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Área pública => Área Técnica => Tópico começado por: Camry 2200 em 02 de Setembro de 2010, 18:27

Título: Suzuki Swift MK1 - Possível Problema no Sistema EPI
Mensagem de: Camry 2200 em 02 de Setembro de 2010, 18:27
Viva,

Estou com um problema no meu recém-adquirido Suzuki Swift Gti.

Desde que andei nele a primeira vez verifiquei que, a frio, o ralenti não fica estável, variando entre as 1000 e as 2000 constantemente. Depois de aquecer estabiliza. Entretanto, de vez em quando acende "Check Engine" e fazendo o diagnóstico, indica o erro 34 que, segundo o manual é relativo a aviaria no sensor de massa de ar. Ora, já testei o sensor conforme as instruções do manual, (alimentando-o com 12V e com o multímetro verificar valores de resistência a aumentar à medida que sopramos com mais ou menos força para o sensor). O resultado foi OK! Fiz também um série de testes de resistência ao sensor do acelerador e também não há avaria (aparentemente).

Sintomas:
Ralenti instável a frio e muito alto sempre.
Fumo preto pelo escape o que pode indicar muita gasolina na mistura
Fraco desempenho até as 4500 RPM (a partir daí anda que se farta)

Alguém tem uma ideia do que possa ser.

PS: Fui saber o preço do sensor de massa de ar novo na suzuki... € 780,00 + IVA (Setecentos e Oitenta Euros) Estive quase a pedir dois!!!  :lol


Abraço
Título: Re: Suzuki Swift MK1 - Possível Problema no Sistema EPI
Mensagem de: Kaizen em 02 de Setembro de 2010, 20:05
Só? Esse preço deve ser com desconto especial!

O Corolla E9 da minha mãe também aquece perto das 2000rpms e vai baixando progressivamente.
Fica depois nas 1400rpms durante algum tempo.

Diz-me uma coisa, a rotação sobe e desde como se estivesses a acelerar e largar continuamente?
É que já me aconteceu umas 3 vezes, mas dei um murro no sensor e até hoje funcionou sempre bem. (Não é piada)  :green:
Título: Re: Suzuki Swift MK1 - Possível Problema no Sistema EPI
Mensagem de: Camry 2200 em 02 de Setembro de 2010, 20:17
É mesmo isso, parece que estou a pôr e a tirar o pé do acelerador constantemente. Aquece e estabiliza.
Por acaso já dei muitos murros no sensor e não consegui nada... mas depois de saber o preço acho que não vou dar mais murros!!!  >:D

Amanhã vou buscar o sensor de temperatura que está ligado no bloco. Disseram-me que pode estar avariado e estar a dar informação de que o carro está sempre frio e portanto o débito de combustível está sempre mal regulado. Vamos ver no que dá.
Título: Re: Suzuki Swift MK1 - Possível Problema no Sistema EPI
Mensagem de: Kaizen em 02 de Setembro de 2010, 22:11
Amanhã se conseguir vou ver o nome do sensor. Umas pancadinhas e ele atina!  :lol

(Têm de haver mais carros com essa peça)
Título: Re: Suzuki Swift MK1 - Possível Problema no Sistema EPI
Mensagem de: Camry 2200 em 03 de Setembro de 2010, 08:02
Estive a ver no Suzuki Worldwide Automotive...

Aparece só a referência para o conjunto da borboleta.

No manual chamam-lhe "Air Flow Sensor"

Tenho algumas dúvidas de que a avaria possa ser neste sensor visto que dá os valores correctos ao fazer o teste conforme o manual.
Título: Re: Suzuki Swift MK1 - Possível Problema no Sistema EPI
Mensagem de: Kaizen em 03 de Setembro de 2010, 19:24
Bom, podes ter razão mas o sintomas no meu eram os mesmos. Depois da "tareia" o assunto ficou resolvido, por isso é mesmo capaz de ser daí!  :green:
Título: Re: Suzuki Swift MK1 - Possível Problema no Sistema EPI
Mensagem de: Camry 2200 em 13 de Setembro de 2010, 16:29
É mesmo o sensor que está avariado!  >:D
Por enquanto resolvi parte do problema simulando o sensor com um potenciómetro. Isto não resolve o problema porque não se consegue variar o sinal que vai para a centralina automaticamente (função do sensor). Com este potenciómetro consigo fazer variar o valor de tensão entre 0.5 volt e 8 volt. (manualmente) fora deste intervalo aparece erro na centralina. (o sensor original está a dar valores muito baixos por isso não funciona)

