Boas,
no seguimento do meu post de Apresentação no AJA aqui vão umas fotos do meu carro e do pouco trabalho que tem sido feito nele até agora.
Aguardo ansioso pelas vossas opiniões e comentários!
Um abraço a todos!
Fotos:
A viatura!
Um problema que tive, perdeu-se ou partiu-se a anilha da afinação da embraiagem e tive que fazer uma artimanha caseira para remediar o problema! Senão não o tirava da garagem!
A panela do filtro de ar, estava preta praticamente, lavou-se um bocado com gasolina e depois...
...com o berbequim o meu irmão tirou a tinta e ferrugem que tinha, para depois a printar toda branquinha!
Enquanto isso...
...eu andava a polir o carro e a acabar de limpar o resto da panela do filtro de ar!
Não sei se é perceptível na foto mas o carro está com outra "cara", mais brilhante!
Proximos passos, arranjar a batidela no avental, pintar os aros dos farois da cor original (ja agora se alguem soubesse a referência da tinta ou onde possa encontrar estes aros novos, agradecia!), resolver uns problemas de bolhas/ferrugem, etc...mt trabalho! :D
Realmente não se nota diferença nenhuma porque essa máquina fotográfica é um lixo
Mas eu confirmo que tá diferente porque vi ontem!
Amanha continuamos com o bom trabalho
Edited by: RMamede at: 4/4/07 0:28
O carro aparenta estar em muito bom estado, ficam sempre umas coisitas para ir fazendo, esses aros ainda se encontram bem, nao deve ser dificil encontrar.
Se precisar de alguma coisa é só dizer
Assim é que é, arregaçar as mangas e começar com o
projecto!
Os aros arranjam-se com facilidade, ve os classificados porque haviam uns por aí á venda!
Já agora, a côr original desse filtro de ar não era amarelo?
Corolla KE20 '74
Da panela?
Epá convinha-nos saber hoje a cor original da panela porque iamos hoje comprar a tinta!
Se alguém souber diga alguma coisa
Sinceramente eu não sei!!
Lembro-me de já ter visto um com uma branca, mas acredito que o original seja
assim, se há as duas ou não deixo para os entendidos
Bem, eu decidi-me pelo branco porque quando o meu irmão tirou as 2 camadas de tinta que estavam na panela do filtro essas 2 camadas eram brancas!
Só se alguém se deu ao trabalho de fazer o que nós fizemos e se tal ocorreu jamais irei saber a cor original desta panela. Posso estar enganado mas também ouvi dizer que a cor das panelas variava de linha de montagem para linha de montagem. Até se descortinar este grande mistério a minha panela vai ser branca!
Se alguem souber que partilhe terei o maior prazer em mudar-lhe a cor novamente
(isto é giro, pintar, usar berbequins e rebarbadoras e tal
)
Panela a ficar toda gira!
Agora tenho umas quantas perguntas sobre o carro, vou meter as fotos e a pergunta correspondente:
Os espelhos retrovisores de origem suponho que não têm nada a haver com estes! Alguém tem fotos dos espelhos originais? Sei que em alguns países utilizavam os espelhos no pára lamas (os bullets). Se pudessem partilhar fotos, locais onde os possa arranjar ou quem contactar e para que valores se encontram agradecia-vos.
A posição da antena do carro é como a tenho?
O antigo dono do carro fez esta pequena obra de arte...vou passar na Toyota para ver se me arranjam destes símbolos ainda. Se alguém souber de um símbolo destes para venda não se acanhe e partilhe comigo
Problema do tablier estalado...melhor solução? Comprar novo? Remendar e Estofar? Conselhos? Se novo onde posso encontrar? (Peço desculpa por tantas perguntas :D )
Ultima foto (por agora
), os estofos, nada de pele e nada de preto! Os bancos originais têm este formato? Alguém recomenda um estofador amigo que faça uns bons trabalhos?
Obrigado pela vossa paciência, desculpem a quantidade incomensurável de perguntas, mas este vosso jovem amigo quer aprender!
Um abraço a todos!
1- De facto a caixa do filtro de ar é amarela, com o autocolante na parte exterior. Não é grave até porque ainda se encontra muitas em sucatas, mesmo com o autocolante.
2- Os aros e a grelha são cinza claros.
3- A antena origina fica no guarda-lamas oposto á posição de condução. A antena era "pop-up" subia em mola e depois puxava-se para cima á mão ou com uma pequena chave própria que a Toyota fornecia. Isto nos carros com rádio.
4- Além desses emblemas, falta-te mais um na lateral do guarda-lamas que é o "E". Esta letra identifica os modelos base construídos entre 75 e 79 já que o Corolla KE20 manteve-se em comercialização/produção durante esta época acompanhando a comercialização e produção da geração E3.
5- Esse avental parece demasiado empenado, e como tens os piscas/minimos partidos, se calhar era de tentar arranjar um dador de peças barato que pudesse doar essas peças. Assim até podias ficar com material (fora do carro) para recuperar e posteriormente montar sem ter de parar o carro.
