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Área pública => Garagem => Tópico começado por: 2400GT em 03 de Setembro de 2011, 00:14

Título: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: 2400GT em 03 de Setembro de 2011, 00:14
Boas.

Como alguns sabem, ando á cerca de um ano a restaurar aos poucos ( conforme me vai dando a vontade ) um Totota Corona 2000 GSL, modelo RT85 JDM, versão que só foi fabricada para os mercados Japonês, Australiano e tb RSA ( Republica Sul Africana ).

Para Portugal por aquilo que julgo saber,  existiram os RT81 com 1600 e mais tarde 1800cc, com os interiores de manometros quadrados ( este por dentro parece o Celica da altura ).

Descobrí este carro quando ia almoçar na margem sul, parado num descampado ao lado de uma oficina, onde tinha sido colocado fazia 3 meses, pelo dono da oficina onde estava há mais de 18 anos parado.....

Como devem calcular, e dado que ainda por cima o carro é RHD ( nunca os fizeram LHD ), o destino desta raridade era o sucateiro em breve, e já la tinham andado uns curiosos a mexer no carro ( a estragar basicamente...), para lhe levarem os frisos dos vidros que estão em falta, e o automático dos piscas....fizeram tb o favor de lhe perder a chave, o que me obrigou a desmontar o canhão da fechadura e enviar para a casa das chaves logo após a compra  >:D

O que mais impressionava no carro éra ver um Toyota de 1971 sem vestígio de ferrugem em lado nenhum, o carro estáva virtualmente impecável, fruto de sempre ter sido carro de garagem, e de ter vivido alguns anos na África do Sul, onde o sol reina a maior parte do tempo, tendo sido trazido para PT pelo seu anterior proprietário em 1976.

Os interiores estão rigorosamente impecáveis e apenas as alcatifas estavam velhas, assim com a pintura que estava bastante queimada pelo sol por ser vermelha ( RAL 3003 Ruby Red ).

O carro passava a maior parte do tempo parado na garagem e só era usado nas férias, por isso tem 70.000km's....entretanto o homem regressou definitivamente para a RSA e ofereceu o carro ao dito mecânico que não lhe ligava nada e assim ficou tapado com uma manta na oficina 18 anos até ir para a rua e Eu o ver  :D

Aqui esta a foto de TLM no descampado no dia em que o encontrei/salvei, e comprei na mesma hora que o ví ( o que me chamou a atenção foram os espelhos é claro )  :green: :

(http://img560.imageshack.us/img560/7475/img0043axf.jpg)

A mecânica estava completamente acamada, os travões colados, o motor rodava, mas não tinha chave para o tentar por a trabalhar e a direcção estava trancada.....O preço foi simpático e assim chamei o reboque e foi para casa logo naquele dia á tarde e assim ganhei mais uma dôr de cabeça, que dura á cerca de um ano, e cujo projecto se encontra agora bastante adiantado.

Amanhã coloco umas fotos e as peripécias deste restauro, fica aqui uma foto de como está o compartimento do motor e por ela já podem calcular uma parte do trabalho que efectuei até agora....

(http://img197.imageshack.us/img197/8818/img0984dz.jpg)

Abraços

Jorge

PS : Imagem do carro na publicidade da época :

(http://img84.imageshack.us/img84/4034/mw8174a.jpg)



Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: Toylex em 03 de Setembro de 2011, 08:31
Uma maravilha, parabéns  :clap:

A ver pela zona de motor, está a ficar Muito Bom, com boa vontade vai até ao fim   :thumbsup
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: Umtali em 03 de Setembro de 2011, 21:11
Muitos parabéns pelo trabalho Jorge e continuação de bom trabalho pois já não deve demorar muito a devolver mais um JA à estrada (ainda por cima um RHD  :assobio)  :thumbsup
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: 2400GT em 03 de Setembro de 2011, 21:49
Obrigado a Todos pelos comentários ao meu Corona  :thumbsup

Tb queria deixar um especial agradecimento ao Fausto, a quem tenho ligado de vez em quando a perguntar informações acerca dos Toyota Corona, pois ele conhece o modelo muito bem, e Eu percebo mais é de Datsun.....

Depois de levar o embrulho para casa, os primeiros trabalhos que efectuei foram resolver a questão da falta da chave e o problema dos travões colados.

Como graças a Deus, existem a WWW e o Ebay que resolvem muita coisa, tive de mandar vir quase tudo até agora para o carro da Australia, através do EBay.au.

