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Área pública => Desporto Motorizado => Tópico começado por: Contas em 08 de Abril de 2011, 08:34

Título: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: Contas em 08 de Abril de 2011, 08:34
Toda a notícia no site Altas Rotações:

http://altasrotacoes.com/index.php?option=com_content&view=article&id=3859:joao-ramos-estreou-toyota-starlet-grupo-5&catid=3:velocidade (http://altasrotacoes.com/index.php?option=com_content&view=article&id=3859:joao-ramos-estreou-toyota-starlet-grupo-5&catid=3:velocidade)
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: Crashed em 08 de Abril de 2011, 11:57
Excelente, pena não se ter estreado já no Estoril a semana passada
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: Santos Silva em 08 de Abril de 2011, 14:51
Esta máquina tem um 1600cc (1580) com base no bloco do 4K
Diferencial do AE86 modificado e mais uma "coisitas"

Por acaso passei pelo camião na 4ª de manhã a caminho de Braga.

A cor é que não é muito do meu agarado, mas...OK.

Ainda sou capaz de alugar o outro :lol
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: ROQUE SILVA em 08 de Abril de 2011, 16:31
Por acaso a coisa que menos me agrada é a cor mas....Coisa linda mesmo!!!
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: prelude guy em 08 de Abril de 2011, 22:20
SS, não tens mais pormenores sobre a preparação?...

Intriga-me conhecer o potencial do bloco 4K e como foi evoluído...  8)
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: Santos Silva em 10 de Abril de 2011, 12:37
No bloco do 4K foram alargados os cilindros e depois "jogaram" com a cambota para aumentar o curso e assim a cilindrada.
As válvulas tambem são de grande dimensão (continuam a usar apenas 2 por cilindro), tão grande que se tocam e por isso foram cortadas (uma corda na circunferência) e ficam com uma folga mínima.
Escape com colectores independentes 4-2-1, cabeça com colectores polidos, radiador de óleo, carburadores dellorto ...

Coisas de engenheiros... :angel:

Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: cornetas em 10 de Abril de 2011, 22:30
Está lindo, lindo!!!

Era apenas uma bola vermelha no capot a simbolizar ser japonês de alma e coração, um ou dois símbolos da Toyota algures e estava pronto. Discreto e brutal!
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: Janpas em 11 de Abril de 2011, 10:27
Boas

Muito bonito, realmente a cor podia ser outra, mais que não fosse a pintura oficial da época que era muito bonita.

SS se não alugar o G2, tenho por cá uma carroçaria de 2 portas à disposição para fazer um projecto desses, o preço é que já não é o mesmo, tem Inspecção feita e 4 pneus novos.

Saudações Nipónicas
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: Contas em 11 de Abril de 2011, 16:43
Não me parece que esta seja a decoração definitiva.

Mas o melhor era mesmo o João Ramos apressar a estreia para ficarmos a saber  :green:
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: Santos Silva em 15 de Abril de 2011, 00:39
Bom, afinal meti água ::)

Tenho que corrigir o que disse atrás.
O motor só tem 1579cc. Os cilindros passaram de diametro 75 para 83 e não mexeram na cambota. Os canais de água ficaram muito próximo dos cilindros (ou vice-versa) e foi por isso que o motor cedeu nos treinos: a junta queimou. Já vem uma metálica a caminho...

No que respeita à cabeça (estive hoje a ver o motor aberto) as válvulas são redondinhas e interias. O que foi cortado foram as sedes das válvulas.
O carter é de maiores dimensões para albercar mais óleo (mas já era assim no anterior motor 1300). Existe um radiador de óleo.


E já agora, o carro ao vivo tem um ar bem possante. Os alargadores dão-lhe um aspecto muito mais desportivo.
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: prelude guy em 15 de Abril de 2011, 18:23
Quanto à cilindrada não meteste água.
Mas, é sempre bom dar aqui umas informações mais detalhadas para percebermos o que envolve preparar um carro a este nível.
O carro está possante, mas na actual grelha andará por onde?!? Quais são as expectativas da equipa?

E fotos?...  :drool:  :drool:  :drool:
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: Santos Silva em 11 de Maio de 2011, 19:56
...e no ultimo fim-de-semana ficou em 4º logo atrás dos porsches...deu 1 volta de avanço ao 2º com motor 1600...

Os Japoneses da Nissan (GTR's) estavam boquiabertos e quando abriram o capot disseram " It is not possible!"

