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Área pública => Área Técnica => Tópico começado por: Datsun240k em 21 de Abril de 2004, 16:51

Título: Kit Motor 240z/240k
Mensagem de: Datsun240k em 21 de Abril de 2004, 16:51
Falara-me que existia um kit para o motor do Datsun 240z/240k que tinha 3 carburadores, arvore de cames,etc mas ninguem me consegue dizer onde posso aranjar tal kit ou mesmo quanto custa. Dissera-me q o melhor sitio para eu procurar era junto ao pessoal das corridas de clássicos, mas não conheco ninguem...

Se alguem me podesse orientar na minha procura eu agradecia imensso.





 

Título: Kit Motor 240z/240k
Mensagem de: mindprobe em 21 de Abril de 2004, 18:47
~tudo junto não sei, agora só os carburadores e colector, ficam-te no minimo por uns 100 cts... e já é se tiveres sorte

Título: Quanto,quanto.....?
Mensagem de: MRS em 22 de Abril de 2004, 04:16
Por esse preço compro já. Quem tem não vende, mas por vezes aparece á venda nos EUA mas só os carburadores Weber 45 DCOE custam uma fortuna.

Se quiser o numero de peça Nismo posso dar, mas a transformação do motor tem muito mais coisas. Fazia 280 cavalos com 2800-3000 de cilindrada e era um avião.

Dificil,dificil era lutar contra ele sobretudo em ralis de terra.
MRS

Edited by: Rviper  at: 21/4/04 22:27
Título: Re: Kit Motor 240z/240k
Mensagem de: rventura em 22 de Abril de 2004, 15:15
Eu posso dizer que tou satisfeito com os dois SU's que se encontram instalados no meu 240K GT... :[fixe]  


Reza a história que assim fica a debitar 150cv's. Que ele "puxa bem" é verdade e que tambem bebe para isso...:rollin  

No Japão existem sites com muitas peças de "artilhanço" mas é tudo muito caro...:(  

www3.ocn.ne.jp/~kyuusya/index-3.htm

Eu pessoalmente no fim do ano estou a pensar adquirir um jogo de juntas, vedantes, etc., etc. para olhar por dentro do motor e caixa mas ainda tenho de me informar sobre onde irei comprar esse kit...

Vou certamente precisar da ajuda de alguns de voçês! ;)  

Edited by: rventura at: 22/4/04 9:19
Título: Re: Kit Motor 240z/240k
Mensagem de: Carlos Vaz 75 em 22 de Abril de 2004, 15:37
Pah!
Depende do que queres...mas, parece-me que é uma questão de arranjar o colector!
Quanto aos carburadores e caso não existam outras alterações de maior, não são necessários os Webber 45, bastam os 40 e...estes são fáceis de arranjar, já que todos os Alfas os traziam...Webber ou Del'orto!

Boas curvas
Carlos Vaz

Título: Kit Motor 240z/240k
Mensagem de: Datsun240k em 26 de Abril de 2004, 20:23
O kit que me falaram dava pelo nome de Samourai mas eu nunca encontrei nada na net! axo q era a propria nissan que tinha o dito.  :[nuno]

Quanto é q axam que me deve ficar tudo?
Carburadores, Colector (estava a pensar num 6X3X2 o q axam?), arvore de cames e rebaixamento da cabeça? :[tolo]

A nivel de rendimento não vale mais um compressor?:[boleia]  :[drive]
Se Sim qual para este motor?:[why]

Já tinha ouvido falar nos carburadores Weber 45 mas nos 40 não. dão o mesmo ganho ao carro? ou menos ? eu estava a pensar colocar 3 duplos, q foi o q m aconselharam, ou compressor mas não sei qual!

