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Área pública => Área Técnica => Tópico começado por: AE86HDJ95 em 29 de Dezembro de 2004, 05:31

Título: motor AE86
Mensagem de: AE86HDJ95 em 29 de Dezembro de 2004, 05:31

Boas, (Rviper se puderes le o meu post na seccao de apresentaçoes) gostaria de saber a vossa opiniao acerca de um problema no motor do meu corolla.

Há alguns dias atestei o deposito de s/ chumbo 95 e pus um aditivo para limpar os injectores. O que aconteceu foi que o motor começou com algumas falhas (pequenas) ao longo da faixa de rotaçao que so aconteciam principalmente quando carregava o pedal do acelerador ate ao fundo. Devido a uma má noticia (morte de um familiar), tinha de chegar depressa a casa. O que aconteceu foi que puxei demais pelo carro a frio (sff dispenso comentarios a esta acçao, estou perfeitamente ciente das suas consequencias) e fui com o carro a engasgar-se e a sentir o motor a prender ate casa. Durante o caminho sentia vibraçoes provenientes do motor especialmente na manete da caixa e zona dos pedais, enquanto o motor ora desenvolvia ora prendia....

Ficou parado durante uns dias e ontem finalmente pude pegar nele. Fui ate as bombas por gasolina (5kms +/-) devagarinho e a espera que o motor estivesse quente, correu td bem, o motor nao falhava e desenvolvia bem, fui puxando gradualmente 3000-4000-5000....

À saida das bombas puxei mais forte por ele (7000) em 2 passagens de caixa e foi entao que comecou com falhas e a prender outra vez mas menos do que naquela noite critica.

Resultado, tou +/- sem saber o que fazer e gostaria de saber a vossa opiniao. Desculpem o testamento e agradeço desde já qualquer ajuda.


Abraço

Título: Re: motor AE86
Mensagem de: Kaizen em 29 de Dezembro de 2004, 07:00
Tens cá gente mais capaz de te ajudar do que eu. Espera pelas respostas deles.

Não parece ser nada de grave, nem derivado do uso do motor a frio. Ou algum entupimento, problema de alimentação etc, mas tudo indica ser mais uma questão de manutenção e limpeza.

O AE92 do SPDragon teve (ou tem) esse prblema, não sei como ficou.
Título: Re: motor AE86
Mensagem de: SPDragon em 29 de Dezembro de 2004, 18:26
Sim, ainda continua a fazer....

Depois de ter levado uma revisão profunda (mudar filtros, correias, cabo de velas novo, e mais algumas coisitas) o problema preciste...verifico que acontece depois das 4000rpm antes disso 5*. Utilizo s/chumbo 98, faço as revisões a cada 5000Km e está com 260000Km reais, mas é como se tivesse 520000 :assobio]

Estou a ganhar coragem para o mandar afinar na Toyota.....

O meu diagnostico é....problema electrico, algum sensor marado, cdi não me parece...mas sabe-se lá.... mas estou mais inclinado para o sistem t-vis :pensador] ....os entendidos na materia que opinen. :[todoouvidos]  

Título: Re: motor AE86
Mensagem de: gon1800 em 29 de Dezembro de 2004, 20:30
Se me é permitido dar opinião .....

Não me parece q seja o sistema TVIS
Conseguem ouvir/sentir o TVIS a abrir ? 4700 RPM +/- ?
È que mesmo q ele não abra o motor trabalharia normalmente embora com menos força a partir das 5000

Problema eléctrico pode ser mas n he muito provável , visto que a centralina tem diagnóstico , e quando algum sensor não está bom acende a luz de "check engine" no painel...

Existem algum tipo de barulhos ou é simplesmente o motor "prender" a partir das 4000 rpm?
 

