Vou começar aqui o tópico do restauro de uma pick-up Toyota Hilux, que vai ser feito na minha oficina a pedido do nosso sócio Kaizen ... por isso deixo a história para ele completar enquanto eu faço o trabalho !!!
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux.jpg)
Esta pick-up vem equipada com um motor 12R de 1600cc e esteve parada 17 anos, no entanto, tem um trabalhar muito suave e certo. Mesmo assim, está previsto abrir o motor e recondiciona-lo.
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/12R_Engine_bf.jpg)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/12R_Engine_aft.jpg)
O maior problema neste momento é a falta do párabrisas que está partido ... alguém tem algum por aí encostado ??? :assobio
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Windscreen.jpg)
Também o oculo de trás tem que ser substituido, mas este será mais fácil ...
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Rear_window.jpg)
A caixa está em mau estado, com uma camada de 5mm de massas e tinta, e alguns buracos para tapar !!!
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Box.jpg)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Caixote_(9).jpg)
Á boa maneira africana, quando não havia inventava-se, por isso vou ter muito trabalho a substituir peças e parafusos que foram adaptados ao lomgo do tempo ...
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Box_bk.jpg)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Indicator_frr.jpg)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Indicator:frl.jpg)
O interior está quase todo original e em razoável estado ...
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Interior.jpg)
10/10/2008
Comecei por tirar fora o depósito para mandar recondiconar, mas depois de verificar cuidadosamente, vi que afinal não era preciso ... estava novo !!!
30/10/2008
A pick-up finalmente entrou para a oficina ... pronta a ser desmontada :dance:
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux1.jpg)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux2.jpg)
31/10/2008
Primeiro a ser desmontada foi a caixa ... que será arranjada em paralelo ao restante trabalho de chapa. O chassis está em muito bom estado e com pouca ferrugem, por isso não será necessário levar ao jacto de areia.
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux4.jpg)
De seguida foi a vez da grelha, ópticas, e piscas frontais e laterais (estes eram da concorrência e já foram despachados...)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux5.jpg)
Isto sim é uma raridade...super linda a Hilux! :clap:
Curti o pormenor da manete de mudanças! :D
Bom restauro João e boa sorte para os futuros restauros na tua oficina! :dance:
Cá está ela, linda! Foi o SPDragon que teve o primeiro contacto com ela á cerca de 2 anos e meio, agora também deve estar orgulhoso como eu de a ver no caminho certo.
É uma Hi-lux da primeira geração que vai de 68 a 72, não tem mês de registo averbado, assim sendo, pode ser de inicios de 71 e nesta linha de pensamento, o caixote ainda é da versão RN10 que é o modelo de 68 a 70. Os caixotes distinguem-se pela tampa da mala, o das Fase 1 são como o da foto e os restantes dizem "TOYOTA" com o lettering antigo. Não sabemos se em África bateu de traseira e levou com a primeira tampa que apareceu ou se é um caixote original das RN10 Como tem um número de chassis muito baixo podem ter montado por excedente de stock.
Foi registada no distrito de Coimbra em Julho de 1975, depois consta-se que foi para Lisboa e esteve aos erviço de um restaurante até parar no anterior dono. Não circulava desde, pelo menos, 1991.
Quando a comprei, fiz algumas "obras" de conservação para a ferrugem não progredir. Ao saber da hipótese de criação da ACU, falei com o Umtali e concluimos que seria bom para ambos. Não tenho dúvidas da qualidade do resultado final e estou esperançado que este seja um restauro rápido, dentro dos que estamos habituados a ver.
Algumas fotos
Interessante!!
Nunca tinha visto este modelo.
Desejo-te boa sorte, a carrinha é mesmo muito bonita! :D
Força ai nesse restauro, só uma questão a cor final não vai ser este verde ou vai??
Também nunca tinha visto este modelo.
Boa sorte nesse restauro
Hummm, com banco corrido :assobio. Isso dá-me umas ideias :redface 8) :lol
Força no restauro
Cumprimentos.
Linda...simplesmente linda :drool:
Oh kaizen, é impressão minha ou tens queda para JA comerciais? Tens bom gosto, pá!
espectacular!
ainda trabalha?
Uma bela Hilux!!!! :clap:
Força no restauro...
Obrigado a todos. Aqui ficam algumas respostas:
CitaçãoOh kaizen, é impressão minha ou tens queda para JA comerciais?
Completamente, se pudesse re-orientava a minha frota para este tipo de modelos. São pouco valorizados (para o bem e para o mal) enquanto antigos, apesar de terem valores comerciais altos em regra geral. Têm pormenores deliciosos e são máquinas fieis. Raramente têm defeitos mas têm muitos feitios, quando os compreendemos temos carro para toda a vida.
Além disto, são viaturas altamente sociáveis. Já aqui tenho escrito que não consigo conceber uma juventude sem uma Hiace, Urvan, L300 etc. E ainda tenho esperança de comprar e restaurar, com malta daqui, uma Hiace LH20 de 8 lugares comunitária, para uns 10/15 dias de férias "trans-europeias". ;)
Á uns atrás tomamos algumas iniciativas a fim de promovermos algumas coisas que consideravamos de valor para os entusiastas do fórum, primeiro foram os comerciais, depois as Station Wagon, os Hondas e agora nos últimos anos os JA´s da década de 60. Os resultados dos primeiros já apareceram.
Citaçãoainda trabalha?
Sim, o NunoTurbo e o BillyJoe arrancaram-lhe alguns fios e pegou sem grande dificuldade. A bomba de travões cedeu mas já foi reparada. Tem um trabalhar muito sereno.
CitaçãoHummm, com banco corrido. Isso dá-me umas ideias
:green: :lol
Citaçãoa cor final não vai ser este verde ou vai
A dada altura da vida dela, provavelmente quando esteve ao serviço de um restaurante de Alvalade, foi pintada neste verde mais escuro. A cor verde original está por baixo e é mais suave. Gostava que fosse azul, mas se calhar vai ficar no verde "levezinho" ;)
Em termos de restauro, não sabemos se no fim do restauro ela pode circular por causa do parabrisas. Foi um risco que decidi correr, se não conseguir arranja-lo já fica pronta a circular para o dia em que o arranjar.
Foto 1: A cor que vai á frente nas "sondagens";
Foto 2: A cor que mais gosto:
Foto 3: Provavelmente a cor mais bonitas da 1ª geração Hi-lux
Foto 4: Provavalmente a cor original
Parabéns, é linda e está em melhor estado do que pensava.
Na minha opinião a terceira é a pior cor ( mas é só a minha opinião ), qualquer das restantes ficaria linda.
Já pensaste num amarelo clarinho ou laranja ?
Um toque tuningue, fundo da caixa em ripas de madeira espaçadas, acho que ficaria a matar e mais funcional.
Abraços
Man, nada de pick up's azulinhas para fazer concorrência!!! :lol
Para os lados de São João da Pesqueira hà uma branca, à mais de 10anos que a vi por lá.
São puras e duras, a frente é muita bem concebida.
06/11/2008
Hoje houve alguns avanços na desmontagem:
- Tirei o capot para facilitar o trabalho na area do motor.
- Desmontei as portas e, para minha surpresa, o aro é independente das portas, e só assim se consegue tirar o vidro !!!
Isso quer dizer que se podia fazer uma versão cabrio! :lol
- Foi ainda desmontada toda a parte do tablier e acessórios; o maior investimente da Toyota é certamente nos parafusos: há milhentos !!!
- Finalmente e para acabar com a curiosidade dos interessados, fica aqui uma foto da cor original da pick-up, precisamente por trás do tablier...
Então está concluída a discussão sobre a cor final... :assobio
Fico Super-hiper-mega contente por esta pick-up estar a merecer o tratamento devido :D
Está entregue em boas mãos ;)
Wow!!!
Vi o tópico logo na data da sua ciração, não comentei por falta de tempo e hoje que reparo de novo nele já tme muitas novidades de obras já executadas!!
É um modelo muito particular, tinha ideia que era RHD e por isso estava mais do que bem entregue à oficina em questão, agora que reparo que é "normal".. continuo a achar o mesmo!!
