AJA - Amigos dos Japoneses Antigos

Área pública => Actualidade automóvel Japonesa - indústria e desporto => Tópico começado por: Santos Silva em 29 de Setembro de 2005, 08:12

Título: TOYOTA PRIUS - Conheça-o
Mensagem de: Santos Silva em 29 de Setembro de 2005, 08:12
Caros amigos:

A pedido de várias famílias distintas, estou a lançar este tópico que, apesar de falar dum veículo muito recente e tecnológicamente muito avançado, se enquadra no espirito deste forum.
É minha intenção ir enriquecendo o tópico à medida que tiver disponibilidade de tempo para triar toda a informação que recolhi nos últimos dias
Não é preciso dizer mas, espero que este assunto suscite uma boa discussão e que sirva principalmente para elucidar todos os que visitam o forúm sobre aspectos em que esta viatura é pioneira. Este tópico é vosso. Usem e abusem.
__________

O Prius é o primeiro veículo híbrido de produção em série, que combina o poder de um motor eléctrico com um motor a gasolina. Este sistema único, é apelidado de Toyota Hybrid Synergy Drive ®,

O sistema Hybrid Synergy Drive, congrega um motor a gasolina de 1.5 litros com um binário de 115 Nm que trabalha em parceria com um motor eléctrico que possui 400 Nm de binário. Com uma aceleração dos 0-100 km/h em 10,9 segundos e um consumo de combustível de 4.3 l/100km,  supera os melhores diesel V6  actualmente em circulação. O Prius supera largamente os objectivos das normas de emissões EURO IV. As emissões de hidrocarbonetos e óxidos de azoto são, respectivamente, 80% e 87.5% inferiores às preconizadas pela norma EURO IV para motores a gasolina, alcançando o estatuto de veículo mais amigo do ambiente.

Utilizando o sistema Hybrid Synergy Drive® , o Prius foi essencialmente desenvolvido para fazer melhor uso da energia. Pode circular mais de 1000 km com um único depósito de combustível (no ciclo combinado EC) e gera menos 1 tonelada de CO2 do que os melhores diesel do segmento D no mercado. É tão ecologico que não tem isqueiro nem cinzeiro.

Nesta nova e revolucionária versão PRIUS, a Toyota aplica, a uma escala global, o seu conceito de veículo ecológico. Destinado a um estilo de vida activo e socialmente consciente, trata-se de uma viatura recordista nos níveis de consumo de combustível e emissão de partículas, sem contudo descurar uma performance muito acima da média com custos de reparação reduzidos. A condução é tão suave e fácil de operar que rapidamente nos abituamos à caixa automática e aos comandos do volante.

Desde o seu lançamento, o novo Toyota Prius já conquistou vários prémios:

 Carro do Ano de 2004 na América do Norte (U.S. e Canada)
Carro do Ano - Motor Trend 2004 (Prémio de uma das revistas automóveis mais importantes nos Estado Unidos)
Melhor Veículo Projectado 2004, pela SAE's Engenharia Automóvel Internacional (Estados Unidos da América.)
Prémio "Motor Internacional de 2004" - venceu nas categorias:
Motor Internacional de 2004
Melhor novo motor
Motor mais económico
Melhor entre 1.4l até 1.8l
- Melhor veículo Familiar 2004, pela Top Gear (Reino Unido)
- Melhor veículo na categoria a gasolina, ADEME CO2 index (França)
- Melhor carro do ano Eco, Prémio entregue por uma associação de frotas (Reino Unido.)
- Numero 1 em ÖKO-TREND Auto-Umwelt-Rankings (Índice Ambiental Alemão)
Vencedor de 2004 ADAC EcoTest pelas emissões mais baixas (Alemanha)
Carro mais amigo do ambiente, EcoMobiListe (Suiça)
Carro Europeu do Ano 2005  (júri constituído por 58 membros)


Muito embora a transmissão híbrida seja o componente tecnológico mais avançado no interior do Prius, este veículo está recheado com muitas outras características avançadas,  a maioria nunca vistas  num automóvel de produção em série, o que faz dele, mais do que um veículo amigo do ambiente, um expositor tecnológico. São exemplos disso:

Smart Key – A chave é um comando que comunica com o veículo através de frequencia rádio e por esse motivo basta tela no bolso para se abrir as portas e basta que um dos vários sensores detecte que se encontra dentro da viatura para a colocar em marcha.

