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Área pública => Área Técnica => Tópico começado por: cornetas em 17 de Agosto de 2010, 19:20

Título: KE20 - é desta?
Mensagem de: cornetas em 17 de Agosto de 2010, 19:20
Amigos,
hoje o KE20 foi para o médico. Suspeitava eu que fosse a caixa (como viram no meu relato noutro tópico), mas qual não é o meu espanto... e tristeza ao ouvir o médico dizer: "certo que é preciso uma caixa talvez [já há cá uma], mas o motor... agarrou".

Segundo ele, não vale a pena estar a abrir o motor. O melhor será subsituí-lo.

Bem, confesso que estou um pouco perdido.

Toda a ajuda é bem-vinda!

Um grande abraço.
Título: Re: KE20 - motor "agarrado"
Mensagem de: Kaizen em 17 de Agosto de 2010, 20:19
Que isso são más noticias, isso são.

Posto isto, só te posso ajudar dizendo para teres calma e ponderares bem a situação.

É que... motor agarrado? Isso não faz muito sentido. O que é que aconteceu? A bomba de óleo berrou? Falta de água e óleo ao mesmo tempo? Não estou a ver esse motor agarrar assim por uma razão simples. Ah, e já vi esses motores a circularem na boa com os pistões partidos.
Acho muito estranho isso acontecer num carro que estava a rolar.


Um erro muito comum é substituir o motor. Quase sempre dá asneira. Aqui no AJA tens dezenas de exemplos em como uma substituição de motor foi apenas enterrar dinheiro. Eu tinha um motor e caixa 5 estrelas, mas mesmo assim é de colocar reservas por estar parado há tanto tempo. E o mesmo aplica-se a todos os outros motores.

Acho que era de ver o que é que aconteceu a esse motor e se de facto não compensar repara-lo é aconselhável que faças um novo. Gastas mais do dobro do dinheiro, mas apenas uma vez.


Tudo isto vai por água abaixo se optares por um 4K em vez de manteres o 3K.
Como disse no inicio, o melhor que tens a fazer é ponderar bem as hipóteses que tens.


Vai com calma e faz todas as perguntas que quiseres antes de tomares qualquer decisão.
Título: Re: KE20 - motor "agarrado"
Mensagem de: CelicaGTI em 18 de Agosto de 2010, 18:49
Esses motores muito raramente agarram..

O meu por exemplo já agarrou por falta de água e voltou a andar sem nenhum problema e além disso cada dia que passa está cada vez melhor.

É muito estranho !???  :-[

Eu sou mais optimista!!!  :green: Esses motores tem uma mecânica muito simples e a swap se for bem feita e num mecânico muito experiente é quase certo que fica perfeito. O meu mecânico fez uma swap a um CB80 do Charade GTti que não é pêra fácil e ele já conhece bem o 3K-H, se quiseres posso falar com ele e a gente trata disso. Aconselho-te a comprar o Kit de juntas e os segmentos para o novo motor que colocares, fazes a reparação geral e tens motor para mais uns 30 anos. A reparação geral do meu foi à volta de €500 já com mão de obra e peças.

Arranjar motor para esse carro é canja    :thumbsup
Título: Re: KE20 - motor "agarrado"
Mensagem de: Santos Silva em 22 de Agosto de 2010, 18:37
Bom! Pedro:

É preciso saber bem o que significa "agarrou". Muitas vezes usa-se termos que nos induzem no sentido errado.
Agarrou significa que não roda?
Ou agarrou e "desagarrou"? Se for esta hipotese, o que é provável é que tenha havido falta de lubrificação e um dos cilindros esteja com riscos. Vai consumir óleo mas de certeza que continua a andar. Pode ter sido um bronze de cambota. Se for isto e o motor rodar, também não é grave, desmonta-se o carter, tira-se a cambota, colocam-se os bronzes novos de acordo com a rectificação da cambota e aperta-se tudo no lugar outra vez.


Precisas saber várias coisas antes de desmontar o motor:

Tem água no radiador?
Tem óleo?
O motor roda?
Pega a trabalhar? Se sim, faz algum barulho? Que tipo de barulho? Sempre igual ou aumenta de intensidade com a rotação?

Antes de fazer seja o que for, é preciso conhecer todos os sintomas.

