Olá Pessoal!
Tenho andado um pouco afastado por motivos de trabalho, mas tudo deve voltar ao normal.
Após na minha apresentação já ter também apresentado a minha máquina, gostaria de criar um tópico onde fosse partilhando convosco o restauro que lhe estou a fazer.
De momento o carro já está praticamente todo decapado (decapagem manual) e por ter tido um só dono e aparentemente bem tratado, não encontramos quase nenhuma chapa podre, com excepção do canto da embaladeira de frente, lado direito, um pequeno canto da porta da frente lado direito e um pequeno canto na mala. Nada de especial para aquilo já vi por aí
Originalmente o carro era cinzento (no livrete vem cinzento ou outras), estou a pensar pintá-lo de azul (ainda não sei bem qual a tonalidade, mas queria um azul "Datsun"). Também vai ser estufado de novo e irão ser colocadas forras novas nas portas.
Possso-vos tambem dizer já tenho algumas peças, como tubos (radiador e chofarrem), velas, platinados, rotor, kit completo de juntas para o motor, farolins da frente, piscas laterais, ópticas traseiras (conjunto completo), kit completo de borrachas, etc, etc.. Bom, mas isto só depois da terminado o serviço de pintura!
Aqui ficam algumas imagens da máquina descascada:












Para já são as fotos possíveis!
Como espero que dê para ver que a máquina foi bem tratada durante os seus 35 anos. Estou a tentar prepará-la para durar pelo menos outros tantos!!!
O restauro ainda está um pouco atrasado, pois é um restauro para ir sendo feito, sem pressas, mas bem feito (e esperemos a um preço razoável!!!)
Já agora aproveito para vos perguntar: alguém sabe como afinar devidamente os carburadores da máquina?
SSSaudações,
Gustavo
Viva!!!
Pelo o que posso vejo nas fotos vai ser um bom restauro!!!
Força nesse restauro!!!
Ja agora o material que arranjaste como por exemplo:o kit de juntas do motor,piscas laterais,opticas traseiras e o kit de borrachas pra o carro....isso foi tudo novo? Onde conseguiste arranjar esse material todo?
Cumprimentos: Miguel Alvesss
Tens aí uma boa base de restauro (a chapa é sempre o maior cancro!!)
Vais estofar os bancos com o padrão de origem? Se sim, onde arranjas-te a napa com os quadrados? E as quartelas, são novas?
Mantem-nos informados pois podes ajudar nos nossos restauros ...
4º Encontro Nacional - 13 e 14 de Outubro
Sócio AJA Nº 11
Miguel,
Arranjei muito material na Nissan, internet e loja de acessórios auto. Diz-me o que precisas (via e-mail ou PM) para te tentar ajudar!
Umtali,
Vou tentar manter o padrão de origem... vamos ver... tenho um estofador que me foi indicado por uma pessoa de confiança. Devo estar com ele até ao final do mês para definir as coisas. As quartelas estão em muito mau estado e devem ter que ser novas. Vou tentar mandar fazer pelas antigas que o carro ainda tem.
SSSaudações,
Gustavo
Olha é assim eu também comprei na net muitas coisas,como por exemplo: as quartelas das portas novas,o fundo em alcatifa,puxadores,espelhos redondos do SSS,juntas dos Stops,borrachas pro carro...etc... Mas também tenho outro material encomendado...aqui numas lojas, mas estou a ver que eles não vão conseguir nada,quando tiver a certeza eu mando 1 mail...
Eu sou fanatico por Datsuns 1600...e quero por o meu todo original...e também os outros que eu tenho...por isso eu estou sempre a comprar material...
Espero ver mais avanços da maquina
abraço
Olá a todos!
Espero que o Pai Natal tenha sido muito generoso este ano!
Pois é, o restauro do SSS lá continua devagarinho, mas a andar...
Após termos começado a desmontar o interior surgiram as primeiras evidências de um dos pontos mais críticos destes carros: o local de escorrência das águas, provenientes das grelhas, junto ao capô... Aqui fica uma foto, após se ter tirado à "Chaufage":

Agora a próxima etapa é tirar o tablier e de interiores está feito, pelo menos a desmontagem!!!
Entretanto começamos a desmontar alguns "periféricos" do motor, como o radiador (que tal como o radiador da chaufage, foi para reparar numa casa especializada), tubagens do sistema de refrigeração e do aquecimento. Escusado será dizer que já tenho as peças substitutas, novinhas!
Também substituimos as tubagens do circuito de gasolina, incluindo os tubos de ligação aos carburadores!
Está previsto o motor sair, de forma a que o trabalho de chapa e pintura fique melhor, mas enquanto sai e não sai, foi-se fazendo alguma coisa!
Agora deixo-vos com umas fotos que ilustram os 35 anos deste SSS, os 6 ultimos praticamente parado:
Tubo de entrada de água para o motor (distribuidor de água):


Tampa do termostato:


De referir que o termóstato ainda está bom! É em cobre e bem melhor dos que se vendem agora em alumínio!
Peça que enrosca no bloco do motor, por cima do motor de arranque (sistema chaufage)

Esta teve uma "pequena" particularidade: devido aos anos e à corrosão, a rosca partiu...
![:[burrodocara]](http://www.deephousepage.com/smilies/banghead.gif)
Já estava a achar que tudo estava a correr bem demais! Bom, mas já falamos com um amigo que nos vai de certeza resolver o problema.
Outras coisas que fomos fazendo no entretanto:
- reparar rádio blaupunkt de 1964 (veio com o carro); particularidade: o senhor que o reparou fez uma adaptação para ligação de mp3 que irá ficar escondida debaixo do tablier... só visto!
- Limpeza e restauro de peças diversas (abraçadeiras, opticas, motor do limpa para-brisas, carburadores, chaufage etc.)
- Aquisição de diverso (bastante) material; até hoje consegui arranjar tudo o que necessitava!
- Reparação dos radiadores
- etc, etc.
De resto, está programado que para inicio do ano, o senhor onde tenho o carro comece e acabe a empreitada da chapa e renovação de interiores (estufador)!
Não vejo a hora de começar a passear no grande SSS!
