AJA - Amigos dos Japoneses Antigos

Área pública => Actualidade automóvel Japonesa - indústria e desporto => Tópico começado por: CelicaGTI em 19 de Setembro de 2003, 03:51

Título: Toyota Prius - A Surpresa das Surpresas
Mensagem de: CelicaGTI em 19 de Setembro de 2003, 03:51

Novo Prius supera expectativas


O volume de encomendas da segunda geração do Prius no mercado japonês superou largamente as expectativas da Toyota


A Toyota anunciou hoje que as encomendas para a nova geração Prius atingiram as 11 mil unidades nas primeiras duas semanas de comercialização no Japão, superando largamente as expectativas da própria empresa. Refira-se que o construtor japonês estima comercializar três mil unidades do modelo por mês, ou 36 mil por ano, no Japão.


As vendas do modelo nos mercados estrangeiros iniciar-se-ão no final deste ano.


O modelo anterior, lançado em 1997, foi o primeiro veículo híbrido produzido em série, tendo as suas vendas globais atingido as 120 mil unidades.


Nota: Será que vamos ter mais turnos nas fábricas da toyota e por conseguinte mais emprego? :[yeah]


 

http://us.f1f.yahoofs.com/users/5cb12890/bc/My+Documents/__hr_10c3.jpg?bf2KOa_A1.SvygVH

Título: Re: Toyota Prius - A Surpresa das Surpresas
Mensagem de: CelicaGTI em 25 de Maio de 2004, 04:28
BOM DIA MARGINAL
26 de Abril de 2004
 
Um passeio pela marginal faz sempre um bom dia. Ainda melhor com o Toyota Prius que consegue fazer 19 km à beira mar com apenas 71 cêntimos. Que pena dias como este serem, ainda, tão marginais...
 
Quase metade do preço de um bilhete de comboio entre a Cruz Quebrada e Cascais - 1,10 euros – foi o que o novo Toyota Prius pediu para fazer perto de 20 km. Gastou, exactamente, 0,722 litros, que custam cerca de 0,70 e, o que significa um consumo médio que bate qualquer super-diesel-económico do segmento: 3,8/100. E estas contas não contemplam a hipótese de levar mais quatro pessoas além do condutor, nem foram obtidas a empatar o trânsito. Apenas cumprimos o limite local, entre os 50 e 70 km/h. O monitor a cores na consola central – controla por toque a climatização, sistema de navegação, telefone e audio – mostra em tempo real donde provém a energia que está a fazer andar o Prius: se do motor, das baterias ou de ambos. Simultaneamente, também mostra o ciclo de recarga.
A gestão é feita sem qualquer intervenção do condutor. Sente-se que o arranque só não é mais vigoroso devido à nossa contenção no acelerador. Por norma, as rodas recebem energia do motor a gasolina e eléctrico, a condição que disponibiliza mais força. Vencida a inércia inicial, o motor a gasolina passa a "alimentar" as rodas e sobra energia para repor a carga na bateria. Tratando-se de uma zona plana, frequentemente conseguimos manter 50 a 60 km/h apenas com a energia das baterias, isto é, sem gastar uma gota de gasolina. Infelizmente, e apesar do Prius ter o pack de baterias mais evoluído do Mundo para este tipo de finalidade, a energia gasta-se muito mais depressa do que "renasce", embora o sofisticado sistema de gestão aproveite todas as situações, em especial as desacelerações ou descidas, para converter o motor eléctrico em gerador, de forma a carregar as baterias colocadas atrás do banco traseiro com o movimento de desaceleração das rodas dianteiras.
Por esta altura, com mais de metade da marginal percorrida, incluindo meia dúzia de paragens em semáforos, o computador de bordo indica uma média de 4,3 litros desde o "reset" à saída de Lisboa. E o mais aconchegante foi o facto deste valor estar a ser alcançado com o ar condicionado ligado para repor o ambiente a bordo, naturalmente sobreaquecido pelo já forte Sol de Primavera. Isto só é possível porque o sistema de climatização do Prius é o mais sofisticado do mundo automóvel, recorrendo a um compressor eléctrico alimentado pelo circuito de 500V, naturalmente convertido para 12V à entrada dos componentes.
À chegada a Cascais, e tendo a informação de baterias carregadas – a carga normal de serviço das baterias oscila entre os 25 e 75 por cento, só descendo ou ultrapassando estes níveis em casos excepcionais – aproveitamos o primeiro semáforo para pressionar o botão EV à esquerda do volante. Este botão tão exclusivo permite "bloquear" o Prius em modo eléctrico, desde que haja energia nas baterias e não se ultrapasse os 50 km/h. Atravessámos a Vila sem um único ruído. Todos os outros veículos parecem escandalosamente poluidores e barulhentos. Quando o sinal acústico avisa que a carga está a terminar já vamos a caminho do Guincho, com 2,3 km no parcial. 2300 metros sem gastar uma gota de gasolina, o que baixou a média final para 3,8 L/100. Nesta meia hora que durou a viagem uma outra função do mostrador digital diz-nos que regenerámos 400 Wh, o suficiente para alimentar um pequeno frigorífico durante meio dia...
Que pena o pouco incentivo e interesse do Estado, o preconceito de alguns potenciais compradores e o preço aproximado de 34 mil euros não permitirem multiplicar por muitos milhares um dia assim na marginal.