Vai ficar excelente, vão postando novidades :clap:
Reservo a minha resposta sobre a cor para domingo! Acho que aquilo é uma pintura que deram no tablier metálico a todo o comprimentos... mas domingo já esclareço!
muita chapinha pra arranjar mas o restauro deste pequeno camião compensará!
07/11/2008
O trabalho continua a bom ritmo ... já saiu o tablier, o para-brisas, e todos os cabos e fios que ligavam a cabine ao motor. Isto porque amanhã já deve sair a cabine de cima do chassis ...
Até doi! :lol
Tenho de passar aí hoje para ver alguns pormenores que aparecem nas fotos.
Johnny, por acaso não usaste esse martelo para tirar o parabrisas, pois não?! :green: :lol
Só agora vi este tópico e estive a ler todo com atenção.
O trabalho vai ser muito interessante e ainda bem que encontraste surpresas agradáveis ao nível do chassis e outros.
Bom trabalho!
Espero que não precises de material novo original para o restauro...senão fica complicado!
Restaurar este carro é uma odisseia.Boa sorte!
08/11/2008
Conforme prometido, hoje foi um dia em cheio ... começamos bem cedo e só paramos quando tínhamos desfeito a pick-up !!!
- A primeira coisa a sair para fora foi a caixa ...
- Tivemos que lutar com um parafuso teimoso ... mas vencemos a luta!
- De seguida foi a vez da cabine sair e seguiu a caixa para o exterior ...
- No caso desta pick-up, o motor, caixa e diferencial são todos montados no chassis ... por isso primeiro tira-se a cabine e depois a mecânica.
- Depois levamos o chassis para lugar onde montamos o guincho "et voilá" ... tiramos o motor sem esforço nenhum!
- O ângulo desta ultima foto não demonstra o verdadeiro comprimento do chassis ...
Assim passamos um dia muito intenso e cansativo ... para a semana prosseguem os trabalhos !!
Belas fotos João, até dá gosto.
Quando vi o chassis "nu" pela primeira vez fiquei muito surpreendido! Não fazia ideia que a Hi-lux era tão comprida!! :green:
Na foto de 07/11/08 dá para ver a cor original dela.
CitaçãoEspero que não precises de material novo original para o restauro...
Sim Fernando, vão ser precisas algumas peças. Quando iniciamos este restauro estavamos conscientes que podia "não terminar" por falta do parabrisas, quanto ao resto ou já tenho as peças ou são de fácil reprodução. Para além do parabrisas as peças mais complicadas vão ser a reprodução do tablier (nos EUA) e óculo.
Estou a gostar de ver este restauro...é raro se ver este tipos de veiculos a serem alvo de restauro!!!!
Força e os meus sinceros parabens!!! :clap:
Grande trabalho que está a ser feito, parabéns :clap:
E boa sorte para o resto :D
Viva,
Dá gosto ver projectos destes no AJA.
Duas pessoas a perseguirem sonhos.
Que tudo corra pelo melhor. Tenho a certeza que vai ficar 5 estrelas.
Nelson (kombota)
fiquei e estou a ficar maravilhado com este topico.
boa sorte no projecto e queremos ver isso a rodar :P :clap:
Nem acredito!!!!
Em 4 dias já fizeste isso tudo????
Se não me ponho atento nem me apercebo da conclusão do projecto!
Já agora, e porque ninguém perguntou, lá terei eu que sero cristo: O que significa UAC ou ACU ou lá como escreveram???
CitaçãoDuas pessoas a perseguirem sonhos
Sem dúvida Nelson ... para mim é uma dupla satisfação fazer este restauro, mais um carro vindo de Africa (minha terra natal)cheio de buracos de balas (felizmente nunca levei com nenhuma) mas que me fez lembrar muitas histórias e situações por qual lá passei ... ::)
CitaçãoO que significa UAC ou ACU ou lá como escreveram???
Pensei que não tinham notado ... pois para destacar este restauro dos meus, decidimos aplicar o rotulo "UAC" ou seja : "Umtali Auto Clássicos - Oficina Oficial de Restauros de Carros Japoneses Muito Antigos e Não Só, Lda e S.A." ... perceberam??? :assobio
E que japoneses :drool: :shhh:
Que maravilha!!
Estou como o SS diz, vou andar em cima do acontecimento se não qualquer dia vejo-me a ser ultrapassado por ela numa qualquer estrada do país :lol
Boa sorte aos dois com os trabalhos!
CitaçãoBoa sorte aos dois com os trabalhos!
A quem?!? Aahhh, a mim e ao meu colega Manel?!? Pois, é que o dono só aparece para trazer Tota-Tolas ... :assobio
Hoje passei duas horas (sozinho ...) para retirar todos os apêndices e parafusos do chassis ... torres de suspensão da frente, ponte do motor, barra estabilizadora, barra da direcção e diferencial :o
Boa!Se todos os trabalhos corresêm como os nossos,...não haveria crise.É assim que se trabalha!
12/11/2008
Entre visitas a prestadores de serviços externos e visitas de chapeiros, lá fui desmontando uma das torres de suspensão ...
Parabéns pelo trabalho desenvolvido, Umtali :clap:
Eu aconselho a quem puder, uma visita ao cantinho onde este Senhor desenvolve estes projectos. É um trabalho de louvar, sem dúvida! :clap:
Fantástico.
Essa pick up vai ficar pronta para o almoço de Natal? :assobio
Bem, depois de as ter visto, imagino a trabalheira que foi... :assobio
Epah este sr só tem um mal, disse no Domingo que não queria CRX na sua oficina, que não eram maquinas a sério :thumbdown: :thumbdown:, eu que já estava a pensar mandar um certo CRX preto para lá :assobio
Mas de resto continua com o excelente trabalho Umtali, é de louvar a trabalheira :lol
Citação de: Crashed em 13 de Novembro de 2008, 15:58
Epah este sr só tem um mal, disse no Domingo que não queria CRX na sua oficina, que não eram maquinas a sério :thumbdown: :thumbdown:, eu que já estava a pensar mandar um certo CRX preto para lá :assobio
Mas de resto continua com o excelente trabalho Umtali, é de louvar a trabalheira :lol
Rui, nunca ouviste que quem "desdenha quer comprar"... :assobio
Tambem é verdade que desde que andou de Accord, não quer outra coisa... :dance:
Acerca do tópico... não posso escrever o que já disse ao telefone ao João !!!! Vou-me é manter atento. :clap: :clap:
Só agora vi este tópico, e de facto dá gosto ver trabalhar assim..
Prepara ai a Hilux, que daqui a mais ja pode transportar a cony na caixa :lol :lol
14-11-2008
Devido a lesão, hoje apenas consegui dedicar-me a trabalhos mais leves. Neste caso, comecei já a limpar as peças que vão ser zincadas e outras pintadas. Isto é um trabalho moroso mas, no caso das peças que vão zincar, não podem levar nenhuma tinta! Por isso o progresso agora vai parecer mais lento ... mas necessário para obter um resultado profissional!
Lesão??!!
Que te aconteceu???
Essa do trabalho "profissional" foi de mestre! :clap:
Parabéns pelo restauro, vai ficar de certeza um modelo único e valorizado. :clap:
Se a cor original for aquele verde claro, sem dúvida que seria essa a minha escolha. Acho que este JA, pela raridade, merece levar a cor de origem.
Abraço e força nisso ;)
A questão da cor já está resolvida, encontramos a original e como é óbvio é essa que vai ficar. O código é que não fazemos ideia.
15-11-2008Hoje desmontou-se a diferencial assim como o resto da cabine: portas, guarda lamas, pedais e instalação electrica. Passei quse toda a tarde para limpar o diferencial ... mas ainda falta!!
Ao final da tarde ainda houve tempo para desmanchar as molas de trás, que vão ser sujeitas ao jacto de areia e pintadas de novo ...
CitaçãoLesão??!! Que te aconteceu???
Já ando com uma tendinite no braço há algumas semanas (para o qual o médico aconselhou repouso!!!) e como tem visto pelos trabalhos, tive mesmo que "pousar" a caneta ... :assobio
CitaçãoEssa do trabalho "profissional" foi de mestre!
Brincamos, não !!! :dance:
Tive oportunidade de ver ao vivo e a cores o andamento dos trabalhos e fiquei mesmo bem impressionado.
