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Área pública => Garagem => Tópico começado por: qyron em 13 de Novembro de 2010, 19:03

Título: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210) (actualizado - 2012-08-06)
Mensagem de: qyron em 13 de Novembro de 2010, 19:03
Finalmente, após uma luta de vários meses, a minha carrinha chegou ao lugar onde - espero - vai renascer, após um processo que se adivinha longo, penoso e muito trabalhoso.

Não vou repetir aquilo que já foi dito na minha apresentação (ver aqui (http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=7378.0)), por isso vou aproveitar esta abertura de tópico para falar um pouco sobre a própria carrinha e aquilo que ela fez sentir a mim e à minha companheira, no dia em que a conhecemos e no dia em que já debaixo da nossa asa nos sentámos nela e começámos a preparar o seu renascimento.

A carrinha esteve parada cerca de 4 anos debaixo de uma árvore e encostada a um morro de terra, pelo que no dia em que a fomos conhecer olhar para ela foi como olhar para um cadáver: estava morta, vazia, despida de dignidade. Era um objecto vulgar que tinha ultrapassado a sua utilidade para o seu dono e que agora o deixava (e deixava-se) desfazer esquecida a um canto.

Não gostei do que vi. Não gostámos, pois éramos dois a olhar. Não decidimos logo. Disse-se que se ía pensar. Mas no momento que nos preparávamos para virar costas e muito provavelmente nunca mais lhe pôr a vista em cima houve algo que me fez olhar para trás. E vi uma faísca, um brilho, um desejo de vida reluzir por um momento naquela carcaça moribunda. Disse naquele mesmo momento que era minha. Apertaram-se mãos e chegou-se a acordo.

Demorou 6 longos meses para aquela carrinha chegar a casa, tempo em que tudo o que podia ter corrido mal correu. Perdi o meu avô materno. Fui pai. Envelheci anos em dias e ganhei uma nova vida quando conheci a nova vida que ajudei a pôr no mundo.
Entretanto tive de lidar com as suspeitas de um proprietário que desconfiava de uma proposta sincera e que me dizia que preferia mandar o carro para a sucata do que entregá-lo sob condições que não fossem as dele. Foi um braço de ferro. Joguei sujo quando tive de o fazer e virei o jogo nas alturas certas e até nas erradas, para não perder aquele sonho. No final, ganhei.

Finalmente, no dia 9 de Novembro, Terça-feira, fomos buscá-la. Tive de a desatolar de um lodaçal barrento onde ficava preso até aos tornozelos. Foi arrastada e empurrada, à força e à bruta, para fora daquela sepultura prematura e não se lhe ouviu um queixume, ao contrário do reboque que gemeu e bufou do esforço e debaixo da carga que recebeu. Achei justo. Choviam canivetes quando subiu para o reboque e na minha mão caiu a declaração de compra e venda. Era minha finalmente. Depois de uma viagem curta, debaixo de uma chuva intensa, que martelava os vidros dos carros, chegou à oficina de cara lavada, com muito do lixo que a cobria tendo ficado para trás.

Três dias depois, voltei a ir vê-la. Conhecê-la, por dentro e por fora. Ver as surpresas que me aguardavam, boas e más. Não encontrei o mesmo carro. Já não era o cadáver que me aguardava. Encontrei um carro sujo e cansado, severamente mal tratado, mas com um desejo de viver a pulsar nele, a olhar para a estrada que se estende a poucos metros de distância e a desejá-la.

Abri a porta do condutor e sentei-me no banco rasgado e velho. Toquei no volante baço e ressequido e passei os dedos pelo tabliê rachado e empoeirado. E senti força. Senti o respirar de uma fera que jaz adormecida e que abre um olho para nos encarar, para avisar que dorme mas vigia. Que espera.

É chegada altura de devolver a velha fera à estrada.

Título: Roadmap (Mapa de Objectivos)
Mensagem de: qyron em 13 de Novembro de 2010, 19:04
Conheço-me demasiado bem e se simplesmente disser que vou restaurar a carrinha vou perder-me, porque com tanta coisa que há para fazer - porque sou eu que quero fazer a grande parte do restauro - vou acabar por me dispersar e por perder o foco na tarefa que tiver em mãos. Além do mais, como a vida não está especialmente fácil, vai ajudar a também concentrar esforço numa única coisa em vez de estar a "estoirar" dinheiro em muita coisa ao mesmo tempo.

A última vantagem disto é que quem estiver a acompanhar isto, também vai poder "ver" o que há para fazer e dar dicas, quer para os trabalhos a fazer quer para a ordem em que devem ser feitos. :)

1) trazer a carrinha para a oficina - feito
2) alteração do registo de propriedade - feito
3) avaliação do estado geral da carrinha - feito
4) rodados: substituir todos os pneus da carrinha - feito
5) construir a tenda de protecção - anulado
6) início dos trabalhos
Exteriores

Interiores

Chassis

Mecânica
Título: Galeria de Imagens
Mensagem de: qyron em 13 de Novembro de 2010, 19:05
Vou tentar manter uma série de galerias o melhor organizadas nesta mensagem, separadas por título, para evitar estar a espalhar imagens pelo tópico, de modo a criar um único local de consulta das imagens da carrinha.

Saída da Tumba e chegada à Base
Como dá para ver, a carrinha estava basicamente abandonada para morrer. Passou 4 anos debaixo de um castanheiro e encostada a um morro de terra, que chegou a enchê-la, pelo que me foi dito, pois num ano a terra abateu e entrou pela janela do pendura que estava aberta. Chamo atenção para o pormenor dos pneus do lado esquerdo estarem em baixo.


(http://i.imgur.com/eiO9Hs.jpg) (http://imgur.com/eiO9H)(http://i.imgur.com/r6oBDs.jpg) (http://imgur.com/r6oBD)(http://i.imgur.com/Ax6O3s.jpg) (http://imgur.com/Ax6O3)(http://i.imgur.com/y1aLcs.jpg) (http://imgur.com/y1aLc)
O reboque suou e bufou, quer para a carregar, quer para a descarregar, com o motor do guincho a chiar para a subir e a placa a guinchar por todos os lados para a receber. Felizmente, os meus receios de que ela não suportasse os maus tratos não se concretizaram; não se lhe ouviu um único queixume.