Sandro Mêda
in AutoHoje
 


XII Automobilia em Aveiro 28/29 de Maio - Visitem o AJA

I Passeio em Regularidade AJA - Aveiro 26 de Junho

Título: Re: Toyota Prius - A Surpresa das Surpresas
Mensagem de: Kaizen em 25 de Maio de 2004, 07:59
:[fixe]  


XII Automobilia em Aveiro 28/29 de Maio - Visitem o AJA

I Passeio em Regularidade AJA - Aveiro 26 de Junho

Título: Re: Toyota Prius - A Surpresa das Surpresas
Mensagem de: CelicaGTI em 07 de Julho de 2004, 04:38
Toyota Prius com versão desportiva




A marca japonesa concebeu uma versão de altas performances do seu modelo híbrido Prius, capaz de debitar 145 cv


A Toyota vai aproveitar o Festival de Goodwood, no Reino Unido, para revelar uma versão desportiva do Prius. Ainda sob a forma de protótipo, o Prius GT é animado pela motorização de 1, 5 litros do Yaris T Sport, o que se traduziu num acréscimo de potência de 29%, de 77 cv para os 99 cv.

A parte eléctrica do sistema híbrido foi também melhorada. O circuito de alta voltagem desenvolve agora 550V, tendo melhorado 50 V quando comparado com a versão de estrada. Esta melhoria possibilita a instalação de um motor eléctrico mais potente que desenvolve 82 cv – potência semelhante a uma motorização 1.4 a gasolina. O motor 1.5 em conjunto com o motor eléctrico (que podemos comparar com um turbo compressor eléctrico) disponibiliza agora 145 cv, permitindo ao Prius acelerar dos 0-100 km/h em 8,7 segundos.

O aumento de potência implicou uma revisão do sistema de suspensão (amortecedores, molas e barras estabilizadoras), o qual foi optimizado para um melhor controlo e aumento da aderência. Outra transformação passou por retirar todo o interior, tendo sido substituídos pelos bancos, cintos de competição e pelo «roll bar», o que permitiu retirar cerca de 180 kg em relação à versão «convencional».

A Toyota salienta ainda que as emissões e os consumos mantêm-se inalterados quando o Prius é conduzido a velocidades normais, dado que a maior potência do motor de combustão é compensada por uma maior eficiência do sistema eléctrico, assim como pela redução de peso.




 

I Passeio em Regularidade AJA - Aveiro 26 de Junho

Título: Re: Toyota Prius - A Surpresa das Surpresas
Mensagem de: nunoturbo em 09 de Julho de 2004, 07:04
:[fixe]

No Jogo da PS2, GT4 Prologue, uma das provas consiste em dar uma volta a um circuito utilizando o minimo de combustível possível, fiquei surpreendido, o carro utilizado é um PRIUS!!!



Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Título: Re: Toyota Prius - A Surpresa das Surpresas
Mensagem de: CelicaGTI em 17 de Agosto de 2004, 03:33

Mais novidades do Toyota Prius...

Toyota duplica produção do Prius



O construtor japonês vai duplicar a produção do seu modelo híbrido, de forma a responder à crescente procura do modelo

A Toyota decidiu aumentar a produção mensal do modelo híbrido Prius das 10 mil para as 15 mil unidades, com o objectivo de satisfazer a crescente procura nos principais mercados mundiais.
Este acréscimo de produção irá agradar sobretudo à divisão norte-americana da Toyota, a qual já indicou que necessita de aumentar significativamente os stocks do modelo para o próximo ano. Refira-se que a lista de espera para o Prius nos Estados Unidos varia entre os seis e oito meses.




Comentários: Um carro de sucesso, concerteza.



 

Título: Re: Toyota Prius - A Surpresa das Surpresas
Mensagem de: CelicaGTI em 16 de Setembro de 2004, 21:20

Author    BigJap

Ready 4 Alpen Rallye
Posts: 207
(16/9/04 14:55)
Reply | Edit | Del All


Económico, amigo do ambiente e seguro eis as principais características do Toyota Prius, que, nos testes EuroNCAP, foi um dos oito automóveis a conseguir as almejadas cinco estrelas, a classificação máxima, com a particularidade de se ter revelado o mais seguro para as crianças.



Também pela primeira vez um automóvel apresentou um sistema inteligente de aviso para a utilização dos cintos de segurança à rectaguarda. Tratou-se do Volvo S 40 que foi igualmente premiado com cinco estrelas. Este é considerado um importante desenvolvimento sobretudo porque, apesar da obrigatoriedade do uso do cinto à rectaguarda é sabido que existe uma clara reserva à sua colocação, não só em Portugal, onde é obrigatório, como na maior parte dos países da Europa. Os dados estatísticos referem que a utilização do cinto nos bancos traseiros, em toda a Europa, já permitiu salvar cerca de sete mil vidas.

Deve, aliás, referir-se que nesta 14ª Fase concorreram 12 modelos de dez marcas (a Toyota apresentou o Prius e o Corolla Verso e a Opel o Astra e o Tigra) e apenas quatro não conseguiram as cinco estrelas, com o Fiat Dobló a revelar as maiores carências em termos de segurança de passageiros e crianças, quedando-se apenas nas três estrelas.

Estes resultados são os segundos a analisar a segurança das crianças em caso de embate frontal e lateral, referiu Claes Tingvall, o Presidente do EuroNCAP. É muito importante registarmos que oito dos carros testados conseguiram alcançar a classificação de cinco estrelas. Isto significa que os construtores estão atentos e desenvolvem modelos que se integram num grau de exigência de segurança entre as 4 e as 5 estrelas, acrescentou.

A questão dos peões. Um problema que continua por solucionar é o da protecção dada aos peões. Constituindo aqueles as principais vítimas da sinistralidade rodoviária, até agora ainda não se conseguiram obter resultados satisfatórios que assegurem uma redução nos índices de mortos e feridos resultantes de atropelamentos.

Enquanto a Honda continua a liderar o desenvolvimento de modelos menos perigosos para os peões, ficamos desapontados quando constatamos que os restantes construtores estão ainda muito atrasados neste capítulo. Se responderam de forma muito positiva ao desafio lançado com a segurança das crianças e estes resultados são disso a prova, falta um esforço mais no sentido de pouparmos mais vidas de peões, disse ainda Claes Tingvall. E, na verdade, até esta 14ª Fase não se conseguiu ir além das 3 estrelas e mesmo assim apenas em quatro casos. Depois do Mazda Premacy foi agora a vez do Honda Jazz e do Volkswagen Golf mostrarem estar no caminho certo, ainda que o modelo nipónico tenha conseguido maior percentagem de protecção.