O João tem-lhe dado mesmo forte. De tal forma que ontem esteve lá o chapeiro a analisar a carroçaria completamente limpa para dar o orçamento. Claro que todos já percebemos que o tempo até ao almoço de Natal é claramente insuficiente para a por pronta mas...não sei se para os Reis não teremos muitos desenvolvimentos e comece a tomar FORMA outra vez. :mad01: Raio de tendinite :mad01:
Há uma novidade neste projecto, em principio o jacto de areia vai ser substituído por jacto de esferas.
Diminui o impacto na carroçaria e não fica areia entranhada na carroçaria e etc. Depois manda-se vir os chapeiros novamente para orçamentar porque os que vieram passaram-se um bocado :p
Citação de: Kaizen em 16 de Novembro de 2008, 16:37
Depois manda-se vir os chapeiros novamente para orçamentar porque os que vieram passaram-se um bocado :p
:lol Excelente!!
Parabéns mais uma vez pelo trabalho desenvolvido! :clap:
CitaçãoHá uma novidade neste projecto, em principio o jacto de areia vai ser substituído por jacto de esferas.
Onde é que isso vai ser feito?
Há orçamento?
Pede orçamento na UAC... :assobio
Boas!
Ontem tive a oportunidade para ver ao vivo este projecto e realmente quem sabe, sabe! A máquina foi desmontada em tempo canhão e para os anos que tem está com muito bem aspecto!
Vai ficar linda concerteza! :clap:
Talvez não seja o local mais conveniente, mas só um pequeno à parte: como aficionado de Datsuns que sou, os meus olhos não saíam do coupé amarelinho que o João tem lá na oficina... :drool: simplesmente lindo
SSSaundações,
Gustavo
Então pensavam que o pessoal já tinha ido de férias ?!?!? Nada disso ... agora entramos na fase menos vistosa e mais dolorosa, mas que é fundamental para o resultado final. ::)
- O primeiro resultado de uma experiencia de limpeza por jacto de areia, nas nossas instalações !!! Agora é preciso aprefeiçoar ... depois voltamos a conversar :assobio
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_Sandblast.jpg)
- Depois temos o material pertencente ao chassis que vai hoje zincar ...
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_Bolts_bf.jpg)
- Por fim temos o monte de peças que vão decapar por jacto de esferas junto com a estrutura principal do chassis
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_Blasting_bf.jpg)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_EngMount.jpg)
Bom trabalho, continuem!!! :D
Bem... tu não paras pá! É sempre a dar-lhe.
Podemos conversar sobre um futuro projecto aí na tua oficina para um NON-JA?
CitaçãoPodemos conversar sobre um futuro projecto aí na tua oficina para um NON-JA?
Oh Nuno ... podemos conversar sempre que tu queiras, mas vais ter que tirar uma senha :assobio
:lol
Temos progresso ... chassis já devidamente decapado e metalizado !!! Este processo só se aplica a peças mais grossas, pois já me avisaram que a chapa empena !!!
- Lembram-se daquele chassis cheio de lama e ferrugem ...
- As varias peças já tratadas.
- A ponte do motor ... com cara lavada
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_Frame_bk.jpg)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_Frame_fr.jpg)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_Metal1.jpg)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_Metal2.jpg)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_Metal3.jpg)
Sem duvida um tratamento a considerar em todos os restauros ... vale bem o investimento!!!
OUTSTANDING!!!! :clap: :clap: :clap:
Assim vale a pena trabalhar!
Johnny, menos "letra" e mais trabalho...
... que ainda vamos nela á passagem de ano na Torre! :green:
:clap: :dance:
Citação de: Kaizen em 27 de Novembro de 2008, 21:13
... que ainda vamos nela á passagem de ano na Torre! :green:
Por momentos até fiquei na expectativa de que a ia ver no almoço de
Natal :green:
João... :clap:
Parabéns ao proprietário e a todos os envolvidos neste arrojado restauro.
Gosto especialmente da forma como estão a levar o projecto avante, a fazer um restauro de A a Z e tudo com perfeição.
Gostaria se possível, de a ver lado a lado com o meu Celica quem sabe num próximo evento do AJA.
continuem a colocar fotos para podermos acompanhar este belo restauro.
abraço e Bom Trabalho!
Altamente
Desconhecia a máquina, mas vai ficar lindissima.
Trabalho acima da média tipo Overhaullin.
Continua o bom trabalho :clap:
CitaçãoPor momentos até fiquei na expectativa de que a ia ver no almoço de
Natal
Pois ... só se eu trabalhasse nela de dia e de noite ... :assobio
Ontem não se fez progresso devido ao estado do tempo ... entre a chuva e o frio, não havia condições para trabalhar :wall (nunca mais chegar o verão ...)
Os primeiros trabalhos de pintura já foram feitos e o resultado é excelente ... ficou com um acabamento parece veludo! :assobio
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_Molas1.jpg)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_Molas2.jpg)
Também já vieram algumas peças da zincagem para depois começar a montar o chassis ... :dance:
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_Zincagem.jpg)
Mt bom sr Umtali, you are the men!!!!!!!!
Citação de: Umtali em 25 de Novembro de 2008, 12:51
CitaçãoPodemos conversar sobre um futuro projecto aí na tua oficina para um NON-JA?
Oh Nuno ... podemos conversar sempre que tu queiras, mas vais ter que tirar uma senha :assobio
:lol
Bem... pela rapidez e qualidade com que o trabalho está a ser feito, estou tentado a tirar já a senha, para não perder tempo, é que tenho o meu TA22 está à espera de restauro e não anda por falta de disponibilidade dos peritos aqui da zona... ainda vou com ele às costa para aí.
É o que eu digo.. Em breve.. Mais uma acabada de sair do Stand!! :clap:
Continuem! :dance:
13/12/2008
Finalmente tivemos condições (climatéricas) para avançar com a pintura do chassis ...
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_Frame1.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_Frame2.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_Frame3.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_Frame4.JPG)
assim como mais algumas peças ...
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_Springs.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_plates.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_molas5.JPG)
PS - Já me informaram de um para-brisas NOVO ... no Canada !!!
MUITO BEM!
E a cabine, quando vai para a estufa?
Estive na oficina e gostei do que vi.
Os parafusos zincados no chassis tratado fazem sempre um contraste porreiro. A decapagem também ajudou a um efeito final porreiro.
Nestes últimos dias ouviram-se comentários habituais: "Eu tive uma e sei de mais duas"! De repente já é o modelo mais vendido de sempre! :p Ainda só encontrei mais uma para além disto e acredito que existam mais umas 10 a 15.
Era porreiro que alguém daqui conseguisse encontrar uma para fazer companhia a esta :)
16-12-2008
Assim começa a montagem (lenta) de algumas peças ...
e o tão desejado efeito de "novo" :assobio
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_MolasMt.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_Ponte.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_shackles.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_bolts1.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_bolts2.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_bolts3.JPG)
Era disto que eu estava a falar :clap:
Entretanto foram chegando algumas peças e outras já foram encomendadas. Prevê-se uma bom avanço nas primeiras semanas de janeiro em termos de chassis.
Uma conclusão interessante a que chegamos é que esta carrinha tinha, pelo menos, dois dos opcionais:
- Isqueiro
- Rádio (Hitachi)
Muito bom, parabéns! :clap:
Tarda nada tá na estrada. ;)
Será este o rádio? http://cgi.ebay.com/ebaymotors/DATSUN-HITACHI-AM-RADIO-PART-TM-401NISSAN-DATSUN-610_W0QQcmdZViewItemQQ_trkparmsZ72Q3a1205Q7c66Q3a2Q7c65Q3a12Q7c39Q3a1Q7c240Q3a1318Q7c301Q3a1Q7c293Q3a1Q7c294Q3a50QQ_trksidZp3286Q2ec0Q2em14QQhashZitem120348170051QQitemZ120348170051QQptZMotorsQ5fCarQ5fTruckQ5fPartsQ5fAccessories
ou este http://cgi.ebay.com/VINTAGE-HITACHI-CAR-RADIO-KM-1821ZF-DATSUN-CAR-STEREO_W0QQitemZ190274658936QQcmdZViewItemQQptZCar_Audio_In_Dash_Receivers?hash=item190274658936&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=72%3A1205|66%3A2|65%3A12|39%3A1|240%3A1318|301%3A1|293%3A1|294%3A50
Abraço e bom trabalho
Parecidos Jonas, quase que podiam ser esses. Bastavam o fundo ser em cinza clara. ;)
Ah, já nos esqueciamos... não sei bem justificar mas... o pneu mais antigo que aparece nas primeira páginas tem o mesmo piso igual ao dos pneus de todas as brochuras!! :duh: ??? :green:
Boa Noite João,
Dá gosto ver um trabalho sério como este. Só hoje tive a oportunidade de ver todas as fotos já colocadas e de facto está a ficar excelente.
