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Área pública => Galeria de Modelos => Tópico começado por: Kaizen em 23 de Julho de 2003, 05:52

Título: Marcas - Honda
Mensagem de: Kaizen em 23 de Julho de 2003, 05:52
As informações deste primeiro post foram copiada do forum Tuningpt.com, ao qual agradeçemos a colaboração.



Nome: Honda

Subsidiarias: Acura (marca)
                  Mugen (divisão desportiva)

   Ao contrário de muitos outros construtores automóveis de renome internacional, Soichiro Honda deve a origem da sua marca aos motociclos, famoso meio de locomoção no Japão do pós guerra. Foram as duas rodas que o levaram às luzes da ribalta, e mais tarde lhe permitiram o desenvolvimento de pequenos, rápidos e eficazes automóveis, tornando-o num dos mais bem sucedidos de sempre na competição.

Nascido a 17 de Novembro de 1906, Soichiro Honda era o filho mais velho de um ferreiro. Demonstrando desde muito cedo o gosto pela mecânica, é levado, com apenas 15 anos, para a cidade de Tóquio para se tornar aprendiz na garagem Art Shokai.

Aprendendo depressa o jovem Honda registou a sua primeira patente em 1931, para o desenvolvimento de jantes em liga metálica. Cinco anos depois era a sua vez de abrir uma dependência da Art Shokai na cidade de Hamamatsu. Nesse mesmo ano Honda desenvolve o primeiro carro, destinado a entrar na «All Japan Speed Rally» Este estava equipado com um potente motor Curtis-Wright, derivado da aviação, acoplado a um chassis especialmente manufacturado para o efeito. Infelizmente a participação do jovem mecânico acabou num acidente que quase lhe tirou a vida, pertencendo-lhe, a título de consolação, o recorde de velocidade máxima de 120 km/h.

Depois da experiência de corrida Honda abandona a concessão Art Shokai e funda a sua própria garagem, com o nome de Tokai Seiki Heavy Industry. Ao mesmo tempo, e já com 31 anos, decide cursar na Universidade de Tecnologia de Hamamatsu, de forma a consolidar os seus conhecimentos. Até ao começo da Segunda Guerra Mundial continua a aperfeiçoar o seu trabalho, conquistando um lugar de destaque na indústria, chegando inclusive a ser fornecedor da marca Toyota.

Após a guerra Soichiro vende a sua fábrica e recomeça de novo, desta vez com o nome de Honda Technical Research Institute, fabricando pequenos ciclomotores. Só mais tarde, e depois de conhecer Takeo Fujisawa que viria a ser seu sócio, é que nasce a Honda Motor. Decorria então o ano de 1948 e a Honda desenvolvia pequenos motores a dois tempos de 50 e 98 cm3, que equipavam ciclomotores com chassis comprados a fornecedores.

Em 1951 é lançado o primeiro produto 100% Honda. A pequena moto, denominada Dream Type E, vinha equipada com um motor monocilindrico de 146 cm3, com uma árvore de cames à cabeça e desenvolvia 5,5 cavalos de potência. A Cub Type F veio a seguir, e mais não era que uma bicicleta puxada por um pequeno motor, acoplado à roda dianteira, com 50 cm3 de capacidade e desenvolvendo 1,25 cavalos.
1954 seria o ano do primeiro desaire da marca, de seu nome Juno. Esta pequena scooter melhorava o conceito inventado pelos italianos, através da colocação mais equilibrada das peças móveis, e da utilização de materiais compósitos no seu chassis, utilização essa que se veio a revelar defeituosa já que os materiais tinham um envelhecimento danoso, quebrando com facilidade. O motor também apresentava vários problemas, principalmente a trabalhar em baixos regimes. A Juno, com as suas múltiplas falhas, quase que se veio a tornar fatal para as pretensões da jovem marca, não se registando nenhum lançamento inovador entre os anos de 54 a 58, contribuindo apenas para um maior nível de qualidade exigida.

Ironicamente foi com um novo modelo de scooter que a Honda ganhou nova impulsão. A Super-Cub, posta à venda no mercado em 1958, revelou-se numa verdadeira campeã de vendas, ultrapassando com os seus 25 milhões de unidades vendidas, o VW e o Ford T.

Depois de terem conquistado o mundo das duas rodas, Soichiro Honda e Takeo Fujisawa decidiram enveredar, em 1961, pelo fabrico de veículos de quatro rodas. Nesse mesmo ano o governo japonês anunciava medidas proteccionistas às principais marcas nacionais de automóveis, deixando de fora a Honda. Tal facto levou a marca a apressar o desenvolvimento dos seus primeiros carros, pretendendo uma rápida entrada no mercado, almejando o êxito.

Com os nomes S360 e T360, os primeiros carros Honda chegaram aos stands, precedendo à entrada oficial da Honda no campeonato de Formula Um, em 1964, com Ronnie Bucknum como piloto e Jack Brabham como consultor.
Os modelos seguintes eram portadores de uma nova tecnologia. Desta vez os motores eram refrigerados a ar, garantindo uma eficaz resposta ao acelerador. O último exemplar refrigerado a ar da marca Honda seria o 1300, com o motor, montado transversalmente, a debitar 100 cavalos. Vinha equipado com tracção às quatro rodas e travões de disco.