Obrigado a todos pela atenção... :[burnout]
Um Abraço
 

Título: Re: Kit Motor 240z/240k
Mensagem de: Carlos Vaz 75 em 26 de Abril de 2004, 22:25
Pah! Os 45 era o que os Alfas usavam em competição, os 40 são os que usam normalmente, embora nestes haja diferenças entre os difusores dos que vêm montados nos 1300/1600 e os que vêm montados nos 1750/2000.
Penso que passar de 2 SU para 3 Webber ou Del'orto duplos, mesmo que não sejam 45 já te vai dar um ganho significativo, aliás, parece-me que se não fizeres grandes alterações que permitam "queimar" muito mais gasolina, acho que os 40 serão melhores do que os 45, senão provavelmente vais ficar com o carro a afogar...

Boas curvas
Carlos Vaz

Título: Re: Kit Motor 240z/240k
Mensagem de: Datsun240k em 27 de Abril de 2004, 23:46
Caro carlosvaz75:
Eu de carburadores precebo mt pouco, mas vou tentar ver essas dicas q me tens dado. pelo q eu percebi dizes q o melhor para o meu carro são 3 Webber ou Del'orto duplos. A minha unica questão em relacão aos carburadores é o consumo q dispara :[maxingun]  pelo tecto acima. :[burrodocara]  ainda por cima é gasolina aditivada q é + cara. Foi por isso q pensei num compressor para obter o mesmo ganho com o menor consumo possivel!! Que axas? é utopia?
 

Título: Re: Kit Motor 240z/240k
Mensagem de: Carlos Vaz 75 em 28 de Abril de 2004, 00:19
Com o compressor, seguramente que obtens melhores resultados, mas...ficas completamente fora do espirito do carro...com os carburadores estás a fazer uma alteração que se fazia na época e...não desvirtuas em nada o clássico que tens, para já não falar do facto de ser reversivel a qualquer momento!
Quanto aos consumos...não será certamente o teu carro do dia a dia, pois não?

Boas curvas
Carlos Vaz

Título: Re: Kit Motor 240z/240k
Mensagem de: pdmg em 29 de Abril de 2004, 17:40
Neste site www.racetep.com/ztripdcoe.html#carbst
eles têm um kit de 3 webers para esse motor

Título: Re: Kit Motor 240z/240k
Mensagem de: nunoturbo em 29 de Abril de 2004, 18:11
ATENÇÃO!

Um motor atmosférico de série pode não aguentar esse tipo de "xuning".

Opta pelos carburadores!

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...


ENCONTRO NACIONAL AJA DIA 9 DE MAIO NA FIGUEIRA DA FOZ . INSCREVAM-SE

Título: Re: Kit Motor 240z/240k
Mensagem de: Carlos Vaz 75 em 29 de Abril de 2004, 18:38
Quote:
Um motor atmosférico de série pode não aguentar esse tipo de "xuning".


Sem contar com este "pequeno" pormenor!

Boas curvas
Carlos Vaz

Título: Carburadores vs Compressor
Mensagem de: Datsun240k em 29 de Abril de 2004, 20:56
Vamos ver se colocamos as ideias na mesa...:pensador]
Carburadores vs Compressor
:[boxe]

Carburador:
Pros: :[fixe]
-> ganho de potencia sem necessidade de grandes alteraçoes.
-> Fiabilidade da alteração

Contras: :[burrodocara]
-> Consumo (que pelo ouvi falar andava nas casa dos 40L/100km)
-> Preço dos 3 Carburadores que anda na ordem de 300cts
-> Dificuldades de afinação

Compressor:
Pros: :[fixe]
-> Ganho de podencia
-> Consumo mais baixo q os carburadores
-> Técnologia + avançada

Contras::[burrodocara]
->Dificuldades de instalção
-> Descaracterização Técnologica

Deem mais dicas para poder chegar á melhor opção.
Atenção tentem ser o mais imparciais possivel.
O objctivo da recuperação do meu carro é poder ter um carro que transmita um prazer de condução apurado :[drive]  e poder andar com ele sem ter que andar com o camiao da Galp atrás :[acclaim]  . O que não quero mesmo é ter um carro de museu para andar com ele ao fds.
Obrigado desde já pela fossa ajuda
Um abraço

Título: Re: Carburadores vs Compressor
Mensagem de: Carlos Vaz 75 em 03 de Maio de 2004, 19:07
3 carburadores 300cts!!!!!!??????
Tás a ser roubado!!!!!!

