AJA - Amigos dos Japoneses Antigos

Área pública => Garagem => Tópico começado por: kombota em 14 de Abril de 2011, 11:49

Título: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: kombota em 14 de Abril de 2011, 11:49
Sempre foi um carro dos "anos 80" ao qual achei piada e como nunca tinha tido um cromo desta marca na minha caderneta....

Numa das minhas pesquisas on-line cruzei-me com este carro para venda no Porto (não sei como é que escapou ao olho atento dos nossos sócios nortenhos).

A última vez que andou foi há seis anos, está impecável de interiores e pintura apresentando pequenos pontos a serem revistos nestes dois campos.

Mecanicamente a informação que tenho até ao momento é que o carro apesar de trabalhar, está muito desafinado e a gasolina não está a chegar ao carburador como devia. 

Apesar de ter o parque automóvel cheio não consegui resistir a mais uma aquisição. O preço de aquisição relativamente baixo (450euros), as particularidades do modelo em causa (gadgets mecânicos), originalidade e o bom estado geral fizeram com que avançasse para a compra.

Á partida não tenho condições para alargar a frota existente, pelo que o mais provável será vende-lo em breve e ganhar algum dinheiro com ele, sem antes o desfrutar se possível na regularidade do AJA deste ano.

Ainda estou a aprofundar o meu conhecimento do modelo.

Conto em breve apresentar mais informação do modelo e novidades sobre a máquina.

Aqui ficam as fotos para matar a curiosidade:

(http://rmartins.no.sapo.pt/colt/Frente%20Colt.jpg)

(http://rmartins.no.sapo.pt/colt/Lateral%20Colt.jpg)

(http://rmartins.no.sapo.pt/colt/Traseira%20Colt.jpg)

(http://rmartins.no.sapo.pt/colt/Interior%20Colt.jpg)

(http://rmartins.no.sapo.pt/colt/Motor%20Colt.jpg)

Cumprimentos,

Nelson
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: Umtali em 14 de Abril de 2011, 12:18
Citação(não sei como é que escapou ao olho atento dos nossos sócios nortenhos)


Muitos parabéns Nelson ... de facto não sei como este me escapou e ainda por cima é dos modelos Mitsubishi que eu mais gosto (mas eu sou suspeito ...  :assobio)

Se fizeres a Regularidade com ele afinadinho, não acredito que o vendas a seguir ...  :-X
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: Cortina Team em 14 de Abril de 2011, 14:26
Temos carro!!! Está com muito bom aspecto. Boa sorte!!!

É melhor acrescentares mais um lugar na garagem  :assobio  :thumbsup
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: blardY em 14 de Abril de 2011, 16:20

Muito curioso e parece estar em muito bom estado!!
Faz lembrar os irmãos "grandes", os Galant. Têm o mesmo traço.

CitaçãoApesar de ter o parque automóvel cheio não consegui resistir a mais uma aquisição.

..ou não te estivesse no sangue  :green:

Quilómetros nisso, ainda te vais divertir imenso com essa máquina  :thumbsup
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: prelude guy em 14 de Abril de 2011, 17:26
Ah grande maluco  :green:

Essas linhas.... estou quase capaz de apostar que há um Pontiac "qualquer coisa" exactamente igual.

Também gosto dos carros desta época  :thumbsup
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: EthosTA22 em 14 de Abril de 2011, 19:42
é a primeira versão do colt? muito louco! é nacional? os para-choques, parecem de mercados como o Canadá ou "states".

abraço! grande compra  :thumbsup :dance:
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: Santos Silva em 15 de Abril de 2011, 00:44
O Nelson com os seus gostos sempre "MUITO à FRENTE"
É curioso que sempre achei esse modelo muito japonês :)

Parabéns pela compra.
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: Kaizen em 15 de Abril de 2011, 01:41
Muito giro, parabéns.

Vieste cá e não avisaste?  :icon_eek:
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: Toylex em 15 de Abril de 2011, 07:38
Desde a minha adolescência que acompanhei 2 carros desses aqui, um verde muito claro metalizado, e um sedan bordeaux, na época estes colt eram mesmo muito à frente em design. Aqui tivemos um concessionário oficial Mitsubishi, a Sabeira, que faliu, mas colt, Canter e L200 e L300 eram uma farturinha nos anos 80 e 90


Comentando o facto de alguns irem admitindo que gostam destes Japoneses dos anos 80 :
Eu estou convencido que os ditos frigorificos, irão ter o seu lugar atempadamente, pois todos nós apreciamos os JA´s dos anos 60 e 70 temos de admitir que os anos andam e vamos começando a gostar dos carros dos anos 80 e depois virão os dos anos 90 e por aí a fora.

Aquele carro que compramos novo na década de 2000 e que tanto criticamos por ser um frigo, ainda vamos um dia lamentar por o termos vendido ou trocado... vamos ter de andar cá até lá para 2060...  :green:

Kombota, parabéns pela aquisição, têm aparecido alguns muito poucos nacionais, esse deve ter vindo da América do Norte, deve ter mais power que os europeus :thumbsup
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: kombota em 15 de Abril de 2011, 07:51
Viva,

Pouco sei do historial do carro. Ao que tudo indica é nacional tendo vindo dos Açores para o Porto pelas mãos de um professor. Esse dono entretanto faleceu e o carro passou cerca de 1 ano junto do estádio do dragão.

A viúva, triste por ver o carro naquela situação colocou-o numa garagem privada, e entregou-o como pagamento passado alguns anos depois pelo serviço.

Foi a essa pessoa que o comprei. Nunca cheguei a ir ao Porto ver o carro. O antigo proprietário pareceu-me uma pessoa de confiança e depois de trocar alguns emails e telefonemas fizemos negócio.

Este modelo possui várias designações consoante o pais onde foi vendido. Na Europa é conhecido como Colt e tirando o farol de nevoeiro traseiro que não encontrei em nenhuma brochura até ao momento, está completamente original.

