AJA - Amigos dos Japoneses Antigos

Área pública => Galeria de Modelos => Tópico começado por: Kaizen em 06 de Novembro de 2003, 02:21

Título: TOYOTA - Starlet (P6) 1978-1984
Mensagem de: Kaizen em 06 de Novembro de 2003, 02:21
A geração P6 do Starlet entrou entrou em 1978 com as versões KP60, distingue-se dos P6 posteriores principalmente pelas ópticas redondas.





Nesta primeira versão de comercialização, os motores eram normalmente os 2K de 1000cc.

Toyota Starlet
Chassis: KP60, KP61 e KP62
Motores: 2K (1000), 3K (1200) e 4K (1300)
4 cilindros em linha com válvulas á cabeça
As versões "S" portuguesas têm caixa de 5 velocidades.


Motor 2K
Cilindrada: 993cc
Potência DIN: 47cv@5800rpms
Binário DIN: 6,7@3800

Taxa de compressão: 9.0:1
Diametro vs curso: 72 vs 61

Caixa: K40 de 4 velocidades

Motor 4K
Cilindrada: 1290cc
Potência (DIN): 65cv@5400rpms
Binário(DIN): 10@3600

Diametro vs Curso: 75 X 73mm
Taxa de compressão: 9,5:1
1 carburador duplo

Velocidade máxima: 150km\h
Aceleração 0-100km\h: 13.5

Starlet KP61 e KP62 montavam o motor 4K, que é a evolução do 3K montado habitualmente nos Corollas 1200 KE1*, KE2* e KE3* mas também em alguns Starlet. Neste caso, existe um emblema especifico na tampa da mala com a sigla "1.2".









Furação das jantes: 4X114.3
Depósito de combustível: 40litros



Suspensão da frente: Independetes tipo McPherson com molas helicoidais
Suspensão atrás: Eixo rígido, molas helicoidais com barras de forças e amortecedores telescópicos a gás

Direcção: Cremalheira/Pinhão, 3.1 voltas total. 18,5:1 esferas recirculantes

Distância entre eixos: 2300mm
Distância entre rodas frt: 1290mm
Distância entre rodas tr:  1275mm


Peso: KP60 - Entre 710 da versão 1.0 com caixa de 4 velocidades e 720kg com caixa de 5 velocidades.
         KP61 - Entre 740 da versão 1.0 com caixa de 4 velocidades e 765kg da versão 1.3 com caixa de 5 velocidades.

Distribuição de pesos: 55% á frente e 45% atrás.





Dimensões:

Comprimento: 3680
Largura: 1525
Altura: 1380


O Starlet foi um daqueles carros que se pode dizer que "Nasceu para correr"



Travões: Bomba de duplo circuito com servo-freio
Discos á frente e tambores atrás
Pneus: KP60 - 155R12
          KP61 e KP62 - Versão 1.0 145R13
          KP61 e KP62 - Versão 1.3 165R13




 


 

Edited by: Umtali at: 7/10/07 17:47
Título: Belas fotos
Mensagem de: nunoturbo em 10 de Agosto de 2004, 21:34












 



Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Edited by: nunoturbo at: 10/8/04 15:46
Título: Vencedor trofeu starlet
Mensagem de: nunoturbo em 10 de Agosto de 2004, 22:03
Manuel Fernandes



Palmarés:
  1º lugar no Campeonato Nacional de Promoção 1977
  1º lugar no Campeonato Nacional de Velocidade 1982
  1º lugar no Troféu Toyota Starlet 1983
  1º lugar no Campeonato Nacional de Velocidade 1985
  1º lugar no Campeonato Nacional de Velocidade 1990
  1º lugar no Campeonato Nacional de Velocidade 1991
  1º lugar no Campeonato Nacional de Velocidade 1992

www.vilauto.com/competicao/pilotos_comp.htm



Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Título: Re: Toyota Starlet P6 - 1978-1984
Mensagem de: CelicaGTI em 16 de Dezembro de 2005, 19:00

Na verdade os nomes dos modelos da Toyota são sempre escritos em padrões de "r" e "i". Um coluna em Japonês no dialecto "Katakana" é "ra", "ri", "ru", "re" e "ro". O "r" é movimento, assim sendo, todas as sílabas que comecem em "i" escrevem-se com o ra, ri, ru, re, e ro.


