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Área pública => Geral => Tópico começado por: whizzpt em 20 de Outubro de 2006, 15:37

Título: Motores - Toyota K
Mensagem de: whizzpt em 20 de Outubro de 2006, 15:37
Neste tópico devem ser discutidos temas relacionados com os motores Toyota da série K.

1K - 1077cc
2K - 993cc
3K - 1166cc
4K - 1290cc
5K - 1486cc
7K - 1781cc


Mais informação: http://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_K_engine (http://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_K_engine)
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: Dateson em 25 de Outubro de 2006, 03:13
Olá a todos,
Um colega meu vai começar o restauro de um Toyota Starlet de 3 portas e vai-lhe montar o motor 3k. Ora, ele quer adoptar, também, neste motor 2 carburadores Weber 40 mas não tem o colector de admissão. Sabem onde o poderá encontrar?
Agradeço a vossa colaboração e em breve darei mais noticias sobre este restauro.

Um abraço a todos os AJA :[fixe] .

Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: fernandokp61 em 26 de Outubro de 2006, 04:04
tenho os colectores que procuras so que preciso deles para fazer o mesmo:[rotfl] ..mas num motor 4k!!
tens um starlet de 3portas original??ou cortado??abraço

Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: Dateson em 26 de Outubro de 2006, 13:14
É um Starlet de 3 portas original :[yeah2] , não é cortado mas não é meu, é de um amigo que ainda não tem acesso à net.
Onde é que arranjaste os colectores?

Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: Kakashi em 25 de Junho de 2009, 20:55
Desde que conheço o modelo ke 20, reparei que este modelo tem vários tipos de motor, uns com bloco vermelho ou verde.
Apesar de ser uma questao basica, gostaria que me ajudassem a distinguir os varios motores que este modelo usa e as suas caracteristicas tecnicas(cavalagem, Binário...).
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: Kaizen em 25 de Junho de 2009, 22:43
3K - Vermelho, foram os primeiros
3K-H - Verde, a maioria deles, com pistões de cabeça direita
3K-C - Preto, pistões côncavos. Saiu sobretudo nos Corolla (KE20) "E"
3K-B - Verde, com cabeça bigport e dois carburadores. Só saiu nos SL e SR

Se não estiver exacto, tem de andar lá perto
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: TiagoKapa em 25 de Junho de 2009, 23:04
Quanto ao resto não sei mas o meu é de 1971 e esta original com motor que veio de origem no carro e o bloco é verde o motor é o 3k, e os 3k mais tardios é que são vermelhos,isto pelo que tenho visto....os outros não sei
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: Mich em 26 de Junho de 2009, 07:20
O meu é vermelho e é um 3 K-B
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: zecaoliveira em 26 de Junho de 2009, 17:08
atenção que as côres podem ter sido alteradas e tambem não definem o bloco!
para alem do que o Kaizen disse á mais uma caracteristica que creio a olho nu define a côr original do bloco o nº do motor nos blocos verdes está sempre do lado direito do distribuidor e dos vermelhos do lado esquerdo os pretos não tenho a certeza!
os blocos têm pequenas diferenças! é nas cabeças que está a diferença toda,já tive por cá os 3 motores
3k-cabeça normal
3k-b-cabeça bigport com mais uma saida de agua de circulação pelos colectores
3k-H-cabeça normal com mais uma tampa de circulação de agua na traseira da cabeça
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: Kakashi em 26 de Junho de 2009, 21:09
O meu ke 20 tem o bloco vermelho e a tampa do carburador branca esverdiada. Eu apenas coloquei esta duvida porque a maioria dos ke 20 que vejo tem o bloco verde com a tampa amarela e ainda não consegui perceber se a unica diferença é na cor do bloco ou tambem se é na cavalagem por exemplo.
Esse meu ke 20 e de 1975 e tanto o motor como a cor do bloco sao originais.
Por isso agradecia que continuasse a esclarecer a minha duvida.
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: Mich em 27 de Junho de 2009, 01:53
Uma maneira é desmontar o colector de admissão e ver se tem um buraco extra na cabeça para a circulação da agua.Outra maneira é ir com o nº de motor a toyota e perguntar lá.
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: Mich em 09 de Agosto de 2009, 18:04
Dá para por online outra vez?
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: GrindeR em 09 de Outubro de 2009, 20:46
Pois... o primeiro post já data de há 3 anos...
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: costinha_trf em 29 de Outubro de 2009, 13:26
Boa tarde a todos!

