Os saudosos anos das GP500
Kevin Schwantz Vs Wayne Rainey
Kevin Schwantz Vs Wayne Rainey (http://www.youtube.com/watch?v=N2y_qqlF1oo&translated=1#normal)
Schwantz-Rainey Hockenheim 91 (http://www.youtube.com/watch?v=idzHUe8QdWw&feature=related#normal)
Schwantz vs Rainey donnington(1991) (http://www.youtube.com/watch?v=RtXI6Tjeiuc&NR=1#normal)
Mick Doohan 1o (http://www.youtube.com/watch?v=AkXkZC7p7mY&translated=1#normal)
500cc 1991 Suzuka Final Lap (http://www.youtube.com/watch?v=3HXqZh5oTK0&translated=1#normal)
Homenaje a Wayne Rainey (http://www.youtube.com/watch?v=wHMUlt6YgS4&translated=1#normal)
1988suzukaGP Kevin Schwantz vs Wayne Michael Gardner 1of3 (http://www.youtube.com/watch?v=VX6L-vWPEb0&feature=PlayList&p=52F1E9BB7D35B4E8&index=0&playnext=1#normal)
Hall of Fame - GP 500 ( 1949 - 2001 )
• 2001 - Valentino Rossi (Honda) GP 500
• 2000 - Kenny ROBERTS Jr. (Suzuki) GP 500
• 1999 - Alex CRIVILLE (Honda) GP 500
• 1998 - Mick DOOHAN (Honda) GP 500
• 1997 - Mick DOOHAN (Honda) GP 500
• 1996 - Mick DOOHAN (Honda) GP 500
• 1995 - Mick DOOHAN (Honda) GP 500
• 1994 - Mick DOOHAN (Honda) GP 500
• 1993 - Kevin SCHWANTZ (Suzuki) GP 500
• 1992 - Wayne RAINEY (Yamaha) GP 500
• 1991 - Wayne RAINEY (Yamaha) GP 500
• 1990 - Wayne RAINEY (Yamaha) GP 500
• 1989 - Eddie LAWSON (Honda) GP 500
• 1988 - Eddie LAWSON (Yamaha) GP 500
• 1987 - Wayne GARDNER (Honda) GP 500
• 1986 - Eddie LAWSON (Yamaha) GP 500
• 1985 - Freddie SPENCER (Honda) GP 500
• 1984 - Eddie LAWSON (Yamaha) GP 500
• 1983 - Freddie SPENCER (Honda) GP 500
• 1982 - Franco UNCINI (Suzuki) GP 500
• 1981 - Marco LUCCHINELLI (Suzuki) GP 500
• 1980 - Kenny ROBERTS (Yamaha) GP 500
• 1979 - Kenny ROBERTS (Yamaha) GP 500
• 1978 - Kenny ROBERTS (Yamaha) GP 500
• 1977 - Barry SHEENE (Suzuki) GP 500
• 1976 - Barry SHEENE (Suzuki) GP 500
• 1975 - Giacomo AGOSTINI (Yamaha) GP 500
• 1974 - Phil READ (MV Agusta) GP 500
• 1973 - Phil READ (MV Agusta) GP 500
• 1972 - Giacomo AGOSTINI (MV Agusta) GP 500
• 1971 - Giacomo AGOSTINI (MV Agusta) GP 500
• 1970 - Giacomo AGOSTINI (MV Agusta) GP 500
• 1969 - Giacomo AGOSTINI (MV Agusta) GP 500
• 1968 - Giacomo AGOSTINI (MV Agusta) GP 500
• 1967 - Giacomo AGOSTINI (MV Agusta) GP 500
• 1966 - Giacomo AGOSTINI (MV Agusta) GP 500
• 1965 - Mike HAILWOOD (MV Agusta) GP 500
• 1964 - Mike HAILWOOD (MV Agusta) GP 500
• 1963 - Mike HAILWOOD (MV Agusta) GP 500
• 1962 - Mike HAILWOOD (MV Agusta) GP 500
• 1961 - Gary HOCKING (MV Agusta) GP 500
• 1960 - John SURTEES (MV Agusta) GP 500
• 1959 - John SURTEES (MV Agusta) GP 500
• 1958 - John SURTEES (MV Agusta) GP 500
• 1957 - Libero LIBERATI (Gilera) GP 500
• 1956 - John SURTEES (MV Agusta) GP 500
• 1955 - Geoff DUKE (Gilera) GP 500
• 1954 - Geoff DUKE (Gilera) GP 500
• 1953 - Geoff DUKE (Gilera) GP 500
• 1952 - Umberto MASETTI (Gilera) GP 500
• 1951 - Geoff DUKE (Norton) GP 500
• 1950 - Umberto MASETTI (Gilera) GP 500
• 1949 - Leslie GRAHAM (AJS) GP 500
Desde 1949, ano de início desta competição as vitórias dividiram-se por várias marcas. Marcadamente assumido o domínio das marcas Italianas e Inglesas até 1974( Gilera 6 campeonatos, AJS 1 campeonato, Norton 1 campeonato e MV Agusta 18 campeonatos) e o domínio absoluto das marcas do país do sol nascente desde 1975 até ao último ano da competição das GP500, 2001, com início do actual MotoGP (Yamaha 10 Campeonatos, Suzuki 6 campeonatos, Honda 11 Campeonatos).