Pena o tempo não estar a ajudar pois estou cheio de vontade de ver mais. Acho que tenho de ir ai visitar-te um deste dias para ver este projecto ao vivo.
Abraço
parabens pelo trabalho,vai ficar aí uma pick-up five stars :clap:
Umtali e Kaizen, isso que vocês fazem são trabalhos que animam qualquer um que queira entrar num restauro de um comercial.
Está a ficar uma pick-up fantástica!
Obrigada por partilharem.
Johnny,
Tens de dar corda ás sapatilhas com este projecto. O Miguel Pinheiro (TE71) decidiu casar-se em meados de Junho... a Hi-lux tem de ir á despedida de solteiro e se o dono e o noivo conseguirem... ao casório :)
:lol
Entretanto chegaram estes goodies novos:
1- Ventoinha
2- Tubo inferior do radiador
3- Tampão do radiador
Vieram mais duas peças mas infelizmente são para modelos 5 anos mais novos. Mais peças novas para breve... espero!
Tá quase pronta, de certeza que já vai fazer as vindimas do próximo ano... :assobio
Nuno, as vindimas são em Outubro... convinha estar pronta em Junho!
:lol
este camiãozinho é fenomenal!
muito raro e muito bom!
Pronta em junho Rui?
Hum... :assobio :assobio
Carro vasoura para o VI Encontro Nacional de Bicicletas Antigas? :assobio
Olha que deste uma grande ideia.. :dance:
Carro Vassoura????
Acho que merecia mesmo era ser a viatura-de-abertura-de-estrada-ou-evento-de-bicicletas-antigas-dignas-e-em-estado-de-serem-chamadas-como-tal. :dance:
peço imensa desculpa por andar tao desatento a este topico espectacular! espectacular pelo trabalho e pelo modelo! estou a babar-me literalmente, nao sei se voces tem consciencia disso. MUITO BOM!!!!!
Boas!
Está a ser um trabalho espectacular!
O tratamento que está a levar fica melhor que novo!!!
Gostei da forma como foi feita a limpeza das longarinas, até brilham!!!
Continuação de bom restauro!
Cumps.
Mário
Oi ... não tenho estado a dormir, apenas de férias !!! :assobio
Apesar de não ter fotos, posso dizer o chassis está practicamente todo montado, apenas aguardando algum material novo para o colocar "a rolar" ... :dance:
Muito em breve vamos começar na cabine mas temos que ter muita calma pois existe uma grande disparidade nos orçamentos dos chapeiros ... ::)
CitaçãoApesar de não ter fotos, posso dizer o chassis está practicamente todo montado, apenas aguardando algum material novo para o colocar "a rolar" ...
Sem fotos... me engana que eu gosto....! :angel:
Dica importante com chapeiros:
Trabalhar sempre com factura e garantia!!!
Continuem o bom trabalho.
Nelson (kombota)
Este post sem fotos não é agradável.. :wall
CitaçãoEste post sem fotos não é agradável..
Vocês estão mal habituados ... ;)
Citação de: Umtali em 06 de Janeiro de 2009, 07:47
Apesar de não ter fotos, posso dizer o chassis está practicamente todo montado,
:worth:
Deixem-se lá de cenas e deixem o homem trabalhar...
Eu não tenho dúvidas que o trabalho está em bom andamento :assobio
Citação de: Umtali em 06 de Janeiro de 2009, 07:47
Apesar de não ter fotos, posso dizer o chassis está practicamente todo montado, apenas aguardando algum material novo para o colocar "a rolar" ... :dance:
:worth:
Mas
Umtali, nós queremos é "cuscar"! Manda lá as fotos sff para ficarmos a babar. :D
Infelizmente não há.
A semana passada foi tramada por causa do frio, esta semana vamos andar a "movimentar" outras máquinas.
Na próxima semana se várias peças que estão em trânsito chegarem, então teremos mais um bom avanço.
:D
Está a ser mais rápido, em quase 1 semana, o transporte destes casquilhos da Austrália para cá do que uma mercadoria que está na Alfândega de Lisboa até minha casa.
As nossas alfandegas são dos piores e mais lamentáveis serviços que Portugal tem, aquilo precisava de uma limpeza de recursos humanos de alto a baixo :eusa_boohoo:
Em baixo fica a foto dos casquilhos vindos da Austrália. Só falta mesmo o material que está na alfândega para meter o chassis no chão.
Kaizen e tu nunca lá deves ter ido pessoalmente, ainda é mais visível o atraso :-X
Apesar que com a mudança de local já não se anda tanto de um lado para o outro...
Queremos ver mais novidades.... ;)
:worth:
Paula, ainda hoje liguei para o serviço EMS dos CTT para abrirem um processo e verem o que se passa com a alfândega (ver tópicos acima).
O serviço de alfândega de Lisboa é tão mau, mas tão mau que: telefones é para o tecto, responder muito pior etc. As peças necessárias a por o chassis no chão estão lá desde o dia 22/12 já enviei os documentos duas vezes (sem eles pedirem) existe nº de origem mas... enfim!
Não me fales em Alfandega :mad01:
Recebi hoje uma encmenda que estav lá desde o dia 7 de Novembro!!!! Mandei documentos umas 6 ou 7 vezes - extrato do cartão de credito, extrato do PayPal, troca de e-mail com o fornecedor, etc. Meti os CTT ao barulho mas nmão podem fazer nada, apenas referiram que os 4 e-mail anteriores que havia enviado não tinham sido recebidos :wall
Por fim consegui resolver o assunto de uma forma simples mas tão estúpida que nem conto aqui :assobio
Parece que hoje consegui desbloquear a situação. Os serviços dos CTT ligaram-me e confirmaram a chegada da encomenda em dezembro á Alfândega e... pasme-se... confirmaram a recepção da informação as duas vezes em 4/01 e 22/01! Disseram que o envio não depende deles (CTT) mas que a informação que obtiveram era que a encomenda "ía seguir". Enfim...
Dasse é por estas e por outras que sempre que compro alguma coisa, extra-comunitária, fico com o coração nas mãos. De realçar no entanto que as ultimas 5 compras nessas circunstancias nem na alfândega pararam. Por outro lado estou á espera de uma encomenda dos EUA desde Dezembro... :excited: :icon_arrow:
Eu só recebi agora uma encomenda da USA, que eu tinha efectuado a compra em Outubro, eu até já estava a pensar que ia ficar sem ela >:(, aqui em Portugal demora a chegar, mas chega... :duh:
Depois de algum tempo de "outros" trabalhos, voltamos à carga com a chegada de algumas peças (infelizmente com algumas erradas que terão de ser encomendadas novamente ...)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Bushes1.jpg)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Bushes3.jpg)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Tie_rods.jpg)
Aspecto geral da suspensão ainda em fase de montagem ...
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Fr_susp_rh.jpg)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Fr_susp_lh.jpg)
Aspecto do gancho e também dos eixos de pois de pintados ...
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Gancho.jpg)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Axle_bf.jpg)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Axle_aft.jpg)
Melhor que novo... :dance:
Sobre a Alfândega não tenho nada a reclamar a não ser das taxas cobradas.
Enviei a documentação por faxe e passado dois dias tinha o material (e a conta para pagar).
Está a ficar linda João.
Enorme prazer ver-te novamente em acção. :clap:
Citação de: Kaizen em 25 de Fevereiro de 2009, 19:02
Está a ficar linda João.
Enorme prazer ver-te novamente em acção. :clap:
:eusa_boohoo:
O trabalho está a ficar 5*.
Deixa-te de tangas o Nuno!!! Querias era os teus projectos a andar assim! :dance:
Magníficos 'updates' :clap:
Citação de: Santos Silva em 01 de Março de 2009, 12:30
O trabalho está a ficar 5*.