As versões japonesas (Mirage) são as mais bonitas, os espelhos passam para o guarda-lamas e os piscas dos mesmos são embutidos. A matrícula traseira tem um posicionamento diferente.

Este mesmo modelo foi vendido nos Estados Unidos pela Dodge e Plymounth.

A caixa de velocidades para quem não conhece, têm altas e baixas (power e economy), mas aparentemente segundo artigos aos quais tive acesso conseguem-se melhores consumos no modelo power, sendo mais rápido a chegar dos 0-100 no modelo economy (motivo - menos uma passagem de caixa).

As motorizações são da série orion e foram pensados no âmbito da crise de combustível.
Variam entre o bloco 1.2 e 1.6, este ultimo apenas vendido nos E.U.A. se não me engano.

O motor do meu é o 4G12 (1410cc) e aparentemente têm uma particularidade, a qual procuro aprofundar conhecimento.

"The 4G12 displaces 1.4 L (1410 cc) with a bore and stroke of 74.0 mm x 82.0 mm. 4G12 was the first to feature Mitsubishi's MD (Modulated Displacement) technology, a form of variable displacement."

Produzidos entre 1978 e 1982, este modelo era montado em Okazaki e Aichi no Japão, tendo sido ainda produzido na Austrália até bem mais tarde.

Com 105cv (mais 35 cavalos que os atmosféricos) as versões turbo têm bastantes seguidores e ainda é possível encontrar algum material para estes modelos.

Ainda não andei com o carro, mas para já destaco a escolha de materiais interiores, a ergonomia e a montagem que me parece muito boa. O carro têm praticamente 30 anos e têm um bater de portas impecável.

Nelson
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: prelude guy em 15 de Abril de 2011, 18:34
Estás encaminhado (nem outra coisa eu esperava) :thumbsup
CitaçãoEste mesmo modelo foi vendido nos Estados Unidos pela Dodge e Plymounth.

Afinal quem tinha razão, quem era?  :lol
Só disse foi Pontiac, mas pronto, reconheço que não pesco nada de "americanos"

De Mitsubishi já pesco mais (especial mais recentes  :green:). o Cód. do motor, no 4 são o n.º de cilindros e no G gasolina. Aquela do "modulated displacement" tem a ver com a possibilidade de, alterando o curso, ter mais de uma cilindrada no mesmo bloco e cabeça. No Carisma acontece isso com o motor 4g92 (de 1600cc.) e 4G93 (de 1800cc.) - são iguais à vista e têm os mesmos componentes e especificações de afinação.

Põe isso num brinco e aparece com a pérola para a vermos  :thumbsup
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: Flyingtiger em 15 de Abril de 2011, 21:46
Estou contente  :green:,

Afinal andam escondidos por aí "muitos" admiradores de JA's dos 80's :lol, eu também gosto de alguns  :assobio.

Quanto ao COLT, parabéns pela escolha do modelo. Gosto muito dessa côr  :thumbsup


Citação de: prelude guy em 14 de Abril de 2011, 17:26
Também gosto dos carros desta época  :thumbsup

Luis, este COLT deve ser o carro perfeito para ti :green:, é um Mitsubishi e tem uns faróis dianteiros muito semelhantes a um certo Honda Prelude.  :lol
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: kombota em 27 de Abril de 2011, 10:12
Viva,

As primeiras tentativas para colocar o Colt a trabalhar não resultaram... pelo que depois de limpar o depósito da gasolina (já viram gasolina com 6 anos?), trocar alguns tubos de gasolina inadequados (desfeitos em massa/óleo) e rever o sistema eléctrico substituído velas, rotor e tampa de distribuidor o carro seguiu para o mecânico uma vez que a gasolina não estava a chegar ao carburador.

Depois de desmontar e limpar o carburador o carro trabalhou, no entanto a bomba de gasolina não está a funcionar correctamente e só em carga é que cumpre a função (apesar de ser mecânica).

Encontrar a bomba em Portugal não foi simples pelo que optei por mandar vir uma das Estados Unidos.

O pouco tempo que trabalhou deu para constatar que tirando a questão da bomba de gasolina o motor está de boa saúde.

Rádio, relógio e painél de instrumentos a funcionar a 100%.

Mais novidades para breve.   

Nelson
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: kombota em 29 de Abril de 2011, 21:44
Algumas imagens:

(http://rmartins.no.sapo.pt/colt/DSCF2354.JPG)

(http://rmartins.no.sapo.pt/colt/DSCF2358.JPG)

(http://rmartins.no.sapo.pt/colt/DSCF2360.JPG)

Nelson
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: prelude guy em 29 de Abril de 2011, 23:04
Muito bom!  :dance:

Essa imagem sem caixa do filtro e sem tampa do motor pareceu-me incrivelmente familiar. A Honda e a Mazda tinham vários conceitos idênticos  :D
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: Kaizen em 29 de Abril de 2011, 23:47
Tem muito bom aspecto  :D
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: mozarth em 30 de Abril de 2011, 10:15
Citação de: prelude guy em 29 de Abril de 2011, 23:04
Muito bom!  :dance:

Essa imagem sem caixa do filtro e sem tampa do motor pareceu-me incrivelmente familiar. A Honda e a Mazda tinham vários conceitos idênticos  :D

Decerto queres dizer Mitsubishi...

Muito giro o Colt...
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: blardY em 30 de Abril de 2011, 18:58
 Já tens as especificações da máquina bem estudadas!
O compartimento do motor tem o aspecto do de um carro japonês de 94, estimado por um velhote.