As protagonistas:
Honda NSR500
Yamaha YZR500
Suzuki RGV500
As características comuns a estes modelos eram os motores de aproximadamente 500cc, tetracilíndricos a dois tempos. Desenvolviam potências á volta dos 200 cavalos nos últimos anos da competição (para quem já andou numa moto desportiva a dois tempos, estes valores são arrepiantes com toda a certeza...)
O final da década de 80 e a década de 90 com a exposição mediática deste campeonato, valeram aos principais protagonistas o estatuto de ferozes e audazes cavaleiros do asfalto. A competitividade extrema e o equilíbrio das mecânicas coincidiu com alguns dos mais sonantes e valiosos nomes do motociclismo de todos os tempos, para gáudio dos apaixonados da modalidade, que tiveram a oportunidade de assistir a lutas titânicas em pista entre os nomes como Mick DOOHAN, Kevin SCHWANTZ, Wayne RAINEY, Eddie LAWSON, Wayne GARDNER, Freddie SPENCER ...
(continua)
HONDA NSR500
(http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/64/HondaNSR500R.jpg/800px-HondaNSR500R.jpg)
(http://i219.photobucket.com/albums/cc85/nuno_s/94.jpg)
Michael Doohan
13 "bravos" que venceram Grandes Prémios com Honda's NSR500
Mick Doohan 54 (1990-1998)
Wayne Gardner 18 (1986-1992)
Freddie Spencer 10 (1984-1985)
Alex Criville 12 (1992-1999)
Eddie Lawson 4 (1989)
Luca Cadalora 2 (1996)
Carlos Checa 2 (1996-1998)
Randy Mamola 1 (1984)
Pierfranceso Chili 1 (1989)
Daryl Beattie 1 (1983)
Alberto Puig 1 (1995)
Tadyuki Okada 3 (1997-1999)
Max Biaggi 2 (1998)
TOTAL 111 (1984-1999)
Curiosidades:
NSR500s: THE GOOD AND THE BAD
GOOD NSRs
1987: the first decent NSR. Total engine and chassis redesign produces fast and good-enough handling bike for Wayne Gardner to take the title
1992: Big Bang motor changes NSR from wild beast to user-friendly dominator. But Doohan breaks leg and loses title.
1994: It's a good bike because Doohan tells HRC to make it exactly like his '92 bike. Takes his first title with nine wins.
1995-1996: Still a great bike because Doohan won't let HRC make any radical changes. He comfortably wins two more titles.
1997: Doohan switches to screamer motor and NSR takes full-house of wins in '97, 12 to Doohan, three to team-mates Criville and Okada.
1998-1999: Honda continue their process of gradual evolution and the NSR just keeps on dominating, despite improved efforts from Suzuki and Yamaha.
BAD NSRs
1984: Upside down chassis with underslung fuel tank is first of Honda's V4 generation and a real disaster. No surprises when Yamaha win title.
1985: Return to conventional chassis but the NSR is still a wayward animal that Freddie Spencer finds hard to tame. His amazing talent nonetheless wins the title.
1986: Improved chassis but the NSR continues to misbehave - Wayne Gardner becomes lead NSR rider and tankslaps his way to second overall.
1988: Honda lower bike to improve slow-speed handling and the bike handles worse than ever, repeatedly spitting Gardner into the dirt.
1989: Quite possibly the most evil GP bike ever. The '89 NSR had a flexi-flier chassis, 170bhp and poor brakes. Somehow Eddie Lawson rode it to the title.
1993: Honda go back to horsepower instead of rideablity. Bike only improves once Doohan starts fitting old '92 engine and chassis parts.