Todos os nomes da Toyota tem pelo menos um ra, ri, ru, re, ro. Assim:

Starlet = su ta re to


 



Novo endereço AJA - www.AmigosJaponesesAntigos.com

Título: Re: Toyota Starlet P6 - 1978-1984
Mensagem de: Kaizen em 14 de Fevereiro de 2006, 06:22
Existiu também uma versão designada por SI , estas versões montavam injecção electrónica (EFI). Este sistema tinha sido apresentado em 1975 no Celica, Carina e Corona.

Estas fotos são de um Starlet pertença de IrishKP61






Novo endereço AJA - www.AmigosJaponesesAntigos.com

Título: Re: Toyota Starlet P6 - 1978-1984
Mensagem de: CelicaGTI em 24 de Março de 2006, 18:23

Mais fotos:










 



Novo endereço AJA - www.AmigosJaponesesAntigos.com

Edited by: Rviper  at: 2/4/06 14:26
Título: Re: Toyota Starlet P6 - 1978-1984
Mensagem de: CelicaGTI em 24 de Março de 2006, 17:45


Originalidades:








Reparem no Autocolante do vidro traseiro!!! O Carro já valia pelo Autocolante :lol


Só posso dizer uma coisa :[praise]


 



Novo endereço AJA - www.AmigosJaponesesAntigos.com

Título: Re: Toyota Starlet P6 - 1978-1984
Mensagem de: CelicaGTI em 02 de Abril de 2006, 06:44


Acho que vou mudar o meu Avatar para este:


Imagem para Wallpaper


Montagem do motor 4K no KP61

Imagem para Wallpaper


A Station Wagon KP61


Encontro dos Ajistas Japoneses :lol  



LIINNDDOO!!!

Imagem para Wallpaper


Gostava de ter a colecção toda :p  
www.ne.jp/asahi/opoyon/kppk/sub73-1.html


Muito interessante :pensador]  
www.ne.jp/asahi/opoyon/kppk/sub73-2.html



 



Novo endereço AJA - www.AmigosJaponesesAntigos.com

Edited by: CelicaGTI  at: 2/4/06 0:03
Título: Re: Engenharias caseiras com sentido teórico...
Mensagem de: 4speed kp61 em 05 de Abril de 2006, 22:18
KP61 1.3S caixa de 5 velocidades



Este é nacional de 82 e dentro em breve será meu (espero q tudo corra bem):[burnout]


O interior com o rádio original e aplicações em "aluminio(?)"... o crucifixo é um acessório da época :[yeah]

Título: Por Supra MKIII
Mensagem de: kombota em 18 de Setembro de 2006, 19:40



Quem conhece?

Título: Por BrunoSantos:
Mensagem de: kombota em 18 de Setembro de 2006, 19:41
já agora o DL é sinonimo de Deluxe!?

por acaso é um modelo que acho piada e tenho andado atento aos que passam por mim, e já vi os 1.3S, 1.2S e os DL... no entanto não tive opurtunidade de dissecar o modelo...

fica a questão para os mais conhecedores do modelo...
quais as várias versões existentes e respectivos prós e contras (motor, interiores...)