Esse carro deve andar muito bem, ainda te vais divertir imenso com ele  :clap:
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: prelude guy em 01 de Maio de 2011, 14:17
Citação de: mozarth em 30 de Abril de 2011, 10:15
Citação de: prelude guy em 29 de Abril de 2011, 23:04
Muito bom!  :dance:

Essa imagem sem caixa do filtro e sem tampa do motor pareceu-me incrivelmente familiar. A Honda e a Mazda tinham vários conceitos idênticos  :D

Decerto queres dizer Mitsubishi...


:duh:

mas, até podia ser Mazda que acho que ia dar ao mesmo  ::)
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: kombota em 10 de Maio de 2011, 09:59
Os trabalhos no Colt continuam com o intuito de o levar à regularidade.

A bomba de gasolina entretanto chegou e já se encontra montada e a funcionar correctamente.

Ainda pouco andei com o carro pois não tenho inspecção, no entanto já deu para perceber que não me vai deixar ficar mal na dura prova que lhe espera.

A condução é muito agradável, fruto da direcção leve, caixa precisa, ergonomia e cores interiores.

O motor é bastante vitaminado no entanto precisa de km´s para soltar e recuperar o fôlego.

O carburador apesar de limpo e a parte eléctrica revista, ainda se notam alguns poços de potência normais para um carro que esteve tanto tempo parado.

Na próxima segunda feira tenho inspecção agendada. Até lá conto rever os travões e trocar fluidos e lubrificantes.

As imprescindíveis fotos:

(http://rmartins.no.sapo.pt/colt/Colt%201.jpg)

(http://rmartins.no.sapo.pt/colt/Colt%202.jpg)

(http://rmartins.no.sapo.pt/colt/Colt%203.jpg)

Nelson (kombota)
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: Toylex em 10 de Maio de 2011, 10:49
Ena, os tipos do alheio, já andam a roubar as rodas aos carros nos montes do sul do país, como é que foi isso Kombota ?  Pelo que se vê não tiveram tempo de tirar o motor  :green:


Estás motivado e bem para colocar esse Mitsubishi na estrada, continua  :clap:

Mas... para que serve essa manete ao lado da alavanca das mudanças  ?  :eusa_think:
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: Umtali em 10 de Maio de 2011, 12:28
CitaçãoMas... para que serve essa manete ao lado da alavanca das mudanças  ?

Será que significa: "Power" e "Economy" ?!?  :assobio

Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: prelude guy em 10 de Maio de 2011, 18:40
Pois... também fiquei curioso  ::)

Eh pá, Ó Toylex, 'tá lá calado... que isto de viver no deserto é outra qualidade de vida.  :green:

Já viste que a oficina dele é debaixo de um chaparro?!?  :lol
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: Earthp em 10 de Maio de 2011, 19:09
Será para abrir e fechar o ar do carburador? :-[
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: Contas em 10 de Maio de 2011, 22:41
Este é um modelo do qual tenho particulares recordações, dado que nos finais dos anos 80, o meu pai preparou um idêntico, mas na versão Turbo, para o campeonato nacional de autocross.

O carro tinha umas prestações muito 'giras' e um dos pormenores que mais suscitava a curiosidade de quem o observava de perto, era precisamente a caixa de velocidades com a opção de ' Altas e Baixas'.

Parabéns pela máquina  :D Espero poder reencontrar-me com este modelo , num próximo evento  8)
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: kombota em 11 de Maio de 2011, 07:19
A oficina apesar de improvisada, é bastante espaçosa e ventilada garantindo-me as correctas condições de trabalho, pelo menos enquanto as alfarrobas não começam a cair que nem pregos do "chaparro".

Podem encontrar alguma informação complementar da caixa de velocidades neste link:

http://www.uniquecarsandparts.com.au/car_info_mitsubishi_colt_1400.htm (http://www.uniquecarsandparts.com.au/car_info_mitsubishi_colt_1400.htm)

Trata-se de facto de uma caixa de velocidades com altas e baixas com indicação do modo engrenado no painel de instrumentos.

O segredo da segurança é a antecipação. Quero ver um artista do alheio levar o Colt sem rodas e bateria...

Cumprimentos,

Nelson (kombota)
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: prelude guy em 11 de Maio de 2011, 20:39
 :duh:

Afinal é uma alfarrobeira....

... Ah botânico de meia tigela  :redface

Muito instrutivo o link... afinal é uma espécie de overdrive (que faz bem o lugar da 5ª) :thumbsup
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: mozarth em 11 de Maio de 2011, 20:56
Citação de: kombota em 11 de Maio de 2011, 07:19
A oficina apesar de improvisada, é bastante espaçosa e ventilada garantindo-me as correctas condições de trabalho, pelo menos enquanto as alfarrobas não começam a cair que nem pregos do "chaparro".

Podem encontrar alguma informação complementar da caixa de velocidades neste link:

http://www.uniquecarsandparts.com.au/car_info_mitsubishi_colt_1400.htm (http://www.uniquecarsandparts.com.au/car_info_mitsubishi_colt_1400.htm)

Trata-se de facto de uma caixa de velocidades com altas e baixas com indicação do modo engrenado no painel de instrumentos.

O segredo da segurança é a antecipação. Quero ver um artista do alheio levar o Colt sem rodas e bateria...

Cumprimentos,

Nelson (kombota)


Estamos sempre a aprender...
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: kombota em 17 de Maio de 2011, 09:12
Viva,

Os trabalhos prosseguiram normalmente na última semana com o intuito de levar o Colt à inspecção o que aconteceu ontem.

Sai de casa com dois problemas por resolver:

a)   As luzes de marcha atrás não funcionavam.
b)   E a água não chegava ao "mija mija" do pára-brisas traseiro.

A viagem para o centro de inspecção não correu muito bem. O carro estava um pouco preso e soluçava bastante.

O ralenti está certinho e desengatado sobe bastante bem de rotação, no entanto em esforço engasga-se. Está afinado para passar na inspecção no entanto penso que não é razão suficiente e conto hoje ou amanha passar no mecânico para ver o que se passa.