Ao nível da travagem tudo foi substituido, desde bombas centrais aos tubos flexíveis, ás polies, e aos calços, sendo que as maxilas da frente foram reconstruidas por mim com vedantes novos..... até tubos rigidos trocou, pois tudo estava acamado e entupido  ::) do original só ficaram os discos da frente que estavam em muito bom estado.

Já que estava debaixo do carro, tratei o fundo e ficou como novo como as imagens mostram, não tirei muitas fotos nesta fase ( perguiça ), mas dá para ver o que foi feito...só nesta fase entre chegar o material e o trabalho propriamente dito, passaram-se uns bons 3 meses.

(http://img827.imageshack.us/img827/2615/dsci0512.jpg)

(http://img268.imageshack.us/img268/8768/dsci0513.jpg)

(http://img825.imageshack.us/img825/5791/dsci0514.jpg)

(http://img40.imageshack.us/img40/3180/dsci0515a.jpg)

(http://img13.imageshack.us/img13/9283/dsci0516h.jpg)

(http://img225.imageshack.us/img225/9872/dsci0517s.jpg)

De seguida passei para a embraiagem, que apesar de estar colada, depois de alguma persistência descolou, e levou as bombas central e secundárias novas, foi afinado o pedal e ficou impecável...Aqui mais uma foto do motor do carro, amanhã coloco mais fotos e detalhes do restauro.

(http://img405.imageshack.us/img405/6922/dsci0518l.jpg)

Bombas centrais travões e embraiagem novas

(http://img13.imageshack.us/img13/1299/dsci0519r.jpg)

(http://img683.imageshack.us/img683/4498/dsci0521f.jpg)

Abraços

Jorge











Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: Flyingtiger em 03 de Setembro de 2011, 22:19
Parabéns, tens aí um trabalho bem realizado  :thumbsup, estou cheio de vontade de ver algumas fotos desse interior ao estilo Celica  :lol
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: 2400GT em 04 de Setembro de 2011, 19:21
Quando acabei de resolver os problemas da travagem e da embraiagem, passei para o motor.

As primeiras tentativas foram decepcionantes, pois o carro tentava pegar mas não passava disso...Após uns bons 3 finais de tarde á guerra com cabos de velas, velas, distribuidor, bobines, etc....etc......descobrí por acaso ao dar á chave do lado de fora da janela o problema....

Não saia fumo do carro atrás logo...o escape estava entupido.

Depois de muito procurar, encontrei um escape original no EBay.uk e quando ele chegou foi só montar, confirmar tudo o que tinha feito antes e voilá ! Á segunda vez que dei á chave pegou com um roncar surdo e um ratére tal que os meu cães desapareceram durante o resto do dia para a parte de trás da casa   :lol :lol :lol

Em relação á zona do motor levou praticamente tudo novo, e fui montado consoante as peças iam chegando...de memória :

Cabos de velas, velas, bobine, platinado, condensador,bomba de gasolina,bateria, tubos de radiador, limpeza e pintura do radiador, termostato,filtros de ar, gasolina e óleo, óleo 10w40 Castrol GTX, tampa do distribuidor, regulador de tensão, e para finalizar um carburador novinho em folha que conseguí encontrar no Ebay.us, além de uma data de outras pequenas coisas de promenor.

Trabalhou muito bem durante uma semana, depois voltou a não querer pegar   :duh:

Passei-me da tola    :tijolos

Depois de mais uns testes e de tirar a tampa do carburador lá descobrí o problema....Estava tudo entupido, ou seja, o depósito de gasolina estava contaminado por dentro....

Amanhã conto-vos como resolví mais este problema, entretanto mais umas fotos da máquina

Abraços

Jorge


A gravação na tampa das válvulas não deixa dúvidas : TSA - Toyota South Africa

(http://img585.imageshack.us/img585/4074/img0988ws.jpg)

Coisa rara de ser vista cá pelo burgo ;)

(http://img268.imageshack.us/img268/4687/img0989ry.jpg)

Quando desmontei o radiador e as grelhas, aproveitei e tratei a frente interior do carro

(http://img716.imageshack.us/img716/9557/img0990jp.jpg)

Logos :

(http://img851.imageshack.us/img851/558/img0991l.jpg)

(http://img846.imageshack.us/img846/2113/img0992f.jpg)



Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: Umtali em 04 de Setembro de 2011, 22:32
CitaçãoA gravação na tampa das válvulas não deixa dúvidas : TSA - Toyota South Africa

Para quem não sabe, a Toyota tem fabrica na Africa do Sul e fabricava (não tenho acompanhado aquele mercado ultimamente...) muitos dos componentes localmente (à semelhança da Datsun) ... da mesma forma que aplicavam acessórios iguais numa vasta gama de modelos (p.ex. volante Corona na Hilux, etc !!!)  :thumbsup
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: dms em 05 de Setembro de 2011, 01:31
muito bom!
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: mizé em 05 de Setembro de 2011, 09:13
O carro está muito bonito!

