Apresentação ao fórum
Chamo-me Silvério, natural e residente no Barreiro, 29 anos e sou mais um apaixonado por carros clássicos, principalmente por Vw´s refrigerados a Ar, mas também por um carro pelo qual tenho uma enorme estima.
Um Datsun nissan 2000 deluxe six, registado em Novembro de 1967.
O carro tem algumas caracteristicas que me fascinam, para além das linhas elegantes (by Pinifarina), o motor de 6 cilindros em linha, 2000 cc, 109 Hp, 6 lugares, o conforto, entre outras...
A minha inscrição no fórum, deve-se ao facto de só agora ter carta branca do meu tio, proprietário do carro para pôr novamente o carro a andar...
Tenho acompanhado a evolução do Fórum e verifico com agrado que cada vez somos mais a querer conservar e disfrutar dos prazeres que outrora os nossos antepassados tiveram ao volante destas máquinas.
Cumprimentos,
Deluxe 6 - Silvério
www.sucata-vw.blogspot.com
Quote:
Gostaria de saber a vossa opinião sobre este carro, e outras informações que possam ser uteis à sua recuperação.
Recuperação de quê????
AJA - Primeiro estranha-se, depois ENTRANHA-SE!!!!
isto é assunto para discutir com o especialista desta matéria:BLARDY
Bemvindo.
Quanto ao Datsun, é muito bonito!
Concordo com o Nuno: restaurar o quê??? Só se não tiraste fotos dos podres...
Conselho de amigo: não fales dos VW a ar neste forum
Pelo que me compete dou-te as boas vindas a este grupo e mesmo desconhecendo este modelo felicito-te desde já pois parece que tens aí um excelente exemplar e pouco parece ter a fazer, a não ser andar com ele...
Mal possas mostra-nos mais fotos desse maquinão!!!
Toyota Corolla KE70L born´s again...
Bem vindo.
É uma agradável supresa surgirem modelos como o teu aqui pelo forum, os quais pensava não existirem por cá.
Desconhecia essa traseira nesse modelo...
Diverte-te pelo forum.
Cumps
Bemvindo Silvério ... gostei da parte de convenceres o teu tio (assim ficamos nós a ganhar!!!)
Tens aí um belo exemplo e terás um grande apoio do Blardy ...
Muito bonito e raro!!!
Restaurar? Só se for os bancos?
Datsun's & Datsun's
Elah!!
Aqui está um exemplar dos primeiros série 130, motorização a gasolina e que em comum com o meu, só mesmo a base e um ou outro pormenor, pois têm frentes diferentes, traseiras diferentes e painel de instrumentos também diferentes.
Restauro!? Bom ou as fotos mentem muito ou ele precisa de ser lavado e de lhe meteres gasolina para dentro
Vê a diferença do
teu para o
meu.
Mas já agora, que restauro precisa!?
Breve história do carro...
Este carro foi adquirido em meados de 70, tendo sido registado pelo actual proprietário somente em 78.
O anterior dono, era um conceituado e "rico" senhor ali para os lados de Palmela (casa dos duques), que segundo ouvi dizer teria tido na altura uns problemas de saude que o impossibilitaram de conduzir durante uns tempos...
o meu tio... profissional do desporto na altura já se podia dar um pouco a estes luxos, trocando o vw carocha por este carro.
No entanto os tempos na altura eram dificeis e a epocas desportivas chegaram ao fim... foi necessário emigrar para o Canadá.
O carro ficou parado durante cerca de 20 anos, ganhando um pequeno fôlego em 2000, ano em que devido à resolução de certos assuntos e férias, o meu tio teve necessidade de vir a Portugal e como era necessário um meio de transporte.
Resolveu mudar uns tubos ressequidos do motor, mudar o oleo, uma bomba central de travões, pneus novos e uma panela de escape... foi "quase" só dar à chave.
Acabando essa periodo estival e resolvidos os assuntos era hora de regressar ao Canadá... ficando novamente o carro em cima de cepos por mais 6 anos até agora.
Chegou a minha hora... de dar uma nova vida ao carro.
O carro não tem um unico podre, tem apenas umas pequenas amolgadelas na porta dianteira direita, e uma ou outra quase imperceptiveis.
