Boas pessoal. Venho expor aqui o meu projecto ja começado ha uns anos mas tem estado parado no bate-chapas/pintor (coisas de familia ;) ) , e agora finalmente vai ser concluido.
A "princesinha" é uma Toyota Corolla ke36 que o meu avô comprou nova e que passou para mim ha uns anos quando deixou de conduzir.
A intençao inicial era fazer um restauro rapido ,ate porque ainda estava em muito bom estado, e fazer o passeio inaugural como o passeio que fizera-mos tantas vezes, mas com agora com troca de lugares ... ele nao esperou tanto tempo... RIP
O projecto abrandou mas nao parou, reconstruí o motor na totalidade , fui comprando uns "miminhos" (jantes, consola, espelhos, etc) e agora esta bela maquina esta quase pronta a voltar a estrada.
1ª fase- reparação do motor
Agradeço ao meu amigo shorty pelas horas que arranjou para me ajudar a reconstruir o motor !
Neste momento a pintura esta na fase final, para a proxima semana a "princesinha" deve estar de volta a casa para concluir os "miminhos" e voltar a estrada.
Continuação de bom trabalho. :thumbsup
É a primeira vez que vejo uma KE36 SR!!!
Muito bom trabalho!!!! :clap:
Gosto!!! :clap: :clap: :clap:
muito bom! que jantes lhe estas a pensar meter? não ficava mal com as originais!
:clap:Parabéns grande máquina e assim continua em família por mais uns longos anos :clap:
Está muito gira!
No fim vai ficar linda :thumbsup
Citação de: CCoelho em 01 de Abril de 2013, 09:47
muito bom! que jantes lhe estas a pensar meter? não ficava mal com as originais!
As jantes originais sao umas 13 de ferro (vou guarda-las)... tinha pensado montar as originais do suzuki swift GTI ate as comprei mas acho que nao ficavam bem e encostei-as ... como pedi equilavencias na toyota e eles foram "amigos" :dance: ,comprei umas tsw venon 15" que me parece que vao dar um toque moderno sem degradar a imagem ao contrario do que acontecia com as jantes do swift.
Estou aberto a sugestoes ::)
:thumbdown:
Completamente fora de questão usar jantes dos anos 90 (ainda por cima de qualidade duvidosa).
Procura por old jdm wheels (https://www.google.pt/search?hl=pt-PT&gs_rn=8&gs_ri=psy-ab&tok=7ycrw4Y47CjMy-nHA-RFyA&pq=old+school+jdm+wheels&cp=4&gs_id=1u&xhr=t&q=old+jdm+wheels&bav=on.2,or.r_cp.r_qf.&bvm=bv.44697112,d.d2k&biw=1163&bih=822&bs=1&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=zXNcUfqeLZDT7AaVz4GACA) e vai ganhando inspiração... :thumbsup
:bemvindo:
Bom restauro da KE36, o teu avô e ela merecem :thumbsup
Já que vais desistir das jantes e tampões de origem, ao menos coloca uma jantes da época, 70's. :thumbsup
Guia de jantes para principiante, responda às seguintes perguntas:
1. Têm as dimensões correctas para a viatura?
2. São da época da viatura?
3. São da nacionalidade da viatura?
4. Complementam a linha estilística da viatura?
Tsw Venom falham em todas as perguntas. Seria um acto inqualificável montá-las. Pior que matar golfinhos com um picador de gelo e crianças a assistir.
Até tive que ir procurar no google para perceber que jantes estamos a falar e ... surpresa! Não é possivel...
Antes as originais com os tampões ::)
Citação de: Santos Silva em 02 de Abril de 2013, 00:23
Até tive que ir procurar no google para perceber que jantes estamos a falar e ... surpresa! Não é possivel...
Antes as originais com os tampões ::)
LOL... tive a procura de umas jantes que fossem da epoca e do meu gosto... haver, há ; mas nao para a minha carteira.
Vou avançar com as tsw a titulo provisorio ate porque jantes e pneus ja ca moram e os euros estao curtos :-[ .
como disse antes, estou aberto a sugestoes (posso ate vir a restaurar as originais :green: )
Não havendo orçamento nada como as originais. ;)
Desculpa-me a comparação que até pode servir para acharem que sou um "cota" desatualizado mas,
Essa carrinha com as tais jantes era como ver o meu pai, que tem 77 anos, com umas calças de ganga coçadas e rasgadas, descaidas a ver-se as cuecas, com um piercing na sobrancelha e outro no lábio... Em suma: não tem nada a ver!
Mas com este post termino o meu comentário sobre este assunto pois, não posso deixar de dizer que cada um sabe de si.
Citação de: RPM em 01 de Abril de 2013, 23:53
Guia de jantes para principiante, responda às seguintes perguntas:
1. Têm as dimensões correctas para a viatura?
2. São da época da viatura?
3. São da nacionalidade da viatura?
4. Complementam a linha estilística da viatura?
Tsw Venom falham em todas as perguntas. Seria um acto inqualificável montá-las. Pior que matar golfinhos com um picador de gelo e crianças a assistir.
lol, ja reparei que sao puristas !
como eu sou so meio ... as ditas falham em 2 dos 4 pontos , as dimensoes estao no livrete (sem invençoes) e quanto á estetica veremos (sou teimoso :D) se nao gostar de ver ate as arranco á martelada .
A intençao quando solicitei averbamento á Toyota era mudar para jante 14 para poder montar os discos ventilados do swift a frente (discos ja em stock :dance: ), fiquei supreendido por averbarem jante 15(nem tinha pedido) , mas depois... começaram as ideias e la vai ter que ser 15.
De certeza que assim que montar alguem vai mudar de ideias... provavelmente eu ... mas qualquer coisa se ha-de arranjar.
