiados stands de carros elitistas, e o stand da Audi estava exageradamente grande. Dois a três carros decentes eram suficientes e enquadravam-se. Tive pena de não ver carros populares á venda, mesmo daqueles que não tenho interesse absolutamente nenhum, mas que fazemmexer muita feira, visitantes e notas de euro.
Os clubes foram poucos e demasiado encostados aos cantos. Os clubes é que fazem a festa e são responsáveis pelo grande numero de entusiastas.
Tuning,: Para bom entendedor não é preciso mencionar qual é o modelo em questão. Não percebo a ideia de alguns clubes em fazerem-se representar com propostas de tuning completamente desfasado da época em que os carros viveram. A titulo de exemplo, alguns que andaram a correr no motorshow não tinham nada daquelas soluções high-tech e era bastante competitivos.
No ano passado houve algumas colecções particulares que deram cor á feira. Este ano a mancha que fica é a ausência de motas em exposição e para venda registe-se, por exemplo, o elevado numero de "coños" que vinham ao nosso stand a perguntar onde estavam as motas!
Ainda comprei umas cisas na automobilia, mas aquilo agora está assim: Mini, Ford, 2cv e franceses o resto é tudo caríssimo. Mas isto não há grande coisa a fazer.
Resultado final: Positivo. Para o ano estamos lá.
Algumas fotos

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
Meus caros colegas,
Apesar de não ter tido a oportunidade de ver o autoclassico, pelo facto de ter entrado e "abancado" no stand do AJA onde passei o resto da noite à conversa com o nosso presidente,
![:[respekt]](http://www.deephousepage.com/smilies/respent.gif)
era notório o numero de pessoas que reparavam nos nossos JA´s e acima de tudo, aqueles que se chegavam à frente para dizer que "eu tambem tenho um ..."
Muitos parabens pelo esforço e pelo resultado, da proxima vez não se acanhem, pois certamente haverá muitos voluntários prontos para fazer a sua quota parte ...
Quanto aos prémios, não se preocupem, o maior prémio é o reconhecimento do grande AJA que nós somos!
Datsun4ever
Adorei a feira! Também sou um pouco da opinião, sobre as viaturas "tunning", pois não fazem qualquersentido numa feira destas
![:[tristez]](http://www.deephousepage.com/smilies/Disappointed_anim.gif)
!
Só comprei uns autocolantes do troféu Starlet
Sempre a crescer...
Não consegui ver bem os cartazes que estão pendurados atrás, mas já há mais informação...
Os carros presentes são de se lhe tirar o chapéu

Venho aqui so manifestar o quanto gostei do stand do AJA
hehe estava de facto com muito Humor especialmente a Cony com o fardo de palha em cima e a Honda, que pelos vistos fez sucesso.
Em relacao ao global mais parecia uma automobilia de Minis, MG's e Jaguares... continuo sem perceber muito bem a paixao e representacao enormes destes carros(leia-se enormesssss). Percebo que sejam bonitos (Leia-se MG's e jaguares) mas eram demais...
Como adoro rallys e foi a primeira vez que vi um carro destes de serie na minha frente vou fazer aqui uma pequena nota ao Lancia 037 de serie que estava exposto.
![:assobio]](http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif)
eu sei que nao e AJA... mas sao paixoes de miudo. ahhhhhhh os espanhois invadiram isto!!!!
A desmontagem do nosso "stander"
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
Edited by: nunoturbo at: 16/10/05 22:14
Honra seja feita a esta máquina que muito enalteceu o nosso espaço!
Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
Edited by: nunoturbo at: 16/10/05 22:12
Compactuo a 100% com a análise do Rui ao que se passou na Exponor.
A feira está a tornar-se um pouco elitista no tocante aos comerciantes sendo notório a falta dos carros das massas.
No meu ponto de vista se calhar por dois factores;
- O primeiro pelo nível de segmentação que para que se está atalhar o mercado nacional de clássicos, pensam que quem quer investir numa peça destas será sempre um cliente alvo com determinado nível económico e que esse cliente poderá estar mais interessado nos carros mais raros (os tais mais elitistas).
- Um segundo factor a ter em conta é que quando se restaura um carro com seriedade tem forçosamente que se respeitar alguns critérios de época. Para levar as pessoas a investir em certos carros é necessário elevar o padrão dos critérios com que é feito determinado trabalho, só assim carros tidos como menos elitistas poderão granjear o seu lugar e cativar o interesse de quem tem algum gosto pelos clássicos de época.
Para mim o evidenciar do primeiro factor é resultado do segundo e do mau trabalho que alguns clubes teimam em fazer em prol da defesa da imagem de marca dos carros que agrupam. (Neste aspecto o AJA é um exemplo padrão a seguir, tem lutado e conseguido dar dignidade aos projectos apresentados sendo notória a evolução que se vê nos carros do AJA durante as suas concentrações e aparições).