Boas curvas
Carlos Vaz

Título: Carburadores
Mensagem de: Datsun240k em 04 de Maio de 2004, 19:46
Foi o preço que estava afixado no site que o pdmg colocou eu não tenho a minima ideia qual é o preço certo :[why]
Alguem sabe onde posso vazer esta modificação sem gastar mt ???? :[humm]

Um Abraço

Título: Re: Carburadores
Mensagem de: Carlos Vaz 75 em 04 de Maio de 2004, 20:39
Fazes um périplo pelos ferro velhos...
Como te disse os Webber ou Del'orto 40, horizontais são os carburadores usados pelos Alfas desde 1963 até ao inicio de 90...não será certamente muito dificil de arranjar...
Inclusivamente, e já que terás que fazer o colector, podes mesmo usar carburadores Webber verticais, usados pelos Alfa 33 o que será seguramente fácil de arranjar, embora eu preferisse os horizontais.

Boas curvas
Carlos Vaz

Título: Re: Carburadores
Mensagem de: nunoturbo em 04 de Maio de 2004, 21:24
Olha lá, se não queres gastar muito dinheiro, queres fiabilidade e tens a hipótese de ter motor para toda a tua vida, porque é que não optas por ficares com o carro/motor original?

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Título: Carburadores
Mensagem de: Datsun240k em 04 de Maio de 2004, 23:16
nunoturbo:
   Axo q já falei q n queria andar com o camião da Gasolina atrás? e q o preço da Gasolina aditivada não prima pelo baixo preço o q torna este carro/motor um pouco insustentavel (por agora!), e a minha ideia é poder tirar todo o prazer de condução da minha princesa sem que esta me leve á falencia... por isso fico com o seguinte dilema original e gastadoira ou modificada e baratucha?? :[toma]  Sabes como são as mulheres sempre é dificil de encontrar uma jeitosa q não te leve á falencia :[rotfl]

Não faço a minima de como se pode parecer um carburador 40  todos os alfas trazem ou só são alguns modelos ??  axas q eu consigo colocar os três?
Desculpem lá a ignorancia mas axo q não identificava um 40 ou um 45 sendo ele deltoro ou não... :[tijolos]

Um abraço e obrigado por toda a vossa ajuda...

Título: Re: Carburadores
Mensagem de: nunoturbo em 04 de Maio de 2004, 23:20
A única coisa que me parece, é que se te queixas dos consumos do carro estando ele original, então com essas transformações de que falaste, nem é bom falar!

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Título: Re: Carburadores
Mensagem de: Carlos Vaz 75 em 05 de Maio de 2004, 00:26
Pah!
Mas com tantas queixas dos consumos, o melhor, de facto, é deixar estar como está!
Mas, volto a perguntar, é carro para o dia a dia?

Boas curvas
Carlos Vaz

Título: Carburadores
Mensagem de: Datsun240k em 05 de Maio de 2004, 20:19
Lá está a minha ideia é poder usofruir o maximo da minha princesa, mas sei q não consigo suportar o uso diario dela. Por isso a minha ideia é coloca-la nas melhores condiçoes possiveis para q o possa vazer mt vezes ao mes...

Desculpem estar sempre a referir os consumos como problema mas a só este ano o preço da gasolina já subio 7 vezes!!!

Um Abraço...

PS: ninguem conhece um batechapas bom e barato para tirar pontos de ferrugem e batidelas ?? perto de Lx de preferencia???