Entretanto, a marca que garantira o seu destino como construtora de motos, era agora reconhecida mundialmente pela qualidade dos seus produtos de duas e quatro rodas, combatendo de igual para igual, tanto dentro e fora das pistas de corrida.

Em 1972 era lançado o seu mais conhecido produto, tanto a nível nacional, como mundial: o Honda Civic. Equipado com um motor de 1200 cm3, empregava a inovadora tecnologia CVCC, que lhe permitia ser o único carro no mundo a respeitar as normas anti-poluição dos Estados Unidos. Modelos como o Accord, Prelude e Legend seguiram as pisadas do pequeno utilitário, tornando a marca verdadeiramente universal.
Um ano depois do lançamento do Civic os patriarcas Soichiro e Takeo anunciavam a sua reforma, mantendo o primeiro o cargo de Supreme Advisor.

Os Desportivos

A Honda consagrou, desde sempre, o desporto automóvel como principal «tubo de ensaio» para os seus produtos. Assim era inevitável a produção de automóveis desportivos, capazes de rivalizar com os melhores do mundo. Dois exemplos dessa aptidão para o confronto com marcas como a Ferrari ou a Porsche são os conhecidos S800 e NSX.
Nascido em 1966, o pequeno roadster S800 vinha equipado com um pequeno motor de 791 cm3, com quatro cilindros, dupla árvore de cames à cabeça, oito válvulas e quatro carburadores. Mas o mais impressionante no S800 era o regime a que obtinha a sua potência máxima. 70 cavalos às 8000 rpm tornavam-no num verdadeiro carro com coração de moto, tão elevado que era o regime do motor. A transmissão era feita às rodas traseiras e a travagem garantida por discos de travão à frente e tambor atrás.
24 anos depois, em 1990, um outro mito era introduzido no mercado. Com o nome de guerra NSX (New Sports eXperimental), o coupé apelidado pelos jornalistas de «Ferrari do Oriente», marcava definitivamente a posição da Honda no mercado dos desportivos. O seu motor, montado em posição central traseira, era um V6 de 3000 cm3, debitando 275 cavalos. Nele era incluído o último avanço tecnológico da marca: o sistema VTEC. Este inovador sistema de comando variável das válvulas permitia-lhe prestações soberbas, como atestam os escassos 5 segundos necessários para atingir os 100 km/h, e a velocidade máxima de 267 km/h.

As Motos

De entre os muitos modelos que marcaram a carreira motociclistica Honda, dois podem levar certo destaque, devido às suas inovações técnicas e importância estratégica para a marca nipónica: a Gold Wing GL 1000 e a NR 750.
Com características que a tornavam similar aos automóveis, a Gold Wing foi posta à venda em 1974. Esta turística estava equipada com um motor boxer de quatro cilíndros refrigerado a água. Actualmente a sua irmã mais nova é equipada com um flat-six de 1500 cm3 de capacidade. Na lista de extras figuram itens como o rádio leitor de CD, telefone celular, ar condicionado e marcha-a-trás.
Com o propósito de ganhar o campeonato mundial de motociclismo, a NR750 foi apresentada no ano de 1991. Continuando com a tecnologia de motores a quatro tempos, a NR inovava com o seu desenho oval dos pistões, usufruindo de duplas câmaras de combustão. O seu motor tetracilindrico funcionava como um octocilindrico, permitindo-lhe a potência de 125 cavalos às 14000 rpm. Rodas em magnésio, corpo em fibra de carbono e chassis em alumínio completavam a montra tecnológica.

Honda na Formula 1

Quando na década de 60 a Honda decidiu iniciar a produção de automóveis, viu na Formula Um a oportunidade de ouro de se lançar mundialmente. A globalização era um objectivo, garantida duzentos grandes prémios depois.
A aventura Honda na Formula Um começou em 1964 pelas mãos de um jovem americano, desconhecido do grande público. Ronnie Bucknum seria o primeiro a conduzir o RA271, nome de código do carro inscrito, e equipado com um motor V12 montado transversalmente. Demonstrando uma grande força como construtor, a Honda conquistava a primeira vitória no Grande Prémio do México, com o jovem Richie Ginther ao volante.

Depois da retirada do círculo competitivo em 1968, após a morte do piloto Jo Schelesser ao volante do modelo RA302, a Honda viria a inscrever-se de novo em 1983, recomeçando a competição automóvel ao mais alto nível. Um ano depois as vitórias regressavam, com Keke Rosberg em Williams Honda, na cidade americana de Dallas. A época de 1987 viu a Honda ser coroada com o primeiro lugar nos construtores, entregando os louros a Piquet.

Depois de equipar a Williams, a Honda passou a fornecer os seus motores à McLaren, garantindo, até ao abandono da disciplina, um total de seis títulos de construtores, e dezenas de vitórias acumuladas pelas mãos de pilotos como Nigel Mansell, Alain Prost e Ayrton Senna."

