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Área pública => Galeria de Modelos => Tópico começado por: RedAlfa em 07 de Setembro de 2003, 22:39

Título: DATSUN - Z (S30) 1970-?
Mensagem de: RedAlfa em 07 de Setembro de 2003, 22:39


Engine
SOHC Inline-6

Displacement
2393 CC

Compression Ratio
9.0:1

Fuel System
Hitachi Twin Side-Draft Carburetors

Horsepower (SAE)
150 BHP @6,000 RPM

Torque
148 FT-Lbs @4,400 RPM

Curb Weight
2355 Lbs

Length
162.8 IN
 
Wheelbase
90.7 IN
 
0-60 MPH
7.8 Sec






Engine
SOHC Inline-6

Displacement
2565 CC

Compression Ratio
8.8:1

Fuel System
Hitachi Twin Side-Draft Carburetors

Horsepower (SAE)
139 BHP @5,000 RPM

Torque
137 FT-Lbs @4,400 RPM

Curb Weight
2,605 Lbs

Length
164.1 IN
(2+2)
174.2 IN

Wheelbase
90.7 IN
(2+2)
102.6 IN

0-60 MPH
10.0 Sec






Engine
SOHC Inline-6

Displacement
2754 CC

Compression Ratio
8.8:1

Fuel System
Multi-Point Electronic Fuel Injection

Horsepower (SAE)
149 BHP @5,600 RPM

Torque
163 FT-Lbs @4,400 RPM

Curb Weight
2875 Lbs

Length
173.2 IN
(2+2)
185.4 IN

Wheelbase
90.7 IN
(2+2)
102.6 IN

0-60 MPH
9.4 Sec







Engine
SOHC Inline-6

Displacement
2753 CC

Compression Ratio
8.3:1  
(turbo)
7.4:1

Fuel System
Multi-Point Electronic Fuel Injection

Horsepower (SAE)
135 BHP @5,200 RPM
(turbo)
180 BHP @5,600 RPM

Torque
144 FT-Lbs @4,400 RPM
(turbo)
203 FT-Lbs @2,800 RPM

Curb Weight
2,825 Lbs

Length
174.0 IN
(2+2)
181.9 IN

Wheelbase
91.3 IN
(2+2)
99.2 IN

0-60 MPH
9.2 Sec
(turbo)
6.8 Sec

Edited by: Umtali at: 7/10/07 17:53
Título: Re: Datsun Z series - FOTOS
Mensagem de: RedAlfa em 10 de Julho de 2003, 16:39
Algumas Fotos...

240Z


















240Z Rally Car











OPSSSS.........







260Z












280Z









280ZX





Título: Shektar Mehta
Mensagem de: MRS em 06 de Outubro de 2003, 23:53
Para quem não conhece,aquele despenteado com cara de jovem dá pelo nome de Shektar Mehta e era simplesmente adorado pelos japoneses da Nismo.Conseguiu destruir aquele Z mas sem uma arranhadela.Hoje pesa bastante mais,move-se com dificuldade devido a doença,mas continua a ser um personagem importante na Comissão de Ralis da FIA.È uma cara habitual em todos os livros sobre a Nissan e os Ralis, já que deu umas vitorias importantes à marca.
MRS

Título: Nem sempre o que parece é!
Mensagem de: MRS em 07 de Outubro de 2003, 18:52
Se repararem bem esta foto é do rali de Marrocos prova que a fábrica nunca fez oficialmente.Esta era uma participação semi-privada do Mehta com o Geraint Phillips com pendura(Se bem me lembro! ) e patrocinios da Esso e STP.Aliás o carro ostenta o nome da Old Voking Service Station ,concessionário Inglês onde a fabrica depositava os carros e o material e dava assistência nestas provas semi oficiais.O Geraint Phillips era o jornalista de ralis do Motoring News que assinava sob o pseudonimo de Verglas e que conheci pessoalmente já que era visita habitual no Tap.O Mehta fez muitas provas como semi privado com carros de fábrica mas a expensas suas.Veio ao Tap com um Violet 710 a pagar e em 1976 fez o Marrocos com o mesmo Violet que partiu o charriot traseiro que era se serie sem nenhum reforço.Uma partida à Nissan.Nesse rali entrei com o José Mégre em 280Z e acabamos por desistir na ultima etapa quando eramos os melhores privados.Se não me engano ganhou o Jean Pierre Nicolas em Peugeot 504 e a lista de inscritos era impressionante.Naquele tempo eram rallies a sério com troços de 800KM. MRS