Abraço a todos!
SSSaudações.
Gustavo
viva, parabéns pelo restauro.
Essas peças do circuito de àgua onde as adquiriu? estou a precisar para o meu 180B.
obrigado
MAZDA RX-3 Coupé
O termostato, o corpo do termostato e os tubos do radiador foi na Nissan, Porto, agora em Vila Nova de Gaia, o distribuidor da água, o tubo em cobre enroscado ao bloco e os tubos da chaufage, no e-bay, vindas dos EUA. Se precisar de alguma ajuda, por favor não hesite!
SSSaudações,
Gustavo Lucena
Boas!!!
E progressos do restauro...ja há mais fotos?
Poste mais fotos do restauro da maquina!!!
Olá Pessoal!
Tenho andado um pouco afastado, mas são ossos do ofício! Há que ganhar tostão para investir no SSS
Bom, quanto ao restauro as coisas têm andado... devagar, mas têm andado!
A máquina está praticamente toda desmontada (só ficou a caixa, direcção e sistema de tracção). Já foi todo decapado e lixado à mão! Não foram precisos muitos remendos
Já levou o primário e foi colocada alguma massa poliester para acertar os pormenores! Foi novamente todo lixado e dentro de dias deve estar pronto a pintar.
Já encomendei o serviço ao estofador... estou ansioso de ver o resultado final. Como já tinha referido anteriormente, o carro vai ser todo estofado de novo!
Entretanto também já chegaram as jantes 13x6 Superlite que tinha encomendado, onde estou a pensar montar uns 185-70-R13!
Tive ainda que encomendar os tubos de refrigeração do colector de admissão. Encomendei na Nissan e passado 1 mês lá chegou o material. Até agora ainda não senti dificuldades em arranjar peças pro SSS.
Relativamente às fotos, vou fazer de forma um pouco diferente: criei um album no Picassa, onde alojei algumas fotos da máquina... Aqui vai o link:
Fotos Restauro SSSSempre que tirar mais algumas fotos vou colocando neste album!
SSSaudações,
Gustavo
Quote:
Não foram precisos muitos remendos
Realmente a carroceria aparenta estar em muito bom estado.
Aquele corte do interior para o motor estava podre correcto?
Está no bom caminho, continuação de bom trabalho e muitos updates ao Picasa
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10
Vice Presidente da Direcção
Correcto blardY!
Apodreceu devido ao facto de se ter acumulado ao longo dos anos, pó, terra, folhas, etc., no local de escoamento de águas. Teve de levar dois remendos: um da parte interior e outro do lado do compartimento do motor.
Realmente está a ficar um óptimo trabalho!
Obrigado pelo apoio!
Gustavo
Está a ficar espectacular
Mais um espectacular restauro no grande AJA
Abraço.
Olá Pessoal! Já há mais alguns desenvolvimentos!
O SSS já começou a ser pintado com um azul cinza metalizado! Ainda falta o verniz e as fotos não mostram o real aspecto, mas acho que está a ficar muito bonito.
Entretanto também já montei os pneus nas jantes e já as levei para a oficina!
Já actualizei o album das fotos! Aqui fica novamente o link:
Restauro Datsun 1600 SSSParece que é desta que o restauro entrou em velocidade de cruzeiro!
Abraço a todos. Fiquem bem!
Gustavo
Boas!
Parabéns pelo belo restauro nessa grande máquina!
Já falta pouco para ir para a estrada, não?
Continuação de bom restauro!
Essas jantes ficam lindas no SSS.
Cumps.
Mário
Estou com uma dúvida:
Onde eram colocadas originalmente as colunas do rádio no SSS?
![:pensador]](http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif)
Tenho o rádio de origem restaurado, mas tenho que comprar umas colunas e queria saber que dimensões...
À partida o estofador vai começar o seu trabalho no inicio da próxima semana.
Obrigado,
Gustavo
Boas!!!
Pelo o que conheço do 1600 e pelos os exemplares que tenho, o SSS só leva uma coluna no tablier!!!
Mas havia quem aplicasse colunas atras dos bancos de trás na base plana....
Edited by: Miguel SSS at: 6/3/08 12:24
Boas!
Peço desculpa Gustavo, mas tenho que perguntar ao MiguelSSS: tens quantos SSS?
Não queres vender nenhum???
e eu sei...
Cumps.
Mário
PS: Tou no gozo...
Gustavo, vou tentar saber as dimensões das colunas...
"Boas!
Peço desculpa Gustavo, mas tenho que perguntar ao MiguelSSS: tens quantos SSS?
Não queres vender nenhum???
e eu sei...
Cumps.
Mário
PS: Tou no gozo"
Eu sei!!! eu tenho 10 datsun 1600...e mais alguns datsuns....mas eu não vendo só compro!!!
Boas!
Miguel, 10 Datsun 1600... é obra!
Bom, mas para além das colunas, estou com outra dúvida (como já estamos na parte de montar, isto é só dúvidas
![:pensador]](http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif)
): a panela final é cilíndrica ou oval. A que eu tenho é cilíndrica, mas queria confirmar convosco!
No sábado vou montar o tablier, chaffage, rádio, etc. Vamos lá ver se não sobram peças
Obrigado!
Gustavo
A panela original do SSS é cilindrica!!!
Com a vossa preciosa ajuda, parece que a questão do sistema de escape está resolvida! Obrigado!
Bem pessoal, estou a precisar de mais uma ajudita: alguém conhece alguma casa na zona do Grande Porto onde posso mandar inspeccionar/reparar o servo-freio do SSS? Já agora mandava também a bomba dos travões e da embraiagem para ver se está tudo em ordem!
Agradeço desde já a vossa ajuda!
Abraço,
Gustavo
Oi Pessoal! Já há mais avanços no restauro da máquina e cá estou eu a partilhar convosco!
Já actualizei o album de fotos... o link segue abaixo!
Novidades:
- Parte de chapa e pintura completo
- Limpeza e conservação do tablier
- Limpeza e restauro chassis
- Montagem de farolins e opticas
- Montagem de sÃmbolos
- Montagem interior
Vou aproveitar este fim de semana prolongado para continuar o trabalho!
