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Área pública => Área Técnica => Tópico começado por: TCtwin em 31 de Dezembro de 2003, 03:29

Título: Travoes traseiros do AE86
Mensagem de: TCtwin em 31 de Dezembro de 2003, 03:29
Pergunta de um inguinoronte:
Alguns dos felizes proprietarios desta bomba ja teve ou tem prob com travao de mao do ae-nao trava nada!!!
Soluçoes precisam-se
J Clemente
 

Edited by: TCtwin at: 30/12/03 21:30
Título: Re: Travoes traseiros do AE86
Mensagem de: Kaizen em 31 de Dezembro de 2003, 04:36
Experimentar tirar os discos e meter uns tambores :p

  Não estou a perceber para que é que queres usar o travão de mão! :[huu]  

Título: Re: Travoes traseiros do AE86
Mensagem de: DXCup Racer em 31 de Dezembro de 2003, 07:05
Normalmente os travões de mão são accionados por CABOS.
O facto dos cabos estarem laços é que pode provocar a falta de travão de mão... mas não esquecer que isso só se usa PARADO!!!!


Sobretudo num RWD, onde um simples LEVANTAR DE PÉ serve como travão de mão em andamento.



Título: Re: Travoes traseiros do AE86
Mensagem de: SPDragon em 31 de Dezembro de 2003, 17:32
Não é um AE86, mas o meu AE92 está com o mesmo problema...quando estaciono tenho que ter o cuidado de o deixar em terreno direito porque senão......aí vai ele....isto sem estar engatado....

Não sei o que é mas para ir à inspecção em janeiro vou ter que rever isso.


PMarques  

Título: Re: Travoes traseiros do AE86
Mensagem de: Kaizen em 31 de Dezembro de 2003, 22:43
Creio que os carros com travoes de disco atrás têm um funcionamento do travão de mão diferente em relação aos que usam tambor. Nos carros mais modernos o travão de mão funciona por um circuito independente. Ou entao, se calhar é feitio e nao defeito!

Pode-se sempre afinar qualquer coisita.
Título: Re: Travoes traseiros do AE86
Mensagem de: DXCup Racer em 01 de Janeiro de 2004, 02:35
Quote:
o meu AE92 está com o mesmo problema

Aí a conversa é outra... hehehehehe!!!

Na minha EE90 (StarVan1.8d) o travão de mão era afinado de 30 em 30 dias... tirando em epoca de chuvas, porque nessa altura não era preciso puxar tanto para atravessar o carro nas rotundas. :[devil]  :[devil]  :[devil]


Quote:
Nos carros mais modernos ó travão de mão funciona por um circuito independente

Exacto, por acaso sempre me perguntei porque é que o meu DX tem melhor travão de mão que a minha Verso, tendo eles 16anos de diferença... se assim é, está explicado.



Título: Re: Travoes traseiros do AE86
Mensagem de: TCtwin em 03 de Janeiro de 2004, 03:17
Ja foram "sangrados"-melhorou, desmontados, limpos(tavam cheios de nhanha) tambem melhorou, mas voltaram a nao travar. A proxima etapa e trocar todos os vedantes das maxilas(la vai nota) e ver se fica bom, porque quando o comprei travava bem, tendo piorando ate k chumbou na IPO-ja resolvido no proprio dia).
Mais alguma ideia alem dos tambores-ja pensei nisso
J Clemente
PS para atravessar nas rotundas basta dar gas:[devil]  

Título: Re: Travoes traseiros do AE86
Mensagem de: Kaizen em 03 de Janeiro de 2004, 07:39
E porque é que não alinhas no Group buy aqui do AJA e compras um kit de tubos em malha de aço para as 4 rodas?

Título: Re: Travoes traseiros do AE86
Mensagem de: DXCup Racer em 03 de Janeiro de 2004, 19:59
Por acaso já estive a pensar nisso... mas depois vem a dúvida.

Valerá a pena estar a meter Malhas de Aço e Dot5.0 nos carros?
Mesmo tendo em conta que o carro irá andar pouco (mesmo que sempre a abrir), e por vezes nem dá tempo aos travões para aquecerem decentemente.

Valerá a pena o investimento?
Quando é que seriam uns tubos desses?



Título: Re: Travoes traseiros do AE86
Mensagem de: Kaizen em 04 de Janeiro de 2004, 09:23
Ainda esta noite o NunoTurbo esteve a dar-me umas lições sobre isso.

