Aqui vem uma sugestão minha e isso a seguir a procura de informação em varios forums e ter encontrado alguns adeptos do AJA nesses forums a procura de respostas...
Quem aqui usa oleo vegetal nos motores a diesel dos seus carros, sejam JA's ou não?
Estou a falar de oleo vegetal tipo Fula(não é propaganda
)!!!
a 100%, 90%, 10%...tanto faz!Quem usa algum tipo de combustivel alternativo e "caseiro"?
Impressões, Vantagens confirmadas, Desvantagens confirmadas?Custos, receitas...Qualquer informação comprovada é bemvinda!
Com esse post pretendo vir a alertar no facto de estarmos a usar recursos que alem de mais poluidores custam-nos mais caro e fazem de Portugal um pais dependente!!!
Obrigado!
São coisas diferentes, embora a base seja a mesma.
O OVD ( óleo vegetal directo ) é óleo alimentar refinado e o Biodiesel é OV sem glicerina, usando compostos quimicos para retirá-la.
Eu uso normalmente o OVD em dois carros, o BJ73 e o Corolla SV CE110, usando 40% de OVD, 55 de Diesel e 5% gasolina.
Até estou a terminar um kit para aumentar a porcentagem para até os 100% de OVD com segurança.
Vantagens do OVD :
Mais barato.
Maior economia, consome um pouco menos.
Ligeira melhoria no binário à baixa rotação.
Menor e melhor efeito poluiente.
Mais lubrificante que o diesel
Aproveitamento de óleo usado ( de qualidade )
Melhor efeito no catalizador, pois contém O2 e este trabalha melhor
Desvantagens do OVD :
Cheiro à fritos pelo escape.
Ação detergente, limpa o depósito e circuito, entupindo os filtros.
Comportamentos e porcentagens diferentes de acordo com o tipo de injecção.
Requer alterações para porcentagens superiores à 50% e para resolver os seguintes problemas :
Ao usar 100%, não pega à frio
Pode entupir o sistema de injecção.
Valtagens do Biodiesel :
Mesmas que o OVD.
Não necessita de alterações no motor para 100%
Aproveitamento de óleo usado ( mesmo muito usado )
Desvantagens do Biodiesel :
Cheiro à fritos
Ação detergente identica ào OVD
Porcentagens diferentes de acordo com o tipo de injecção.
Os químicos usados para retirar a glicerina podem corroer o sistema de injecção.
Necessita de um rigoroso controle de qualidade para ser seguro.
Não deve ser usado por viaturas anteriores à 1995 sem alterações, pois, mesmo de qualidade, corroi as borrachas naturais ( tubos e vedantes ).
Viciado em Toyota : Land Cruiser BJ-73, Corollas CE-110, E-12 VVT-i e TE-51.
Agradece-se aos administradores que passem este assunto para o Off-Topic.
Aliás, acho que o assunto até já lá foi debatido
Honda Prelude 1982
Eu vou procurar este tópico...
Mas posso dar aqui 1 testemunho:
Um amigo meu no seu CEDRIC usa directamente o óleo (tipo Fula mas do Lidl, que ainda é mais barato)no depósito.
Vantagens:
- Preço
Desvantagens:
- Cheiro a fritos no carro;
- A frio demora um pouco mais a aquecer
Edited by: metralha328 at: 29/6/06 13:08
A escolha do tópico parece-me acertada dado que é agradecido qualquer tipo de ajuda TECNICA sobre este assunto!Modificações, vantagens, desvantagens, custos, etc...
Tractortp, referiste modificações para andar a 100% de OVD...Estás a pensar em que modificações?São acessiveis a "newbie"?Quais os eventuais custos e consequencias?
Para os que pensam que este tópico é inadequado...Pensam no imenso numero de carros japoneses a diesel que andam aí a apodrecer porque sim...Era mais uma razão para compra-los e transforma-los (até porque ouvi dizer que a injecção de muitos desses carros são do melhor para) a nível mecanico!Quando se trata de andar quase a custo zero...Ou a troca de algum trabalho...Acho o assunto interessante!
Obrigado!
Edited by: NiKoSi at: 3/7/06 5:59
Já existe no mercado ( lá fora ) vários kits para OVD.
O mais seguro é o da Elsbett, usa um sistema de aquecimento e filtragem para resolver os problemas à longo prazo do OVD, é neste sistema que estou a trabalhar ( copiar ), baixando o custo de uns 800 euros para +/- 350 euros.
Outro sistema é o de bi-depósito, o carro arranca à diesel e depois de quente passa à OVD e antes de desligar o motor passa-se à diesel novamente para limpar o circuito, mas o custo das electroválvulas é alto, além de que não passa na IPO se descobrirem o 2º depósito ( eu sei, é estúpido, mas estamos em Portugal ).
Viciado em Toyota : Land Cruiser BJ-73, Corollas CE-110, E-12 VVT-i e TE-51.
Posso então usar num Clio 1.5 DCi de 2004 o OVD?