Alguém sabe dizer concretamente a diferença de potência entre um motor 3k e um motor 4k?
Isto deve-se a uma conversa que tive com um amigo mecânico que também está a restaurar um ke25sr e surgiu esta duvida.

1 abraço
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: Santos Silva em 03 de Novembro de 2009, 00:07
Segundo os catálogos da época, o 3K-H tem 55cv às 6000rpm e o 4k 65cv às 5400rpm
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: PINTAS em 11 de Março de 2010, 23:33
Boas

Comprei estes carburadores para montar no meu KE20, porém estou com algumas duvidas acerca da sua aplicação.
A pessoa que mos vendeu garantiu que servia mas estou a deparar-me com algumas ligações que não existem no meu original (1duplo).
Junto abaixo algumas fotos e solicito a vossa sempre preciosa ajuda no sentido de indicarem qual o modelo do carro a que se referem estes carburadores o que são determinadas ligações e se irão servir no meu KE20.

O que são essas duas fichas que ligam a uma valvula em cada um dos carburadores? Onde vou buscar corrente para isso? No original do carro não existe essa ficha.
(http://img85.imageshack.us/img85/1865/pedro001.th.jpg) (http://img85.imageshack.us/i/pedro001.jpg/)

(http://img297.imageshack.us/img297/5640/carb002.th.jpg) (http://img297.imageshack.us/i/carb002.jpg/)

(http://img689.imageshack.us/img689/5608/carb014.th.jpg) (http://img689.imageshack.us/i/carb014.jpg/)

(http://img717.imageshack.us/img717/4830/carb013.th.jpg) (http://img717.imageshack.us/i/carb013.jpg/)

(http://img202.imageshack.us/img202/3802/carb012.th.jpg) (http://img202.imageshack.us/i/carb012.jpg/)

(http://img218.imageshack.us/img218/7811/carb011.th.jpg) (http://img218.imageshack.us/i/carb011.jpg/)

(http://img72.imageshack.us/img72/5250/carb010.th.jpg) (http://img72.imageshack.us/i/carb010.jpg/)

(http://img641.imageshack.us/img641/7260/carb009.th.jpg) (http://img641.imageshack.us/i/carb009.jpg/)

(http://img189.imageshack.us/img189/7485/carb007.th.jpg) (http://img189.imageshack.us/i/carb007.jpg/)

(http://img189.imageshack.us/img189/7485/carb007.th.jpg) (http://img189.imageshack.us/i/carb007.jpg/)

(http://img535.imageshack.us/img535/8036/carb006.th.jpg) (http://img535.imageshack.us/i/carb006.jpg/)

(http://img360.imageshack.us/img360/4533/carb005.th.jpg) (http://img360.imageshack.us/i/carb005.jpg/)



Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: Kaizen em 12 de Março de 2010, 08:37
É que não são só essas as diferenças!

Mas antes de mais, porque é que abriste o tópico nos "Classificados"?!

A cabeça também é diferente, a taxa de compressão é diferente, os pistões são diferentes...  :assobio

Mas sim, dá para adaptar e funciona. Não esperes é os mesmos resultados de um 3K-B original.
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: PINTAS em 12 de Março de 2010, 09:22
Citação de: Kaizen em 12 de Março de 2010, 08:37
É que não são só essas as diferenças!

Mas antes de mais, porque é que abriste o tópico nos "Classificados"?!

A cabeça também é diferente, a taxa de compressão é diferente, os pistões são diferentes...  :assobio

Mas sim, dá para adaptar e funciona. Não esperes é os mesmos resultados de um 3K-B original.
Bom dia Kaizen

Antes de mais obrigado pela resposta rápida e peço desculpa por ter colocado o post erradamente nos classificados. Seria possivel alterarem para o tópico correcto?