Neste momento e por uma questão de segurança já retirei os tubos do sistema de travões para mandar fazer uns novos, já retirei as jantes para decapar e metalizar, retirei também as matriculas para repintar como deve ser... enfim, tretas que me vão entretendo e ganhando "tempo" (€€€€) para o arranjo da porta e das outras coisas.
Cromagem dos pára-choques, borrachas dos vidros das portas e outras (algumas estão já completamente ressequidas).
Retirei também a bomba central de travões, que já não estava grande coisa... deparei-me que é uma adaptação.
Preciso de ajuda, alguem sabe onde posso arranjar material para este carro?
um abraço,
Deluxe 6 - Silvério
Mais um pormenor verdadeiramente delicioso...
Alguem sabe ou alguem já tinha visto alguma coisa assim?
trata-se nem mais nem menos da antena e do respectivo botão de comando de uma TV (isso mesmo, televisão!!!) da época.
O meu tio comprou o carro já com este aparelho, e garante que era de origem, mas que entretanto avariou...
Na altura ainda mandou arranjar numa casa especializada em Lisboa, mas como era necessário mandar vir peças do Japão...
Nunca chegou a ser arranjado, nem sequer chegou a vir mesmo avariado... é uma pena, gostava tanto de ter visto!!!
Um abraço,
Deluxe 6 - Silvério
www.sucata-vw.blogspot.com
Bem vindo ao AJA e com um modelo que tem tanto de raro como de belo.
ao AJA. Espero um dia poder ver essa maravilha "ao vivo".
Bela máquina. Parabéns.
MAZDA RX-3 Coupé
Muito bem vindo, tens ai uma bela maquina que é muito rara por cá. Diverte-te e participa.
Vais aprender muito por aqui sobre a tua maquina.
---- Muscle Celica TA22st ----
TE71 POWERSLIDER
ao AJA!!!
Tu nesse carro queres restaurar o quê? Dá um salto e espreita as fotos dos restauros que o pessoal põe aqui no fórum.
O teu precisa é de estrada, muita estrada!!!
Toyota Corolla KE20 1974
Moreira da Silva AE86
Esclarecimento...
porquê sucata?
Aos olhos da maior parte das pessoas, estes carros "velhos" não passam de um monte de sucata, talvez porque não criem laços "familiares" com os carros, com as pessoas que os conduziram, pelo design das linhas... ou simplesmente por não imaginarem o prazer de condução que eles nos proporcionam.
Esta nossa carolice, paixão... ou mesmo doença leva-nos a pequenas grandes loucuras, quer ao volante ou somente monetárias.
Para nós quando olhamos pela 1ª vez um carro cheio de ferrugem ou mesmo todo podre, o nosso pensamento inicial é o da recuperação (pelo menos o meu é), depois vem um 2º,um 3º, etc, etc, até verificarmos que não temos hipotese... e aí no meio daquela
sucata pensamos, deve haver pelo menos alguma coisa que podemos aproveitar.
---------------------
Quanto ao carro a andar, já faltou mais...
Ainda tenho o carro em cima de cepos, as jantes devem vir para a semana (decapagem e metalização), segue-se o tratamento e pintura das mesmas.
Já comprei uma bateria nova, já retirei 2 dos 4 "tubinhos" com os respectivos terminais para mandar fazer uns novos (só dá jeito tirar os outros com as jantes colocadas).
Falta-me a bomba da embraiagem e ensaiar a bomba central de travões.
Depois é lavar, dar uma polidela e ir à inspecção... o resto é para se ir fazendo...
No futuro quero mandar tirar as amolgadelas e dar uma pintura... côr de origem claro!!
Um abraço,
Deluxe 6 - Silvério
Eu gosto da atitude !!! Continua assim !!!
Já agora, alguem sabe as referências das bombas; central de travões e de embraiagem?
BlardY, podes-me enviar sff fotos do teu Cedric, gostava de ver os interiores (especialmente tablier - botões e isqueiro) e do motor.
Tenho um botão partido e falta-me o isqueiro. (se alguem tiver a mais...)
Quanto às borrachas do carro, alguem sabe onde posso arranjar? (vidros, portas, espelhos... etc)
Cumprimentos,
Deluxe 6 - Silvério
PS: quanto a restauros completos... não é japonês... mas é um carro com história, podem acompanhar através do blog (www.sucata-vw.blogspot.com) o que estou a fazer a um vw 1200 de 1959.
Pois bem Silvério, o teu problema em peças é o mesmo que o meu e o mesmo de todos por aqui...elas são escassas.