Curiosamente o carro com o ar puxado, não soluça tanto. Algum prognóstico?

Entretanto nos poucos km´s percorridos apercebi-me das vantagens da caixa de velocidades e uma 4 em modo "economy" aguenta-se muito bem em auto estrada.

Ao chegar ao centro de inspecção a roda do lado esquerdo deitava fumo, resultado da fricção das pastilhas no disco.

Apenas sangrei o sistema e o carro está a travar bem, no entanto a bomba deve estar um pouco presa e não está a recolher como deve.

Apesar de expectante o Colt passou na inspecção. Certinho no "CO", suspensões a 80%, travões simétricos e a funcionar correctamente.

Até o mija mija traseiro ressuscitou no momento em que foi preciso. Parecia um repuxo, mas a água caio onde devia, o que suscitou algumas risadas nas pessoas que babavam o estado do Colt e aguardavam inspecção com cancros alemães.

Um único apontamento – As luzes de marcha atrás.

Aqui ficam algumas fotos:

(http://rmartins.no.sapo.pt/colt/Mit%2001.jpg)

(http://rmartins.no.sapo.pt/colt/Mit%2002.jpg)

(http://rmartins.no.sapo.pt/colt/Mit%2003.jpg)

(http://rmartins.no.sapo.pt/colt/Mit%2004.JPG)

(http://rmartins.no.sapo.pt/colt/Mit%2005.jpg)

(http://rmartins.no.sapo.pt/colt/Mit%2006.jpg)

(http://rmartins.no.sapo.pt/colt/Mit%2007.jpg)

(http://rmartins.no.sapo.pt/colt/Mit%2008.jpg)

Cumprimentos,

Nelson (kombota)

Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: EthosTA22 em 17 de Maio de 2011, 09:40
Este carro tem mesmo muita pinta  :clap:  :dance:
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: Kaizen em 17 de Maio de 2011, 10:45
Muito bom aspecto mesmo  :clap:
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: Earthp em 17 de Maio de 2011, 13:57
O Colt está novo :thumbsup
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: prelude guy em 17 de Maio de 2011, 21:31
Nélson,
antes de mais parabéns. Se estás a ser o teu próprio mecânico vais bem orientado.

Quanto ao carro soluçar, sugiro que verifiques o avanço da ignição com uma pistola "apropriada" (não vou escrever o nome que é esquisito  :green:). Presumindo que o "certinho no CO" seja um valor equilibrado entre CO e O2, então o mal deve vir do timming da faísca (que estará muito adiantado e faz detonação)  :thumbsup

Quanto à roda a aquecer, tens de tirar as maxilas, tirar o embolo (que pode ser lixado se está colado), limpar tudo bem (com lixa fininha oleada e em movimentos paralelos ao cilindro). Deves arranjar vedante e guarda-pó novos e depois é montar com massa de silicone. Montar tudo e só então meter "óleo" de travões. Vai por mim que esta sugestão vale ouro!!!  :thumbsup
Na travagem não tem influencia daí que não tenha dado desequilíbrio. :D
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: kombota em 18 de Maio de 2011, 07:02
Viva,

Obrigado Luís. Esta tarde conto ter algum tempo para me dedicar a estes dois problemas.

Tenho que colocar o Colt na estrada o quanto antes para o preparar para a prova de fundo que se aproxima.

Abraço,

Nelson
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: Umtali em 18 de Maio de 2011, 08:03
CitaçãoTenho que colocar o Colt na estrada o quanto antes para o preparar para a prova de fundo que se aproxima

Prepara-te bem Nelson pois vais ter que enfrentar outro Colt ...  :assobio
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: kombota em 18 de Maio de 2011, 11:04
A vontade é muita.

Ainda não sinto o Colt capaz de fazer mais de 1000 km´s num fim de semana no entanto acredito que com mais alguns melhoramentos me transmita a confiança necessária.

Em vez do "confronto" sugiro antes uma troca de montadas. Estás convidado para recordar velhas memórias.

Cumprimentos,

Nelson
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: Santos Silva em 18 de Maio de 2011, 19:59
Estás a levar a sério esta preparação do Colt e a fazer um trabalho da forma que eu aprecio: uma coisa de cada vez, bem feita e seguir para a próxima. Nos intervalos vais gozando a condução :thumbsup
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: rpm em 18 de Maio de 2011, 21:27
Excelente, tanto o carro com o trabalho realizado!

Achei especial piada aos cubos da frente, parece que vêm com espaçadores de origem?

O suporte da ventoinha foi só limpo ou pintado? Adorava aprender como se reparam estas peças pretas de metal.
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: Umtali em 18 de Maio de 2011, 22:39
CitaçãoEm vez do "confronto" sugiro antes uma troca de montadas. Estás convidado para recordar velhas memórias.

Na boa ... o meu já está pronto e amanhã vai a IPO mas não te esqueças que é RHD  :assobio
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: kombota em 19 de Maio de 2011, 10:49
 Viva,

"O suporte da ventoinha foi só limpo ou pintado? Adorava aprender como se reparam estas peças pretas de metal."

Um spray preto, duas lixas (uma fina e outra intermédia a seco) um pouco de diluente para retirar a gordura, e esfregão bravo. Alias qualquer amante de clássicos deve ter sempre um bom stock de esfregão bravo em casa. Limpa cromados, plásticos e metais com uma pinta.

Entretanto o problema dos travões está resolvido. Tirei a bomba do sítio e depois de limpa e lubrificada com avançada tecnologia da era espacial (WD40) recolhia 3 vezes com um grampo.

Em estrada e comparado com a saída anterior o Colt parece agora um feliz sabonete molhado numa banheira.

Falta ver a questão dos "soluços", que poderá ser do avanço da ignição, ou então do carburador. Estou mais pendido para o carburador/alimentação pois o carro com o ar puxado tem um melhor funcionamento (mesmo a quente).