O teste completo EuroNCAP é formado por três tipos de testes de colisão diferentes: um impacto frontal a 64 km/h com sobreposição de 40% contra uma barreira deformável que simula outro veículo, um impacto lateral a 50 km/h contra uma barreira deformável, e um impacto lateral a 29 km/h contra um poste. A utilização de manequins de teste de colisão permite avaliar as forças exercidas sobre o corpo do condutor e do passageiro da frente num impacto frontal. O EuroNCAP tem como parceiros a Comissão Europeia, os ministérios dos Transportes alemão, holandês e britânico e o automóvel clube alemão ADAC.


Fonte: ACP

Edited by: BigJap at: 16/9/04 15:00



Comentários: Excelente, obrigado pelo artigo BigJap!



 

Título: Re: Toyota Prius - A Surpresa das Surpresas
Mensagem de: BigJap em 16 de Setembro de 2004, 22:27
Desculpa caríssimo, só depois de postar é que reparei que era aqui que devia ter colocado, esqueci-me que já havia um post aberto com este modelo da Toyota

thanks :[fixe]  

Título: Re: Toyota Prius - A Surpresa das Surpresas
Mensagem de: PedroXXL em 25 de Setembro de 2004, 20:49
Se voçês lerem na T&C o artigo de opinião ADN do Adelino diniz, vêm lá um grande elogio ao toyota prius. Ele chega a comparar o prius ao velhinho Citroen ID/DS queando diz que são automoveis muito à frente no seu tempo!

Pedro Leal

Título: Re: Toyota Prius - A Surpresa das Surpresas
Mensagem de: Kaizen em 12 de Outubro de 2004, 05:44
Alguém viu ontem um programa (acho que na SIC qq coisa) sobre o Prius? Não vi, mas disseram-me que foi bem fixe. Mostrava o funcionamento do parking assist program (ou nome técnico do genero).

  Gostava de ver ou ter visto :)  


AJA na automobilia do Hacets - 20 e 21 de Novembro @ Moita

Título: Re: Toyota Prius - A Surpresa das Surpresas
Mensagem de: PedroST78 em 14 de Outubro de 2004, 03:23


 Boas!
Por acaso vi o programa da SIC, que referes, foi o "MegaCiência", dá ao Sábado a seguir ao almoço ( se o almoço for sempre tomado a horas decentes...:[zzz] )
 Acho este programa muito interessante e elucidativo, e fiquei muito surpreso por terem dado conhecimento do modelo "Prius" da Toyota. De facto, chegou a uma altura, em que pensei se aquilo não fosse mesmo um programa da Toyota, pois deram grande destaque a este modelo explicando o funcionamento dele, os combustiveis usados e mostrando (aqui a parte de maior interesse...:[todoouvidos] ) como ele é capaz de estacionar sozinho, sim sozinho mesmo....
  O "Prius" é capaz de estacionar sozinho, recorrendo à elevada tecnologia que possui, deram mesmo um pequeno filme de um estacionamento, onde a japonesinha que ia ao volante apenas se limitou a ver o carro estacionar sozinho ( parecia o KITT... :lol ) num lugar entrincheirado entre uma Hiace e um Carina!
  Explicaram mesmo que o carro não excede certos valores de velocidade quando efectua a manobra de estacionamento e que basta um simples toque num dos pedais para que este se imobilize por completo e desligue o motor, pois o computador do veìculo não é (ainda...) capaz de reconhecer certos movimentos que estejam atrás dele, como por exemplo, uma pessoa que esteja a atravessar na sua rectaguarda durante a manobra de estacionamento :[drive]

 Mas no final ficou mesmo bem arrumadinho.... duvido que a japonesinha fizesse melhor...:[rotfl]  

Título: Re: Toyota Prius - A Surpresa das Surpresas
Mensagem de: MARCFER em 31 de Outubro de 2004, 05:26
É Caso para dizer que para a TOYOTA: "O FUTURO É JÁ AQUI"! :[fixe]  

Título: Re: Toyota Prius - A Surpresa das Surpresas
Mensagem de: CelicaGTI em 22 de Fevereiro de 2005, 07:20
O Spot Publicitário do Prius:

john1701a.com/prius/videos/Prius_Moving-Forward_City.avi

Curioso é mesmo o facto de o Prius estar à venda à largos meses e só agora a SC se dignou a publicitar um Spot (talvez obrigada a isso:lol ).