Estou a aguardar o restauro da bomba de travões e embraiagem de forma a serem montadas!
Vamos ainda dar uma limpeza exterior ao motor e seguidamente pintá-lo como deve ser!
Depois é "só" continuar a montar e fazer um esforço para ter o SSS pronto para dia 20 de Abril estar convosco!
Cá fica o link com as fotos:
Restauro Datsun 1600 SSSBoa Páscoa e Bons Restauros!
Belíssimo trabalho.
Está a ficar muito bom. e tido sido rápido (pelo menos aparenta).
É bom ver este modelo ser restaurado com um espírito tão original. A maior parte andam meio "improvisados" ao nível dos pormenores
Continuação de bom trabalho
Honda Prelude 1982 vs. Toyota Celica 1973
XADO - long life for your car
Boas!
Este restauro está mesmo no bom caminho!
Estás a ficar com o carro lindo...parabéns pelo esforço e dedicação!
Cumps.
Mário
Já tem avanços o restauro? Ponha fotos!!!
este sss está a ficar muito bonito com um restauro 5 estrelas!
faz-me lembrar um que o meu pai teve na africa do sul volante a direita tecto em vinil e verdinho metalizado alface!
continuação de bom trabalho
Olá Pessoal entusiasta!
Mais uma vez muito obrigado pelos comentários e pelo apoio dado a este restauro!
Isto neste ultimo mês tem andado a um ritmo... o Sr. Eduardo quer mesmo o carro fora da oficina!!!
Desde o ultimo tópico, a evolução é razoável:
- Lavagem do sistema de refrigeração do motor (é inacreditável a quantidade de calcário e ferrujem que tinha o bloco)
- Polimento da tampa das válvulas
- Limpeza e Pintura do Bloco e outros componentes
- Montagem do motor e outros componentes mecânicos, como termostato, tampa termóstato, distribuidor de água, velas, platinados, tubos, radiador, bomba de embraiagem e bombito novas etc. (de mecânica só deve mesmo faltar a bomba dos travões)
- Montagem do sistema de escape
- Montagem do tablier (ainda há uma surpresa guardada...)
- Montagem de portas, símbolos, etc.
- Trabalho de estofaria (só faltam colocar as quartelas das portas);
Demos um avanço tão grande que deixamos a máquina praticamente pronta!!!
Estamos a fazer um esforço para o ter pronto na próxima 6ª feira, mas não consigo encontrar em lado nenhum o kit de reparação (pistões e borrachas) da bomba dos travões... já tentei a Nissan em Portugal e o meu fornecedor da América e para já... nada
![:[huu]](http://www.deephousepage.com/smilies/conf40.gif)
Se alguém puder ajudar...O mecânico ainda não o pôs a trabalhar por falta da bomba que está acoplada o servo freio que liga ao colector de admissão. Com a bomba de travões montada, drena-se o circuito, coloca-se óleo travões novo e vamos pôr a máquina a trabalhar!
Bom, aqui fica o link com as fotos. Tentei manter a linha original do carro, sem grandes alterações de fundo, mas também lhe dei um cunho pessoal. Está ao meu gosto! Espero que gostem!
Restauro Datsun 1600 SSSSe não houver surpresas desagradáveis, espero estar convosco no próximo dia 20
SSSaudações,
Gustavo
Parabéns pelo belissimo trabalho e rapidez! Está espectacular. Essa côr assenta lindamente, sabes dizer-me a referência dela?
Abraço.
Caro castelloyBU, só amanha é que vou à oficina e vejo essa questão da cor!
De resto, lá consegui arranjar na Nissan os pistões e os vedantes da bomba de travões, o que quer dizer que o mecânico já pode concluir o trabalho (só espero é que não hajam mais surpresas de última hora
![:pensador]](http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif)
)
De momento estamos nos acabamentos, ontem montei o rádio (música já tenho!!!), e todos os símbolos da máquina!
As quartelas das portas também já começaram a ser montadas! Enfim estamos nos acabamentos!
Só estamos aqui com uma dúvida a nível eléctrico e que gostaria de vos pedir uma ajuda: já ligamos os fios respectivos à bobine, mas não temos a certeza se ficaram bem... Quem mandou não tomar nota das ligações aquando da desmontagem...
Assim, peço-vos que me indiquem quais os fios que ligam a cada um dos terminais da bobine.
Desde já muito obrigado!
Gustavo
Então para a semana já rola?
Esperio que vá encontro no dia 20!!!
Olá Pessoal!
Pois é, este fim de semana lá estive na oficina para pormos a máquina a trabalhar! Depois de verificados os circuitos eléctricos e afins tinha chegado a hora de puxar o vulgo "cabo do ar", mas este não quis colaborar
![:[huu]](http://www.deephousepage.com/smilies/conf40.gif)
. Lá tivemos que desmontar o dito cujo, comprar um cabo novo, montar e puxar... Depois de chegar a gasolina aos SU's, a máquina pegou logo... e que trabalhar!
![:[devil]](http://www.deephousepage.com/smilies/devil10.gif)
Coloquei 2 vídeos no album de fotos (link abaixo)! É um momento de ansiedade, mas também de emoção! Depois de tantos meses parado e de anos sem manutenção (as velas e os platinados estavam mais pretos que o carvão e no sistema de refrigeração mais parecia que andava lama do que água), ver aquele SSS pegar daquela maneira... só quem dá valor a estas coisas é que compreenderá!
Claro que ainda falta afinar ao ponto os carburadores, mas parece que tudo vai correr pelo melhor!
Amanha, o mecânico vai dar uma revisão aos travões e o electricista tem que verificar umas ligações, mas se tudo correr bem, espero ir à inspecção com ele esta semana, para que dia 20 esteja convosco.
![:[yeah]](http://www.deephousepage.com/smilies/1syellow1.gif)
Só ainda não fiz a inscrição, pois quero ver se o SSS se vi portar bem!
Aqui fica de novo o link das fotos (as 2 ultimas são vídeos da máquina a trabalhar!):
Restauro Datsun 1600 SSSSSSaudações a todos,
Gustavo
Os videos não estão a dar!!!
Olá Pessoal!
Hoje lá fui buscar o SSS após 9 meses de intenso trabalho! Que emoção voltar a pegar na máquina!