Se precisares de alguma ajuda, m,anda SMS ou liga. :thumbsup
Título: Re: KE20 - motor "agarrado"
Mensagem de: Kaizen em 22 de Agosto de 2010, 19:49
Parece que agarrou mesmo.
Só acho estranho o Pedro pensar que era da caixa!  :eusa_think:
Título: Re: KE20 - motor "agarrado"
Mensagem de: Santos Silva em 23 de Agosto de 2010, 08:33
Então inclino-me para um bronze da cambota que terá tido tanto desgaste que, ou agarrou mesmo ou saiu do sitio e aí não há nada a fazer :wall só mesmo abrir.
Uma outra hipotese é ter alguma coisa partida mas tinha que ter havido ruido forte. O carro estava a andar? E bloqueou de repente?
Título: Re: KE20 - motor "agarrado"
Mensagem de: Kaizen em 23 de Agosto de 2010, 11:00
Estava a andar. Foi ao aniversário do AJA em 10 de Maio e berrou no dia 21 a caminho da Automobilia.
Título: Re: KE20 - motor "agarrado"
Mensagem de: Santos Silva em 24 de Agosto de 2010, 00:22
A pergunta é: estava em andamento quando o motor agarrou? E como foi que aconteceu? Perdeu força e foi abaixo ou bloqueou de repente parando bruscamente o veículo?
Título: Re: KE20 - motor "agarrado"
Mensagem de: Kaizen em 24 de Agosto de 2010, 00:42
Só me lembro de o Pedro dizer que foi em andamento a caminho da automobilia.

Citação..estava prestes a chegar a Aveiro quando a minha caixa de velocidades começou a fazer um barulho enorme. Passado pouco tempo, o carro foi abaixo... e não ressuscitou mais.

Ele refere que já andava a fazer barulho.
Título: Re: KE20 - motor "agarrado"
Mensagem de: cornetas em 30 de Agosto de 2010, 18:32
Amigos,
desculpem-me a ausência. Fui acampar uns dias e cheguei ontem... com uma valente congestão que já me forçou hoje a passar umas horas a tomar soro. Não há-de ser nada.

O KE20, de facto, já andava a fazer um barulho (como se andasse algo solto na caixa, ou entre esta e o motor). No dia da Automobilia2010, a passar em frente ao estádio, foi-se calando até ir abaixo (isto num espaço de 200 m).

Esperei o meu irmão, ele ainda pegou novamente, andou mais uns 300 m, deu um "estouro" e foi abaixo, não mais pegando. Neste ponto ía o meu irmão ao volante e, conta ele que a caixa deu um solavanco - daí pensarmos sempre que era um problema da caixa.

O que o mecânico afirmou foi que não vale a pena estar a abrir o motor, sendo "melhor" a sua substituição.

Título: Re: KE20 - motor "agarrado"
Mensagem de: Umtali em 30 de Agosto de 2010, 21:38
CitaçãoO que o mecânico afirmou foi que não vale a pena estar a abrir o motor, sendo "melhor" a sua substituição.


Se não abrires o motor nunca vais saber o que aconteceu ... mesmo que não o voltes a montar  :assobio
Título: Re: KE20 - motor "agarrado"
Mensagem de: Kaizen em 30 de Agosto de 2010, 21:43
Entrgas o motor original aqui ao Umtali ou ao SS e eles divertem-se a esventrar isso e a diagnosticar a causa :p
Ainda levas o bloco para a casa para um dia repores a originalidade :p
Título: Re: KE20 - motor "agarrado"
Mensagem de: cornetas em 31 de Agosto de 2010, 14:17
Citação de: Kaizen em 30 de Agosto de 2010, 21:43
Entrgas o motor original aqui ao Umtali ou ao SS e eles divertem-se a esventrar isso e a diagnosticar a causa :p
Ainda levas o bloco para a casa para um dia repores a originalidade :p

:D

Não me parece nada mal! Tenho é de entretanto arranjar outro para lá por...
Título: Re: KE20 - motor "agarrado"
Mensagem de: Santos Silva em 31 de Agosto de 2010, 14:45
Vou ver o que te arranjo :assobio
Título: Re: KE20 - motor "agarrado"
Mensagem de: CelicaGTI em 31 de Agosto de 2010, 19:43

Em último caso se tiveres dificuldade em encontrar um motor compras um starlet ou KE20 baratinho e fazes uma reparação geral e voilá!!!!  :green:

É fácil, é barato e dá milhões.  :lol



Título: Re: KE20 - motor "agarrado"
Mensagem de: Kaizen em 31 de Agosto de 2010, 22:22
Uma vez que vai perder o motor original, o Cornetas prefere fazer o upgrade para o 4K.
Título: Re: KE20 - motor "agarrado"
Mensagem de: CelicaGTI em 01 de Setembro de 2010, 09:53
O 4K ainda é mais fácil de arranjar.

Starlets e Corollas com esse motor é a pontapé e nas sucatas nem se fala.

Se calhar para melhor adaptação ao KE20, provavelmente será melhor os 4K´s 1ª geração.  8)
Título: Re: KE20 - motor "agarrado"
Mensagem de: cornetas em 01 de Setembro de 2010, 15:02
Citação de: Kaizen em 31 de Agosto de 2010, 22:22
Uma vez que vai perder o motor original, o Cornetas prefere fazer o upgrade para o 4K.

Exactamente.  :)
Título: Re: KE20 - motor "agarrado"
Mensagem de: cornetas em 02 de Setembro de 2010, 16:12
Seguindo a linha de pensamento acima,
confesso que me sinto melhor orientado agora. Posto isto, devo dizer que a minha vontade é, efectivamente, fazer o upgrade para o motor 4K + caixa de 5.

É "o" desvio à originalidade que admitia inicialmente fazer, tendo em conta a regularidade com que pretendo continuar a usar o KE20 (além de o querer um nadinha mais espigado); no entanto, ficarei obviamente com o material original: as caixas ficarão guardadas e o motor (depois havemos de combinar) entregue a alguém que se "queira" entreter a ver que cancro lhe pegou. Mais tarde, pode sempre tudo voltar ao seu lugar.

Malta, obrigado por toda a vossa paciência e sapiência. Sou novo nisto mas, após este último grande susto, sinto-me mais uma vez muito bem amparado. Grande AJA!  :)

Agora é mãos à obra, que este Amarelo há-de voltar a ter saúde!!!
Título: Re: KE20 - motor "agarrado"
Mensagem de: Corolla TE71 em 02 de Setembro de 2010, 17:05
Citação de: cornetas em 02 de Setembro de 2010, 16:12
Agora é mãos à obra, que este Amarelo há-de voltar a ter saúde!!!


    È esse o espirito....  :thumbsup
Título: Re: KE20 - motor "agarrado"
Mensagem de: Kaizen em 02 de Setembro de 2010, 19:59
Cornetas, se me permites a opinião: Acho que o que tu queres é o motor "mais cheio" do que propriamente "espigado".

Acho que ficas mais satisfeito com mais binário nos 1º´s 3 4´s da faixa de rotação, do que andamento endiabrado na segunda metade da faixa de rotação. Imagina o tipo de condução que podes fazer com ele, a agradabilidade e as suas limitações.
Título: Re: KE20 - motor "agarrado"
Mensagem de: Santos Silva em 02 de Setembro de 2010, 22:10
E estas coisas são coincidencias engraçadas...hoje alguém me falou que tem um KE70 para vender para peças. O motor e a caixa estão a funcionar direito e ainda podes tentar o diferencial para que as relações de transmissão fiquem todas "certas". O carro está a uns 150km do Porto mas há-de vir em breve para Gaia.
Tem paciencia que nisto dos clássicos japoneses temos que aguardar pelo momento certo! :thumbsup
Título: Re: KE20 - motor "agarrado"
Mensagem de: cornetas em 03 de Setembro de 2010, 19:17
Boas!
Sim, Kaizen, acho que motor mais "cheio" é uma definição que se enquadra perfeitamente no que pretendo (exacto, não quero um carro de rallys, não é isso que está em causa).  :)

E, Santos Silva, há realmente boas coincidências, boas notícias. E como isto agora é para resolver bem e não depressa, há toda a paciência.

Obrigado.

:dance:
Título: Re: KE20 - motor "agarrado"
Mensagem de: cornetas em 23 de Setembro de 2010, 14:27
Aiiii amigos...
...dei comigo a passar bastante tempo no youtube a ouvir KE20's, tal é a saudade que por aqui vai.


