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Área pública => Área Técnica => Tópico começado por: Kaizen em 14 de Março de 2004, 19:38

Título: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Kaizen em 14 de Março de 2004, 19:38
Ouço e leio com frequência que a potência do Corolla GT Twin Cam (AE86) é de 130cv.

Ao consultar algumas revistas de 1984 constatei que a potência anunciada é realmente de 130cv, no entando as brochuras da Salvador Caetano anunciam 124cv desde o inicio de comercialização!

Não sei qual é a potência correcta, mas talvez 130cv seja a potência no Japão, com a gasolina com vitamina C. Parece-me que na realidade mais 124 do que 130cv.

Outra curiosidade tem a ver com o facto deste Corolla aparecer primeiro nas páginas de competição automóvel em meados de 1984, e só mais tarde é que aparece a versão de turismo na revista! Caso para dizer: "Nascido para correr"! Se bem que este titulo tem direitos de autor: Starlet.
Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: PedroST78 em 15 de Março de 2004, 05:43
Boas!
 
 A potência de cada carro (marca e modelo idêntico) é muito variável, devido a vários factores ! Se colocares o teu AE86 num banco de potência, vais concerteza ver k ele não tem 124 hp... talvez tenha um pouco mais :[devil]  !
  Mas também tenho visto com frequência TwinCams de origem debitarem 126, 130 cv, depende...:[aprende]


 Agora um aparte... um AE86 Amarelo :[toma]  com autoblocante  com matr. AS, k está com anúncio nos Doidosporclássicos, conheces? Sabes alguma coisa acerca do carro? é de 84 e andou a correr...
 Um abraço!:[fixe]  

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Kaizen em 15 de Março de 2004, 06:52
Pois andou... basta olhar para ele! Na nossa base de dados temos umaa sequência dessas matriculas.

   

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Brunosantos em 15 de Março de 2004, 21:31
bastante interessante... :pensador]
se puderes diz o n.º da revista, para ver se consigo arranjar, ou então tira umas fotos ás paginas e coloca-as aqui... ( sou um bocadito doente por essas coisas :[augen]  )

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: SPDragon em 16 de Março de 2004, 01:11
No mesmo lote de 200 e tantas revista vêm lá o mesmo carro com 121cv :[boutapanhar]  ...vamos lá perceber isto :[tolo]

PMarques

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Kaizen em 16 de Março de 2004, 04:25
Estou á espera que o SPDragon faça um estudo sobre as 200 ou 300 revistas que tem para que depois de selecionadas se transformem em cópias ou busca por originais :[hihih]  

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Nuno toyotista em 16 de Março de 2004, 07:09
no japão os carros também pagarão imposto segundo os cavalos? se calhar é por isso que declaram menos :[rotfl]  

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: FilipeAE86nr1 em 16 de Março de 2004, 17:30
...eu tenho um teste de uma revista belga "l´automobile" de 1984 e vem de facto escrito que a potencia anunciada é de 124cv, mas a revista testou o carro no banco de ensaio e debitou 130cv. Também é verdade que a potência anunciada no japão é regra geral superior à europeia, isto deve-se aos calculos feitos com uma unidade de medida diferente da europeia, isto acaba por inchar um pouco as medidas de potencia...outra curiosidade....sabiam que o chassis 3 volumes do Ae86 é cerca de 20kg mais leve que o de 2 volumes, sem falar do incremento de rigidez?....apesar de não ser tão atraente, tem melhor potencial para competição, daí a razão de apenas terem sido comercializados na Bélgica e na Alemanha devido aos rallyes do grupo N....



Edited by: FilipeAE86nr1 at: 16/3/04 11:31
Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: FilipeAE86nr1 em 16 de Março de 2004, 18:33
olha...vou enviar para o mail do Aja as imgs do teste, acho é que faltam 2 paginas, mas já veio para as minhas mãos assim...



Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Kaizen em 16 de Março de 2004, 21:07
Exacto, por isso é que foram importados os Coupes para a competição.

  Isso de 1, 2, 3 , 4 e 5 volumes é para os europeus que os carros parecem uns mços de tabaco!

  Aqui fala-se em Sedan, Coupe, Station Wagon, Liftback e Hatchback :[fixe]  

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Tumulus em 16 de Março de 2004, 21:12
para quem ainda não percebe estes códigos, qual é a diferença entre os Liftback e Hatchback ? :[huu]  :[sofa]
 

------------------
Esqueçam o viagra, arranjem um Datsun!

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Woody PT em 17 de Março de 2004, 18:28
Julgo que tem a ver com o formato da tampa da mala.

Pode abrir só mesmo a tampa (Hatchback) ou abrir a tampa e o vidro traseiro (liftback - a 3ª ou 5ª porta).

Mas não estou certo disso... :(  

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Kaizen em 17 de Março de 2004, 19:14
De uma forma genérica:

Sedan - qualquer carroçaria de 2 ou 4 portas com mala e tampa da mala sem vidro

Hatchback - quando a traseira do sedan foi cortada e o contorno da traseira a seguir ao tejadilho é abrupto.

Station Wagon - carrinha de 5 portas

Van - carrinha de 3 portas

Liftback -carroçaria de 3 ou 5 portas em que a tampa da mala tem vidro. Exemplo: o nosso AE86, Integra, Mazda MX-3

Coupé - carroçaria de 2 portas, com tejadilho mais inclinado, aros das portas mais curtos que no sedan e normalmente tem um bocadito de mala. Exemplo: Celica TA22, Corolla KE25/35, Mazda 818 Coupe.