 

Título: Re: Marcas - Honda
Mensagem de: CelicaGTI em 07 de Outubro de 2003, 18:12
Honda N360                      1966-1974                 1.000.145
Honda N600                      1966-1974                      7.860
Honda 1300                      1969-1972                   106.491
Honda  145                       1972-1974                        9.736
Honda Vamos                    1970-1973                      2.500
Honda S600                      1962-1966                    13.084
Honda S800                      1965-1970                    11.406  

Edited by: CelicaGTI  at: 9/10/03 10:17
Título: Re: Marcas - Honda
Mensagem de: kombota em 04 de Maio de 2004, 21:46
perso.wanadoo.fr/club.honda.snz.fr/Historique/historique.htm

www.hondacorporate.com/history/timeline.html

Modelos Honda

Cumps:[fixe]    

ENCONTRO NACIONAL AJA DIA 9 DE MAIO NA FIGUEIRA DA FOZ . INSCREVAM-SE

Edited by: kombota at: 4/5/04 16:05
Título: Re: Marcas - Honda
Mensagem de: Cortina Team em 29 de Setembro de 2004, 23:32

Título: Re: Marcas - Honda
Mensagem de: kombota em 22 de Janeiro de 2005, 05:19
Brochuras de Alguns Modelos Honda

Cumps

Edited by: kombota at: 21/1/05 23:22
Título: Re: Marcas - Honda
Mensagem de: prelude guy em 23 de Janeiro de 2005, 06:05
Essas brochuras estão simplesmente lindas!:[oba] :[oba] :[oba]
:[love]  

Título: Re: Marcas - Honda
Mensagem de: kombota em 09 de Novembro de 2005, 03:57
Codigos da Honda

Cumps:[fixe]  

Título: Re: Marcas - Honda
Mensagem de: kombota em 11 de Novembro de 2005, 01:44
Brochuras da honda

Cumps:[fixe]  

Título: Re: Marcas - Honda
Mensagem de: kombota em 26 de Julho de 2006, 04:00
www.hondafan.ro/modele.php

Link com alguma informação de muitos modelos da honda.

Cumps:[fixe]  

Título: Re: Marcas - Honda
Mensagem de: kombota em 18 de Agosto de 2006, 14:12
Por PMarques:

Um site muito interessante dedicado a um dos modelos que mais sucesso faz no mundo Honda, o S600/S800, e outros modelos tambem de tamanho "mini".....:[fixe]  



www.hondasportsregistry.com/


PMarques  

Título: Re: Marcas - Honda
Mensagem de: kombota em 06 de Dezembro de 2006, 21:16


Manuais Brochuras e Link´s da Honda

Cumps:[fixe]  

Título: Re: Marcas - Honda
Mensagem de: kombota em 26 de Janeiro de 2007, 02:50


www.eonet.ne.jp/~spirit/honda_s/index.html

Cumps:[fixe]  

Título: Re: Marcas - Honda
Mensagem de: kombota em 21 de Fevereiro de 2007, 14:59



Site

Cumps:[fixe]  

Edited by: kombota at: 21/2/07 9:00
Título: Re: Marcas - Honda
Mensagem de: CelicaGTI em 16 de Julho de 2007, 03:42
Motores:


A Series

A18A1 1.8 12V SOHC Dual Sidedraft 1829 100hp@5500rpm 107tq@4000rpm 87 Prelude
A20A1 2.0 12V SOHC 2bbl Carb 1955 98hp@5500rpm 109tq@3500rpm 87-89 Accord DX/LX
A20A3 2.0 12V SOHC PGM-FI 1955 110hp@5500rpm 114tq@4500rpm 87 Accord LX-i
A20A3 2.0 12V SOHC PGM-FI 1955 120hp@5500rpm ? 88-89 Accord LX-i


B Series

B16 1.6 16V DOHC VTEC PGM-FI 1595 158hp@7600rpm 112tq@7000rpm 90-93 Integra XSi/RSi
B16A 1.6 16V DOHC VTEC PGM-FI 1595 160hp@7800rpm 111tq@7300rpm 89-91 Civic SiR
B16A 1.6 16V DOHC VTEC PGM-FI 1595 170hp@7800rpm 116tq@7300rpm 92-95 Civic
B16A1 1.6 16V DOHC VTEC PGM-FI 1595 160hp@7600rpm 111tq@5200rpm 90-91 Civic/CRX SiR
B16A2 1.6 16V DOHC VTEC PGM-FI 1595 160hp@7600rpm 111tq@7000rpm 99-00 Civic Si
B16A3 1.6 16V DOHC VTEC PGM-F I 1595 160hp@7600rpm 111tq@7000rpm 93-94 DelSol VTEC
B16A4 1.6 16V DOHC VTEC PGM-FI 1595 170hp@7800rpm ? 96-00 Civic Si-RII
B16B 1.6 16V DOHC VTEC PGM-FI 1595 185hp@8200rpm 118tq@7500 98-01 Civic Type-R