Título: Carburadores 40
Mensagem de: Datsun240k em 07 de Maio de 2004, 23:32
Pergunta:
Os carburadores Weber 40 são os DCOE ?

todos os alfas <90 têm estes carburadores?
 

Título: Re: Carburadores 40
Mensagem de: Carlos Vaz 75 em 08 de Maio de 2004, 01:30
Todos os Webber horizontais são DCOE!
Quanto ao Alfa 90, não te posso responder a essa questão mas penso que tens azar...pois os 90 (só não tenho a certeza se eram todos) são de injecção!
De resto necessitas de 2 Alfas, pois estes têm 2 carburadores, mas tu necessitas de 3!
O ideal era arranjares carburadores de uma Berlina 2000 ou de um GTV 2000, embora estes tenham quase todos os Del'orto.
Digo isto, porque embora aparentemente fossem todos iguais havia diferenças entre os difusores dos carburadores dos carros de cilindrada mais baixa!
Assim, tens carburadores dos carros de 1300, 1600, 1750 e 2000. Por isso te digo que o ideal era de um 2000.
Faz umas rondes pelos ferros velhos que a coisa não há-de ser muito complicada, em ultimo caso arranjas sempre dos 75 1.6 e...tenho a certeza que mesmo os carburadores de um 1600 serão sempre melhores do que o que tens.
Uma coisa são 2 SUs ou Stronbergs (que deve ser o que o teu carro usa) outra são 3 Webber de duplo corpo!
Aliás, se fizeres um exercicio com uma regra 3 simples, talvêz os de 1600 sejam os ideais: 1600cc a dividir por 2(carburadores) é igual a 800 e isto a multiplicar por 3(carburadores) é igual a...2400cc que é a cilindrada do teu carro!

Boas curvas
Carlos Vaz

Título: Carburadores
Mensagem de: Datsun240k em 11 de Maio de 2004, 20:18
Ok! tanks pela dica vou começar a minha viagem pelos ferro-velhos deste país...
Axas q arranjo os colectores facilmente noutro carro ou tenho q mandar vir de fora???

Em relação aos carburadores tenho uma duvida de principiante. Esses carburadores horizontais têm umas cornetas? e não levam filtros axas q é bom? axas  q um filtro conico com os carbs numa caixa tira mt potencia??

Já que estamos numa de "kitar" o motor q axas que deva fazer + ??? uma arvore de cames? um rebaixamento da cabeça do motor? ou uma troca de pistons por uns mais leves ???  e possiveis fornecedores de peças para este tipo de material ??

Obrigado pela ajuda...
 

Título: Re: Carburadores
Mensagem de: rventura em 11 de Maio de 2004, 22:01
Boa tarde, venho falar um pouco contigo a respeito de alterações de motor...

Para já podes ficar com (mais) este site:

www.jameng.com/products/index.phtml?section=10

Aqui encontras algumas peças para o teu veiculo...

Falas em muitas alterações que penso não serem necessárias para o teu carro pois o meu 240K GT tem muita potência só com os dois S.U. do 240Z.
Ora se pensares em gastar algum dinheiro eu acho que deverias gastar nesta alteração pois acaba por ser muito simples e dentro do espirito (já cáculado pelos japonese para este motor) deste carro.
Eu aconselho-te a adquirires o kit do 240Z e tambem a descarbunizar a cabeça (rodar vávulas á mão, colocar os vedantes)... Podes tambem já agora se tiveres a cabeça fora dar uma olhadela nos cilindros para verificares o caulo.
Tu dizes que não percebes muito destas coisas, então aconselho-te a que recorras a um mecânico de confiança.

Em 1995 eu peguei no Datsun 1200 (4 portas) do meu pai e só disse ao meu mecânico para descarbunizar a cabeça e fazer uma revisão completa ao motor.
Resultado: O meu pai quase não reconheceu o carro em termos de potência e perguntou-me se ali tinha havido marosca...