Título: Datsun 240Z e seus sucessores
Mensagem de: Agildo em 18 de Outubro de 2003, 19:37
Olá Pessoal
Aqui vai um artigo sobre o Datsun 240Z de um site brasileiro

"Datsun 240Z

Em 1912 Masujiro Hashimoto fundou no Japão a Kwaishinsha Motor Car Company, para produzir o automóvel DAT -- sigla obtida pelas iniciais dos sobrenomes de homens de sua família, Kenjoro Den, Rokuro Aoyama e Meitaro Takeuchi. Em 1930 o nome passava a Datson e logo Datsun. Mais três anos e a empresa passava a se chamar Nissan Motor Company Ltd., com os carros permanecendo Datsun.

A empresa ingressou em competições em 1958, vencendo o Around Australia Mobilgas Trial. Dois anos depois chegava ao mercado norte-americano, optando pelo nome Datsun pelo temor de que um nome japonês (Nissan) fosse mal recebido, 15 anos após a Segunda Guerra Mundial. Pouco depois nascia a idéia de um carro esporte acessível e de alto desempenho, projeto identificado como Z porque as letras anteriores já haviam sido utilizadas. Além disso, o caractere em japonês que lembra esta letra significa mugen -- ilimitado, infinito no idioma local.
Enquanto o alemão Albrecht Goertz (que desenhou o BMW 507; saiba mais) projetava a carroceria, engenheiros japoneses criavam o motor de seis cilindros em linha, o câmbio de cinco marchas e as suspensões independentes. Em outubro de 1969 começava no Japão a produção do Nissan Fairlady Z -- nos EUA seria Datsun 240Z --, um esportivo pensado para o estilo e as preferências de compradores ocidentais.

Era um cupê de dois lugares, motor dianteiro de 6 cilindros em linha e tração traseira, linhas simples e esportivas. Como o nome sugeria, o motor tinha 2,4 litros, com comando de válvulas no cabeçote, dois carburadores SU, 151 cv brutos de potência e 20 m.kgf de torque. Com pouco mais de uma tonelada, acelerava de 0 a 100 km/h em menos de 8 s e alcançava 200 km/h. Acabamento, qualidade de construção e um comportamento dinâmico neutro e seguro -- graças à suspensão independente McPherson nas quatro rodas -- eram pontos altos.

O preço inicial nos Estados Unidos era de US$ 3.526, mas a aceitação foi tão positiva que, um ano depois, o valor médio de um modelo 1969 usado atingia US$ 4.000. Ainda em 1970, Bob Sharp (apenas homônimo de nosso colaborador) e Pete Brock levavam o 240Z às pistas, em um competição da SCCA. O piloto John Morton vencia o campeonato nacional de Produção C, título que repetiria em 1971. Sharp faria o Z tetracampeão ao conseguir o mesmo nos dois anos seguintes.

Em 1974 o esportivo começava a crescer com a chegada do 260Z, de 2,6 litros e 2+2 lugares. O 240Z havia atingido a marca de 116.712 unidades vendidas em quatro anos. O novo modelo trazia banco traseiro rebatível mas, por causa de novas normas de emissões, a potência diminuía para 139 cv. Mesmo assim foi um sucesso: em apenas um ano de mercado nos EUA, vendeu 63.963 unidades.

O controle da poluição no país levava a Nissan a um novo aumento de cilindrada em 1975, para 2,8 litros, e ao emprego de injeção eletrônica Bosch L-Jetronic, como forma de resgatar a potência original -- ou quase, 149 cv. O carro era agora o 280Z. Nas pistas, Sharp era campeão na categoria IMSA GTU (Grand Touring Under 2.5, ou abaixo de 2,5 litros) e tricampeão na SCCA Produção C. Dois anos depois o 280Z recebia câmbio de cinco marchas com overdrive (saiba mais) e motor de 170 cv. O mercado respondeu bem: com 67.331 unidades vendidas, 1977 foi o melhor ano para o carro até então.

A versão limitada Black Pearl Edition, o único Z disponível em preto até então, finalizava a primeira geração. A segunda nascia em 1979 como 280ZX e ganhava em conforto e sofisticação, para atender ao gosto norte-americano. O motor 6-em-linha de 2,8 litros, com injeção Bosch, rendia 140 cv e 20,6 m.kgf de torque, levando-o a 190 km/h. Havia também um 2-litros para o mercado japonês. Eleito Carro Importado do Ano pela revista Motor Trend, obteve as melhores vendas da história do Z: 86.007 exemplares.
Sucesso nas ruas, sucesso nas pistas: nesse ano a Nissan obtinha o décimo campeonato consecutivo na SCCA Produção C e mais um título na IMSA GTU. Para comemorar o êxito, a série 280ZXR, limitada a 1.000 unidades, era lançada para o público.