Acabou por ser um bom teste, pois se tinha de estar a chover, foi na altura que o fui buscar

Mas portou-se lindamente!
Acontece que ainda não conseguimos resolver o problema do alternador a tempo e deixei-o ficar no oficina de um amigo. Assim, infelizmente amanhã não vou poder ir...
![:[cry]](http://www.deephousepage.com/smilies/mecry.gif)
Não quero arriscar ficar ficar sem bateria a qualquer momento. Para além disso pedi para fazer uma revisão à instalação eléctrica e montar uns extras...
Espero na próxima estar presente!
Abraço a todos e que tudo corra pelo melhor!
Gustavo
Gustavo
Quando o SSS puder rolar, diz pois apresento-te o cardioplogista que trata do coração do meu SSS.Fiva no Porto.
M.Mesquita
Caro Mário,
Só agora voltei a ter acesso ao fórum, mas estava ansioso por o contactar! :)
Tenho combinado para este sábado, com um mecânico de confiança, afinar as válvulas da máquina. Dependendo do que se encontrar pode não ficar por aqui... ;)
Já andei e bem com ele (nunca julguei que atingisse a velocidade que atinge), embora se note que as válvulas estejam "a bater"... Agora está a falhar um pouco acima dos 130km/h; julgo que tudo poderá derivar do má afinação das válvulas, pois o carro está com excelente compressão! A ver...
Assim mesmo, gostaria que me desse o contacto da pessoa que trata do seu carro...
Um grande abraço e muito obrigado!
Gustavo
Ui, ui ... agora é que vai ser !!! Força Gustavo e disfruta desse teu belo carro :clap:
PS - Onde compras-te o tubo da agua, tampa do termostáto, tubo chauffge ?
Caro João Freire,
Os tubos da água e a tampa do termostato foram comprados na Rotor em Vila Nova de Gaia (tenho lá uma pessoa conhecida) e os tubos da chauffage mandei vir do e-bay!
De referir que a maior parte das peças vieram dos EUA, via e-bay, sem problemas. É uma solução excelente! :dance:
Bem uma boa escolha apesar do estilo "quadradão" que aparenta compensado em muito pela performance atribuida pelos carburadores SU e pelos 109cv no caso dos 1600sss special de 1971 ou os 103cv da serie de 1972 ou ainda os 96cv dos 1600deluxe bem a verdade é que tudo depende do ano e da série e tambem do país onde são comercializados por cá impera o motor dos 1600sss com apenas 101cv, pois é, e depois dizem que as mulheres é que complicam hihihi :duh: bem seja como for teria todo gosto em ser co piloto um dia destes ok pronto confesso gostaria de o conduzir mas sem o capotar em prometo!!! :lol bem muito boa sorte
Pois é, isto dos restauros nunca termina!...
Eu bem não queria, mas acho que vou ter mesmo de abrir o motor do SSS... :duh: Após o ter comprado ainda pouco lhe mexi, mudei óleo, substitui velas, platinados, condensador, tampa distribuidor e aguardo os cabos de velas. O carro está a andar bem, mas está a consumir óleo em demasia... Após 1000 km voltei a substituir o óleo (agora tenho o Castrol GTX 15w-40) e a coisa parece piorar. Deita aquele fumo azulado típico, principalmente em desaceleração.
Numa primeira fase vou mandar trocar os vedantes das válvulas e depois logo se vê os segmentos. Já agora, para substituir os vedantes das válvulas, é necessário remover a cabeça, certo? ou basta a tampa de válvulas?
Se tiverem outras sugestões ou procedimentos a seguir, por favor partilhem.
SSSaudações,
Gustavo
Citação de: Guga16V em 13 de Junho de 2008, 09:07
Pois é, isto dos restauros nunca termina!...
Eu bem não queria, mas acho que vou ter mesmo de abrir o motor do SSS... :duh: Após o ter comprado ainda pouco lhe mexi, mudei óleo, substitui velas, platinados, condensador, tampa distribuidor e aguardo os cabos de velas. O carro está a andar bem, mas está a consumir óleo em demasia... Após 1000 km voltei a substituir o óleo (agora tenho o Castrol GTX 15w-40) e a coisa parece piorar. Deita aquele fumo azulado típico, principalmente em desaceleração.
Numa primeira fase vou mandar trocar os vedantes das válvulas e depois logo se vê os segmentos. Já agora, para substituir os vedantes das válvulas, é necessário remover a cabeça, certo? ou basta a tampa de válvulas?
Se tiverem outras sugestões ou procedimentos a seguir, por favor partilhem.
SSSaudações,
Gustavo
Eu no teu lugar tirava a cabeça e via tudo do principio ao fim, assim era remedio santo!!!
;)Mas isso era eu!!! :angel:
Boas
Do meu ponto de vista é melhor fazer hoje do que adiar os problemas... No final é capaz de sair mais caro a reparação do que faze-la agora...
Força nisso e coloca ai umas fotos
FilipeA
Grande Gustavo esse SSS merece um tratamanto a altura do restauro que levou. Aproveita e vê tudo assim ficas mais descansado e o carro mais fiavel.
Caro Gustavo o seu SSS faz medias de quanto?
O meu não sei se é normal mas de vez em quando cheira a gasolina no interior. O seu tb?
Abr
Citação de: Kunamy em 17 de Junho de 2008, 18:55
Caro Gustavo o seu SSS faz medias de quanto?
O meu não sei se é normal mas de vez em quando cheira a gasolina no interior. O seu tb?
Abr
Também tenho alguns que cheiram a gasolina no interior...mas ja descobri qual a fuga!!! :angel:
No deposito por tras dos bancos trasieros tem uns tubos pequenos que passa gasolina e com o passar dos anos eles estalam...e dá-se a fuga de gasolina!!! ;)
Amigos,
Ainda não consegui fazer a média do SSS, pois ainda não lhe atestei o depósito... ;) O meu tem uma fuga de gasolina, mas devido a ter um parafuso moído que aperta a chapinha que espalma a borracha do tubo que vai ao depósito (chapa onde enrosca o tampão). A gasolina escorre para o exterior.