Título: Re: Carburadores
Mensagem de: Datsun240k em 11 de Maio de 2004, 22:50
o teu carro deve ter por volta de uns 160cv isto segundo dizem ... o q já não é mau mas se for para gastar dinheiro perfiro dar um pouco + para depois mais tarde não me arrepender. qual é o kit para o 240z q falas?? :pensador]
Do site q colocaste so vejo uma admissão q custa 440€. :[augen]

tenho visto fotos do teu carro e tas lhe a dar com a alma toda !! contiua, sim q por este andar o meu só vai tar pronto lá para a viragem do século :[cry]

Obrigado pelo apoio!
Um abraço

Título: Re: Carburadores
Mensagem de: Carlos Vaz 75 em 11 de Maio de 2004, 23:07
Quote:
Do site q colocaste so vejo uma admissão q custa 440€


Estão lá os colectores de conversão para DCOEs para o 240Z, presumo que seja o mesmo do teu. Preço online 295 USD

Quote:
Esses carburadores horizontais têm umas cornetas? e não levam filtros axas q é bom?


As cornetas com a rede são acessório que se pode comprar, mas que desaconselho, a não ser para uma utilização de pista!
Tens uns filtros da K&N especificos para estes carburadors que dão uma sonoridade fantástica (era o que usava na Giulia), tens também uns filtros da Pipercross que têm umas cornetas e um filtro que cobre os carburadores. É o que tenho montado no Gtv (embora ainda não tenha experimentado). No meu caso usei um filtro que cobre os 2 carburadors, no teu caso terás que optar por um filtro individual por carburador ( aPipercross tem isso!

Boas curvas
Carlos Vaz

Título: Re: Carburadores
Mensagem de: rventura em 12 de Maio de 2004, 19:27
Pelos preços podes vêr que nada é barato.
O kit que eu tenho no meu 240k gt é o que vinha de origem no 240z, ou seja 2 S.U. de 46mm cada e assim é referido 151cvs.
Existem outros sites onde podes encontrar vários carburadores S.U., Dellorto e tambem Webber (conjuntos de 2 ou 3) mas precisas sempre do colector.

Acho que deves pensar muito bem!:pensador]  

Título: Carburadores
Mensagem de: Datsun240k em 12 de Maio de 2004, 19:50
Em relação ao preço do colector tens razão mas pensei q a página era inglesa e quando fiz a conversão deu essa bela quantia... ora a nova conversão dá 248.651 € :[yeah2]  bem melhor ... obrigado por me teres chamado a atenção!! em relação aos filtros vou estudar bem a melhor relação Preço/qualidade que mais se encaixam com os objectivos que quero dar ao carro...

rventura:
vou ver essa tua dica do motor com o mecanico pois acho q ele está a deitar mt fumo para o meu gosto. Já parece um carro a gasóleo !!! pelo menos no fumo:lol

PS: Mais uma vez, ninguem conhece um bom bate chapas??? e barato ? eu sei q é pedir mt...

Um abraço
 

Título: Re: Carburadores
Mensagem de: rventura em 13 de Maio de 2004, 14:52
No pouco que eu poder ajudar podes sempre contar comigo.:[fixe]  

Título: Filtros para carbs
Mensagem de: Datsun240k em 18 de Maio de 2004, 16:59
carlosvaz75:
 Falas-te de uns filtros da k&N bons para o estilo de carburadores que eu vou colocar no meu... quanto é que tu deste pelos teus? se não é indescrição ?  

Título: Re: Filtros para carbs
Mensagem de: Carlos Vaz 75 em 18 de Maio de 2004, 17:05
Pah! A Giulia tinha esses filtros, mas já a comprei assim!
O 1750 está com Pipercross e as cornetas ficaram em cerca de 65 libras, mais cerca de 60 libras para o filtro propriamente dito!

Boas curvas
Carlos Vaz