Eu levantei a questão e de facto ate tive medo da resposta :-X, mas repara, ate devo ser o menos purista de todos... :green: permite-me dizer algumas palavras "curtas e grossas", por favor não fiques ofendido pois não passa da minha opinião. :thumbsup
Tenho-te a dizer que essas jantes são azeiteiras. Pior só do tipo "norauto" que basicamente é mais do mesmo na versão contemporânea (pintado de preto portanto), essas remontam aos inícios dos anos 2000 e troca o passo... repara na imagem delas, de clássico não tem nada.
Na minha opinião, devias procurar umas jantes com aba, parece-me ser as melhor opção para este tipo de carro. :thumbsup
Outro ponto em que deves parar para pensar é no tamanho, tens noção do quanto exagerado é o raio (medida) das jantes? :duh: Lembra-te que o carro tem de as levar para todo o lado, seja a subir ou a descer. Mesmo que pretendas uma imagem agressiva deves o procurar com o tamanho da aba, esse carro com 15" vai parecer o "big fut" acredita! :green:
Vende isso e também as do swift, se não chegar para uma coisa em condições, é preferível umas jantes em ferro alargadas, mesmo 13".
Faz umas pesquisa no Google.. vê imagens de carro iguais com a diversas opções, estou certo que vais chegar à conclusão que esse não é o modelo acertado.
Bem, o bieira tem razão pelo menos em um ponto, as TSW são imensamente mais baratas. Eu ando a namorar no ebay umas enkei 92s de 15 polegadas novas (não conheço sequer sitio ou site onde as encomendar na europa...) e pelo preço a que ele comprou as 4 TSW, eu só poderia comprar uma Enkei :(
Dito isto, talvez fosse interessante haver um tópico sobre jantes que fiquem bem nestes carros, sejam jantes de origem, ou aftermarket da época ou com espirito da época. Se é que já não há claro. :)
Citação de: bieira em 02 de Abril de 2013, 21:07
lol, ja reparei que sao puristas !
como eu sou so meio ... as ditas falham em 2 dos 4 pontos , as dimensoes estao no livrete (sem invençoes) e quanto á estetica veremos (sou teimoso :D) se nao gostar de ver ate as arranco á martelada .
A intençao quando solicitei averbamento á Toyota era mudar para jante 14 para poder montar os discos ventilados do swift a frente (discos ja em stock :dance: ), fiquei supreendido por averbarem jante 15(nem tinha pedido) , mas depois... começaram as ideias e la vai ter que ser 15.
De certeza que assim que montar alguem vai mudar de ideias... provavelmente eu ... mas qualquer coisa se ha-de arranjar.
Não falham em 2 dos 4, falham em 4 dos 4. Lá pelas dimensões estarem homologadas não quer dizer que sejam minimamente adequadas à geometria da suspensão da viatura. Em relação à estética, não posso discutir mas apenas lamentar.
O argumento do dinheiro também não tem qualquer fundamento pois as originais são as mais baratas de todas, grátis mesmo pois já lá estão.
A posição do AJA em matéria de originalidade é clara: promovemos a originalidade sempre que possível. Quando há vontade de preparar a viatura, tal deve ser feito tendo em conta a proveniência, carácter e época da viatura.
Bem, eu vou deixar algumas sugestôes careiras, mas mais para mostrar a estética que propriamente as marcas em si:
Rota RKR
(http://www.rarerims.co.uk/images/products/med_RKR%201580%204100%20ET0%20Steelgrey.jpg)
Enkei Apache 2
(http://whatmonstersdo.com/blog2/wp-content/uploads/2011/09/enkei_apache2_silver_wheel.jpg)
Rota Zero
(http://cdn2.sulitstatic.com/images/2012/1127/031505754_031148181a50a8d58972bbd408ace01a96cfbabad88b9bcd0.jpg)
Drag DR-20
(http://www.vividracing.com/catalog/wm.php/images/drag-dr20GBL.jpg)
Enkei Compe
(http://www.enkei.com/images/classic/compe-both.jpg)
Sky, vai lá ao link que eu coloquei que tens material bem melhor... ::)
E depois, as Rota já se tornaram numa "referência", mas continuam realmente a ser simplesmente réplicas de marcas originais...
Se o bieira estiver folgado de finanças pode ir por aqui :assobio
(http://i55.photobucket.com/albums/g123/18rg/ke3sum/DSC01700.jpg)
ou por aqui...
(http://i30.photobucket.com/albums/c315/megat_/DSC04287.jpg)
E já agora exemplos de muito maus exemplos (e que traduzem tudo o que temos dito; chamem-lhe purismo, mas para mim, as fotos falam por si):
(http://www1.garaget.org/archive/9/8291/169837/169837-1609611.jpg)
(http://i10.photobucket.com/albums/a108/rollas22/ke36.jpg)
Citação de: prelude guy em 03 de Abril de 2013, 16:12
Sky, vai lá ao link que eu coloquei que tens material bem melhor... ::)
E depois, as Rota já se tornaram numa "referência", mas continuam realmente a ser simplesmente réplicas de marcas originais...
Bem, o link que colocaste não funcionava. De qualquer maneira eu apenas mostrei jantes novas, com a estética que me agradaria na Toyota dele. Claro que posso sempre ir aqui por exemplo: http://infinitwheels.com/ (http://infinitwheels.com/) Mas aqui, além de haver muitas jantes usadas, já estamos a falar de valores ainda mais altos... e convenhamos que se as Rota são Réplicas, a Enkei é uma marca de originais, que felizmente vende versões novas de algumas jantes emblemáticas, e a preços "simpáticos". De qualquer maneira, estamos a falar de fortunas, comparado com as TSW que ele comprou...
CitaçãoO argumento do dinheiro também não tem qualquer fundamento pois as originais são as mais baratas de todas, grátis mesmo pois já lá estão.