Bem sei, por experiência propria, o que é procurar peças: às vezes um verdadeiro inferno!

Mas depois compensa, se compensa!

E a carroçaria desse está bem, o que facilita bastante.

Continuação de bom trabalho
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: blardY em 05 de Setembro de 2011, 09:51

Irra, estava a ver que envelhecia sem ver fotos do maquinão!!  :green:
Sem dúvidas que fizeste bem em agarrar esse maquinão, mais um modelo diferente que veio para cá e merece ser bem tratado.
Como sei que és um rapaz dado à "bricolagE" e tens conhecimento suficiente para te desenrascares de qualquer "bruxedo" que se agarre à máquina (conta-nos o episódio do depósito da gasolina), foi cair em mãos certas. Aliado a isso tens a ajuda interminável do nosso amigo Fausto Silveira, por isso esse carro está em condições de no dia 9 de Outubro estar parado lado a lado com outros dois sul africanos em São Pedro do Estoril  :green:

Reparei que as bombas e os discos do teu carro são iguais ou muito semelhantes aos dos Datsun´s PB210 sul africados!
Parabéns pelo trabalho, a zona do motor está fantástica. Mostra-nos os interiores.

Mais um JA para a tua fantástica colecção (non-JAp´s excluded)  :thumbsup
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: LCNeto em 05 de Setembro de 2011, 15:12
Jorge  :thumbsup  :thumbsup  :thumbsup
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: FC em 05 de Setembro de 2011, 20:24
grande maquina
estou com uma pequena duvida,os para choques em preto.
julgo que são cromados,mas como veio da Africa do sul, pondero serem em preto.
Eu sou suspeito mas é um modelo muito bonito esse RT85
esta carroçaria em Portugal é RT81,RT84 e equipa com varios motores todos de 4 cilindros sempre acima de 1500 cm3
Jorge continua com o excelente trabalho e alguma duvida apita
PARABENS :thumbsup
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: Umtali em 05 de Setembro de 2011, 22:26
Citaçãoestou com uma pequena duvida,os para choques em preto.
julgo que são cromados,mas como veio da Africa do sul, pondero serem em preto

Também sou da opinião que os para-choques são cromados ... como demonstra a publicidade e era costume na época  :thumbsup
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: 2400GT em 06 de Setembro de 2011, 18:29
Sim, claro que os párachoques são cromados, alguém no passado os pintou de preto, pois deviam estar a precisar de re-cromar.

Estão no entanto em muito bom estado, o que vai facilitar o tratamento de cromagem que lhes vou dar.

Mais logo continuo com a "reportagem" do restauro.

Abraços

Jorge

Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: prelude guy em 06 de Setembro de 2011, 18:35
Jorge,

muito bom  :thumbsup

Aliás, vindo de ti nem se esperava outra coisa  :green:

Já está inscrito para o informal de Outubro?  :angel:
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: 2400GT em 06 de Setembro de 2011, 21:09
He,he....Vocês são muito optimistas  :green:

Ainda falta pintar o carro todo e mais uma data de coisas, portanto duvido que acabe a tempo do informal de Outubro, mas fica prometida para o proximo informal a presença do Corona.

Para este informal deverei levar o Datsun 180B Coupé, que alguns ainda não viram ao vivo.

Voltando á estória do restauro, depois de muito trabalho e de estar uma semana a trabalhar impecávelmente, de repente deixou de trabalhar  :thumbdown:

Andei a ver o que se passava e verifiquei que o carburador estava completamente entupido com pequenas particulas de ferrugem e uma espécie de "gosma" cinzenta que tinha conseguido passar o filtro de gasolina........estava tudo entupido e tudo tinha de ser limpo e desarmado, incluindo a bomba de gasolina e o carbudador que eram novinhos em folha.... :wall

Só havia uma explicação : O depósito estava contaminado com depósitos de ferrugem e de gasolina velha, fruto dos 18 ou 20 anos que esteve parado e só havia uma coisa a fazer....Tirar o depósito fora e resolver o problema pela base.