Pois é meus amigos, somos capazes!!! Só os politicos parece não serem capazes de endireitar este País. Em tudo o resto SOMOS CAPAZES!!!
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: Crashed em 11 de Maio de 2011, 20:33
Os repórteres da Speedhunters também gostaram muito do Starlet tem n fotos dele no site, aqui ficam algumas

(http://ll.speedhunters.com/u/f/eagames/NFS/speedhunters.com/Images/Jonathan%20Moore/2011-05-FIAGTR1/SH01-AlgarveDT05.jpg)
(http://assets.speedhunters.com/Images/Rod%202011/Event/Portugal2011/RodPortugal-2275.jpg)
(http://assets.speedhunters.com/Images/Rod%202011/Event/Portugal2011/RodPortugal-1476.jpg)
(http://assets.speedhunters.com/Images/Rod%202011/Event/Portugal2011/RodPortugal-1489.jpg)
(http://assets.speedhunters.com/Images/Rod%202011/Event/Portugal2011/RodPortugal-1592.jpg)
(http://assets.speedhunters.com/Images/Rod%202011/Event/Portugal2011/RodPortugal-1602.jpg)
(http://assets.speedhunters.com/Images/Rod%202011/Event/Portugal2011/RodPortugal-1599.jpg)
(http://assets.speedhunters.com/Images/Rod%202011/Event/Portugal2011/RodPortugal-2046.jpg)

o carro está realmente um espanto!!
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: prelude guy em 11 de Maio de 2011, 20:42
 :clap:

Esteticamente, um espanto.
Mecanicamente, ultra soft na aparência tão discreta do motor K... e é bom para mostrar que, sabendo o que se faz, a mecânica de origem é a que "merece" ser preparada.
:thumbsup
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: Santos Silva em 11 de Maio de 2011, 22:33
E ao vivo está um must.
Adorei o radiador TODO feito em aluminio :angel:
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: rpm em 11 de Maio de 2011, 23:56
Será Luís? Acho que o problema é apenas arranjar uma cabeça 16V a bom preço. ;)
Também adoro o carro, está excelente! :)
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: prelude guy em 12 de Maio de 2011, 00:11
Presumo que a pergunta seja para mim.
Para o "discreto". Sim, basta ver a exuberância debaixo dos capôts dos outros.
Para a preparação adequada ser a que é feita com o motor do carro. Aqui acho que não há dúvida (e, pelo andamento que revela devia servir de exemplo para quem tem ideias de colocar vvtli em KE20 e outras que tais)   :D
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: rpm em 12 de Maio de 2011, 10:20
Mas aqui o objectivo é ganhar, e só têm hipótese de o fazer se conseguirem competir com os Escorts e 911. ;)
Também não sei se faz ver a quem mete motores modernos pois esses dão cavalos com fiabilidade e economia, coisa que um motor preparado não faz. ;)
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: Santos Silva em 12 de Maio de 2011, 19:30
Rui,
Quando falas de uma cabeça 16V a bom preço não sei se sabes o que estás a dizer. E digo "não sei se sabes" porque não sei mesmo!  :thumbsup

Mas porque este assunto me apaixona e me interessa muito, vou continuar a conversa :thumbsup

O motor que tem um acabeça de 16valvulas é o 3K-R que é baseado na mecânica do 3K e com uma cabeça feita pela TOM's que realmente tinha 16 valvulas. Segundo o que pude apurar, esses motores foram feitos em muito pequena escala (talvez uns 20) e por isso encontrar algum é agulha em palheiro.
Faziam 9000rpm e debitava uns 180cv...coisa pouca!!!

Se procurarmos na net, encontramos informação.

Neste carro o que estamos a falar é de algo diferente: motor 4K (deriva do 3K e passa de 1106cc para 1290 apenas com o "jogo" dos cursos) com cilindros alargados o que lhe conferiu uma cilindrada pouco abaixo dos 1600cc (já falado atrás). Usa carburadores Dellorto 45, bomba electrica e ignição semi-electrónica pois usa o distribuidor com um leitor óptico que dá informação à centralina. O ponto do  motor é afinado no distribuidor a cerca de 36º... :assobio e depois a centralina faz o resto.

Outro dos pontos fortes deste carro é (e sempre foi desde os anos 70) a suspensão e a sua afinação em concordância com a afinação do autoblocante que é quase como se fosse soldado.



Amanhã quando me sair o euromilhões, vou fazer o mesmo ao meu KP :excited:
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: rpm em 12 de Maio de 2011, 19:41
Santos Silva, apenas falei porque me lembro vagamente de ouvir o Rasteirinho (Pedro Carvalho) dizer que o ideal para competir com os pesos pesados do pelotão era esse motor de 16v, só que ficava fora de orçamento e/ou era difícil de arranjar. ;)
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: Santos Silva em 12 de Maio de 2011, 22:22
Sim, o Pedro Carvalho (não Silva - esse sou eu:) ), deve ter dito isso na perspectiva de que só com uma cabeça que "respire bem" se consegue obter os resultados que são necessários para combater a concorrência, de preferência se for "cross-flow".
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: Contas em 13 de Maio de 2011, 13:58
Citação de: prelude guy em 12 de Maio de 2011, 00:11
Presumo que a pergunta seja para mim.
Para o "discreto". Sim, basta ver a exuberância debaixo dos capôts dos outros.

