AJA - Amigos dos Japoneses Antigos

Área pública => Actualidade automóvel Japonesa - indústria e desporto => Tópico começado por: CelicaGTI em 18 de Janeiro de 2008, 19:15

Título: Mazda Furai - Le mans concept
Mensagem de: CelicaGTI em 18 de Janeiro de 2008, 19:15
MAZDA FURAI 2008 CONCEPT



Estreia Mundial do Mazda Furai no Salão Automóvel Internacional Norte-Americano 2008 a decorrer de 13 a 27 de Janeiro

Mazda Furai – "O Som do Vento"

Inspirado no facto de que, nos Estados Unidos, todos os fins-de-semana, existem mais veículos Mazda, ou propulsionados com motores Mazda, a serem utilizados para corridas de estrada do que de qualquer outra marca, o Mazda Furai é o tipo de automóvel que só podia vir de um construtor que incorpora a "Alma de um Veículo Desportivo" em tudo o que cria. Isto sem perder de vista o futuro e as questões ambientais, recorrendo ao uso de etanol celulósico "E100" produzido pela British Petroleum (BP).

O Furai leva ainda mais longe a linguagem de design Nagare ("fluído", em japonês) da Mazda ao traduzi-la num concept car baseado num automóvel de competição da American Le Mans Series (ALMS). O protótipo utiliza o chassis Courage C65 com o qual a companhia competiu na ALMS apenas há duas épocas atrás e um motor Wankel Mazda 20B rotativo de 450 cv com três rotores, que o distingue de todos os outros automóveis em pista.

As linhas agressivas do Furai são resultado do Estudio da Mazda sediada no sul da califórnia em conjunto com os gurus das corridas nos estates a Swift Engineering.

Segundo Franz von Holzhausen, director de design da Mazda Norte-Americana, "o Furai difunde propositadamente as fronteiras que têm tradicionalmente distinguido os automóveis de estrada dos de competição. Em termos históricos, tem existido uma grande distância entre os veículos criados exclusivamente para corridas e os modelos legais – habitualmente apelidados de supercarros – que emulam, na estrada, os verdadeiros carros de corrida. O Furai reduz essa distância de uma maneira nunca antes conseguida."

A aclamada linguagem Nagare da Mazda descreve o fluxo de água, ar, pessoas ou objectos a moverem-se numa direcção. O Mazda Nagare representa fluidez, com um estilo inspirado e vivo, que, no Mazda Furai, invoca um desejo incomparável de possuir tudo o que este modelo representa.

Fotos:
Mazda Furai_01
Mazda Furai_02
Mazda Furai_03
Mazda Furai_04
Mazda Furai_05
Mazda Furai_06
Mazda Furai_07
Mazda Furai_08
Mazda Furai_09
Mazda Furai_10
Mazda Furai_11

Video em acção:
Mazda Furai running on Mazda Raceway Laguna Seca USA


Curiosidades: Ao contrário de muitos concepts este realmente anda...e de que maneira! :eek

 



Sócio AJA Nº18