Está tudo dito :lol
Assim é que ela fica bem :thumbsup
(http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/18/Toyota_Corolla_KE-36_Lahti.JPG)
E em último caso existem jantes bem mais simples, baratas e mais adequadas ao modelo...a meu ver, claro.
(http://i.imgur.com/nZhwskR.jpg)
(http://www.cwnicholls.com/spitfire15.jpg)
(http://dl.dropbox.com/u/938755/Venda/Outros/Jante_GT6J13_1.JPG)
Mas gostos são gostos :thumbsup
Se não fosse o EarthP a colocar a mensagem anterior, tinha sido eu. Portanto nada mais a acrescentar! 8)
Citação de: Sky em 03 de Abril de 2013, 16:41
Bem, o link que colocaste não funcionava.
E não diziam nada?... :redface
LINK (https://www.google.pt/search?hl=pt-PT&gs_rn=8&gs_ri=psy-ab&tok=7ycrw4Y47CjMy-nHA-RFyA&pq=old+school+jdm+wheels&cp=4&gs_id=1u&xhr=t&q=old+jdm+wheels&bav=on.2,or.r_cp.r_qf.&bvm=bv.44697112,d.d2k&biw=1163&bih=822&bs=1&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=zXNcUfqeLZDT7AaVz4GACA)
Não acho que haja fundamentalismo na defesa de jantes originais ou adequadas à época e tipo de viatura. Prefiro ver como experiência.
Por muito que às vezes o dono do carro gostasse de ter umas jantes de determinado modelo ou marca, cor ou tamanho, não significa que sejam as mais ajustadas.
E quanto a valores, são muito relativos. Falo por experiência própria, uma vez que durante 2 anos procurei as jantes originais para o meu charuto, uma vez que o meu tio (anterior dono) as tinha substituído por umas outras (apesar de bonitas e adequadas à viatura).
Foram 2 longos anos, até que consegui obter umas JLL originais, com um preço aceitável, que depois mandei restaurar. São divinais!
Às vezes uma decisão menos ponderada leva a arrependimentos futuros e de difícil solução. Por isso, sendo uma decisão do dono, pelo menos deve conservar as jantes originais para mais tarde as ter disponíveis quando chegar à conclusão que essas são as que melhor harmonizam no aspecto global da sua máquina.
Citação de: mizé em 03 de Abril de 2013, 20:53
Não acho que haja fundamentalismo na defesa de jantes originais ou adequadas à época e tipo de viatura. Prefiro ver como experiência.
Por muito que às vezes o dono do carro gostasse de ter umas jantes de determinado modelo ou marca, cor ou tamanho, não significa que sejam as mais ajustadas.
E quanto a valores, são muito relativos. Falo por experiência própria, uma vez que durante 2 anos procurei as jantes originais para o meu charuto, uma vez que o meu tio (anterior dono) as tinha substituído por umas outras (apesar de bonitas e adequadas à viatura).
Foram 2 longos anos, até que consegui obter umas JLL originais, com um preço aceitável, que depois mandei restaurar. São divinais!
Às vezes uma decisão menos ponderada leva a arrependimentos futuros e de difícil solução. Por isso, sendo uma decisão do dono, pelo menos deve conservar as jantes originais para mais tarde as ter disponíveis quando chegar à conclusão que essas são as que melhor harmonizam no aspecto global da sua máquina.
Nao podia estar mais de acordo ! As jantes originais vão ficar guardadas ate poder restaura-las . Quanto as tsw nao vao ser "coladas" á carrinha e depressa se desmontam ... depois posto fotos, nem que seja para me chamarem nomes :-X .
Quando as finanças aliviarem entao vou em busca do "santo-gral" , ate la , ainda tenho que acabar de montar a maquina, inspeciona-la e acabar um suzuki Santana que mal comecei... (nem vos conto o que lhe vou fazer... se nao, Leiria vai ser invadida por AJA`s á minha procura para linchamento :D ) .
Para nao ser tudo mau, comprei umas jantes originais para o meu Honda Vti `93...
Citaçãodepois posto fotos, nem que seja para me chamarem nomes
Fica descansado que já chamamos muitos :lol
Eu tinha dito que não fazia mais comentários mas...
Sabes o que mais me choca? Não? Então eu digo: É o facto de teres tido um trabalho excelente, impecável de reparação/restauro da carroçaria e da mecânica e depois não seres capaz de acabar o serviço da melhor forma. É só isso.
Percebo que o Samurai vá ficar sei-lá-como mas a ideia global é essa. É global! No caso da KE36 vai haver 1 componente que não liga com os demais.
Tenho dito.
Não te conheço ao vivo mas tenho a impressão que vais perceber mais à frente :assobio Não serás o 1º nem o 2º nem ... o 25º...
O trabalho tem andado devagar por falta de disponibilidade, mas aqui ficam umas fotos dos progressos ja ca por casa.
ja montei as jantes para ver como ficava (perdoem-me a analogia) "o pai do Santos Silva com visual punk" :green:
vou tentar nao levar com ovos podres no proximo encontro do AJA.
::) Não leves a mal, mas monta as jantes originais com os tampões.
Citação de: Camry 2200 em 16 de Abril de 2013, 22:18
::) Não leves a mal, mas monta as jantes originais com os tampões.
Sim, coloque as originais, por favor!
Uma máquina destas, com este trabalho, não fica bem assim :duh:
é... fica mesmo mal! a cor tb não ajuda, já agora qual a medida de pneu que meteste? ja foste dar uma voltinha para testar isso? parece-me que vais ficar com a direcção um pouco pesada!
Já comprei os ovos. :lol
Estou tentado a concordar convosco... mas nao tenho outros pneus :duh:...
pelo menos ja vai dar para inspecionar e voltar a estrada !
Se souberem se algumas jantes 15 (preço aceitavel) com look apropriado digam qualquer coisa que ca se faz um esforço para comprar... quanto a medida de pneus acreditem que fica bem sem ser exagerado e tem o diametro de origem .