Deixa-te de tangas o Nuno!!! Querias era os teus projectos a andar assim! :dance:
Mas tens dúvidas?
E quem é que não queria?
Excelente, estou a adorar ver. :D
É lá!! Que isto há novidades e das boas! Parabéns!!! :clap:
Um gajo não pode ter o pc avariado, que quando chega aqui é só novidades, e das boas! Muito bem!
Sapatos para a frente já apareceram :dance:
continuação de um bom restauro :D :D
Cumprimentos.
CitaçãoSapatos para a frente já apareceram
Obrigado Abilio ... é preciso andar-se atento !!! :clap:
Já compramos uma Hilux na Finlandia (!!!) que vai doar o para-brisas e óculo ... :dance:
CitaçãoSapatos para a frente já apareceram
Quando temos a pessoa certa para a área certa, tudo fica mais fácil :clap:
E de realçar que os "sapatos" da frente eram em teoria os mais complicados de conseguir. Medida 6.00X14 á frente e 7.00X14 atrás!
Citaçãoque vai doar o para-brisas e óculo
E se correr bem: a almofada do tablier (mesmo que seja para restaurar), o filtro da gasolina (mesmo que seja para restaurar) e a tampa da caixa de carga. Em relação a este último item, prefiro a tampa da mala da 2ª fase até porque esta Hi-lux é de 2ª fase de comercialização e ainda não compreendemos o que terá acontecido. Como ela é do inicio da 2ª fase e tem um nº de chassis muito baixo, pensamos que a tampa é original e seria um excedente de stock das de 1ªfase. Por outro lado, não pomos de parte a hipótese de um acidente de traseira ter resultado na troca da tampa da mala pela que estava mais "á mão".
:worth:
Rui ... vamos buscar !!! :dance:
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux2_fr.jpg)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux2_bk.jpg)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux2_sd.jpg)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux2_mt.jpg)
Vão restaurar as duas ou a "nova" (adquirida mais recentemente) vai servir só de peças?
Cumprimentos
Com esse aspecto vem a circular, certo?
João, está interessante mas o caixote parece ter cedido da cintura para baixo. As laterais estão melhores mas nota-se que está bem podre. Ainda assim bastante direita. Gosto mais desse caixote.
Tem o filtro de gasolina original e o tablier está rasgadado no sitio do costume.Estou curioso em relação ao tampão da gota!
Bom, mas o importante está lá :)
Está aí muita coisa aproveitável não só para preencher o que falta da pick up em restauro, como também para guardar para um dia mais tarde.
Ponham-se ao caminho que eu por muito que me roa, não vos consigo fazer companhia :wall
Hoje estive a ver os dois pneus da frente e, pelo que percebi, tem lá o espaço para levar a faixa branca! 8)
Assim que se arranjar os pneus de trás faz-se o restauro das 5 jantes e montam-se os pneus novos.
Por incrível que pareça, este Sabado foi passado todo a retirar os ultimos parafusos, emblemas, bases de espelhos, borrachas e borrachinas ... pronto para seguir para a decapagem a jacto de areia !!! :dance:
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_CabFR.jpg)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_Panels.jpg)
Sei que é pedir muito mas se alguém souber desta borracha agradecia informação ... :redface
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_triangle.jpg)
Um restauro no minimo diferente, estes sao os mais interessantes! boa continuação
..isto vai :clap:
CitaçãoUm restauro no minimo diferente
Para mim os restauros deviam ser todos assim ... de resto não passam de "um fumo e uma revisão", o que também não é mau se for para manter o carro a andar !!! :dance:
Sim senhor.. E novidades? :D
Então e novidades deste belo restauro?? :clap: :D
Estamos em período de refl€xão, exames e organização pessoal. Talvez este fim de semana se adiante mais alguma coisa.
Amortecedores já há, e da Tokico.
Pneus já há (ou vai haver) nas medidas super-esquisitas do livrete ;)
Ontem (sábado 25 de Abril) estivemos a conversar novamente sobre as cores. Hoje fiz uma pesquisa e cheguei a estas cores:
TOYOTA BREATHE GREEN 1654 1970-1972
TOYOTA CORUNDUM GREEN MET 603 1971-1972
TOYOTA EURASIAN GREEN 613 1971-1973
TOYOTA FANCY GREEN DIAMOND MET 612 1971-1972
TOYOTA FASHION GREEN 303 1968-1972
TOYOTA FLOWER GREEN 1528 1968-1971
TOYOTA GOLD TOPAZ MET 611 1970-1972
TOYOTA GREEN 793 1971-1975
TOYOTA GREEN ALTAIR MET 601 1971-1973
TOYOTA GREEN OPAL MET 609 1971-1972
TOYOTA JUDSON GREEN 453 1967-1972
TOYOTA JUDSON GREEN 632 1967-1980
TOYOTA LONGCHAMP GREEN MET 1677 1970-1971
TOYOTA MISSOURI GREEN 606 1971-1973
TOYOTA MOEGI MET 608 1971-1972
TOYOTA RHONE GREEN MET 1713 1970-1973
TOYOTA RHONE GREEN MET 605 1971-1973
TOYOTA SPRING GREEN 1028 1965-1971
TOYOTA WOOD MIST GREY 505 1970-1972
Todos estes verdes têm potencial para ser a cor original. Os que estão a verde são os que consegui confirmar a cor.
A nossa aposta está na: TOYOTA JUDSON GREEN 453 1967-1972
Porque: É uma cor muito parecida/igual com as camadas mais antigas de tinta da cabine; As datas de uso da cor batem certo com as de produção da Hilux RN1*.
Agora é ir fazendo a triagem.
Nota para o Umtali: A Piraeus Green é de 1977 e a Light Olive é de 73 (salvo erro), por isso estão fora.
Há um site que diz que os verdes da primeira geração da Hilux são:
1. FASHION GREEN 303
2. GREENISH YELLOW 521 (a minha preferida)
3. JUDSON GREEN 632
4. SPRING GREEN 1028
5. LIGHT GREEN XX1 (O site onde retirei esta info troca muito os nomes e as cores e não tem base confirmável, por isto, acho que eles se querem referir á Greenish Yellow 521).
1. N\D
2. N\D
3. Judson Green, acho que é a 632 e não a 453.
(http://forum.ih8mud.com/attachment.php?attachmentid=244990&stc=1&d=1216058115)
4. Spring Green 1028
(http://toymoco.com/gallery/albums/FJ45run/Sept06-349.jpg)
5. Light green com o código XX1
(http://www.toyotareference.com/colors/toyota_hilux_69_XX1_01.jpg)
Nota: Os LandCruiser das fotos 3 e 4 são FJ40´s e não BJ40´s. Nós só tivemos os BJ40 a partir de 78 mas eles já existiam na década de 60.
CitaçãoHá um site que diz que os verdes da primeira geração da Hilux são:
1. FASHION GREEN 303
2. GREENISH YELLOW 521 (a minha preferida)
3. JUDSON GREEN 632
4. SPRING GREEN 1028
Afinal eu tinha razão ... tudo aponta para que seja mesmo esta cor !!! :dance:
esta a avançar!!
Parabens!
Não é comum ver estas carrinhas fantásticas. Vai ficar um espanto!
Os dois pneus que faltavam já cá estão na oficina :dance:
Já temos o "calçado" completo para a "MENINA" :D
Cumprimentos.
A noticia dos pneus veio mesmo a calhar :) Resolvido um dos maiores problemas :p
No próximo mês vai ser esse o avanço deste restauro. Vou levar as 5 rodas para restaurar as jantes, montar os 4 pneus mais o pneu Mabor "Luanda - Angola" ;)
O avanço deste mês é o das fotos anexadas: Amortecedores da frente e trás Tokico :) Os ferrugentos ainda dizem "Toyota - Tokico". Isto também foi daquelas coisas que pensava que ía ser um 31 para arranjar, mas acabou por ser barato e de um dia para o outro :)
A primeira foto são os da frente e a segunda são os de trás.
E agora ao olhar para eles, acho que tenho disso :'(
Fica a faltar as rotulas para por a maquina a "rolar" ... :dance:
Então já pensavam que isto por aqui tinha parado?????