:(
Título: Re: KE20 - motor "agarrado"
Mensagem de: Corolla TE71 em 23 de Setembro de 2010, 19:17
  È sinal que tás com a febre toda..... :lol
Título: Re: KE20 - motor "agarrado"
Mensagem de: RT em 07 de Outubro de 2010, 09:24
Citação de: Corolla TE71 em 23 de Setembro de 2010, 19:17
  È sinal que tás com a febre toda..... :lol

Hehehehehe :lol

Força nisso cornetas! :thumbsup

Abraço
Título: Re: KE20 - motor "agarrado"
Mensagem de: cornetas em 03 de Março de 2011, 14:19
Boas pessoal!
Escrevo para vos dar conta de algumas novidades... como alguns de vós sabem, bati com a StarVan (sem culpa) em dezembro, pelo que passei estes tempos a tratar de toda essa situação. Por agora tudo resolvido.

E, assim, posso voltar-me finalmente para o KE20. Nem sei se hei-de chamar "saudades", se hei-de chamar "febre", se hei-de chamar "ganas"... mas começa a chegar o Sol, começamos a ver os clássicos a rolar e o meu... emperrado.

E é cheio de vontade que escrevo o seguinte: nesta fase, admito recuperar o KE20 ou trocá-lo por outro JA com o devido acerto claro. Neste sentido, aponto para outro KE20 (se bem que admito fortemente uma KE26), Starlet ou ainda os Carina. Quem sabe, dependendo da oportunidade, também admito os Datsun 1200 (ou mesmo 100A, 120Y e 120Y Van).

Desculpem-me o desabafo!

Obrigado e um forte abraço a todos,
Pedro
Título: Re: KE20 - é desta?
Mensagem de: Kaizen em 03 de Março de 2011, 17:28
A menos que tenhas um motivo para optar pela troca... é de longe preferível ficares com o Corolla 1200.
Trocar de motor (e caixa) num carro desses é um processo bem simples e dependendo da tua atenção ao mercado, pode ser barato.
Título: Re: KE20 - é desta?
Mensagem de: Umtali em 03 de Março de 2011, 22:20
Tens uma Datsun 1200 Van aqui bem perto ...  :assobio

Título: Re: KE20 - é desta?
Mensagem de: metralha328 em 04 de Março de 2011, 17:28
Eu ainda o fim de semana passado foi ao Norte buscar um KE20, bom de mecânica e interiores... a um preço convidativo!!!
:thumbsup
Título: Re: KE20 - é desta?
Mensagem de: Kaizen em 04 de Março de 2011, 22:41
Foste tanto "ao Norte" como o próximo ISul ser no Ribatejo.  :eusa_naughty:


O concelho onde o foste buscar quase faz fronteira com o do Cornetas. ;-)
Título: Re: KE20 - é desta?
Mensagem de: metralha328 em 06 de Março de 2011, 23:58
Então... fui ao Centro??? :hum:
Título: Re: KE20 - é desta?
Mensagem de: Kaizen em 07 de Março de 2011, 16:06
Claro. O concelho onde foste buscar o KE20 pertence a Aveiro, logo, zona Centro.
O Norte é do Porto para cima.

---------//-------------
Só peguei contigo porque é um erro típico dos alfacinhas chamarem Norte a tudo o que fica a norte de Sacavém ;-)
Até porque não é tão linear como escrevi, actualmente depende mais da Instituição que fazem a análise do que propriamente de uma unidade territorial definida. Ou seja, ninguém tem mão em nada :p

Exemplo: Para fins estatísticos, SM Feira pertence à unidade territorial Norte apesar de pertencer ao distrito de Aveiro que pertence à unidade territorial Centro :p
Título: Re: KE20 - é desta?
Mensagem de: metralha328 em 08 de Março de 2011, 21:17
Mania da perseguição!!!
E quanto a essa história de "alfacinhas", toda a minha família está a norte do Porto (até de Braga).
Dada o meu posicionamento geográfico, quando vou para o Algarve vou para Sul, Coimbra é Centro e a partir daí é Norte!
:green:

PS: vou ter em atenção o teu apontamento.

Citação de: Santos Silva em 02 de Setembro de 2010, 22:10
E estas coisas são coincidencias engraçadas...hoje alguém me falou que tem um KE70 para vender para peças. O motor e a caixa estão a funcionar direito e ainda podes tentar o diferencial para que as relações de transmissão fiquem todas "certas".

Uma dúvida: ao montar esse motor no KE20, é homologável???
Título: Re: KE20 - é desta?
Mensagem de: Kaizen em 16 de Março de 2011, 13:19
Não/Sim.

Não justifica e ninguém sabe a diferença.