O meu cheira um pouco a gasolina, mas os tubos do depósito estavam em bom estado... assim que elimine a fuga que descrevi acima, vou ver o que acontece!
Mas deve gastar entre 8,5 e 10 (a andar devagar...)
Miguel, já comprei os cabos de velas numa casa na Z.I. Porto! Obrigado!
Sábado devo ir com o SSS ao meu mecânico que fica em Penafial para ver um ruido de rolamento vindo da caixa (deve ser rolamentos) e deve lá ficar para tratar do motor (devemos tirar a cabeça).
SSSaudações,
Gustavo
Não há nada como perguntar a quem sabe :dance: :dance:
Obrigado Miguel e Gustavo.
Só mais uma dúvida esses tubos são em borracha iguais ao que estão no motor, ou metalicos?
Abr's
Os tubos de que falo são de plastico cristal...mas com o tempo eles amarelecem!!! ;)
Muitos parabéns pela máquina, está muito bonito e bem arranjado!
Agora é rever esses problemas que o impedem de rolar com tranquilidade, gasolina para dentro (é sempre bom encher o depósito não esteja ela mais cara na semana seguinte) e disfrutar do alvo de tanto trabalho e dedicação.
Boa sorte com ele, é uma máquina infernal :icon_twisted:
"Mecânicos" do AJA,
Como já tinha descrito atrás o meu SSS está a consumir um pouco de óleo, nada de exagero, mas está a consumir...
Tenho andado com a máquina para testar em que circunstâncias vejo a sair aquelo fumo azulado... após uns testes, deixo aqui o resultado da experiência, para que os especialistas me possam dar uma ajuda na detecção do problema.
Assim, concluí que o fumo azulado "só" sai em aceleração, após uma desaceleração. Explico: imaginem que tiram o pé do acelerador para abrandar (estou em desaceleração) e quando recoloco para retomar a velocidade (em aceleração), é nesta fase que sai o tal fumo azulado, deixando de deitar passado uns instantes, mesmo continuando a acelerar... o que quero dizer é que não é um consumo contínuo.
Estou a colocar esta dúvida, pois ainda estou com dúvidas se devo ou não abrir o motor... o carro puxa muito bem! Bem sei que o óleo por vezes é "amigo" da compressão...
Para se pronunciarem...
Desde já o meu obrigado.
Aproveito para dizer que o meu pai comprou um Datsun 1200 4 portas, deluxe, de 1973, influenciado por mim é claro :). O meu irmão é que anda à volta dele e de mecânica parece estar um mimo. Para a semana deve começar o restauro a nível de chapa. Devemos abrir um tópico para acompanharem o restauro!
SSSaudações,
Gustavo
Caro Gustavo esse fumo pode ser proviniente de varias coisas, pode a junta, pode ser os segmentos, pode ser 1001 coisas...eu já tinha dado a minha opinião...mas tu é que sabes!!! ;)
Abre um topico do Datsun 1200, eu também tenho 2 Datsun 1200, 1 de 2 portas e outro de 4...
Grande Gustavo como vai o teu SSS?
Já abriste o motor?
Citação de: Kunamy em 24 de Junho de 2008, 19:44
Grande Gustavo como vai o teu SSS?
Já abriste o motor?
Amigo Nuno,
O SSS está neste momento no mecânico indicado pelo Sr. Mário Mesquita aqui do fórum! Relativamente ao consumo de óleo e ao fumito azul que sai de vez em quando, ele aconselhou-me a fazer aí uns 5000 km a ver o que dá! Como o carro esteve algum tempo parado... Quer dizer que por agora não vou abrir o motor... vou-lhe é dar gas! :) Controlando sempre o nível de óleo, claro!
Continua lá para ver a transmissão, pois desde que comecei a andar com ele, faz um barulho de rolamento incomodativo. Sábado lá estarei na oficina para acompanhar! Vou dando notícias!
Abraço,
Gustavo
Grande Gustavo também acho uma boa solução. O carro deve de ter estado muito tempo parado e pode ser algum vedante das válvulas que esteja meio colado. Pode ser que passe com esses Km's. Até lá vais estando atento ao óleo e depois logo vês.
É engraçado que o meu carro em 2ª faz uma zoada tb. Tenho de ver o que se passa. O problemas de todos foi os anos que tiveram adormecidos :green:
Abr
Boas pessoal! Já há algum tempo que não dava notícias, mas as férias...
O SSS continua de boa saúde, quer é andar! Este carro tem realmente um motor... O problema é que tem consumos a condizer :D
Bom nestas férias continuaram os miminhos à máquina:
- tubos de travões novos em malha de aço e interior em teflon (ebay); ainda não montei...
- corte corrente à bobine
- caixa de velocidades revista (só precisou de casquilhos novos, o resto estava impecável)
- bomba de gasolina reparada (levou diafragma e junta ao bloco, pois babava um pouco)
- cabos velas "Lucas" silicone
O próximo passo vai ser realmente ver o resto da transmissão (veio, diferencial, etc.).
Grande abraço a todos,
Gustavo
Grande Gustavo antes de mais parabens pelas belas fotos do teu carro na concentração a que foste, tive a possibilidade de ver e gostei bastante, assim como o datsun amarelo do Miguel.
É pena ser longe senão tambem participava.
Tive a ler o teu topico com mais atenção, e agora que começo a dar as primeiras voltas com o meu detectei o mesmo problema de gasolina, ou seja o meu tambem se baba no mesmo sitio do tampão do deposito. Como resolveste isto?
Grd Abraço
NL
Citação de: Kunamy em 05 de Setembro de 2008, 12:47
Grande Gustavo antes de mais parabens pelas belas fotos do teu carro na concentração a que foste, tive a possibilidade de ver e gostei bastante, assim como o datsun amarelo do Miguel.
É pena ser longe senão tambem participava.
Tive a ler o teu topico com mais atenção, e agora que começo a dar as primeiras voltas com o meu detectei o mesmo problema de gasolina, ou seja o meu tambem se baba no mesmo sitio do tampão do deposito. Como resolveste isto?