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Kaizen em 18 de Março de 2004, 03:55
Estive a pensar no caso dos Corolla GT Twin Cam nacionais e de facto é bastante caricato meterem no livrete "Coupe" quando o carro é um Liftback!

Estive a rever os modelos da época e de facto todos alinham pela diferença Coupe/Liftback sendo o nosso AE86 a excepção!
Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Tumulus em 18 de Março de 2004, 04:40
:pensador]   então posto isto, temos que:

sedan = 3 volumes (motor, habitáculo e traseira) = Datsun 1200 4portas

coupé = 2 volumes e meio (motor e habitáculo com traseira cortada) = Datsun 1200 coupé

station wagon = carrinhas

hatchback = 2 volumes (motor e habitáculo) = AE92, Sunny GT-iR, Civic Type-R ou mesmo o VTi

liftback = toyota celica 2003

monovolumes = Datsun Urvan, Toyota Hiace

(corrigi a minha blasfémia... :assobio] )

 

Datsun Power!

Edited by: Tumulus  at: 17/3/04 23:21
Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Kaizen em 18 de Março de 2004, 05:05
Creio que nos USA o AE86 com mala é designado por Coupe e o Liftback por Sprinter, será assim?

Se eu estiver correcto, é mais uma prova que distingue os Liftback´s dos verdadeiros Coupés.
Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: FilipeAE86nr1 em 18 de Março de 2004, 18:48
...rviper...."not quite right...."
nos Eua, ambos os ae86 são denominados "corolla gts" ou "corolla sr5" de acordo com o motor e afins...de facto, eles chamam o 3 volumes de coupé e o 2 volumes de liftback,. mas há uma razãO para isso, é que os donos dos ae86 de 3 volumes têm a noção que o 3 volumes não é tão atraente...então valem-se de argumentos para validar o ego, para tal usam denominações como Coupé só porque soa melhor! e isto é veridico....
....eu tenho os catálogos da época, ambos os modelos vem denominados como coupés, o 2door coupé (3 volumes) e o 3 door coupé, o 2 volumes, a 3ª porta será a mala (hatch)....



Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Woody PT em 18 de Março de 2004, 19:53
E disso não tenho dúvida:
O nosso é um coupé.

É uma designação bastante anterior ao AE86 (atrevo-me a dizer, anterior á entrada da Toyota na Europa).
Os nomes que lhes dão são outra coisa. Se lhe chamarem bife com batatas fritas, não é por isso que um ovo a cavalo lhe fica bem ;)


A designação "coupé" tem a ver com o perfil do carro, nada mais. O três volumes poderá eventualmente também ser considerado coupé (a mala é bastante curta), mas ao lado do dois volumes e meio (não o acho um dois volumes), acaba por ser um sedan.

As designações "hatchback" e afins já são americanices. Os janponeses, na sua relativamente recente cultura automovel (pelo menos nas línguas/designações ocidentais) acabaram por misturar tudo.
Se os gajos lhes dão o nome, estará correcto, mas pelos padrões que existiam (actualmente cada fabricante dá o nome que acha que vende mais), dificilmente estará correcto.



Um exemplo algo distante:
Antes existiam as categorias Turismo e grande Turismo, o que dava origem ás siglas T e GT.
Como a sigla GT até vendia, quase todos os carros europeus passaram a "chamar-se" GT.
Como isso já não indicava rigorosamente nada, pelo menos a Renault (e alguns italianos) começou a distinguir com GTS, de "special"
Entretanto veio a injecção, que colocava um "i" em todos os modelos com essa motorização (á semelhança do "D" nos diesel).
Actualmente, a sigla GTI apenas serve como argumento de marketing (uma vez que todos os motores são a injecção), ao ponto de já existirem modelos "GTI TDI" (reparem na redundancia do "i", se lermos as siglas por extenso, pelo seu significado, o resultado nem faz sentido).

Reparem, p.ex., que os nossos AE86 são denominados apenas como "GT" e não "GTI", apesar de serem de injecção (e dos primeiros multiponto, por sinal).
A meu ver, isto porque a sigla "GTI" não tinha qualquer impacto ainda, na altura pouco ou nada significava junto do mercado.
Tanto que o seguinte (EE92? o FWD) exactamente com o mesmo motor já era conhecido como o "corolla GTI"



Da mesma forma que "Coupé" adquiriu status de desportivo, perfomante. Logo as marcas passaram a chamar coupé a qualquer carro menos comprido, apenas como argumento de marketing.


Esta é a minha leitura, claro. Continuo a achar que o COAE86 é um Coupé,, pelo seu perfil, não pelo nome que lhe deram.

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Kaizen em 18 de Março de 2004, 20:25
Woody, concordo contigo.

No entanto, para mim o nosso AE86 é um Liftback e não um Coupé. Para isto baseio-me em todos os modelos Toyota, em particular o Celica.

Se puderes dá uma vista de olhos á Galeria de modelos e vê a diferença entre o Celica TA22 (Coupe igual ao meu) e o Celica RA28 Liftback e as suas semelhanças com o AE86

Apesar de eu estar a defender o meu ponto de vista com o nome Liftback, estou a dar-vos razão nas vossas analises que são pertinentes.
Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Woody PT em 18 de Março de 2004, 20:50
Lá está.

O problema é que a Toyota mistura as várias nomenclaturas e nós ainda mais ao olharmos para os nomes de outro países.


Se achares que um português chamado Ricardo se deva chamar Richard nos EUA, tudo bem.


Pessoalmente, não tirando valor aos Japoneses, continuo a seguir as designações usadas na Europa e que sempre usei.