(http://i.imgur.com/zOKeYs.jpg) (http://imgur.com/zOKeY)(http://i.imgur.com/p5lvQs.jpg) (http://imgur.com/p5lvQ)
Já no local onde vai passar os próximos tempos. Tirei as fotos à pressa, só para ter algumas imagens para ver e apreciar.
Apesar de coberta de verdete e algum musgo, não se vêm grandes pontos de ferrugem nem danos por aí além.


(http://i.imgur.com/2Ry33s.jpg) (http://imgur.com/2Ry33)(http://i.imgur.com/T5g9cs.jpg) (http://imgur.com/T5g9c)(http://i.imgur.com/O2VsZs.jpg) (http://imgur.com/O2VsZ)(http://i.imgur.com/g7Mrds.jpg) (http://imgur.com/g7Mrd)(http://i.imgur.com/5osR0s.jpg) (http://imgur.com/5osR0)

Exteriores
Os exteriores não me metem especialmente medo. Não é visível nas imagens, mas a carrinha sofreu uma má tentativa de repintura e tem riscos e gotas de escorrimento na tinta. Como é tudo para sair, não há problema.
A nível de chapa, a única grande mossa visível é o pára-lamas esquerdo, que foi metido dentro por um tractor! Felizmente, foi um encosto e não uma pancada séria. As embaladeiras também têm muita ferrugem junto às cavas, portanto acho que é muito provável que venham a sair.



(http://i.imgur.com/1i07es.jpg) (http://imgur.com/1i07e)(http://i.imgur.com/rQnpNs.jpg) (http://imgur.com/rQnpN)(http://i.imgur.com/raupQs.jpg) (http://imgur.com/raupQ)(http://i.imgur.com/WFU56s.jpg) (http://imgur.com/WFU56)
(http://i.imgur.com/Or0pBs.jpg) (http://imgur.com/Or0pB)(http://i.imgur.com/E7QpFs.jpg) (http://imgur.com/E7QpF)(http://i.imgur.com/L6s0es.jpg) (http://imgur.com/L6s0e)(http://i.imgur.com/CObH7s.jpg) (http://imgur.com/CObH7)

Portas e interiores
As portas, à excepção de serem um bocadinho teimosas para fechar, parecem estar muito bem. Até as borrachas parecem relativamente novas, sem pontos ressequidos nem estrias. Os forros estão sofríveis, no meu ponto de vista, mas os bancos têm de ser completamente estofados de novo. Um pormenor: o banco de trás não é o de origem, mas o de origem vinha na bagageira, tão roto como o do condutor.



Bagageira e Motor
Aqui as coisas já mudam de figura. A bagageira tem uns pontos que me inspiram cuidado, no friso do chão. Já andei a testar com umas pancadas secas na chapa e tudo o que saltou foram camadas requeimadas de tinta, mas algo me diz que é para cortar e soldar novo.

No motor, a coisa que mais salta à vista é o braço do motor de arranque soldado "às 3 pancadas" (vou mandar fazer um em inox ou então em aço e mando lacar a preto) e a torre do amortecedor esquerdo, que tem o topo todo comido de ferrugem. Esperemos que seja só superficial e que quando a lateral sair não esteja uma longarina completamente retorcida a olhar para mim, cheia de betume de pedra.  


É o que há para trabalhar!
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210)
Mensagem de: Bruno Pereira em 14 de Novembro de 2010, 00:24
muito bom:) grande historia :) vou seguir com entusiasmo este restauro.
E uma bela carrinha sem duvida.
Como estava em nivel de chapa?
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210)
Mensagem de: metralha328 em 14 de Novembro de 2010, 18:49
Força nesse restauro!!!
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210)
Mensagem de: Flyingtiger em 14 de Novembro de 2010, 20:18
Grande Entusiasmo, grande viatura, desejo-te um GRANDE restauro :lol

Esta-mos cá para ajudar, vai dando informação (e fotos) da evolução deste projecto. :green:

Força nisso :thumbsup :thumbsup
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210)
Mensagem de: qyron em 16 de Novembro de 2010, 09:44
Só respondo agora porque estive (estou) de molho e optei por só acabar de preencher as minhas mensagens de abertura do tópico antes de começar a "alargar-me" na conversa, também porque espero que com tudo o que deixo escrito naquelas primeiras mensagens já deixe muitas perguntas pelo menos meio respondidas.

Antes de mais, agradeço (agradecemos) muito o incentivo que nos estão a deixar aqui estampado.

A nível de chapa, à excepção das embaladeiras, do friso da mala e da torre do amortecedor esquerdo dianteiro (esta com muito mau aspecto) a carrinha não parece muito mal de chapa. Andei de volta dela enquanto tirava as fotos a testar a chapa com umas pancadas secas e não detectei pontos ocos debaixo da tinta.

O motor, à vista, o que mais suspeitas me inspira é a acumulação de óleo coagulado à volta do tampão (que pode estar ali apenas porque quem vazou o óleo para lá era desastrado) e uns coágulos espessos mesmo na face interior do capot, que só acho que possam lá ter ido parar se por acaso a carrinha ferveu o óleo e o cuspiu para cima ( o que a ser verdade muito provavelmente implica um motor nas lonas...). Tirando isso, e a acreditar que a quilometragem marcada é real, o motor deve estar basicamente novo: 61079km.

Estejam à vontade para ler o roadmap para os trabalhos e dar sugestões e dicas.
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210)
Mensagem de: Umtali em 16 de Novembro de 2010, 12:53
Citaçãoa coisa que mais salta à vista é o braço do motor de arranque soldado "às 3 pancadas" (vou mandar fazer um em inox ou então em aço e mando lacar a preto)

Suponho que falas não do motor de arranque mas sim do alternador ... se assim for, não percas tempo! Há montes de material de motor por aí  :thumbsup


CitaçãoO motor, à vista, o que mais suspeitas me inspira é a acumulação de óleo coagulado à volta do tampão (que pode estar ali apenas porque quem vazou o óleo para lá era desastrado) e uns coágulos espessos mesmo na face interior do capot, que só acho que possam lá ter ido parar se por acaso a carrinha ferveu o óleo e o cuspiu para cima ( o que a ser verdade muito provavelmente implica um motor nas lonas...). Tirando isso, e a acreditar que a quilometragem marcada é real, o motor deve estar basicamente novo: 61079km.