O Blardy é mestre, conta com ele em qualquer caso de dúvida.
Antes de mais, parabéns pelo carro. Sabe bem sujar as mãos, eu sei. Se quiseres, ainda tenho esse avental frontal para venda, que, não sendo novo, está em razoável estado. Apenas terás que o decapar, proteger e pintar.
Manda-me PM se quiseres.
Ora viva, quanto a tampa do carburador é uma boa questão, eu tenho 2, um ke20 e um ke25 e ambos tinham em branco, ainda tenho as duas, mas também já vi em amarelo...
Se precisares de peças tenho um carro para desmontar.
Espero que tenha ajudado, alguma duvida é colocar.
Também tenho um KE20, mas fase I.
Em relaçao aos retrovisores, o meu trazia dois diferentes! lol
Sendo que um (o da direita) era igual aos teus, mas o da esquerda era mais neste estilo:
Depois, acabei por encontrar um igual ao da esquerda num ke30, e comprei, para ficar com um dos pares possiveis.
---------'71 KE20---------
Quote:
3- A antena origina fica no guarda-lamas oposto á posição de condução. A antena era "pop-up" subia em mola e depois puxava-se para cima á mão ou com uma pequena chave própria que a Toyota fornecia. Isto nos carros com rádio.
Rviper já que falaste nisto, esclarece-me uma dúvida (se puderes): O meu KE20 não tem rádio (já teve mas agora só lá tem a tampa a dizer Toyota), mas tenho essa antena no guarda-lamas. Ao instalar um rádio de origem basta ligar a antena ao rádio para que esta passe a funcionar, ou poderá não ser tão linear?
Corolla KE20 '74
Também estou curioso em relação à antena... O eu tem rádio de origem, mas nao tenho essa chave. Como faço para a antena subir?
---------'71 KE20---------
Metralha, se o electricista não tiver cortado o cabo de ligação da antena é "plug & play"
1- Abres a porta do passageiro e "deitas-te" no chão interior, olhas para cima á procura de um fio "esquisito" que venha do pilar.
2- O fio deve estar solto, se não conseguires encontrar tens de tirar o plástico de protecção e ver se o fio está lá preso.
3- Se nenhuma das situações anteriores funcionar, tens de fazer como o Nuno fez ao KE25 dele e retirar o "bacalhau". Aí das duas uma, ou está ou foi cortado
Ainda para o autor do tópico, o tablier compra-se novo na Toyota por cerca de 90-100€
100 euros um tablier?!
Na Nissan pediram-me 250 pelo PLÁSTICO que encaixa no tablier...
Creio que o Rui esteja a falar da almofada, ou seja, a parte superior do tablier.
Belo Toyota, força nisso.
Como corre esse projecto??
---------'71 KE20---------
O Bruno tem umas novidades... Penso que só ainda não postou por falta de tempo
Boas!
Peço desculpa por não ter actualizado o tópico nestes últimos dias, estive ocupado com coisas da faculdade!
Tenho umas novidades!
Fiz umas compritas para o carro, tenho que agradecer ao BGONGAS que foi 5 estrelas!! Após umas combinações e "descombinações", porque a vida é mesmo assim, lá nos encontrámos e fomos dar uma vista de olhos ao stock dele. Levei claro os meus "padrinhos", RMamede e blardY.
De enaltecer que entrei provavelmente na garagem mais organizada e limpa que alguma vez vi. Dava gosto estar lá dentro e apenas imagino o prazer que deve ser ali trabalhar com aquelas condições. Para vos fazer ainda mais inveja, fomos dar uma voltinha no Corolla TE71 do BGONGAS que digo-vos é um mimo. O carro é lindo.
Voltando ás peças! Muito obrigado BGONGAS pela maneira como me recebeste e me ajudaste, espero um dia poder retribuir!
Peço desculpa pela 1ª foto, tremo muito com aquela máquina, vou tentar tirar uma melhor.
O avental para substituir o que tenho empanado! Bom estado, é só decapar aplicar primário e pintar!
Mínimos e piscas que se colocam no avental, ficaram partidos da "porradinha" que levou!
E a melhor compra do dia! Rádio Toyota que vai concerteza trazer ao interior do carro um pouco da sua glória!
Obrigado BGONGAS!
Um abraço a todos!
Bruno
P.S.- Muito obrigado RViper, Matos KE20, metralha 328 e ke25sr por partilharem todas essas informações. Um grande abraço
Edited by: boliveira1 at: 17/4/07 1:08
Sem dúvidas, umas compras "à maneireX", grande espírito
Aos poucos vais juntando o que falta à máquina
Quote:
Para vos fazer ainda mais inveja, fomos dar uma voltinha no Corolla TE71 do BGONGAS que digo-vos é um mimo. O carro é lindo.