Fica descansado que no próximo evento do AJA não vais levar com ovos podres porque...
Simplesmente não vamos aceitar a inscrição :assobio
Estavas a fazer um trabalho escelente até que...escolheste uma cor completamente estranha e desadequada a um carro clássico dos anos 70, sinceramente não sei o que pensaste no momento da decisão. Quanto às jantes já comentei antes a minha opinião. :assobio
Citação de: Santos Silva em 17 de Abril de 2013, 23:48
Fica descansado que no próximo evento do AJA não vais levar com ovos podres porque...
Simplesmente não vamos aceitar a inscrição :assobio
... a sério ? :(
Não te preocupes demasiado em alcançar o resultado final que pretendes, pensa primeiro em terminar o carro, mesmo que seja no seu estado original... não te preocupes com a aparência, os verdadeiros apreciadores saberão dar-te/lhe o valor.
Depois quando já tiveres carro para dar umas voltinhas, podes pensar então em jantes, molas e afins, já que é esse o caminho que pretendes seguir... pois estas a desviar fundos que podem ser necessários para terminares o carro e a perder tempo com pormenores de "imagem".
Continuo a achar que essa medida é demasiado grande, pondera umas 14" que mesmo assim... em relação ao pneu sei que não fica mal, mas fica inutilizável... e se morares num meio urbano arrependes-te rapidamente. Em 14" apostava no 175.60.14 ou qq coisa do género.
Em relação aos encontros do AJA deves-te ajustar a filosofia de cada grupo, uma simples troca de jantes (para a originais) para participares num ou outro encontro seria o suficiente para o carro ficar bem integrado, penso.
Não desanimes, mas tb não f0d4s o carro... :green:
Citação de: CCoelho em 18 de Abril de 2013, 08:14
Não desanimes, mas tb não f0d4s o carro... :green:
Ora ai esta tudo dito lol :lol
Hmm eu até percebi a intenção do que querias fazer. Algo como muitos "restauros" americanos que se vê na TV, e de certa maneira até poderia resultar, mas acho que sobrestimaste a imagem da carrinha com esse tipo de look. No entanto ao contrário de outros users, eu prefiro ser construtivo.
Creio que procuraste algo deste género
(http://media.photobucket.com/image/toyota%20ke-36/maccatallica/560A1896-1.jpg)
Não é escandaloso, mas não seria a minha opção. Se é para rebaixar e alargar rodas, prefiro algo assim
(http://www.rollaclub.com/board/uploads/monthly_04_2009/post-5423-1238718366_thumb.jpg)
Mas lá está, este look só vem com molas diferentes, etc. Eu para manter o budget baixo para já, até poderia sugerir algo do género:
(http://www.thaiscooter.com/forums/attachment.php?attachmentid=2242386&stc=1&d=1290444990)
Qual é a furação das jantes da carrinha? Para alguém aqui poder colocar anúncios de jantes que vir.
Já agora, para os que acham o que ele fez chocante, dêm uma olhadela nisto:
[(http://images.trademe.co.nz/photoserver/tq/5/211899805.jpg)
Citação de: Sky em 18 de Abril de 2013, 10:45
Hmm eu até percebi a intenção do que querias fazer. Algo como muitos "restauros" americanos que se vê na TV, e de certa maneira até poderia resultar, mas acho que sobrestimaste a imagem da carrinha com esse tipo de look. No entanto ao contrário de outros users, eu prefiro ser construtivo...
Obrigado pela compreensão e opiniao !
de facto nao teve o resultado esperado e aceito a maior parte das criticas, mas acho que "alguns" pensam que se um carro ja nao tiver um parafuso original ja deve estar no lixo... enfim, mais papistas que o papistas que o papa.
Se apertar as 4 rodas originais sou bestial (restauro a 100%), com 4 que achei que pudessem ficar bem (mas ate nao ficam) sou uma besta... Ok, sao opinioes... valem o que valem...
P.S. A cor fica estranha com flash, mas é proxima da original do carro...
Obrigado e gande abraço aos que fazem criticas construtivas !
Lembre-se que isto aqui não é um fórum qualquer em que vale tudo, é o fórum de um clube que luta por valores muito bem definidos e concretos e um estatuto que precisou de muito esforço e trabalho para conquistar.
Citação de: Santos Silva em 17 de Abril de 2013, 23:48
Fica descansado que no próximo evento do AJA não vais levar com ovos podres porque...
Simplesmente não vamos aceitar a inscrição :assobio
Desculpem la qualquer coisinha... pensava que tinha lido algures neste forum :
"* Participar nas actividades do AJA: mesmo que não tenha carro ou que esteja em restauro, pode participar. É muito importante que o futuro membro se aperceba de técnicas de restauro e pormenores de originalidade. A sua participação é sempre bem vista;" ... :tijolos
Os textos não são incompatíveis. Pelo contrário, são perfeitamente coerentes. Pode participar sem carro (aliás, acho que fazia bem para se inteirar ao vivo do espírito do grupo). Não convém é trazer carro inventado, pois prejudica a imagem do clube como um todo (quem está de fora pensa que o clube aprova aquilo).
bieira, ainda não percebeste qual o espírito aqui, o que é pena. Tudo o que foi dito e que não gostaste, não é nada pessoal, é apenas sobre o teu carro e a forma como o estás a recuperar.
Eu acho que quem não percebeu o bieira foram os colegas. E já que alguém falou em curto e grosso, vou também ser um bocadinho directo.