Aqui vou discordar... Não tenho nenhum 'exuberanciómetro', mas não vejo em que é que um motor BDA de um Escort seja mais exuberante...  :D
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: Kaizen em 13 de Maio de 2011, 15:51
Daniel, presumo que o Luís se estivesse a referir a "outros projectos", de carros de estrada "de outros" com trocas de motores.

Isto é, com um 3K-B, um 4K ou mesmo um 5K modificados conseguem excelentes resultados, fica dentro do espírito do modelo e dá-lhe aquele toque de "connoisseur" ao proprietário.  :thumbsup
E este é mais um excelente exemplo.  :D
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: Contas em 13 de Maio de 2011, 16:02
Citação de: Kaizen em 13 de Maio de 2011, 15:51

E este é mais um excelente exemplo.  :D
Sim, mas pouco praticável para um carro do 'dia-a-dia'  e sobretudo, para quem não tem os meios de uma equipa de fábrica  :green:
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: Santos Silva em 13 de Maio de 2011, 19:55
Continuando :assobio


Se bem entendi o Kaizen, o que ele quis dizer é que (e é isto que me apaixona) se trabalharmos bem um motor convencional, podemos tirar dele muitíssimo mais do que aquilo que ele nos dá em versão de fábrica!

Mas há vários níveis de desenvolvimento e não é necessário levar tudo ao limite! Claro que este KP não tem condições de andar na estrada, não aguenta o ralenti abaixo das 2000rpm, tem escape aberto, não tem filtro de ar, tem um radiador com o dobro da capacidade, carter de óleo com quase duas vezes a quantidade de oleo normal, etc, etc.

Já por aqui falamos que há coisas fáceis (mas morosas algumas) de fazer e que tem resultados muito bons. De uma forma generica diria que para melhorar um  motor devemos "tirar" e não "pôr". Tirar peso, tirar obstáculos, tirar obstruções, tirar calor, melhorar lubrificação...
Dou exemplos:

1 - Polir as entradas da admissão e as saidas de escape. A melhoria de passagem dos fluxos é brutal. Façamos uma conta simples: a 6000rpm, são 100 rotações por segundo....certo? A cada segundo temos 25 explosões por cilindro...certo? Agora pensem na quantidade de ar e de escape que tem que passar nas condutas...por segundo!

2 - Equilibrar o peso de todos os componentes. Todos os pistões, bielas, cavilhas de biela e segmentos devem ter o mesmo peso. A cambota deve também ser equilibrada com o volante do motor montado. O volante do motor pode ser aliviado de peso para que o motor responda mais rápido às subidas de regime

3 - Melhorar a lubrificação através do polimento da cambota e das bielas. Este procedimento vai melhorar a lubrificação por chapinamento.
Aumentar a quantidade de óleo existente no carter atraves do aumento da sua capacidade. Usar uma bomba de oleo de maior capacidade.

4 - aumentar o tamanho (diametro) das válvulas para permitir melhor escoamento do gases

Temos mais exemplos mas diria que a somar a tudo isto teremos que alimentar bem o motor atraves de carburadores (prefiro às injecções) bem dimensionados.

É tudo...por agora! :angel:
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: prelude guy em 13 de Maio de 2011, 21:19
... e um colector de escape equivalente ao ganho com o aumento do tamanho das válvulas e com os carburadores  :D

Mas, podes continuar que está-se sempre a aprender (melhorar a lubrificação polindo a cambota...  8) )


Só queria perguntar uma coisa (e eu sei pouco destes regulamentos).
Se o objectivo era Grupo 5 para lutar com os da frente, não seria mais fácil optar por um modelo que montasse o motor 2T (uma vez que é crossflow), ou, melhor ainda, o 18R "qualquer coisa" (o 2000cc. que estava no Celica americano e que foi usado nas pistas)?
É claro que falar é fácil, mas isto está sempre cheio de condicionantes e, provavelmente, terão achado que o Starlet tinha a agilidade necessária... e se calhar em circuitos mais lentos (que não é o caso de Portimão) vai-se ver isso mesmo  :assobio
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: Santos Silva em 14 de Maio de 2011, 17:57
Aqui ficam umas fotos para dar mais umas dicas.
Esta é uma cabeça que eu ando a trabalhar (nas horas vagas) para ver se faço uma melhoria no escoamento dos fluidos de admissão e de escape.
É uma 16v de um 4A-GE

Nesta 1ª pode-se ver na seta vermelha uma zona onde a fundição deixou um rebaixo e que fica na zona onde assenta a sede da válvula. Este rebaixo teve que ser desbastado para que a superficie seja o mais lisa e "a direito" que for possivel.