Depois de investigar durante uma semana na net a melhor forma de o fazer, optei pelo método de decapagem interior do depósito por acido fosfórico e posterior electrólise e selagem do mesmo.

Assim sendo, e seguindo as recomendações deste site que vos recomendo para quem tiver o mesmo problema, pois dificilmente poderia estar mais explícito : http://www.mopedarmy.com/wiki/Removing_rust_from_a_gas_tank (http://www.mopedarmy.com/wiki/Removing_rust_from_a_gas_tank)

Ataquei o problema !

Removí o depósito , tirei a sonda e olhei lá para dentro e fiquei estarrecido  :hum:......Era um cenário impressionante de lodo e ferrugem lá dentro, embora não observa-se sinais de corrosão exterior ao depósito, apenas interior.

Depois de o lavar exaustivamente por dentro através da utilização de uma máquina de jacto a 130bar para remover a maior gosma ( acreditem que sairam quilos lá de dentro ! ), deitei 5 litros deste produto ( Desox ) lá dentro e depois de selar os orificios do depósito, abanei aquilo durante uma boa meia-hora, de forma ao produto chegar a todo o lado dentro do depósito.

(http://www.estanciadoareeiro.pt/uploads/t_book_27n5r3d6h75nnq8de9rsgtpylu4h.jpg)

Desox , informação detalhada : http://www.davis.com.br/Boletim/40.htm (http://www.davis.com.br/Boletim/40.htm)

Este produto tem a vantagem de ser decapante da ferrugem, e é extremamente eficaz, embora de seguida tenha de ser neutralizado com uma base alcalina, pois é um ácido e não pode ficar em contacto com o metal .....

Deixei o produto actuar durante a noite e de manhã o cenário lá dentro era agora bem diferente :angel:

O depósito apresentava-se agora limpo e na côr do metal na maioria do mesmo, embora persistissem algumas zonas ainda resistentes....Depois de o lavar novamente com a máquina de jacto, passei á fase 2, ou seja, a decapagem interna por electrólise.

Depois de encher o depósito com 70 litros de água, misturada a cada 10 litros com 3 colheres de Carbonato de Sódio ( Vulgo Blanka das máquinas de lavar roupa ), mergulhei pela zona da sonda um varão de aço de 13mm das obras inserido numa rolha de cortiça para que não fizesse contacto com as laterais do depósito e com o comprimento calculado, de forma a não conseguir tocar no fundo do depósito ( muito importante ! ).

Se seguida liguei um carregador de baterias á corrente, ligando o borne negativo ao depósito e o positivo ao varão de aço de 13mm, e quase de imediato começa-se a observar uma reação química de electrólise dentro do depósito, visivel pela formação de uma enorme formação de bolhas de hidrogénio a sair da mistura e formação de espuma. O que basicamente acontece é que por força da indução da corrente electrica, a ferrugem começa a saltar da chapa do interior do depósito e a ser atraida pelo anodo positivo ( varão de aço  ), que tb vai por acção da corrente electrica, começar a perder bocado de aço que se vão depositar nos locais fragilizados pela anterior ferrugem ;)

Esta operação tb tem a vantagem de ser feita utilizando uma base alcalina, que vai neutralizar qq vestigio do ácido fosfórico, anteriormente utilizado na fase 1 do processo.

ATENçÂO : O Hidrogénio é altamente inflamável, logo esta operação deve ser feita ao ar livre, para não fazermos saltar o telhado lá de casa !
Deve-se ir adicionando água misturada com o Carbonato de Sódio ao depósito, conforme esta vai evaporando, para evitar que o anodo fique exposto ao ar. De vez em quando tem de se tirar o anodo para fora e limpar com um pano a ferrugem que está agarrada ao mesmo e acreditem que no meu caso, a ferrugem agarrada era de tal ordem que fazia uma espécie de cacho agarrada ao anodo !

Mais um site relativo a este processo de limpeza :

http://antique-engines.com/electrol.asp (http://antique-engines.com/electrol.asp)

Depois de 2 dias a fazer electrólise, o processo ficou completo e sabemos que é assim, pois deixa de haver observação de reacção quimica na mistura, pois a ferrugem fica completamente limpa do objecto, e não havendo mais nada para limpar, o processo pára sozinho.

