O AJA esteve mais uma vez presente na Automobilia de Aveiro num espaço gentilmente cedido pelo CAAA - Clube Aveirense de Automóveis Antigos.
Não temos absolutamente nada a apontar á organização, inclusivé verificamos que em situações mais complicadas foi tudo resolvido rápida e eficazmente. As condições que nos proporcionaram foram óptimas.
Temos que agradecer também ao SPDragon que liderou a organização deste evento e que mais uma vez o controlou muito bem de principio ao fim. O AJA agradece grande Pedro.
Passando a outro Pedro, neste caso Dias, que também nos ajudou na logística para este evento.
Ao Cabral Menezes pelo fantástico 260Z, que além da atracção que gerou e de se ter portado lindamente... deu-me a oportunidade de conduzir pela primeira vez um Z
A todos os que nos visitaram
Peças que por lá vi:
Quando digo "Original" significa também "novo".
- Farolins Datsun 1200 - Vidro original 25€, farolim completo original 35€ aumentado para 90€!!
- Para choques Datsun 1200 por 150€
- Painel de instrumentos Datsun 1200 com rádio de origem - 50€
- Tampão de roda Datsun 1200 - oferecido a um membro do AJA
- Piscas Datsun 1200 originais
- Piscas Datsun 120Y originais 25€
- Farolins original Datsun 120Y
- Grelha original Datsun 120Y Coupé
- Guarda Lamas e paineis de porta, novos Datsun 1200 e 120Y
- Farolins usados 160/180B
- Resmas de farolins usados Mazda 818
- Piscas laterais originais Mazda 818
- Paineis de instrumentos, grelhas, tampões de roda, emblemas, vidros, farois e farolins, piscas, minimos, parachoques etc etc etc etc usados Corolla KE20 Fase I e II
- Tampões de roda Corolla KE25 e KE30 iguais aos do Mindprobe, Crown, 180B, 510SSS etc etc
E bué mais de coisas.
E eu, pela primeira vez, não comprei nada
(Estou a recuperar
)
Cenas a registar:
1) Tinhamos um carro de 4.20m de comprimento (+/-) para um espaço de 4.00m
O risco branco marca o fim do nosso stand
2) Tinhamos um Carocha no lugar de um BMW
que media exactamente 4.00m e portante não dava margem de manobra
3) Valeu-nos o Clube Fiat Antigos que trouxe um 850 e atravessando os carros lá enfiamos os 2 no mesmo espaço
4) O Mazdaman apareceu no stand e disse que já tinha visto tudo e que não ía comprar nada.
5) O Carlos Vaz e o João Machado do Alfanord lá apareceram para animar a festa. Uma coisa vos digo, o Carlos Vaz é uma caixinha de surpresas e é um entertainer fabuloso, qualquer dia organizamos um workshop só com as histórias e teorias dele
Ganda maluco!!
Sabiam que o rapaz foi ao Mónaco porque queria dar uma volta ao circuito de F1 do Mónaco? .... de Macal com motor 50cc Zundapp
6) O Mazdaman voltou ao stand com um saco de compras e disse que não ía comprar mais nada.
7) O João trouxe-nos o José do Detalhe que em poucos segundos "limpou-nos" o 260Z que tinhamos em exposição e deu-nos preciosas dicas para a conservação de pinturas e cromados. Valeu!
O Mazdaman apareceu no stand carregando 1 depósito de uma Honda e mais umas peças e disse que não ía comprar mais nada.
9) O Américo apareceu por lá com as novidades e disse-nos que queria uma "Chopper" de produção nacional.
10) O Mazdaman disse: "É desta... que vou ali ver uns carburadores..."
11) Obrigado ao Microsurfer por nos ter dado uma ajuda no "atendimento". O João aka Microsurfer é o gajo grande!!
12) E lá apareceu o DatsunSSS com a sua novíssima e famosa "Chopper" das telenovelas dos anos 80... nacional!
13) Fica prá manhã
Edited by: Rviper at: 23/5/05 0:43
Bem, a automobilia é o fenómeno dos fenómenos em termos de clássicos em Portugal (mas isso toda a gente sabe), mas o AJA é o fenómeno dentro do fenómeno, tanto pelo que representa
, como pelo pessoal (aprende-se muito
)!!!
Aquele Z fez virar muita cabecinha!!!
MAZDA RX-3 Coupé
Grande festa mesmo
Infelizmente não pude estar presente..