-----------------------------------------------
V Encontro Informal AJA Sul - dia 27 de Fevereiro

V Encontro Informal AJA Norte - A combinar em Março.

Título: Prius, carro do ano 2005
Mensagem de: Nuno toyotista em 16 de Novembro de 2004, 04:48
O resultado foi conhecido hoje

press release da toyota
Quote:
Toyota Prius wins 2005 European Car of the Year
Prius reaches the top position with 406 points

The Toyota Prius has been voted 2005 Car of the Year by the 58 members of the European Car of the Year Jury. After 2 rounds of voting, the car was chosen from a list of 7 finalists and declared clear winner after gathering 406 points.
Tadashi Arashima, President and CEO of Toyota Motor Marketing Europe said: "We are absolutely delighted to receive the 2005 Car of the Year award for Prius. We believe that hybrid technology, in particular as implemented in the Prius with our revolutionary Hybrid Synergy Drive® system, represents a big step forward in reducing the environmental impact of automobiles, while at the same time enhancing driving performance. We are proud and honored that Prius has been endorsed so strongly by the prestigious group of journalists who make up the Car of the Year jury. This is a major milestone in the acceptance of the hybrid powertrain and the recognition of its potential to become a mainstream technology. It is also a great encouragement to us in our work on developing more environmentally friendly vehicles."

Prius, the world's first mass produced hybrid vehicle, is propelled by the combination of an electric motor and a petrol engine. This unique system, called Toyota Hybrid Synergy Drive®, will spearhead the development of new environmentally friendly powertrains and is part of Toyota's effort to create the ultimate eco car.

Since its introduction in early 2004, Prius sales in Europe are expected to reach 8,500 units this year.
Next year, the sales target has been set at 15,000 units for Europe, whilst an increase in production capacity will allow 180,000 cars to be sold worldwide.



Resultado dos 7 finalistas:

Toyota Prius-406
citroen c4-267
Ford Focus-228
Opel Astra-180
Renault Modus-151
Peugeot 407-135
Bmw 1-83


site oficial www.caroftheyear.org/pages/Coty05.htm




:[boleia]  

Título: Re: Prius, carro do ano 2005
Mensagem de: MARCFER em 16 de Novembro de 2004, 06:06
É mais uma vez, a Toyota a "Dar Cartas"; Maravilha!!!:[fixe]  

Título: Re: Prius, carro do ano 2005
Mensagem de: PedroXXL em 22 de Novembro de 2004, 20:42



http://www.toyota.pt/showroom/prius/kce_4.html

 

Nota: Escolham os diferentes modos de condução ex.: arranque, condução, ultrapassagem etc....

            e reparem no diagrama de interligação dos motores.
 

Pedro Leal

Título: Re: Prius, carro do ano 2005
Mensagem de: Microsurfer em 30 de Novembro de 2004, 06:20
O carro so peca quanto a mim pelo aspecto, parece-se com
um monovolume. mas quanto à tecnologia... os premios falam
por si!:[fixe]  

Título: Re: Prius, carro do ano 2005
Mensagem de: CelicaGTI em 22 de Fevereiro de 2005, 23:53
Toyota Prius 2005







MOTOR
Tipo        1.5 VVT-i
Número de cilindros        4 em linha
Mecanismo de válvulas        DOHC 16 válvulas, VVT-i
Sistema de injecção        EFI, Injecção Electrónica de Combustível L-Jetronic
Cilindrada (cc)        1497
Diâmetro x curso (mm)        75.0 x 84.7
Taxa de compressão        13,0
Potência máxima (CV(kW)/rpm)        77(57)/5000
Binário máximo (Nm/rpm)        115/4000
Motor eléctrico - Tipo        Íman permanente, motor síncrono
Motor eléctrico - Voltagem avaliada (V)        500
Motor eléctrico - Potência máxima (CV(kW)/rpm)        68(50)/1200-1540
Motor eléctrico - Binário máximo (Nm/rpm)        400/0-1200
Motor eléctrico - Peso (incluíndo transmissão) (kg)        104
Bateria híbrida - tipo        Hidreto metálico de níquel
Bateria - Voltagem (nominal) (V)        201.6
Bateria - N.º de módulos        28
Bateria - Capacidade (Ah/horas)        6.5/3
Bateria - Peso (kg)        39