O motor é a ultima coisa a ir nos Datsun, por isso esta descrição leva-me a querer que talvez houvesse negligência por parte do antigo dono e por ventura, terá andado com o carro mesmo sem a tampa do óleo   :wall

Atenção que os "61079 km" podem significar "161079 km"  :assobio


Agora, força nesse restauro que nós cá estamos para apoiar no que for preciso  :thumbsup

Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210)
Mensagem de: Tractortp em 16 de Novembro de 2010, 13:11
" Atenção que os "61079 km" podem significar "161079 km" "  :assobio


....... 261.079 Kms, 361.079 Kms ou........    :lol


Vê bem a chapa, com olhos de ver, a minha KE26 parecia estar boa e..................  :tijolos

Força com o projecto, a carrinha é linda.   :thumbsup
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210)
Mensagem de: qyron em 16 de Novembro de 2010, 18:25
É o que dá ser-se um completo novato nestas andanças: é realmente o braço de apoio do alternador que tem de ser substituído. :assobio

De momento não estou especialmente preocupado com comprar novo: a parte mecânica só vai começar a ser trabalhada depois de os trabalhos na carroçaria estarem completos ou muito avançados, mas como pretendo pôr a carrinha "a dieta", um braço em aço será mais leve e manterá o coeficiente de rigidez suficiente para suportar o peso do alternador sem problemas.

A verdadeira quilometragem da carrinha também algo me diz que é bem superior aos ditos 61K's... Mesmo estando parada o tempo que esteve - que é a morte de muito bom carro - o desgaste que ela tem em certos componentes (tapetes, volante, manete das mudanças) denunciam os muitos maus tratos que ela suportou. >:D

A chapa, a olho nu, e sem a começar a descascar a tinta, só tem podres no friso da mala, nas embaladeiras e na torre do amortecedor dianteiro esquerdo. O que se pode esconder debaixo, só mesmo quando a pele velha começar a sair.
Título: Se a estupidez fosse m****, vivíamos num penico...
Mensagem de: qyron em 17 de Novembro de 2010, 20:21
Desculpem lá o desabafo no título, mas ando um bocado FU da vida à pesca de pneus para a carrinha. Pneus e jantes.

Como a carrinha tem dois pneus completamente acamados e os que ainda têm ar estão completamente ressequidos, tenho de lhe trocar os "sapatinhos" para me sentir à vontade para a poder fazer mexer para um lado e para o outro na oficina. Além do mais, não quero arriscar a forçar (mais do que já está) a suspensão e a direcção.

O grande problema é que pneus na medida que ela calça (155 SR R12), quando vou a uma casa a reacção que obtenho do vendedor é um olhar de olhos esbugalhados seguido da estúpida pergunta "O quê?".
Até agora, só encontrei 2 casas que me podem encontrar este pneu; uma perto de casa, que é para encomendar e chega quando chegar (mínimo 3 a 4 meses) e outra que me arranja os pneus naquela medida, mas apenas comerciais e não de turismo.

Ao mesmo tempo que comecei a ouvir esta música, comecei a pensar que seria mais simples trocar as jantes para 13'', indo de encontro à medida máxima que a Nissan está correntemente a homologar para o 120Y (165/60 R13), porque aí seria muito mais fácil e barato calçar a carrinha, mas estou a bater com o nariz nas portas porque a carrinha tem furação japonesa (se não me falta a memória 4/100) e essa medida é "mais rara que dentes em galinha" para citar um vendedor... Ou só por encomenda do Japão, para citar outro.  :wall Ora abóboras.

Neste momento só preciso de umas jantes de ferro normalíssimas para poder ter a carrinha em condições mínimas de poder trabalhar nela. Mas abrir a carteira para gastar €265 num jogo de 5 pneus que não podem equipar a carrinha para ir a um IPO é deitar dinheiro fora.

Alguém me pode indicar onde arranjo umas jantes 13'', em ferro, para a calçar?

Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210)
Mensagem de: prelude guy em 17 de Novembro de 2010, 20:27
Tem calma  :D

Há jantes de 13'' aos montes. A furação é 4 * 114,3 (e não 4*100, que daria para alguns japoneses, como a Honda, e também Opel, VW, BMW...).

A 120Y que esteve na feira nas Caldas tinha pneus 12'' novos e acabadinhos de meter...  :assobio
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210)
Mensagem de: Umtali em 17 de Novembro de 2010, 22:00
Tanto fumo para tão pouco fogo ...   :duh:

Jantes para Datsun 120Y não faltam por aí e a furação é como diz o PreludeGuy : 4 x 114,3  :thumbsup

Tenho 4 jantes pertences ao Datsun 1200 decapadas e zincadas, prontas a pintar. Pneus 12" ainda se arranjam com alguma facilidade e a bom preço (amanhã posso perguntar ao meu fornecedor) e o Doscapuzes também te pode ajudar certamente ...  :thumbsup


PS - acho que andas a falar com as pessoas erradas  :redface
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210)
Mensagem de: Bruno Pereira em 17 de Novembro de 2010, 22:12
isso dos pneus nao e preocupação, os chineses agora tem as medidas todas a muito bom preço.
nao me perguntem a qualidade, todos ja sabemos como é:)
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210)
Mensagem de: Helder Nuno em 17 de Novembro de 2010, 22:17
Pneus para jante 12", não são problema, há uns meses comprei 4 para a minha 120Y, encomendei num dia, no dia seguinte já estavam a ser montados nas jantes.

Como o Bruno Pereira disse, "...os chineses agora têm as medidas todas..."

Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210)
Mensagem de: Umtali em 17 de Novembro de 2010, 22:28
Para te incentivar no teu restauro, segue estes dois links ...


http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=4982.0 (http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=4982.0)

http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=6732.0 (http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=6732.0)


Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210)
Mensagem de: qyron em 18 de Novembro de 2010, 08:56
Citação de: umtali
PS - acho que andas a falar com as pessoas erradas

Eu não só acho como tenho a certeza... Desde que a carrinha foi parar à oficina que tenho de "gramar" o mecânico a dizer que aquele carro já passou o prazo de validade e que ganhava mais a deitá-lo para o lixo. O problema é que depois olha para a carrinha com ar guloso....

Citação de: Bruno Pereira
isso dos pneus nao e preocupação, os chineses agora tem as medidas todas a muito bom preço.
nao me perguntem a qualidade, todos ja sabemos como é:)

Já tive este debate da relação preço/qualidade dos pneus chineses (também apelidados de "marca branca") versus os grandes produtores europeus e acaba no mesmo lugar que estar a comparar as marcas mais convencionais: na opinião e gosto de cada um.

A minha companheira calça o carro dela normalmente com pneus semi-novos que compramos a excelente preço e com pisos a 90% e 95%, com garantia, e já conduzi o Toyota calçado com Nankang, Hankook, Federal e outros que agora não me recordo sem notar diferença.
Estranhamente, o pai dela que calça o carro de novo a cada 3/4 meses sempre com pneu de "marca" descasca os pneus até à tela enquanto que nós fazemos um a dois anos em média com um jogo de pneus, que trocamos quando começa a ficar careca e/ou ressequido.

Pneus chineses ou não chineses? Por isso tive um jogo de Firestone First Stop  que tinham marcado "Made in China".

Com as garantias que estão em sede de lei, torna-se absurdo ir à pesca de pneus muito caros, a não ser que se seja street racer ou se goste de fazer uma condução muito extrema. Ou se seja como eu, e se goste de ver o carro calçado com os sapatinhos que trazia de origem, que eram Pirelli, no meu FIAT.  :redface

É bem mais importante comprar pneus adequados ao nosso carro, coisa que muita boa gente não sabe fazer e muito vendedor não sabe vender.

Acreditem que não vou desmoralizar e vou continuar a bater as capelinhas até encontrar o que preciso! E vou continuar a dar informações!
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210)
Mensagem de: Bruno Pereira em 18 de Novembro de 2010, 09:03
Mas para calçares o teu carro, nao precisas de uma coisa muitooo cara.
Eu tenho aqui dois pneus usados 12" que comprei a um cliente meu, ja nao me lembro se é 155 ou 145.
mas posso te dizer depois.
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210)
Mensagem de: Umtali em 18 de Novembro de 2010, 12:43
CitaçãoDesde que a carrinha foi parar à oficina que tenho de "gramar" o mecânico a dizer que aquele carro já passou o prazo de validade e que ganhava mais a deitá-lo para o lixo. O problema é que depois olha para a carrinha com ar guloso....

Prepara-te para enfrentar duas situações:
- a Van vai "encostar" porque o mecânico não lhe apetece fazer o trabalho
- o mecânico queria mesmo era a Van para ele porque até tem material etc, etc, etc ...  :assobio


Agora, não te vais livrar de ouvir os queixumes sempre que lá fores ... por mim era logo, ou pega ou larga !!!  >:D
Título: Pneus e Jantes
Mensagem de: qyron em 20 de Novembro de 2010, 22:05
Eu já apanhei a camada de gripe do ano. Venha a próxima!

PNEUS
Deixo aqui a dica para quem precise: procurem pneus CAMAC.

Na Quinta-feira passada fui dar uma voltinha a Viseu e encontrei uma casa onde finalmente me disseram que me arranjam sem dificuldades o 155 SR R12'' (155/80 R12'') a €43/unidade.

Ao que posso deduzir pelo site (http://www.camac.pt/) da empresa - onde se apresenta como Companhia Nacional de Borrachas/CAMAC - trata-se de um fabricante nacional de pneumáticos que mantém em fabrico medidas para clássicos e pré-clássicos.
O site disponibiliza o catálogo completo de produtos para descarga, mas aviso que é um documento pesado de visualizar.

NOTA: o Umtáli é um  porreiraço e já me deu uma mão para arranjar sapatos 12'' para a carrinha! :thumbsup

Uma dúvida: vou pedir uma homologação de medidas de pneumáticos à Autoinforma - o 165/65 R13'', pelo menos - mas o custo que eles pedem de homologação é por medida ou por pedido?

JANTES
Aqui a porca torce o rabo, porque parece anedota falar de jantes com furação nipónica.

Numa loja que visitei, um "entendido" da matéria disse que eu estava enganado, que devia ser 4*108 ou 4*110. Por sorte, eu tinha a jante suplente da carrinha na mala e pus-lha à frente dos olhos, convidando-o a medir a furação... Não havia paquímetro. Devem montar as jantes por tentativa e erro, porque terei de lá levar a carrinha para eles me desmontarem uma das rodas e porem lá uma jante.  :wall

Mas houve um sítio onde me disseram que iam tentar encontrar alguma coisa (não armaram confusão, pelo menos) e perguntaram-me uma coisa que ainda não me tinha ocorrido: qual é a largura máxima de jante que estes carros comportam?

Como ainda não lhe vi um sapatinho sem as meias solas, só posso arriscar que as jantes que tenho são muito estreitas mas, a poder, gostava de lhe calçar umas mais largas, para contribuir para o visual. Mais: fui até alertado que jantes especiais serão à partida uma polegada mais larga que as convencionais, pelo que tenho de ter isto em consideração.

NOTA PESSOAL: comprar um paquímetro! :D

Com isto tudo esquecia-me de responder.

Citação de: Bruno Pereira
Mas para calçares o teu carro, nao precisas de uma coisa muitooo cara.

Não, realmente não preciso.

O Umtáli já me avisou que em principio me arranja um jogo completo de 5 pneus 155 R12'', mas como estão novos não os vou calçar, porque é só para ela andar na oficina de um lado para o outro. E estar de pé. Como tenho espaço, vou guardá-los e ficam para as ocasiões em que vá a exposições ou encontros e me peçam para levar a carrinha o mais original possível.