Na seta a amarelo pode ver-se a guia da válvula que terá que ser boleada para evitar aquela aresta e o degrau que vai provocar muita turbolência.

(http://ordepoinotna.no.sapo.pt/cabeca%20trabalhada.jpg)

Nesta outra foto pode ver-se as rugosidades da fundição e uma parte já desbastada (em grosso). Aqui já se percebe bem a diferença.

(http://ordepoinotna.no.sapo.pt/Rugosidades.jpg)

Por último, deixo uma foto que está pouco nitida e que ainda por cima já tinha sido intervencionada, onde se pode ver uma costura de fundição. Esta é outra "praga" que devemos eliminar.

(http://ordepoinotna.no.sapo.pt/costura%20de%20fundicao.jpg)
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: rpm em 02 de Agosto de 2011, 23:26
SS, é isto não é?

http://www.sulit.com.ph/index.php/view+classifieds/id/3818774/137E/3K-R%2C151E%2C100E+Toyota+engines+video+update+C-Auto+Performance#imageGallery (http://www.sulit.com.ph/index.php/view+classifieds/id/3818774/137E/3K-R%2C151E%2C100E+Toyota+engines+video+update+C-Auto+Performance#imageGallery)
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: Kaizen em 03 de Agosto de 2011, 00:26
Sim Rui, esse é um 3K-R.
Esse motor é muito raro.

No Youtube há uns Starlet´s a correrem com esses motores e... "sai da frente Guedes!"
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: sergiogon em 03 de Agosto de 2011, 11:09
Muito nice!
Há alguns videos desse Starlet?
Eu gostava era de saber onde é que esta malta desencanta os 3 portas, para ir la buscar um também  :green:
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: Santos Silva em 03 de Agosto de 2011, 21:21
Rui(s),

Acho que nesse site existe alguma confusão.

O motor 3K-R é proveniente da mecânica K e básicamente é um bloco 1200~1300 e com uma cabeça de 16 válvulas.
Eis uma foto:

(http://www.retroscenemag.com/image.axd?picture=Toms-Image2.jpg)

e um site com mais informação: http://retroscenemag.com/post/Toms-3K-R-Engine.aspx (http://retroscenemag.com/post/Toms-3K-R-Engine.aspx)

O motor 151e é baseado no 2T-G, mecânica T com bloco 1600 e cabeça de 16 válvulas. Este motor era usado nos Corolla TE27 de competição, como podem ver aqui: http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=1717.0 (http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=1717.0)

Foto da cabeça onde se vê dois excentricos por cilindro em cada arvore de cames:

(http://cdn.sulitstatic.com/images/2011/0706/103315926_102724631filipin14.jpg)

Espero ter ajudado :thumbsup
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: Kaizen em 03 de Agosto de 2011, 23:11
CitaçãoO motor 3K-R é proveniente da mecânica R e básicamente é um bloco 1200~1300

Não faz sentido e há engano nessa afirmação.

O motor das fotos (3K-R) é um bloco 3K de 1166cc alargado a quase 1300cc (para estar dentro da classe 1300 japonesa) e montado em alguns modelos de competição como o Publica 1000 KP30 e o Corolla KE25.

R significa que era um motor desenvolvido exclusivamente para competição (racing) e não tem nenhuma relação com motores da série R nem usa nenhuma peça dos motores dessa série.
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: Santos Silva em 03 de Agosto de 2011, 23:50
Mecânica "K" queria eu dizer. :redface

O bloco do 3K (1166cc) e do 4K (1290cc) são iguais por fora. Apenas o diametro dos cilindros é diferente.

Já corriji.
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: Dário Simoes em 07 de Agosto de 2011, 13:47
Boas
estou a adorar ler este tópico mas está aí qualquer coisa mal :shhh:

o bloco 3K e o 4K teem o diametro dos cilindros exactamente igual (75mm) o que difere é mesmo o curso da cambota, o 4k tem o curso mais longo para aumentar a cilindrada do original 3K ficando assim com os tais 1290cc
Título: Re: Starlet de Grupo 5 já rodou em Braga
Mensagem de: Kaizen em 07 de Agosto de 2011, 15:50
Sim Dário é isso.

Os 3K e 4K, independentemente da versão, têm o mesmo diâmetro que é 75mm e o que diferencia um do outro é o curso.

O Santos Silva enganou-se ao escrever  :D mas estava a pensar bem. O que ele queria escrever é que para a cilindrada do 3K-R o diâmetro dos cilindros é diferente mas o curso mantém-se.