TRANSMISSÃO
Tracção        Às rodas dianteiras
Tipo        Transmissão Variável Contínua Controlada Electronicamente (E-CVT)

PERFORMANCE
Velocidade máxima (km/h)        170
Aceleração 0-80 km/h (seg)        7.4
Aceleração 0-100 km/h (seg)        10.9
Aceleração 0-120 km/h (seg)        15.1
Aceleração 0-140 km/h (seg)        22.6
Aceleração 0-160 km/h (seg)        34.0
Recuperação 60-100 km/h (seg)        7.2
Recuperação 80-120 km/h (seg)        8.4
Coeficiente aerodinâmico (Cd)        0.26

CONSUMO
Combinado (l/100 km)        4.3
Extra urbano (l/100 km)        4.2
Urbano (l/100 km)        5.0
Combustível aconselhado        gasolina, 95 octanas (ou mais)
Capacidade do depósito de combustível (l)        45
Emissão de CO2 - ciclo combinado (g/km)        104
Emissão de CO2 - ciclo extra urbano (g/km)        99
Emissão de CO2 - ciclo urbano (g/km)         115
Norma de emissão de gases        Euro IV
Emissões de Monóxido de carbono, CO (g/km)        0.18
Emissões de Hidrocarboneto, HC (g/km)        0.02
Emissões de Óxido de azoto, NOx (g/km)        0.01
Emissões de Hidrocarboneto, HC e Óxido de azoto, NOx (g/km)        0.00
Emissões de Partículas, PM (g/km)        0.00




TRAVÕES
Dianteiros        Travões de disco ventilados de 14'' (255mm)
Traseiros        Travões de disco maciços de 14'' (269mm)

SUSPENSÃO
Dianteira        Estrutura MacPherson
Traseira        Eixo de torção

PNEUS
Dimensão das jantes        Jantes em alumínio de 16''
Dimensão dos pneus        195/55R16

DIMENSÕES
Comprimento exterior (mm)        4450
Largura exterior (mm)        1725
Altura exterior (mm)        1490

PESOS
Tara (kg)        1300-1325
Peso bruto (kg)        1725
Capacidade da bagageira (l)        408

GARANTIA E MANUTENÇÃO
Garantia mecânica (anos)        3 ( 8 anos para os componentes do sistema híbrido)
Garantia mecânica (km)        100.000 (160.000 km para os componentes do sistema híbrido)
Garantia sobre a carroçaria e pintura (anos)        3
Garantia sobre perfuração por corrosão (anos)        12
Serviço completo de manutenção (anos)        2
Serviço completo de manutenção (Km)        30.000
Serviço intermédio de manutenção (anos)        1
Serviço intermédio de manutenção (km)        15.000


Proprietários famosos

Ed Begley, Jr.
Jackson Browne
Steven Collins
Ted Danson
Larry David
Cameron Diaz
Leonardo DiCaprio
Jeff Goldblum
Richard Kline
Donna Mills
Alexandra Paul




Curiosidades:
A tecnologia Hybrid Synergy Drive do novo Toyota Prius é a  última versão desta tecnologia pioneira que fez do Prius o porta-estandarte dos veículos híbridos, desde o seu lançamento em 1997.  Um novo Inversor/Conversor aumenta a bateria de alta voltagem para 500V,  enquanto o o motor gasolina 1.5l VVT-i contribui com  78 CV para um total de 110 CV. Esta tecnologia inovadora possibilita uma elevada capacidade de resposta e potência superior em qualquer circunstância.




Considero estas linhas melhores que as anteriores




 

-----------------------------------------------
V Encontro Informal AJA Sul - dia 27 de Fevereiro

V Encontro Informal AJA Norte - A combinar em Março.