Toyota Corolla GT Coupe Twin Cam 16 AE86
Yamaha TT600 1995
Yamaha WR250 1996

Título: Re: motor AE86
Mensagem de: gon1800 em 29 de Dezembro de 2004, 20:34
Se não à outro tipo de barulhos tlvz seja injectores sujos/marados (apesar de teres usado liquido de limpeza .... tlvz tenha limpado num lado e alojado a sujidade noutro mais critico ...... n sei )

Toyota Corolla GT Coupe Twin Cam 16 AE86
Yamaha TT600 1995
Yamaha WR250 1996

Título: Re: motor AE86
Mensagem de: Woody PT em 29 de Dezembro de 2004, 20:40
Quando trocaste filtros, o de gasolina foi também trocado?
Estado dos cabos de velas, tampa do distribuidor e rotor?

O meu andou um período a engasgar-se a partir das 6000r.p.m. e não passando das 7000.
Foi quando reparei que o filtro de gasolina tinha cerca de 100.000Km :eek
Depois de trocado ficou outro motor em altos regimes.

Duvido que tenha algo a ver com o T-VIS, isso apenas tiraria rendimento ao motor.

Normalmente com problemas electricos o motor simplesmente pára.
Já tive avarias intermitentes na bobine e naquela parafernália que está por dentro do distribuidor (julgo serem os sensores de Hall) e simplesmente o motor trabalhava ou não, como calhasse (imagino que a centralina inibisse o funcionamento ao sentir a anomalia), tanto numa situação como noutra.

Título: Re: motor AE86
Mensagem de: AE86HDJ95 em 29 de Dezembro de 2004, 20:57
Boas, quando fui andar com ele da última vez realmente reparei num barulho metalico que provinha da zona do motor. E um barulho que mal se ouve mas aumenta de intensidade com a rotação.

Woody, o estado dos cabos de velas parecem-me bem e a capa do distribuidor ta um pouco rachada mas nao me parece que seja dai, penso eu.


(o filtro da gasolina foi mudado à 3kkms tal cm correias, oleo, sistema de refrigeracao limpo, etc...)

Abraço

Título: Re: motor AE86
Mensagem de: Kaizen em 29 de Dezembro de 2004, 21:18
Esperemos também por uma opinião do Mazdaman... mas parece que é mesmo uma questão de manutenção limpeza em todos os componentes do sistema de injecção.


  Se o meu AE86 anda pouco, o AE92 do SPDragon anda claramente menos e o engasganço é perfeitamente perceptível. De facto ele já deu a volta a muitas peças e afinações, daí eu suspeitar da tal manutenção/limpeza ao nivel do sistema de injecção.

71 TA22 ST Flat Light - Long term project.
74 TA22 ST
74 KE25 - Tune up project.
87 AE86 Levin

Título: Re: motor AE86
Mensagem de: SPDragon em 30 de Dezembro de 2004, 00:24
Rviper o meu anda pouco mas quando anda é sempre Aveiro-Lx, Lx-carrascal, carrascal-Aveiro e em vice versa :[tongue] ...

No 1º ano em que o comprei (2002 ou foi 2003 já não sei :[fun] ) fiz 10000Km no AE92 e sem revisão geral feita.....

O meu AE92 foi da PJ por isso não me admiro de algo errado no carro...dá que pensar altas perseguições, arranques malucos a frio, os piões que já deve ter feito....and so and so...

Resumindo os problemas no meu são:

1º - O barulho metálico que vem do motor são o das valvulas (260KKM)

2º - o carro já foi à maquina para baixar o Co, não conseguem, dizem que é dos Kms que o carro tem.  
Sempre que o carro vai á inspeção o mecanico retira 1 tubo do respiro, para baixar os valores :assobio]
Como posso resover este problema!

3º - A partir 4000rpm a puxar o carro engasga-se até as 7000rpm
Qual poderá ser a anomalia!

4º - rotação normal de relantim 1200rpm...só baixa para as 850/900rpm quando está muito quente (tipo 1 hora de transito intenso)

5º - Revisão geral á 5KKM...todos os filtro mudados (ar, gasolina...)


AE86HDJ95 desculpa estar a intrometer-me no teu tópico mas acho que o mal de uns podem ajudar outros :[fixe]

 

Título: Re: motor AE86
Mensagem de: SPDragon em 30 de Dezembro de 2004, 00:36
AE86HDJ95

1º o que entendes por prender ( é não desenvolver, acelarares e ele não responder...)