O aparecer de carros dos anos 60 nestas feiras todos tunados tanto esteticamente como dinamicamente desacredita esses produtos perante os apreciadores e faz com que procurem carros que normalmente não são alvo desses projectos e entramos na pescadinha do rabo na boca.
Isto não é um ataque ao tuning técnico ou estético, mas existem locais para expor esses carros, esta era uma feira de clássicos e não uma mostra de tuning.
Assim se calhar chegamos ao ponto onde também a organização destes eventos deve ter que começar a considerar o que quer fazer e a ser criteriosa perante os seus convidados.
Numa análise fria diria mesmo que existiam situações chocantes, a presença desses referidos carros e a presença de carros com idades inferiores ao que seria desejável e permissível num evento destes.
Quanto aos prémios não sei os critérios que foram tidos em conta para a atribuição dos mesmos, mas sei os que eram pedidos.
- Elaboração cuidada da estrutura do stand. (entendi isto por ter uma estrutura própria onde se faria a apresentação dos veículos).
- Apresentação de veículos de inegável interesse histórico, raridade dos mesmos e padrão de fidelidade à originalidade do veículo.
(Acho que nem é necessário tecer considerações, mas presumi que queriam veículos raros ou de interesse histórico para a marca em questão preservados da forma mais original possível. Penso que aqui por uma questão de justiça estes valores teriam de ser considerados dentro dos parâmetros de cada marca).
- Valor e cuidado posto no restauro ou conservação dos mesmos.
(penso que aqui se referiam às técnicas e ao resultado das mesmas postas tanto no restauro como na conservação e ao seu resultado face ao veículo exposto).
- Originalidade da apresentação.
(entendi do conjunto stand + carros e o seu efeito visual. Este de carácter mais aleatório e que certamente variaria muito com o gosto dos membros do júri).
Olhando para os critérios compreendo as expectativas e as surpresas de vários clubes presentes quanto aos resultados.
Não querendo dizer que os prémios foram bem ou mal atribuídos vou só agradecer o reconhecimento que o Rui faz na justiça do nosso prémio, acho que cumpríamos com os 4 factores.
Vou só analisar os nossos dois stands face a esses critérios.
Alfa Nord
- Tínhamos uma estrutura com apresentação cuidada para o nosso stand;
- os nossos veículos dentro dos nossos padrões cumpriam tanto pelo valor histórico (um deles) como pela raridade (o outro) eram ambos absolutamente preservados dentro de padrões de originalidade aceitável;
- também um deles era um conservação muito cuidada e conseguida enquanto o outro era um restauro de elevado padrão (a meu ver e sem querer ofender ninguém o melhor da exposição, mesmo tendo em conta os restauros profissionais, que diga-se de passagem me deixaram muito decepcionado).
- No tocante à originalidade do stand é que estávamos pior, de facto o stand era propositadamente sóbrio e bonito mas a sua apresentação não era um rasgo de génio no tocante à originalidade embora fosse uma opção consciente de apresentação.
AJA
- a parte menos conseguida do stand faltou a envolvente que delimitaria a mostra do Stand.
- Dois carros raros e bem preservados a que se juntaram depois mais dois de inegável interesse histórico e também bem preservados.
- Não sendo um especialista nos carros apresentados penso contudo que estavam absolutamente originais e que os restauros e a conservação eram acima da média.
- Em termos de originalidade muito mais original na apresentação que o nosso, roçando até um diaporama bem conseguido.
Acho que estes dois stands bem como por exemplo o do clube BMW, CAM ou Fiat, entre outros, cumpriam com os critérios definidos, enquanto outros face aos critérios avançados pela organização não parecia que pudessem ser considerados.
Parece que o júri no entanto valorizou mais o quarto critério face aos outros 3 que também propunha.
É realmente difícil de conceber 4L dentro de um critério de análise de carro em estado de restauro original quando este é apresentado com jantes de liga leve recentes e pintura militar, mas reconheço que aproveitado a estrutura da própria feira construiu um diaporama engraçado.
O Critério para o clube MG parece ter sido o mesmo embora neste caso eu achasse que como diaporama era inferior e nem sequer lá tinha um único carro para avaliar critérios de valor e qualidade de restauros.
Dai entender o sentimento de injustiça expressado por vários colegas de outros clubes e muito naturalmente o vosso.
Teço no entanto estes comentários, feliz pelo 3.º prémio conseguido e dando os parabéns aos outros dois contemplados que ficaram à nossa frente. Acho que no final estes prémios cumpriram o que era pretendido deles, motivar os clubes a apresentar espaços bonitos e valorizados.
E sem dúvida nesse campo o AJA está de parabéns pois tinha um espaço de que muito se pode orgulhar e que estava sempre muito concorrido.
Agradeço ainda o carinho com que aqui fui recebido enquanto visitava a feira.
Um abraço
João Machado
Sócio ALFAnord n.º 1
Edited by: JMspider
at: 1/11/05 19:59
E mai nada, eu assino por baixo, muitos parabéns ao ALfanord pois tinha um stand espectacular