Ecrãn tactil policromático multifunções de 7 polegadas – Este ecrãn tem diversas funções: comando de audio, comando de climatização, informação de consumo e recuperação de energia, GPS, agenda e controlo do Bluetooth

Bluetooth – Utilizando o sistema de som JBL com 9 altifalantes, podemos comunicar controlando o telemovel no ecrãn tactil.

Volante multifunção – com comandos de audio, navegação e climatização

Uma grande parte das funções do veiculo e seus componentes, são controlados e accionados electricamente, como por exemplo os travões cujo pedal quando pressionado num determinado angulo dá informação da pressão que deve ser exercida na bomba de travões. A pressão que o nosso pé sente é apenas para que tenhamos noção da força que estamos a fazer.

O sistema hibrido pode funcionar de diversas formas, consoante as condições de utilização da viatura. Pode trabalhar apenas com recurso ao motor electrico desde que a velocidade não ulltrapasse os 45 Km/h e a bateria esteja carregada ou pode trabalhar apenas o motor a gasolina, estando neste caso a fornecer energia à bateria ou podem estar os dois a trabalhar em conjunto recorrendo à energia do motor de combustão e à carga da bateria para impulsionar o motor electrico. Quando se tira o pé do acelerador ou se trava, a energia desenvolvida é aproveitada pelo motor electrico (agora a funcionar como gerador) e transformada em energia electrica para carregamento da bateria.
Esta explicação resumida pode ver-se no link. É um trabalho feito pelo meu filho e que apresentou na escola.

Para ver em animação como funciona o PriusPRIUS, clique.

Para os mais curiosos, aqui deixo o Código do Modelo

NHW20L - AHEEBW

NHW20L – Codigo do modelo 1NZ-FXE
L – Condução à esquerda
A – Nome do modelo
H – Tipo de carroçaria Hatch back 5 portas
E –  Tipo de transmissão – automática
E – Equipamento Standard
B – Tipo de motor – Atkinson
W– Destino – Europa

Para já deixo algumas fotos para abrir o apetite. Mais informações se seguirão.







Já agora, alguém sabe o que significa "PRIUS"?

Edited by: Santos Silva at: 29/9/05 2:14
Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conheça-o
Mensagem de: nunoturbo em 29 de Setembro de 2005, 18:11
SantosSilva

OBRIGADO POR ESTE EXCELENTE TOPICO!!!!!

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
 

Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conheça-o
Mensagem de: nunoturbo em 29 de Setembro de 2005, 18:21
Estive a reler o tópico e estou encantado... :[love]  

Já mandei a 5 pessoas um mail a aconselhar a leitura do mesmo.

Como ontem vi numa revista da especialidade que todas as marcas alemãs estão a estudar projectos híbridos com base em motores a diesel, espero que o PRIUS também seja agraciado com essa benesse! :[yeah]    

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
 

Edited by: nunoturbo at: 29/9/05 14:54
Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conheça-o
Mensagem de: Kaizen em 29 de Setembro de 2005, 19:40
Ainda não vi os links, mas já estou surpreendido! Drive by wire, brake by wire... nice!

  1NZ-F este é o mesmo motor que equipa o Yaris 1.5 certo? Pelo código pensei que fosse o 1.3 do Yaris e Yaris Verso.


  Como funciona o carro em termos de manutenção?


  Apesar de conhecer o modelo fiquei com uma ideia ainda melhor.

Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conhe�a-o
Mensagem de: CelicaGTI em 29 de Setembro de 2005, 19:49


O sistema SmartKey (como um dos exemplos) só vem demonstrar que o Prius está muitos pontos à frente do IMA.