Relativamente ás restantes diferenças, taxa compressão e pistões, isso é melhor ou pior? Percebo pouco disso dai a pergunta.

Relativamente ao funcionamento irei ter problemas nas afinações e andamento? Comprei isso como sendo original do KE25 :wall

Obrigado
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: Kaizen em 12 de Março de 2010, 12:03
Viva,

Os carburadores e o colector são de facto originais nos modelos Corolla Coupé SL e SR (KE25 e KE35), mas para estas versões foi desenvolvido o motor 3K-B que tem por base o 3K-H. A maioria dos KE20 são 3K-C (não tenho bem a certeza disto mas acho que está certo) o que significa que têm uma compressão mais baixa, pistões côncavos etc.

  O 3K-B tem uma taxa de compressão mais alta (que é que o faz andar... +/- isto) e depois é alimentado por dois carburadores. Usa os pistões de cabeça direita. O "injector" de gasolina do carburador simples injecta, por exemplo 21, enquanto que cada um dos carburadores duplos não vai além dos 16/17 senão era gota a mais para aquilo com que o motor (o 3K-B) conseguiria lidar.

  A conversão que vais fazer vai funcionar, mas vai ser uma modificação. Isto é, não vai ser a mesma coisa que o funcionamento de um 3K-B original.
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: PINTAS em 12 de Março de 2010, 16:47
Boas Kaisen
Então os carburadores que comprei são mesmo os originais do Ke25?
Pelo que tinha entendido os originais seriam identicos ao que tenho (1duplo), mas em duplicado, com o respectivo colector de admissão duplo. Mas estes têm por exemplo aquelas duas fichas que ligam a uma valvula em cada carburador que não existe no que tenho. O meu receio é ter comprado 1 conjunto de carb. que ou não funcionarão, ou funcionarão mal e com imensas dificuladades de afinação. :(   
Em relação ao andamento ficará melhor, certo? E a sonoridade melhora?
Pergunto isso porque estive junto de um Ke25 SR que existe cá e o som era divinal.

Obrigado pela ajuda
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: PINTAS em 12 de Março de 2010, 17:21
Boas

Acabei por descobrir de qual o modelo é que são esses carburadores no Portal dos Classicos.
São os que vinham montados nos Celicas ST TA-22 e Corollas 1600 TE70.
Agora a grande questão é será que servirão?

Agradeço vossas opiniões
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: Kaizen em 12 de Março de 2010, 20:56
Depende do que queres fazer com o carro, basicamente.
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: prelude guy em 12 de Março de 2010, 21:12
Pois...

agora que me chamaste a atenção, fui ver as fotos e não há dúvidas: é o conjunto (carburador e filtros) do motor 2T-B (que vinha nos Celicas, Carinas, etc).

Não tenho conhecimentos para te dizer se irá ficar a funcionar bem, mas o motor deles é 1600cc. e o teu 1200cc. Acredito que não será fácil  ::)

Quanto às fichas, elas alimentam as electroválvulas que fazem o funcionamento ao ralenti. É só ir buscar corrente a um qualquer fio que tenha corrente sempre que se liga a chave de ignição (penso eu de que)... curiosamente não conheço aquelas fichas, mas outras mais antigas (estreitas e redondas)... talvez esses carbs até tenham vindo já de um Carina dos anos 80...
::)
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: Kaizen em 12 de Março de 2010, 21:20
Os carburadores parecem ser de um Carina TA40 ou TA60.

CitaçãoPelo que tinha entendido os originais seriam identicos ao que tenho (1duplo), mas em duplicado

Mas não são. Internamente são diferentes, e como escrevi, o conjunto todo a funcionar em harmonia é que faz a diferença.

O Corolla 1200 sedan já é "honesto" quanto baste e tem mais perfil de passeio suave e agradável do que de estrada retorcida ou performance pura.