B17A1 1.7 16V DOHC VTEC PGM-FI 1678 160hp@7600rpm 117tq@7000rpm 92-93 Integra GS-R
B18B 1.8 16V DOHC PGM-FI 1834 130hp@6000rpm 121tq@5000rpm 90-91 Integra GS
B18B1 1.8 16V DOHC PGM-FI 1834 140hp@6300rpm 121tq@5200rpm 92-93 Integra GS
B18B1 1.8 16V DOHC PGM-FI 1834 142hp@6300rpm 127tq@5200rpm 94-00 Integra RS/LS/GS
B18C 1.8 16V DOHC VTEC PGM-FI 1797 178hp@7600rpm 129@6200rpm 95-97 Integra SiR
B18C1 1.8 16V DOHC VTEC PGM-FI 1797 170hp@7600rpm 128tq@6200rpm 94-01 Integra GS-R
B18C5 1.8 16V DOHC VTEC PGM-FI 1797 195hp@7800rpm 130tq@7600rpm 98-01 Integra Type-R
B18C6 1.8 16V DOHC VTEC PGM-FI 1829 ? ? 96 Integra Type R
B18C7 1.8 16V DOHC VTEC PGM-FI 1829 ? ? 96 Integra Type R
B20A3 2.0 12V SOHC Dual Sidedraft 1955 100hp@5500rpm 107tq@4000rpm 88-89 Prelude90 Prelude S

B20A5 2.0 16V DOHC PGM-FI 1955 110hp@5500rpm 114tq@4500rpm 87-91 Prelude 2.0 Si
B20B 2.0 16V DOHC PGM-FI 1997 126hp@5400rpm 133tq@4300rpm 97-98 CR-V
B20Z 2.0 16V DOHC PGM-FI 1997 146hp@6400rpm 143tq@4500rpm 98-01 CR-V
B21A1 2.1 16V DOHC PGM-FI 2056 140hp@5800rpm 135tq@3500rpm 90-91 Prelude Si
BS 2.0 12V SOHC 2bbl Carb 1955 98hp@5500rpm 110tq@3500rpm 86 Accord DX/LX
BT 2.0 12V SOHC PGM-FI 1955 110hp@5500rpm 114tq@4500rpm 86 Accord LX1/Prelude si


C Series


C27A4 2.7 24V SOHC PGM-FI 2675 ? ? 95 Accord V6
C30A 3.0 24V DOHC VTEC PGM-FI 2977 265hp@6800rpm 224tq@5400rpm. 02 NSX
C30A 3.0 12V SOHC V6 PGM-FI ? ? 90-95 Legend
C32A 3.2 24V DOHC VTEC PGM-FI 3197 280hp@7300rpm 224tq@5400rpm. 02 NSX



D Series


D13A2 1.3 8V SOHC 2bbl Carb 1342 60hp@5500rpm 73tq@3500rpm 87 Civic/CRX 1.3
D15A2 1.5 8V SOHC 2bbl Carb 1488 76hp@6000rpm 84tq@3500rpm 87 Civic/CRX 1.5
D15A2 1.5 8V SOHC 2bbl Carb 1488 58hp@4500rpm 80tq@2500rpm 87 Civic/CRX HF
D15A3 1.5 12V SOHC PGM-FI 1488 91hp@5500rpm 93tq@4500rpm 87 Civic/CRX Si
D15B1 1.5 8V SOHC PGM-FI 1493 70hp@5500rpm 83tq@3000rpm 88-?? Civic
D15B2 1.5 16VSOHC PGM-FI 1493 92hp@6000rpm 89tq@4500rpm 88-91 Civic DX/LX
D15B6 1.5 8V SOHC PGM-FI 1493 62hp@4500rpm 83tq@3000rpm 88-89 Civic/CRX HF
D15B6 1.5 8V SOHC PGM-FI 1493 70hp@4500rpm 83tq@3000rpm 90-91 Civic/CRX HF
D15B7 1.5 16V SOHC PGM-FI 1493 102hp@5900rpm 98tq@5000rpm 92-95 Civic DX/LX
D15B8 1.5 8V SOHC PGM-FI 1493 70hp@4500rpm 83tq@3000rpm 92-95 Civic CX
D15Z1 1.5 16VSOHC VTEC-E PGM-FI 1493 92hp@5500rpm 97tq@4500rpm 92-95 Civic VX
D16A1 1.6 16VDOHC PGM-FI 1590 113hp@6250rpm 99tq@5500rpm 86-89 Integra
D16A3 1.6 16VDOHC PGM-FI 1590 118hp@6500rpm 103tq@5500rpm 88-89 Integra
D16A6 1.6 16VSOHC PGM-FI 1590 108hp@6000rpm 100tq@5000rpm 88-91 Civic/CRX Si
D16A8/9 1.6 16VDOHC PGM-FI 1595 137hp@6800rpm 108tq@5700rpm 88-91 Civic/CRX/Integra LS
D16Y5 1.6 16VSOHC VTEC-E PGM-FI 1590 115hp@6200rpm 104tq@5400rpm 96-00 Civic HX
D16Y7 1.6 16VSOHC PGM-FI 1590 106hp@6200rpm 103tq@4600rpm 96-00 Civic CX/DX/LX
D16Y8 1.6 16VSOHC VTECII PGM-FI 1590 127hp@6600rpm 107tq@5500rpm 96-00 Civic EX (USA)
D16Z6 1.6 16VSOHC VTEC PGM-FI 1590 125hp@6600rpm 106tq@5200rpm 92-95 Civic EX/Si/Del Sol