Nos anos seguintes o 280ZX ganhou teto targa (com parte removível) como opção, em 1980, e motor com turbocompressor, no ano seguinte. As vendas já haviam superado 500.000 unidades nos EUA e, em 1982, o carro conquistava seu primeiro título na categoria IMSA GTO -- de Over 2.5, acima de 2,5 litros.

No cinqüentenário da Nissan, em 1984, surgia a terceira geração do carro Z: o 300ZX, maior, mais luxuoso e potente, afastando-se ainda mais do conceito original de 1969. O motor V6 de três litros desenvolvia 160 cv, com aspiração natural, e 200 cv com turbo. Com ótimo coeficiente aerodinâmico, 0,31, chegava a 220 km/h. A suspensão traseira era de braço semi-arrastado e havia painel digital.

As vendas atingiam 73.652 unidades e era lançada a série limitada 50th Anniversary Edition em alusão à marca fundada em 1934. O 280ZX permanecia vitorioso nas pistas: 10 recordes na série Trans-Am da SCCA em 1985, com Paul Newman ao volante; outro título na SCCA GT-1, com o mesmo piloto em 1986; e um tricampeonato na GT-1 em 1988 pilotado por Scott Sharp, filho do legendário Bob que vencia com o Datsun.

No final da década de 80, a preferência norte-americana por minivans, picapes e utilitários-esporte e o progressivo abandono dos esportivos -- em parte devido aos custos elevados de seguro -- levaram a Nissan a subir novos degraus com o Z de quarta geração, alcançando um padrão de luxo e desempenho que em nada lembrava o pioneiro 240Z.

O novo 300ZX Twin Turbo, com dois turbocompressores no motor V6 de três litros e 24 válvulas, atingia 280 cv a 6.400 rpm de potência e 39,6 m.kgf a 3.600 rpm de torque, suficientes para acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 6 s e chegar ao limite eletrônico de 250 km/h. Rivalizava com o Ferrari 328 GTB e tinha trunfos como uma cabine confortável e moderna, estilo muito atraente e sistema de direção também nas rodas traseiras.

Uma versão menos potente, com um V6 aspirado de 230 cv e 27,8 m.kgf, que chegava a 235 km/h, e opções de teto targa e conversível também foram oferecidas, esta última a partir de 1992. Outra revista norte-americana, Car and Driver, manteria o 300ZX por seis anos consecutivos, até 1995, entre seus Ten Best Cars (dez melhores carros). Uma versão de competição venceu em 1994 as provas 24 Horas de Daytona e 12 Horas de Sebring, nos EUA, e ganhou na categoria GTS a mítica 24 Horas de Le Mans, na França

Em 1996, combalido pelo declínio dos esportivos nos Estados Unidos, o 300ZX deixava de ser vendido no país, embora permanecendo em outros mercados. No ano seguinte a Nissan começava estudos de um novo Z para o terceiro milênio, mais próximo do conceito do 240Z original. Ele resultaria em dois carros-conceito, apresentados no Salão de Detroit de 1999".

Um Abraço:[drive]


 

Título: Fotos de um Datsun 260z k ando a namorar
Mensagem de: oparidae em 19 de Outubro de 2003, 17:30
:[augen]















:[fixe]
 

Título: Re: Datsun Z series
Mensagem de: CelicaGTI em 30 de Novembro de 2003, 18:32

Datsun 240 Z 1970



2393 cm³
OHC
Carburador SU
110 kW (150 cv) às 6.000rpm - 198 Nm 4400rpm
4130x1630x1280 mm
1045 kg
Velocidade Máxima - 205 km/h
8,0sec dos 0 aos 100




Comentários : Estou desejoso que a Chekia entre em pleno na
UE, pelos vistos há lá grandes tesouros escondidos.




 

Edited by: CelicaGTI  at: 30/11/03 19:40
Título: Re: Datsun Z series
Mensagem de: CelicaGTI em 30 de Novembro de 2003, 19:28

Datsun 260 Z, Japonsko 1977



2565 cm³
OHC
Carburador SU
93 kW (126 cv) às 5000rpm - 193 Nm às 3500rpm
4115x1630x1285 mm
1160 kg
Velocidade Máxima 205 km/h
10,7 s dos 0 aos 100



Comentários: Estes Checos tem muito bom gosto.




