Com a recuperação económica após a 2ª guerra mundial, a linha de produtos Toyota tinha sido enriquecida com vários novos modelos e versões e, em 1964, iniciou-se o projecto para um novo modelo com horizontes comerciais alargados.
Foi neste ano que
Shotaro Kamiya Chairman Honorário e mais tarde Presidente da Toyota Motor Sales Company disse:
"O carro popular do futuro estará dentro da classe dos 1000cc". Passados 2 anos as marcas japonesas tinham já introduzido 9 novos modelos no segmento de 800cc a 1000cc.
Reunidas todas as condições, em 24 de Setembro de 1966 saiu da novíssima fábrica de grande produção de Takaoka o primeiro modelo da linha Corolla.
Legenda: Corolla sedan, 2portas, 1100cc, código KE10O objectivo comercial da Toyota para este novo modelo passava por construir um carro que agradasse a pessoas do mundo inteiro, a frase chave foi
"A car in every garage". A Toyota posicionou o Corolla na classe 1100cc posicionando-se entre o modelo Publica (700cc e 800cc) e o Corona RT40 (1500cc).
Como referido em cima, diversas marcas lançaram modelos para esta classe, a TMC deu especial importância ao Datsun 1000 e posicionou o Corolla num patamar acima de 100cc, de prestigio e de mais impostos. Algumas das diferenças mais relevantes eram a alavanca de 4 velocidades no chão, travões de disco à frente ou a suspensão Macpherson. Nesta altura os condutores japoneses preferiam caixas de 3 velocidades ao volante, eram sinónimo de força no motor (logo menor recurso à caixa) e comodidade.
O Corolla tinha bastante espaço, o seu dono tinha orgulho nele, fiável, resistente e acima de tudo era divertido de conduzir. No mercado externo a classe dos 1100cc era representada pelo Austin 1100, Vauxhall Viva, Opel Kadett, Renault R10 e Fiat 110. O novo Corolla com o seu motor 1100 estava capaz de se bater com todos eles nos seus próprios mercados. Estava pensando para ser assim desde o inicio do seu planeamento.
Legenda: Corolla Coupé, versão Deluxe, mercado americano, 1077cc, código KE15 Esta estratégia foi arriscada, mas foi bem sucedida. A diferença de posicionamento no mercado teve em vista o mercado americano e a combinação entre os dois mercados levou ao sucesso das vendas da primeira geração do Corolla.
O nome Corolla refere-se à coroa formada pelas pétalas de uma flor, que por sua vez significam Felicidade e Triunfo. Em japonês pronuncia-se Ka-Ro-Ra.
Em Novembro de 1966 começou o processo de exportação sendo o seu primeiro mercado de destino a Austrália. Em Março de 1968 a Toyota exportava mais de 3.000 Corolla por mês.
Em Abril do mesmo ano começou a exportação para os EUA. Foi feito um questionário aos consumidores americanos sobre os seus novos Corollas e as resposta variavam entre o "gosto do estilo do carro" a " O meu Corolla é mais silencioso, fácil de usar e mais potente que o meu antigo Volkswagen".
Na Europa as vendas do Corolla estavam sujeitas a uma enorme lista de espera, a titulo de exemplo na Suíça o tempo de espera era em média de 5 meses.
Legenda: Publicidade com Corolla Sedan e Van, códigos KE10 e KE16.Devido à procura muito superior à oferta de 48,171 Corollas exportados, a fábrica de Takaoka teve uma ampliação e vários melhoramentos em 1968. Neste ano foi apresentada a versão Coupé , comercialmente promovida como "Sprinter" com o código de modelo KE15.
Em 1969 com as exportações a atingirem as 100.000 unidades e foi introduzido o novo motor 1200cc. Foi o melhor ano de vendas. A 1ª geração do Corolla totalizou 157,942 unidades exportadas, fortalecendo uma imagem de "carro mundial". O primeiro passo do modelo mais vendido da história do automóvel estava dado.
Esta geração foi comercializada oficialmente em Portugal a partir de 1968. Reza a história que aprimeira encomenda de Toyotas foi feita por outra empresa que não teve capacidade para fazer o desalfandegamento das viaturas. A Salvador Caetano dispunha de capacidade para o fazer e assim estabeleceu o acordo com a Toyota para a comercialização da marca em Portugal.
Verifica-se alguma confusão entre o Corolla e o Toyota 1000 (KP30). São modelos diferentes, quer em termos de carroçaria quer em termos de segmento. O tempo encarregou-se de os separar, o Corolla viu a cilindrada subir para os 1200cc em 1970 e o Toyota 1000 (Publica) passou a usar o nome Starlet a partir de 1978.
Códigos dos modelos e o seu significado:
KE10 - Sedan de 2 ou 4 portas com motor 1077cc (K). Pertencem à primeira fase de comercialização entre 1968 e inícios de 1970.
KE11 - Sedan de 2 ou 4 portas com motor de 1166cc (3K). Distinguem-se pela grelha e emblema lateral do guarda lamas com referência à cilindrada 1200.
KE15 - Coupé com 1077cc, a Toyota anunciava-o como Corolla "Sprinter". Posteriormente este nome estendeu-se a mais modelos da marca e referia-se ao tipo de carroçaria.
KE17 - Coupé com motor 1166 (3K). Existiu também uma versão SL deste modelo, neste caso montava o motor 3K-B com a mesma cilindrada, mas especificações diferentes.
KE16 - Van de 3 portas com motor 1077cc (K). Anteriores a 1971.
KE18 - Van com motor 1166cc (3K). Comercializadas a partir de 1970.
Autor: Kaizen