Ah, e se é para acentuar o "muito", devemos alongar o "u", ou acabamos a falar em falsete.  :)

Citação de: Umtali
Prepara-te para enfrentar duas situações:
- a Van vai "encostar" porque o mecânico não lhe apetece fazer o trabalho
- o mecânico queria mesmo era a Van para ele porque até tem material etc, etc, etc ...  :assobio


Agora, não te vais livrar de ouvir os queixumes sempre que lá fores ... por mim era logo, ou pega ou larga !!!   >:D

Eu sabia disto quando lá meti o carro, mas infelizmente tenho um feitiozinho marca corno e quem me caga não me limpa.

A casa onde normalmente deixávamos os nossos carros é uma boa casa, mas depois da ultima reparação que o Toyota teve, em que a dianteira esquerda foi toda reparada, e eu pedi para me chamarem quando fossem pegar no carro para ser eu a/ir ajudar a desmanchar os partidos para o bate-chapas endireitar o quadro da dianteira e não o fizeram fiquei fu.

Isto somado a muitas argoladas em que apanhei o dono da casa (preços exorbitantes de peças, peças que não se arranjavam, etc) foi a gota d'água.

Sabíamos onde nos íamos meter quando fomos para a casa onde a carrinha ficou, mas como o restauro passará quase 75% pelas minhas mãos com o mecânico/bate-chapas/pintor a entrar só quando requisitado, já é mais sofrível. Mas no dia em que disser que quero alguém de volta do carro e não houver... há fruta.

Título: Avanços e dúvidas.
Mensagem de: qyron em 09 de Outubro de 2011, 22:19
(lamento o atraso em pôr novidades neste tópico, mas este último ano revelou-se muito mais complexo do que se poderia esperar e só recentemente consegui ter alguns avanços)

Desde a última vez que aqui escrevi, já mordi muitas vezes as unhas para me acalmar e não perder as estribeiras com o restauro da carrinha. Felizmente (e infelizmente) o factor tempo é secundário e há tempo para fazer o restauro (pois o orçamento é apertado). Mais vale devagar e bem.

Depois de o Umtali se ter disponibilizado para me arranjar uns pneus para as jantes de origem, que acabei por não comprar, acabei na mesma por ser desenrascado por ele com um jogo de jantes 13'' de um 1600. Novamente, apesar de indirectamente, obrigado!  :thumbsup

Depois de no último feriado ter ido buscar as jantes, depressa as instalei na carrinha, de forma a pô-la novamente assente nos quatro pés e devolver-lhe algum orgulho. Brevemente ponho aqui a foto. E aqui vem a minha primeira questão:

Não mencionando a Casa das Jantes de Braga, quem mais faz restauros de jantes em Portugal?
Pode alguém sugerir-me algumas casas que façam este tipo de trabalho? Quero começar a pedir orçamentos.

O jogo de jantes original está mal tratado: ferrugento, coberto de lama, com os "lábios" tortos de conhecer o lancil a passeios alheios (e sabe-se lá que mais...). Infelizmente já passaram o ponto em que se poderia pensar restaurar "dentro de casa". Quero pois mandar decapar e, em vez de pintar, lacar.


Agora vem a parte mais técnica.

Como o mecânico já me disse na cara que "cagou" para a carrinha, pois já a avaliou e na opinião dele "nunca mais vai ser carro", estou neste momento num contra-relógio para pôr o motor a trabalhar e tirar a carrinha de lá; felizmente, uma pessoa amiga já me disponibilizou a garagem que não usa, pois não tem carta nem carro.

1) Mesmo antes de ter a carrinha direita, tentei por algumas vezes pô-la a trabalhar, para se avaliar o motor mas sem sucesso. O motor tenta arrancar, dá cerca de 3/4 de volta ao volante do motor e depois pára. O que pode estar a motivar isto?

1.a) assumi que parte do problema da carrinha não pegar fosse uma falta de manutenção básica e tomei a iniciativa de lhe trocar as velas. E ainda bem que o fiz, pois não tinha as velas recomendadas (NGK BP5E em vez das NGK BP6ES), estando uma delas mesmo partida (com a porcelana totalmente estilhaçada e com o condutor à mostra).

1.b) Ao remover as velas, em todas elas encontrei uma substância branca enrolada à volta da rosca da vela, semelhante a fita de teflon, que se desfez em pó ao ser tocada. Espreitei para dentro do bloco com a ajuda de uma lanterna LED potente e não vi quaisquer vestígios no bloco.

2) Qual a ordem de ligação dos cachimbos às velas?

Frustrado com o que encontrei ao remover a primeira vela e porque estava a trabalhar debaixo de uma temperatura elevada,  arranquei sem pensar os cachimbos de todas as velas. Agora não sei qual é a ordem de ligação dos mesmos.
Do alternador partem dois cabos longos e dois curtos. Visualizando o topo circular do alternador e considerando o cabo mais junto ao bloco o primeiro, rodando no sentido horário, tenho:

a -  cabo longo
b - cabo curto
c - cabo curto
d - cabo curto

São cabos em silicone azul, sem qualquer tipo de numeração ou identificação que os relacione com a contraparte no bloco.

3) já alguém viu um capot com a chapa descolada da armação?

Enquanto trabalhava na carrinha, reparei que a chapa exterior do capot e a armação estão totalmente separados. As borrachas ou seja lá o que em tempos manteve o centro da chapa agarrado à armação ressequiu e o resultado é um capot enfolada, que roça na grelha junto ao pára-brisas. Isto é reparável ou devo pensar em procurar substituição?

Como sempre, toda e qualquer dica ou conselho é bem-vindo.


Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210)
Mensagem de: Camry 2200 em 10 de Outubro de 2011, 11:49
Nunca tinha reparado no tópico deste restauro. :redface

Gostei da tua historia. Vejo que tens muito gosto no trabalho que estás a fazer nessa carrinha. Força com isso e em primeiro lugar manda o mecânico dar banho ao cão. Um JA é um JA e portanto é sempre carro!