No que me diz respeito, o meu carro foi "baptizado" como Coupé e é o que está no livrete.
No que diz respeito á configuração da carroçaria, sigo a que sempre segui (muito antes de usar a net e/ou de conhecer a designação sejaoqueforback), é um Coupé de três portas (ou um três volumes de três portas, se quiser ser purista e falar em português).

Mas a globalização já nos dá direito de chamarmos o que quisermos, desde que haja pelo menos outro que faça o mesmo.
(já falamos também sobre o nome, tu queres chama-lo de Levin e para mim não deixa de ser um Corolla)

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: PedroXXL em 19 de Março de 2004, 00:13
Pois mas o AE86 não é um 3 volumes...´
É um 2 volumes e meio de 3 portas.

Pedro Leal

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Woody PT em 19 de Março de 2004, 01:33
Há duas versões:

Três portas:


E duas portas:





Este até é português:

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Kaizen em 02 de Janeiro de 2005, 08:32
Ora cá vou novamente lançar a confusão e tentar chegar a uma conclusão.

Agora já tenho poucas duvidas que os nossos AE86 são Liftbacks e não Coupés como a SC publicitou ao longo dos anos. As razões são as seguintes:

Este tipo de carroçaria sempre foi considerada como Liftback pela Toyota nos restantes modelos e em todas as suas gerações, portanto... porque é que haveria de mudar no caso do AE86?

A minha terio diz que o facto de nos livretes estar escrito "Coupé" tem que ver com o facto das primeiras unidades importadas em 1983 serem Coupés e não Liftbacks, por exemplo, temos o carro com que o Jorge Ortigão correu em 1984. Tal como acontece em outros modelos, aqui no AJA constatamos que nem sempre a Salvador Caetano ou DGV mudavam as caracteristicas da ficha de homologação e designam os carros pela primeira ficha de homologação. O caso mais complicado até tem sido com os Corollas KE25 SL e SR.

 
Conclusão: É complicado estar a contrariar e inverter aquilo que foi uma verdade durante mais de 20 anos, mas... os nossos são Liftbacks e os com mala são, tal como os outros Toyotas, Coupés.

Não fazendo disto uma verdade absoluta, venham daí mais opiniões para ver se conseguimos realmente chegar a uma conclusão.  :thumbsup
Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: apardal em 02 de Janeiro de 2005, 10:47
Não quero ser desmancha prazeres, mas tenho ideia que não se vai chegar a lado nenhum!

:p

Cumps

André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
Toyota Corolla GT Coupe '87

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: nunoturbo em 02 de Janeiro de 2005, 16:50
:[rotfl]  

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
 

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: MadAE86 em 02 de Janeiro de 2005, 21:02
Meus amigos, chamem-lhe o que vcs quiserem, coupes ou liftback.... Mas querem mais!!!

Aqui no porto o nome mais comun para o AE86 é "twincam", toda a gente o conhece assim, excepto os verdadeiros amantes (ou seja nós), que lhe chamamos AE86...

Eu simplesmente vou colar na traseira um tocolante a dizer AE86, só para lançar a confusão!!!

Quanto ao motor os 130cv é em medida japonesa - SAE
Em portugal são 124cv medida - DIN - Salvador Caetano

Mas a verdadeira medida é 91kw - 123,76hp

Se forem ao site da Fensport vem lá com 122cv...

E eu prefiro dizer que tem perto de 120cv

Abraços

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Fast Peter em 03 de Janeiro de 2005, 09:24
Por cá também há muito boa gente a dizer que são os Toyota TwinCam...  :pensador]

 

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Kaizen em 03 de Janeiro de 2005, 10:44
Acho que em todo o lado são conhecidos assim. A razão é o autocolante na tampa da mala.

Não me esqueço do primeiro contacto com um utilizador que dizia ter um Toyota GT, no 2º e-mail já era um Corolla GT e só no 3º é que cheguei à conclusão que era um Corolla GT Twin Cam, portanto a troca ou os diferentes nomes que se dá ao carro até são normais!

O último que ouvi foi: Tú níng Cam  :lol

Não é uma situação especifica deste modelo, basta recuar 2 gerações e a confusão que é chamarem os Coupés de "SL" e "SR".


Nomes á parte, tentemos encontrar alguns factos que nos digam quem são os Coupés e se existem Coupés de 3p ou se serão mesmo Liftbacks!
Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Carlos Vaz 75 em 04 de Janeiro de 2005, 23:10
Quote:
Quanto ao motor os 130cv é em medida japonesa - SAE
Em portugal são 124cv medida - DIN - Salvador Caetano


Por aí não vais lá!
É que a diferença entre as medidas DIN e SAE é maior do que isso!
Nunca daria uma diferença de 6 cv!
A titulo de exemplo, o meu Alfa tem 118 em medidas DIN e 130 em SAE!

Boas curvas
Carlos Vaz

Boas curvas
Carlos Vaz

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: jcsantos em 04 de Janeiro de 2005, 23:39
Eu acho que a designação das carroçarias é tudo uma questão de markting.

Por exemplo o Nissan Silvia S12 existiu em versão de 2 portas e versão de 3 portas, mas em ambos os casos, a designação era Coupe.
A diferença é que um era Coupe de 2 portas (3 volumes) e o outro era Coupe de 3 portas (2 volumes e meio).

Isto acontecia porque a Nissan não tem nenhum modelo que use a designação Liftback.

Outra situação um Primera de 5 portas é conhecido por Primera Hatchback, enquanto que um Avensis 5 portas é conhecido como Avensis Liftback. Mas o tipo de carroçaria é idêntico.