 

Edited by: CelicaGTI  at: 30/11/03 19:41
Título: Re: Datsun Z series
Mensagem de: nunoturbo em 18 de Dezembro de 2003, 17:28


1969 DATSUN 240 Z  
 
MOTORIZAÇÃO
Motor: 2.4, 6 cilindros em linha, 12 válvulas (2 por cilindro), dois carburadores, gasolina
Cilindrada: 2.393 cm³
Potência: 161 cv a 5.600 rpm
Potência Específica: 67,1 cv/litro
Torque: 20,2 kgfm a 4.400 rpm

CARROCERIA

Comprimento: 4.140 mm
Peso: 1.025 kg
Largura: 1.626 mm
Porta-Malas: Não disponível
Altura: 1.283 mm
Tração: Traseira
Freios: Discos sólidos na dianteira e tambor na traseira Câmbio: Manual de 5 marchas
DESEMPENHO
Velocidade Máxima: 201 km/h
Aceleração: 8,3 segundos
 
 
 
 

The older I get, the faster I was...

Edited by: nunoturbo at: 18/12/03 11:29
Título: participação no bruce almighty
Mensagem de: oparidae em 11 de Maio de 2004, 02:04
participação no bruce almighty de um belo exemplar de um datsun 240z (posteriormente danificado no filme)

um pequeno 'catch'




 

Título: Re: Datsun Z series
Mensagem de: Nuno toyotista em 29 de Setembro de 2004, 22:25

Título: Re: Datsun Z series
Mensagem de: Cortina Team em 21 de Outubro de 2004, 23:15
Mais um pouco de história :[upss]



www2.uol.com.br/bestcars/ph/89.htm

Título: Re: Datsun Z series
Mensagem de: MRS em 06 de Janeiro de 2005, 05:57
Isto é aquilo que os japoneses chamam de SUBARASHI KRUMA, o que quer dizer carro fantástico.
Este G nose era de facto magnifico e pena foi que tenham sido fabricados tão poucos.Nos EU ainda se arranjam estas transformações mas originais é que já não.
É lindo de morrer!!!!!!!!!!!!!!!!!
MRS

Título: Re: Datsun Z series
Mensagem de: Kaizen em 06 de Janeiro de 2005, 06:09
Sem duvida, vanguardista mesmo.

  MRS ou peritos em Datsun, a marca na decada de 70 tinha alguma "subsidiária" no que respeita a desporto automóvel e personalizações oficiais da marca?

71 TA22 ST Flat Light - Long term project.
74 TA22 ST
74 KE25 - Tune up project
87 AE86 Levin

Título: Re: Datsun Z series
Mensagem de: jcsantos em 06 de Janeiro de 2005, 06:41
A Nismo é, neste momento, a subsdiária da Nissan responsável por "apimentar", quer a nível estético, quer de motores os modelos da Nissan. Para além de dar apoio a nível desportivo.

A fundação da Nismo remonta a 1984, antes dessa data não tenho conhecimento que houvesse alguma divisão especifica para realizar essas tarefas.

Segundo li recentemente, a Nismo vai-se tornar numa espécie de AMG para a Nissan, com uma família de modelos próprios. Já vi rumores que o primeiro modelo a ser lançado na Europa seria um Nissan Micra Nismo. Será verdade???

Para além da Nismo, existe ainda a Autech, que é a empresa da Nissan responsável por fazer modelos especiais, por exemplo Micra's com frentes a relembrar os anos cinquenta, modelos especiais para pessoas com defeciência, carroçarias para os veículos comerciais, etc. Mas esta empresa não mexe nos motores, essa parte é deixada exclusivamente para a Nismo.