Ele nem tinha falado em eventos, nem tinha dito que as Venom iam ser a palavra final, pelo contrário, pediu alternativas, e até admitiu não ter gostado muito do resultado final. No entanto responderam-lhe com 7 pedras na mão a falar em atirar ovos ou recusa-lo em eventos já á partida. Eu não sou tido nem achado na forma como este espaço é gerido, e estou cá à pouquissimo tempo também, mas acho que se está a perder uma boa oportunidade para ajudar um novo membro a recuperar um bom carro, só porque se parte para o insulto fácil sem realmente se ser construtivo nas considerações. Não estou a tomar partidos, mas foi essa a imagem que passou para um reçém chegado como eu, que não conhece os membros, e só pode ler o que aqui está... acho um desperdicio que com tanto conhecimento aqui, tenha tido que ser eu a tentar dar sugestões ao rapaz, enquanto os moderadores apenas desancavam nele.
Bem, como se diz na gíria da internet, apenas os meus dois cêntimos. :offtopic over.
Sky estás a dramatizar e a levar à letra expressões que não passam disso mesmo, expressões. Onde viste insultos fáceis?
Se o espírito deste grupo é seguir determinada linha que não é aquela que o membro bieira está a seguir, então a única coisa que se pode esperar de quem cá está, são opiniões que o influenciem a ajustar-se ao grupo.
As opiniões que aqui foram dadas, apontam no sentido de que aquelas jantes não sejam montadas naquele carro e por esse motivo são altamente construtivas.
Se amanhã eu entrar num clube de sueca e quiser jogar poker com quem lá está, de certeza que não vou ter parceiros!
Camry, eu não discuto o que disseste, nem o propósito do clube. Apenas salientei que o bieira mostrou abertura a seguir sugestões, mas que ninguém lhe deu sequer essa hipótese, ou realmente mostrou-lhe alternativas, apesar de ele até as ter pedido. Pareceu-me que estava tudo mais preocupado em o mandar embora do que em dar-lhe realmente umas dicas, foi só isso que eu disse. E tirando as jantes, sinceramente não vi nada de errado com o carro dele, não é que ele tenha chegado aqui com jantes 18, neons e LCDs em tudo o que era painel, pelo contrário, recuperou e bem a carroçaria e o motor. Eu por mim espero que ele volte e com umas jantes a condizer :)
A não ser que não tenhas lido o tópico desde a página 1, não estou a ver porque dizes que mais ninguém deu alternativas quando pelo menos mais 3 membros além de ti as apresentaram.
Citaçãotenha tido que ser eu a tentar dar sugestões ao rapaz, enquanto os moderadores apenas desancavam nele.
Eu ia responder, mas o que ia escrever estava no post anterior do Camry 2200 :thumbsup
CitaçãoA não ser que não tenhas lido o tópico desde a página 1, não estou a ver porque dizes que mais ninguém deu alternativas quando pelo menos mais 3 membros além de ti as apresentaram.
Um dos membros que deu uma sugestão e alternativas fui eu. :angel:
CitaçãoEstou tentado a concordar convosco... mas nao tenho outros pneus ...
pelo menos ja vai dar para inspecionar e voltar a estrada !
Se souberem se algumas jantes 15 (preço aceitavel) com look apropriado digam qualquer coisa que ca se faz um esforço para comprar... quanto a medida de pneus acreditem que fica bem sem ser exagerado e tem o diametro de origem .
Referia-me ao que se passou depois do bieira ter dito isto, e não a antes.
Mantenho apenas a minha opinião e não passa disso, mas por experiência própria recomendo que se reflicta sobre as orientações dadas.
Há aqui um grupo com elevado conhecimento na matéria que vai alertando para um conjunto de "erros" que os proprietários das máquinas nem sempre têm em consideração (por falta de conhecimento, sensibilidade, euros, ou o que seja). Depois, vem o arrependimento.
O que se pretende é sempre ajudar a que o dono se oriente por linhas de originalidade que são, sem sombra de dúvidas, a mais adequadas.
Se ler outros tópicos, existem viaturas que não têm todas as peças originais (nem tal é possível), mas conseguem manter a traça da época e a harmonia na máquina. É, essencialmente, disto que se trata: dar o melhor e mais ajustado a cada viatura, de tal forma que se recupere o seu esplendor. Nada mais :eusa_pray:
Sugiro que venha a um Encontro AJA e conviva e conheça os outros membros do fórum. Ficaria agradavelmente surpreendido com o espírito, convívio e sentido de humor que reina nesses eventos.Ajudaria também a trocar ideias in loco.
Relativamente à questão financeira, eu sugiro o estabelecimento de um plano de poupança mensal, bem concebido, à medida das suas possibilidades. Acredite que ficará surpreendido com o que vai conseguir rapidamente para restaurar as jantes originais e adquirir os pneus. E, depois de restauradas (bem restauradas), vai ver como não quer outras :thumbsup.
Entretanto, enquanto tal não sucede, pode aproveitar para levar o carro à inspecção, dar umas voltas para o testar e afinar o que estiver menos bem.
Essa princesa merece o melhor :thumbsup
Citação de: mizé em 18 de Abril de 2013, 22:01
....
Sugiro que venha a um Encontro AJA e conviva e conheça os outros membros do fórum. Ficaria agradavelmente surpreendido com o espírito, convívio e sentido de humor que reina nesses eventos.Ajudaria também a trocar ideias in loco.
Relativamente à questão financeira, eu sugiro o estabelecimento de um plano de poupança mensal, bem estabelecido, à medida das suas possibilidades. Acredite que ficará surpreendido com o que vai conseguir rapidamente para restaurar as jantes originais e adquirir os pneus. E, depois de restauradas (bem restauradas), vai ver como não quer outras :thumbsup.
Entretanto, enquanto tal não sucede, pode aproveitar para levar o carro à inspecção, dar umas voltas para o testar e afinar o que estiver menos bem.
Essa princesa merece o melhor :thumbsup
Obrigada pelo apoio e conselhos, mas quanto a participar num encontro, ja houve quem deixa-se claro que a minha inscrição (logo a presença) nao seria aceite . Ja vi que a maioria de vós se pauta por entreajuda e apoio mutuo mas ha outros...