Quanto às tuas dúvidas:

1 - Já verificaste motor de arranque? Alguma vez ela pegou, nem que fosse de empurrão?

2 - Eu não sei como é nos Datsun, mas há modelos que têm os números marcados na tampa do distribuidor. Se não tiver, alguém do fórum aparece já para te dizer como fazes a ligação.

3 - Se a chapa estiver em bom estado, tanto a armação como o resto, em principio é tratar e fixar tudo novamente e fica nova. 8)


Continuação de bom restauro!  :thumbsup
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210)
Mensagem de: qyron em 10 de Outubro de 2011, 13:06
Quem tem um cão amarrado com uma mangueira de carro de incêndios velha merecia era levar um banho de agulheta... >:D

Já descartei a oficina. Quando lá coloquei a carrinha avisei que ia levar tempo para restaurar porque o orçamento era apertado e disseram-me que não havia problemas, que havia espaço suficiente para ela lá estar. Agora fui recebido com esta conversa de m**** e mais uma mão cheia de desculpas. Só quero ouvir o motor a trabalhar que a tiro de lá.

EM resposta às respostas:  :)

1) também desconfio disso mas como tenho zero conhecimentos de mecânica e ainda menos confiança no mecânico, quis perguntar aqui antes de me alargar.

Eu já ouvi o motor a trabalhar, ligado à chave. Depois de ter fechado negócio para ficar com a carrinha, impus a condição que só a tirava de lá depois de a ter a trabalhar e o anterior proprietário fez-lhe uma (má) manutenção e pô-la a trabalhar, tendo feito questão de me ligar para eu ouvir. Infelizmente tive uns contratempos na altura e só uns meses depois a pude ir buscar, já no pino do Inverno e desde então não voltou a trabalhar.

2) não verifiquei, mas fico com isso em mente.

3) é das chapas com menos ferrugem, tirando o friso da orla. Assim que puder vou tirar umas imagens pormenorizadas para aqui deixar.
Título: Actualização - 17-04-2012
Mensagem de: qyron em 17 de Abril de 2012, 14:03
Recentemente abri aqui um tópico acerca de amortecedores para estes carros, pois tenho tido alguns problemas a encontrar peças e componentes para dar seguimento ao restauro da minha carrinha, mas achei que devia reverter ao tópico original em vez de estar a encher o fórum com tópicos relacionados.

Vou fazer um pequeno ponto da situação das coisas para quem leu o início desta aventura.

---***---

A carrinha, depois de ter falado com a polícia, ficou na garagem onde estava, devendo ser finalmente transladada para uma garagem particular até ao final da semana que vem.

O dono da oficina em que ela ainda está tinha ameaçado enviar o carro para a sucata se eu não o tirasse de lá, mas quando expus a situação a um agente da autoridade, ele decansou-me que tal era crime de destruição do alheio, que trazia mais sarilhso para o mecânico que para mim, sendo que o pior que ele me podia fazer seria cobrar taxa de estacionamento ou armazenagem, mas que para isso o veículo teria de estar devidamente parqueado em zona definida para tal ou arrecadado dentro de um armazém; como nada disto existe, a carrinha fica onde está até eu a poder deslocar.

---***---

Houve também um pequeno problema com a emissão do DUA aquando da passagem para meu nome, o que também contribuiu para que a transladação fosse sendo adiada. Deixo aqui um aviso, que também me foi "segredado" por um polícia:

Está a acontecer, em alguns registos de veículos antigos, quando passam de mãos, não serem processados em prazo normal, sendo posteriormente dada a falsa argumentação que as características do veículo são desconhecidas.

Como estes veículos são considerados carros de colecção, especialmente se estiverem estado parados durante longos períodos de tempo, são por vezes "marcados" para que o processo entre em atraso, de modo a desgastar o novo titular e levar a pessoa a rematricular o carro, pagando tudo o que a tal é inerente, tal como inspecções e peritagens. Este problema resolve-se mostrando os documentos originais do veículo e requerendo a sua admissão à base de dados do IMTT mas mesmo que isto não seja possível, por extravio, perda ou roubo, existe a possibilidade de exigir a extracção dos dados originais do veículo junto do arquivo central do IMTT em Évora. Este processo é moroso, podendo levar anos, mas se for requerido tem de ser concluído e sem custos adicionais.

--***---

Peças e componentes
O meu problema com os amortecedores já está resolvido mas continuo com uma dúvida. Podem ver aqui como correu a conversa: http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=8383.msg198325#msg198325 (http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=8383.msg198325#msg198325)

Quando finalmente encontrei uma loja que me desenrascou, foram-me propostos amortecedores da KYB, mas de gamas diferentes:
- dianteiros da gama Excel-G
- traseiros da gama Gas-A-Just

Aconteceu isto a mais alguém ou isto é novamente um acontecimento anormal e estão a tentar enrolar-me? Eu não acho muito lógico equipar um carro com duas gamas diferentes de amortecedor, ainda que do mesmo fabricante.

Como já peguei na suspensão, vou também mudar pastilhas, óleo de travões, vou avaliar os discos (embora esteja com ideias de os substituir por uns ventilados ou ranhurados) e as maxilas e a seguir dou o mesmo tratamento aos tambores no eixo traseiro.

Regra geral, quando chega a hora de substituir o original o que está a entrar? Ferodo? ATE? Lucas? Outra marca? E normalmente estão a ser repostos os valores de origens ou está a ser introduzido material que possa elevar a prestação sem alterar o aspecto?

Como sempre, agradeço de antemão toda a dica e conselho que me deixem.

Título: Identificação de chassis (actualização 2012-06-11)
Mensagem de: qyron em 11 de Junho de 2012, 21:40
A carrinha avançou - depois de muito sofrimento - para uma oficina onde será tratada de chapa e de onde, espero, sairá finalizada.

No entanto, e para não me desacostumar, assim que o mestre da oficina me avaliou o estado geral da peça, alertou-me logo para uma aldrabice que algures no passado lhe foi feita, apontando para o topo da torre esquerda da suspensão dianteira, que é visível que foi em tempos cortada e re-soldada.