Dei mais uma tareia de máquina de jacto lá para dentro, agora tinha finalmente um depósito completamente decapado por dentro da côr do aço inoxidável :green:

Passei assim á fase 3 do processo, ou seja, a selagem interna do depósito através da utilização deste produto que mandei vir do EBay.uk, e do qual tb já tinha ouvido falar maravilhas :

(http://stores.metalrestorationproducts.com/media/00/a64733d12f5a09e53f6908_s.jpg)

http://www.kbs-coatings.com.au/kbs-gold-standard-tank-sealer (http://www.kbs-coatings.com.au/kbs-gold-standard-tank-sealer)

O Gold Seal da KBS é uma espécie de resina epoxida, que depois de secar é completamente imune a solventes de toda a espécie, ácidos, sal, etc......(aliás, nem com uma chave de fendas se consegue arranhar aquilo depois de secar, parece aço ).

Assim, depois de estar 2 horas a secar o depósito por dentro através da utilização de uma pistola de calor, tratei o mesmo com este produto, e depois ficou a curar cerca de uma semana ( o minimo são 3 dias ), e assim fiquei com um depósito novo  :dance:

Tratado por dentro, passei a tratar o depósito por fora, que foi decapado e pintado com primário de chapa e tinta preta de alta temperatura ( anda perto do escape...) e ficou impecável....já que o depósito estava fora, coloquei uma nova sonda de combustível,  tratei e pintei toda a zona da mala e o resultado foi este :    

(http://img839.imageshack.us/img839/9611/img0995n.jpg)

(http://img594.imageshack.us/img594/2664/img0996n.jpg)

(http://img706.imageshack.us/img706/7365/img0998lj.jpg)

(http://img683.imageshack.us/img683/1802/img0999za.jpg)

(http://img855.imageshack.us/img855/1811/img1000t.jpg)

Depois de terminar de tratar a mala, ainda tive de desmanchar, limpar e montar novamente todo o sistema de combustível do carro, pois tudo estava entupido. No final coloquei dois filtros em vez de um antes do carburador, e foi apenas dár á chave umas 3 ou 4 vezes até carregar o sistema e voilá : O Corona ressuscitou a até hoje nunca mais deu qq tipo de problemas ( afinal é um Toyota... :thumbsup )

Todo este processo demorou mais um menos um mês de trabalho até ficar tudo como as fotos documentam.

Amanhã continua o relato.

Abraços

Jorge












Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: Flyingtiger em 06 de Setembro de 2011, 23:09
 :clap: :clap: IMPECÁVEL  :clap: :clap:
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: dms em 07 de Setembro de 2011, 13:18
bem... isso foi qualquer coisa de fenomenal.. todo esse processo só para limpar um depósito...
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: toyota1000 em 07 de Setembro de 2011, 15:25
Mas que belo procedimento, muito bom  :clap: :clap:

Quando me reformar, ou seja daqui a 40 anos !! (se na altura ainda existirem reformas) também me quero dedicar a estas actividades!  :assobio :assobio
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: 2400GT em 07 de Setembro de 2011, 23:35
Boas.

Amanhã continua o "documentário", pois cheguei agora do trabalho.... ::)

Abraços

Jorge

Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: dms em 08 de Setembro de 2011, 03:24
ah espero bem que continues mesmo :D
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: blardY em 08 de Setembro de 2011, 11:44

Depois desse relato, ainda fica mais claro o porquê de quando falavas "na bruxa" que havia dentro do depósito do corona, nunca te dava muito para rir, e até és um tipo divertido  :green:  :lol

O interior da mala ficou impecável. Continua o report e parabéns pelo trabalho  :thumbsup
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: 2400GT em 09 de Setembro de 2011, 22:23
Ora bem, continua então o "documentário" do Corona.

Agora que já estava toda a parte mecânica tratada, a parte de baixo do carro, o depósito e a mala, estava na hora de passar a tratar do interior.

Assim, desmontei todo o interior do carro, arranquei as alcatifas velhas e o forro do piso e mandei para o lixo, pois estava tudo velho e a cheirar mal.

Depois encomendei uma alcatifa igual á original ao meu fornecedor habitual no EBay.au, que recomendo a todos, pois tem uma qualidade excelente, não são caras e vêm perfeitas e com a parte de baixo do modelo em causa moldada na carpete a vapôr, ou seja, praticamente basta colocar dentro do carro e colar as laterais na posição certa  :angel:

O seller é o Allcarcarpets, basta procurarem no Ebay.au.

