Abri este tópico para colocarmos aqui imagens dos Japoneses Antigos que foram clonados por outras marcas.
Ao contrário do que parece a foto a seguir não é de nenhum Mitsubishi Lancer, mas sim do seu clone americano Eagle Vista.
E agora um Chevrolet Nova, em versões de 4 e de 5 portas, neste caso cópia de um Toyota Corolla E8.
Penso que ainda houve clones de outras gerações do Corolla, mas mais recentes, tenho de ver se encontro.
4 portas
5 portas
Edited by: jcsantos at: 5/1/05 14:51
Holden Astra LB, clonado a partir de um Nissan Pulsar (Cherry) N12 e foi produzido entre Agosto de 1984 e Fevereiro de 1986.
Este Holden era fabricado na fábrica na Nissan na Austrália juntamente com o Pulsar N12, e era equipado com o motor E15 da Nissan.
Este modelo sofreu um restyling em Fevereiro de 1986 e foi produzido até Setembro de 1987, passando a designar-se por Holden Astra LC, o motor passou a ser o E16 da Nissan.
Edited by: jcsantos at: 5/1/05 15:13
O substituto do modelo acima apresentado foi o Holden Astra LD, produzido entre Setembro de 1987 e Agosto de 1989, e baseado no Nissan Pulsar (Sunny) N13.
Mas, neste modelo, os motores 1.6 e 1.8 utilizados já eram produzidos pela GM, e chegaram a equipar os Nissan Pulsar vendidos na Austrália.
Edited by: jcsantos at: 5/1/05 15:26
Pois é, parece que os nossos amigos australianos da Holden sabiam que de facto o que era bom era japonês e que sem ser através de cópias de modelos japoneses dificilmente aguentavam o sucesso da Toyota e da Nissan na Austrália.
Sendo assim depois de clonarem o Pulsar/Sunny N13, passaram para o Toyota Corolla E90, que foi baptizado como Holden Nova LE, a produção começou em Agosto de 1989 até Outubro de 1991.
Neste caso a produção já era realizada numa fabrica da Holden.
Os motores utilizados eram o 1.4 (6A-F) e o 1.6 (4A-F) da Toyota.
Em Outubro de 1991, este modelo sofreu um restyling e passou a designar-se por Holden Nova LF, a produção durou até Outubro de 1994.
Aos 2 motores já referidos atrás, juntaram-se mais 2, também eles da Toyota, o 1.6 EFI (4A-FE) e o 1.8 EFI (7A-FE)
Edited by: jcsantos at: 5/1/05 20:05
A seguir ao Corolla E9, a Holden clonou ainda em Outubro de 1994 o Corolla E10, com a designação de Nova LG
Os motores utilizados foram o 1.6 EFI (4A-FE) e o 1.8 EFI (7A-FE) da Toyota.
Excelente tópico!
Desconhecia a maioria destes clones
Deixando um bocadinho a Holden em paz (ainda há mais)
O modelo a seguir é um Ford Maverick que na Austrália era um clone do Nissan Patrol GR Y60.
Penso que os moteres que o equipavam eram os mesmos do Patrol, ou seja eram de origem Nissan, com especial atenção para os monstruosos 4200cc tanto a gasolina como a gasóleo.
Edited by: jcsantos at: 5/1/05 19:45
O Mazda 121 (igual ao primeiro comercializado em Portugal), também teve direito a ter os seu clones. Neste caso até foram 2: Ford Festiva e Kia Pride.
Kia Pride
Ford Festiva
A Alfa Romeo também teve direito ao seu clone de um japonês.
A história do ARNA começa no dia 9 de Outubro de 1980, nesse dia é assinado o acordo entre os Presidentes da Alfa Romeo, Ettore Massacesi e da Nissan, Takaschi Ishihara em Tokyo, para a construção de um veículo comum, o projecto recebeu o nome de Alfa Romeo Nissan Automobili do qual resultou o nome do veículo ARNA.
A Joint Venture visava a construção de um carro do segmento médio, medio-baixo,, na nova fábrica da Alfa em Pratola Serra, na província de Avellino, a Nissan forneceria a carroçaria e alguns componentes mecânicos, enquanto a Alfa fornecia o poderoso motor Boxer que equipava o Alfasud e todo o resto do equipamento. A carroçaria fornecida pela Nissan era a do Pulsar N12 mais conhcido entre nós por Cherry N12, era também da Nissan o trem traseiro.
O ARNA foi lançado nos últimos meses de 1983. Tinha três versões a L de 3 portas, a SL de 5 portas e a TI de 3 portas.
As versões L e SL disponham do clássico motor boxer de 1186cc. A versão TI mais desportiva era equipada com o motor de 1350cc.
Em meados de 1987 o ARNA foi retirado de produção pondo assim fim ao projecto do Alfa do Sol Nascente.
Edited by: jcsantos at: 5/1/05 19:39
Ai ai, esta do GR é que me ia matando do coração.....
Então este lindo jipe é um Ford na Austrália?
Não sabia mesmo, faz algum sentido na medida que o Maverick partilhou o mesmo modelo com o Terrano II, mas ao ponto de também clonar um Patrol GR I....
jcsantos, outra coisa, este modelo não saiu apenas com motorizações de 2800 a gásoleo e 4200 a gasolina? Houve uma de 4500? a gasóleo?
E quanto à Holden pensei que ela não clonasse tantos modelos japoneses, até pensei que esta marca Australiana fosse uma marca do Grupo GM e apenas imitasse Kadett´s, Vectras, Astras e companhia...