Apesar de as vendas não serem consideráveis o facto é que os carros de qualidade, mais cedo ou mais tarde, acabam por conseguir convencer e apartir daí começam certamente aparecer os resultados.

Santos Silva! Será que aquele famoso teste na marginal não poderia ter sido mais bem aproveitado pela SC. Digo eu!?



 

Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conhe�a-o
Mensagem de: Santos Silva em 30 de Setembro de 2005, 02:37
Nuno:

Isto é ainda o principio. É a parte "comercial". A técnica irei colocando aos poucos pois precioso fazer algumas adaptações. Esta tecnologia foi cedida à Porsche para utilizarem nos seus modelos.
Na Lexus também já temos um Hibrido que é o RX400h. Em termos de binário é uma coisa assustadora. FICAS MESMO COLADO AO BANCO.

Rviper:

O bloco é o mesmo do Yaris T-Sport mas tem várias diferenças que agora não sei dizer
Quanto à manutenção deste veículo é a mesma que qualquer outro na parte convencional. Na parte electrica há apenas que mudar um fluido de refrigeraçãodo motor electrico mas apenas aos 160.000Km (não tenho a certeza?)
Convém acrescentar que o sistema hibrido tem uma garantia de 8 anos!

CelicaGTI

Não falei propositadamente nesse IMA porque fui educado para dizer bem dos meus produtos sem ter que dizer mal dos outros. Não que o IMA seja mau (ves como estou bem educado) mas não tem o mesmo funcionamentodo Prius. O IMA não trabalha só electricamente, não tem baterias, não se "mexe" como o Prius, arrasta-se (já o conduzi aquando da formação que tive do Prius). Em termos esteticos, é igual a qualquer outro Civic enquanto o Prius tem uma identidade própria e única.

De acordo contigo sobre o aproveitar os prémios para promover o carro. Foi carro do Ano em 2005 e a Honda fez mais publicidade ao IMA que a Toyota ao Prius!!! Para mim é inconcebivel.

Espero poder mostrar-vos o carro e se quiserem fazer um test drive.

Então ninguém habilita o significado da palavra PRIUS?

TUNING NÃO É CRIME...É FALTA DE GOSTO!

Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conhe�a-o
Mensagem de: Kaizen em 30 de Setembro de 2005, 02:45
Quote:
Foi carro do Ano em 2005 e a Honda fez mais publicidade ao IMA que a Toyota ao Prius!!! Para mim é inconcebivel.


  Esse tem sido o principal problema das marcas japonesas na europa, principalmente a Toyota. É por causa disto que mencionei "mais uma argolada" noutro tópico. Parece que temos de ser nós a ir a Bruxelas abrir-lhes a pestana! Mas sempre foi assim.

  Ainda á pouco tempo a Mercedes fez um arraial monumental com o sistema drive by wire do novo CLK, tecnologia ultra avançada, xpto, pardais ao ninho... só que a Previa já tinha apresentado esse sistema meio ano antes... e ninguém soube disso! A Toyota, pura e simplesmente, não sabe utilizar as suas virtudes em marketing.

  Muita gente diz que as marcas japonesas limitam-se a copiar, é uma afirmação de quem não conhece absolutamente nada de carros japoneses mas a culpa aqui é dos construtores japoneses que não se sabem valer dos seus trunfos.

Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conhe�a-o
Mensagem de: nunoturbo em 30 de Setembro de 2005, 05:20




Quote:
Então ninguém habilita o significado da palavra PRIUS?



 In Latin, prius means "before" or "first".

:[fixe]  

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
 

Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conhe�a-o
Mensagem de: Santos Silva em 30 de Setembro de 2005, 05:31
T'as :[fixe] lá. Andáste a estudar!:[aprende]
A ideia é "antes do seu tempo". E é o que ele é. Muito à frente do convencional.

TUNING NÃO É CRIME...É FALTA DE GOSTO!

Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conheça-o
Mensagem de: Santos Silva em 04 de Outubro de 2005, 05:03
Olá:

Aqui vão as Caracteristicas e Especificações mais detalhadas do PRIUS 
ordepoinotna.no.sapo.pt/PRIUS/NG%20Prius_0204.html

TUNING NÃO É CRIME...É FALTA DE GOSTO!

Edited by: Santos Silva at: 3/10/05 23:16
Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conheça-o
Mensagem de: nunoturbo em 04 de Outubro de 2005, 05:18
:[fixe]  

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
 

Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conheça-o
Mensagem de: CelicaGTI em 04 de Outubro de 2005, 05:25
:eek   Isto é o que se chama detalhe


:[praise]



Many Thanks :[fixe]  

Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conheça-o
Mensagem de: PedroXXL em 04 de Outubro de 2005, 05:55
Santos Silva,

Sou um forte candidato a um test-drive no PRIUS!!!

Pedro Leal

Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conheça-o
Mensagem de: Santos Silva em 04 de Outubro de 2005, 06:29
No dia 16 vai ser possivel fazê-lo:[fixe]  

TUNING NÃO É CRIME...É FALTA DE GOSTO!

Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conheça-o
Mensagem de: nunoturbo em 04 de Outubro de 2005, 16:20
Quote:
No dia 16 vai ser possivel fazê-lo


Eu só vou ao encontro por causa disso... :[rotfl] :[fixe]

Eu mais pelo menos 3 pessoas!:assobio]  

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
 

Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conheça-o
Mensagem de: Kaizen em 05 de Outubro de 2005, 07:16
Pelo que se anda aí a falar, o AJA ainda vai ter uma frota de Prius ;)  

Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conheça-o
Mensagem de: Corolla KE70L em 05 de Outubro de 2005, 16:03
Eu também ainda não estou muito convencido, mas gostava de mudar de ideias depois de um test drive... Cá para mim no dia 16 o cais de gaia vai apareer com 50 toyotas prius em vez de JA´s:[rotfl] :[rotfl]  

Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conheça-o
Mensagem de: Kaizen em 04 de Novembro de 2005, 05:35
«Excesso» de procura

Vendas do Toyota Prius foram interrompidas nos EUA
A marca não é capaz de cobrir a procura pelo modelo e suspendeu as vendas do híbrido.


A Toyota suspendeu a comercialização do híbrido Prius nos Estados Unidos, devido à procura elevada de que o modelo tem sido alvo.
As encomendas feitas pelo governo e pelas empresas de aluguer ficam assim em «pausa», tendo a marca ainda recusado novos contratos para o fornecimento de frotas a empresas. Entretanto, a Toyota avisou os restantes clientes que o período de entrega excede agora os seis meses.
Tudo isto deve-se ao facto de o governo americano ter aprovado um pacote de benefícios para os veículos híbridos, tendo então as encomendas disparado para níveis nunca vistos.


In Auto Hoje Online
 




"Honda states that VW copied its Golf from the Civic." Modern Motor April, 1977

Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conheça-o
Mensagem de: nunoturbo em 04 de Novembro de 2005, 19:19
Quote:
Tudo isto deve-se ao facto de o governo americano ter aprovado um pacote de benefícios para os veículos híbridos, tendo então as encomendas disparado para níveis nunca vistos.


SÓCRATES, ABRE OS OLHOS!!!!!!!!!!!!

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
 

Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conheça-o
Mensagem de: CelicaGTI em 05 de Novembro de 2005, 17:55


Era previsível devido à dificuldade crescente da Toyota em dar vazão às encomendas apesar dos aumentos dos turnos laborais.

Não é por acaso que a Forbes Magazine dá a Toyota como a empresa modelo para as próximas décadas e considerá-la no Top Ten Mundial. Estas notícias só vem valorizar a Toyota na bolsa.

 

 

Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conheça-o
Mensagem de: Santos Silva em 07 de Novembro de 2005, 05:59
Nós por cá estamos a entregar com 1 a 2 meses, dependendo da versão. A procura está a começar a ficar muito interessante mesmo sem a publicidade que devia...

Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conheça-o
Mensagem de: nunoturbo em 07 de Novembro de 2005, 06:56
Quote:
mesmo sem a publicidade que devia...


A Honda faz questão de anunciar que já vendeu 1000 Honda's Civic IMA....

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
 

Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conheça-o
Mensagem de: Kaizen em 07 de Novembro de 2005, 08:17
Mil, one thousand. E não tem Vtec...


  O Prius deve ter um publico alvo bem definido. Um publico que se interessa ele próprio por descobrir este novo e revolucionário produto, por isso, promove-lo deveria ser "brincadeira". Parece-me é que poucos acreditaram nele desde o inicio, ou então... o diesel subiu-lhes tanto á cabeça que se esqueceram dos outros produtos.

 Por exemplo, tantos MX-5 (mas este por mérito próprio) e MGFatela e poucos ou nenhuns MR-2. Sendo este ultimo um carro brilhante em todos os aspectos mas que ficou esquecido. Tal como a primeira geração, dentro de alguns anos vamos ter mais MR-2 MKIII importados a circular do que nacionais!




"Honda states that VW copied its Golf from the Civic." Modern Motor April, 1977

Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conheça-o
Mensagem de: Santos Silva em 17 de Dezembro de 2005, 06:54
Noticia enviada para a Comunicação Social:

Vendas de veículos híbridos Toyota ultrapassam as 500.000 unidades


A tecnologia Toyota híbrida ultrapassou a marca das 500.000 unidades em termos de vendas acumuladas, alcançando as 513.000 unidades comercializadas mundialmente e contabilizadas no final do mês de Outubro do corrente ano.

A Toyota Motor Corporation (TMC) lançou o Prius - o primeiro veículo híbrido de produção em série – no Japão em 1997, e na América do Norte e Europa no ano 2000. Em 2001, a Toyota alargou a gama de modelos híbridos com a introdução da Toyota Estima no Japão, seguindo-se o sedan Crown e estendendo esta tecnologia ao modelo comercial Toyota Dyna.
Alcançando uma fusão entre performance ambiental e potência, em 2003 introduziu a segunda geração Prius que um novo sistema híbrido baseado no conceito Hybrid Synergy Drive. Em 2005, expandiu o sistema ao exigente segmento SUV, alargando-o ao modelo Lexus RX 400h ("Harrier Hybrid" no Japão) e ao Highlander híbrido ("Kluger" no Japão).
Não parando, estima introduzir o sistema híbrido num modelo de passageiros com tracção traseira, prevendo alargar a gama de híbridos na Marca Lexus com a introdução do GS 450h, já na próxima Primavera.
A TMC posicionou a tecnologia híbrida como a tecnologia chave para solucionar alguns dos problemas ambientais do século XXI, tencionado alargar a gama de modelos híbridos, e deste modo potenciar a disseminação do uso de tecnologia híbrida.
Em Portugal, o modelo Prius tem sido um verdadeiro caso de sucesso, tendo alcançado só neste ano até 30 de Novembro as 176 unidades. Relembre-se que os objectivos iniciais para este ano eram de 50 unidades, tendo sido revistos em alta ao longo do ano, esperando agora alcançar a barreira das 200 unidades até ao final de 2005. Para o próximo ano, Salvador Caetano prevê comercializar 220 unidades.

Na primeira geração do Prius, comercializado entre 2000 e 2003, foram vendidas 27 unidades no nosso país, tendo crescido exponencialmente desde a apresentação da segunda geração no Salão Internacional Automóvel de Lisboa, em Abril de 2004. Desde a sua primeira aparição até Novembro de 2005, venderam-se 200 unidades somente em 18 meses, comprovando a elevada receptividade dos clientes portugueses pela tecnologia híbrida. Atendendo às suas características técnicas nas quais se destaca as vantagens em termos económicos e ambientais, o Toyota Prius, que foi eleito Carro Europeu do Ano 2005, tem-se revelado a melhor opção em vários estudos elaborados por diferentes entidades públicas. Por esta razão, várias câmaras municipais e outras entidades públicas portuguesas, assim como empresas privadas com certificação ambiental integram o Prius nas suas frotas.  