Mais algumas fotos:

(http://rmartins.no.sapo.pt/colt/Imagem%20003.jpg)

(http://rmartins.no.sapo.pt/colt/Imagem%20022.jpg)

(http://rmartins.no.sapo.pt/colt/Imagem%20023.jpg)

(http://rmartins.no.sapo.pt/colt/Imagem%20007.jpg)

(http://rmartins.no.sapo.pt/colt/Imagem%20011.jpg)

(http://rmartins.no.sapo.pt/colt/Imagem%20014.jpg)

(http://rmartins.no.sapo.pt/colt/Imagem%20017.jpg)

(http://rmartins.no.sapo.pt/colt/Imagem%20016_1.jpg)

Nelson (kombota)
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: Flyingtiger em 19 de Maio de 2011, 11:46
Sensacional :green:

Quantas fotografias mais colocas, mais eu gosto do teu carro :thumbsup

Volto a referir que gosto MUITO dessa côr  :lol
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: Umtali em 19 de Maio de 2011, 12:19
Oh Nelson ... já tens boleia para casa ?!?  :assobio  :assobio  :assobio

Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: blardY em 19 de Maio de 2011, 17:10

Que pinta....está novo amigo   :thumbsup
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: prelude guy em 19 de Maio de 2011, 21:11
Está mesmo novo  :clap:

Não percebi bem como trataste da bomba, mas pareceu-me que foi só uma cura temporária  :redface (mas, se não arranjares o kit da bomba novo, se calhar o melhor é nem mexer muito  ::) )

Se funciona melhor com o ar puxado (isto enriquece a mistura), então ela deve estar pobre. Mas, parece-me, neste caso que sentirias mais fraca aceleração do que soluços... mas no carburador podem ser muitas coisas :D

Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: ruizito em 19 de Maio de 2011, 21:14
Melhor que saido da fabrica... Estáimpecavel.  :)
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: mozarth em 19 de Maio de 2011, 21:43
Citação de: Flyingtiger em 19 de Maio de 2011, 11:46
Sensacional :green:

Quantas fotografias mais colocas, mais eu gosto do teu carro :thumbsup

Volto a referir que gosto MUITO dessa côr  :lol

Também sou da mesma opinião...
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: RT em 20 de Maio de 2011, 11:24
Novo de fábrica :thumbsup
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: kombota em 24 de Maio de 2011, 10:46
Viva,

Depois de alguns ensaios reparei que o segundo corpo do carburador não estava a abrir como devia e este poderia ser o motivo pelo qual o carro soluçava.

Sigo para o mecânico e passado alguns minutos este já funciona como deve no entanto o problema persiste em andamento.

O controlador de vácuo do distribuidor (avanço) também não está a funcionar a 100%, não tendo sido nada simples encontrar a peça de substituição em Portugal (ainda hoje aguardo a confirmação da marca/entreposto).

Mais uma vez tive que me desenrascar com o mercado americano e depois de algumas dúvidas do controlador em causa este já vêm a caminho e espero tê-lo no início da próxima semana para o montar.   

Entretanto e para evitar algum eventual problema vamos proceder à troca de platinado, condensador e rotor do distribuidor que já estavam cansados (o rotor ainda é o de origem à semelhança da tampa do distribuidor).

O carburador teve que sair novamente e esteve de molho mais uns dias. A agulha que controla a entrada de ar estava um pouco presa e esta será a principal razão para os "soluços".

Mesmo sem o controlador de vácuo do distribuidor pretendo montar o carburador e distribuidor o mais cedo possível para o testar nos poucos dias que restam para a regularidade.

Entretanto e para evitar alguma falha no Colt o sofá (Crown) seguiu para revisão.

Novidades para breve.

Nelson 
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: prelude guy em 24 de Maio de 2011, 18:33
Bem... assim vamos é deixar de saber se o mal era da ignição ou da carburação... mas desde que fique resolvido  :green:

(A válvula de vácuo faz avançar a ignição, mas não é por aí além). Se estiver estragada a resposta ao acelerador fica demasiado suave, mas não soluça!  ::)   Já o rotor e a placa terem 30 anos... pois então é normal que nem sempre passe sinal... 

Mantem-nos a par :thumbsup

Revisão ao Crown ??? Não preferes usar o Prelude  :assobio
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: kombota em 26 de Maio de 2011, 20:45
Viva,

E pronto o Colt está pronto para a viagem.

O motor agora sim está 5 estrelas.

Tenho o Prelude a marinar na garagem. Aquando da passagem do carro para o meu nome trocaram uma letra no numero de quadro, e apenas detectaram isso na ultima inspecção.

Nelson
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: prelude guy em 30 de Maio de 2011, 21:11
Nélson,

meteste o carro à venda  ???

Mas, vais com ele à Regularidade na mesma?

(estou a fazer as questões aqui para não atrapalhar a venda; aqui estamos mais à vontade)


Quando revi as fotos apanhei mais um facto curioso. A bomba de travões é do lado direito o que é oposto aos pedais... imagino os mecanismos para lá chegar. Isto dos carros terem de vir preparados para volante dos dois lados é mais uma complicação para os fabricantes. Ainda há pouco descobri que o Starlet tem embraiagem e acelerador a sair do lado oposto aos pedais, o que origina umas roldanas e cabos meio incomuns...  ::)

Ah, e quanto ao farol de nevoeiro pode ser original. Vê se o botão que o acciona se enquadra no tablier ou se foi claramente metido. Esse era um opcional do nosso Prelude (obrigatório em Inglaterra). :thumbsup
     
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: ThE CrOw CsC em 30 de Maio de 2011, 22:36
... Roldanas essas que podem dar alguns problemas com a idade Luís...
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: kombota em 31 de Maio de 2011, 07:44
Viva,

Quando surgiu a hipótese de compra do Colt, estava consciente que não poderia alargar a actual frota, no entanto era um carro com um baixo custo de aquisição, com as características ideais para fazer a regularidade, uma vez que o Prelude está de estaleiro e o Datsun (caixa de 4 e pouco confortável) e o Crown (demasiado lento) não são carros que se enquadram bem no que é exigido no evento.