Enganan-se 8)
Jantes recuperadas
(http://i226.photobucket.com/albums/dd3/doscapuzes/23072009011.jpg)
Tiveram que ser pintadas duas vezes, pois da primeira não gostei do serviço >:D
O tal pneu Mabor Luanda
(http://i226.photobucket.com/albums/dd3/doscapuzes/23072009002.jpg)
Também existe uma câmara angolana
(http://i226.photobucket.com/albums/dd3/doscapuzes/23072009.jpg)
(http://i226.photobucket.com/albums/dd3/doscapuzes/23072009001.jpg)
Pneus trazeiros novos 7.00-14 Mabor T S R
(http://i226.photobucket.com/albums/dd3/doscapuzes/23072009008.jpg)
Já montados
(http://i226.photobucket.com/albums/dd3/doscapuzes/23072009005.jpg)
Pneus dianteiros 6.00-14 Roadstone "super rider"
(http://i226.photobucket.com/albums/dd3/doscapuzes/23072009009.jpg)
Conjunto pronto para ser entregue
(http://i226.photobucket.com/albums/dd3/doscapuzes/23072009004.jpg)
Peço desculpa pois a qualidade das fotos não é "á lá" S800, mas sim Nokia e manhoso.
Cumprimentos.
Pormenores fantásticos!
:dance: Niceeee :green: :green:
Hoje estive a ver as jantes e gostei da afinação da cor. Reparem que os pneus são 6.00 X 14 á frente e 7.00 X 14 atrás de origem. Inicialmente foi complicado arranjar pneus para qualquer uma das medidas, mas graças ao trabalho do doscapuzes conseguiu-se arranjar novos para as duas medidas.
Para quem precisar de reparar jantes ou de pneus para clássicos (e não só), deixo o contacto: Fortaleza Pneus - Cacia, Aveiro (ftp://http://fortalezapneus.com)
Não fossem os bombitos e este fim de semana ía para o chão.
Estou ansioso por avanços neste restauro. :D
Esse pneu suplente é "PRICELESS"!!!!!!!!!!!!!!
Tenho acompanhado este restauro com expectativa! Força nisso que está a ficar um brinco! :clap: :clap:
Está a ficar excelente! :clap:
Será que a Hilux do Kaizen já está pronta?
(http://i35.photobucket.com/albums/d158/StyleWagons/THW09/DSCN9204.jpg)
CitaçãoSerá que a Hilux do Kaizen já está pronta?
Não, não está pronta mas também não andamos a dormir ... rotulas novas para a frente assim como alguns bombites. Ainda faltam mais dois conjuntos de bombites que provavelmente vamos ter que "restaurar" :tijolos
Continua a saga do chapeiro ... Sábado tomamos uma decisão final ???
Enquanto esperamos pelos "chapas" vamos avançar com o restauro do motor ...
Este é o motor Toyota "12R" com uma cilindrada de 1600cc
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_mt1.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_mt2.JPG)
Alguns pormenores ..
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_carb.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_clutch.JPG)
Se alguém souber de uma bomba de gasolina e bomba de água iguais, pf apitem ...
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_ptl_pmp.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_mt_pts.JPG)
Agora segue a fase das limpezas ... e este está mesmo a precisar (dentro e fora!) :tijolos
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_mt_blk.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/Hilux_mt_blk2.JPG)
Estou ansioso para ver esta carrinha... :thumbsup
João,
Tens de meter algumas daquelas fotos em pormenor da tampa das válvulas e dos veios.
Eu queria abrir o motor por baixo e trocar os segmentos, o João achava que era desnecessário e bastava restaurar o motor por fora. Acabei por concordar com o João.
Isto porque, quando metemos o motor a trabalhar ele estava muito certo e sereno.
Agora que se desmontou a tampa das válvulas, aquela tampa lateral e se tirou o "óleo"... fez-se silêncio! :redface
"O caminho faz-se caminhando" ou seja, depois vê-se!
Devido a problemas de servidor de imagens, ficam aqui os links para já ...
Depois de retirar o óleo do motor, ficou esta "crosta" que depois de seco salta deixando o material à vista e em óptimo estado ...
Começou a longa caminhada no sentido de por este motor como novo ... foram retirados e desmontados todos os componentes que contêm peças em alumínio para limpar e zincar.
Mais componentes ... mais uma vez peço a todos para me contactarem caso encontrem uma bomba de agua igual a esta :thumbsup
Fico sem palavras :green:
Mas de contentamento e de orgulho em ti :thumbsup
Tens alguma referência original Toyota para essa bomba? eu tenho algumas bombas antigas em stock...
Parabens pelo belo trabalho!!!
Existe uma bomba dessas (pelo menos aparenta ser) para venda num célebre site internacional, se precisarem do link avisem.
Citação de: elvales em 26 de Outubro de 2009, 23:21
Tens alguma referência original Toyota para essa bomba? eu tenho algumas bombas antigas em stock...
Kaizen ... tens aí o "mega-manual" de referências :assobio
Citação de: Mindprobe Reloaded em 27 de Outubro de 2009, 09:13
Parabens pelo belo trabalho!!!
Existe uma bomba dessas (pelo menos aparenta ser) para venda num célebre site internacional, se precisarem do link avisem.
Talvez seja a mesma que eu tenho mas ... pf manda-me por email: jmsfreire@hotmail.com :thumbsup
http://cgi.ebay.co.uk/WATER-PUMP-TOYOTA-CORONA-RT80-81-12R-HILUX-RN10-15-20_W0QQitemZ120468389193QQcmdZViewItemQQptZAU_Car_Parts_Accessories?hash=item1c0c79bd49 (http://cgi.ebay.co.uk/WATER-PUMP-TOYOTA-CORONA-RT80-81-12R-HILUX-RN10-15-20_W0QQitemZ120468389193QQcmdZViewItemQQptZAU_Car_Parts_Accessories?hash=item1c0c79bd49)
http://cgi.ebay.co.uk/Toyota-Corona-RT80-RT81-water-pump-NOS_W0QQitemZ180407945872QQcmdZViewItemQQptZAU_Car_Parts_Accessories?hash=item2a0126ca90 (http://cgi.ebay.co.uk/Toyota-Corona-RT80-RT81-water-pump-NOS_W0QQitemZ180407945872QQcmdZViewItemQQptZAU_Car_Parts_Accessories?hash=item2a0126ca90)
Se não for esta é gémea...
Já vi, não tenho nada :wall
É uma 16100-39115, ou GWT05A da marca GMB. serve no motor 2R 1.5 e 12R 1.6
Edit: procura aqui: http://www.auradia.eu/index.php (http://www.auradia.eu/index.php) é a ref. TOW062. não sei se têm para entrega, alemão não é comigo :thumbsup
ou aqui: http://www.be.aisin-europe.com/ (http://www.be.aisin-europe.com/) ref. WT029
A que é precisa é a 16100-39125, apesar da 16100-39115 ser igual. A diferença é que a primeira é para "cast iron block" que julgo ser a que preciso.
Obrigado pelas dicas.
Hoje tirei o dia para as "limpezas" e experimentar a maquina de jacto de areia nova; os resultados falam por si:
(http://img193.imageshack.us/img193/6886/tampamtar.jpg)
(http://img97.imageshack.us/img97/4310/tampamt1.jpg)
(http://img97.imageshack.us/img97/7740/polie.jpg)
(http://img97.imageshack.us/img97/1915/jacto1.jpg)
(http://img97.imageshack.us/img97/641/jacto2.jpg)
:dance: :dance: :dance:
Que belo aspecto!
João qual é o tratamento pós-jacto de areia?
Atenção aos pulmões!
Confesso que não era esse o resultado estético que estava á espera!
Apesar da maquineta parecer ser muito útil para fazer um bom trabalho noutras peças.
confesso que não me quero estar a imiscuir (hã, palavrão :green: ) no Vosso trabalho, mas vejo que peças de ferro e de alumínio foram ao mesmo jacto de areia.
De ferro é assim mesmo, agora a seguir deve levar primário para não "atrair" ferrugem!
Agora, no alumínio ??? :-[
Acho que é o nosso especialista nos restauros de 510 que tinha aí uma explicação sobre o tipo de substâncias a dar a jacto sobre o alumínio (e com resultados aparentemente fantásticos), mas certamente não será o mesmo do que se dá no ferro...