Veio-se a descobrir que o número que está gravado na carroçaria e o número que figura na chapa de identificação diferem, o que implica que a dada altura esta carrinha recebeu os documentos de outra.

Duas perguntas e agradeço já a ajuda que me possam aqui deixar:

a) existe mais algum local onde possa estar gravado o número de carroçaria original?

b) dado que tenho uma carroçaria que recebeu documentos "alheios", como posso dar agora a volta à questão?

Posso mandar fazer uma placa nova com os dados do veículo? Ou deixo como está, porque o número gravado na carroçaria é o que confere com o livrete?
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210) (actualizado - 2012-06-11)
Mensagem de: RuiX-8 em 04 de Julho de 2012, 15:02
Não consigo dar-lhe uma ajuda concreta para desfazer este nó burocrático, mas o mais óbvio será informar-se junto do IMTT.
Deixo no entanto a dica de não indicar a matrícula da carrinha.
Pelo sim pelo não descreva a situação mas sem indicar dados concretos.
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210) (actualizado - 2012-06-11)
Mensagem de: qyron em 04 de Julho de 2012, 16:41
Rui, obrigadíssimo pela resposta.

Como ninguém estava a "pegar" neste tópico, em caso de desespero, passo a expressão, abri um outro tópico com esta mesma questão e já iniciei contactos para substituir a chapa NIV, através de uma reprodução, graças ao apoio da comunidade AJA.

Tudo leva a crer que com a chapa reposta em concordância com o número de carroçaria esta situação ficará resolvida, porque uma vez a carrinha entrada na fase de restauro da chapa, o mestre bate-chapas já me disse que o cabeçote do amortecedor pode ser restaurado de modo a ocultar a patifaria que foi feita.

Assim que esta história estiver concluída, vou deixar aqui o resumo dos acontecimentos.
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210) (actualizado - 2012-06-11)
Mensagem de: RuiX-8 em 04 de Julho de 2012, 20:17
O forum é grande, o tópico vai ficando lá para baixo e começa a passar despercebido.
É fácil falar de fora mas penso que os obstáculos e as dificuldades só acrescentam sabor quando finalmente estiver pronto.
Sem desanimar e aos poucos o restauro irá avançando, sendo que ser sistemático e organizado ajuda muito.
E ir colocando actualizações e fotos ajuda ao nosso prazer.  :lol
Cumprimentos.
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210) (actualizado - 2012-06-11)
Mensagem de: qyron em 04 de Julho de 2012, 21:06
É minha intenção, assim que começar a haver trabalho realmente visível.

Depois de um grande hiato, em que não peguei na carrinha, só ainda dediquei trabalho à parte mecânica, de modo a voltar a pôr o motor a trabalhar para lhe avaliar o verdadeiro estado.

E agora, com este percalço da chapa NIV, o mestre da oficina em que tenho a máquina recusa-se a pegar em trabalho enquanto eu não tiver esta questão resolvida, pois não me quer ver a deitar dinheiro fora.

Mas assim que isto estiver resolvido - que parece estar para breve - pretendo voltar a deitar as mãos ao trabalho. E espero arranjar bastante para aqui deixar.
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210) (actualizado - 2012-06-11)
Mensagem de: mizé em 04 de Julho de 2012, 21:20
Então agora é só aguardar mais um pouco pela resolução dessa questão complicada, e recomeçar a trabalhar no que é possível.

Nada de desânimo, que mais tarde compensa  :thumbsup
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210) (actualizado - 2012-06-11)
Mensagem de: qyron em 05 de Julho de 2012, 09:08
Não posso desanimar nem desistir.

Primeiro, porque este carro é o carro que posso dizer que realmente me marcou enquanto miúdo; tive muitos gostos e "carros de sonho" mas agora que estou a entrar na maturidade, foi o que se manteve.

Segundo, porque realmente ter a oportunidade de mexer na mecânica e tomar parte activa no renascer deste carro também é por assim dizer o concretizar de um sonho.

E terceiro, este carro foi a última prenda que o meu avô me deu antes de morrer. O valor que tem para mim vai muito para além do que até agora gastei com ele; prometi a mim mesmo que mesmo que consumisse 10 anos da minha vida iria repor este carro na estrada.

Como sempre, obrigado pela força. às vezes, faz mesmo muito falta a palavra amiga que aqui me deixam.
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210) (actualizado - 2012-06-11)
Mensagem de: daniel.120y.van em 06 de Julho de 2012, 14:01
Estive na oficina mas não tive oportunidade de verificar a identificação da chapa, logo que consiga envio foto!

Abraço e força aí!

Cumprimentos,

Daniel Carapuço
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210) (actualizado - 2012-06-11)
Mensagem de: qyron em 06 de Julho de 2012, 21:08
Sem problemas, Daniel.

Eu já estou a aguardar a finalização de uma chapa e tudo indica que o dito número seja um part number. De qualquer forma, assim que tiveres oportunidade, confirma, pois sempre é uma um detalhe verificado.

Estive a espreitar o teu restauro e parece estar a caminhar bem; espero que a minha também comece em breve a receber aquele tipo de atenção.
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210) (actualizado - 2012-06-11)
Mensagem de: daniel.120y.van em 17 de Julho de 2012, 15:15
E novidades sobre este assunto?
Não entendi muito bem a razão do Sr. não iniciar o trabalho e tu regularizares a situação no decorrer do mesmo...

Abraço,
Força!
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210) (actualizado - 2012-06-11)
Mensagem de: qyron em 17 de Julho de 2012, 21:45
A placa vai no bom caminho.

Encontrei uma pessoa que me está a tratar da reprodução mas como não enviei a placa que tinha (está muito fragilizada), teve de se orientar por umas quantas imagens e dados que forneci, o que atrasa um bocado o processo de reprodução.

A razão para o bate-chapas não me pegar na carrinha é algo tortuosa mas é lógica. A carrinha está parada sem ir a uma inspecção já faz uns bons anitos, o que quer dizer que a próxima a que ela vai é uma tipo B; a ausência daquela chapa é um chumbo directo numa inspecção mas numa B pode levar a que me queiram virar o carro do avesso. Como ela foi transplantada, o risco é acrescido...