D17A1 1.7 16VSOHC PGM-FI 1668 115hp@6100rpm 110tq@4500rpm 01-02 Civic DX/LX
D17A2 1.7 16VSOHC VTECII PGM-FI 1668 127hp@6300rpm 114tq@4800rpm 01-02 Civic EX



E Series



EB1 1.2 8V SOHC 2bbl Carb 1170 50hp@5000rpm 59tq@3000rpm 73 Civic
EB2 1.2 8V SOHC 2bbl Carb 1237 63hp@5000rpm 77tq@3000rpm 74-79 Civic
EB3 1.2 8V SOHC 2bbl Carb 1237 63hp@5000rpm 77tq@3000rpm 78-79 Civic
ED1 1.5 8V SOHC CVCC 3bbl Carb 1487 52hp@5000rpm 68tq@3000rpm 75 Civic CVCC
ED3 1.5 8V SOHC CVCC 3bbl Carb 1487 52hp@5000rpm 68tq@3000rpm 75 Civic Wagon/cvcc
ED4 1.5 8V SOHC CVCC 3bbl Carb 1487 52hp@5000rpm 68tq@3000rpm 76-79 Civic Wagon
EF1 1.6 8V SOHC 3bbl Carb 1600 68hp@5000rpm 85tq@3000rpm 76-78 Accord
EJ1 1.3 8V SOHC 3bbl Carb 1335 68hp@5000rpm 77tq@3000rpm 80 Civic
EJ1 1.3 8V SOHC 3bbl Carb 1335 60hp@5500rpm 68tq@4000rpm 81-83 Civic
EK1 1.8 8V SOHC 3bbl Carb 1751 72hp@4500rpm 94tq@3000rpm 79-81 Accord/Prelude
EK1 1.8 8V SOHC 3bbl Carb 1751 75hp@4500rpm 96tq@3000rpm 82-83 Accord/Prelude
EM1 1.5 8V SOHC CVCC 3bbl Carb 1487 52hp@5000rpm 68tq@3000rpm 80 Civic
EM1 1.5 8V SOHC CVCC 3bbl Carb 1487 63hp@5000rpm 77tq@3000rpm 81-83 Civic
ES1 1.8 12VSOHC Dual Sidedraft 1829 100hp@5500rpm 104tq@4000rpm 83-84 Prelude
ES2 1.8 12 SOHC 3bbl Carb 1829 86hp@5800rpm 99tq@3500rpm 84-85 Accord
ES3 1.8 12VSOHC PGM-FI 1829 101hp@5800rpm 108tq@2500rpm 85 Accord SE-i
ET2 1.8 12 SOHC Dual Sidedraft 1829 100@5500rpm 104@4000rpm 85-86 Prelude
EV1 1.3 8V SOHC 3bbl Carb 1342 60hp@5500rpm 73tq@3500rpm 84-86 Civic/CRX
EV2 - CDM 1.3 12-valve, carb

EW1 1.5 8V SOHC 3bbl Carb 1488 76hp@6000rpm 84tq@3500rpm 84-86 Civic/CRX HF
EW1 1.5 8V SOHC 3bbl Carb 1488 58hp@4500rpm 80tq@2500rpm 86 CRX HF
EW1 1.5 8V SOHC 3bbl Carb 1488 70hp@6000rpm 84tq@3500rpm 86 Civic
EW2 - CDM 1.5 12-valve, carb

EW3 1.5 8V SOHC PGM-FI 1488 91hp@5500rpm 93tq@4500rpm 85 Civic/CRX Si
EW4 1.5 8V SOHC PGM-FI 1488 91hp@5500rpm 93tq@4500rpm 86 Civic/CRX Si




F Series


F20A 2.0 16V DOHC PGM-FI 1955 150hp@6100rpm 137tq@5000rpm 90-93 Accord Si
F20A4 2.0 SOHC PGM-FI 1955 ? ? 94 Prelude
F20B 2.0 16V DOHC VTEC PGM-FI 1955 149 kW ? ? 90-93 Accord Si-R
F20C 2.0 16V DOHC VTEC PGM-FI 1997 240hp@8300rpm 153tq@7500rpm 00-02 S2000
F22 2.2 16V DOHC PGM-FI 2156 160hp@6000rpm 148tq@5000rpm 92-96 Prelude Si
F22A1 2.2 SOHC PGM-FI 2156 125hp@5200rpm 137tq@4000rpm 90-93 Accord
F22A1 2.2 SOHC PGM-FI 2156 135hp@5200rpm 142tq@4000rpm 92-96 Prelude S
F22A2 2.2 SOHC VTEC PGM-FI 2156 108 kW ? 94-97 Accord EX
F22A4 2.2 16V SOHC PGM-F 2156 130hp@5200rpm 140tq@4000rpm 90-91 Accord EX
F22A6 2.2 16V SOHC PGM-FI 2156 140hp@5600rpm 142tq@5200rpm 91 Accord SE/EXR/SE
F22B1 2.2 16V SOHC VTEC PGM-FI 2156 145hp@5500rpm 147tq@4500rpm 94-95 Accord EX
F22B2 2.2 16V SOHC PGM-FI 2156 130hp@5300rpm 139tq@4200rpm 94-95 Accord DX/LX
F23A1 2.3 SOHC VTEC 2259 112 kW ? ? 98+ Accord EX/LX
F23A4 2.3 SOHC VTEC PGM-FI 2259 110 kW ? ? 98-? Accord EX/LX