Colocar o Colt a rolar revelou-se mais dispendioso do que o inicialmente previsto, no entanto a intenção passa para já pela venda (depois de efectuar a regularidade), com o intuído de reduzir a actual frota e utilizar "algum encaixe financeiro" em melhoramentos no Prelude. 

Entretanto surgiu por parte do meu irmão um eventual substituído de culto na família, pelo que se o Colt falhar até ao fim de semana terá que entrar ao serviço, mas para já a ideia não é essa.

Tenho rolado frequentemente com o Colt e já me transmite confiança, no entanto tenho algumas reservas pois como sabemos os carros não se querem parados e 6 anos numa garagem é muito tempo.

O farolim de nevoeiro traseiro sempre me deixou com a pulga atrás da orelha. Está demasiado bem encaixado no para choques, no entanto o botão no tablier não me parece ser original e o farol ainda não surgiu em nenhuma das brochuras às quais tive acesso.

Nelson
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: toyota1000 em 12 de Junho de 2011, 18:47
Grande Máquina,


Como se tem estado a aguentar depois da inspecção!?

Já não soluça!?
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: prelude guy em 12 de Junho de 2011, 19:04
O Nélson anda aqui a falhar as actualizações.
Mas, pelo que ele nos disse no passeio de regularidade, o mal do Colt estava no tubo de retorno da gasolina entupido. Quando finalmente o tubo cedeu, ficou a andar bem... embora a verter gasolina para o chão :green:

A ver se já tem um tubo novo e se os males eram mesmo daí  :thumbsup

Fomos muitos com pena de não ter visto a máquina ao vivo  :(
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: Wiky em 12 de Junho de 2011, 20:21
É uma pena essa máquina não ficar na garagem de quem o tem tratado tão bem nos últimos tempos...
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: kombota em 17 de Junho de 2011, 22:07
Viva,

Entretanto o Colt têm novo proprietário.

É dos arredores de Lisboa e gosta muito do modelo em causa, tendo o pai ligações profissionais com a Mitsubishi.

A filosofia de restauro é para manter.

Fico a aguardar futura presença do Colt num informal sul conforme combinado.

Cumprimentos,

Nelson (kombota)
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: kombota em 05 de Julho de 2011, 07:52
mensagem enviada pelo actual proprietário:

"entretanto envio em anexo umas fotos do colt na regularidade em mafra no dia 26.
o bmw vermelho é o que lhe falei que tinha, agora eu ando no colt e o meu pai no bmw, nesta regularidade o bmw ficou empanado e eu acabei a prova e tive de voltar para traz para rebocar o bmw para ele pegar e nao teve qualquer dificuldade em 1ª lenta, o carro tem feito um sucesso tremendo aqui na zona, é um excelente carro para se conduzir e muito confortavel."

Cumprimentos,

Nelson (kombota)
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: blardY em 05 de Julho de 2011, 09:26

Tinha visto fotos do carro nesse evento em Mafra, fico feliz de saber que já tem novo dono. Deu para andares entretido, salvas-te a máquina e tiveste a sorte de o deixar em boas mãos, que maravilha.
Esperamos que com isso surja mais um membro e participante nos nossos encontros  :thumbsup
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: tmrcoelho em 09 de Agosto de 2011, 12:15
Viva malta, o meu nome é Tiago Coelho e como devem ter reparado na minha apresentação sou o novo dono do Mitsubishi Colt. Deixo aqui mais umas fotos do colt.
A 1ª foto é o colt depois de ir ao banho, a 2ª foi um passeio da ACAL, e a 3ª foi na regularidade em Mafra na qual conquistei um honroso 10º lugar em 41 viaturas  :D
Asseguro que o Sr. Nelson não se arrependerá de ter vendido o carro. Muito provavelmente irei comparecer no encontro do AJA a 9 de Outubro.


(http://desmond.imageshack.us/Himg834/scaled.php?server=834&filename=fotografia0125a.jpg&res=medium)

(http://desmond.imageshack.us/Himg194/scaled.php?server=194&filename=fotografia0136.jpg&res=medium)

(http://desmond.imageshack.us/Himg43/scaled.php?server=43&filename=fotografia0144.jpg&res=medium)
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: Santos Silva em 09 de Agosto de 2011, 22:02
Muito bom!!! Mais um bem encaminhado! :clap:
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: tmrcoelho em 10 de Agosto de 2011, 20:11
O Mitsubishi Colt não para de surpreender, além de ter um invulgar sistema de altas e baixas na caixa de velocidades, descobri que o carro tem vidros de cor (verdes), e não foi modificação porque os vidros têm as marcas da origem, corrijam-me se estiver enganado mas é coisa que também não se vê muito.
Infelizmente também descobri que ele tá a consumir um pouco de óleo, provavelmente devem ser os segmentos porque ele deita um fumo um bocado azulado. Até ver não vou mexer no motor, vou repondo o óleo para manter o nível, porque tenho uma reparação mais importante para fazer no deposito da gasolina que está muito ferrugento por dentro e irá acabar por fazer buracos para o exterior do deposito.
Descobri isto porque o meu pai e um amigo foram buscar o carro quando o comprei e ele em menos de 100kms parou umas 10 vezes pelo caminho com o filtro da gasolina tapado, tive de tirar o deposito fora para limpar e vi que está muito ferrugento por dentro.
Felizmente sei da existência de uns produtos próprios para recuperação dos depósitos, que é um acido que arranca tudo do metal deixando o deposito limpinho e depois usa-se uma espécie de resina/cola enfim o que lhe quiserem chamar que cria uma camada protectora para as paredes do deposito.
Se quiserem dar alguma sugestão sou todo ouvidos.
Cumprimentos.
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: Kaizen em 10 de Agosto de 2011, 20:28
Citaçãocorrijam-me se estiver enganado mas é coisa que também não se vê muito.