http://www.superbikeplanet.com/goodandbad.htm (http://www.superbikeplanet.com/goodandbad.htm)
(http://www.mcnews.com.au/Wallpaper/Yamaha/YZR/YZR_OWC1_800p.jpg)
http://www.mcnews.com.au/Wallpaper/Yamaha/YZR/Index.htm (http://www.mcnews.com.au/Wallpaper/Yamaha/YZR/Index.htm)
(http://i219.photobucket.com/albums/cc85/nuno_s/91.jpg)
Wayne Rainey
1995 Suzuki RGV 500
(http://p1.bikepics.com/pics/2008%5C07%5C12%5Cbikepics-1350936-full.jpg)
(http://p1.bikepics.com/pics/2003%5C08%5C07%5Cbikepics-59515-full.jpg)
Versão de estrada comemorativa da vitória no Campeonato de 1993 de Kevin Schwantz, que nunca tirou da moto o seu mítico n.º 34, mesmo quando era o n.º1 do Mundo (Após a retirada de Schwantz da competição a FIM retirou o n.º 34)
(http://i219.photobucket.com/albums/cc85/nuno_s/93.jpg)
Kevin Schwantz
Kevin Schwantz Compilation Video (http://www.youtube.com/watch?v=E-hyzvEQJqk&NR=1&feature=fvwp#normal)
(http://farm4.static.flickr.com/3074/2972319377_96a2f139d8.jpg)
A evolução da Suzuki RGV 500 até 1995
http://s1282.photobucket.com/user/metralha328/media/evoRGV500_zpsaebf8fa7.jpg.html?sort=3&o=4#/user/metralha328/media/Donington_zpsf75ae0fd.jpg.html?sort=3&o=5&_suid=137716471776609760460457852838 (http://s1282.photobucket.com/user/metralha328/media/evoRGV500_zpsaebf8fa7.jpg.html?sort=3&o=4#/user/metralha328/media/Donington_zpsf75ae0fd.jpg.html?sort=3&o=5&_suid=137716471776609760460457852838)
Um piloto irreverente
http://s1282.photobucket.com/user/metralha328/media/evoRGV500_zpsaebf8fa7.jpg.html?sort=3&o=4#/user/metralha328/media/kevin_schwantz_zpsfd6ec559.jpg.html?sort=3&o=5&_suid=137716471776609760460457852838 (http://s1282.photobucket.com/user/metralha328/media/evoRGV500_zpsaebf8fa7.jpg.html?sort=3&o=4#/user/metralha328/media/kevin_schwantz_zpsfd6ec559.jpg.html?sort=3&o=5&_suid=137716471776609760460457852838)
A 1ª vez que um piloto festejou uma vitória em pé na mota (Kevin Schwantz - Suzuka 1988)
http://s1282.photobucket.com/user/metralha328/media/evoRGV500_zpsaebf8fa7.jpg.html?sort=3&o=4#/user/metralha328/media/suzuka88_zps97f1aa7c.jpg.html?sort=3&o=5&_suid=137716471776609760460457852838 (http://s1282.photobucket.com/user/metralha328/media/evoRGV500_zpsaebf8fa7.jpg.html?sort=3&o=4#/user/metralha328/media/suzuka88_zps97f1aa7c.jpg.html?sort=3&o=5&_suid=137716471776609760460457852838)
Kevin Schwantz nunca abandonou o número que o notabilizou, o célebre 34 (vejam em pequeno dentro no Nº1)
http://s1282.photobucket.com/user/metralha328/media/evoRGV500_zpsaebf8fa7.jpg.html?sort=3&o=4#/user/metralha328/media/Nordm1e34peq_zps359240ab.jpg.html?sort=3&o=5&_suid=137716471776609760460457852838 (http://s1282.photobucket.com/user/metralha328/media/evoRGV500_zpsaebf8fa7.jpg.html?sort=3&o=4#/user/metralha328/media/Nordm1e34peq_zps359240ab.jpg.html?sort=3&o=5&_suid=137716471776609760460457852838)
"See God and back off" - era esta a sua máxima, que originava ultrapassagens fantásticas!
http://s1282.photobucket.com/user/metralha328/media/evoRGV500_zpsaebf8fa7.jpg.html?sort=3&o=4#/user/metralha328/media/seeGodbackoff_zps39b61815.jpg.html?sort=3&o=5&_suid=137716471776609760460457852838 (http://s1282.photobucket.com/user/metralha328/media/evoRGV500_zpsaebf8fa7.jpg.html?sort=3&o=4#/user/metralha328/media/seeGodbackoff_zps39b61815.jpg.html?sort=3&o=5&_suid=137716471776609760460457852838)
Um grande piloto, sempre pronto a ajudar os outros (após queda em Donington Park ele corre para o comissário de pista, que não assinalou o óleo na pista porque não viu, tira-lhe a bandeira e vai sinalizar para os restantes pilotos).
http://s1282.photobucket.com/user/metralha328/media/evoRGV500_zpsaebf8fa7.jpg.html?sort=3&o=4#/user/metralha328/media/Donington_zpsf75ae0fd.jpg.html?sort=3&o=5&_suid=137716471776609760460457852838 (http://s1282.photobucket.com/user/metralha328/media/evoRGV500_zpsaebf8fa7.jpg.html?sort=3&o=4#/user/metralha328/media/Donington_zpsf75ae0fd.jpg.html?sort=3&o=5&_suid=137716471776609760460457852838)
Não tendo o número de títulos de Doohan ou Rossi, e numa época em que as 500 era máquinas indomáveis, no domínio da Honda e Yamaha, Kevin Scwantz foi um herói, para muitos (e para mim) um dos melhores pilotos de sempre, sendo que o título de 1993 vale por muitos mais...
:thumbsup
CitaçãoNão tendo o número de títulos de Doohan ou Rossi, e numa época em que as 500 era máquinas indomáveis, no domínio da Honda e Yamaha, Kevin Scwantz foi um herói, para muitos (e para mim) um dos melhores pilotos de sempre, sendo que o título de 1993 vale por muitos mais...
X2
Belissímo tópico, continuem. :clap:
Excelente tópico, os meus parabéns!!!
Dá gosto ver, assim se aprende :thumbsup