O óleo que anda dentro dos tubos de travões circula a pressões brutais. Os tubos por serem antigos começam a perder as suas propriedades e podem dar lugar a fugas.

As melhorias em carros que travam mal, caso do AE86, AE92, Celica TA22 etc é notória. No Celica foi uma diferença brutal, e no caso dos travões não há "barulho" a confundir a performance.

O oleo Dot4 chega perfeitamente para 90% dos casos. Os restantes 10% e para quem participa em trackdays, ralis de regularidade historia ou simplesmente tem estradas que valem a pena.
Título: Re: Travoes traseiros do AE86
Mensagem de: nunoturbo em 04 de Janeiro de 2004, 23:01
Relativamente ao tubos de travão em malha de aço, os mesmos são utilizados em competição, de forma a que com a pressão e consequente aumento da temperatura, que é brutal, o tubo de borracha ( o mais comum actualmente) não dilate, criando assim mais espaço para o óleo, o que se traduz na prática numa perda de eficiência. Este tipo de material tanbém é mais resistente no caso de ocorrer um despiste, diminuindo substancialmente o risco de cortar um dos tubos.

O datsun 1200 por exemplo, usa tubos de travão metálicos não necessitando obrigatóriamente de um destes kit's para incrementar a capacidade de travagem, excepção feita a uns meros 20 cm em cada roda da frente e outros 20 cm na traseira, onde o tubo vai ao "distribuidor" de travagem.

The older I get, the faster I was...

Título: Re: Travoes traseiros do AE86
Mensagem de: oceanson em 05 de Janeiro de 2004, 00:47
Não andam no estoril salvo seja:p
é precisamente por andar no estoril sempre q há trackdays que para mim a necessidade de travões eficazes é real e importantissima
Como sabem, o a86 é um carro que já conta com muitos anos,mas de todas as vezes que eu andei com ele em pista,o componente que eu achei que necessitava de mais cuidados foi mesmo os travões
Por isso,quando esse group buy for para a frente contem comigo

Paz!

Título: Re: Travoes traseiros do AE86
Mensagem de: DXCup Racer em 05 de Janeiro de 2004, 01:20
;)
Na boa.

Tenho de arranjar um Ae86, tá visto. :[fixe]  



Título: Re: Travoes traseiros do AE86
Mensagem de: TCtwin em 09 de Janeiro de 2004, 03:54
Voltando aos travoes , os de tras sao accionados directamente nos embolos pq ja os desmontei  e acccionei directamente á mao. Tá visto vou comprar e mudar as borrachas:[acclaim]  

Título: Re: Travoes traseiros do AE86
Mensagem de: FilipeAE86nr1 em 12 de Janeiro de 2004, 21:18
eu proprio já efectuei uma limpeza completa em todos os travões...desmontei-os totalmente, limpei-lhes os pistons e os "sliders", o prob é que não substitui as borrachas...:[fun]  
....depois foi só encher de massa consistente na zona dos sliders, e montar...etc...etc...
...o carro melhorou um pouco....mas para tirar as teimas só mesmo substituir a bomba central de travões e os tubos por uns em malha de aço....quanto as pastilhas, tenho aplicadas Pagid FastRoad, e de facto, são mto superiores às da Toyota...
...ainda de referir que os discos da frente são Brembo novos, e os de trás foram rectificados, e depois foram todos maquinados em Cnc com o padrão de ranhuras da "tarox"...o que é flagrante, é a qualidade do aço dos discos da toyota, mto superior aos da Brembo...:[augen]  

Edited by: FilipeAE86nr1 at: 12/1/04 15:19
Título: Re: Travoes traseiros do AE86
Mensagem de: nunoturbo em 13 de Janeiro de 2004, 14:34
As guias deslizantes dos bombitos, não devem ser exageradamente lubrificadas, segundo conselho de vários mecânicos, uma vez que essa mesma lubrificação ao fim de algum tempo acaba por ter o efeito contrário, ou seja, começa a prender.

Neste caso concreto existe uma massa especifica para esta utilização, que é dourada, e de momento não me recordo o nome. Na falta desta massa dourada, utilizem "massa grafitada", que é uma massa preta mais adequada a peças móveis, tal como o interior dos rolamentos, etc.