Título: Re: Prius, carro do ano 2005
Mensagem de: CelicaGTI em 23 de Fevereiro de 2005, 00:09
Mais curiosidades:

Imagem demonstrativa da filosofia HSD



Test Drive:


Consumos Americanos:  :lol





 

-----------------------------------------------
V Encontro Informal AJA Sul - dia 27 de Fevereiro

V Encontro Informal AJA Norte - A combinar em Março.

Título: Re: Prius, carro do ano 2005
Mensagem de: CelicaGTI em 23 de Fevereiro de 2005, 00:44

Toyota Prius VS Honda Civic IMA


Com as preocupações ambientais a crescerem de tom e a consciência pública cada vez mais alerta em relação aos efeitos nefastos da poluição, é bom saber que há marcas de automóveis apostadas em lançar veículos «ecológicos», com baixo nível de impacto no meio ambiente. Toyota Prius e Honda Civic IMA são exemplos de como os carros também podem seguir uma política «verde»: estes dois familiares consomem gasolina, mas socorrem-se da energia eléctrica para promover uma redução drástica nos gastos de combustível e nos efeitos poluentes ? quanto menos queimarmos, menores serão as quantidades de resíduos largados pelo escape. E não precisam ser ligados à corrente...
A diferença entre estas propostas reside no respectivo grau de sofisticação. O Civic IMA usa um bloco 1.3 a gasolina (utilizado na gama Jazz) que tem acoplado ao veio de saída um pequeno motor eléctrico, para compensar o característico défice de binário a baixos regimes dos propulsores de combustão interna. A electricidade serve-lhe apenas de auxiliar à locomoção. O mesmo não se passa no Toyota, em que a energia eléctrica assume, muitas vezes, o papel principal. O Prius é uma máquina mais complexa, com um circuito de alta tensão e um repartidor de potência que decide qual será a origem do movimento: o motor 1.5 a gasolina, o eléctrico (50 kW) ou a conjugação de ambos. E até é possível seleccionar o modo EV (Electric Vehicle), que nos permite fazer até perto de três quilómetros sem gastar pinga de gasolina!

É por tudo isto que, mesmo depois de consideradas as benesses fiscais de que ambos beneficiam (redução de 40% no imposto automóvel), o Prius custa mais 5650 euros que o Civic IMA Exclusive...



Carroçaria

À discrição e elegância do IMA (em quase tudo igual aos outros Civic), o Prius contrapõe um desenho estranho, digno de figurar num filme de ficção científica. Talvez por isso, o Toyota é o mais eficaz na luta contra o vento, com um coeficiente de penetração aerodinâmica de 0,26 (0,28 para o Honda).

As baterias do IMA ficam dissimuladas nas costas do banco traseiro, roubando volume para as bagagens (342 litros). A quinta porta do Prius melhora bastante o acesso à mala, que é maior que a do Civic em 66 litros. Existe um fundo para arrumações sob o piso e, ao contrário do Honda, é possível rebater os bancos traseiros.

A garantia geral de três anos não é novidade em marcas nipónicas, mas os oito anos que cobrem qualquer tipo de anomalia nos componentes eléctricos mostram o empenho da Honda e da Toyota na promoção destes modelos.

ESP e cortinas insufláveis são importantes equipamentos de segurança de que o Prius dispõe, mas que não pode encontrar no Civic, nem como opção. ABS, airbags frontais e laterais e fixações Isofix são dispositivos comuns.



Habitáculo

Também por dentro, o Prius escapa às convenções. Em vez da chave, tem um botão para a ignição e os usuais comandos da caixa e do travão-de-mão desapareceram, dando lugar a um pequeno selector para a transmissão automática e a um pedal para o travão de estacionamento. A ampla superfície vidrada ilumina o interior extremamente espaçoso e com laivos de monovolume, devido aos pilares A muito avançados. O ambiente high-tech que se vive a bordo deve-se, em grande parte, ao painel de instrumentos digital e ao ecrã de sete polegadas sensível ao toque, a partir do qual podemos monitorizar o computador de bordo e o circuito energético do sistema híbrido, bem como regular o auto-rádio e a climatização.