Grd Abraço
NL
o meu 1600 amarelo tambem se babava...como resolver?
facil... tirar o tampão da gasolina e fazer a junta do tampão mais grossa...fiz isto no meu e nunca mais se babou... :dance: 8)
Caro Nuno,
Ao iníncio pensei que fosse da borracha (junta) do próprio tampão, mas após ter substituído a borracha...nada... substituí o tampão... nada... No meu caso era da peça metálica que está aparafusada à carroçaria, onde o tampão aperta.
Esta estrutura tem, salvo erro, 5 parafusos aparafusados à carrocaria. Acontece que com os anos os buracos onde apertam ficam mais largos e os parafusos não dão aperto... resolvi a situação comprando uma fêmea ("porca") e aparafusei por tras (se abrires a mala consegues lá chegar com a mão). Assim a estrutura fica bem apertada à carroçaria, impedindo a fuga da gasolina!
Espero que ajude!
SSSaudações,
Gustavo Lucena
OK, o meu problema e mesmo esse. Os parafusos pareciam largos, porque o tampão está como novo.
Vou arranjar porcas para ali e deve de resolver.
Obrigado pelas dicas.
Boas pessoal!
Há já algum tempo que queria deixar-vos mais umas fotos do SSS depois do restauro e à luz do dia :)
Aqui vão algumas:
Mais algumas:
Pronto, só mais uma :D
Relembro para quem tiver interesse pode ver as fotos da máquina antes e aquando do restauro no seguinte link:
http://picasaweb.google.pt/gustavoplucena/Datsun?authkey=spdi_epugX8 (http://picasaweb.google.pt/gustavoplucena/Datsun?authkey=spdi_epugX8)
Mas o restauro continua... no próximo domingo vai para o mecânico para fazer uma revisão à cabeça do motor (vedantes válvulas, principalmente) e aproveitar para lhe fazer mais qualquer coisa! 8)
SSSaudações,
Gustavo
Ficou linda a maquina, parabéns :clap: :clap:
Grande grande projecto que iniciaste e acabaste!
É de valor ver tópicos e projectos de restauro destes, que conseguem ter pernas para andar e chegar à meta!
Parabens pelo teu carro! Está algo de fenomenal!
Saudaçoes
Ui mais fotos, já me estou a babar :clap: :clap: :clap: :clap:
Vai actualizando :dance:
Grande abr
Boas fotos!
O carro tá semi-novo! :clap:
Pois é pessoal, como já tinha referido, a máquina lá foi na semana passada para o mecânico, de forma a fazer a revisão à cabeça, entre outras coisitas.
Na passada sexta-feira à noite lá o fui ver. Pelo o que vi e pelo que me foi dito pelo mecânico, o motor está quase novo, tirando o facto do "carvão" que foi encontrado e os vedantes de válvulas todos ressequidos (pelo menos uma das razões pelo gasto excessivo de óleo). Antes de desmontar a cabeça fizemos um teste de compressão... o resultado não podia ter sido melhor... dentro dos valores definidos pela marca :dance: Para já não vamos mexer nos segmentos!
Claro que tirei umas fotos!
Mais algumas...
Ainda...
Para terminar...
Bem amigo Gustavo o teu motor parece novo.
Nota-se o carvão nas válvulas mas nada de muito exagerado.
Vais ver que colocas os vedastes e resolves o problema.
Pois é pessoal, ontem fui entregar ao mecânico umas peças que estavam em falta e quando lá cheguei, a cabeça já tinha vindo de rectificar :) As válvulas vão agora ser rodadas, vai-se acabar de limpar a crosta de carvão que ainda existe em algumas peças e depois vai para o sítio!
Só houve uma coisa em que fiquei a pensar: apesar do mecânico dizer que não tem qualquer importância, pelo menos uma das válvulas de admissão tem a superfície um pouco picada; os bordos das válvulas onde assenta nas sedes estão impecáveis. O que acham os entendidos?
Aqui ficam as fotos!
Fica então a foto da válvula que falava atrás.
SSSaudações,
Gustavo
Caro Gustavo realmente é estranho, o carro nunca misturou agua com óleo?
Por vezes a humidade poderá originar essas marcas no material.
Citação de: Kunamy em 20 de Novembro de 2008, 12:09
Caro Gustavo realmente é estranho, o carro nunca misturou agua com óleo?
Por vezes a humidade poderá originar essas marcas no material.
Pois, não sei amigo Nuno... só fiz cerca de 3000km com ele e nunca misturou... no passado, só Deus sabe! :D
Essa observação foi a mesma que o mecânico fez...
Obrigado.
Gustavo, no meu entender esse picado não tem importância alguma, pois a válvula é usada para "vedar" e apenas importa que seja bem rodada e que assente bem.
Citação de: Umtali em 25 de Novembro de 2008, 08:31
Gustavo, no meu entender esse picado não tem importância alguma, pois a válvula é usada para "vedar" e apenas importa que seja bem rodada e que assente bem.
Caro João,
Foi exactamente o que o mecânico disse!
Vou passar esta semana na oficina para acompanhar os trabalhos!
Obrigado.
Pois é, tenho notícias boas e outras nem por isso... ;)
As boas são:
- Revisão ao motor completa (ainda não experimentei, mas confio que esteja bem)
- Casquilhos novos na suspensão/direcção
- Tubos de travões flexíveis montados
As menos boas:
- relativamente ao diferencial as minhas piores suspeitas estavam certas... o diferencial está gripado :duh:
- Vai precisar de levar rolamentos nas 4 rodas
- 2 bombitos nos travões de trás
O que mais me preocupa é o diferencial... já fiz uns contactos para arranjar um usado em estado razoável... alguém sabe onde posso continuar a pesquisar? ???
Obrigado.
Citação de: Guga16V em 26 de Novembro de 2008, 13:54
Pois é, tenho notícias boas e outras nem por isso... ;)
As boas são:
- Revisão ao motor completa (ainda não experimentei, mas confio que esteja bem)
- Casquilhos novos na suspensão/direcção
- Tubos de travões flexíveis montados
As menos boas:
- relativamente ao diferencial as minhas piores suspeitas estavam certas... o diferencial está gripado :duh:
- Vai precisar de levar rolamentos nas 4 rodas
- 2 bombitos nos travões de trás
O que mais me preocupa é o diferencial... já fiz uns contactos para arranjar um usado em estado razoável... alguém sabe onde posso continuar a pesquisar? ???