... penso eu de que ::)
Para limpar o aluminio....não se pode dar areia sem ter sido utilizada algumas vezes, senão o alúminio fica muito "áspero"....o que se pode fazer?
1ª opção- Dar jacto de areia, mas com areia já batida muitas vezes...quase pó...
2ª opção- Compra a silica ou fibra de vidro.... e pronto...é só dar o jacto nas peças...
É isto que se faz...
Vou deixar aqui 2 fotos de uns carburadores reparados por mim...o côr do aluminio tem de ficar como estes....só se o alúminio for de uma liga diferente destes...
(http://i50.tinypic.com/vopjxc.jpg)
(http://i47.tinypic.com/24qqxp4.jpg)
Pois, era esse o resultado que eu estava a espera!
Será reversível? :redface
Citação de: Kaizen em 17 de Novembro de 2009, 22:46
Pois, era esse o resultado que eu estava a espera!
Será reversível? :redface
Claro que sim!!!! :thumbsup
CitaçãoPara limpar o aluminio....não se pode dar areia sem ter sido utilizada algumas vezes, senão o alúminio fica muito "áspero"....o que se pode fazer?
1ª opção- Dar jacto de areia, mas com areia já batida muitas vezes...quase pó...
2ª opção- Compra a silica ou fibra de vidro.... e pronto...é só dar o jacto nas peças...
De facto a areia que usei já tinha sido utilizada e não feriu o alumínio de forma alguma ... apenas ficou com o aspecto "matt"
Onde posso comprar a silica / fibra de vidro? ???
Citação de: Umtali em 18 de Novembro de 2009, 07:33
CitaçãoPara limpar o aluminio....não se pode dar areia sem ter sido utilizada algumas vezes, senão o alúminio fica muito "áspero"....o que se pode fazer?
1ª opção- Dar jacto de areia, mas com areia já batida muitas vezes...quase pó...
2ª opção- Compra a silica ou fibra de vidro.... e pronto...é só dar o jacto nas peças...
De facto a areia que usei já tinha sido utilizada e não feriu o alumínio de forma alguma ... apenas ficou com o aspecto "matt"
Onde posso comprar a silica / fibra de vidro? ???
Onde vendem a máquina de jacto, normalmente tem isso para vender também...
Mas se não encontrar....há uns espanhois que costumam ir fazer a feira de Aveiro e da Exponor, que tem as máquinas de jacto de areia, eles tem lá a fibra de vidro/silica para venda em sacos de 25Kg's....
Eles também enviam á cobrança....aqui fica o site: www.powerplustools.es (http://www.powerplustools.es)
Aqui fica um link directo do material....http://www.powerplustools.es//accesorios-arenadoras/silicato-de-aluminio-pp-t-0961/product_info.php/cPath/35/products_id/161?osCsid=e38a42462d70666d4e53aeb1299ef43c (http://www.powerplustools.es//accesorios-arenadoras/silicato-de-aluminio-pp-t-0961/product_info.php/cPath/35/products_id/161?osCsid=e38a42462d70666d4e53aeb1299ef43c)
Mas atenção, se o aluminio for de uma liga diferente do meu aluminio do colector, pode limpar as vezes que limpar e ele fica sempre escuro.....um exemplo, a bomba de gasolina do 510 é em aluminio foi dado o jacto e não ficou como o colector de admissão, ficou escura na mesma, se não veja o motor no meu tópico do 1600 deluxe!!!!
Bem ... os trabalhos de limpeza continuam 8)
(http://img502.imageshack.us/img502/2083/rn13alm.jpg)
(http://img502.imageshack.us/img502/6220/rn13met.jpg)
Como o "cliente" não gostou do efeito do jacto de areia, toca a avançar com o passo seguinte. A tampa foi apenas limpa com uma escova de aço macia ... agora precisa de ser polida. :tijolos
(http://img502.imageshack.us/img502/5917/rn13mtcvr.jpg)
(http://img502.imageshack.us/img502/6170/rn13wtout.jpg)
Senhor João, se puder coloque uma foto da sua areia que utiliza para o jacto....só para ver se é igual à minha :eusa_think:....
E continuo com dúvidas... :(
Agora o aluminio parece riscado, se calhar não devia ter sido com escova de aço! Um material duro mas de outra composição. Não sei, estou apreensivo, esse resultado conseguia-se sem recurso á limpeza a jacto.
Vou esperar (sem desesperar ;) ) pelo resultado final :thumbsup
Citaçãose calhar não devia ter sido com escova de aço!
Não é propriamente "escova de aço" ... é mais "pelo de gato assanhado" :assobio
CitaçãoAgora o aluminio parece riscado
Tens razão ... "parece" mas não está. Como te expliquei, a tampa apenas foi limpa com a tal escova mas agora é que vai ser polida. Daqui até conseguir o efeito que tu pretendes ... ufa, ufa, ainda faltam muitas horas (o MiguelSSS que o diga...) :tijolos
Agora que o dono virou as costas é que o trabalho vai avançar ... :shhh:
Depois de muitos meses parado à espera da decapagem com jacto de areia, hoje finalmente consegui fazer esta tarefa ...
(http://img23.imageshack.us/img23/8250/rn13dif1.jpg)
(http://img23.imageshack.us/img23/6921/rn13dif2.jpg)
Amigo João... tem de estar terminada em Julho... pois o dono queria ir ao Encontro de Bicicletas Antigas da Burinhosa como carro vasoura :dance: :assobio
Força ai :D
CitaçãoAmigo João... tem de estar terminada em Julho...
Tudo a puxar para o mesmo lado, assim é que é!!
Força João, o dono agora não opina, quando voltar já tu lhe fizeste a rodagem :assobio :green:
estou deserto de ver esta menina a rolar :drool: :green:
Hoje foi dado o conversor anti-ferrugem para pintar de seguida:
(http://img690.imageshack.us/img690/9508/rn13dif3.jpg)
(http://img691.imageshack.us/img691/1461/rn13dif4.jpg)
(http://img64.imageshack.us/img64/8770/rn13dif5.jpg)
Também algumas peças já decapadas foram tratadas ... :tijolos
Looking good...
É de mim ou em Marco (leia-se mar su) vai para o chäo?
Citação de: Kaizen em 16 de Fevereiro de 2010, 12:25
Looking good...
É de mim ou em Marco (leia-se mar su) vai para o chäo?
Estou a fazer por isso ... 8)
Excelente...bom trabalho :dance:
Fica o registo do diferencial já pintado e outras peças do motor tratadas ...
(http://img685.imageshack.us/img685/8171/rn13dif6.jpg)
(http://img109.imageshack.us/img109/5573/rn13pecasconv.jpg)
Em breve começo a montar o diferencial, molas, travões, etc. :tijolos
Está a ficar Espectacular!!! João e Rui e todos os envolvidos, estou ansioso por ver a carrinha pronta!!! cumps. Marco Fernandes.
Apesar de não ter fotos, hoje começou a montagem do diferencial ... mas tenham calma porque o trabalho de "montagem" demora MUITO mais que a "desmontagem" :tijolos
Venham feriados, férias e pontes para isso começar a ir ao sitio :green:
Por falar em "levar ao sitio", ficam aqui alguns pormenores da montagem do diferencial ...
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332//RN13_Susp21.jpg)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332//RN13_Susp22.jpg)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332//RN13_Susp23.jpg)
E que pormenores... :clap:
Vamos lá tratar do assunto que já estamos a meio do ano :dance:
Ontem fiz uma primeira experiência no polimento dos alumínios e este foi o resultado ... :assobio
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/RN13_polish1.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/RN13_polish2.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/RN13_polish3.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/RN13_polish4.JPG)
A salivar...