Analisando as designações que a Toyota atribui às suas carroçarias, concordo com o Rviper.
O AE86 de 2 portas é um Coupe, o AE86 de 3 portas é um Liftback.
 

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: MadAE86 em 05 de Janeiro de 2005, 01:56
Tirado do Site de Bill Sherwood, um apaixonante australiano de AE86's

" The AE-86 comes in two basic body shapes, the coupe and a two-door sedan shape"

"The 4AGE comes in many different types, but in the RWD version they usually come as a MAP (Manifold Absolute Pressure) sensor type and so make 130ps, which is ~128hp, or ~96kw. Some countries has the version that uses an AFM (Air Flow Meter, again, see my Stock 4AGE page for details) that makes only about 117hp, 119ps, or 86kw."


Quote:
Por aí não vais lá!
É que a diferença entre as medidas DIN e SAE é maior do que isso!
Nunca daria uma diferença de 6 cv!
A titulo de exemplo, o meu Alfa tem 118 em medidas DIN e 130 em SAE!



One SAE/British Horsepower is 746 watts/0.746 kilowatts.

One DIN/JIS HP/PS is 735.5 watts.

1 DIN/JIS hp = 0.986 SAE/British hp

Pelos vistos a diferença ainda é menor!!!

assim sendo 130 JIS medida japonesa, são 128 SAE hp Britanicos

Vê lá as tuas contas!!!

Abraço

Edited by: MadAE86  at: 4/1/05 19:57
Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: ThE CrOw CsC em 07 de Janeiro de 2005, 22:25
Bem, quanto às carrocarias... Estou com o Woody. Sendo Toyota (Japonês), as estratégias de marketing lideravam... Tanto que o AE86 É um liftback puro, mas como Coupé se aplica a carros com um bom músculo (Leia-se motor) esta última imperou, em vez do Liftbak...

Muito gostam de chamar Twin Cam ao AE86. Sim, é Twin Cam, mas antes disso é AE86, ainda antes é Corolla. É tal e qual a barbaridade dos V-Tec. "Vou buscar um Honda.""Ena, porreiro. E já sabes qual?""Já. O V-Tec!" V-Tec NÃO É MODELO. É apenas um sistema...

RViper, tens bom remédio. Vais a um banco de ensaios. Em PM dos Toyotistas digo-te mais. Mas aposto nos 124, a não ser que tenhas deixado uns saltar pelo caminho... :[toma]  

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Corolla TE71 em 07 de Janeiro de 2005, 21:55
Em relação aos liftback e coupe, eu acho que adiferença não è só na mala mas começa a partir do pilar central do veiculo! No caso do TE71 è assim!! Julgo que o coupe tem essa designação por ter a carroceria desportiva "pura e dura", enquanto que os liftback são desportivos derivados de carros de turismo, onde a porta traseira conta realmente como acesso ao abitáculo!!!  O meu TE71 è o liftback, e no livrete vem mesmo designado como corolla gt 1600 dohc liftback!! Vejam as diferenças de carroceria......www.geocities.com/colosseum/4883/crwd.html:[huu]  ......acho que ainda vai provocar mais dúvidas!!:[aprende]       ( se não abrir as pics façam refresh que elas aparecem)

TE71 POWERSLIDER

Edited by: corollate71 at: 7/1/05 16:01
Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: ThE CrOw CsC em 07 de Janeiro de 2005, 22:10
Quanto aos veículos que falaram aí (106, saxo, clio) esses entram numa nova categoria que é a citadina - Carros pequenos, com consumos moderados, e motores de pequena cilindrada, apenas para uso citadino. Nada de grandes viagens, ou muitos kms/mês. É claro que depois temos os complicados de meter. 106 XSi, Saxo Cup, ou Clio Sport...


Ou seja, coupés (Ta-22), liftbacks (Ae86), SW (Avensis SW), Monovolume (Hiace), citadinos (Yaris). Esqueci-me de algo?

Edited by: ThE CrOw CsC  at: 7/1/05 23:42
Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Corolla TE71 em 07 de Janeiro de 2005, 23:17
A hiace não è monovolume, è uma van (veiculo comercial)! O monovolume da toyota chama-s PREVIA!!!:[boutapanhar]  

TE71 POWERSLIDER

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Kaizen em 08 de Janeiro de 2005, 03:45
Há um facto mencionado pelo MadAE86 (julgo) que está pleno de fundamento e vai ao encontro das caracteristicas referidas pelo Woody. Um é sedan de 2p e o outro é Coupé. Faz sentido.

Na geração anterior existia o *E70 sedan de 2p, existia o *E71 Liftback e existia o TE75 que era o Coupé. O AE86 será, pela lógica, o sucessor do TE75 logo um Coupé.

Pelo menos eu cdava vez estou mais esclarecido que o nosso AE86 é um Liftback e que o com mala sem vidro é o verdadeiro coupé. Sobre a minha teoria escrita anteriormente, o LandCruiserBJ40 tem uma reportagem sobre os 1º´s "Twin Cam´s" a serem importados para Portugal. Na fotografia aparece o sedan 2p designado por Coupé!  :angel:
Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Corolla TE71 em 08 de Janeiro de 2005, 04:36
Rui. mas também existe o TE71 coupe, e no link que pus o AE86 de 2 portas eles designam como coupe, e o que nós conhecemos como coupe eles chamam liftback!?:[nsei]    Não poderá acontecer as designações mudarem consuante os mercados a que se destinam os veiculos?

TE71 POWERSLIDER

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Kaizen em 08 de Janeiro de 2005, 10:37
Peço desculpa porque em cima referi um código errado e que o Miguel aka CorollaTE71 referiu e bem que o Corolla Coupé da 4ª geração é TE72 e não TE75 como referi. Sempre a aprender.

