Apesar de este restauro já durar quase há dois anos, decidi colocar aqui algum do trabalho que já foi feito, pois muito provavelmente será vendida depois de acabada ...
Nos finais de Agosto de 2006, depois do seu primeiro banho em muito tempo, pois era carro do dia a dia, e servia para carregar batatas, palha, mercearia, enfim ... mas estava encostada para ser desmontada para peças!!! Consegui convencer o dono para não o fazer e prometi-lhe que a iria restaurar em toda a sua glória.
Já todos conhecem o meu gosto pelas Vans, e esta iria servir para o "carro de apoio à oficina" ... só que quando começo a mexer, sou uma desgraça e em pouco tempo estava toda desmontada!
Na realidade, não tinha condições de começar o restauro até Janeiro 2007 ... :redface
Ordem de ideias:
- não será um restauro a 100%
- arranjar doador de peças
- tratar da mecânica
- tratar de pequenas mazelas de chapa
- pintar
- IPO e gasolina para dentro ... :dance:
Primeiro passo foi comprar outra Van branca para doar material de forma a facilitar o restauro. Esta estava numa sucata com um pequeno toque na frente, sem documentos, e com apenas 45000 kms. Imediatamente foi toda desmontada e serviu logo para doar bobine, distribuidor e carburador para levar a vermelha para a oficina ... :assobio
Como já era de esperar, apareceram alguns buracos na chapa ... já as portas e mala vão ser simplesmente aproveitadas da Van branca.
Conforme ia desmontando, fui restaurando algumas das peças. Foi aconselhado a pinta a mecânica inferior com tinta esmalte ... é muito resistente.
Também os parafusos e pequenas peças são zincadas ... ficam protegidos e com óptimo aspecto.
Acho que não devo ter problemas na IPO ... :assobio
Ainda algum trabalho de restauro efectuado até Agosto de 2007 ... e já completamente desmontada.
No entanto chegou o Inverno e o trabalho parou ... altura em que coloquei à venda este projecto mas rápidamente cheguei à conclusão que não iria conseguir vender sem o ter terminado ... :redface
Algum material adquirido para melhorar a imagem final ... :dance:
Assim que melhorou o tempo e após 6 meses de inactividade, voltou a vontade de avançar com o trabalho.
Parecia que ia levantar voo ... mas foi apenas para colocar o "carrinho" e retirar o eixo traseiro e ultimos apêndices ... agora falta só remover o párabrisas.
Abril 2008 - desmontagem e restauro do eixo traseiro. Seguiu a pintura enquanto os parafusos e peças mais pequenas foram zincar.
As molas também foram desmontadas e pintadas (não ia deixar a ferrugem à vista ...) :-[
E depois foi juntar as peças pintadas e parafusos zincados ...
Agora chegou a vez do motor, começando por uma primeira lavagem para seguidamente retirar todos os apêndices, levar parafusos a zincar, e pintar o bloco e tampas ... :icon_neutral:
Quem quiser um Datsun, nesta caso, uma Datsun 120Y Van-M nova... aqui está ela. Prontinha a andar, a fazer muitos quilómetros, a participar em eventos e a dar muitas alegrias.
Mais um dia e mais alguns avanços ...
Vou precisar de um conjunto de juntas para substituir as actuais, porque apesar de não desmontar a culassa, tive que desmontar os restantes apêndices ...
Mais um passo em frente ... já chegou a material zincado do motor :dance:
Hoje comprei a tampa do termostato para substituir a antiga (é comum estas tampas apodrecerem com o uso da água de torneira ... por causa do calcário) ;)
Uma vez que este projecto está parado e querendo iniciar outro projecto mais aliciante, coloco desde já à venda e posso ajudar na conclusão do mesmo, caso tenham interesse.
ULTIMA HORA: este projecto terá seguimento pelas mãos do seu novo dono que em breve se vai inscrever aqui no AJA :clap: