HONDA ACCORD 2004
Desde o seu aparecimento em 1976 com o motor de 4 cilindros em linha, 1.6cc debitando 68cv com a sua versão mais popular "Hatchback" a encontrar o êxito, que a indústria automóvel não foi a mesma, e para isso está a prova nos EUA em que a batalha de vendas com mais sucesso em todo o mundo é precisamente entre o Honda Accord e o Toyota Camry. Este último conseguiu nos últimos 4 anos arrecadar o recorde de vendas. Todavia quando o cidadão comum americano é confrontado com a questão - "Qual o carro que mais gosta?" a resposta recai para o Accord. Então, o que há de diferente? O modelo antigo era unânime no seu estilo e cabia que nem uma luva no estilo e qualidade de vida japonês.
Com um quase perfeito Top Speed, uma economia de combustível considerável e uma excelente relação Dimensão/Potência do motor confere-lhe um coeficiente de 0.26 que não está ao alcance de todos os veículos desta gama.
O aumento de dimensões, relativamente à anterior geração, é algo que salta à vista desarmada, bem como os consequentes benefícios que daí se extraem na qualidade de vida a bordo. Uma sensação que se tem sentado ao volante: o comando da caixa está bem colocado, e a posição de condução é muito boa, com uma distância que se diria quase perfeita para o posicionamento das pernas. E que se confirma nos bancos traseiros, onde quase se podem esticar as pernas sem bater nas costas dos assentos da frente.
Para contrariar um pouco o Pedro o Honda Accord é construído no Japão e é o mesmo modelo produzido para a Europa com 3 motorizações. No nosso mercado estarão disponíveis 3 especificações, o de 2.0l Sport, TwinCam debita 155cv/6000rpm, o de 2.2l CDTi Diesel com 140cv/4000rpm e um motor 2.4l que debita 190cv às 6800rpm. Os dois motores a gasolina tem a tecnologia combinada entre o VTEC (variable valve timing and lift electronic control) e o VTC (variable timing control) e estão ambos de acordo com as exigências EU2005. Nos EUA o modelo é completamente diferente e tem a designação de Accura TSX. Em quase todos os países Europeus haverá uma versão mais musculada com o 2.4l Type S com caixa de 6vel.
Modelo Americano Honda Accord Este novo Restyling do Accord teve a proeza de posicionar a sua gama aos limites criando aos restantes concorrentes como o Saab 9-3, o Alfa Romeo 156 ou o Audi A4 e o Lexus IS200 um novo desafio de melhorar cada vez mais, saindo daqui uma clara e óbvia melhoria para os consumidores das gamas Média e Média-Alta
Versões Preços e Equipamentos respectivos:
2.0 Sport/Motor 5AT 155cv - 39.475,00 € Airbags para condutor e passageiro; Airbags laterais; Airbags de cortina; ABS com EBD; Direcção assistida; Ar condicionado automático com regulação independente; Rádio leitor de CD; Vidros eléctricos; Jantes em liga leve; Cruise control; Sensor de chuva; Volante em pele; Comandos do rádio no volante; Estofos em pele e tecido.
2.4 Executive/Motor 5AT 190cv - 32.205,00 €Airbags para condutor e passageiro; Airbags laterais; Airbags de cortina; ABS com EBD; Direcção assistida; Ar condicionado automático com regulação independente; Rádio leitor de CD; Vidros eléctricos; Jantes em liga leve; Cruise control; Sensor de chuva; Estofos em pele; Volante em pele; Comandos do rádio no volante; Faróis de Xenon; Tecto de abrir eléctrico; Bancos aquecidos com regulação eléctrica.
2.2 i-CTDi EXECUTIVE 140cv - 38.000,00 € Airbags para condutor e passageiro; Airbags laterais; Airbags de cortina; ABS com EBD; Direcção assistida; Ar condicionado automático com regulação independente; Rádio leitor de CD; Vidros eléctricos; Jantes em liga leve; Cruise control; Sensor de chuva; Estofos em pele; Volante em pele; Comandos do rádio no volante; Faróis de Xenon; Tecto de abrir eléctrico; Bancos aquecidos com regulação eléctrica; Sistema de estabilidade automática VSA
2.2 i-CTDi SPORT 140cv - 35.400,00 € Airbags para condutor e passageiro; Airbags laterais; Airbags de cortina; ABS com EBD; Direcção assistida; Ar condicionado automático com regulação independente; Rádio leitor de CD; Vidros eléctricos; Jantes em liga leve; Cruise control; Sensor de chuva; Volante em pele; Comandos do rádio no volante; Estofos em pele e tecido; Sistema de estabilidade automática VSA.
Após a recepção mais que esperada dos resultados do NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) com 5 estrelas no teste de Choque Frontal a Honda com este modelo recebe nada mais nada menos que 7 prémios a ver:
- AAA and Parents magazine Honor Accord as a "Best Car for Families";
- IntelliChoice® Best Overall Value for a Midsize Over $21,000;
- Accord Wins ALG's Residual Value Award;
- Motor Trend magazine's "King of the Road Trip";
- Kelley Blue Book Names Accord a "Top Value Retainer";
- Accord—Car and Driver "10Best" 2004;
- Top Honors in the Edmunds.com Family Sedan Comparison Test
Honda Accord CoupeEste Accord Americano até é Girinho - Safa-se!
Voltando ao modelo que nos trouxe hoje aqui:
Algumas designações Japonesas:
24TL Sports Package24S24T20EL20AOs duas últimas versões poderão ter a opção de 4WD
CONTINUA...
AJA na I Automobilia Ibérica da Moita 20 e 21 de Novembro de 2004
Edited by: CelicaGTI at: 1/11/04 2:41
Ainda só vi o 2º update mas gostei. O motor diesel é mesmo o cavalo de batalha, até porque é o mais barato. Na anterior geração existia um 1.6 e o mais comum entre os Accords o 1.8
Talvez falte uma motorização 1.6 ou 1.8, mas se calhar a Honda está a reposicionar-se a nivel de mercado! Engraçado constatar o 2.0 de 155, será que a Honda tem um modelo sub-motorizado? Não creio, deve ter um binário forte e linear mesmo ao gosto da faixa etárias pós-40 ("faixa" é no geral...
)
O Accord dos states tem uma coisa de bom: Não é vendido cá
Estou curioso para ver se sai um Accord Type-R 2.2 240cv atmosférico
Entretanto já soube aí de uma versão Made in distrito do Porto by concessionário Honda que é o Honda Accord I-CTDI
R 2.2 de 177cv
AJA na automobilia do Hacets - 20 e 21 de Novembro @ Moita
Grande grande tópico! Parabéns João e continua...
Grande carro também!
Quote:
Estou curioso para ver se sai um Accord Type-R 2.2 240cv atmosférico
Rui, o que tu queres dizer deve ser 2.0 240cv...
Não fazia sentido pegarem no bloco 2.2 do antigo accord e prelude se já têm o motor do S2000 desenvolvido!
E pelos vistos foi o que fizeram. Só não tem 240 cv porque, talvez com a necessidade de adaptarem o motor ao peso e aerodinamica do carro, tivessem aumentado a curva de binário diminuindo a potencia, tudo isto alterando só os mapas de injecção!h
Pedro Leal
PedroXXL, o motor do Accord Euro-R não é derivado do motor do S2000 (F20C), mas sim do CTR2 e ITR2 (K20A).
O motor do S2000 é desenhado para ser montado na longitudinal num carro leve, não para estar na tranversal a puxar um carro pesado como o Accord.
Em termos de binário era preferível o antigo 2.2, mas penso que optaram pelo K20A para reduzir custos.
No entanto as reviews japoneses que tenho visto gabam o Accord Euro-R como tendo um grande potencial tuning para pista (duplos triângulos sobrepostos às 4 rodas...).
A Spoon preferiu inclusive o Accord ao Integra como base para o seu novo carro de turismos:
Edited by: KoRn vIruZ at: 1/11/04 19:56
Deves ter razão...
Eu desconhecia o CTR2! Quer dizer que o civic já é 2.000cc ?
É que eu pensei que fosse 1.800cc.
Mas é como te digo, desconhecia o CTR2...
Pedro Leal
Para ajudar deixo aqui os Civics e Integras Type R, 1 e 2.
Carro, ano de comercialização, Mercados onde está/estava disponível
ITR1, >1995, JDM, EDM e USDMMotor B18C5 1.8 190cv
Nota: As versões americana e europeia tinham uma frente diferente, com 4 faróis separados. A versão japonesa tem mais 10 cv que as outras (no total de 200).
CTR1, >1998, JDMMotor B16B 1.6 185 cv
ITR2, >2001, JDMMotor K20A 220 cv
CTR2, >2001, JDM e EDMMotor K20A 2.0 200 cv
Nota: Versão JDM tem afinações mais duras na suspensão, LSD e mais 15 cv (215 no total).
LegendaJDM - Japanese Domestic Market
EDM - European Domestic Market
USDM - United States Domestic Market
Edited by: KoRn vIruZ at: 3/11/04 0:22
OK! Afinal eu não conhecia era o CTR1
E estava convencido que o CTR2 tinha o mesmo motor do ITR1!
Agora sim, estou esclarecido!
Obrigado Korn_Viruz!
Pedro Leal
Parabéns pelo Tópico; Está muito bem documentado; Confirmou que o Accord é mesmo um Grande, Grande, Carro. Além de Bonito, tem outros grandes predicados! Exxxcelente!!! Estou ansioso pela continuação do tópico.