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Edited by: nunoturbo at: 19/1/04 8:27
Título: Re: Travoes traseiros do AE86
Mensagem de: TCtwin em 18 de Janeiro de 2004, 18:34
Quanto ás massas para os pistons dos travoes existe massa propria NAO INVENTEM
 quanto ao travao de mao do meu ja ta resolvido!!! nada de material novo- apenas "descobri k o veio onde actua o cabo do T.m. estava deslocado desde a 1ªvez k troquei as pastilhas de tras.
SEGUINTE: a chapa/barra de fixaçao do cabo junto à pinça tem uma ranhura em U que serve para posicionar o sistema/alavanca da bomba na posiçao de repouso.
coclusao: foi só desafinar o cabo todo, empurrar o veio(que tem a mola de retorno) para dentro-ate se consegue fazer sem desmontar a pinça-ajustar o dito suporte de modo a alinhar o sistema, afinar de novo o travao e voila.
extremamentesimple a resoluçao do prblema que me chumbou o AE na ipo
Abraço a todos
Vemo-nos em LX
PS é mais simples dizer do que escrever

Título: Re: Travoes traseiros do AE86
Mensagem de: nunoturbo em 18 de Janeiro de 2004, 21:31
Quote:
Quanto ás massas para os pistons dos travoes existe massa propria NAO INVENTEM


A massa de que falo É PRÓPRIA PARA ESTE CASO CONCRETO.

Que massa é que tu usaste?

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Título: Re: Travoes traseiros do AE86
Mensagem de: TCtwin em 19 de Janeiro de 2004, 06:34
Quanto ás massas para os pistons dos travoes existe massa propria NAO INVENTEM----tavas a falar de massa grafitada, por isso e k disse NAO INVENTEM
Usei massa propria para as bombas/embolos de travoes neste caso era vermelha, mas nao era prob de travoes, foi burrice minha que ate ontem nao tinha reparado no guia k os fixadores dos cabos do travao de mao têm junto ás pinças de travao.
So foi necessario reposicionar o veio(empurra-lo para dentro) e ajustar o fixador
Nem vos passa pela ideia o k ja tinha pensado fazer...fds:[mantafudide]
Abraço a todos
Joao Clemente

Título: Re: Travoes traseiros do AE86
Mensagem de: nunoturbo em 19 de Janeiro de 2004, 15:26
Quote:
Neste caso concreto existe uma massa especifica para esta utilização, que é dourada, e de momento não me recordo o nome. Na falta desta massa dourada, utilizem "massa grafitada", que é uma massa preta mais adequada a peças móveis, tal como o interior dos rolamentos, etc.


Este páragrafo acho que é esclarecedor...

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Título: Travoes traseiros do AE86
Mensagem de: Brunosantos em 22 de Janeiro de 2004, 15:45
agora uma pergunta manhosa... tenho o meu AE86 há já algum tempo e nunca dei conta de tais anomalias! ou é por falta de uso ou então deve ser por falta de estacionamentos em locais inclinados :pensador]
sempre notaram essa anomalia ou foi aparecendo com o tempo!?  

Título: re
Mensagem de: landcruiserbj40 em 24 de Janeiro de 2004, 13:04
O travao de mao do meu AE trava bastante bem em qq lado:[oba]
o problema e a fuga que tenho na bomba de travoes...esta cada vez pior... ainda nao tive tempo de a desmontar para ver o que se passa. Alguem me da solucoes?? ja pensei em retifica-la e meter borrachas todas novas... espero que o prob nao seja algo de mais grave :[boxe]  nao ha dinheiro...
Em relacao a eficiencia de travagem do meu AE esta um bocado ma,isto e, muito ma:eek  o empeno nos discos de travoes e muito grande! Chega a vibrar o interior do carro! por isso estou a pensar comprar novos o que me aconselham?? e onde se arranjam bons precos??

Título: Re: re
Mensagem de: FilipeAE86nr1 em 26 de Janeiro de 2004, 22:18
eu recentemente desmontei a minha bomba de travões....tinha corrosão no interior:[augen] ....foi removida a ferrugem, ficou com um bocado de calo....depois poli a zona corroida com pasta para assentar valvulas...

ps, eu ainda tentei adquirir um kit de borrachas para substituir as minhas numa tentativa de minimizar as possiveis fugas, mas não consegui nada....depois de montar a bomba, deixou de perder oleo, mas de vez em quando sinto o pedal de travão a "amochar" um pouco:[burrodocara] ...só mesmo com uma bomba nova, mas por quase 250€....:[maxingun]  

Título: re
Mensagem de: landcruiserbj40 em 27 de Janeiro de 2004, 11:49
filipe obrigado pela dica e troca de experiencia...

