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Área pública => Área Técnica => Tópico começado por: JOU Datsun 1200 em 10 de Setembro de 2010, 23:15

Título: Veio de Excêntricos/Arvore Cames
Mensagem de: JOU Datsun 1200 em 10 de Setembro de 2010, 23:15
Olá Boa Noite,

Parece que foi desta que me calhou uma havaria bem esquisita no meu 1200. Apareceu um barulho que em acelaração/desacelaração que me parecia  de valvulas  a bater, mas após afinadas ficou tudo na mesma. Como não conseguia diagonisticar o barulho foi ao doutor que afirma ser o veio de excentricos a precisar de ser substituido. Será possivel suceder sem o carro ter aquecido este desgaste. Nunca tinha passado por esta situação. Como se pode confirmar o diagonostico pois parece-me que vem ai muito trabalho e gostaria de perceber a verdadeira razão.

Desta não estava a espera.
Título: Re: Veio de Excêntricos
Mensagem de: Kaizen em 11 de Setembro de 2010, 10:47
Veio de excêntricos... estás a falar da árvore de cames, certo?

Ou como diria um anúncio do OLX de um 106 GTi "arbro de campos"  :lol
Título: Re: Veio de Excêntricos
Mensagem de: JOU Datsun 1200 em 11 de Setembro de 2010, 10:51
Arvore de cames sim senhor. Mas o nome correcto parece ser arvore de excentricos.
Título: Re: Veio de Excêntricos/Arvore Cames
Mensagem de: Kaizen em 11 de Setembro de 2010, 11:23
E disseram-te que tens a árvore de cames picada, certa?
Título: Re: Veio de Excêntricos/Arvore Cames
Mensagem de: Santos Silva em 11 de Setembro de 2010, 14:07
O sintoma parece ser mais de folga nos moentes  (bronzes) da árvore de cames (em português correcto : veio de excentricos!).
Se for isso, vai dar algum trabalho...
Título: Re: Veio de Excêntricos/Arvore Cames
Mensagem de: JOU Datsun 1200 em 11 de Setembro de 2010, 18:02
Sim, mas qual a verdadeira razão. No passado fiz tantas asneiras com um outro 1200 e nunca tive problemas. Este barulho apareceu sem razão aparente.

Para proceder a sua substituição é necessário tirar o motor fora ?
Título: Re: Veio de Excêntricos/Arvore Cames
Mensagem de: Kaizen em 11 de Setembro de 2010, 19:29
Sim, porque está no bloco, presumo.
Se fosse num Mazda, por exemplo não seria preciso porque estaria na cabeça.
Título: Re: Veio de Excêntricos/Arvore Cames
Mensagem de: JOU Datsun 1200 em 11 de Setembro de 2010, 20:45
Correcto está no bloco mas isso não quer dizer nada pois sempre que meti segmentos não tirei o motor fora. Associado a este problema para mim deverá existir uma razão, mas qual ?
Título: Re: Veio de Excêntricos/Arvore Cames
Mensagem de: Kaizen em 11 de Setembro de 2010, 21:12
Ao meteres segmentos, o "estrago" já está feito. Tirar o motor fora a partir daí é só porque dá mais jeito.
Nos OHC é que não precisas de tirar quase nada para acederes a essa área.
Título: Re: Veio de Excêntricos/Arvore Cames
Mensagem de: Santos Silva em 11 de Setembro de 2010, 23:03
Bom, respondendo directamente à questão "porque aconteceu" a resposta será quase de certeza: "falta de lubrificação" talvez por falta de pressão na bomba de óleo ou por entupimento dos canais de óleo.
É o que parece mais obvio.

Dou um exemplo:

No motor do CorollaTE71 (Miguel) a bomba de óleo deixou de bombar e partiu uma valvula o que desfez um pistão. Guardei esse motor pois foi colocado outro e agora lembrei-me de mandar a cabeça para rectificar e reparar os estragos provocados pela cabeça da válvula a ser "mastigada" dentro do cilindro.
Conclusão: para além dos estragos visiveis, havia um desgaste enorme nos moentes dos veios de excentricos, o que inviabiliza uma reparação dentro de valores comportáveis.
A bomba foi testada antes de montar e não puxava oleo. foi colocada outra bomba e posteriormente verificamos que a bomba original estava cheia de lixo e não puxava oleo.
Não sei se ajudei :duh:
Título: Re: Veio de Excêntricos/Arvore Cames
Mensagem de: prelude guy em 13 de Setembro de 2010, 23:52
Certamente que ajudaste  ::)

O veio de excêntricos tem vários furos para lubrificação. Se começarem a entupir vão comprometer a lubrificação dos mesmos e podem levar ao desgaste do topo do excêntrico. Depois a válvula não abre o suficiente. A falta de óleo também pode originar isso.

Usar óleos de qualidade (com agentes de limpeza que combatam o "sludge") e mudá-los frequentemente (não é mudar aos 7.500 kms e isso depois demorar 4 anos  ::) ) serão os procedimentos preventivos a fazer.