Entretanto continua o problema (que já existia e eu pensava que fosse do sensor de massa de ar). O ralenti não estabiliza. O carro está sempre a subir e a descer entre as 1000 e as 2000 rpm.
Existe uma válvula que faz o controlo da entrada do ar na admissão abrindo e fechando por meio de um termostato conforme a temperatura da água que lá passa. Desactivei-a e continua na mesma portanto não deve ser daí. Entretanto descobri que dando umas pancadinhas no sensor do acelerador o ralenti estabiliza, mas assim que se toca no acelerador volta ao mesmo estado, instável. Agora não tenho erros na centralina e a mistura está bem melhor pois já não há fumo preto nem se nota o motor engasgado.

Este carro está a dar-me cabo da cabeça!  >:D Estou quase a converter isto para carburadores!!!!
Título: Re: Suzuki Swift MK1 - Possível Problema no Sistema EPI
Mensagem de: apardal em 09 de Outubro de 2010, 10:11
Deves ter o TPS avariado. TPS=Throttle Position Sensor

Eu no meu toyota tinha exactamente esse problema de ralenti instável. Desmontei o TPS, limpei os contactos e voltei a montar e ficou bom.

Há muitos outros casos em que o problema é da válvula do frio que prende...

Cumprimentos
Título: Re: Suzuki Swift MK1 - Possível Problema no Sistema EPI
Mensagem de: Camry 2200 em 10 de Outubro de 2010, 23:20
Boas,

Aparentemente resolvi o problema do ralenti instável, ou melhor dizendo, resolveu-se por ele porque ficou bom sem eu fazer nada...  :tijolos enfim!

Agora falta o medidor de massa de ar que está mesmo morto.

Tenho duas soluções (em alternativa à impossibilidade de gastar quase €1000 num novo):

1ª Encontrar um medidor de outro carro, rezar para que seja compatível e adapta-lo de alguma forma ao Suzuki.

2ª Caso falhe a 1ª aplicar carburadores para poder usar o carro até encontrar tudo o que preciso para voltar a colocar de origem.

O caso é bicudo porque tudo isto no MK2 é diferente. MAF, TPS, distribuidor, até o corpo da admissão é diferente.
A própria correia de distribuição é diferente do MK1 para o MK2 (119 e 125 dentes respectivamente).

Comprei um menino difícil e mimado !!!  >:D
Título: Re: Suzuki Swift MK1 - Possível Problema no Sistema EPI
Mensagem de: Camry 2200 em 10 de Outubro de 2010, 23:22
Ah, mas tanto um como outro têm ref.ª de motor G13B
Título: Re: Suzuki Swift MK1 - Possível Problema no Sistema EPI
Mensagem de: Kaizen em 10 de Outubro de 2010, 23:26
Mas tens de tentar perceber qual é o carro que partilha esses componentes. Honda, Mitsubishi... algum deles há-de ter isso.
Título: Re: Suzuki Swift MK1 - Possível Problema no Sistema EPI
Mensagem de: Corolla TE71 em 10 de Outubro de 2010, 23:30
  Pode não ter nada a ver, mas o meu Samurai tem muitos componentes eléctricos com o simbolo Mitsu...

Tenta por ai porque deve existir compatibilidade de referencias entre as 2 marcas!!  :thumbsup
Título: Re: Suzuki Swift MK1 - Possível Problema no Sistema EPI
Mensagem de: Camry 2200 em 11 de Outubro de 2010, 07:52
Já fiz algumas pesquisas. No meu sensor só tem a refª e diz Hitachi. Por aqui não chego a lado nenhum. Mesmo não sendo igual, até tentei o do MK2 mas nem esse é fácil de encontrar. Pedir emprestado para experimentar, nem pensar porque se se estraga é um problema de gravidade ao quadrado  :green:

Encontrei dois carros que têm um sensor muito parecido (em termos de aspecto) que são o Golf GTi MK2 e o Fiesta 1.25 Zetec. Para estes arranja-se bem.
De qualquer forma vou procurar mais para ver se chego a qualquer coisa que sirva sem grandes problemas.
Título: Re: Suzuki Swift MK1 - Possível Problema no Sistema EPI
Mensagem de: Toylex em 11 de Outubro de 2010, 09:41
Citação de: Camry 2200 em 11 de Outubro de 2010, 07:52

Encontrei dois carros que têm um sensor muito parecido (em termos de aspecto) que são o Golf GTi MK2 e o Fiesta 1.25 Zetec. Para estes arranja-se bem.
De qualquer forma vou procurar mais para ver se chego a qualquer coisa que sirva sem grandes problemas.

Na Toyota a Denso é o principal fornecedor de componentes eléctricos, Hitachi já +e mais frequente por todas as marcas JP.

Dou-te um conselho, esquece tudo o que seja componentes eléctricos de carros europeus para meteres no teu. No aspecto eléctrico e eletrónico a Europa está um sécula atrasada, se repararem bem, as marcas de topo nas últimas décadas associaram-se ou adquiriram parte dos construtores Japoneses e não foi à toa, é mais fiável um Yaris em matéria de electrónica com os mesmos componentes eléctricos, do que um MB série S, mas isto é a minha opinião e respeito a dos outros.

Quando decidi à 4 anos atrás investi no meu carro de gama média, embora já tivesse muita simpatia pela marca, a questão da eletrónica foi decisiva, principalmente quando ouvia e via BMW, MB, ford, Opel etc... parqueados nas oficinas e sem saberem sequer identificar as anomalias, há carros Europeus que em menos de 10,000kms põem os proprietários loucos  :green:

Algum offtopic.... mas....

Título: Re: Suzuki Swift MK1 - Possível Problema no Sistema EPI
Mensagem de: Camry 2200 em 11 de Outubro de 2010, 13:45
Concordo com o que dizes Toylex, no entanto nos dois modelos que referi, o sensor é hitachi. Daí a minha preferência para arriscar num destes.
Título: Re: Suzuki Swift MK1 - Possível Problema no Sistema EPI
Mensagem de: Kaizen em 11 de Outubro de 2010, 16:42
Toylex, e os Yaris, Corolla, Auris etc que usam Bosch/Valeo em vez de Denso? :p


Camry, se é Hitachi mais algum tem de ter. Tens de pesquisar em carros da época. Uma curiosidade, se material é parecido com o 1.25 Zetec da Ford... a maior parte dos componentes periféricos desse motor são uma mistura de peças do 4A-GE e do 1.0 VVT-i (4 cilindros) do Yaris :p

Título: Re: Suzuki Swift MK1 - Possível Problema no Sistema EPI
Mensagem de: Toylex em 12 de Outubro de 2010, 08:38
Pois é, esses é verdade que sim, mas a economia de mercado obriga a isso, e montados fora do Japão é o que dá.
Acreditem que tenho equipamentos ou utensílios eléctricos antigos em casa, e volta e meia passam-me pelas mãos e é impressionante a  :) desses aparelhos de á +20 anos !?  Nenhum é made in china ou Taiwan, marcas como National, Sanyo, Toshiba (TokyoShibaura), coisa louca mesmo, guardo esse tipo de aparelhos que ainda trouxe de Moçambique  :drool: e duram e duram...

A Toyota continua intocável nos Land Cruiser, na Lexus, e em outros modelos de grande prestígio, pena que tenha alterado um pouco a forma nestes anteriores, mas tem se dado mal, principalmente no Auris.

Mas isto dava assunto... e não vamos alargar esta discussão.
Título: Re: Suzuki Swift MK1 - Possível Problema no Sistema EPI
Mensagem de: Dário Simoes em 19 de Outubro de 2010, 09:32
isto com uma foto da massa de ar ajudava, tenho aqui alguns em casa e posso ver se ha algum igual :thumbsup
Título: Re: Suzuki Swift MK1 - Possível Problema no Sistema EPI
Mensagem de: Camry 2200 em 16 de Maio de 2011, 23:16
Aqui está a foto do sensor para o caso de alguém descobrir um igual num outro modelo.  ::)

(http://img121.imageshack.us/img121/9661/dscn6491t.th.jpg) (http://img121.imageshack.us/i/dscn6491t.jpg/)
Título: Re: Suzuki Swift MK1 - Possível Problema no Sistema EPI
Mensagem de: Camry 2200 em 12 de Outubro de 2011, 23:51
Tenho sido exaustivo na pesquisa.