Ainda nao desmontei a minha bomba de travoes  e tambem nunca desmontei nenhuma... vai ser aminha primeira bomba de travoes:[tolo]  espero sair-me bem... pelo menos tenho saido :[oba]

Ja me  arranjaram um preco para a retificacao da bomba e kit de borrachas por cerca de 50 € penso estar em boa conta :[why]  mas se puder poupar poupo... o Rviper falou-me num kit de borrachas por volta dos 10 € acham que vale a pena retificar mesmo que o calo nao seja grande??? Acham 50 € muito??:pensador]  

Título: Re: re
Mensagem de: FilipeAE86nr1 em 27 de Janeiro de 2004, 16:38
se confirmarem o kit de borrachas por 10€ eu tenho de saber aonde...:[todoouvidos]  

Título: Re: re
Mensagem de: Fast Peter em 22 de Julho de 2005, 08:47
A desenterrar o tópico...

Eu tb noto no AE92 que o travão de mão é um bocado frouxo. No manual diz que deve dar de 7 a 9 estalos. Sinceramente acho um exagero, parece uma alavanca dos autocarros a subir o travão de mão :lol  Quando afinaram na Toyota, passou a dar 4 estalos, mas nunca agarra muito bem o travão. Agora já deve dar uns 5 estalos.
 
Sobre a travagem, disseram que uns tubos em malha de aço pode aumentar a potência de travagem, mas não se pode ficar com uma maior tendência às rodas bloquearem?  

Título: Re: re
Mensagem de: Kaizen em 23 de Julho de 2005, 08:08
Não notei essa situação, tenhos dois carros assim e nunca tive essa sensação.

  A melhoria foi muito mais notada no Celica, claramente uma travagem mais forte e até mais fácil de controlar.

Título: Re: re
Mensagem de: landcruiserbj40 em 02 de Agosto de 2005, 19:49
Ja descobri a falha do meu travao de mao...

A afinacao do travao de mao do AE86 e feita apenas no travao de mao junto a consola central. A bomba de travoes tem auto afinacao... Logo supostamente se as duas bombas de travoes traseiros estiverem a funcionar em perfeicao a diferenca de travagem entre as rodas e de 0 % .O que nao e o meu caso...
A afinaçao do AE86 segundo me foi explicado trabalha num sem fim e existe uma mola calibrada que empurra o batente da afinacao compensando o desgaste dos calcos. Ao contrario do que vcs pensam depois do o ter visto achei este sistema bastante engenhoso do ponto de vista pratico. Ainda hoje e bastante usado em alguns carros novos... ja nao todos, visto trazerem circuito independente.

Esta semana soube que e possivel reparar a mola... so nao sei e se a Toyota vende essa mola em separado... pois e apenas esse o problema...

Vou procurar a dita e logo digo como solucionei o problema.. :)  

Título: Re: re
Mensagem de: apardal em 03 de Agosto de 2005, 16:07
Desmontei ontem a minha bomba de travões e parece-me que o interior está em bom estado. Vou comprar o kit de recondicionamento da Toyota com as molas, borrachas e veios por 64€.

Cumprimentos

André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
Toyota Corolla GT Coupe '87

Título: Re: re
Mensagem de: landcruiserbj40 em 14 de Outubro de 2005, 09:36
Bem ja mandei vir a mola para o travamento do cilindro... A dita mola nao tem preco. Pois nunca foi mandada vir nenhuma juntamente como vou abrir a bomba tambem pedi orings... ainda nao tenho orcamento para isto... principalmente por causa da mola...
Quanto a resolver o problema da afinacao do travao de mao nada como falar com 'velhos' mecanicos da toyota pessoalmente... So para dizer que hoje o meu carro foi a inspeccao e passou sem qualquer divergencia na travagem com travao de mao :[oba]
O truque:
O piston das rodas traseiras roda num fuso no qual a mola (que esta laca no meu caso) faz o travamento. Como a afinacao e automatica e e feita lacando a espia no interior do carro junto ao travao de mao. Ao lacar a espia o pistom recua. Para afinar e necessario apenas carregar no travao de pé a fundo durante alguns segundos ate os calcos traseiros enconstarem. Ao largar o travao de pe os calcos ficam na posicao o mais proximo do calco possivel e travado com a tal mola. De seguida e so tirar a folga ao cabo no interior do carro e afinar a gosto.
Ora bem... para dar a volta aos inspectores...
Lacei o travao de mao no interior (ficando este a travar o mais acima possivel) e antes de entrar na linha de inspeccao travei com o travao de pe ate ele afinar novamente. :[upss]