O Honda é bem mais «convencional» no modo como nos acolhe. O seu único «devaneio» são os gráficos digitais que nos indicam o funcionamento do sistema IMA. O Civic é um competente carro familiar, com espaço de sobra e bancos dianteiros mais confortáveis que os do seu rival. E, de um modo geral, consegue ser mais silencioso que o Prius, porque este torna-se mais ruidoso sempre que o motor a gasolina é chamado a intervir.

Ar condicionado automático, leitor de CD e comandos eléctricos para vidros e retrovisores estão presentes nos dois carros. O Prius diferencia-se pela transmissão automática e pelo volante multi-funções, ao passo que o Civic Ima Exclusive traz estofos em pele e bancos dianteiros aquecidos, além de que a pintura metalizada é um opcional a custo zero.



Dinâmica

Facilmente nos habituamos à condução do Honda. Tem comandos leves, boa visibilidade e um pisar muito confortável, com as suspensões independentes a cumprirem o seu serviço na busca do melhor conforto. O Civic IMA é solícito quando rodamos a rotações muito baixas, o motor eléctrico imprime algum «músculo» ao 1.3 a gasolina e deixa-nos acompanhar o trânsito em baixos regimes. Sentimos essa ajuda nos instantes iniciais de uma recuperação, mas nos momentos de maior pressa, o binómio 1.3 a gasolina/motor eléctrico mostra-se fraco para locomover o Civic. E o sistema de travagem regenerativa gera alguma estranheza, porque assim que travamos, o motor eléctrico passa a gerar atrito (serve de dínamo para carregar as baterias) e obriga-nos a aliviar, logo de seguida, a pressão exercida no pedal.

A utilização do Prius consegue ser ainda mais descontraída e intuitiva, muito por culpa da transmissão automática (o Civic usa uma caixa manual) e de uma dupla de motores que é bem mais eficaz e solícita, sem deixar de se mostrar sedosa na forma como entrega a potência. O Toyota, tal como o Honda, traz uma afinação geral mais orientada para o conforto e é estável q.b. a lidar com as curvas ? embora o tacto dos comandos seja artificial. O repartidor de potência faz uma gestão criteriosa do sistema híbrido de modo a que o Prius seja rápido a responder aos nossos intuitos, com as recuperações a mostrarem-se muito vigorosas. Mesmo no modo eléctrico (EV), conseguimos arrancar com prontidão e sem empatar o trânsito.



Economia

As preocupações ambientais destes dois modelos revelam-se nas pequenas doses de resíduos (provenientes da queima do combustível) que lançam para atmosfera. Ainda assim, o Toyota é o que menos polui e afirma-se como o recordista dos carros a gasolina (104 g/ km de dióxido de carbono, contra 116 g/km do Honda).

IMA e Prius registam valores de emissões poluentes tão baixos porque gastam muito pouco, o que se deve ao auxílio dos motores eléctricos. Até aos 50 km/h, o Prius pode rolar alguns quilómetros em modo EV, o que o torna muito poupado em cidade ? sempre que estiverem parados, os motores destes carros desligam-se, poupando algumas gotas de gasolina. A média ponderada (5,2 l/100 km) é ainda mais competitiva que a do IMA, que registou 6 l/100 km.

No cômputo geral, e sem retirar mérito ao Civic IMA, a prestação do Prius é notável e só é possível pelo seu elevado teor tecnológico, o que se reflecte na factura. A Toyota comercializa este híbrido por 28 250 euros, uma cifra que supera o preço do Honda em mais de 5000 euros! Mas, mesmo penalizado por esse enorme fosso monetário, o Prius é o melhor carro «ecológico» que o dinheiro pode comprar, sendo o digno vencedor deste duelo. E, desde que se restrinja a uma destas propostas, a Mãe Natureza e as gerações vindouras agradecem a sua escolha


Valores em Causa, já com os 40% de redução do IA:

Toyota Prius  € 28.250  
Honda IMA  € 22.600

Qual a melhor opção?  :[huu]


 

-----------------------------------------------
V Encontro Informal AJA Sul - dia 27 de Fevereiro

V Encontro Informal AJA Norte - A combinar em Março.