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Área pública => Área Técnica => Tópico começado por: nunoturbo em 29 de Julho de 2004, 15:37

Título: Árvores de Cames Datsun 1200 GX
Mensagem de: nunoturbo em 29 de Julho de 2004, 15:37
Tendo possibilidade de montar num motor A12 "normal" um árvore de cames do 1200 GX, o que é que é preciso fazer para a pôr a funcionar 5 estrelas?

A afinação das válvulas será diferente?

As touches têm que ser mudadas?



A palavra aos técnicos especialistas...:[fixe]  



Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Título: Re: Árvores de Cames Datsun 1200 GX
Mensagem de: PedroXXL em 29 de Julho de 2004, 15:46
Uma palavra minha não especialista:

- As molas das valvulas não terão de ser duplas ou mais fortes?

Pedro Leal

Título: Re: Árvores de Cames Datsun 1200 GX
Mensagem de: nunoturbo em 29 de Julho de 2004, 17:37
Esse estou em crer que é outro dos upgrades, mas que não é obrigatório quando se monta a árvore de cames...

:pensador]  



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Título: Re: Árvores de Cames Datsun 1200 GX
Mensagem de: PedroXXL em 29 de Julho de 2004, 20:27
Eu só me referi a isso porque, á partida a arvore de cames será mais pontuda e acentuará maior brusquidão na acção.
O intuito, das molas mais fortes, a meu ver, é de melhorar a reacção como resposta à acção. (lembram-se das aulas de fisica? par acção/reacção?)

Pedro Leal

Título: Re: Árvores de Cames Datsun 1200 GX
Mensagem de: nunoturbo em 29 de Julho de 2004, 20:32
Sim, sem dúvida, mas não sei se é imprescindível a montagem das molas.

De qualquer forma, as molas são fáceis de arranjar.



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Título: Re: Árvores de Cames Datsun 1200 GX
Mensagem de: MazdaMan Toninho em 30 de Julho de 2004, 03:49
É como um casamento: árvore de cames e molas.
Uma sem as outras são como a Eva sem o Adão.

Título: Re: Árvores de Cames Datsun 1200 GX
Mensagem de: nunoturbo em 30 de Julho de 2004, 04:55
Hmmm, OK

MazdaMan, e quanto ao resto?



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Título: Re: Árvores de Cames Datsun 1200 GX
Mensagem de: PedroXXL em 01 de Agosto de 2004, 22:24
Por consequencia da A.C. mais pontuda e de molas mais fortes, a corrente de distribuição também vai ser sujeita a uma maior amplitude de tensões aplicadas. Será que a std aguenta? Existirão correias mais fortes?
E quanto aos rolamentos da AC? são os mesmos?

Pedro Leal

Título: Re: Árvores de Cames Datsun 1200 GX
Mensagem de: Maddatsun em 06 de Agosto de 2004, 08:15
A mudança de molas por umas mais fortes não é uma operação obrigatória. Faz-se para evitar a flutuação das válvulas que eventualmente poderá acontecer em regimes muito elevados. Não oferece só vantagens. Ao colocar molas mais fortes ou mesmo duplas, vai-se aumentar a fricção/desgaste entre a came e a touche. No fundo é mais um dos tais compromissos que devem ser postos no prato da balança para ver para que lado pende a razão.

A minha opinião é a seguinte:

As cames de origem do A12 têm uma duração de 248º/248º. As do GX não sei mas calculo que devam andar pelos 260º/260º. Também desconheço o lift de ambas mas a diferença entre elas não excederá por certo os 0.20mm.
Se o motor não for sujeito a rotações acima do "aceitável", penso que mais vale deixar as molas originais e não sujeitar o motor a um desgate extra.

Respeito outras opiniões...:[acclaim]  

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Título: Re: Árvores de Cames Datsun 1200 GX
Mensagem de: Maddatsun em 06 de Agosto de 2004, 08:19
Vale sempre a pena mudar a correia de distribuição por uma nova de qualidade. A tensão da correia deve ser mantida e  medida com chave própria. Os rolamentos são os mesmos. Se puderes por novos, tanto melhor!

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Edited by: Maddatsun at: 6/8/04 2:20
Título: Re: Árvores de Cames Datsun 1200 GX
Mensagem de: nunoturbo em 06 de Agosto de 2004, 15:13
:pensador]

:[fixe]

Estou a pensar mandar fazer umas molas mais "fortes" do que as originais, mas sem chegar ao nível das duplas...



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Título: Re: Árvores de Cames Datsun 1200 GX
Mensagem de: nunoturbo em 27 de Agosto de 2004, 16:39
Ou melhor... onde é que posso saber quais os valores de que preciso para mandar fazer umas molas de valvulas iguais ás do GX?



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Título: Re: Árvores de Cames Datsun 1200 GX
Mensagem de: Maddatsun em 30 de Agosto de 2004, 18:33
Isso é talvez das coisas mais complicadas de mandar fazer. Mesmo que soubesses a duração, o lift máximo e o overlap da came, o mais certo era sair diferente. Existe mesmo um aparelho para traçar o perfil da came mas não te sei dizer o nome. Vou procurar mas não prometo...:[humm]  

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Título: Re: Árvores de Cames Datsun 1200 GX
Mensagem de: nunoturbo em 30 de Agosto de 2004, 20:10
:pensador]  



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Título: Re: Árvores de Cames Datsun 1200 GX
Mensagem de: MazdaMan Toninho em 31 de Agosto de 2004, 01:53
Confusos ou ainda não??

Não vai ser nada fácil fazer 8 molas de válvulas das quais 4 terão (penso eu) uma especificação e as outras 4 (penso eu) tenham outa especificação. Mesmo que as 8 sejam iguais, esta é uma operação que eu não mandava fazer para um motor meu.
Preferia comprar de uma marca conceituada (e com os devidos sistemas de controlo da qualidade). Garantido.

Título: Re: Árvores de Cames Datsun 1200 GX
Mensagem de: nunoturbo em 31 de Agosto de 2004, 15:56
Quote:
Preferia comprar de uma marca conceituada


MazdaMan:

Tens alguma dica para me dar?



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Título: Re: Árvores de Cames Datsun 1200 GX
Mensagem de: MazdaMan Toninho em 31 de Agosto de 2004, 21:47
Dicas:

1-Descobre (pesquisa) a "força" das molas que queres,
2-Mede (ou pesquisa) o diâmetro externo das molas normais
3- Mede(ou pesquisa) a altura das molas normais.

Agora tens as 3 dimensões que definem uma mola.
Então, procura (ou pesquisa) que marca e modelo (em comercialização) usa essas molas:
Depois compras as originais dessa marca. De preferência japonesas.

Exemplo: o rolamento de encosto da embraiajem do meu Rx-7,
é igual ao do MB 190. Para este há muitos á venda. Para aquele, só por encomenda.
Fácil, não???

Título: Re: Árvores de Cames Datsun 1200 GX
Mensagem de: nunoturbo em 01 de Setembro de 2004, 15:47
Para já é esse mesmo o problema....

:pensador]


Vou continuar á procura da informação, um dia destes ligo-te.



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Título: Re: Árvores de Cames Datsun 1200 GX
Mensagem de: Ftype em 04 de Setembro de 2004, 09:04
boas!

pelo q vi num site qq estrangeiro, as AC do GX eram mesmo 260º/ 260º! mas n posso confirmar c certeza absoluta.

outra coisa, se vais por cames convem também pores uns carburadores duplos, pra teres um rendimento de jeito. o GX vinha de origem com duplos.
(não sei se ja tens os carbs)

 

abraços
RWD rulezz

Nunes