Título: Re: Datsun Z series
Mensagem de: MRS em 07 de Janeiro de 2005, 06:28
Bem este capitulo dava para um romance.
De facto, talvez a Nismo, com este nome e juridicamente formada tenha começado em 1984,mas muito antes disso já havia Motorsport Division.Basta dizer que os ralis em que o 240Z entrou nos anos 70 já eram sob a alçada da Nismo embora com outro nome.Estive várias vezes na sede da Nismo o chamado, Nissan Sports Corner, em Tokio-arrabaldes-onde ia buscar peças para os carros da Nismo que ficavam em Portugal e foram guiados pelo Santinho Mendes-Violets,240RS etc- e mais tarde para peças para as pick-up do team Trident Nissan,pois era responsavel pelo team.
Desde o Presidente-Yasuharu Namba-o tal que entrou no rali da Austrália nos anos 60 para ai com um 311 e cuja foto vem em todos os livros sobre o envolvimento da Nissan no desporto automóvel-até ao mais conhecido Takashi Wakabayashi,que esteve várias vezes em Portugal para os Tap ,conheci muita gente e fiz alguns amigos que não vejo há muitos anos.
De facto actualmente a Nismo tende a funcionar como a AMG para a Mercedes e o actual Presidente-Ogushi-foi até há pouco tempo Presidente da Nissan França e viveu quase sempre em França, pois o pai foi Embaixador do Japão em Paris.
Numa das várias idas à custa dos amigos lá ia para as àreas reservadas ver os Skyline do campeonato japonês e os carros de Le Mans.Tenho algumas fotos mas scanner é que não.
Havia uma pequena nuance nos anos antigos; é que algumas pessoas trabalhavam no Advanced Vehicle Design Dept.que funcionava numa fábrica,mas trabalhavam para a competição,como era o caso do Waka.Fotos destes tipos abundam nos livros sobre os Z e o Motorsport da Nissan.
O resto fica para a próxima.
MRS

Título: Re: Datsun Z series
Mensagem de: kombota em 19 de Março de 2005, 05:24


zhome.com

cumps:[fixe]    

Edited by: kombota at: 18/3/05 23:36
Título: Re: Datsun Z series
Mensagem de: kombota em 14 de Novembro de 2005, 03:32





Cumps:[fixe]  

Título: Re: Datsun Z series, a verdadeira história!!!
Mensagem de: rventura em 06 de Janeiro de 2006, 22:44
:evil  www.datsunhistory.com/Roadsterstory.html :evil
 

Título: Re: Datsun Z series, a verdadeira história!!!
Mensagem de: CelicaGTI em 24 de Março de 2006, 18:23

Participação de um de 1973 no Campeonato GT do Japão, alcunhado de monstro.



Artigo de 1 de Janeiro de 1972 no Auto Journal françês:
















Competição em França:

1970, 7º Lugar, piloto RAUNO ALTONEN e co-piloto PAUL EASTER



5º et 10º, rally de MONTE CARLO 1971
1ª vitória no EST AFRICAN SAFARY RALLY 1971, Piloto EDGAR HERRMAN e co-piloto HANS SCHULLER


3º no rally de MONTE CARLO 1972, Piloto RAUNO ALTONEN co-piloto JEAN TODT(o próprio)



Tour da CORSEGA en 1973


Miniaturas de EST AFRICAN SAFARY RALLY 1971 de HERRMAN e SCHULLER, e da direita, MONTE CARLO 1972 de ALTONEN e TODT


Em 1971 com o sucesso monstruoso do 240Z com a alcunha de "Corvete Japonês", forma importados 37000 exemplares para a América do Norte, contra 900 para a Austrália e 82000 exemplares para a Europa.
Um dos grandes culpados deste sucesso sem precedente foi sem dúvida as competições nos EUA com a famosa equipa "BOB SHARP RACING" e no qual pertencia como piloto official o actor Paul Newman que pilotou desde o 240Z até ao 300ZX bi turbo com importantes vitórias no Campeonato Americano SCCA (Sport Car Club of América) e mais tarde no campeonato IMSA inclusivé com uma vitória final. Também ganharam na corrida "24 horas de DAYTONA" em 1994.

1970 240z BOB SHARP RACING



Fim dos anos 70 e início de 80, DATSUN 280zx SCCA e a versão IMSA






Fim dos anos 80, início de 90 300zx bi turbo Z32 IMSA





Continua...


 



Novo endereço AJA - www.AmigosJaponesesAntigos.com

Edited by: CelicaGTI  at: 24/3/06 12:27
Título: Re: Datsun Z series, a verdadeira história!!!
Mensagem de: kombota em 22 de Abril de 2006, 20:54
Datsun 240Z (em francês)

Cumps:[fixe]  

Título: Anúncio televisivo do 240 Z
Mensagem de: nunoturbo em 07 de Maio de 2006, 21:09
Anúncio televisivo do 240 Z

Anuncio 240 Z



www.amigosjaponesesantigos.com
 

Título: Re: Anúncio televisivo do 240 Z
Mensagem de: blardY em 11 de Junho de 2006, 03:03
With 160Z style :[oba]

'77 280 "Zap"
Saiu na América esta versão atenção..