H Series


H22 2.2 16V DOHC VTEC PGM-FI 2157 190hp@6800rpm 152tq@5500rpm 94-97 Accord SiR
H22 2.2 16V DOHC VTEC PGM-FI 2157 200hp@6800rpm 161tq@5500rpm 92-96 Prelude VTEC
H22A 2.2 16V DOHC VTEC PGM-FI 2157 220hp@7200rpm 163tq@6500rpm 97-01 Prelude SiR
H22A 2.2 16V DOHC VTEC PGM-FI 2157 200hp@7000rpm 156tq@5250rpm 99-01 Prelude
H22A 2.2 16V DOHC VTEC PGM-FI 2157 200hp@7200rpm 163tq@6500rpm 97-01 Prelude Type-S H22A1 2.2 16V DOHC VTEC PGM-FI 2157 195hp@7000rpm 156tq@5250rpm 97-98 Prelude
H22A1 2.2 16V DOHC VTEC PGM-FI 2157 190hp@6800rpm 158tq@5500rpm 94-96 Prelude VTEC
H23 2.3 16V DOHC PGM-FI 2259 160hp@5800rpm 156tq@4500rpm 93-95 Prelude Type-S
H23A1 2.3 16V DOHC VTEC PGM-FI 2259 160hp@5800rpm 156tq@4500rpm 92-96 Prelude Si



K Series


K20A 2.0 16V DOHC i-VTEC PGM-FI 1998 220hp@8000rpm 206tq@7000rpm 01-02 Integra/ CTR
K20A2 2.0 16V DOHC i-VTEC PGM-FI 1998 200hp@7000rpm 142tq@6000rpm 01-02 RSX Type-S
K20A3 2.0 16V DOHC i-VTEC PGM-FI 1998 160hp@6600rpm 132tq@5000rpm 01-02 RSX Civic Si
K24 2.4 16V DOHC i-VTEC PGM-FI 2354 ? ? 02 CR-V

 


Título: Re: Marcas - Honda
Mensagem de: kombota em 30 de Julho de 2007, 21:56





Cumps:[fixe]  

Edited by: kombota at: 2/8/07 11:58
Título: Re: Marcas - Honda
Mensagem de: kombota em 27 de Agosto de 2007, 20:33


Honda Collection Hall

Cumps:[fixe]  

Título: Re: Marcas - Honda
Mensagem de: kombota em 02 de Fevereiro de 2009, 10:32
(http://www.jsae.or.jp/autotech/large/14-2-1.jpg)

In 1981, the Honda Electro Gyrocator emerged as the world's first map-based navigation system. It was later improved as a digital map navigation system and Nissan Motor Co., Ltd. commercialized the Birdview Navigation system that adopted an overhead view for the first time in the world in 1995. Furthermore, in 2003, the Honda Internavi Premium Club, the world's first Floating Car System was commercialized in combination with information communication technology. This system collects traffic information from vehicles and provides it to users.
--
The world's first map-based information system.
In principle, the moving direction and distance of a vehicle are detected by a precise gas-rate gyro sensor and a distance sensor calculated by tire-rotation. A microcomputer is used to integrate temporal changes of these two movements instantaneously, and continuously memorizes and adds these values to calculate the amount of vehicle movement. The system also displays the amounts on a screen with the transparent map sheet as a route, thereby enabling extremely precise confirmation of the vehicle progress and present position and allowing the best route to be selected easily

Storage location : Honda Collection Hall in Twin Ring Motegi, 120-1 Oaza Hiyama, Motegi-machi, Haga-gun, Tochigi

Year manufactured : 1981

Manufacturer : Honda Motor Co., Ltd.

Classification : Mass-production system

Current status : Not open to the public

   
Model name : Honda Electro Gyrocator

Model name : Honda Electro Gyrocator

Technical applications : In-vehicle navigation system

Applied model : Honda Accord saloon in 1981, Honda Vigor saloon in 1981

Year manufactured : 1981

Application year : 1981

Designed by : Honda R&D Co., Ltd.

Collaboration : Alps Electric Co., Ltd., Alpine Electronics, Inc., Stanley Electric Co., Ltd., Shobunsha Publications, Inc., Mitsubishi Pensil, Co., Ltd.

Device structure : Display, navigation computer, direction sensor, driving distance sensor, specialized map, marking pen

Display portion : 6 inch, monochrome (green) CRT

Performance function : The route is displayed on the 6-inch monochrome (green) CRT while the vehicle position mark (a large round mark) and the vehicle direction mark (a cross) are displayed at the edge. The display can be altered for scale, position, rotation angle, brightness, and contrast. The map sheet is inserted in the opening between the display and the operation portion. After the map sheet is rotated and moved in accordance with the route display, the map fix lever is pressed down to fix the map sheet. It is possible to enter the destination and the scheduled course on the map sheet using a special erasable pen.