Depois de desmontar todo o interior, e as quartelas das portas tb, limpei tudo muito bem inclusivé as colas velhas com diluente, e apliquei em todo o fundo do carro uma finissima camada de Gravitex, assim como na parte interior das portas, de forma a que nenhuma humidade alguma vez consiga mais chegar á chapa pelo lado de dentro.

De seguida pintei todo o o interior do carro de novo, com a côr dele e depois de secar, apliquei uma valente camada de cera de abelha da 3M á pistola para dentro das embaladeiras, interiores das portas, e em todos os locais onde eventualmente a humidade se possa depositar.

Aproveitei, desmontei tb as grelhas em frente ao pára-brisas do carro, limpei tudo e fiz o mesmo tratamento, complementando no final com cêra de abelha á pistola.

Gastei no total 2 kgs de cêra nesta operação, e ficou com uns cartões por baixo a pingar de um dia para o outro até parar ( duvido que alguma vez mais volte a ganhar lá o que quer que seja...)  :dance:  

( Este foi o mesmo tratamento que fiz quando montei o interior do meu SSS, está cheio de cêra em todo o lado...).

Antes de tratar o interior do carro retirei todos os tapa furos velhos de borracha do fundo do carro, mandei para o lixo e comprei plugs novos, que instalei depois da pintura estar seca, como podem ver nas imagens.

De seguida, restaurei as quartelas das portas com um produto de limpeza de vinil, pintei os frisos cromados com tinta própria e apliquei novos plásticos de protecção no interior das portas, não sem antes limpar e encher de massa consistente todos os mecanismos dos vidros, que agora parecem uma pluma a actuar  :green:

O resultado foi este das fotos, após esta fase existem mais uns avanços, que depois coloco fotos aqui no fórum amanhã , assim como do aspecto agora das quartelas das portas.

Abraços

Jorge


Depois de pintado de novo....

(http://img714.imageshack.us/img714/1142/img0977u.jpg)

Protecção do interior das portas antes da tinta

(http://img215.imageshack.us/img215/1994/img0979du.jpg)

Painel de instrumentos á " La Celica"...

(http://img21.imageshack.us/img21/2181/img0980iq.jpg)

(http://img822.imageshack.us/img822/7679/img0981lr.jpg)
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: prelude guy em 10 de Setembro de 2011, 11:53
Tu 'tás um mestre  :clap:

Bem, como estás a documentar isto à posteriori não adianta dar sugestões... mas fica o trabalho bem documentado

:thumbsup
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: rpm em 10 de Setembro de 2011, 13:14
Fantástico tópico, muito obrigado! Tudo documentado ao pormenor, não se limita a listar os trabalhos. Opta antes por explicar como se faz, que é o que realmente interessa. Um exemplo para todo o fórum!  :thumbsup
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: tmrcoelho em 10 de Setembro de 2011, 14:29
Boas, o deposito do Colt queixa-se do mesmo mal, vai ser tratado no próximo fim-de-semana, já tenho um kit de produtos de finalidade identica mas de outro nome, "Restom".
E já agora esse restauro tá demais, espetacular.
Cumprimentos
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: dms em 10 de Setembro de 2011, 14:39
Esse restauro está qualquer coisa...

muitos parabéns!
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: 2400GT em 10 de Setembro de 2011, 16:43
Obrigado a Todos pelos comentários  :brinde

Existem mais umas actualizações que vou colocar assim que possivel.

abraços

Jorge
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: 2400GT em 10 de Setembro de 2011, 16:46
Citação de: prelude guy em 10 de Setembro de 2011, 11:53
Tu 'tás um mestre  :clap:

Bem, como estás a documentar isto à posteriori não adianta dar sugestões... mas fica o trabalho bem documentado

:thumbsup

Manda sugestões, pois são sempre bem vindas.

;)
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: Jersey em 16 de Setembro de 2011, 04:20
Realmente está tudo muito bem documentado!  :clap:
O processo de tratamento do depósito de combustível, está fantástico!
Obrigado pela partilha Jorge!  :thumbsup
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: 2400GT em 16 de Setembro de 2011, 22:13
Depois de alguns dias de interregno, aqui vão mais umas novidades acerca do restauro do Corona.

