Pois amigos como no tópico diz, eu queria saber se alguém daqui já meteu alguma caixa de 5 num Datsun SSS ???, e gostava de saber o que tiveram de fazer para a meter ???!!!
Aguardo respostas :dance:
Por não saber a resposta a essa pergunta... vendi o meu Datsun 180B :duh:
No Geral, em pesquisa, escreve "Caixa de 5 para motores L" (faz as variações necessárias) e encontras o tópico.
Nota: Já estava na hora de aprenderes que "SSS" não tem significado nenhum solto. Podem ser 10 modelos diferentes... ;)
É que eu estive a medir uma caixa de 5 , ela é maior 10cm que a de 4 e os apoios ficam ligeiramente a frente, a caixa de 5 encaixa perfeitamente no motor , mas tem que se fazer novos apoios mantendo os originais para o caso de querer voltar por a caixa de 4 e cortar o veio de transmissão...por enquanto é o que estou apurar... :assobio
Hmm... Mas tu ainda tens uns problemazinhos extra.
Boa sorte Miguel!
Mas nada que não se resolva!!! ;)
That's it :green:
vai metendo umas fotos do processo para a malta ver, há pouca documentação fotográfica acerca disso.
Abraço.
Eu depois posto aqui umas fotos do processo!!! ;)
Ficamos à espera!
Sem saber muito bem do que estou a falar, mas apenas pela lógica, diria que:
1. Novos apoios na carroçaria podem ser complicados por não haver resistência na chapa
2. Nos Toyota KE20 e 25 quando se troca a caixa de 4 para 5 normalmente o carro fica muito mais "lento" a responder porque o diferencial se mantém o mesmo. Não sei se equacionaste a hipotese de alterar também o diferencial
3. A alavanca de velocidades fica posicionada no mesmo local da carroçaria?
4. A caixa de 5 saiu de outro carro! será que esse outro carro não tem uma transmissão já com a medida certa?
5. Cortar uma transmissão é um trabalho que deve ser feito por quem sabe e com equilibragem por causa das vibrações.
Espero ter ajudado pelo menos com as duvidas que possa ter criado...
Ora bem!!!! Já tenho novidades em relação a caixa de 5...
1ª etapa:
Segurar o motor e marcar a posição dele, para manter sempre as mesmas medidas e medir a caixa de 4v no sitio e marcar tudo...e ver a folga que existe no veio de transmissão com o diferencial...
2ª etapa
tirar a caixa de 4v e comparar com a de 5v e rever as medidas, como podem ver a caixa de 4 é mais pequena que a de 5, mas a de 5 encaixa perfeitamente no motor e o veio também encaixa bem na caixa de 5...
3ª etapa
Meter a caixa de 5, mas como previa é preciso cortar um pouco o soalho para a alavanca entrar, visto que a caixa de 5 é mais comprida...
a alavanca já no sitio...
4ª etapa
Meter a caixa de 5 na mesma posição e medida da de 4... e ver se bate tudo direito...até agora tudo bem....
5ª etapa
Ver os apoios e veio de transmissão, o local dos apoios originais não dão....tem que se fazer uns novos... e cortar o veio pois como a caixa é grande o veio também ficou grande...
Caros amigos agora só tenho de resolver a situação do apoio e do veio e a transformação fica completa...
Como resolver sem estragar a estabilidade e segurança do carro?
Fácil!!! No chassis do carro não vou fazer outros furos, vou aproveitar os furos originais e vou mandar fazer uma peça nova que segura a caixa de velocidades mas com a furação que esta no chassis, assim a caixa fica segura e o chassis não perde resistencia, e quando quiser voltar a pôr a caixa de 4V é só tirar uma caixa e meter a outra!!!!
Em relação ao veio, também é facil de resolver, este veio vai ser cortado e soldado no torno e calibrado para não ficar empenado!!!
Se depois quiser meter a caixa de 4V tem que se ter o veio original, pois o outro foi cortado e não dá!!!
Eu já tenho material todo e suplente para quando quiser repôr a originalidade!!!
A peça nova que se tem que fazer é esta que esta assinalada a vermelho!!!!
Agora eu não sei se o carro vai ficar mais lento, pois o comprimento do veio ficou mais curto, agora só vou saber o resultado depois do carro ficar restaurado!!!
Se não gostar do resultado volto a pôr a caixa de 4V, pois fiz tudo para ser como era antes!!! :dance:
Ja agora uma coisa que não contava...o cabo do conta-km original é curto para esta caixa vou ter que arranjar outro!!! ;)
Aqui este o novo apoio da caixa de 5V
E que tal Miguel, já está concluído?
Perfeito este tópico, conseguis-te fazê-lo muito bem!
Sinceramente pensei que fosse mais fácil de trocar, mas quem sabe sabe!
Depois queremos saber em termos de comportamento, quais as alterações!
Citação de: blardY em 05 de Setembro de 2008, 11:20
E que tal Miguel, já está concluído?
Perfeito este tópico, conseguis-te fazê-lo muito bem!
Sinceramente pensei que fosse mais fácil de trocar, mas quem sabe sabe!
Depois queremos saber em termos de comportamento, quais as alterações!
Agora só vai ter mais fotos quando começar a montar o carro e depois digo como vai ser o comportamento!!!! :D Espero que seja bom!!! :excited: