Subaru lança carro eléctrico em Julho
O Stella plug-in tem uma autonomia para 90 km e pode ser recarregado até 80% em apenas cinco minutos
05/06/2009votar: 1 voto1 de 10 em Novidades«anterior seguinte»mais fotos
A Subaru anunciou o lançamento do seu primeiro veículo eléctrico de produção, o Stella Plug-in, no mercado japonês para o próximo mês de Julho. A marca espera vender 170 mil unidades deste modelo eléctrico até Março do próximo ano.
O citadino eléctrico da Subaru, que conta com tecnologia plug-in (de ligar à tomada doméstica), é alimentado por uma bateria de iões de Lítio, e tem uma autonomia para 90 km. Pode ser recarregado até 80% da sua capacidade em cinco minutos recorrendo ao sistema de carregamento rápido. O carregamento total pode ser efectuado em oito horas numa tomada caseira de 100V ou em cinco horas, numa tomada de 200V.
No Japão, o Stella Plug-in estará disponível por um preço em torno dos 34.700 euros.
(http://www.autoportal.iol.pt/galeria/130733/608x405/)
http://www.autoportal.iol.pt/noticias/novidades/subaru-lanca-carro-electrico-em-julho
Feionho e com autonomia para 90km? O sucesso parece uma miragem...
Nuno, em minha opinião, o futuro do transporte automóvel serão os plug-inn, como este carro.
O mal nem está tanto na estética nem na autonomia (como carro citadino é difícil fazer mais de 90 kms num dia e desde que certos lugares de estacionamento tenham tomadas, vai-se carregando o carro quando se para.
O mal, ainda está nos quase 35mil euros... mas é esperar pelos chineses, que vão resolver essa questão bem rapidinho. :-[
Será que o plug-in é o futuro?
E quanto custará a energia eléctrica para os carregar?
E quanto custará o parqueamento em espaço dotado com essas infraestruturas de carregamento?
De facto 90 km para cidade é capaz de ser aceitável para o comum utilizador que faça as tradicionais viagens casa/trabalho - trabalho/casa.
Os 35 mil€ NO JAPÃO... também me parecem completamente desproporcionados.
Vamos lá a ver:
Carregar o caro para 90km é o suficiente para mais de 90% de nós que não fazemos isso por dia...com sorte carregamos o carro de 3 em 3 dias.
O custo de carregar as baterias é bastante baixo. Não mem lembro mas alguém me dizia que 1 a 2€ por dia chegavam.
Mas é só fazer as contas aos Kw gastos para carregar e multiplicar pelo preço hora.
Acho que vai ser um dos futuros pois a energia electrica será cada vez mais fabricada por meios renovaveis
CitaçãoSerá que o plug-in é o futuro?
R: Sim.
CitaçãoE quanto custará a energia eléctrica para os carregar?
R: Dependendo da amortização do equipamento, muito pouco.
CitaçãoE quanto custará o parqueamento em espaço dotado com essas infraestruturas de carregamento?
R: A legislação tem vindo a mudar nesse sentido. Mas para além das habitações, um "parque de abastecimento" pode ser as torres semelhantes ás sinalizações verticais cuja iluminação é assegurada pelos paineis.
CitaçãoDe facto 90 km para cidade é capaz de ser aceitável para o comum utilizador que faça as tradicionais viagens casa/trabalho - trabalho/casa.
R: É baixo o nº de citadinos que sai do perimetro urbano.
CitaçãoOs 35 mil€ NO JAPÃO... também me parecem completamente desproporcionados.
R: O valor vai caír a pique a médio prazo.
Quanto á estética... a que país se destina? O que é que se vende mais por lá?
Afinal não percebi qual é o problema da estética ... afinal não é igual a tantos outros "caixotes" que já ocupam as nossas estradas ?!?!? :assobio
E a falar em estética, são (muito, muito) poucos os carros (novos) que me atraem actualmente mas eu até comprava esta mini-wagon ... :angel:
Muito boa aposta por parte da Subaru.
Se repararem, o carro pode ser feio para nós mas no Japão existem carros deste tipo aos montes, são muito práticos pois são estreitos mas são 5 lugares.
É o exemplo do Daihatsu Move
(http://farm4.static.flickr.com/3258/2410264904_90c001d0ce.jpg?v=0)
Os 90km eu faço-os em 2 dias quando vou de Angra do Heroísmo para a Praia da Victória (ir de um lado da ilha pró outro), mas se fosse em cidade levaria cerca de 1 semana, no Japão esses mesmos 90km devem também ser cerca de 2 dias.. Mais coisa menos coisa.
Só achei estranho em 5 minutos (com o anunciado sistema de carregamento rápido) carregar 80% da bateria e em modo normal levar 8 horas para a bateria inteira! Leva-me a pensar que esse sistema rápido, apesar de prático, será mais gastador de electricidade do que o carregamento normal.
O valor, bem... Acho um pouco alto, mas certamente irá baixar rapidamente.
Esperemos que sejam criadas as infra-estruturas necessárias para estes carros, não sei se seria capaz de comprar um carro destes e apenas poder carrega-lo em casa, como todos sabem azares acontecem!
Volto a dizer, uma boa aposta por parte da Subaru. ;)