Toyota: Primeira Marca a Vencer Corrida com modelo hibrido.
A Toyota fez história, no passado fim-de-semana, ao terminar na primeira posição a corrida das 24 horas de Tokashi, com o modelo
Toyota Supra Hybrid Race Car (HV-R).
É a primeira vez que na história do automóvel um veículo híbrido vence uma competição automóvel.
O piloto português André Couto, piloto oficial da equipa Toyota SARD contribui para este grande feito da marca.
O sucesso do modelo Toyota SUPRA HV-R nas 24 horas de Tokashi segue-se à estreia da marca, no ano passado, com a classificação do Lexus GS 450h na 17ª posição da geral, tendo inaugurado a participação de um modelo híbrido na competição automóvel.
Ao apostar no sistema híbridos na competição, os engenheiros da Toyota esperam desenvolver e apurar os sistemas híbridos de forma a torná-los mais leves e eficientes, equiparados ao que é utilizado no primeiro veículo híbrido de produção em série, o Toyota Prius. Sendo apenas o segundo ano de competição híbrida, a Toyota utilizou os dados adquiridos na corrida do ano passado para desenvolver uma unidade própria de competição que eleva ao limite as performances deste sistema amigo do ambiente.
O modelo de competição Supra HV-R foi baseado no reputado Toyota Supra GT utilizado no Campeonato SUPER GT Japonês, o qual foi transformado para acomodar todos os equipamentos do sistema híbrido. Para melhorar a regeneração de energia e obter uma maior eficiência durante a corrida, foram incorporadas duas tecnologias distintas.
1. Três motores eléctricos
Foi aplicado um sistema de regeneração/transmissão de energia às quatro rodas com a adopção de motores eléctricos em cada uma das rodas da frente, e um motor eléctrico de 150 kW no eixo traseiro. Graças a este sistema, a regeneração de energia com três motores/geradores proporcionou a recuperação de grandes quantidades de energia durante as rápidas desacelerações, resultante das travagens a elevadas velocidades.
2. Condensadores desenvolvidos especialmente para a competição
No sentido de melhor rentabilizar a energia de pico envolvida durante a rápida desaceleração e aceleração, um sistema de condensadores rápidos foi aplicado em substituição das baterias normais recarregáveis.
Especificações do Toyota Supra HV-R Nome do Veiculo Denso Toyota Supra HV-R
Classe
GT/TP1
Motor
Modificado (Super GT versão do motor 3UZ-FE)
Cilindrada
4,480cm3
Limitador de admissão
29.6mm
Potencia máx.
480 cv pico às 6.800rpm
Binário máx.
510 Nm às 5.600rpm
Motor eléctrico
Motor da frente: 10kW x 2 (em cada roda)
Motor traseiro: 150kW
Peso do veiculo
1.080 kg
Nome da Equipa TOYOTA Team SARD
Pilotos André Couto (Portugal)Katsuyuki Hiranaka (Japão)
Akira Lida (Japão)
Tatsuya Kataoka (Japão)
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Agora é só trocar o motor do GT-One (carro de Le Mans) por este!
Não é bem só trocar o motor, o GTOne tinha 600Cv :P, mas a Toyota já voltou a testar o GTOne de 1999 em França, parece que LeMans vai ter de novo a visita da Toyota um dia destes.
Agora faltam umas fotozitas do Supra HR-V e dizer que para além de ter ganho também conseguiu a pole-position e liderou durante toda a prova.
Quote:
UPDATE 3: With 2 hours to go, the Supra HV-R has expanded its lead. it is now 17 laps up on the second- and third-place cars.
Se o meu inglês anda bem, o que entendi daqui foi que deram 17 voltas de avanço ao 2º e 3º classificados
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