Vou continuar a postar os progressos aqui no fórum e quanto ás jantes a seu tempo aparecem... não é uma questão financeira apenas, mas sim de prioridades.
Confesso que nunca esperei tanta hostilidade por causa de umas jantes ... sobretudo quando pedi sugestões sobre as mesmas e nunca dei o assunto como encerrado (como ainda nao dou). Como disse o SKY ,a quem agradeço as palavras, eu próprio nao gostei do resultado e pedi ajuda para encontrar as jantes certas (ja agora 4x 114,3) , e enquanto alguns deram sujestoes as quais agradeço, outros ... enfim , não é por eles que estou a reconstruir a "princesinha" mas por mim e pela memoria de quem ma deu. Conto partilhar convosco o resultado assim como partilho o gosto por automoveis.
Bieira, não leves a peito o que te estão aqui a dizer, sabes que por vezes o que se lê na net pode levar a maus entendidos. As pessoas, eu incluído :D, estamos a tentar ajudar-te, porque não és a primeira pessoa que surge no AJA com ideias um pouco fora do contexto relativamente aos seus carros e que depois mais tarde se arrependem, o que leva a um custo mais elevado do restauro. As palavras podem parecer duras, mas não são...acho que o Sky se precipitou um pouco na análise do tópico, mas não importa, porque vais perceber que não passou de um mau entendido. :thumbsup
Agora vamos ser realistas...estás num forum cujo objectivo é preservar, valorizar e realçar o potencial de um carro clássico japonês, e cujas as marcas japonesas representantes em Portugal apoiam pelo facto de queremos ter os carros o mais original possível para que possam ser apresentados em feiras e encontros de clássicos. Achas que a tua KE36, que por acaso é um modelo que gosto bastante pois o meu Pai teve uma quando eu era puto, ficaria bem numa exposição de clássicos com umas jantes contemporâneas 15? Pah, não é preciso pensar muito.
Mas tenta aceitar as críticas de forma construtiva, as palavras podem parecem um pouco frias, mas acredito que só queremos o teu bem e o da tua KE36. Mais tarde compreenderás. :thumbsup
Parabéns pela iniciativa, já n escrevo aqui algum tempo! E um restauro de ke 26 não é comum. Por isso, já é bom ela voltar a rolar na estrada e que te identiifiques com ela. :thumbsup
Estas a ir pelo style alemão? Não sou perito, mas com facilidade arranjas umas jantes de um golf 2 de ferro e podes alargar. Não sei se será a mesma furação, é só uma ideia!
:angel:
Cumps
Citação de: Hugo Peixoto em 25 de Abril de 2013, 09:51
Estas a ir pelo style alemão? Não sou perito, mas com facilidade arranjas umas jantes de um golf 2 de ferro e podes alargar. Não sei se será a mesma furação, é só uma ideia!
:angel:
Cumps
Eu nem ia dizer mais nada, mas agora vai ter que ser:
Bieira, já percebeu porque nos preocupamos com algumas ideias e alterações? Isto não é uma crítica pessoal (sublinho, NÃO É UMA CRÍTICA PESSOAL) a ninguém (sublinho novamente, NINGUÉM), mas num fórum que se preza por defender a originalidade e valor das máquinas japonesas, preocupa-me que se possa aventar a ideia de adoptar um estilo alemão! (Agora sublinho, PREOCUPA-ME, por isso o problema é meu, porque a ideia expressa também é minha)
Reitero que deveria conhecer ao vivo alguns membros, uma vez que incendiar ânimos onde reina o espírito de entreajuda não me parece ajustado.
Seguramente gostaríamos de ver a sua viatura, depois de tanto trabalho, mas preferencialmente original.
Também gostaria de o ajudar a encontrar umas jantes que o agradassem e, simultaneamente, ficassem bem na Corolla. Infelizmente, o meu conhecimento (ou falta dele) não me permite arriscar. Apenas referir o que gosto e o que não gosto.
E já agora, há novidades dessa princesa?
Tenho andado em busca da salvação ... leio a biblia todos os dias e procuro jantes :wall !!! (pronto... so procuro jantes )
encontrei estas a venda mas o preço ui ... 700 paus dos grandes !
se alguem conhecer algo do genero a venda agradeço que informem.
Quanto aos comentarios anteriores, so levo a peito quem conheço pessoalmente, quem nao conheço, só levo a sério... mas não ligo muito a isso; a minha vida ja me ensinou muita coisa e acho que me confundiram com algum "puto" do tunning (que até ja fui) mas ja tenho muitos cabelos brancos ...
Agradeço aos que de alguma maneira apoiaram, deram sugestoes e espero que continuem a dar... contas acertamos ao balcao :D
conto no fim de semana tirar a princesa da garagem e para a semana inspecionar... se houver tempo ...
Se forem de 13" acho uma Boa escolha. Na minha opinião, para contrastar com a cor da carrinha, deverias substituir o dourado dos centros por preto ou um cinza escuro.
Quanto á questão da originalidade ou não, se for para comercializar, deverás seguir a originalidade. Se for para gozar deverás seguir o teu gosto pessoal.
Jante 15 na KE36 ganhas 3 problemas, dificuldade de homologação, passa a ser um jipe se não a rebaixares, e deixa de dar prazer de condução, por falta de potencia do motor e dos travões.
acho que vou ficar pelas 14 ... tenho homolgação para 195/50/15, mas acho que as 14 acentam melhor.
Excelente trabalho nesta KE36 :D
Quanto às jantes se são definitivas ou não não sei, mas o que importa é que gostes. Quanto à minha opinião pessoal sobre as mesmas podem até ser bonitas, mas encaixam mal nesta viatura em questão.
