É engraçado tentar perceber como é que os constructores japoneses conseguem ter hoje a posição que ocupam a nivél mundial.
Sempre muito criticados pela estética, e reconhecidos pela sua fiabilidadede a verdade é que as marcas japonesas sempre souberam reagir ao mercado de uma forma intelegente.
Um desses exemplos aconteceu nos estados unidos com a crise do petroleo dos anos 70. Para mim um dos grandes impulsos das marcas japonesas neste mercado e a nivél mundial, pois souberam apresentar produtos e orientar a sua publicidade para fazer frente a esta crise.
Hoje não é por acaso que as marcas japonesas vão no topo do desenvolvimento tecnológico para combustiveis alternativos.
Se alguém tiver alguns sites sobre este assunto... já sabem.
Toyota PriusCVCC e VTECArtigo 1Artigo 2Cumps
Edited by: kombota at: 13/6/07 14:34
Para além da boa gestão, o segredo (que não é segredo mas é faze-lo bem) é a leitura que as marcas japonesas fazem dos clientes. Têm conseguido demarcar-se e crescer porque fazem muito bem essa leitura.
Só a Nissan é que passou demasiado tempo a interpretar mal os dados que lhes íam chegando e entraram em declinio, felizmente já se reencontrou e está a dar cartas.
A Toyota abraçou uma causa comum, o Ambiente. Desenvolveu produtos e as campanhas seguem quasempre este caminho. Nos EUA criaram 2 marcas distintas para sectores distintos, na Europa era só carros para a "3ª idade" mas começam agora a espevitar. A Honda continua muito bom, sozinha e feliz.
A Mazda também está bem, iniciou com o Mazda 6 uma nova orientação indo buscar valores do seu passado e o sucesso está á vista.
Continuam o problema é de não promoverem mais as suas virtudes. Mas sempre foi assim.
Nos EUA, já está à venda o Nissan Altima Hybrid..... para quem não sabe usa um sistema da Toyota
Não sabia! Até é estranho dadas as rivalidades, mas para a Toyota... money talks
E os outros hibridos (excepto Honda) que andam a surgir também são comprados á Toyota.
Mais estranho é que o actual presidente do grupo Renault-Nissan disse em entrevista que o futuro não era esta tecnologia e que não valia a pena desenvolver. Volte face.
Mas já andam a desenvolver novas tecnologiais para além dos hibridos. A Honda cá em PT está a ter grande sucesso com o Civic Hibryd
Se compraram à Toyota podem não estar a desenvolver nada; Simplesmente querem ter um concorrente para o Prius e para o IMA.
ravenboy.blogspot.com/ -------- Eu posso ajudar-te... Clica aqui e vê como!
No fim de semana vi uma reportagem de um Test-drive na Suécia de um sistema desenvolvido pela Honda em que um depósito de hidrogénio é convertido em electricidade que por sua vez faz mover o motor eléctrico do carro ... afinal temos um carro a andar a "água" (
what next?)
No outro dia vi uma reportagem na TV em que falaram do Prius...disseram que os custos ambientais do fabrico das baterias do Prius são de longe mais penosos para o ambiente que a poluição em si dos carros normais! Agora já não me lembro em que país eram fabricadas, mas que poluíam muito o ambiente!
Fiquei chocadíssimo com a reportagem, desconhecia por completo!
Celica TA22 Rules The Scene!
Uma empresa nos EUA tem um kit para alteração das baterias do Prius, a lista de espera já é superior a um ano para a fazer a alteração. As baterias são 7 a 8 vezes mais potentes e permitem consumos na casa dos 1,5L por cada 100km.
E venderem essa patente? Não seria boa ideia? Ganhavam com a reconversão e com a utilização da patente por outras empresas mundiais...
ravenboy.blogspot.com/ -------- Eu posso ajudar-te... Clica aqui e vê como!
O acordo entre a Nissan e a Toyota foi feito por causa das normas que existem na Califórnia, ao que parece o Altima Hybrid nem sequer é vendido em todos os estados dos EUA.
A Nissan sem que tem estado a desenvolver sistemas de células de combustível, ainda não vi como funcinona esse sistema... Mas existe há venda já há algum tempo o X-Trail FCV.