Vejo que tudo correu pelo melhor, ainda bem
estive presente mas com as maos no bolsos pois ainda nao sei se ficarei com o mazda...
valeu ter conhecido o spdragon e o mazdaman e um belo 260Z
pró ano talvez ja ompre qq coisa(antigo mas n sei se será ja)
zoom zoom zoom...
Foi a minha 1ª vez no evento e gostei bué.
De relevo;
Vi um Isuzu Bellet 4 portas, á porta para venda (penso eu).
Vi preços muito inflaccionados (nos carros e motos)
Vi á venda ,mas em muito mau estado a moto japonesa que rebentou com a indústria de motos inglesa: uma Honda 450 (Black Bomber) talvez de 1967/68.
Adorei a SIS Sachs 50 Sport.
Vi, para venda,uma moto Honda Scrambler 350 (em mau estado) de 1972/73
Apreciei um Bimmer 2002 (para outras andanças; futuro)
Pneus 185HR13 á venda por encomenda (165€+iva, cada um!!!)
Fui lá só para ver as modas, mas ia "prevenido".......
O que veio:
1 conjunto de Webers 40 horizontais (não sei onde o vou montar....mas...aguardem mais uns mesitos, vêm aí novidades;projecto XPTO)
1 depósito moto Honda C110(para a minha 50 de 1965; o original está todo furado)
1 carburador Mazda em excelente estado (com as tampas plásticas originais e parafuso do ar inviolado: gostei muiiiito)
2 carburadores moto Honda 50 (para a prateleira )
1 pneu da frente para a C110 (novo e barato)
0,5 metros de fio de soldar alumínio
O que não encontrei:
Emblemas Honda "Dream" para a C110
Escape esquerdo para a Honda CB360
Pneu de moto 2,25-17
O que não gostei:
Preços
Pouca capacidade para comes e bebes
Poucos Jap´s
Alguma sucata á venda
Carregar o material para o carro (uns 500 metros)
Então,..............valeu. Até á próxima.
Os preços estavam upa upa, e os japoneses não escapavam. Os Datsun 1200 então era quase crime.
Mas Mazdaman... encomendas-te os pneus 185?
Just kidding.
14) Quando vinha embora com o Z o portageiro da Brisa disse:
"Sabe, estou a ver uma coisa engraçada no seu carro"E estava a olhar para a mala do carro.
Eu pensei, queres ver que o gajo agora quer uma T-Shirt? Bem, o gajo de trás que espere!!
"É que você está quase sentado na roda de trás"respondi: "Pois, isto é um desportivo com o peso bem distribuído"
" É que vêem-se jaguares e outros carros dos genero e não é bem assim"resp: "Migo, isto é um Datsun... byeee"
A malta desbundava bué o Z na estrada, havia alguns carros a perseguirem-me... nas rectas
só a curtirem o carro.
Edited by: Rviper at: 25/5/05 22:21
Ainda não falei sobre o Z.
Meus amigos, tive o prazer de conduzir pela primeira vez um. E a conclusão que chego é que todos deviamos ter um.
É o carro a ter. Se por um lado não é tão confortável como um Celica TA22 (devido á dureza das suspensões) por outro lado tem espaço mais que muito para o condutor e passageiro.
Tem largura, tem altura (mercado americano rules) e a posição de condução está isenta de falhas.
Força tem ele para dar e vender, impressionante a lineariedade e força em baixos regimes com mudanças "altas". O carro transmite uma serenidade incrível. Em curva paraece que as transforma em rectas, dentro da curva se o aceleramos ele anda mesmo mas é sereno, sereno, sereno não transmite stress nenhum ao condutor.
Inumeros gadgets completam a excelente vida a bordo. A insonorização é bastante boa para um carro desta idade e tem uma velocidade de cruzeiro muito boa e serena.
Parece que estive a falar de um carro "de velhos" mas não, tudo o que ele faz pareceu-me bem feito e acredito que mais perto dos limites seja este o comportamento dele. Com sinceridade não me aproximei dos limites do carro. Quanto ao carro fugir de traseira tenho a dizer quatro coisas:
1) Fisica
2) Volante
3) Pedal do acelerador
4) Caixa de velocidades
Alguém lá na exposição disse: "Gostava de ter uma coisa destas só dar coça aos TDI´s".
Meus amigos, o Z (e eu vejo assim todos os meus carros) sozinho num linha recta sem horizonte dá um prazer tão grande que tudo o que se passa á volta é indiferente. Nós e o carro é o suficiente para um grande prazer de condução.
Que INVEJA !!!
---------------------------------------------------------
II Encontro Nacional AJA - 4 e 5 de Junho Anadia