UAC rocks :clap:
No Sábado passado foi altura de pegar na caixa de velocidades ... aparentemente não estava muito mal mas posso vos dizer que demorou cerca de 3 horas para a "limpar". De seguida vai ao jacto de areia ... :assobio
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/RN13_cxvel1.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/RN13_cxvel2.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/RN13_cxvel3.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/RN13_cxvel4.JPG)
Citação de: Umtali em 27 de Julho de 2010, 19:18
Ontem fiz uma primeira experiência no polimento dos alumínios e este foi o resultado ... :assobio
No bom caminho :thumbsup
João temos de conversar, já !! ... Pode ser na 5ª F :)
Na 5ª feira podem ver os resultados ao vivo e a cores ... :assobio
Apesar das ferramentas ainda não serem as ideais e já estarem um pouco gastas, aqui fica mais uma peça ... :dance:
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/RN13_polish5.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/RN13_polish6.JPG)
:green: :green:
:drool:
Grande trabalho João!! :clap: :clap: :clap: :thumbsup
Finalmente conseguimos que a Hilux fosse para decapar ... :dance:
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/RN13_decapa.JPG)
(Neste preciso momento já está no caminho de volta ... :assobio )
As imagens seguintes não são aconselhadas a pessoas sensíveis!
Qual é o objectivo da decapagem? Eliminar a ferrugem e por à mostra os podres mais pequenos imperceptíveis à vista.
Resultado: Alcançado. Áreas que pareciam más, não estavam assim tão más. Áreas que pareciam perfeitas ou "porreiras" revelaram-se. Não se apanhou nenhum susto e foi possível interpretar algumas pistas sobre o passado desta pick-up.
Estas fotos são apenas dos podres revelados, tudo o resto está impecável.
De manhãzinha
(http://i467.photobucket.com/albums/rr33/zerooito/DSC02001.jpg)
(http://i467.photobucket.com/albums/rr33/zerooito/DSC02002.jpg)
O capot foi uma boa surpresa, os furos numa tira de ponta a ponta eram esperados e revelaram não serem muito grande. O interior está perfeito e não vai ser preciso intervir.
(http://i467.photobucket.com/albums/rr33/zerooito/DSC02014.jpg)
Pilar A do lado do passageiro, os da esquerda eram esperados mas os da direita não.
(http://i467.photobucket.com/albums/rr33/zerooito/DSC02023.jpg)
A embaladeira está como se esperava. Do outro lado está igual. Esta última apesar de sabermos que era para substituir pensávamos que estaria melhorzita.
(http://i467.photobucket.com/albums/rr33/zerooito/DSC02025.jpg)
Chão do lado do passageiro, afinal está melhor do que pensávamos.
(http://i467.photobucket.com/albums/rr33/zerooito/DSC02027.jpg)
A má surpresa! A Hi-lux levou um estouro na traseira direita o que fez encostar o caixote a este pilar e fazer a desgraça que está á vista. Pressupomos que tenha sido nesta altura que o óculo se partiu e que tenha originado também o toque na frente direita que danificou parte da travessa da frente e o guarda-lamas.
(http://i467.photobucket.com/albums/rr33/zerooito/DSC02035.jpg)
O guarda-lamas
(http://i467.photobucket.com/albums/rr33/zerooito/DSC02051.jpg)
Pilar A lado do condutor visto por dentro. Tudo começou mais acima no próprio pilar.
(http://i467.photobucket.com/albums/rr33/zerooito/DSC02036.jpg)
Mais precisamente aqui. Por fora é um buraco pequeno com menos de 1cm que originou tudo isto.
(http://i467.photobucket.com/albums/rr33/zerooito/DSC02037.jpg)
A parte boa, a parte inferior está como nova.
(http://i467.photobucket.com/albums/rr33/zerooito/DSC02045.jpg)
Mesmo junto ás embaladeiras.
(http://i467.photobucket.com/albums/rr33/zerooito/DSC02046.jpg)
O caixote apenas mostrou o estouro que levou na traseira direita. De resto não estava tão mau como seria de esperar.
As imagens apresentadas são com a chapa "nua" sem primário nem metalização. A esta hora já deve ter tratamento por toda.
Esperemos por cenas dos próximos capítulos para breve.
Mas antes dizer que estive na UAC e que o diferencial tem ainda muito melhor aspecto ao vivo. Uma qualidade de acabamento mesmo, mesmo, mesmo muito boa. Tal como sonhava que fosse :thumbsup
È pá, qual podre qual ferrugem qual que, tá quase nova :thumbsup
Siga mas è para bingo que eu tou mortinho por ver a rn-13 junto da stout num caminho de terra à frente
do meu samukas...... :green: :lol
Sei que gostam muito de fotos por isso aqui ficam as minhas ultimas ... após decapagem:
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/RN13_dec1.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/RN13_dec2.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/RN13_dec3.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/RN13_dec4.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/RN13_dec5.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/RN13_dec6.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/RN13_decbon.JPG)
O fundo da caixa não foi decapado porque vai ser substituido! :tijolos
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/RN13_decbox.JPG)
E agora a fase de aplicação do primário ...
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/RN13_pin1.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/RN13_pin2.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/RN13_pin3.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/RN13_pin4.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/RN13_pin5.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/RN13_pin6.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/RN13_pin7.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/RN13_pin8.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/Hilux/RN13_pin9.JPG)
Kaizen ... se fosse a ti se calhar pintava nesta cor !!! :assobio
Citação de: Umtali em 03 de Agosto de 2010, 08:24
Kaizen ... se fosse a ti se calhar pintava nesta cor !!! :assobio
Uma coisa é certa... já está LINDA :drool:
Tal como está, já está linda :thumbsup
É muito fixe ver este tópico desde o início...já o vi diversas vezes...grande trabalho Umtali :clap:
Está a andar muito bem! :thumbsup
Boa continuação.
Esta hilux está a ficar digna de museu. Parabéns e boa continuação! :)
Agora foi a vez da caixa receber o devido tratamento ... assim pode aguardar a sua vez no chapeiro :tijolos
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/UAClassics/ToyHiluxRC/Rn13_boxr.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/UAClassics/ToyHiluxRC/Rn13_boxl.JPG)
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/UAClassics/ToyHiluxRC/Rn13_box1.JPG)
E se montássemos tudo assim como está? :green:
Hoje fiz uma experiência com uma pequena alteração à maquina de jacto de areia e o resultado foi positivo! A cobaia foi a caixa de velocidades que já estava à espera da limpeza ...
(http://www.fileden.com/files/2006/11/21/403332/UAClassics/ToyHiluxRC/RN13_cxvel5.JPG)
E hoje surgiu uma possibilidade para a conservação dos aluminios que foram limpos.
E também sobre as peças em falta (borrachas dos ventiladores). Mi liga :p
E novidades? Há? :D
Ainda não.
Começamos a fazer pesquisa em 3 áreas:
1) Como trazer a Hi-lux que está na Finlândia, ou pelo menos, algumas das peças;
2) Como fazer o recondicionamento do motor;
3) Encontrar um bate-chapas.
Já temos umas ideias, excepto para o ponto 1.
Novidades:
- Rádio original :D
- Filtro de gasolina em vidro, novo :angel:
(http://i.ebayimg.com/00/$(KGrHqEOKjEE140JI26zBNpbi4Z4lQ~~_3.JPG)
Este modelo não podia ter caido em melhores mãos...... :assobio :thumbsup
Apesar de não coseguir ver a maioria parte das fotos, está entregue em boas mãos :)
Já se passou imenso tempo, mas... Novidades? :)
Foi a maldita Troika que a fez parar :assobio
Hummm... não foi a troika (também não podem ter a culpa em tudo :lol ).
Para investir num projecto, desinvesti nos hobbies. Até agora correu tudo bem, pelo que (continuando tudo a correr bem) o resultado esperado vai beneficiar, em primeiro lugar, o restauro da Hi-lux. :D
Alguém interessado em ficar com a Hilux deste tópico?
Neste momento já tem as peças quase todas. Faltam as borrachas dos ventiladores e umas grelhas de ventilação que há novas e baratas.
O chassis, suspensões, direção, jantes e travões já foram restaurados. A cabine e caixa de carga foram ao jacto de areia e estão em primário.
Borrachas, parabrisas, emblemas, pneus, todos os casquilhos, escape etc incluídos. Documentos em ordem. Pode ser vendida com o restauro completo incluído, feito pela UAC(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20181226/313a29e46993a47b6816e54b9c5467d9.jpg)
Sent from my SM-G920W8 using Tapatalk
Bom dia. Qual o valor ?. Abraço
Boas Nuno. Enviei mensagem pelo FB.
Sent from my SM-G920W8 using Tapatalk