2º em que fase das rotações notas mais....

3º reparaste se nivel de oleo e água tiveram alguma alteração

 

Título: Re: motor AE86
Mensagem de: MazdaMan Toninho em 30 de Dezembro de 2004, 03:20
Díficil de diagnosticar á distância.

Mas TVIS não é de certeza.
Portanto temos:
1-falha de corrente (sistema eléctrico)
2-falha de combustível (entupimento-pressão-caudal-excesso de gasolina etc....)


Eu começava com:
1- velas, cabos,rotor, e tampa de distribuidor novos

Se continuasse a falhar, ainda se põe a hipótese dos sensores Hall (não sabia que o Ae tinha destes, comprei esta ideia aqui) dado que contráriamente ao que foi dito atrás, também fazem falhar sem desligar/cortar o motor. Quem não acredita, ainda não viu o 323 a trabalhar com uns HALL marados.

Depois resta a alimentação:
2- filtro de gasolina, controlador de pressão, bomba,injectores, electrónica etc...



A quem mencionou um excesso de CO e que para passar a inspecção o "mecânico desliga o tubo de respiro", a solução é só uma:
Não há milagres aqui. A compressão está a passar para a cabeça do motor. O que significa que o carter também tem pressão. Tira a vareta do óleo com o motor a trabalhar e vê se te suja a camisa. Veste uma branca de preferência.
Então:Abre o motor. Retentores de válvulas, guias de válvulas, segmentos, pistons/cilindros gastos. É uma destas coisas.


Regra geral na mecânica não há grandes segredos. Há uns princípios básicos a compreender e umas boas práticas a seguir. O resto é fácil.

Quando percebermos que um motor trabalha essencialmente com base em 4 sistemas:
a-Compressão (pode ser baixa que o motor não falha, apenas perde potência, a não ser que esteja tão mal que já isole as velas.

b- Ponto do motor: só muda se alguém mexer ou se se partir algo. Se algo partiu, o carro já não vai andar,

c- Faísca. No momento certo, com a potência certa. Aqui as falhas possíveis são inúmeras. O uso de um multímetro, mais a utilização grátis da natureza (quer dizer ao escuro), mais uma certa dose de experiência é em princípio qb.

d- Alimentação. No momento certo na dose necessária, sem variações bruscas. Aqui tudo pode acontecer.

Na minha experiência nestas coisas,  quando falha é sempre ou c ou d.

O problema mais recente que tive deste tipo foi no Escort que veio temporáriamente substituir o 626: resolvi o problema com uma bobine de ignição. No entanto aproveitei para mudar tudo o que mencionei em 1.

E um ditado; troubleshooting means Trail and Error. Esforço, dedicação e capacidade de análise.

Em alternativa há sempre as oficinas dos representantes/importadores. Há 30 anos que não entro numa.

Título: Re: motor AE86
Mensagem de: TCtwin em 30 de Dezembro de 2004, 05:06
Face ao que ja foi dito, so acrescento uma coisa:
Num Rover 213(honda civic/balade) o meu pai ( e nao so)teve um probrema que se parecia mais ou menos com este, chegou a fazer santarem-leiria a 40km/h, foi a maquina na rover-OK, noutra oficina-é carburador, afinaram-nestes, mediçoes pela pela revista RTA(lembram-se ainda existe?) tudo ok.
Conclusao: apos inspeccao visual ao circuito electrico verificamos que a bobine de alta tinha uma fuga de corrente interna, manifestada atraves do derreter do isolamento.
Posto isto verifica tudo o que te for possivel.
Falaste em tampa do distribuidor estalada-começa por ai, experimenta limpa-la muito bem e aplica verniz das unha na estaladela e testa.
Abraço
J Clemente

Título: Re: motor AE86
Mensagem de: Woody PT em 30 de Dezembro de 2004, 21:18
O verniz de unhas não me parece solução.

Mas realmente se tens a tampa do distribuidor rachada ou estalada, acho que deverias começar por substitui-la antes de tentar fazer qualquer diagnostico.

