AJA - Amigos dos Japoneses Antigos

Área pública => Geral => Tópico começado por: kombota em 13 de Junho de 2007, 18:36

Título: A conquista...
Mensagem de: kombota em 13 de Junho de 2007, 18:36
É engraçado tentar perceber como é que os constructores japoneses conseguem ter hoje a posição que ocupam a nivél mundial.

Sempre muito criticados pela estética, e reconhecidos pela sua fiabilidadede a verdade é que as marcas japonesas sempre souberam reagir ao mercado de uma forma intelegente.

Um desses exemplos aconteceu nos estados unidos com a crise do petroleo dos anos 70. Para mim um dos grandes impulsos das marcas japonesas neste mercado e a nivél mundial, pois souberam apresentar produtos e orientar a sua publicidade para fazer frente a esta crise.

Hoje não é por acaso que as marcas japonesas vão no topo do desenvolvimento tecnológico para combustiveis alternativos.

Se alguém tiver alguns sites sobre este assunto... já sabem.











Toyota Prius

CVCC e VTEC

Artigo 1

Artigo 2

Cumps:[fixe]  
 

Edited by: kombota at: 13/6/07 14:34
Título: Re: A conquista...
Mensagem de: Kaizen em 14 de Julho de 2007, 02:16
Para além da boa gestão, o segredo (que não é segredo mas é faze-lo bem) é a leitura que as marcas japonesas fazem dos clientes. Têm conseguido demarcar-se e crescer porque fazem muito bem essa leitura.

  Só a Nissan é que passou demasiado tempo a interpretar mal os dados que lhes íam chegando e entraram em declinio, felizmente já se reencontrou e está a dar cartas.

  A Toyota abraçou uma causa comum, o Ambiente. Desenvolveu produtos e as campanhas seguem quasempre este caminho. Nos EUA criaram 2 marcas distintas para sectores distintos, na Europa era só carros para a "3ª idade" mas começam agora a espevitar. A Honda continua muito bom, sozinha e feliz.
  A Mazda também está bem, iniciou com o Mazda 6 uma nova orientação indo buscar valores do seu passado e o sucesso está á vista.

   Continuam o problema é de não promoverem mais as suas virtudes. Mas sempre foi assim.

Título: Re: A conquista...
Mensagem de: jcsantos em 14 de Julho de 2007, 05:47
Nos EUA, já está à venda o Nissan Altima Hybrid..... para quem não sabe usa um sistema da Toyota :assobio]  

Título: Re: A conquista...
Mensagem de: Kaizen em 14 de Julho de 2007, 06:28
Não sabia! Até é estranho dadas as rivalidades, mas para a Toyota... money talks :p  E os outros hibridos (excepto Honda) que andam a surgir também são comprados á Toyota.

  Mais estranho é que o actual presidente do grupo Renault-Nissan disse em entrevista que o futuro não era esta tecnologia e que não valia a pena desenvolver. Volte face.


  Mas já andam a desenvolver novas tecnologiais para além dos hibridos. A Honda cá em PT está a ter grande sucesso com o Civic Hibryd :)  

Título: Re: A conquista...
Mensagem de: ThE CrOw CsC em 14 de Julho de 2007, 19:17
Se compraram à Toyota podem não estar a desenvolver nada; Simplesmente querem ter um concorrente para o Prius e para o IMA. ;)  

ravenboy.blogspot.com/ -------- Eu posso ajudar-te... Clica aqui e vê como!


Título: Re: A conquista...
Mensagem de: Umtali em 15 de Julho de 2007, 21:49
No fim de semana vi uma reportagem de um Test-drive na Suécia de um sistema desenvolvido pela Honda em que um depósito de hidrogénio é convertido em electricidade que por sua vez faz mover o motor eléctrico do carro ... afinal temos um carro a andar a "água" (what next?)



 

Título: Re: A conquista...
Mensagem de: Earthp em 15 de Julho de 2007, 23:12
No outro dia vi uma reportagem na TV em que falaram do Prius...disseram que os custos ambientais do fabrico das baterias do Prius são de longe mais penosos para o ambiente que a poluição em si dos carros normais! Agora já não me lembro em que país eram fabricadas, mas que poluíam muito o ambiente! :(

Fiquei chocadíssimo com a reportagem, desconhecia por completo! :[nsei]  

Celica TA22 Rules The Scene!

Título: Re: A conquista...
Mensagem de: Kaizen em 15 de Julho de 2007, 23:43
Uma empresa nos EUA tem um kit para alteração das baterias do Prius, a lista de espera já é superior a um ano para a fazer a alteração. As baterias são 7 a 8 vezes mais potentes e permitem consumos na casa dos 1,5L por cada 100km.

Título: Re: A conquista...
Mensagem de: ThE CrOw CsC em 16 de Julho de 2007, 06:12
E venderem essa patente? Não seria boa ideia? Ganhavam com a reconversão e com a utilização da patente por outras empresas mundiais...  

ravenboy.blogspot.com/ -------- Eu posso ajudar-te... Clica aqui e vê como!


Título: Re: A conquista...
Mensagem de: jcsantos em 16 de Julho de 2007, 06:48
O acordo entre a Nissan e a Toyota foi feito por causa das normas que existem na Califórnia, ao que parece o Altima Hybrid nem sequer é vendido em todos os estados dos EUA.


A Nissan sem que tem estado a desenvolver sistemas de células de combustível, ainda não vi como funcinona esse sistema... Mas existe há venda já há algum tempo o X-Trail FCV.