Cá em Portugal, lembro-me de surgirem no mercado alguns modelos de plataforma japonesa associados a outras marcas. Como já tinha dito, o Ford Maverick/ Nissan TerranoII, um Rover qualquer com o Honda Concerto, os jipes Opel vs Isuzu, o Ford Fiesta com o Mazda 121, Triumph Acclaim com o Honda Civic/Accord e existem mais, não tou e´para andar a puxar pela cabecinha agora...
É verdade, o Patrol GR Y60 foi comercializado na Austrália como Nissan Patrol e como Ford Maverick.
Quanto ao motor enganei-me, os motores que equiparam o Maverick foram o 4.2 a gasolina e o 4.2 a gasóleo.
O Patrol Y60 teve direito ao 4.2 a gasolina, ao 2.8TD, ao 4.2D e ao 4.2TD
O modelo actual Patrol GR Y61 é que existe com o motor 4.5 a gasolina.
Quote:
o Ford Fiesta com o Mazda 121
Atenção, que este caso que tu estás a apresentar o clone é o Mazda, o carro original é o Ford Fiesta.
Este tópico é apenas para cópias de carros japoneses e não o contrário.
Edited by: jcsantos at: 5/1/05 19:58
Toyota Hilux
Clone: Volkswagen Taro
Celica TA22 Rules The Scene!
A foto seguinte é de um Ebro Patrol 260, que é um modelo idêntico ao Nissan Patrol 260 que todos conhecemos, um dos melhores TT de sempre e que, devido à sua robustez e fiabilidade, equipa por exemplo a GNR e os Bombeiros.
Este modelo surgiu após a Nissan ter comprado a marca espanhola Ebro, por isso talvez não seja bem uma clonagem, durante alguns anos a Nissan ainda manteve o nome Ebro vivo, o Patrol e a Vanette foram os 2 modelos da Nissan que chegaram a trazer a designação Ebro.
Em Portugal penso que apenas a Ebro Vanette foi comercializada, pelo menos nunca vi nenhum Patrol com a marca Ebro, com excepção de algumas unidades de 5 portas (não comercializadas em Portugal) da GNR e que costumavam acompanhar as carrinhas blindadas que levavam dinheiro aos bancos.
Deixo também aqui uma fotografia de uma Ebro Vanette (igual à Nissan Vanette).
Edited by: jcsantos at: 6/1/05 3:49
Existe tambem um clone , mais um , na Chevrolet desta feita baseado no Suzuki Vitara .
Os carros antigos são feitos para durar .
Quem quiser pode ir pondo aqui mais fotos de clones, como o Earthp já fez.
Agora vou chatear um bocadinho as marcas inglesas.
Para começar temos o Triumph Acclaim que era igual ao Honda Ballade que não foi comercializado na Europa, por isso deixo aqui também uma foto do Honda.
Honda Ballade
Triumph Acclaim
A primeira geração do Rover 200 era baseada no Honda Civic/Ballade de 1983
Honda Civic/Honda Ballade
Rover 200
Este jipe Ebro desconhecia completamente...
Sabia que a Nissan tinha adquirido a Ebro, muitas carrinhas da marca espanhola eram clones de muitas produzidas pela Nissan, não eram só as Vanettes, já tenho visto outras....
Por falar em marcas espanholas, a Seat antigamente em Espanha não era clonada da Fiat? Os Fiat´s na Espanha não eram todos Seat´s?
Deves estar a referir-te à Nissan Trade, que é uma versão ligeiramente retocada da Ebro F275 (acho que é este o modelo).
Só que neste caso penso que o modelo original era da Ebro, porque a Trade só surgiu depois de a Ebro ter desaparecido como marca.
OFF-TOPIC:
A SEAT no ínicio era apenas uma marca que vendia os modelos da FIAT no mercado espanhol. Nessa altura a FIAT não era vendida na Espanha, porque os modelos eram rigorosamente iguais.
Edited by: jcsantos at: 6/1/05 23:22
jcsantos, Trade é isso...
Seat e Fiat ( desculpa por neste tópico)...
I thought you might like to see this 1986 Toyota Landcruiser BJ60
It was made from a BJ60 chassis out of aluminium.
Here is a picture of the BJ60 with the body removed.
and here is the aluminium body fitted.
you can find out more about the Landcruiser on this website.
url is:
www.newcruiser.ca/index.php?CID=2ToyotaDyna
O QUE É ISSO??????
Nunca tinha visto.
Este tópico era para situações em que os carros de marcas japonesas foram utilizados por outras marcas.
Podiamos abrir um tópico para os casos como os desse Honda "Discovery". Que dizes lcardeta? Tratas disso?
Trata-se de um veiculo que resulta da antiga joint venture entre a Honda e a Rover , o seu nome é Honda Cross Road . Não é caso unico na Honda , existe tambem uma versão Honda do Isuzu Rodeo (Opel Frontera ) que se chama Jazz ou Passport consoante a versão de 2 ou 4 portas e existe também o Horizon que uma versão Honda do Isuzu Trooper ( Opel Monterey ) . Voltando ao Cross Road penso que não teve grande sucesso no Japão , ao contrario do Land Rover Discovery original .
Quanto ao topico posso ver se existem mais , que eu conheça não . Nos distantes anos 50 e 60 penso que houve alguns clones japoneses de carros europeus , actualmente penso que não .
Os carros antigos são feitos para durar .