Pois bem, uma coisa que não me lembrei foi que, tal como se faz nos Celicas para se saber as caracteristicas originais do modelo, basta analisarmos os números e letras na identificação da chapado construtor.

Assim teremos qualquer coisa como AE86L - EM?...

A 2ª letra que estiver no lugar do ponto de interrogação vai definir se se trata de um Coupé, Sedan 2 portas ou Liftback.

Coupé = C
Sedan 2 portas = D
Liftback = L

Portanto, toca a irem verificar as chapas de identificação no motor e após isso saberemos quem é quem  :thumbsup
Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: oceanson em 15 de Janeiro de 2005, 06:48
Mas já agora, alguem daqui já viu um dyno de um ae86 marcar mais de 120 cvs? eu nunca vi
Já levei o meu carro por curiousidade ao banco, deu potencia norma 110 cvs, e tem colectores janspeed e filtro e mais umas mariquices, o melhor que já ouvi falar foi o do apardal e acho que tb nao chegava a 120 quanto mais 126, tá bem que os motores já tem uns anos, mas isso pode nao querer dizer nada porque no mesmo dia que eu fui tb estava lá um 4age completamente reconstruido que ainda deu menos que o meu.
Vou tirar as minhas dúvidas todas quando chegar a portugal e acabar de montar o motor que tenho sobresselente, levou quase tudo novo,até um piston eu comprei, faço a rodagem e depois vou ao banco verificar se realmente se o desgaste faz variar assim tanto a potencia.
Atenção que não me estou a queixar da potencia do motor, aliás é dos motores mais reactivos e divertidos que já conduzi,simplesmente acho que as potencias anunciadas são muito optimistas.
Em relação á designação, do ponto de vista formal concordo com o o Rviper é de facto um liftback, mas do ponto de vista emocional é um coupé, eu pelo menos sempre disse que tinha um coupé e olho para ele como tal

Paz!

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: FilipeAE86nr1 em 16 de Janeiro de 2005, 02:35
o Carro do DavIDracer do TPT num DynoDay, n me recordo onde...mas axo q era aquele unico q dava para 4x4:[deal] ....bem, de qq forma recordo-me....121cv no motor...a roda n me lembro...e velocidade maxima teorica de 221km/h....

nós sabemos como estas coisas s pco fiaveis...até pq o Ae86 do David n era exemplo de um motor fantastico...era um pco preguiçoso...n me recordo se na altura ja tinha o escape completo da FenSport...mas creio q n....:[acclaim]  


Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Woody PT em 17 de Janeiro de 2005, 20:24
O meu carro sempre ficou atrás de qualquer outro AE86 conhecido (excepto um branco, com cintos atrás que julgo que foi parar a Lisboa, em que subimos a VCI lado a lado estando ele em 3ª e eu em 4ª).

Quando a MasterTuning fez o Dyno Day (de borla, senão eu não estaria lá), num banco Maha novo, o meu carro acusou 124,4 CV @  6530 r.p.m. ao motor (87,7 á roda) e 142Nm@5980 r.p.m. :)

Isto no meu motor, espatifado como está (tive que lhe meter dois litros de oleo antes) e não chegando ao corte. Pouco depois das 6000 o gajo assustou-se e não continuou (acusou RPM máxima ás 7010 mas ainda tinha pra dar).

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Jacsport em 17 de Janeiro de 2005, 22:47
Viva,

quanto a números e bancos de potência acho que servem essencialmente para base de trabalho de afinação e nunca para demonstração de cavalos.

No essencial conta a prestação do carro em estrada, sendo para isso que ele foi projectado. Dos carros já referido tive contacto com dois deles.

O do Woody, ainda voluntarioso mas já algo cansado em baixas rotações, bem explorado pelo dono em todas as ocasiões - aquele "sonoro" e aquela volta em serpa ainda viajam algumas vezes no meu pensamento ;)

O do DavidIDRacer parecia acabado de sair da fábrica, com uma vontade e garra muito saudáveis. :)

De certo que os 124 cvs obtidos pelo Toyota do Woody ficariam para trás num confronto directo com o do David, mesmo que este não chegasse às cifras do primeiro.

Como termo de comparação, um 1.4 turbo c/ 179.000 estando de origem (115cv) dá um aviamento jeitoso num Toyota c/ 156.000- comparativo amigável com um conhecido meu.

Mas o que importa é o espírito do carro, e aí são poucos os que realmente entendem a sua filosofia.

Um abraço,

Jacsport

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Woody PT em 18 de Janeiro de 2005, 02:34
Quote:
De certo que os 124 cvs obtidos pelo Toyota do Woody ficariam para trás num confronto directo com o do David, mesmo que este não chegasse às cifras do primeiro.

Não ficariam...
Ficaram mesmo e em mais que uma ocasião.

Tenho até uma filmagem em que praticamente que "nos primeiros 100 metros já levava 200 de avanço".
Não foi tanto mas em menos de 100 metros já lhe via a traseira.

Mas como hoje em dia interessam mais os números das máquinas do que o carro é capaz, eu fico todo satisfeito :D

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Jacsport em 19 de Janeiro de 2005, 04:13
Companheiro,

é esse o espírito :[faroia]


Um abraço,

Jacsport

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Kaizen em 21 de Janeiro de 2005, 03:59
Pois bem, chegou-se a consenso e contra factos não há teorias!  :green:

O nosso AE86 é sem duvida um C.

Isto é, a julgar pelo número da chapa do construtor do carro do TCtwin a tal letra que aparece é um C, daí Coupé.