Boa continuação. :thumbsup
"está de volta ao bairro, veio de uma cura e já anda na rua á procura de aventura..."
hoje a princesinha saiu á rua pelos proprios meios pela primeira vez e começou a portar-se mal, entornou agua para dentro pelo tubo da sofagem... 2 minutos depois, sofagem eliminada e siga ! aquele carburador ja nao "cantava" á tanto tempo que ate começou a soluçar mas depressa lhe passou.
Tudo mexe bem, o motor esta com muita alma (tambem fizemos por isso :green:) e surpreendentemente porta-se muito bem com os 195/50/15... muito agradavel de conduzir e direção muito mais leve do que eu estava a espera (mas VOU tirar as jantes).
Amanha vou tentar deixar pronto a inspecionar porque está mesmo na hora e deixo os pormenores para depois, ate porque vem uma dadora de peças a caminho... alias dois dadores KE36 e um KE20 mesmo o 2 em 1 :) .
não sei se já os possuí, mas aqui ficam (parecem estar a bom preço)
http://imaculadocoracaomaria.olx.pt/tampoes-toyota-corolla-ke-36-iid-436734273 (http://imaculadocoracaomaria.olx.pt/tampoes-toyota-corolla-ke-36-iid-436734273)
:thumbsup
Citação de: Brunosantos em 28 de Abril de 2013, 21:42
não sei se já os possuí, mas aqui ficam (parecem estar a bom preço)
http://imaculadocoracaomaria.olx.pt/tampoes-toyota-corolla-ke-36-iid-436734273 (http://imaculadocoracaomaria.olx.pt/tampoes-toyota-corolla-ke-36-iid-436734273)
:thumbsup
Obrigado ! Os meus nao estao grande coisa e esta semana chega a KE36 dadora, vou ver como veem estes e se nao ficar servido, venham eles !
Ontem passei algum tempo de volta dos para-choques que ja nao estao grande coisa.
Tinham-me dado uma dica que resolvi testar e acho que resulta bem , por isso resolvi partilhar :D
ca vai : esfregar bem com esfregao palha aço fina (limpa tachos) e ir pondo WD40 para eliminar e disfarçar pontos de ferrugem.
Nao é a mesma coisa que cromar de novo, mas na falta de orçamento, ajuda a manter bom aspecto apenas com uns trocos e uns minutos de mao de obra :thumbsup
ficam as fotos (do tlm :redface) do antes, durante e no final
Que acham ?
Está bem melhor. Esse tipo de dicas baratas são bem vindas, pois nem todos nós temos milhares de euros ou uma garagem só nossa para desmanchar um carro e mete-lo em chapeiros ou jactos de areia. :)
Tenho que pôr esta dica em prática!! :)
Não conhecia, mas acho uma dica fantástica e bastante prática!
Moderadores/Administradores, e que tal abrir um tópico aí algures com estas "dicas" de DIY (Do it yourself) que o pessoal vai arranjando? Acho que no final seria um bom "glossário" de melhoramentos baratos e que qualquer um pode fazer em casa! Fica a dica :thumbsup
Edit: Depois de ver esta dica, fiquei com "pica" para a ir testar e fiquei espantado com os resultados finais desta fácil maneira, tendo em conta o seu custo, facilidade de execução e tempo (demorei literalmente 2 minutos a fazer a área que vêem nas fotos!), acredito que finalizando o trabalho com um produto para realçar os cromados, o produto final possa ficar ainda bastante melhor! Ora aqui fica o meu contributo com fotos!
Materiais utilizados:
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/null-7.jpg) (http://s437.photobucket.com/user/m4fi0s0/media/null-7.jpg.html)
Antes:
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/null-5.jpg) (http://s437.photobucket.com/user/m4fi0s0/media/null-5.jpg.html)
Durante:
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/null-8.jpg) (http://s437.photobucket.com/user/m4fi0s0/media/null-8.jpg.html)
Após:
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/null-9.jpg) (http://s437.photobucket.com/user/m4fi0s0/media/null-9.jpg.html)
(http://i437.photobucket.com/albums/qq92/m4fi0s0/null-10.jpg) (http://s437.photobucket.com/user/m4fi0s0/media/null-10.jpg.html)
P.S. Claro que isto apenas resulta com a ferrugem e sujidade superficial, como podem ver pelas fotos, os pontos mais críticos da ferrugem que já chegou ao metal, a esses já não à muito a fazer com este método
Atenção:
O Scotch-brite é muito abrasivo. O esfregão bravo é bem mais macio e deixa menos marcas. Até pode ser usado apenas com água e o sabão que já tras no próprio esfregão.
De qualquer uma das formas, se deres uma polidela no fim, ficará espectacular!!
Catastrofe !!! :tijolos
Ontem tirei a princesa para a rua para "arejar" o barraco da sucata e o pior aconteceu...
Ha dias tinha aparecido uma batida mas logo passou e nem liguei (uns segundos)... mas voltou ontem e em força ! quase de certeza gripanço na cambota.
Esta semana vou tirar o motor fora e alagar tudo outra vez para avaliar a dimensão dos estragos.
Quase de certeza depois de mais de 2 anos parada na oficina, deram ao gatinho e acelerador a fundo com motor seco (oleo completamente escorrido para o carter) :thumbdown: ... depois deu nisto; este motor nem 2km rodou e ja vai voltar para a bancada... depois posto fotos.
P.S. "rezamos" aos deuses dos pistons para que se resolva so com uns bronzes novos :(
Olá a todos. Peço desculpa de vir aqui "quadrilhar", mas gosto muito de ver estes projetos de recuoeração e as minhas primeiras palavras terão de ser dirigidas a quem tão luta para recuperar assim um carro. Depois dizer que não sendo adeptos de carrinhas, acho interessante alguém usar tempo e recursos para a eecuoerar.
Percebo que a orientação não é seguir a mais pura das originalidades, mas sim recuperar o veículo e dando-lhe um toque pessoal.