Pela altura do ultimo post, estava o interior do carro todo pintado e bastava começar então a montar novamente os interiores.

Faltava-me encontrar os revestimentos acústicos iguais aos originais, que entretanto tinham ido para o lixo, pois estavam em muito mau estado.

Corrí várias casas da especialidade em Lisboa, mas ninguém tinha já aquilo, é uma espécie de feltro grosso com cerca de 15mm de espessura, e só encontrava esponja e aglomerado de esponja ( também servia, mas não era a mesma coisa...).

Falei com um dos meus "mestres" de restauro auto, que me indicou uma casa em Setúbal, onde finalmente encontrei aquilo que procurava....a empresa chama-se "Casa das Napas" e fica ao lado do centro de emprego e da loja da Piaggio e é um mundo, pois tem tudo aquilo que se possa imaginar para estofadores auto e ainda têm muito material antigo - fica aqui a dica.

Comprei então uma peça com 6m2 e como já tinha esta experiência anterior da montagem do meu SSS, andei 3 dias armado em estofador  :lol:

Comecei por montar plasticos novos de protecção no interior das portas e por fixar as quartelas das portas, que já tinham sido tratadas anteriormente, e que ficaram impecáveis, como novas.

De seguida montei o revestimento acústico no interior de todo o carro, aplicando spray cola da Ceys ( recomendo...melhor que o da UHU que não presta e descola...), inclusivé na mala do carro, embora aqui não tenha colado o revestimento, fica apenas debaixo do tapete de alcatifa.

Depois foi só aplicar no interior a alcatifa que veio da Australia e o trabalho nesta altura destas fotos, estava já bastante adiantado.

Amanhã coloco o resto dos trabalhos, para já ficam mais estas fotos.

Abraços

Jorge

(http://img854.imageshack.us/img854/910/img1047qq.jpg)

(http://img846.imageshack.us/img846/1277/img1048kr.jpg)

O tal feltro, com 15mm de espessura :

(http://img190.imageshack.us/img190/8779/img1078b.jpg)

(http://img14.imageshack.us/img14/6861/img1079hx.jpg)

(http://img233.imageshack.us/img233/6703/img1080u.jpg)

(http://img853.imageshack.us/img853/1808/img1081aw.jpg)

(http://img7.imageshack.us/img7/719/img1082bx.jpg)

As quartelas das portas originais, com os simbolos gravados da Toyota estão como novas agora !

(http://img838.imageshack.us/img838/1733/img1083ji.jpg)

(http://img513.imageshack.us/img513/1103/img1084m.jpg)

(http://img440.imageshack.us/img440/5806/img1085uk.jpg)

(http://img440.imageshack.us/img440/5839/img1087zx.jpg)

Por isso é que gosto das alcatifas da Allcarcarpets...basta fazer o furo para a caixa de velocidades e quase que acertam sozinhas  :green:

(http://img507.imageshack.us/img507/7577/img1088g.jpg)

(http://img16.imageshack.us/img16/8664/img1089yw.jpg)

(http://img638.imageshack.us/img638/710/img1090pw.jpg)

(http://img21.imageshack.us/img21/1370/img1091rb.jpg)

(http://img32.imageshack.us/img32/6448/img1092y.jpg)

(http://img12.imageshack.us/img12/9957/img1094ix.jpg)

Nesta fase estava o trabalho a meio...amanhã continua o "relato".... :assobio

Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: rpm em 17 de Setembro de 2011, 19:30
Adoro ver esta atenção ao pormenor!  :clap:
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: Flyingtiger em 17 de Setembro de 2011, 23:15
Muito bom  :thumbsup, gostei muito das quartelas.
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: RSilva em 21 de Setembro de 2011, 17:59
Obrigado pelo tópico, dá-me muito prazer ver estes restauros e o carro é uma maravilha!
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: dms em 21 de Setembro de 2011, 19:32
a carpete só parece não estar a encaixar bem.. deve ser de não estar acabada
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: juan antonio em 22 de Setembro de 2011, 15:11
 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Guau Guau Guau lo mejor de todo ahora es poder mostrarlo y disfrutarlo  :thumbsup :thumbsup
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: Jersey em 22 de Setembro de 2011, 17:00
Citação de: juan antonio em 22 de Setembro de 2011, 15:11
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Guau Guau Guau lo mejor de todo ahora es poder mostrarlo y disfrutarlo  :thumbsup :thumbsup
Jorge, grande elogio!  :angel:
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: 2400GT em 23 de Setembro de 2011, 12:20
Obrigado a Todos pela força.