Obrigado.
mesmo má noticia :s
arranjar diferenciais pra isso nao sei se sera facil...
em ultimo caso tens o eBay ;)
Boas Guga!
Realmente é preciso ter azar!!!
Mas está mesmo gripado?
Olha que em diversas casa da marca Rolmac ele têm kits de substituição de rolamentos!
Experimta, se quiseres contactos eu tenho aqui da loja de Portalegre!
Sei disso porque de uma das vezes que parti o diferencial do meu 1200 comprei um kit desses por 125 euros! 4 rolamentos e 6 anilhas de cada espessura...
Já tentaste procurar um para peças?
Cumps. Mário
Citação de: Datsunbat em 30 de Novembro de 2008, 14:42
Boas Guga!
Realmente é preciso ter azar!!!
Mas está mesmo gripado?
Olha que em diversas casa da marca Rolmac ele têm kits de substituição de rolamentos!
Experimta, se quiseres contactos eu tenho aqui da loja de Portalegre!
Sei disso porque de uma das vezes que parti o diferencial do meu 1200 comprei um kit desses por 125 euros! 4 rolamentos e 6 anilhas de cada espessura...
Já tentaste procurar um para peças?
Cumps. Mário
Amigo Mário,
O problema não são os rolamentos, mas sim os planetários, satélites e roda de coroa... estão com desgaste anormal... ::)
À partida já tenho aí um em vista... vamos lá ver...
Assim mesmo, gostaria de ficar com o contacto da loja! ;)
Vou dando notícias!
Abraço,
Gustavo
O diferencial já está cá em casa para ti!
Boas e antes de mais um Bom Ano e Bons Restauros a todos! :D
Pois é pessoal, fui buscar o SSS depois desta grande revisão mecânica. Há boas e menos boas notícias... ;)
Começando pelas boas:
- Barulho do diferencial resolvido (foi colocado um usado em muito melhor estado); agora é outra coisa, nem parece o mesmo!!!
- Melhoria significativa a nível dos travões (calços novos, tubos flexiveis novos e bombitos atras novos)
- Rolamentos nas rodas novos
- Direcção mais precisa com colocação de casquilhos em poliuretano na direcção e suspensão (excepto cinoblocos)
- Enfim, o carro estruturalmente está como novo, falta só a suspensão!
Agora a menos boa:
Como vos contei, fizemos a descarbonizão da cabeça com colocação de vedantes de válvulas, de forma a resolver o problema do gasto de óleo... Apesar do trabalho ter sido bem feito (acompanhei-o de perto), o facto é que o carro ficou a fazer mais fumo azul do que fazia (gastar mais óleo) :( :duh:
Eu usava o óleo Castrol GTX 15W40 e até mudamos para um 20W50... melhorou, quando a quente, mas a frio continua a fazer muita fumassa... não deveria ser ao contrário? Isto é que me deixa curioso... ???
Cenários que aponto:
- A limpeza efectuada à cabeça (as válvulas, guias, etc. tinham imenso carvão), pode ter deixado a descoberto folgas excessivas entre a aste da válvula e a guia, passando por aqui o óleo;
- Na altura optamos por não mexer nos segmentos, pois feito o teste de compressão; a coisa estava bem, mas talvez tenha sido um erro... talvez devesse ter feito logo tudo...
O que vou fazer:
Tornar a abrir o motor, mudando válvulas, guias e segmentos (já tenho as guias e os segmentos, só me faltam as válvulas)... Assim a coisa deve ficar resolvida definitivamente!
Já agora pedia os vossos comentários face ao exposto!
E fica a lição para um próximo restauro e já agora para todos...
SSSaudações,
Gustavo Lucena
CitaçãoNa altura optamos por não mexer nos segmentos, pois feito o teste de compressão; a coisa estava bem, mas talvez tenha sido um erro... talvez devesse ter feito logo tudo...
Gustavo, se a compressão estava boa não deves duvidar dos segmentos; acredito que o teu problema seja mesmo das valvulas/guias - o facto é que piorou depois de teres mexido nelas !!! :redface
Citação de: Umtali em 09 de Janeiro de 2009, 12:52
CitaçãoNa altura optamos por não mexer nos segmentos, pois feito o teste de compressão; a coisa estava bem, mas talvez tenha sido um erro... talvez devesse ter feito logo tudo...
Gustavo, se a compressão estava boa não deves duvidar dos segmentos; acredito que o teu problema seja mesmo das valvulas/guias - o facto é que piorou depois de teres mexido nelas !!! :redface
Amigo João,
Também já pensei nisso, mas falta saber como está o segmento de óleo... ::)
Obrigado pela dica!
Abraço.
Boas!
Já há mais novidades da "bomba"?
Cumps.
Mário
Citação de: Datsunbat em 14 de Janeiro de 2009, 12:47
Boas!
Já há mais novidades da "bomba"?
Cumps.
Mário
Amigo Mário,
Para já vou gozar um pouco a máquina e dar um pouco de descanso à carteira! :D
É certo que continua a deitar um fumito, mas vou fazer uns kms com ele e depois vai para a sala de operações novamente!
Abraço,
Gustavo
Pois é pessoal, ressuscito o meu tópico para pedir a vossa ajuda no seguinte:
Fui informado pelo meu amigo mecânico que está a reparar o motor que o veio de excentricos está estalado. Dá para acreditar????
Bom, andei a procurar aqui nos livros que tenho em casa sobre os 510 e na parte da reparação do motor faz menção em jeito de "muito importante" que nunca se deverão desapertar (retirar da cabeça) os apoios do veio de excêntricos, sob pena de nunca mais os conseguir alinhar convenientemente e que será mesmo melhor colocar uma cabeça nova.... Poderá ter isto resultado na quebra do próprio veio excentricos? Relembro que abri o motor há pouco tempo (ver tópicos acima), tendo só reparado a cabeça e já nessa altura estes tais apoios foram removidos... Andei cerca de 2000 km e voltei a abrir agora, pois o consumo de óleo não baixou.