Por esta razão, deves pensar no que queres fazer com esse material todo e analisar os benefícios e os custos dessas alterações todas.
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: PINTAS em 12 de Março de 2010, 21:57
Boas

Obrigado pela vossa ajuda.
Relativamente ao objectivo destas alteração é somente dar um pouco mais de vida ao carro, não tenciono andar a fazer corridas com ele, até porque se assim fosse teria ido para os Celicas ou MR2. O que pretendo seria apenas obter mais alguma resposta de motor quando solicitado. A outra alteração que seria efectuada em simultaneo é a aplicação da caixa de 5V que ja tenho.
Deste modo, penso que tiraria maior partido do carro sem entrar em altos regimes e cicular em "velocidade cruzeiro" nas vias rápidas sem sentir o carro sempre em esforço uma vez que só possui neste momento 4V.
Em conclusão, pretendo efectuar pequenas alterações sem comprometer quer a mecanica, quer segurança ou mesmo originalidade.

Cumprimentos
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: Kaizen em 12 de Março de 2010, 23:06
OK, mas diz-me uma coisa... não estás nos Açores ?

É que se sim, não tens estrada suficiente para que essas alterações valham a pena! Tens uma via rápida com que? 7 a 10kms?

Com 4V recorres menos à caixa a subir para as Lagoas e tens sempre binário. Aí deves é procurar uma relação curta e não longa (digo eu que de mecânica não percebo nada).

E os carburadores... pouco será a diferença que vais notar! (com excepção da 2ª e talvez em alguns pontos em 3ª velocidade).

Não sei se te ajuda ou deixa mais descansado, mas o KE20 não é menos carro só porque não o tens "artilhado".

A alterar alguma coisa, eu no teu lugar, talvez só montasse o servo-freio e estava feito. Mas isto sou eu, tu segue o que o teu sonho te diz.

:thumbsup



Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: PINTAS em 15 de Março de 2010, 11:52
Boas Kaisen

Sim, estou nos Açores, mais concretamente S. Miguel. Conheces a ilha?
Relativamente ás vias rápidas, neste momento tens zonas com mais do isso, e no final do proximo ano existirão as Scuts que alcançarão distancias superiores a 70km de distancia. Sei que não representa muito comparando com o que existe ai mas em proporção até não estamos mal estradas.
Em relação ao carro ficar melhor ou pior estando artilhado, como ja havia referido, é apenas gosto de ter o carro com uma condução mais civilizada e calma com uma mudança de "cruzeiro" ao inves de ir a 110/120km e sentir o carro a "berrar" por outra mudança e os duplos para que quando lhe der gaz, ter melhor resposta.
Reafirmo que o intuito não é tornar o carro "xunning" nem tão pouco estraga-lo.
Penso que essas alterações não comprometerão a sua originalidade.

Abraço e obrigado pela vossa ajuda

Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: Kaizen em 15 de Março de 2010, 13:38
Sim, sim, eu compreendi bem qual é o teu ponto de vista. :)

Sim, conheço S. Miguel e por conduzir aí é que escrevi o post anterior.

O meu post anterior é mesmo numa perspectiva dinâmica das vantagens e desvantagens das alterações a aplicar.
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: Toylex em 15 de Março de 2010, 21:18
 :offtopic

De Ponta Delgada à Ribeira Grande já dá para dar uns 200km/h  :green: sempre são quase uns 30km de AE

Estive aí em Nov/Dez e dá para ver que estão a fazer muitas novas estradas, o Nordeste é que é o maior problema, é sempre a 30

Boa sorte com o teu projecto  :thumbsup
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: PINTAS em 15 de Março de 2010, 23:28
Boas ToyLEX

Sim de PDL para R.Grande dá para dar isso, mas não sei se experimentaste a ligação Lagoa-R.Grande? É muito melhor, recta, 243kh com a Mercedes(medidos pelo GPS), 180kh com o Clio, 250kh com o Impreza Sti, mais do que isso com uma GSX-R (pendura por isso não sei precisar).
Ligação P.Delgada a Nordeste terá a via rápida concluida no final proximo ano, pelo projecto é visivel a existencia de muitas rectas :D :D em 70/80km.
Penso o acima já diz por si que não vou utilizar o KE para corridas, para isso tenho outros. O KE é mesmo só para gozar o passeio e apreciar a paisagem mas sabendo que se for preciso andar ele anda  :lol
Em relação ao projecto, vou esperar que entre de ferias, em principio será em Abril, para deitar mãos á obra.  :D

Abraço
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: metralha328 em 18 de Julho de 2010, 00:32
PINTAS... o que é que andas a fazer ao Laranjinha??? Olha que eu sei onde moras!!!
Fora de brincadeira, altera isso e depois conta-nos como foi...