São comuns, desde a década de 60. Os vidros dos carros montados em Portugal é que eram incolores, quase todos, porque há alguma excepções.
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: tmrcoelho em 02 de Outubro de 2011, 19:58
já se passou algum tempo desde a ultima actualização do tópico, por isso aqui vai.

Já tenho um orçamento do material para substituir os segmentos e a distribuição:
Segmentos, capas de biela, jogo de juntas, tensor e correia de distribuição são 380€ mais iva com 30% de desconto. :eusa_think:

Ainda não vi como está a correia da distribuição mas não faz mal nenhum precaver-me em comprar a correia e o tensor.

O carro soluça bastante quando se pisa mais de meio acelerador e abre a 2ª câmara do carburador, o mecânico diz que pode ser da mistura ar/combustível, sujidade ou folgas, isto não é grave porque ele só com meio acelerador tem força que baste, mas estou à espera de um jogo de reparação do carburador para dar-lhe uma boa revisão, quero ver aquele motor a 100% das capacidades  :green:

O Sr. Nelson deve estar recordado do bico do mija de trás partido, a agua antes de cair no vidro sobe uns 2 metros no ar  :icon_lol: , mas com muita sorte existe um bico igual no armazém da mitsubishi na holanda e já vem a caminho, se vier a tempo já vai ao encontro informal sul com esse pormenor resolvido.

Tenho de dar uma vista de olhos no escape que pelo barulho deve ter uns furinhos  :)

Já tenho os produtos para arranjar o deposito, mas ainda não houve disponibilidade para o reparar, só será depois do encontro porque o deposito tem de ficar uma semana sem gasolina para solidificar bem a resina, por enquanto ando com 2 filtros de gasolina suplentes no tablier  :assobio

Também tenho de dar uns retoques nos cantos dos guarda-lamas e das portas que estão ligeiramente enferrujados.

Se alguém tiver tiver umas palas de roda bonitas com o símbolo da mitsubishi que queira vender é só dizer alguma coisa.

volto a actualizar quando houver novidades. sugestões, dicas e conselhos são bem-vindos(as).


Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: kombota em 03 de Outubro de 2011, 09:03
Viva Tiago,

Relativamente à correia de distribuição quando comprei o carro verifiquei o seu estado e pareceu-me estar boa, no entanto é sensato substituir e assim evitar surpresas.

Nos km´s que fiz com o Colt, não me apercebi que ele queime óleo. É normal carros com esta idade queimarem algum óleo, mas se não for excessivo não faz mal nenhum. O motor tem força, não fuma, e apenas o estás a utilizar ocasionalmente.

Se decidires reparar o motor obriga-te a ter que fazer obrigatoriamente uma rodagem como deve ser.

Relativamente ao carro soluçar acredito que o problema continue no depósito e nas impurezas que eles contêm. Tenta reparar primeiro o depósito. Se o problema persistir avançar para outras etapas. 

Vou ficar atento a material para esse carro.

Cumprimentos,

Nelson (kombota)

P.S - Tiago esquece o "Sr." Até fico agoniado....
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: tmrcoelho em 03 de Outubro de 2011, 12:43
Citação de: kombota em 03 de Outubro de 2011, 09:03

P.S - Tiago esquece o "Sr." Até fico agoniado....


Peço desculpa Nelson  :lol
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: tmrcoelho em 03 de Outubro de 2011, 13:00
Reparar o motor é uma ideia a longo prazo, ele nos primeiros quilómetros que fiz com ele fumegava bastante, mas com o passar dos quilómetros o fumo tem vindo a diminuir, o cheiro a óleo é que persiste, tenho controlado o consumo de óleo e não é preocupante, já houve muita gente que aconselhou a usar um aditivo para o óleo, mas é uma ideia que não vejo com bons olhos.

A distribuição é para mudar, pelo menos fico a saber quantos quilómetros de uso tem, os soluços pelos sintomas deve ser do carburador, porque no dia que o fui buscar tirei o deposito para limpar, e depois voltei a monta-lo já limpo e ele soluçava na mesma, e sente-se no pedal do acelerador uma ligeira prisão a meio que é quando abre a 2ª câmara e começam os soluços.

Nelson vai estar presente no encontro dia 9 de Outubro certo?
Vamos ter oportunidade de nos conhecer-mos e trocar mais impressões e irá matar saudades do colt.
Infelizmente  o meu pai não vai poder ir, vou com um amigo do clube de clássicos do carregado.     
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: Pericão em 24 de Outubro de 2011, 00:05
Não tenho palavras... :drool: :drool: :drool: :drool:

Esse Colt está com uma aparencia tão boa... :thumbsup Parabéns aos dois que o compraram. É bom ver que os Mitsubishi vão aparecendo pouco a pouco. :D

Sabia de um Colt igual mas já com o restling do ano de 1983, mas infelizmente já se foi. É um carro que também sonho em ter um.
Esse Motor é quase igual ao meu, tanto a tampa por onde se deita o óleom e a tampa da correia, a vareta e os apoios. e há mais, o motor das escovas também me parece igual. :)

epá... Parabéns!!! :D :D :thumbsup


Só um aparte... Perguntaram mais atrás se esta era a primeira geração Colt, mas não é, este é a 2ª geração, apesar de este ser o primeiro a ser chamado somente de Colt.
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: tmrcoelho em 28 de Outubro de 2011, 19:15
Pelos catálogos de fabricantes de peças este é o colt de 1ª geração, mas somente com o nome colt, antes deste houve o colt galant que o umtali tem 1, colt lancer entre outros.