Tiro duas conclusões para já:
1) Os primeiros anuncios/publicidade da SC estavam errados ao mostrar o sedan de 2 portas como sendo Coupé.

2) A Toyota segue filosofias diferentes entre o Celica e o Corolla. A configuração Coupé no Celica é a tampa da mala a abrir sem vidro.

:icon_arrow:
Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Woody PT em 22 de Janeiro de 2005, 02:39
E eu continuo a achar que é simples.

A forma como a tampa da mala abre não tem nada a ver com o ser Coupé ou não.

Um Coupé simplesmente não tem a mala "saliente", nada mais.


Eu acho que estão a misturar milimetros com litros.

Um coupé pode ser liftback ou Hatchback, dependendo de ter três ou duas portas (quando a designação surgiu ainda mal se utilizava a solução "terceira (ou quinta) porta", ou seja, Liftback.

O resto são elementos de marketing...

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Kaizen em 22 de Janeiro de 2005, 02:26
Woody agora que chegamos a uma conclusão e esclarecidas as coisas... vais-me desculpar mas discordo do teu ponto de vista que as coisas são simples.

  Segundo a maneira de pensar Celica o AE86 tinha de ser um Liftback (traseira alta), o exemplo mais simples é ver o Celica da 1ª geração a diferença entre os Coupés e os Liftbacks.

  Um RA28 é tal e qual um AE86.

Celica RA28 Liftback 1973


Celica RA40 Liftback 1978


Celica RA60 Liftback 1981


AE86... Coupé!



  E daí também se explicar que em muitos sites por aí fora o, agora sem a menor duvida Coupé, seja designado como Liftback. É tradição na Toyota que todos os modelos com um bocadito de traseira em que a tampa da mala abra com o vidro (a tal 3ª ou 4ª porta) sejam designados por Liftbacks... excepção feita aos Corollas TE72 e AE86...

  Não é assim tão simples quando se conhece a gama toda.


 

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Edited by: Rviper  at: 21/1/05 20:32
Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Woody PT em 23 de Janeiro de 2005, 23:31
O problema é que nenhum desses nomes é original (os gajos até falam Japonês) mas sim adaptados aos mercados.

Cá em Portugal por acaso no livrete consta "Coupé". Será que acontece em todos os mercados?

Temos outro carro da mesma época, em muito semelhamte mas dirigido a uma mercado diferente, com diferentes motorizações e comportamentos, o Corolla DX.
É um Liftback ou um Hatchback?


"Lifback", se traduzido do Inglês, não será "traseira alta" mas sim "traseira levantada" ou "levantável". O que significa que a secção traseira abre por todo, não apenas um acesso ao porta-bagagem.

Para realmente justificares a tua tese com fotos, terias também que apresentar os Hatchback para confirmar ;) .


Basta ver que são palavras de línguas diferentes e estamos a misturar tudo.
Ou melhor, o marrketing já misturou tudo, criam confusão apenas com o intuito de vender. Basta observar que no nosso mercado a palavra "Coupé" transmite desportivismo, carro não familiar, ágil.
Nos EUA essa expressão já não lhes diz tanto (por se aplicar a carros de menores dimensões) mas o "Hatchback" já lhes soa melhor.
E assim foi durante tempos. Nós, cuja língua nativa não é uma nem outra, levamos com isso tudo criando a confusão.
Agora com a net, torna-se ainda mais dificil fazer a distinção Um pouco á semelhança do que aconteceu com a informatica).
 

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Tractortp em 24 de Janeiro de 2005, 03:35

Bom, vou demostrar o meu ponto de vista, tenho um Celica Coupé e um Corolla Liftback.

Os designados " Coupés " possuem carrocerias alongadas, com apenas duas portas, com bom porta-malas em relação os " Hatch " mas isolados do interior, pode-se considerar como sendo um 2.5 volumes caso tenha algum acesso pelo interior ou 3 volumes se não houver acesso, o vidro de tráz possui inclinação acentuada por vezes mas não constitui acesso ao habitáculo ou porta-malas, é fixo.

No caso dos " Liftbacks ", são de 3 ou 5 portas, o acesso ao porta-malas por fora faz-se pela considerada 3ª ou 5ª porta, mas possui acesso por dentro do habitáculo, simplesmente se  destingue duma " station " pelo ângulo acentuado da última porta, não conferindo necessáriamente maior volumetria de carga em relação aos " coupés ".

Portanto no caso dos AE-86 ditos nacionais, são " Liftbacks " , e aqueles importados com "mala" são os verdadeiros " Coupés ".

Penso ter esclarecido.






É impressão minha ou alguém está a tentar atribuir um tom menos valioso ao facto dos " Nossos " AE-86 serem " Liftbacks " e não " Coupés " ?

 

Viciado em Toyota : Celica RA-40, Land Cruiser BJ-73, Corollas CE-110, VVT-i e TE-51.

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Woody PT em 25 de Janeiro de 2005, 02:58
Eu não estou a confundir, pelo contrario estou a evitar deixar-me confundir.

Eu apenas me refiro á terminologia utilizada na época e aplicada aos automoveis.


Se na marca o chamarem de anfíbio não quer dizer que ande sobre a água.

Se a uma Limousine derem o nome "Coupé", com efeito não deixa de se chamar coupé, mas as suas formas não são as de um Coupé.

Um Coupé nunca poderá ser um três volumes (no máximo um dois volumes e meio).
Da mesma forma que um Liftback tem sempre acesso ao habitáculo pelo portão traseiro.