Título: Re: Anúncio televisivo do 240 Z
Mensagem de: kombota em 08 de Julho de 2006, 17:29


Imagens e Brochuras

Cumps:[fixe]  

Título: Re: Anúncio televisivo do 240 Z
Mensagem de: kombota em 05 de Setembro de 2006, 21:41



When you think of Japanese sports cars, you may think of the Supra, the NSX, or the 3000GT. They're all high-powered cars of remarkable power and (generally) amazing build quality. They're luxurious, they go quickly, and they'll last longer than any domestic car put against them. And they all owe their heritage to the Datsun 240Z, the first real Japanese sports car sold in the US—a car which shares almost nothing with its modern-day brothers. The 240Z is cheap and underpowered, and the fenders will rust right off if you forget to dry it after a car wash.

Nissan (then Datsun) started selling the 240Z in America in 1969—and America in 1969 was dominated by large brutish cars with hilariously large engines and little else. The 240Z wasn't positioned directly against cars like the Mustang or the Camaro, however—it competed directly against the British imports of the time: the MGs and the Triumphs. To this end, it performed quite well: the straight-6 in the 240Z was on-par with its British rivals and its light weight (around 2400lbs) was also fairly similarly classed. It also undercut the price on most (not all) of the UKian makes by a significant margin, which was good enough to move a significant number of units.

The Z line was sold in various forms for 30 years (until 1999) when it took a quick nap and got going again in 2003 with the 350Z model. The spirit of the original 240Z didn't survive intact from the beginning all the way to the end and by the early 1980s, the 280ZX and 300ZX models had become heavy and bloated touring cars instead of the spry boy-racer type launched in 1969.

Collectability: Good, for early models. Buy one rust-free and never feel bad giving it a good flogging.

(+) It's the first of the Japanese sports cars. Exotics like the Toyota 2000GT aside, the 240Z really was the beginning of the bona-fide Japanese sports car industry. Nearly every fast car from Toyota, Honda, Nissan, or Mitsubishi has a bit of the 240Z in its past.

(+) It's a really tidy car. Even compared with the cars American designers produced during their renaissance in the late 1960s, the 240Z is still a really great-looking car. The early models, in particular, are among the most handsome mid/small sports cars ever made.

(+) It's got a very colorful race history. 240Zs have been tossed in almost nearly every form of racing imaginable—from professional road courses to endurance racing to amateur rallies.

(+) It's not an uptight British sports car. This goes both in the sense that the 240Z is a fairly solid and durable little car, as well as the sense that it's a car that comes entirely without pretension. While it would be a sin to repaint a vintage Austin-Healey in anything other than an original factory color, you'd probably win an award for putting all sorts of crazy stripes on a 240Z. It's not a museum piece—it's a car.

(-) The rust. Oh, the rust. In the same way that I bemoan the Triumphs for their electrics and the Chevelles for their, well, everything, I bemoan the 240Z for its horrific rust problem. These cars are notorious for falling apart anywhere outside the high deserts of the southwest, to the point that finding a copy that isn't already holier than the Pope is often cause for a celebration.

(-) They forgot about the insides. Well, that's not strictly true, but the dashboard is made out of a type of plastic which cracks when you leave it out past 10am and the seating position is really cramped if you're taller than 5'8". All of the 240Zs are 2-seaters which means that unless you've got friends willing to lie down under the hatchback, you'll only ever be driving around with one other person.

Expect to pay: $3,000 for a 1973 240Z with some rust, or $10,000+ for a 1970 without holes that didn't come from the factory.

What to look for:

1970 models are worth the most due to their relative rarity and the simplicity of the bodies. Later models are saddled with chrome and bigger bumpers and thus aren't quite as collectible.

No rust. Really. The whole underbody is prone to serious rust, so it's worth a really good inspection. Rarely is the rust isolated to easily replacable body panels, so expect to spend a lot of time and money patching up holes if you buy a rusted car.

Uncracked dashboards are fairly costly and are worth a premium of at least $300.

Modifications galore! Pretty much anything goes—even a transplanted blown small-block Chevy V8...if it runs. The 240Z is fairly unique in the sense that most bodykits don't usually make it look like total crap.