Já foste à nissan ver o que é que eles ainda arranjam, de todo o material que precisas ( ou possas vir a precisar?! ) ?
Acho que devia ser a tua primeira acção.
Depois disso tens os dadores em sucatas ( que não são quase nenhuns ) e depois disso é pesquisar na net, e... boa sorte.
Deixa-me o teu email para que te possa mandar algumas fotos do meu 130. Atenção que o meu é a diesel, motor SD22.
Edited by: blardY at: 22/11/06 0:35
Silverio
Devo estar a fazer confusão, mas não tiveste na Automobilia da Moita no nosso stand o ano passado ?
Isto é porque me recordo de aparecer alguém no stand com as mesmas dúvidas que tens agora
Tens aí uma bela máquina
Participa e dispõem sempre
SPDragon
Estive realmente na automobilia da Moita no ano passado, mas quando falámos a 1ª e unica vez até ao momento foi na Automobilia da Moita de há dois anos.
Fez ontem 2 anos, estavamos a falar do carro lá no stand, depois fui a casa tirar as fotos (as mesmas que estão na apresentação - verifica a data) e voltei para vos mostrar.
Nessa altura já andava de volta do meu tio para me dar a chave e os documentos... água mole em pedra dura, tanto dá até que fura!!!
-------------------
BlardY
envia-me as fotos sff para o seguinte e-mail, ou partilha-as com todos:
silverio.carmo@gmail.com
Um abraço,
Deluxe 6 - Silvério
Olá viva
Muito interessante esse modelo, costuma-se dizer que os gatos têm 7 vidas mas esse modelo pelo tempo que já tem e pela ibernação que teve pode-se dizer que é imortal. Muitos parabens pela máquina.
O tempo tem sido pouco ou quase nenhum para dedicar-me ao japonês, tenho andado hiper atarefado com os alemães...
No entanto, há pequenas coisas que se vão fazendo...
Limpam-se os tampões com massa de polir fina, falta colocar cera por dentro para melhor protecção.
Ensaiam-se as faixas para os pneus, apenas para ficar com uma ideia do aspecto final.
Jantes decapadas, metalizadas e com o primário já dado... uma lixadela e... prontas para receber a tinta mais o verniz.
Quanto às matriculas, é um trabalho que requer muita paciencia... isolar, pintar, voltar a isolar...
Vai-se fazendo o que se pode.
um abraço,
Deluxe 6 - Silvério
www.sucata-vw.blogspot.com
Edited by: Deluxe 6 at: 6/12/06 22:37
Apesar de pequenos os avanços são muito positivos...
Vai ser muito bom ver o teu carro num dos nossos encontros.
Cumps
Em relação ao teu sistema de video e som, talvez te possa ajudar, mas é coisa para um ano, isto porque a pessoa que o arranja vive na Rússia e só vem 1 vez por ano a Portugal.
Alguma coisa contacta-me
Bem, só agora vi este post e quero apenas dar um conselho...se me é permitido.
Não venda por preço nenhum.
Se foi de facto comprado em Portugal e em 67, então terá sido, tal como o meu 411, importado pela Sociedade Lusolanda e não pelo Entreposto que nessa altura não existia em Portugal.
Convém antes de mais confirmar a data do livrete.
Aliás nunca vi um modelo com estes interiores e de facto se fôr série130 então não há preço que pague.Vou investigar melhor e digo mais coisas.
Para já, 2000 a gasolina foram vendidos 25 em 1968 pelo Entreposto e não em 67.
Veja se é o:HL 130 BUMRD.Deve estar marcado na chapa no compartimento do motor .De qualquer modo trata-se de um CBU montado no Japão e não de um CKD montado em Portugal.Guardar,guardar!!!
E como vêem meus caros, verdadeiros AJAS são os da década de 60, que afinal ainda vão aparecendo por cá. É tudo uma questão de se procurar.Se fossem mais velhos-cotas como eu-percebiam o que quero dizer.
MRS
Quote:
Se fossem mais velhos-cotas como eu-percebiam o que quero dizer.
Eu já estou 100% sintonizado.
Ao olhar com mais atenção deparei-me com mais uma situação... por acaso o carro até tem pneus novos, no entanto caso queira meter uns pneus iguais aos de origem, com a medida 700x13 onde poderei adquiri-los?