Por favor falem os entendidos, pois agora estou naquele dilema de "só" comprar o veio de excentricos ou meter mesmo uma cabeça nova "usada", da qual não tivessem retirado os tais apoios...
Enfim já deu para ficar com as mini férias estragadas...
Obrigado desde já a todos.
Se houver dinheiro para uma nova é sempre melhor mas eu ou comprava uma nova ou uma usada inteira nunca comprava ás peças que leu esse aviso e aocnteceu o que aconteceu eu não arriscava outra vez
boa sorte
Amigos,
Depois de uma semana de reflexão, decidi comprar a árvore de cames, nova e original! Agora são 30 dias de espera!
Obrigado Tiago pelo comentário.
Vou dando notícias.
SSSaudações,
Gustavo Lucena
Pois é pessoal, preciso aqui da vossa ajuda.
Como alguns sabem o motor do meu SSS consumia óleo em excesso. Depois de uma primeira tentativa de resolução à segunda levou quase tudo novo!
Só não levou pistões, bielas e cambota, de resto foi tudo (valvulas, guias, arvore de cames, segmentos, bronzes bielas e cambota, bomba oleo, bomba de água, bomba de gasolina, kit distribuição, juntas, vedantes). Não levou pistões pois este motor nem sequer foi uma unica vez rectificado... foi só despolido... medimos como deve ser e estava dentro dos parâmetros para os pistões de origem.
Após a reparação o motor ficou a fazer um barulho, daqueles que parecem vindo das válvulas (tac-tac-tac)...
Visto na altura não termos substituido os martelos e as pastilhas (peça que se encontra por cima das válvulas e onde o martelo bate) e termos substituido a arvore de cames, pensei que seria disto e comprei martelos e pastilhas novas.
O tal barulho (tac-tac-tac) que parece vindo da cabeça, ficou inalterado... Nem melhorou, nem piorou, ficou igual...
Agora fica a pergunta... do que será?
Foi tudo bem montadinho (com amor e carinho :D) e agora ficou a fazer um barulho que não devia...
Peço a vossa ajuda para possiveis causas deste problema... O que acham que deva fazer? Já estou a ficar sem hipóteses...
Obrigado, desde já!
Assim é complicado...
Tens algum video onde isso se ouça?
Nuno,
Video ainda não tenho... vou tentar e depois posto aqui!
Obrigado,
Gustavo
Citação de: nunoturbo em 30 de Outubro de 2009, 21:51
Assim é complicado...
Tens algum video onde isso se ouça?
Ontem estivemos à volta da máquina, voltamos a afinar as válvulas, verificamos a tensão da correia de distribuição, verificamos martelos, pastilhas, etc, e não há maneira de descobrir o raio do "tac-tac-tac".
Com a ajuda de uma chave de fendas (para ouvir), tentamos ver de que parte do motor vem o barulho... vem da cabeça, acho que disso não temos dúvidas. Quem olha de cima pra tampa de válvulas, vem entre a correia e o bocal do óleo. É mais nesta zona que se ouve...
Deixo aqui um vídeo onde se consegue ouvir:
Datsun L16 SSS engine noise (http://www.youtube.com/watch?v=qq-nlTFo82c#normal)
SSSaudações,
Gustavo
Gustavo desde que tu falaste no barulho, que ando a tentar perceber de onde ele vem...mas ainda não percebi....o que me deixa pensativo é o facto de ter sido tudo novo e fazer na mesma o barulho.... :-[ :wall
Citação de: Miguel SSS em 06 de Novembro de 2009, 10:52
Gustavo desde que tu falaste no barulho, que ando a tentar perceber de onde ele vem...mas ainda não percebi....o que me deixa pensativo é o facto de ter sido tudo novo e fazer na mesma o barulho.... :-[ :wall
Pois é isso que nos (a mim e ao mecânico, que por sinal também se chama Miguel) nos anda a moer o juízo... :-[
Depois colocam-se outras questões, como: será que a empresa que colocou as novas guias de válvulas deixou tudo como deve ser? :-[
Apesar do barulho se manter devo levá-lo no Domingo e assim já dava para ouvir melhor e trocavamos umas impressões :)
Abraço e mais uma vez obrigado,
Gustavo
Que óleo estás a usar?
O barulho é constante a quente a frio?
Aumenta com a rotação?
Citação de: nunoturbo em 06 de Novembro de 2009, 11:21
Que óleo estás a usar?
O barulho é constante a quente a frio?
Aumenta com a rotação?
- Óleo: Castrol GTX 15w40
- A frio não se nota tanta, depois de quente é muito mais intenso.
- Sim, aumenta com a rotação
Obrigado Nuno!
Quanto quilómetros é que o carro já fez desde que o motor foi fechado? Ou quantas horas já trabalhou?
Citação de: nunoturbo em 06 de Novembro de 2009, 13:59
Quanto quilómetros é que o carro já fez desde que o motor foi fechado? Ou quantas horas já trabalhou?
Nuno,
O carro já fez cerca de 1100 km depois de fechado.
Obrigado pelo teu interesse neste caso bicudo! :)
E sempre fez esse barulho?
A arvore de cames é a mesma?
Citação de: nunoturbo em 06 de Novembro de 2009, 15:58
E sempre fez esse barulho?
A arvore de cames é a mesma?
Não, o barulho começou após a reparação do motor.
A árvore de cames foi
nova e de
origem (Nissan).
Achas que deva experimentar com uma cames usada, a ver o que acontece? :eusa_think:
Abraço,
Gustavo
Rectificaste o bloco e a cabeça?
Se rectificaste, esse barulho não será o pistão a bater na valvula?
Estive a falar com o meu mecânico, surgiu estas perguntas...
Citação de: Miguel SSS em 06 de Novembro de 2009, 17:01
Rectificaste o bloco e a cabeça?
Se rectificaste, esse barulho não será o pistão a bater na valvula?
Estive a falar com o meu mecânico, surgiu estas perguntas...
O bloco não foi rectificado... a cabeça foi rebaixada um pouco, mas nada de exageros... foi rectificada.
Já falamos nessa hipótese, mas para isso deveriam bater todas e ao fim de umas "batidas" empenavam... digo eu...
Obrigado pelo cuidado!
Gustavo