Cumps:[fixe]

 

Título: Re: Anúncio televisivo do 240 Z
Mensagem de: kombota em 18 de Setembro de 2006, 16:55


Restantes Brochuras

Cumps:[fixe]  

Título: Re: Anúncio televisivo do 240 Z
Mensagem de: DevilZek em 16 de Dezembro de 2006, 23:13
algo que  pode dar jeito!




se alguem quiser o tamanho do jpg original aqui o link :

http://i63.photobucket.com/albums/h123/sk8erdesign/280Z_colours-1.jpg

Título: Re: participação no bruce almighty
Mensagem de: Cortina Team em 22 de Março de 2007, 16:51
zhome.com/History/USRoadTest/USTestDriveZ.htm

 

Título: Fotos - Pormenores
Mensagem de: kombota em 21 de Maio de 2007, 17:04






















Cumps:[fixe]  

Título: Re: Fotos - Pormenores
Mensagem de: kombota em 03 de Julho de 2007, 21:20
www.youtube.com/watch?v=6NlkHMF0FMk&mode=related&search=

Conheciam esta série baseada neste modelo?

Cumps:[fixe]  

Título: Re: Fotos - Pormenores
Mensagem de: kombota em 20 de Agosto de 2007, 19:27
Link


Cumps:[fixe]
 

Título: Por FilipeA
Mensagem de: kombota em 21 de Agosto de 2007, 21:55
Boas

Os trabalhos no 240z tem sido poucos, pois nestes periodos de férias, é complicado continuar o mesmo ritmo. Entretanto vou falar acerca dos extras do 240z!

OS EXTRAS DO 240Z!!!

Os extras "opcionais" para o 240z não eram iguais em todos os mercados e alguns desses extras eram incluídos de série e eram propostos diferenciadamente para cada tipo de mercado, Europa, América e Japão.
Antes de começar a explicar todo este esquema de opções, convém primeiro identificar os extras propostos pela marca para o modelo.

A NIVEL EXTERIOR

- Jantes em magnésio;:[upss]        

As jantes em magnésio iguais a todos os 240z importados pelo Entreposto Comercial, eram na época um extra que só estava disponivel para o mercado interno (Japão), mas pelos vistos dadas as boas relações entre Japão e Portugal, tendo probavelmente como objectivo o mercado em Africa, o entreposto terá pedido para o nosso mercado o 240z "full extras" e assim estas ficaram disponiveis para o nosso pais!
Talvez o nosso amigo MRS poderá explicar melhor esta situação que agora descoberta, alguns livros teriam que ser re-escritos! :p        

- Cobertura das ópticas em acrílico (opção todos os mercados, inclusive em carros corrida):[upss]        






Todos os mercados tinham disponiveis estas coberturas das opticas em acrilico, que foram usadas em bastantes carros de corrida.
Só conheço um 240z em Portugal que tem estas coberturas colocadas e foram pedidas aquando a encomenda do carro.
Estavam disponiveis até há bem pouco tempo na Nissan EUA!

www.courtesyparts.com/Merchant2/merchant.mvc?Screen=PROD&Product_Code=63900-E4126&Category_Code=s30_nismo_z-lens-covers

- Tejadilho em vinil, cor preto; :[upss]        


(microficha )



O tejadilho em vinil estava também disponivel embora, penso que em Portugal nunca tivesse existido, mesmo nos EUA é uma visão rara. Na foto do 240z branco, tinham acabado de retirar o vinil.

- Aileron dianteiro :[upss]        



-  Aileron traseiro :[upss]        



Todos os 240z europeus e não só tinham de série este extra, mas o mercado americano, tinha disponivel como opção.

- Autocolantes com inscrição 240z:[upss]    



Estes autocolantes estavem disponiveis de origem, (ver microficha acima)


A NIVEL INTERIOR


- Ar Condicionado;

Alguns 240z nacionais tem este extra, que na época já devia ser um luxo.
Tenho em casa um jornal, em que tem uma reportagem sobre o 240z VS 350z, e o 240z é propriedade de José Megre e este tem ar condicionado!
Este kit ainda se encontra disponivel para venda na Nissan EUA!

www.courtesyparts.com/Merchant2/merchant.mvc?Screen=PROD&Store_Code=CP&Product_Code=240Z-AC

- Comutador dos piscas com botão de luzes máximos (sinal de luzes);



Embora na Europa, todos os 240z tenham este tipo de comutador de piscas com botão de luzes máximos, este não estava disponivel nos EUA.

- Opção de escolha cor interior em branco, camel, vermelho e azul;



Em Portugal e penso que em quase toda a Europa, a cor do interior disponivel era o preto, mas nos EUA, as cores eram variadas e estavem disponiveis de acordo com as cores exteriores.