Um abraço,
Deluxe 6 - Silvério
Edited by: Deluxe 6 at: 7/12/06 3:10
Uma verdadeira jóia !!!
ssl.delti.com/cgi-bin/det...Country=PTNeste site tens esses pneus mas só dão o preço por consulta para essa medida.
Já me falaram bem deles pelo preço e serviço.
Cumprimentos
P.S algumas alternativas
www.coker.com/store/custo...276&page=1 Edited by: fellowmax at: 7/12/06 9:53
Bem, também estou como o MRS... este tópico nasceu nuns dias em que estive ausente
Quote:
O tempo tem sido pouco ou quase nenhum para dedicar-me ao japonês, tenho andado hiper atarefado com os alemães...
Deluxe 6,
quando souberes "quem" é o MRS (a humildade da sua escrita
talvez te "confunda"), acho que vais inverter rapidamente as tuas prioridades...
...e deixar os "barulhentos, fumarentos, feios e desconfortáveis" alemães a repousar
).
Para mim, já és candidato a Rookie do ano no AJA
Quando é que há um Informal Sul para lhe pormos a vista em cima
Honda Prelude 1982
Obrigado pelas palavras de incentivo que tenho recebido, espero compensá-los de alguma forma, com a ida a alguns dos vossos encontros... especialmente daqueles onde se come e bebe.
Para já o carro permanece quase sem evolução, o tempo nesta altura de festas é pouco, muito pouco!!!
Apesar disso já tenho as jantes pintadas... as faixas brancas, colocação dos pneus e calibragem das rodas vai ser efectuada durante esta semana... um pequenino passinho.
Tudo o resto está parado, o amigo "Caramelo" que me está ajudar têm tido muito trabalho (ainda bem) na garagem dele.
Um abraço a todos e continuação de boas festas
Deluxe 6 - Silvério
Projecto praticamente em stand by
Tem sido muito dificil arranjar tempo disponivel para além de outro factor muito importante... a ausência do outro tempo €€€.
No entanto posso apenas adiantar que já possuo os tubos novos de travão, feitos com base nos antigos.
As 4 Jantes também já estão prontas, juntamente com os tampões limpos e tratados com cera no interior.
A seu tempo, tudo se faz!!!
Um abraço,
Deluxe 6 - Silvério
Estão um show
A lista branca no pneu foi pintada ou já vinha no próprio pneu?
Quote:
Estão um show
obrigado blardY.
quanto à lista branca, existem pneus com faixa branca e uns ainda mais espectaculares... mas para outro tipo de carro que é com uma faixa vermelha mais pequena.
Verifica em www.riamarpneus.com
Como os pneus estão novos, com menos de 2000 km não me compensava investir em pneus, por isso optei por comprar as telas para jante 13" são bem mais baratas (cerca de 10€ cada) e fica com um bom acabamento.
Comprei num casa especializada em peças de carochas na Damaia. (www.montyparts.com)
Se precisarem de alguma coisa de lá falem com o Júlio Monteiro, ou então com o Zé Pedro que trabalha lá e está a restaurar um Toyota.
Acho até que ele faz parte deste fórum... ele estava com algumas dificuldades de inicio, não sei se já conseguiu.
Um abraço a todos.
Mais não seja vemo-nos na automobilia da Moita em Março, apesar de ser ainda sem carro...
Quote:
ou então com o Zé Pedro que trabalha lá e está a restaurar um Toyota.
Sei perfeitamente que é! Estive já com ele nessa loja há uns tempos.
Obrigado pela dica, gostei do efeito com que os pneus ficaram
Quando se arranja algum tempinho para se sujar as mãos, geralmente optamos por fazer algo que se veja o resultado... e vamos sempre deixando os trabalhos chatos por fazer.
Desta vez comecei a trabalhar nas matriculas... trabalho chato p´ra caraças. Lixar todos os números e letras de forma a minimizar ao máximo as irregularidades e rugosidades que apresentavam. (Lixa grossa, média, fina...)
O objectivo, apesar de ilegal é deixar a matricula com os números de origem em alúminio polido e envernizado em fundo preto. Caso os "marretas" das inspecções não criem problemas fica assim, caso contrário restam duas alternativas:
Mandar fazer umas matriculas apenas para as inspecções, ou então pintar os números e letras de branco.
Até os dedos ficaram lixados...