O depósito do Clio leva aproximadamente 45 lts de gasóleo, posso meter 30 lts de gasoleo e acrescentar o resto com oleo do LIDL?
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É mesmo fiável?
Passeio AJA - "Pela EN22 a Pereiro" dia 15 de julho
Ainda se estão a apurar as reais vantagens (além dos custos claro) do OVD aqui por casa, mas posso dizer que o Bluebird se dá muito bem com uma mistura de uns 35litros de gasóleo para uns 6 de óleo do lidl... a ideia é ir aumentando aos poucos a percentagem de óleo no gasóleo, para ver o que se vai notando
Há supostamente uma regra universal em que para TODOS os carros podemos usar 30% de OV e 70% de gasoleo sem notar diferenças significativas no arranque, performance e consumo!Existe alias uma realidade em que desde 1 de junho de 2006 todo o gasoleo vendido em portugal ja vem com 5% de OV por razões ambientais dizem eles mas foi mais numa de pagar-mos o mesmo por um produto que ficou mais barato!Portugal no seu melhor
Não consigo encontrar o assunto no OFF-TOPIC
Passeio AJA - "Pela EN22 a Pereiro" dia 15 de julho
Talvez tenha existido no tempo pré-ataque ao forum e tenha-se perdido!
Nikosi, os 5% no gasóleo não são de OV e sim de Biodiesel.
Normalmente qualquer carro pode gastar os tais 30% de OV, mas não deve ter bomba Lucas, além disso, mesmo a essa porcentagem pode aparecer mais tarde alguns problemas.
O kit que estou a trabalhar é para resolver esses problemas, com excepção do das BI Lucas.
O meu CE110 e o BJ73 já andam com parte desse kit e usam 40% de OV.
Mais uma semana e já gastam 100% OV .......
Viciado em Toyota : Land Cruiser BJ-73, Corollas CE-110, E-12 VVT-i e TE-51.
MAZDAMAN, tu que chegas a fazer mais de 1000 km por dia, em trabalho, já aderiste a este combustível alternativo?
Projectos em "banho Maria"...
A minha ideia para o Cedric tb é o colocá-lo a cheirar a batatas fritas, alguem sabe se os kits à venda no ebay alemão tém algum interesse?
Edited by: mindprobe at: 18/7/06 14:24
TractorTP...ha noticias?!?
Tenho outra dúvida a colocar aos "entendidos" na máteria!Será possivel usar oleo usado directamente para o deposito sem lhe adicionar quimicos?Simplesmente filtrando-o como deve ser?
Obrigado
Nikosi, eu só uso óleo directo, não uso biodiesel ( quimicos ).
O kit está pronto e em fase de testes, dentro em breve já sai para o mercado, falta tratar das questões jurídicas.
O uso de óleo vegetal e de biodiesel é autorizado, mas o problema é na IPO e Op.Stop., é o que estou a tractar neste momento.
Uma observação, o CE110 já foi à IPO, não disseram nada a não ser que tinha de acelerar ao red-line para acusar valores mínimos dos gases, o examinador não quiz acreditar que não poluía.
Viciado em Toyota : Land Cruiser BJ-73, Corollas CE-110, E-12 VVT-i e TE-51.
ola a todos.eu tenho uma vw caddy 1.9 sd e ja anda com uns 230000km,s .
uso o oleo vegetal novo directamente no tanque .normalmente uso na proporsão de 50% mas a olho.o problema mesmo e a pegar a frio e o cheiro.por vezes só pega de empurrao.na minha ideia isto acontece pois quando faço a mistura ,adiciono o oleo vegetal e depois meto diesel.nos 1º dias pega bem mas depois começa a não querer mesmo.creio que ou não se misturam os dois conbustiveis ou o diesel por ser mais fluido passa 1º deixando o oleo para o fim.de resto trabalha com mais força e mais economica.isto por minha experiencia de ja usar a uns bons 30.000 km,s.apesar de não ser japones ,é o unico a diesel que tenho hoje mas assim que puder trocar por um diesel JAPONES (tipo de guerra) entao acho que não vou mais á bomba de combustivel dar a mamar ao estado.pelo menos no diesel.infelizmente ainda não encontrei uma solução pratica e ecologica para o meu datsun.
Eu usei algumas vezes só para fazer a experiência, e não notei que lhe fizesse grande mal.
Usei no meu Nissan Bluebird, a ultima vez foi no dia da quase 3ª grande gerra mundial na Tugalância, quando as bombas de gasolina esgotaram todo o "petróleo" que havia nos reservatótios.
Como queria ir para casa e não ficar na fila até ao outro dia, parei num supermercado e com o carro na reserva, adicionei somente o que consegui comprar, óleo ( o fula era mais caro, meti do mais barato que havia que penso que foi o mesmo preço por litro do gasóleo ) e fez uns 15kms assim até levar gasóleo noutro dia.
O cheiro era facilmente preceptível, mas ele não se queixou!