Já agora, nunca repararam que por cá se usa muito o 3, 4 ou 5 portas e que lá fora essa expressão é raramente utilizada?
Será que se servem das expressões "Hatch" e "lift" no seu lugar?
Digo eu, não sei... ;)


Quanto a isto, tenho pena que a malta menos jovem daqui do forum não se pronuncie. Afinal de contas são expressões criadas e utilizadas numa época em que o marketing ainda não se servia delas.


Agora quanto aos nomes de baptismo, podem até ter chamado ao AE86 de Van num mercado qualquer, mas não deixa de ter a configuração de um Coupé de três portas.

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: ThE CrOw CsC em 25 de Janeiro de 2005, 07:28
Quando disse que para mim o AE86 é um Liftback, disse-o porque tenho o exemplo de um coupé (TA-22), e atambém porque o AE86 realmente tem três portas (Laterais e traseira), sendo isso normal num Liftback... Já o TA-22 é um típico duas portas (A bagageira tem uma "porta" demasiado pequena para ser considerada como tal...)


Mas com isto tudo ainda não se chegou a nenhuma conclusão, pois:

O AE86 tem a letra C no quadro, significando ser considerado um Coupé pela Toyota;
No entanto, o Coupé normal tem como características apenas duas portas. O AE-86 tem três;
O RA-24 é um liftback. No entanto o AE-86 com traços parecidos na carrocaria é Coupé;
A única explicação para esta confusão toda é, como já foi dito, o marketing, pois um Coupé no velho continente chama sempre mais a atenção do que um liftback;

E outra coisa: Existe um tópico que fala dos concorrentes dos AE-86 (É pouco explícito, pois não fala de tipos de comparação - Interior, prestações, segurança, etc). No entanto deixou-me uma dúvida: Será que a Toyota queria fazer o trabalho das revistas da especialidade, "impondo" o nome de coupé a um liftback, porqeu simplesmente esse liftback teria condições para rivalizar com os coupés da altura?

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Kaizen em 25 de Janeiro de 2005, 19:58
Tudo aponta para que seja isso :[oba]


  Não é lógico eles mudarem as definições num caso tão especifico.

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Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: PedroXXL em 26 de Janeiro de 2005, 05:57
Quote:
Um Coupé nunca poderá ser um três volumes (no máximo um dois volumes e meio).


Woody,

Permite-me discordar da tua afirmação porque grande parte dos coupés que me lembro que têm a designação de coupé são 3 volumes. Um dos exemplos será o Honha Civic Coupé...



Mas há mais: - Megane cc, 307cc, astra coupé, todos os bmw coupé, o Alfa Romeo GT...

Até o Toyota Camry Coupé V6:



 

Pedro Leal

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Kaizen em 26 de Janeiro de 2005, 06:13
Bem apanhado Xis, não me lembrei do caso do Civic.


  O Camry vem provar o mesmo, o nosso AE86 é um Liftback nem que eles se torçam todos. O que aconteceu naquela época foi uma excepção qualquer! :p  

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Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: prelude guy em 26 de Janeiro de 2005, 17:26
EH, EH,
desculpem que vos diga:
Mas, esta discussão é rigorosamente igual à outra sobre o Sexo dos Anjos:[tongue] .
Mas, desde que sirva para animar a malta...:[faroia] .
Já agora, o meu Prelude é 3 volumes e um "Sports Coupé" tal como era anunciado em 1982... Eh pá, não resisti:[fun]  

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: ThE CrOw CsC em 26 de Janeiro de 2005, 21:43
Um àparte: Pedro, talvez estejas a misturar alhos com bogalhos, ou neste caso, coupés com cabriolets. Já que os cabriolets são outra "raça" à parte dos restantes, porque as suas mudanças na carroceria são demasiadas para se inserirem na gama de coupés, sedans, ou etc...

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Kaizen em 27 de Janeiro de 2005, 04:08
The crow mas por questões d emarketing lá estão os CC´s Coupé-Cabriolet ;)  

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Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: ThE CrOw CsC em 27 de Janeiro de 2005, 06:11
:pensador]

Então cada vez faz mais sentido a conclusão a que chegámos...

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Kaizen em 27 de Janeiro de 2005, 06:27
Só consigo perspectivar essa possibilidade. O modelo especifico foge ás definições da própria marca!

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Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Woody PT em 28 de Janeiro de 2005, 04:33
Quote:
Woody,    
Permite-me discordar da tua afirmação porque grande parte dos coupés que me lembro que têm a designação de coupé são 3 volumes. Um dos exemplos será o Honha Civic Coupé...

Ao discordarmos é que chegaremos a uma conclusão :[fixe]

E continuo na minha, até lhe podem chamar de camião TIR.

Resta saber, estamos a decidir o nome de baptismo do carro ou a sua filosofia de construção ou configuração?

Pelo nome de baptismo não tenho dúvidas.
Abro o livrete e vejo lá escrito: "Corolla GT Coupé (COAE86)", isso nem discuto.


Agora a sua configuração.
Não me apresentem exemplos de carros a quem deram a mesma designação (os gajos do marketing até chamam de "sport" a comerciais a diesel, por isso...) mas sim exemplos de carros da época de 60 (julgo que quando a expressão surgiu aplicada aos carros) apelidados de "Coupé".

Recordem que antes das marcas cravarem esse nome nos carros já se usava a expressão para definir os carros "cortados" ou sem mala saliente e com os lugares traseiros apenas "de cortesia" normalmente (como é o caso).

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: ThE CrOw CsC em 28 de Janeiro de 2005, 04:46
Então seguindo o teu raciocínio, o CRX será um coupé... Tem lugares apenas de enfeite na traseira...