Main specifications
Display P31 fluorescent 6 inch CRT
Effective display screen size: 80 mm x 100 mm
Route display length: 80 mm max.
Effective scale range: 1/7,000 to 1/400,000
Computer: 16-bit microprocessor (external bus 8-bit)
ROM 10 KB, SRAM 1 KB, DRAM 16 KB
Driving distance sensor: 8-pole magnet rotation, Hall IC pickup
Direction sensor: gas-rate gyrosensor (helium gas)
Detection range: -70 deg/sec to +70 deg/sec
Output sensitivity: 5 V/(100 deg/sec)
Map: 0.1 t lumirror film permeable offset printed sheet
Sheet size: A5
Basic scale: 1/250,000
Power: DC 12V automobile battery
Power consumption: average 3.5 A (during warm up: 12 A max.)
Weight: approximately 9 kg
Usable temperature range: display = -30°C to +80°C
Computer = -30°C to +60°C
Running distance sensor = -30°C to +120°C
Direction sensor = -30°C to +60°C

Effect : Actual running evaluation tests and user monitor tests were conducted under various conditions including congested urban roads, local roads off main roads, highways, and mountain roads. The results showed that it was greatly effective for the following items, although slight issues such as in handling of the map sheet remained.
- Great sense of stability on roads driven for the first time, which is often a cause of concern.
– Driver can avoid unexpected traffic jams and construction as smoothly as local drivers.
- It is possible to reduce driving fatigue, time and fuel consumption since it is possible to select the shortest and best route for long distances.
– It is possible to detect and correct route errors immediately.
– The system relieves concern and provides good navigation in places without easily visible signs and landmarks at night.

Points of interest, topicality : Conventional navigation systems displayed only the destination direction and the remaining direct distance but this, the world's first map navigation system installed in the Accord and Vigor shows the vehicle position directly on the map. Adoption of a gyro system and not a geomagnetic sensor allows the direction angle to be detected without being affected by disturbance. Usage of such a map-based/gyro system became the mainstream for subsequent navigation systems.

Features : Using this system, the previous route and the present position of the vehicle can be confirmed accurately on a map. As a result, the route and the direction to be taken is clarified. Even when a position error occurs, the automobile position can be determined and corrected in a simple manner by checking the route and the road shape.

Reference materials : Honda Motor Co., Ltd. HONDA NEWS, The driving assistance equipment "Honda Electro Gyrocator" for which the automobile gyro is commercialized for the first time in the world was developed., August 24th 1981
Honda Motor Co., Ltd. publicity material, Honda Electro Gyrocator, August 24th 1981
Tagami et al., Jidoshayo kansei kouhousouchi "Electro Gyro-Cator", Automotive Engineering, Vol. 36, No. 5
Tagami et al., Jidoshayo kansei kouhousouchi no kaihatsu, Keisoku to seigyo, Vol.21, No.7, 1982
k. Tagami et al., "Electro Gyro-Cator" New Inertial Navigation System for Use in Automobiles, SAE Technical Paper 830659, 1983



(http://www.jsae.or.jp/autotech/large/14-2-3.jpg)
Título: Re: Marcas - Honda
Mensagem de: eduardof em 15 de Outubro de 2009, 02:58
(http://4.bp.blogspot.com/_MDaUPFzq1LI/RmVr6VKHIxI/AAAAAAAAAT4/y18Hix3Eqao/s200/honda-logo.png)

Parte I

Em 1960 era comum ouvir-se na industria automóvel "Grande, luxuoso e poderoso!"
Esta era a conceito usado por grande parte dos designers. Para o comprovar basta correr a lista de carros produzidos nesta época para ver que tal é verdade, sendo que estes mesmo automóveis glorificavam o excesso de recursos existentes.

Mas em 70 as regulamentações relativamente as emissões apertaram significativamente, com a passagem para uns U.S Clean Air ACT. O Japão seguiu atentamente esta mudança, mudado também as suas próprias regras. MAs como sabem, em Outubro de 1973 veio a crise elevando os preços dos combustíveis para records inéditos, e o resultado foi uma crise petrolífera e a consequente confusão as economias.

Tudo isto leva a uma mudança o mercado automóvel, principalmente o segmento dos ligeiros, levando a uma nova moda ou onda de consumo, esta caracterizava-se pelo facto dos consumidores não estarem satisfeitos com o facto de possuírem automóveis pouco versáteis, grandes, luxuriosos e gastadores. Procuram agora automóveis ecológicos e sobretudo económicos.

Esta sentimento era partilhado no Japão, e em resposta o Civic é introduzido a escala global como um veiculo económico. O Civic CVCC estava equipado com um motor CVCC de baixas emissões. No entanto, sedo que era uma recém entrada num mercado tão competitivo, a Honda adquiriu rapidamente a reputação de uma pequena empresa automóvel com apenas uma mão cheia de modelos, como o Civic e outros automóveis mais pequenos.

Desta forma, em 1972 a Honda R&D iicia o projecto de criar em grande escala, um automóvel compacto para produção em massa. A palavra de orem era criar um veiculo silencioso e em todas as fases de desenvolvimento era necessário ter uma atenção total aos pormenores.