:[fixe]  

Título: Re: Engenharias caseiras com sentido teórico...
Mensagem de: CelicaGTI em 15 de Abril de 2007, 18:38

Essas designações tinham sempre a haver com o nível de equipamento que traziam e são tantos que cada país tinha uma designação para o seu ora vejam a dos japoneses:




 


Edited by: CelicaGTI  at: 15/4/07 12:46
Título: Re: Por Supra MKIII
Mensagem de: CelicaGTI em 15 de Abril de 2007, 21:34

Alguns exemplos dos modelos originais japoneses de 1979 a 1984, retirados dos catalogos originais:



Algumas brochuras:


Tudo original :[love]  





Pistões de Grande Compressão TRD


Sistema de Ignição Eléctrica TRD











Motor 3K-r original, velho e reconstruído




O famoso e raro motor "HKS 5A-GX TURBO" by Toysport e preparação TRD. É um nada mais, nada menos que o 4AGE + HKS stroker kit + turbo:




Olhem o que eu descobri à venda no Japão:





 


Edited by: CelicaGTI  at: 15/4/07 20:09
Título: Re: Por BrunoSantos:
Mensagem de: CelicaGTI em 16 de Abril de 2007, 02:22
Algumas brochuras:









Já viram um KP61 com jantes do Celica Supra? Pois aí está:
:eek  
KP61 cinzento c/jantes Celicasupra


O relógio original que eu muito desejo num KP61 4K ao contrário :lol
KP61 4K_volante à direita01
KP61 4K_volante à direita02

 


Edited by: CelicaGTI  at: 15/4/07 21:07
Título: Re: Starlet
Mensagem de: kombota em 03 de Agosto de 2007, 19:08


Cumps:[fixe]  

Título: Brochuras
Mensagem de: kombota em 28 de Agosto de 2007, 17:27








Cumps:[fixe]  

Título: Re: TOYOTA - Starlet (P6) 1978-1984
Mensagem de: CelicaGTI em 08 de Março de 2008, 00:58

Grelhas:

MK1




MK2


MK3



 



Sócio AJA Nº18

Edited by: CelicaGTI  at: 11/4/08 23:09
Título: Re: TOYOTA - Starlet (P6) 1978-1984
Mensagem de: CelicaGTI em 26 de Outubro de 2008, 22:58
Starlet = 小福星

Quem me dera estar lá no meio  :'(

http://www.youtube.com/watch?v=_Q_0o3O5ZU4&eurl

"These are the old Starlet Cup cars. 1.3 Liter, 4K upright pushrod engines. dual 45mm side draft carbs, hot cam, dry sump, they make about 160hp at about 9,000 rpm. They can spin higher but no power up there. They use a close ratio TRD starlet syncro trans. No dog box."



Título: Re: TOYOTA - Starlet (P6) 1978-1984
Mensagem de: pearl2574 em 15 de Fevereiro de 2016, 19:54
Alguém me sabe dizer se os KP6x de 3 portas chegaram a ser comercializados em PT? isto é, há possibilidade de haver em PT 3 portas sem  serem importados? Eu tenho ideia que não, mas um amigo está a teimar o contrário e queria ficar com esta dúvida esclarecida.. Obrigado  :thumbsup
Título: Re: TOYOTA - Starlet (P6) 1978-1984
Mensagem de: Vtwin em 15 de Fevereiro de 2016, 20:31
Eu ja vi um á venda á uns anos mas nao me recordo se era nacional ou nao....
Título: Re: TOYOTA - Starlet (P6) 1978-1984
Mensagem de: Brunosantos em 16 de Fevereiro de 2016, 11:12
Sendo Portugal constituído pelo "continente" e pelas "ilhas" e pelo facto de na época existir mais "importadores" além da Salvador Caetano, existem KP6# de 3 portas nacionais, em numero reduzido mas existem.

:thumbsup
Título: Re: TOYOTA - Starlet (P6) 1978-1984
Mensagem de: pearl2574 em 17 de Fevereiro de 2016, 16:04
Obrigado pelo esclarecimento!  :thumbsup
Sabe assim por alto quantos há?
Título: Re: TOYOTA - Starlet (P6) 1978-1984
Mensagem de: Brunosantos em 17 de Fevereiro de 2016, 21:41
Não faço a mínima ideia da quantidade que possa existir, e qualquer numero que lhe possam dar, nunca será certo.

:thumbsup