Já quanto aos Diesel e outros, tens razão nisso. Novamente é o marketing a funcionar...

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Kaizen em 28 de Janeiro de 2005, 06:36
Woody..... tens o Celica RA28 que teve aquela configuração em 1973 até 1997! E tens o Corolla Coupé de 1968 a 1978!

  Tens todos os Coronas, todos os Camry´s, todos os Crown´s ..............

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Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Tractortp em 28 de Janeiro de 2005, 07:13

Não esquecer do TE-51, o Primeiro Corolla Liftback.  :[faroia]

Neste modelo se nota quem é o pai do AE-86, verdadeiramente " Liftback ".

Talvéz lá para o final do ano possamos por um ao lado do outro para comparações ( estéticas claro ).


 

Viciado em Toyota : Celica RA-40, Land Cruiser BJ-73, Corollas CE-110, VVT-i e TE-51.

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Woody PT em 31 de Janeiro de 2005, 19:46
Efectivamente acabamos por discutir realmente o sexo dos anjos.


Sim, o CRX poderia ser considerado um Coupé. Mas não esquecer que é um carro bastante posterior ao nascimento da expressão e que se serve de técnicas de construção inimaginaveis para a época.
Mas também é um liftback.


Aliás, muitos liftbacks acabam por ser coupés por definição, mas nem todos (o Super 5 é um Liftback mas não é coupé).


Estive a fazer uma pesquisa (em papel, não dá pra colocar os links) e descobri que o termo "Coupé" é bem anterior ao que eu pensava.
É uma expressão já do tempo das carroças, sendo o mais vulgar nas carroças dos médicos:
Algo bem pequeno por não ser necessario mais, curto para ser maneavel e aceder a todos os caminhos, com apenas dois lugares e uma plataforma atrás.
Os primeiros automoveis Coupé tinham praticamente a mesma configuração.

Para ilustrar a coisa é simples: Abram o Altavista e procurem imagens por "Coupé" e depois por "Liftback", procurem os pontos comuns e concluam.


Pessoalmente acho que são designações de características automoveis, independentemente de serem utilizadas como nomes de baptismo ou não (como chamarem á VW "Pão de Forma" ou á Voyager de monovolume e dizerem-me que é uma Van - uma coisa não exclui a outra).  

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Fast Peter em 31 de Janeiro de 2005, 21:03
Encontrei uma coisa que pode ajudar a esclarecer algumas duvidas.

Hatchback - Dois volumes com 3 ou 5 portas.

Liftback - Dois volumes e meio com 5 portas.

Sedan - Três volumes de quatro portas.

StationWagon - Carrinha, dois volumes, 5 portas.

Coupé - Dois volumes e meio com 3 portas ou três volumes e 2 portas.

Cabrio - Descapotável derivado de um modelo fechado, com 4 ou 5 lugares e 2 portas.

Roadster - Descapotável desportivo de 2 lugares e 2 portas.

TT - Dois volumes com 3 ou 5 portas e tracção integral.

Van - Comercial derivado de hatchback ou de uma StationWagon, 2 lugares e 3 portas.

Monovolume - Um único volume com 5 portas e habitáculo modulavel.  

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: ThE CrOw CsC em 31 de Janeiro de 2005, 21:51
Então por essas expressões, teremos:

Hatchback - Renault Cio (?)

Liftback - Celica RA28

Sedan - Avensis

StationWagon - Corolla SW

Coupé - Celica RA28 (também) ou Celica TA-22

Cabrio - Porsche 911 Cabrio

Roadster - Porsche Boxster

TT - Land Cruiser

Van - Toyota LiteAce

Monovolume - Corolla Verso



Certo? (Os carros são só para servir de exemplo, para se ter uma ideia de cada, +/-...)

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Fast Peter em 31 de Janeiro de 2005, 23:38
Pela descrição, o Celica RA28, não se insere nos Liftbacks mas sim nos Coupé.

Um Liftback tem de ter 5 portas. o RA28 tem 3.


Por mim tanto o caso do RA28 como o TA22 ou mesmo as duas versões do AE86, são todas coupé.

Uns com carroçaria de dois volumes, outros de três.
Para se diferenciarem a Toyota deve ter usado o termo Liftback para uma mais fácil identificação (se não, teria de ser AE86 dois volumes e meio e AE86 três volumes). Mas para mim um Liftback puro tem de ter 5 portas.  

Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Kaizen em 01 de Fevereiro de 2005, 03:00
Quote:
Algo bem pequeno por não ser necessario mais, curto para ser maneavel e aceder a todos os caminhos, com apenas dois lugares e uma plataforma atrás


  Muito bem então :)  Então pela sua definição histórica o nosso AE86 é mesmo um Coupé. Já sabiamos mas voltou-se a confirmar com mais dados concretos.


  A partir de agora convém distinguir os Corollas da restante gama e não "mexer" nas comparações entre Liftback e Coupé dos Celicas porque é evidente que a Toyota usou duas terminologias diferentes. O que ainda não consegui perceber é porque é que em 1979 alteração as definições próprias dos Liftbacks/Coupés nos Corollas e na restante gama mantêm as designações antigas! :[huu]

 

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Título: Re: Potência especifica do AE86 + Curiosidade
Mensagem de: Woody PT em 01 de Fevereiro de 2005, 20:26
Eh Eh :)

E como concluimos, temos o AE86 Coupé (o mais vulgar, dois volumes, dois e meio?) que é um Coupé e Hatchback (não concordo, acho que também pode ser Liftback de três portas), em oposição a versão três volumes (duas portas) que também é Coupé (também não concordo com coupé de três volumes).