Só para corrigir, o modelo é um TE72, não o TE71
Quanto ao teu carro, invejo (no bom sentido) os padrinhos que tens, pois assim não vais ter dificuldade em deixar o carro como novo!!
Parabéns pelo bom trabalho e continua assim!!!
Toyota Corolla KE70L born´s again...
Bruno,
tenho a agradecer e a retribuir tudo o que disseste. Desde o primeiro contacto telefónico que me pareceste "boa gente", o que se confirmou na minha mente, quando te vi no dia marcado, em tão boa companhia.
Este fórum é composto disto mesmo, de intercâmbio de informação e ajuda, por isso já sabes, dispõe
.
Faço votos para que gozes a tua máquina e que depressa a tenhas como queres.
Belas compras!!!
O rádio então... se souberes de mais algum avisa!
Corolla KE20 '74
Obrigado mais uma vez BGONGAS!
Amigos, tenho uma dúvida com o rádio!
1- Que é isto? Ligação á terra?
2- Fusível
3-Saída para a coluna???
4- O meu irmão diz que a ligação á terra também pode ser este :s
5- Isto é alguma coisa ou é só parafusos a segurar o rádio?
6- Este aqui liga á antena! (Parece-me
)
Raio dos putos não sabem como a tecnologia evoluiu ao longo dos tempos e só sabem mexer no que é de agora...ai esta juventude
A- isto pertence ali? o que é isto?
falta ali qq coisa nao?
Eu a olhar para o meu tablier e a pensar "Ai ai...queres ver que o antigo dono deu cabo do sítio original do rádio?", afinal tapou com uma pála de pele e uma cola manhosa...tou tramado! Nesta dá para ver bem o tablier estalado...
Por cima do local do rádio onde tem a luzinha para ver mapas, no parafuso do lado direito o plástico está partido, alguém tem uma peça destas? :D
Última foto!!
Ao tirar a tinta verde do avental com o berbequim, a tinta parece que "derreteu" e espalhou-se como uma goma. Será melhor utilizar um decapante?
Curioso, o avental já foi vermelho, pena ter tinta verde por cima
Tenho muito mais fotos mas ficam para outra altura!
Um abraço a todos!
Bruno
Quote:
1- Que é isto? Ligação á terra?
Esta é a ligação da alimentação (+ / -) do radio ...
Quote:
-Saída para a coluna???
Sim ... mas não muito comun
Quote:
5- Isto é alguma coisa ou é só parafusos a segurar o rádio?
Parecem ser os parafusos que seguram os transistores no interior ...
Obrigado Umtali!
Assim que acabar de decapar o avental e dar-lhe o primário a ver se monto o rádio!
Abraço
Bruno
Só uma pergunta ligeiramente offtopic
:
Alguém sabe qual o indice do oleo da caixa de velocidades e do diferencial para o ke20?
Obrigado
---------'71 KE20---------
Retirado do manual
muito obrigado fellowmax
---------'71 KE20---------
Nao tenho actualizado o post porque esta semana tenho andado ocupado e não toquei no carro (dei só umas voltinhas) :D
Hoje fui à MotorClássico na FIL "lavar a vista" e sorte a minha encontrei lá o símbolo da Toyota para a bagageira, o homem queria uns 15 euros eu disse-lhe que ele não tava bom da cabeça e virei costas, trouxe aquilo por uma ninharia. Mais tarde ponho umas fotos. Estive lá no stand do AJA com o meu "padrinho" blardY, apanhei-o a dormir (estou a brincar
haha). Ainda sonhámos um pouco com "ah eu vou comprar aquele, troco o meu 1200 por esse 260Z...", umas boas gargalhadas.
Entretanto vou tirar umas fotos aos podres do carro para depois darem uma olhada e partilharem opinioes.
O avental "novo" não tarda irá estar colocado bem como as luzes do próprio.
Um abraço, notícias em breve,
Bruno
Peço desde já desculpa por andar desaparecido,
está-se numa altura crítica na faculdade, exames, projectos e testes. Assim que acabar volto ao trabalho e coloco aqui os avanços.
Abraço,
Bruno Oliveira
Boas!
Já lá vai uma data de tempo desde o último post, peço desculpa por esse facto.
Têm sido feitos alguns avanços a nível mecânico (não tenho sido eu a meter a mão na massa, mas já aprendi umas coisitas), a parte estética só vem depois.
Basicamente colocou-se o novo avental, tirou-se a instalação eléctrica velha e meteu-se toda nova, foi revisto o motor, suspensões/amortecedores, travões e embraiagem.
Não me alongo mais que há trabalho para fazer.
Deixo-vos algumas fotos:
Abraço,
Bruno
Edited by: boliveira1 at: 17/9/07 13:23
Finalmente novidades da tua máquina!
O motor ficou com um aspecto óptimo, continua o bom trabalho
4º Encontro Nacional - 13 e 14 de Outubro
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10