Descobri que no Mazda 121 de 1992 está montado um sensor de massa de ar hitachi com referência AFH38M-08. O meu é AFH38M-02. Agora é procurar um carro destes para olhar para o dito cujo e ver se é igual!
Título: Re: Suzuki Swift MK1 - Possível Problema no Sistema EPI
Mensagem de: Camry 2200 em 24 de Setembro de 2012, 10:34
Já consegui um MAF e mais umas coisas que faltavam, mas as peças estão na Austrália.

Algém sabe como funciona a alfandega com material usado?
Título: Re: Suzuki Swift MK1 - Possível Problema no Sistema EPI
Mensagem de: Kaizen em 24 de Setembro de 2012, 11:31
Se passar pelo controlo, paga como se fosse novo.
É melhor pedires para incluir factura/recibo/declaração no interior do pacote.
Ao valor da factura somam o valor dos portes para taxar. É ridículo.

Se for a Alfândega de Lisboa é um filme...
Aqui em "Porto´gal" costumam vir de Alfena ;-)
Título: Re: Suzuki Swift MK1 - Possível Problema no Sistema EPI
Mensagem de: Camry 2200 em 24 de Setembro de 2012, 11:53
Já me estive a informar e pelos vistos se vier por transportadora (tipo UPS, FedEx etc.) também eles espetam a unha com despesas administrativas.

Estou a consultar a legislação e acho que vou espremer tudo e colocar o sumo aqui para que no futuro quem quiser fazer rápido as contas tenha uma referencia! :thumbsup
Título: Re: Suzuki Swift MK1 - Possível Problema no Sistema EPI
Mensagem de: rpm em 24 de Setembro de 2012, 14:55
Eu poupo-te o trabalho:

1. Valores inferiores a 45€ (c/ portes) não pagam nada. Valores acima disso mas inferiores a 150€ pagam só IVA.

1. Acima disso pagas várias coisas. Pagas uma taxa de apresentação à Alfândega de cerca de 12.50€.

2. Depois pagas direitos alfandegários de acordo com a pauta em vigor ( http://pauta.dgaiec.min-financas.pt/nomenclaturas (http://pauta.dgaiec.min-financas.pt/nomenclaturas) ) sobre o valor da mercadoria e dos portes. Não interessa se novo ou usado. A percentagem depende do tipo de mercadoria e país de origem. Por exemplo para jantes de alumínio do Japão são cerca de 4%.

3. Por fim pagas IVA sobre o valor total, direitos alfandegários incluídos.

4. Se deixares o processamento para uma transportadora vais ter de lhes pagar as taxas deles. Tipicamente são 50€.

Como regra rápida e genérica, é bom contar com deixar 1/3 do valor da compra na Alfândega.
Título: Re: Suzuki Swift MK1 - Possível Problema no Sistema EPI
Mensagem de: Camry 2200 em 24 de Setembro de 2012, 16:04
Exacto Rui, constatei isso há pouco ao ler a legislação. E constatei também que, como em tudo o resto, Portugal é engraçado! :tijolos

Pelo menos parece que o Swift encontrou o caminho para a originalidade.  :thumbsup
Título: Re: Suzuki Swift MK1 - Possível Problema no Sistema EPI
Mensagem de: Camry 2200 em 03 de Outubro de 2012, 14:41
Ultra rápido e sem paragem na alfandega!  :dance:

Finalmente! :D
(http://imageshack.us/a/img22/3452/dscn0667f.jpg)
Título: Re: Suzuki Swift MK1 - Possível Problema no Sistema EPI
Mensagem de: CelicaGTI em 08 de Outubro de 2012, 20:08

Tiveste sorte pá!  :lol
Título: Re: Suzuki Swift MK1 - Possível Problema no Sistema EPI
Mensagem de: Camry 2200 em 08 de Outubro de 2012, 22:46
Já mereço ter alguma! 8)