Excelente trabalho, mas se precisares de matriculas ditas "legais" não gastas mais de 20 euros e ficas com um par de matriculas à maneira. Já agora, essas são feitas de que material?
PS: Excelente trabalho, mas deve ter custado mesmo!!
Toyota Corolla KE70L born´s again...
Estas matriculas são as de origem, sendo os algarismos em aluminio, daí este trabalho todo...
Estas matriculas têm algumas particularidades, por exemplo os caracateres são do mesmo tamanho, quer à frente quer atrás o que não era costume acontecer.
outra situação é a chapa traseira ser de uma medida não padronizada, adpatando-se esta às medidas da moldura do carro.
Esta moldura é basculante, servindo de acesso ao tampão do dépósito da gasolina.
Quote:
mas se precisares de matriculas ditas "legais" não gastas mais de 20 euros e ficas com um par de matriculas à maneira
Caso alguem implique com as matriculas... farei um desses pares para levar o carro às inspecções e viagens maiores.
Um abraço,
Deluxe 6 - Silvério
Toyota Corolla KE70L born´s again...
Os tubos de travão como já havia referido foram todos retirados para serem inspeccionados e tratados.
O tratamento de choque... limpeza profunda. Nesta Foto aparece o Sr. " Feliciano Raposo" de volta dos tubos
Houve casos em que foi necessário mandar fazer uns novos. Estando depois a cargo do Sr. "Vitor Tozé" refazer as curvas iguais aos dos antigos.
Neste momento já estão todos prontos... pintadinhos e preparados para voltarem ao sítio.
E assim vai com lentidão o restauro do P130.
Um abraço
Deluxe 6 - Silvério
Quote:
E assim vai com lentidão o restauro do P130.
Com lentidão, mas com sabedoria.
Vais muito bem, quanto a mim.
Ola Deluxe 6, tenho acompanhado o teu trabalho, e estas de parabens. Entao tem havido mais progressos no restauro da maquina?!
.
Quote:
Subaru Leone 1400 GSR Coupê.
Continuo com vontade de cotinuar o projecto, mas não estou a conseguir obter resultados práticos, ou seja...
Depois de tratados os tubos de travão, bomba central reparada e bomba de embraiagem adaptada... chegou a hora de montar no sitio e esperar que funcionasse.
Foi na manhã do sábado passado que fomos montar as peças no carro, mas nem a bomba central de travões, nem a bomba de embraiagem quiseram colaborar.
Para além disso verificámos também que as rodas estão agarradas.
Chegou a hora de procurar realmente quem me possa ajudar a encontrar material para este carro, e para isso vou precisar da ajuda do AJA.
Prioritário: Bomba Central de Travões e Bomba de Embraiagem
Agradeço toda a ajuda possivel.
Um abraço,
Deluxe 6 - Silvério
Quote:
verificámos também que as rodas estão agarradas
Silvério, se calhar o vosso problema começa aqui ... eu já tive graves problemas de travões e comecei por restaurar os bombites e respectivos vedantes, só depois me virei para a bomba ...
Quanto às bombas em si, se calhar devias colocar algumas fotos e explicar os sintomas para poder ajudar-te ...
Manda fotos e pormenoriza o máximo que puderes de forma a ser possível a gente opinar!
O pior disto tudo é que as bombas (travões e embraiagem) que estão no carro já não são as de origem... devem ter sido adaptadas em 2000, na ultima vez que o carro andou.
Alguem sabe. Ou sabe dizer como descobrir as referências originais.
Nos catalogos de peças das lojas de peças auto em que procurei nem vem qualquer referência ao modelo do carro...
Abraço,
Deluxe 6 - Silvério
Ainda não tenho solução para o meu problema, mas continuo em busca dela...
Enquanto isso vou-me contentando com algumas fotos sacadas da net e imaginando o resultado final do meu... Gostam?
Grande Datsun!!!
Não tinha conhecimento desse modelo!!!
Bom restauro...
Cumprimentos:
Miguel Alvesss
Passados estes meses e apesar de ainda não ter solução sinto-me cada vez mais perto...
comprei um livro (pequena fortuna) através do e-bay sobre o modelo P130... são mais de 480 páginas de informações sobre o carro, impressionante.
Cada carro que se compra deveria vir com um livro deste género.
quanto à grande questão... apenas fotos e uma referência (46010-73000).
ajuda continua a precisar-se...