A NIVEL MECANICO

Todos os 240z da Europa e Japão tinham de série caixa com 5 velocidades, enquanto que no mercado americano só estava disponivel com caixa de 4 velocidades e em opção caixa automática!


Filipe A

Edited by: kombota at: 21/8/07 16:00
Título: Video
Mensagem de: kombota em 07 de Dezembro de 2007, 02:59
240Z

Cumps:[fixe]  

Título: Re: DATSUN - Z (S30) 1970-?
Mensagem de: nunoturbo em 06 de Setembro de 2009, 16:52
(http://ll.speedhunters.com/u/f/eagames/NFS/speedhunters.com/Images/Mike%20Garrett/1June/idlers/two2.jpg)

(http://assets.speedhunters.com/u/f/eagames/NFS/speedhunters.com/Images/Mike%20Garrett/Jada/gworks6.jpg)
Título: Re: DATSUN - Z (S30) 1970-?
Mensagem de: nunoturbo em 25 de Novembro de 2009, 17:00
(http://ll.speedhunters.com/u/f/eagames/NFS/speedhunters.com/Images/Linhbergh%20Nguyen/Features/rat_240z/IMG_2870.jpg)
Título: Re: DATSUN - Z (S30) 1970-?
Mensagem de: nunoturbo em 26 de Novembro de 2009, 14:05
(http://ll.speedhunters.com/u/f/eagames/NFS/speedhunters.com/Images/Jacco%20Willemsen/Nurburgring/DSC010761.JPG)

CitaçãoNissan also didn't forget about its heritage -this Datsun 240Z was on the other side of the showroom. It was in pristine condition even down to its tires.
Título: Re: DATSUN - Z (S30) 1970-?
Mensagem de: nunoturbo em 27 de Novembro de 2009, 11:30
(http://ll.speedhunters.com/u/f/eagames/NFS/speedhunters.com/Images/Mike%20Garrett/1Sept/snap/mrk.jpg)

(Sept.15) in Japan, Mr. Yutaka Katayama - better known as "Mr.K" will be celebrating his 100th birthday. Nissan enthusiasts should immediately recognize the name, but if you don't, Mr. K is the man responsible for both bringing the Nissan brand to the United States, and for the creation of iconic Nissan/Datsun cars like the original 240Z.
Título: Re: DATSUN - Z (S30) 1970-?
Mensagem de: kombota em 06 de Novembro de 2013, 13:42
240Z da Polícia Municipal de Tokyo...

"Datsun 240Z pursuit cars as used by the Tokyo Municapal Police Department.

(http://zhome.com/History/Images/432PoliceCarsSm.jpg)

he Following Is As Published In Road & Track:
An optional engine is now available for this car in Japan with three double choke side draught carburetors. Due to development costs, it is not intended to offer this unit for the American market, largely due to the limited demand expected for it and also the prohibitive costs of de-smogging it for U.S. requirements. If any of our readers expect to be motoring swifty in Japan, The Tokyo Metropolitan Police Force are being equipped with these cars.....

For those readers who are patiently waiting delivery of their 240Z's, good news. Production has been stepped up considerably too cope with the exceptional demand for the cars. Datsun frankly admit to having underestimated the unprecedented demand for the automobile.

Three Carburetor twin overhead cam. Datsun Z engine rated at 160H.P. (Japan Rating).

(http://zhome.com/History/Images/432PoliceEngSm.jpg)
Título: Re: DATSUN - Z (S30) 1970-?
Mensagem de: Datsunbat em 26 de Dezembro de 2013, 17:18
Uma das conversões mais realizados nos USA por quem queria um Z mais "americanizado"...240z Scarab

Este kit tinha um potente Motor V8 da Chevrolet que debitava perto de 450hp...

(http://img12.imageshack.us/img12/8481/cyea.jpg)

(http://img28.imageshack.us/img28/2568/rt7c.jpg)
Título: Re: DATSUN - Z (S30) 1970-?
Mensagem de: Datsunbat em 26 de Dezembro de 2013, 17:22
(http://imageshack.us/a/img62/2240/7q4d.jpg)


Aqui o Hélder Valente no Rally de Castelo Branco.
O GA ainda estava a evoluir...aqui em gr2


(http://imageshack.us/a/img843/6521/4aob.jpg)
Título: Re: DATSUN - Z (S30) 1970-?
Mensagem de: Datsunbat em 08 de Dezembro de 2015, 12:29
Aqui fica mais uma dica para os amantes do 240Z


(http://s3.postimg.org/eedw19g1f/cores_Datsun_z.jpg)