Conclusao mesmo com a mola fanada tenho sempre travao de mao a 100% durante para ai 3 ou 4 travagens ate a mola perder forca. O que quer dizer que sempre que tiver a fazer uma travagem ou parado nos semaforos em que leve o pedal de travao mais a fundo estou a afinar a posicao do piston! :[boleia]  E por estas coisas que adoro carros japoneses! Preciosismos!!:)  pelo que sei isto e tb utilizado noutras marcas...

Enganei mentalmente um inspector!:[Aja]  

Título: Re: re
Mensagem de: nunoturbo em 14 de Outubro de 2005, 17:26
:[rotfl] :[rotfl] :[rotfl]  

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
 

Título: Re: re
Mensagem de: Fast Peter em 03 de Fevereiro de 2006, 05:46
Desenterrando o tópico, mandei afinar o travão de mão do AE92 à menos de 2500Km (quase 3 meses). Dava 3 estalos. Com um o carro já se notava a parar.

Agora aquilo já vem por ali acima e travar é mentira ou deixo o carro engatado ou vai a andar por ali abaixo. E nem precisa de ser uma descida ingreme.

Que será isto? Será apenas afinação? Eu que não ando a sacar travão de mão a torto e a direito para desafinar assim :pensador]  
Já comesso a pensar que são as pastilhas que não prestam... Que aquilo não agarra como deve agarrar nem quando está bem afinado não agarra. :[mantafudide]

Alguém me pode dar umas dicas?  

Título: Re: re
Mensagem de: Santos Silva em 04 de Fevereiro de 2006, 08:28
Fast Peter:

Tens que verificar se o cabo não está a começar a ficar partido....

Título: Re: re
Mensagem de: landcruiserbj40 em 05 de Fevereiro de 2006, 03:21
Quando afinaste os travoes meteste calcos novos?
Eu nao conheco os travoes do AE92... sao disco atras?
e que se forem nao tem razao para fazer isso, pois funcionam por auto afinacao... ve se as duas rodas travam por igual...
pode dar-se o caso de te estar a acontecer o mesmo que me aconteceu a mim...
Eu ao inicio tambem pensava que tinha perdido a travagem, no entanto so travava uma roda :[upss]  a outra estava completamente livre
Eu penso que o sistema e igual ao do AE86 quer tb e igual no Celica AT... A afinacao, isto e, o numero de cliques do travao e dada junto a alavanca do travao a distancia dos calcos ao disco e sempre a mesma. Se olhares para baixo do carro ves uma espia a sair do habitaculo e que a meio se divide em dois e tem que ter exactamente o mesmo comprimento. Se uma delas estiver mais esticada que a outra tens problemas na bomba. Eu ja pedi as molas e os guarda pos a SC e veio tudo impec, apenas ainda nao as montei por falta de tempo.  

Título: Re: re
Mensagem de: Fast Peter em 05 de Fevereiro de 2006, 07:49
O sistema penso que é idêntico ao AE86, com discos atrás e tudo.

O travão de mão sempre travou mais da roda direita, até que um dia o cabo da roda esquerda partiu.
Pensei logo que o facto da roda esquerda não travar era o cabo estar quase a partir, mas no fim de instalar o cabo, a roda direita continuou a travar mais do que a roda esquerda.

Como tinha que ir com ele à inspecção, levei-o à Toyota e lá ficou a travar equilibrado ( apesar de não saber o que fizeram )

O facto é que apartir daí ficou a travar sempre equilibrado, mas nunca ficou a prender como devia prender. Aquilo não agarra quase nada. Eu penso que os calços ainda estão bons, às tantas é a qualidade deles que não presta. :pensador]    
 

Edited by: Fast Peter  at: 5/2/06 1:54