Era um carro que eu só conhecia do jogo Gran Turismo 4 e 5 e achava-lhe muita piada por eu ter um colt novo e aquele ser um colt antigo, quando vi o carro a venda na Internet quase cai para o lado.

Neste momento o colt encontra-se imobilizado na garagem porque estou a restaurar o depósito e não está fácil porque a ferrugem é muita, mas tudo se resolve, estou dependente da disponibilidade de um familiar que tem mais jeito para estas coisas por isso só depois de dia 6 de Novembro é que o deposito fica operacional.

De seguida vou dar uma revisão ao carburador, (já tenho o kit de reparação), na esperança de eliminar os soluços, porque já fiz o teste ao controlador de vácuo do carburador e está em plenas condições, e quero ver como ele está a nível de emissões de gases, para não ter surpresas na inspecção em Maio.

Comprei uma chave original do carro na mitsubishi para ficar com uma suplente, ainda tenho de abrir as ranhuras.

Entretanto a ver se mudo a distribuição; tensor, correia e retentores.

Estou a ver se faço um pé de meia para fazer stock de peças de desgaste.

Tenho de comprar tinta para dar uns retoques num pontos da carroçaria que estão a ser atacados pela ferrugem.

E queria encontrar um carro igual, mesmo que não tenha esta caixa de velocidades e se encontre em pior estado para dador de peças para assegurar o futuro do colt.

Se alguém tiver material para este carro diga alguma coisa.

Com tempo e dinheiro tudo se faz, a parte do dinheiro é que é mais complicada mas arranja-se sempre qualquer coisa. :lol
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: blardY em 29 de Outubro de 2011, 13:14

Tudo se faz, é preciso é calma e não deixar que a crise passe (não vá isto piorar) :green:

Vi este, mas é demasiado caro para desmontar, e mesmo não estando no teu, merece ser salvo.

http://www.standvirtual.com/carros/Mitsubishi/Colt/P5347696/ (http://www.standvirtual.com/carros/Mitsubishi/Colt/P5347696/)

  :thumbsup
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: tmrcoelho em 29 de Outubro de 2011, 13:33
Parece estar em bom estado, é um A151A, mas fazem referencia que é de 1200cc mas a tampa das válvulas é igualizar à do meu. Deve ser como o 4d55 e 4d56 por for são iguais mas um é 2300cc e o outro é 2500cc.

Vale a pena ser salvo. Gosto desta versão antes do facelift de 1983, mas o painel de instrumentos é diferente do meu.
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: tmrcoelho em 01 de Novembro de 2011, 12:11
Viva, o deposito da gasolina já foi todo "desenferrujado" e já levou a cera/resina ontem, agora fica estacionado umas 2 semanas para secar bem, nas instruções diz para deixar secar pelo menos uma semana mas vou deixar 2, depois vou lavá-lo bem por fora e pintá-lo para ficar como novo.

Hoje ainda conto ir ás Caldas da Rainha fazer uma visita ao AJA e procurar umas palas que assentem bem.
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: dms em 07 de Novembro de 2011, 14:37
muito bom!! e que bela aquisição, tanto do anterior dono como o actual ;)
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: tmrcoelho em 30 de Novembro de 2011, 20:38
Viva, depois de algumas semanas sem noticias está na hora de actualizações, neste momento o colt está operacional com o deposito da gasolina restaurado por dentro e por fora, no fim de semana fiz uns 60 km's só para matar saudades, pois estive 1 mês e pouco sem andar nele.

Entretanto o colt também já tem uma chave nova original da Mitsubishi, a chave de origem é para guardar.

Brevemente o carburador vai ser revisto, e uns podres nos cantos das abas dos guarda-lamas para tratar.
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: tmrcoelho em 26 de Dezembro de 2011, 20:14
Boas.

Espero que tenham passado um bom natal com boa companhia, boa comida, boa bebida e muitas prendinhas.

No fim de semana passado tive de ir com o colt à inspecção, havia um erro com a data de registo do carro, no livrete diz que o registo é de 1-1-1982, e no papel da inspecção dizia que o carro estava inspeccionado ate meados de maio, fui com ele a inspecção no sábado passado para acertar a data de inspecção com o registo.

Tive o cuidado de verificar as luzes, fiz umas palas provisórias para não apanhar surpresas, mas fui surpreendido com uma fuga de gasolina pela bomba de gasolina, reprovaram o carro, tive de vir a casa resolver o problema, por sorte tenho um tio que tem um elevador, pus o carro no ar para ver e a gasolina pingava quase a fio por uma ponta de tubo ligado a bomba com um parafuso na ponta a "tapar", nem umas abraçadeiras a apertar nem nada. Troquei o parafuso por uma ponta de uma broca partida com abraçadeiras bem apertadas e lá segui outra vez para o centro ipo.

No fim fiquei com uma folha de inspecção sem deficiências, contudo o examinador não reparou num fole da transmissão solto e sem massa  :lol

Nelson queria saber se a bomba que o carro tem é indicada para o carro ou é uma adaptação.

Bom ano novo a todos
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: kombota em 04 de Janeiro de 2012, 09:53
Viva Tiago,

Sim a bomba é a indicada para o carro, não sendo a original.

Veio dos EUA, onde ainda é possivél encontrar alguma material para esse modelo.

Abraço.

Nelson
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: tmrcoelho em 04 de Janeiro de 2012, 19:26
Então tenho de investigar melhor isso que se a bomba é indicada para o carro qual é a lógica de a bomba ter um tubo tapado.

Até pode ser que a origem dos soluços seja disso.
Título: Re: Mitsubishi Colt A156A
Mensagem de: kombota em 12 de Janeiro de 2012, 20:06
Viva Tiago,

A antiga e original tb o tinha.

Tenho ideia de lhe ter colocado essa questão e penso que a resposta que ele me deu foi para o caso de ser necessário sangrar/ limpar o circuito.

Nelson (kombota)