O pessoal envolvido no projecto acreditava que a utilização de um motor em linha de 6 cilindros seria a melhor opção para um viatura silenciosa, ficando então decidido que o novo modelo transportaria um motor de 2000cc em linha vertical de 6 cilindros.
Os designers arrancaram com o desenvolvimento sobre o código 653, este seria uma veiculo de 4 portas, luxuoso, o qual teria o motor colocado em posição frontal e tiração dianteira, formula que já era usada pela Honda no N360. E assim começava o novo projecto.

Foto: as características apresentadas pela Honda o mercado americano com o Civic CVCC

(http://ribbie.files.wordpress.com/2008/10/78hondacivic_cvcc.jpg)

(http://img.infocoches.com/img/honda/1975-Civic-CVCC/honda_1975-Civic-CVCC-002_1.jpg)
Título: Re: Marcas - Honda
Mensagem de: eduardof em 16 de Outubro de 2009, 15:05
Parte II

O desevlvimento do projecto acabou por encotrar dificuldades devido as mudanças constantes o mercado, levando a que houve-se demsaidas mudanças no design. Apesar de todos os esforço a equipa falhou na procura da maturidade, harmoia e outros elemetos que eram ecessarios. Em 1974 o projecto é cancelado.

Estavamos numa epoca dramatica, o mundo estava em mudança, e eram pediddas reformas os metodos de fabrica e design dos automóveis. O impacto das novas reformas ambientais foi forte, na verdade, os construtores foram sujeitos  a uma filosofia de trabalho culminada com um escrutínio fundamentalista. No entanto, para Hoda esta era a sua grande oportunidade, ja que sendo uma empresa pequena, nao estava sujeita a mesma pressao. Todas as marcas foram obrigadas a começar do zero, todos com o mesmo ivel de desenvolvimento. Nesta corrida para desenvolver automóveis compactos, económicos e com grande nível de conforto, que estivessem de acordo com a leis de poluição.

Em Setembro de 1974, Hiroshi Kizawa, chefe de pesquisa a Honda foi subitamente ordenado a regressar dos Estados Unidos para o Japão, onde havia estado a trabalhar na implementação da tecnologia do motor CVCC para a Ford. No seu regresso recebeu ordens para desevolver um automovel acima do Civic, um modelo que fosse logicamente um upgrade paea aqueles que tivessem um Civic. Esta ovo modelo, sobre o codigo 671, tinha de atingir dois objectivos:

1- Velocidade de cruzeiro de 130 quilómetros por hora tinha de ser confortável e bastante estável, visto que o modelos anteriores emitiam altos níveis de ruído por volta dos 70db aos 100 quilómetros, este nível de ruído so seria aceitável acima dos 130 quilómetros.

2- maxima utilização de peças existete do Civic, ja que a Honda havia investido muito no motor CVCC, ao tinha mais fundos para desenvolver outro modelo. Este desenvolvimento tiha de ser realizado a baixo custo, utilizando ao máximo as instalações existentes e peças disponíveis.

Alem deste 2 pontos primordiais, o novo modelo teria de ser suficientemente atractivo visualmente e o conforto interior teria de ser levado a um patamar superior ao do Civic. Isto representou um verdadeiro dilema.

Foto: motor CVCC

(http://world.honda.com/mechanical-illustration/large/image/large-09.jpg)

(http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6f/CVCC.JPG)
Título: Re: Marcas - Honda
Mensagem de: Kaizen em 04 de Abril de 2010, 20:38
Excelente vídeo de 20 minutos "A Look at Honda" de 1973 que mostra a visão da marca, desenvolvimento e fabrico do Honda Civic e de diferentes motas.

A Look at Honda - 1973 (http://world.honda.com/HDTV/history/1973-look-at-honda/index.html)
Título: Re: Marcas - Honda
Mensagem de: Alfo04 em 01 de Maio de 2010, 08:48
the power of dreams..
Honda Impossible Dream II.mp4 (http://www.youtube.com/watch?v=skthLlY0oAk&feature=player_embedded#lq-lq2-hq)
:assobio :clap:
Título: Re: Marcas - Honda
Mensagem de: prelude guy em 02 de Maio de 2010, 16:58
BRILHANTE!  :clap:
Título: Re: Marcas - Honda
Mensagem de: fellowmax em 19 de Novembro de 2010, 20:30
Link para fotos de Hondas.


http://www.honda-tech.com/showthread.php?t=2399915 (http://www.honda-tech.com/showthread.php?t=2399915)
Título: Re: Marcas - Honda
Mensagem de: prelude guy em 27 de Abril de 2013, 20:39
Fica aqui uma bela reportagem (e narrada em português do Brasil) sobre o desenvolvimento do motor CVCC, apresentado em 1972.
Excelente também para perceber a atmosfera da Honda na época e o impacto futuro que este motor teve!

Parte 1 (http://www.youtube.com/watch?v=eWlP75xLv1g#)

Parte 2 (http://www.youtube.com/watch?v=4r3M9N3EGX4#)

Parte 3 (http://www.youtube.com/watch?v=agBdsZfpG9Q#)