Vendas em Portugal do Prius:

2000 - 4
2001 - 14
2002 - 5
2003 - 4
2004 - 33
2005 Jan-Nov - 176 + 14 Lexus RX400h

No Japão, as vendas de veículos hibridos Toyota já são de 229,500 e no Mundo todo são já 513,300.

Os principais modelos hibridos da Toyota são

Prius
Estima Hybrid
Crown w/ mild hybrid
Harrier Hybrid
Kluger Hybrid



 

"Prius. Uma ideia que não pode esperar. Starting Now!"

Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conheça-o
Mensagem de: nunoturbo em 17 de Dezembro de 2005, 08:43
Estou em fase de testes, opiniões em breve!



www.amigosjaponesesantigos.com
 

Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conheça-o
Mensagem de: CelicaGTI em 17 de Dezembro de 2005, 18:35


Quote:
Estou em fase de testes, opiniões em breve!


:[huu]


Explica lá melhor!?  :p


 



Novo endereço AJA - www.AmigosJaponesesAntigos.com

Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conheça-o
Mensagem de: Santos Silva em 18 de Dezembro de 2005, 02:50
Celica GTi

Não percebeste o quê? Ora vê lá:

Prius + testes + opiniões + em breve = ............

Então?
.
.
Já estás lá?
.
.
Ainda não?
.
.
Bem, é melhor esperares pelo Nuno;)  

"Prius. Uma ideia que não pode esperar. Starting Now!"

Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conheça-o
Mensagem de: Santos Silva em 11 de Maio de 2006, 17:04
Prius sempre e ainda em grande:



"Prius vence prémio Motor Internacional do Ano 2006 pelo terceiro ano consecutivo


Triunfo em duas categorias principais
•Hybrid Synergy Drive® "o melhor em economia de combustível"
•Melhor motor na categoria 1.4-1.8 litros
•Toyota Prius o modelo mais galardoado no prémio Motor Internacional do Ano

Pelo terceiro ano sucessivo, o motor a gasolina 1.5 litros do sistema Hybrid Synergy Drive® venceu duas categorias. Melhor motor entre 1.4 – 1.8 litros e também motor mais económico pela sua aplicação no modelo Toyota Prius. Esta conquista do sistema Hybrid Synergy Drive® coloca o Prius como um vencedor de ambas as categorias desde o lançamento da sua segunda geração em 2004.

O Hybrid Synergy Drive® tem vencido inequivocamente nestas duas categorias, sendo considerado pelo júri internacional como "um passo tecnológico brilhante". Outros jurados enalteceram o sucesso do sistema Hybrid Synergy Drive® pela "real poupança de combustível".

Thierry Dombreval Vice Presidente Executivo da Toyota Motor Marketing Europe,   afirmou: "A Toyota está empenhada para que o sistema Hybrid Synergy Drive® seja líder na tecnologia de sistemas de propulsão para os veículos produzidos nos nossos dias. Ficámos muito satisfeitos pelo facto da opinião dos ilustres jurados coincidir com a nossa. O nosso sistema híbrido proporciona uma redução real na economia de combustível e também uma redução de emissões, beneficiando todos.".
Para além da vitória por três anos consecutivos nas duas categorias, o Toyota Prius é o modelo que quebra todos os recordes, contabilizando 11 vitórias em apenas duas gerações.

        Toyota Prius
2006        Motor mais económico  
Melhor motor na categoria 1.4-1.8-litros
2005        Motor mais económico  
Melhor motor na categoria 1.4-1.8-litros
2004        Motor International do Ano 2004
Melhor novo Motor
Motor mais económico  
Melhor motor na categoria 1.4-1.8-litros
2002        -
2000        Motor mais amigo do Ambiente
1999        Motor mais amigo do Ambiente
Melhor motor na categoria 1.4-1.8-litros

Desde 1997 a Toyota vendeu 613.300 híbridos em todo o mundo. Na Europa, as vendas Prius têm subido consideravelmente, passando de 8.136 unidades em 2004 para 18.886 em 2005 (+132%), e devendo alcançar as 25.000 unidades este ano.