Os "ruídos metálicos" que se ouvem não serão ruídos electricos? De chispas a saltarem aleatoriamente?
É que ainda por cima estamos em época de muita humidade no ar. As consequencias da tampa rachada manifestam-se muito mais nesta altura ;)


Se fores daqui do norte posso emprestar-te uma tampa, rotor e bobine pra circulares uns tempos e verificar se a coisa se mantém.

Título: Re: motor AE86
Mensagem de: TCtwin em 30 de Dezembro de 2004, 22:14
Apenas referi o verniz para tentar isolar a estaladela provisoriamente, depois de bem seca a tampa, pois a humidade e um factor propicio a salta faiscas no sitio errado

Título: Re: motor AE86
Mensagem de: DXCup Racer em 30 de Dezembro de 2004, 23:58
Quote:
Há alguns dias atestei o deposito de s/ chumbo 95


Pessoalmente penso que não se deveria colocar gasolina 95 num carro de 80 e tal.

O indice de Octanas serve para saber até que pressão a gasolina AGUENTA antes de explodir (por isso os F1 usam 100e tal octanas). Quanto mais octanas uma gasolina tem, mais ela aguenta... assim só MESMO quando a vela larga a sua faisca é que a explosão se dá.

Na minha humilde opinião, o motor não gostou do indice de octanas e por isso a explosão não acontecia na altura certa... por isso engasgava-se.


Desde que apareceu a BP 100octanas nunca mais coloquei nada diferente a não ser 98aditivada.

O DEFEITO DA TOYOTA é não saber fazer velocimetros... são sempre curtos!

Título: Re: motor AE86
Mensagem de: Woody PT em 31 de Dezembro de 2004, 01:23
No teu lugar eu recolhia mais alguma informação ;)

A propria Toyota aconselha a todos os carros fabricados a partir de 80 e tal a utilizarem gasolina sem chumbo 95, pois é para isso que foram optimizados.
Mais: até me disseram que se o motor começar a grilar, que o afinam de borla.


Taxas de compressão e avanços são em função do combustível utilizado, não é á toa...   (porquê que no tempo da Super e Normal não haviam estas confusões?).

Título: Re: motor AE86
Mensagem de: AE86HDJ95 em 31 de Dezembro de 2004, 05:14
Boas, a ver se consigo responder a tudo.

Woody, muito obrigado mas sou da zona de lisboa :)

Mazdaman, foram postas 4 velas novas da marca champion à coisa de 3kkms. Vou experimentar comprar outros cabos e uma capa do distribuidor. Perdoa a ignorancia mas podias explicar o que sao esses sensores Hall? :[aprende]

Dxcup, ja nao foi a primeira vez que lhe pus 95 e como ja foi dito ja tinha lido algures que nao havia qualquer problema mas a ver vamos. Vou passar a 98.

SPDragon, estas a vontade, pode ser que a nossa soluçao seja a mesma.

Qualquer opiniao e bemvinda mas devo dizer que so vou poder mexer no carro no inicio de fevereiro devido a faculdade pelo que mal o faça postarei aqui os resultados. Obrigado pela ajuda


PS: sera que na toyota me saberao diagnosticar o problema? E se alguem estiver a par disso, quanto custara tal operaçao?


Abraço
 

Título: Re: motor AE86
Mensagem de: apardal em 31 de Dezembro de 2004, 09:08
João, os gajos da GC Sport podem ter afinado o ponto mto alto (mais do que os 15º que costumam por) e a gasolina rebentar por detonação (compressão) e não por ignição.

Mas isso era uma situação que tanto acontecia a quente como a frio. Por isso não acho que seja da gasolina. Como o woodypt disse, a Toyota recomenda S/C 95 e é o que o meu usa já à algum tempo sem problemas (com o ponto a 13º).

Haverá algum problema no injector do frio?

Pergunta ao gon se ele tem alguma capa do distribuidor a mais que possa emprestar por uns tempos! Não sei se a dele tava estragada.

Mas de qqer maneira, os cabos (magnecor) e a capa do distribuidor nova são sempre bons investimentos.