:offtopic
O que disseste da GSX-R não é aplicável, porque aqui em Lisboa, na Av. Luísada, a arrancar do semáforo das bombas da BP até chegar ao cimo da subida (já por cima da 2ª Circular) chego aos 200 km/h e a minha mota é só uma 600...
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: em 30 de Janeiro de 2011, 19:54
boas
precisava das vossas opnioes?

O meu toyota 1000 kp 30 de 1970 costuma levar oleo de motor  20 w 50w
so como trabalho no meio arranjo oleo 10 w 40 w semi sintetico mais barato do que 20w 50 w (oleo mineral)
enfim... a pergunta é?
sera que faz mal??? sera que nao vai ficar a falhar??
sei que e provavel ficar a comsumir oleo mas alem disso o que podera aconteer??????

agredecia as vossas humildes opnoes por favor!!!!!!!!!!!!!
obrigado
abraços
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: toyota1000 em 01 de Fevereiro de 2011, 13:07
Amigo Zé,

Agora de tarde vou levar o manual do meu kp30, faço um scan e posto aqui a imagem dos óleos recomendados, o meu foi fabricado em 71.
Tem lá uma grande variedade, depois é mais fácil opinar sobre o assunto.

Abraço
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: toyota1000 em 01 de Fevereiro de 2011, 16:39
Aqui está a pagina do manual do KP30 com as indicações dos óleos a utilizar.

Se quiser a imagem maior mande-me o email que lhe envio

Tem também noutra pagina que os óleos adequados são os 5w20 para temperaturas mais frias, 10w30 ou 20w40, penso que o último é o mais adequado a Portugal (-12º a mais de 32º). Tem também a informação SAE (Multi-grade)

Abraço

(http://img830.imageshack.us/img830/1580/manualoleos2.jpg)
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: em 01 de Fevereiro de 2011, 17:49
 obrigado amigo joao
tive a dar uma vista de olhos e parece me que tanto posso por 10 w 40 w semi sintetico como o 15w 40w ou 20w40w ou 20w50w mineral....
enfim o meu motor so tem 110 mil km reais (pois o carro era do meu avo) ....
nos programa aki do trabalho diz me que leva 15w 50w mineral...
mas eu arranjo 10w40wsemi sintetico mais baratodo qualquer oleo mineral....
enfim nao sei o que meta no motor se:
10w40 w semi sintetico
15w50w mineral
mas d qqualquer maneira obrigado
e continuo a aceitar opnioes

Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: Tractortp em 01 de Fevereiro de 2011, 18:15
Cuidado, já foi dito aqui no AJA, o uso de um óleo mais "fino" pode comprometer a pressão deste no motor, seja a frio ou a quente.

O óleo até pode ser melhor, ou seja, melhor capacidade de lubrificação e estabilidade em diferentes temperaturas, mas há que ter em conta as folgas do motor.

Assim será conviniente ter um pressostato para ir acompanhando o comportamento, nunca devendo baixar da pressão mínima recomendável.

Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: em 04 de Fevereiro de 2011, 09:00
Pois era essa ideia que eu tinha , ainda na tinha falado para ver se alguem dizia o mesmo....sobre a compresao do motor....
acho que vou optar pela 15w 50w...e melhor assim ele anda bem assim
mas continua aceitar opnioes pois o carro esta ha uma semana sem bujon a escorrer oleo ...lol
so amanha sabado vou por ...ate lá .....opnioes
obrigado a todos
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: spongebob em 13 de Abril de 2011, 00:29
Boas.
Olhe relativamente a esta questão dos óleos penso que seja uma dúvida bastante pertinente.
Eu penso que a melhor opção seja um 15/40 mineral que é um óleo bastante barato(sendo que o 20/50 é melhor mas desnecessário para este motor), mas o 10/40 semi sintético também não é má opção.
A única questão que devemos ter em conta é que se tratam de motores bastante antigos e, evidentemente, com folgas de origem diferentes das dos motores mais recentes, logo mesmo que o motor esteja em bom estado, com um óleo sintético ou semi sintético, vai consumir bastante porque estes ficam muito finos quando estão quentes.
Esta é a minha opinião apenas :D
Se utilizar um 15/40 e trocar de óleo de 5000 em 5000 não vai ter problemas.
Cumprimentos.
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: RSilva em 13 de Abril de 2011, 11:16
Olá a todos.
Eu usava o 20w50 porque o motor queimava algum óleo no entanto o meu mecânico alterou para 10w40 e acho que foi acertado. O oleo chega mais depressa à cabeça do motor e este ficou mais silencioso para além de desenvolver melhor a frio. O gasto de óleo pouco alterou.
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: Cke70 em 14 de Dezembro de 2011, 21:31
Bom dia.
Alguem me sabe dizer quais são os valores das folgas (em mm.) da afinação de valvulas e do ponto de distribuição do motor 4K-U, ou tenham algum documento que me possa ajudar? Algum manual de reparação do motor ou algo do gênero...

Agradeço
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: Cke70 em 16 de Dezembro de 2011, 15:18
Alguem me pode dar uma ajudita?
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: dms em 17 de Dezembro de 2011, 22:14
já experimentas-te procurar em fóruns estrangeiros?
Nas oficinas eles costumam ter esses dados em registo, nas oficinas mais antigas então devem até saber de cabeça essas coisas :D aqueles mecanicos com 70 e tal anos que nos 70's e 80's só viam ke20's à frente ;)
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: Cke70 em 17 de Dezembro de 2011, 22:37
Eu preciso dos valores para fazer eu próprio... não vou levar o carro a uma oficina.
Infelizmente em foruns estrangeiros, não consegui pescar nada.
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: Santos Silva em 17 de Dezembro de 2011, 23:00
Posso arranjar os dados do 4K...sem "U".
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: Cke70 em 17 de Dezembro de 2011, 23:03
Penso que tambem sejam compativeis.
Santo Silva, se não se importar agradeço então!
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: Santos Silva em 31 de Dezembro de 2011, 10:53
Afinação das válvulas a frio:

Admissão 0,20mm
Escape 0,30mm

Ponto do motor 8º APMS com motor ao ralenti (convém que já esteja quente)

Estes dados são indicados para os motores da serie "K": 2K, 3K, 3K-C, 3K-H, 4K e 4K-C
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: Cke70 em 31 de Dezembro de 2011, 11:07
Obrigado Sr. Antonio!
Vou anotar então para depois fazer isso.

Obrigado!
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: Daniel Maia em 17 de Dezembro de 2013, 18:59
A dúvida é simples, o carburador Aisan dos KE20, é igual ao do KP61 com motor 4K?
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: Santos Silva em 17 de Dezembro de 2013, 23:48
Não!
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: Daniel Maia em 18 de Dezembro de 2013, 13:34
É diferente naqueles tubos de vácuo? A medida do carburador é também diferente?
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: Santos Silva em 18 de Dezembro de 2013, 19:57
Várias coisas, giglers, medida da admissão, tubos de vácuo, etc
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: lobster_kp61 em 31 de Março de 2014, 20:59
Boas,

Sabem me dizer, quais as melhores velas para o motor 4k? Eu mandei vir umas NGK BRE529Y-11 para o 4k do meu kp61, é uma boa escolha?
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: Blacklion em 04 de Abril de 2014, 21:14
NGK BPR5ES
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: Santos Silva em 04 de Abril de 2014, 21:31
Toyota usa Nippondenso...  :assobio

São as W16EXR-U
Título: Re: Motores - Toyota K
Mensagem de: lobster_kp61 em 06 de Abril de 2014, 14:46
Obrigado pela informação! Mandei vir as outras porque vi num manual do kp61.  :wall