Caracterização dos prémios
O resultado final do Motor Internacional do Ano 2006 é decidido através de um painel de 61 jornalistas especializados em automóveis, provenientes de 29 países.

Os prémios são atribuídos desde 1999 e elegem os melhores motores no mercado. Cada motor produzido em série e instalado num veículo que se encontra em comercialização em mais de um país Europeu é automaticamente candidato. Existem 12 categorias distribuídas por cilindrada, consumo de combustível e performance."

Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conheça-o
Mensagem de: nunoturbo em 11 de Maio de 2006, 17:33
Houvesse guito...:[segredo]  



www.amigosjaponesesantigos.com
 

Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conheça-o
Mensagem de: jcsantos em 12 de Maio de 2006, 00:15
Reparei o outro dia que na série A Vingadora, a actriz principal (não me lembro do nome agora :[huu] ) utiliza um Toyota Prius

Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conheça-o
Mensagem de: CelicaGTI em 11 de Junho de 2006, 07:09


Nova geração Prius deverá utilizar um motor 1.8 turbo de "mistura pobre". Sistema THS-II vai ser melhorado, serão utilizadas novas baterias de lítio e será introduzido novo sistema que permitirá o carregamento das baterias enquanto o veículo estiver estacionado. Isto tudo por não menos de €30.000 (preço do Reino Unido).



 



3º Encontro Nacional AJA - Dias 24 e 25 de Junho. Inscrevam-se.

Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conheça-o
Mensagem de: nunoturbo em 11 de Junho de 2006, 16:35
SS, andas a falar com estas novidades e informações técnicas.

Celica GTI :[fixe]  


3º Encontro Nacional AJA - Dias 24 e 25 de Junho. Inscrevam-se.
 

Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conheça-o
Mensagem de: Santos Silva em 12 de Junho de 2006, 04:41
Ainda não sabia:[huu]

Sei é que o modelo Prius já atingiu, no mundo inteiro, 500.000 vendas...  

3º Encontro Nacional AJA - 24 e 25 de Junho. Inscrevam-se.

Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conheça-o
Mensagem de: CelicaGTI em 14 de Fevereiro de 2007, 04:17


Fotos "espia" do possível novo Prius para 2008:



Mais informações here:
Toyota Prius 2008-WorlCarfans

 


Título: Re: TOYOTA PRIUS - Conheça-o
Mensagem de: nunoturbo em 14 de Fevereiro de 2007, 03:57
Será que dá para pôr o Prius a GPL?

prius-touring-club.com/vbf/archive/index.php?t-703.html


la Prius convertie au GPL

04/04/2005 12:20 - La Toyota Prius II fonctionne au supercarburant sans plomb et diminue sa consommation grâce à un moteur électrique d'appoint. Ce sont des ingénieurs français qui ont eu l'idée de réduire encore ses émissions de gaz polluants en convertissant son quatre cylindres au GPL (gaz de pétrole liquéfié).

Ce véhicule, exemplaire pour l'instant unique et au stade expérimental, est l'œuvre de la société d'installation GPL RM Gaz, en collaboration avec le Comité Français du Butane et du Propane (CFBP) et l'Institut Français du Pétrole (IFP). Il est présenté au public à l'occasion du salon du Véhicule Electrique et Hybride EVS21 qui se tient à Monaco du 2 au 6 avril 2005.

La Toyota Prius II consomme en moyenne 4,5l/100km et rejette 104 g de CO2 au kilomètre. Grâce au GPL, cette dernière valeur tombe à 92 g/km de CO2. Une belle démonstration des vertus écologiques de ce carburant, disponible dans près de 2000 stations-service en France.

http://forum.aceboard.net/p-879-3298-70869-0.htm



 

ESPÍRITO AJA - Primeiro estranha-se, depois ENTRANHA-SE!!!!

Edited by: nunoturbo at: 13/2/07 22:01