A Datsun na década de 70 lançou uma variante do famoso Datsun 1200 (B110) a versão Pick-Up, esta carrinha do pilar B p/ a frente era em tudo idêntica ao modelo de passageiros de 4 portas.
A variante P-Up teve imenso sucesso em alguns pontos do globo, concrectamente nos mercados Autraliano onde é conhecida como UTE e motor 1200 e Sul-Africano como Bakkie e motor 1200 no ínicio, mais tarde o 1400 já no mercado local (Japão) naturalmente foi também muito procurada e é comercializada como Nissan Sunny Truck e motor 1200, todas as motorizações a gasolina.
A África do Sul produziu esta P-Up durante décadas, desde o ínicio dos anos 70 até muito recentemente ao ano de 2006 sofreu algumas modificações mecanicas, e estécticas, mas nada que alterasse a sua forma natural, que era a sua arma de venda, pequena, ágil, e muito desenrrascada.
Em Portugal esta P-Up foi introduzida nos anos 70/80 em nº muito reduzido, não passando de algumas dezenas de unidades importadas na altura, e com a motorização 1200
As motorizações limitadas a gasolina tinham o motor 1200 como o A12 e o motor 1400 como o A14 da Datsun/Nissan, qualuqer um deles com provas dadas a todos os níveis, sendo que o 1400 demonstra muita elasticidade, e um binário muito interessante nesta categoria, muito agradável no seu desempenho.
Esta foi a primeira versão da P-Up com o motor 1200 e a grelha idêntica ao modelo de 4 portas de passageiros, com tampões de roda cromados de origem, por acaso esta da foto é de origem Sul-Africana RHD, mas em tudo igual ao modelo primordial dos outros mercados.
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Cabine única de 2 lugares, bancos individuais
2 e 3 lugares banco corrido
Motores a gasolina:
Austrália, Japão, Europa, etc.
A12 1200
Mercado Sul-Africano
A14 1400 Capac. 1397cc
Potenc. 70cv / 6000 rpm
Binário 100nm / 4000 rpm
Caixa de velocidades: 4 Velocidades de comando no chão da carroçaria
Tracção às 2 rodas posteriores
Suspenção: Frente Independente McPherson e mola helicoidal
Atrás Eixo rígido e molas semi-elípticas
Travões: de tambores nas 4 rodas, modelo dos anos 70
nos anos 80> tambores atrás e discos à frente
Carroçaria: Versão curta:
Comprimento 3845 mm
Largura 1495 mm
Dist.E.Eixos 2300 mm
Tanque combustível: 37 Litros
Pneus e jantes: 155 SR 12 * Aço 4J x 12
Esta uma das poucas que chegaram a Portugal, já com um reparo na grelha de radiador, sendo muito idêntica ao Datsun 1200 coupé, e o tablier com os mostradores também do coupé, muito próxima da originalidade.
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O modelo comercializado na Africa do Sul com a cobertura da caixa de carga, muito usada localmente.
Esta é a denominada Bakkie na África do Sul, mais abaixo as várias evoluções no modelo.
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Algumas alterações ao nível das ópticas, para-choque frontal, tecto ligeiramente mais elevado, jantes e painel de instrumentos e volnate mais modernos, nesta fase já era comercilizada sob a marca Nissan, que já o era antes mas sob a nomenclatura Datsun
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O potente A14
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Uma imagem do seu final de percurso no mercado Sul-Africano
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No Japão a Sunny Truck é vendida com duas distâncias entre eixos e interiores de côr cinza, esta P-Up é muito admirada por lá, sendo que até frequente verem-se exemplares preparados para o drift, participando ao lado de modelos emblemáticos em track day´s
A versão longa:
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Do país do sol nascente !
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Excelente tópico! :)
Está de parabéns, ajudou-me imenso na informação sobre a Datsun. E eu acho que conheço a da primeira fotografia!
Aqui vai uma foto dela, com o famoso canopi:
(http://lh5.ggpht.com/_NtElkljoLig/SwXfhQlmj3I/AAAAAAAABis/QIdn3-fxkug/s800/Img063.jpg)
(http://lh5.ggpht.com/_NtElkljoLig/SwXfdMkznZI/AAAAAAAABig/5DVALB1yiYk/s800/Img060.jpg)
Brochura da época para a Grécia
(http://img69.imageshack.us/img69/6528/619903781.jpg) (http://img69.imageshack.us/i/619903781.jpg/)
Tenho de pôr aqui umas fotos de um exemplar que existe em Leiria :D