Cumps

André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
Toyota Corolla GT Coupe '87

Título: Re: motor AE86
Mensagem de: Fast Peter em 31 de Dezembro de 2004, 09:23
Quando comprei o AE92, ele veio do alto Minho para a Marinha Grande ora preso ora mais solto, o problema era apenas das velas que estavam mais que gastas, onde fui tb me disseram que o problema podia ser dos cabos ou do distribuidor, mas eram mesmo só as velas que causavam aquele engasgar.

Quanto à gasolina, tenho posto sempre s/chumbo95, sinceramente não noto grande diferênça para as 98 oct ou 100oct, a bem dizer, a única diferênça que noto é na carteira.
Noto é que o motor está mais solto desde que o comprei, mesmo usando 95oct.

Quanto ao problema que o SPDragon diz ter com o relanti às 1200rpm, o meu tb estava assim. Beixei-o na válvula da admissão para as 850rpm, mas dps em trânsito pára-arranca ou estando ao relanti algum tempo, baixava para as 600rpm.
Quando fui à revisão dos 160.000Km na Toyota, pedi para afinarem o relanti e ficou bom. Não cheguei a saber o k era, mas pelo menos não devia ser grave.
 

Edited by: Fast Peter  at: 31/12/04 3:24
Título: Re: motor AE86
Mensagem de: FilipeAE86nr1 em 01 de Janeiro de 2005, 01:36
João....qdo puderes liga-me, eu empresto-te uma capa do distribuidor usada e o rotor, e um conjunto de velas com alguns km´s
vamos começar por experimentar isso....

eu aponto para estes orgãos, e tb para o sistema de combustivel obstruido
 


Título: Re: motor AE86
Mensagem de: AE86HDJ95 em 02 de Janeiro de 2005, 21:04
Ok filipe, mal seja possivel ligo-te e combinamos isso. Depois os resultados serao postos aqui. Bom ano aos AJAs :[group]




Abraço

Título: Re: motor AE86
Mensagem de: gon1800 em 07 de Janeiro de 2005, 00:09
reparei no outro dia q tb tenho la uns cabos de velas e uma capa do distribuidor em "bom" estado, se quiseres exprimentar ......

 

Toyota Corolla GT Coupe Twin Cam 16 AE86
Yamaha TT600 1995
Yamaha WR250 1996

Título: Re: motor AE86
Mensagem de: AE86HDJ95 em 07 de Janeiro de 2005, 15:36
Gracias gon, acho que vou requerer os cabos de velas, depois entro em contacto contigo.

Abraço

Título: Re: motor AE86
Mensagem de: Woody PT em 13 de Janeiro de 2005, 21:29
E aproveito o topico para perguntar se alguém tem um manual de reparação para a versão europeia.

Encontrei no e-mule uma manual excelente, mas nenhuma das indicações para o AE correspondem ao meu, encontrando as correspondencias nas indicações do AW :pensador]


Já me começo a fartar de problemas electricos no carro.

Já troquei o distribuidor, meses mais tarde voltou a parar e troquei-lhe a bobine e o Igniter, agora tá outra vez parado.
Alguém sabe se poderá ser a centralina a provocar essas avarias?
Haverá possibilidade de medir o distribuidor (a parte de baixo) de forma a determinar se está funcional?

Título: Re: motor AE86
Mensagem de: AE86HDJ95 em 09 de Março de 2005, 02:14
Boas woody eu pelo menos não te posso ajudar...

Já agora aproveito para dizer que já troquei a tampa do distribuidor mas o problema não era esse e agora tenho o carro a trabalhar a 3 cilindros :[burrodocara]  Decidi reconstruir o motor. Se alguém conhecer bons torneiros na zona de lx/sintra agradecia que me informasse. Muito obrigado


Abraço

Título: Re: motor AE86
Mensagem de: MazdaMan Toninho em 09 de Março de 2005, 01:19
Eu não abria o motor.
Antes de decidir a solução é necessário primeiro encontrar o problema e depois a sua causa. É assim que se deve fazer.
Torneiro????? Para quê???

Edited by: MazdaMan Toninho at: 8/3/05 19:20