Opiniões valem o que valem e cada um tem a sua e nisto dos restauros, o gosto de cada um é válido e entendo que fundamentalismos de pureza de linhagem criam clivagens desnecessárias. Há quem goste de restaurar como o original, há quem goste deixar o carro original, sem restauro e há quem goste de restaurar personalizando, que é o que me parece que se passa com este modelo, acima de tudo um memorial de alguém querido.
Se fosse eu a restaurar um carro destes - uma carrinha - seguiria a linha "Straight original" porque acho que é o que rima melhor com o modelo, pelo que nunca colocaria jantes de liga leve, antes manteria as jantes originais com os respetivos tampões.
Como a via seguida por este membro do AJA é mais liberal e permite, no seu desejo e gosto pessoal, admitir jantes de liga leve de medidas diferentes, também não acho muita piada às TSW Venon, não só por serem mais conhecidas e usadas no "tuning" que a Sé de Braga. E, honestamente, não percebo porque pois são jantes, no meu gosto, claro, horriveis.
No caso corrente o dono do carro já percebeu que ficam mal e, na verdade, não tem nada a ver. Mas... Gostos são gostos e por isso apenas plasmo a minha opinião que vale o que vale, ou seja, num um níquel.
Espero que o problema do motor não seja grave.
Abraço e espero que tenha sido construtivo e não tenha levado a mal o meu comentário.
Um trabalho extra depois do jantar, e o coração ficou ca fora !
Segundo me disse o mecanico que vai abrir o motor, parace uma biela desapertada... eu acho que vou apertar o pescoço de alguem :thumbdown:
... so quando abrir vamos ter certezas e espero bem que ate final da semana fique resolvido !
Quanto ao resto, agora é canja, chegou uma dadora com muito material disponivel e em bom estado !
::) Depois não admira que eu seja "paranóico" e queira fazer o máximo possível pelas minhas mãos...
Citação de: Sky em 07 de Maio de 2013, 09:05
::) Depois não admira que eu seja "paranóico" e queira fazer o máximo possível pelas minhas mãos...
è sempre bom quando podemos nós proprios fazer as coisas... há problemas que ainda bem que aparecem...
Quando retirava o motor, reparei que faltavam 3 parafusos que seguram o motor a caixa >:D podia ter corrido muito mal !
Ainda bem que troquei de mecanico :wall
Olha SKY , sempre que puderes, não deixes "ninguem meter as unhas" ! isso nao é paranoia, é prudencia !!!
O motor já está de volta... nada demais, só tinha uma biela desapertada !
agora que troquei de mecanico, tudo vai rolar como deve ser !
fotos em breve.
Maquina ja passou (com distinção) na inspecção e ja se passeia pelas ruas :dance:
hoje ja foi ao cafe com os miudos que deliraram ir soltos la atraz , mas ...
Alguem tem sugestoes para colocar cintos na traseira ?
Se alguem souber qual a melhor maneira de o fazer, ou de alguem que o tenha feito , agradeço ajuda para evitar invenções... :green:
P.S. continuo a procura de jantes 14 para a princesa ...
Sobre os cintos de segurança, essa viatura estará preparada para montar atrás 2 cintos de 2 apoios (ou ventrais). Não está preparada para ter 3 cintos!
Deverá existir um furo roscado em cada cava de roda traseira (não sei bem onde é) junto à junção do assento com as costas. Ao centro deve existir também um local para fixar os cintos, entre as costas e o assento. Claro que o ideal seria ter 3 apoios, ficando um no pilar "C". Essa alteração pode ser feita mas será necessário ter a certeza que o local onde se vai colocar a "amarração" (fêmea soldada) tem rigidez suficiente.
O meu conselho é que se usem os cintos de 2 apoios e... que se evitem as velocidades elevadas quando forem passageiros atrás...
Os cintos para colocar dessa forma poderão ser por exemplo os que se usam nas viaturas atuais atrás e que sejam de 2 apoios. Carros com mais de 5~6 anos eram assim, os atuais já quase todos têm 3 apoios. Numa sucata será fácil encontar o que precisa.
Citação de: Santos Silva em 08 de Junho de 2013, 19:50
Sobre os cintos de segurança, essa viatura estará preparada para montar atrás 2 cintos de 2 apoios (ou ventrais). Não está preparada para ter 3 cintos!
Deverá existir um furo roscado em cada cava de roda traseira (não sei bem onde é) junto à junção do assento com as costas. Ao centro deve existir também um local para fixar os cintos, entre as costas e o assento. Claro que o ideal seria ter 3 apoios, ficando um no pilar "C". Essa alteração pode ser feita mas será necessário ter a certeza que o local onde se vai colocar a "amarração" (fêmea soldada) tem rigidez suficiente.
O meu conselho é que se usem os cintos de 2 apoios e... que se evitem as velocidades elevadas quando forem passageiros atrás...
Os cintos para colocar dessa forma poderão ser por exemplo os que se usam nas viaturas atuais atrás e que sejam de 2 apoios. Carros com mais de 5~6 anos eram assim, os atuais já quase todos têm 3 apoios. Numa sucata será fácil encontar o que precisa.
obrigado pela dica !
eu tenho por aqui algum material desse na prateleira,
tinha mais dificuldade era na montagem / adaptação ; assim vai ser facil, pois vou directo ao assunto.
muito obrigado mais uma vez !
Não tem havido desenvolvimentos... até agora :D ... entretanto resolvi abrir os cordoes á bolsa e encomendar uns sapatos novos para a princesa , a saber, Drag DR20 . (Gostam ?... eu gosto, claro).
Preciso de ajuda vossa para um dilema, trocar ou não o volante original ... se por um lado o volante original é o que melhor fica esteticamente, a nivel de condução não é bem assim... a direçao torna-se demasiado leve em andamento (mesmo com 195/50/15) .