Para evitar estar a destruir dinheiro, porque se a carrinha fosse chumbada pela falata da chapa, corre-se o risco dela ser apreendida ou inibida de circular, o mestre só me pega no trabalho quando eu tiver a chapa nova na mão. Depois é repor o motor a trabalhar em condições e logo virá a chapa.
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210) (actualizado - 2012-06-11)
Mensagem de: prelude guy em 17 de Julho de 2012, 22:33
A carrinha tem a matrícula cancelada?

É que se não tem não precisa de ir a IPO tipo B. Faz IPO normal e justifica a falta nos anos anteriores com o ter ficado parada para restauro.  :thumbsup
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210) (actualizado - 2012-06-11)
Mensagem de: qyron em 18 de Julho de 2012, 08:19
Citação de: prelude guyA carrinha tem a matrícula cancelada?

Que eu saiba não... Tirando umas dificuldades que surgiram quanto à obtenção do DUA, por "os dados do veículo não se encontrarem na base de dados do IMTT" não me foram feitas mais nenhumas anotações.

E ter uma matrícula cancelada não obriga ao re-matriculamento do veículo e o correspondente pagamento das taxas de alfândega?
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210) (actualizado - 2012-06-11)
Mensagem de: fellowmax em 18 de Julho de 2012, 14:36
Não, apenas uma inspecção tipo B para verificar se está em conformidade com a documentação!

Matricula cancelada não é o mesmo do que quando se manda para abate!! O Registo mantém-se mas não pode circular.

Na duvida entras neste link, inseres a matricula e verificas se está ou não cancelada!! http://www.imtt.pt/MatriculasCanceladas/matriculas.asp (http://www.imtt.pt/MatriculasCanceladas/matriculas.asp)
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210) (actualizado - 2012-06-11)
Mensagem de: daniel.120y.van em 18 de Julho de 2012, 15:53
Segundo me informaram (não sei se bem ou mal) após 5 anos sem IPO é que a matricula é cancelada.

Eu compreendo a razão, mas só me faz confusão ele não avançar com o trabalho. Porque no final ele só adiou o restauro, tu vais precisar da chapa para ires à inspecção ok, mas para o trabalho dele isso não influência em nada. Só tens de garantir que no final do final tens a chapa dado que já conseguiste uma réplica "segura".

Abraço
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210) (actualizado - 2012-06-11)
Mensagem de: fellowmax em 18 de Julho de 2012, 16:21
Se a matricula for anterior a 80 nem tem esse problema, se for posterior e não tiver sido cancelada também não tem problema pois essa lei teve um efeito temporário e neste momento está suspensa. tem um tópico algures a falar sobre isso e tem lá tudo descriminado.

Já viste no link se a matricula tá ok?
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210) (actualizado - 2012-06-11)
Mensagem de: qyron em 18 de Julho de 2012, 17:03
Fellowmax, já fui verificar e a matrícula não foi cancelada. Obrigado pela ligação; é uma ferramenta muito útil.

Daniel, o mestre que me aceitou a carrinha para renovar a carroçaria já é muito vivido nas modas dos restauros de clássicos e já viu muito dinheiro ser gasto em carros que depois não puderam voltar a circular por situações semelhantes à minha.

Eis uma imagem do problema (cliquem para maior pormenor):

(http://i.imgur.com/N342Rs.jpg) (http://imgur.com/N342R)

Se eu não fosse um tanso de primeira apanha, tinha notado que este cabeçote tinha sido cortado para lhe fazerem esta patifaria, coisa que o mestre detectou assim que a viu. Como a chapa NIV e o número gravado no cabeçote não condizem, ele não pega no carro para que eu não esteja a gastar dinheiro sem a certeza de que o carro volta a circular.

A boa notícia é que a chapa deve estar a chegar, o que significa que o recomeço dos trabalhos está para breve. Deixo aqui uma imagem da chapa assim que a receber.
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210) (actualizado - 2012-06-11)
Mensagem de: daniel.120y.van em 19 de Julho de 2012, 07:56
Exclarecido!

Na fase da compra é sempre bom nunca irmos sozinhos, há coisas que nos passam ao lado, nós vamos com aquele entusiasmo todo de adquirir e depois aparecem umas surpresas...

Mas faz parte, sorte teve esse JA ter sido adquirido por ti e não o deixares morrer...

Abraços,
Daniel
Título: O Ataque dos Clones! (perdoem-me a referência ao filme...)
Mensagem de: qyron em 06 de Agosto de 2012, 18:35
A replica da chapa NIV da minha carrinha chegou, finalmente e não veio sozinha.  :) Resta agora marcar a numeração relevante e está resolvido este percalço que apareceu do caídinho do céu para me morder nos fundilhos. Abaixo está uma imagem.

(http://i.imgur.com/0X1Qps.jpg)

Depois de ver as chapas, o mestre bate-chapas disse-me que a seguir é pegar no motor e pô-lo num brinco (bem, comecemos por o pôr a trabalhar com fiabilidade) porque com o motor trabalhar devidamente, tenho luz verde para avançar para a chapa. que já me foi garantida que está perfeitamente recuperável mas muito carente de AC&T.

Os trabalhos estão marcados para recomeçar na volta da silly season (porque aqui ninguém tem pachorra para aturar estrangeirados com a mania do chuning. Tenho muito trabalho à minha espera, porque "se gostas assim tanto do teu carro, então vais trabalhar para o fazer".

Boas férias para quem já está no descanso, bom trabalho para quem ainda nele está, como eu.
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210) (actualizado - 2012-08-06)
Mensagem de: mizé em 06 de Agosto de 2012, 20:16
CitaçãoA replica da chapa NIV da minha carrinha chegou, finalmente e não veio sozinha.


:thumbsup

Mãos-à-obra e bom trabalho
Título: Re: Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210) (actualizado - 2012-08-06)
Mensagem de: dms em 06 de Agosto de 2012, 23:46
depois da tempestade vem a bonança ;)