Aqui vão mais umas novidades  :assobio

Nesta altura, tinhamos a continuação da obra, já com a consola central reparada e colocada no túnel central, com uma nova protecção da manete em pele instalada, assim como as laterais interiores das embaladeiras e depois o banco traseiro.

Faltavam ainda os cintos de segurança novos e tratar do tablier.

Mas começava a tomar forma  :green:

(http://img37.imageshack.us/img37/9909/img1095mr.jpg)

(http://img9.imageshack.us/img9/5692/img1096cb.jpg)

(http://img163.imageshack.us/img163/5029/img1097vm.jpg)

(http://img5.imageshack.us/img5/125/img1098v.jpg)

(http://img195.imageshack.us/img195/179/img1099n.jpg)

(http://img191.imageshack.us/img191/1765/img1100f.jpg)

(http://img835.imageshack.us/img835/1278/img1101k.jpg)

Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: 2400GT em 23 de Setembro de 2011, 12:26
E assim ficou ontem concluido o interior  :green: !

O tablier foi todo tratado, levou cintos de segurança novinhos originais Toyota, e o forro do tejadilho foi limpo a fundo e está como novo.

Os bancos estão como novos depois do tratamento  :dance:

Neste momento falta apenas cromar os párachoques e dar uma pintura exterior no carro e temos mais um Japonês salvo das garras do sucateiro  :thumbsup

Já tenho mais material novo exterior para montar no carro vindo do Ebay, tal como as borrachas dos vidros e os piscas laterais, mas agora só depois de pintar.

Abraços

Jorge

PS: Ainda falta montar os elementos das grossuras das portas em aluminio que fazem o acabamento das alcatifas, mas isso só depois de pintar.

(http://img695.imageshack.us/img695/7509/img1113zg.jpg)

(http://img14.imageshack.us/img14/6342/img1104de.jpg)

(http://img641.imageshack.us/img641/5995/img1102ro.jpg)

(http://img163.imageshack.us/img163/7386/img1105gu.jpg)

(http://img831.imageshack.us/img831/1535/img1106e.jpg)

(http://img845.imageshack.us/img845/5300/img1107qd.jpg)

(http://img828.imageshack.us/img828/9666/img1108v.jpg)

(http://img854.imageshack.us/img854/3937/img1109w.jpg)

(http://img638.imageshack.us/img638/8662/img1110db.jpg)

(http://img707.imageshack.us/img707/58/img1112f.jpg)
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: Umtali em 23 de Setembro de 2011, 12:38
Jorge, estas ultimas fotos fazem lembrar uma brochura da época ... muitos parabéns !!!  :clap:  :clap:  :clap:



Citaçãoo forro do tejadilho foi limpo a fundo e está como novo.

Já agora que produto usas-te pois há carros em que as manchas são difíceis de tirar ... :tijolos

Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: Flyingtiger em 23 de Setembro de 2011, 16:30
Grande nível  :thumbsup
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: toyota1000 em 23 de Setembro de 2011, 17:00
Está a ficar impecável, parabéns grandes pormenores na preparação interior!!!    :clap: :clap:
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: Earthp em 23 de Setembro de 2011, 17:01
Muito bom, parabéns :clap:

Tem um tablier fantástico este Corona :thumbsup
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: prelude guy em 23 de Setembro de 2011, 17:17
Eu acho que se quisesses mesmo, o levavas ao informal de 9 de Out...  :assobio

Olha, faltam as capas dos pedias. Pelo desenho parecem iguais aos nossos Coronas e a Toyota ainda tem isso novo a 3 Euros cada capa  :thumbsup
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: 2400GT em 23 de Setembro de 2011, 19:26
Citação de: Umtali em 23 de Setembro de 2011, 12:38
Jorge, estas ultimas fotos fazem lembrar uma brochura da época ... muitos parabéns !!!  :clap:  :clap:  :clap:



Citaçãoo forro do tejadilho foi limpo a fundo e está como novo.

Já agora que produto usas-te pois há carros em que as manchas são difíceis de tirar ... :tijolos



Boas.

Usei para tirar a sujidade maior creme de limpeza, dei acabamento com diluente sintético nas manchas mais dificeis ( o carro era de fumadores  :thumbdown: ) e depois lavei com lava tudo diluido em água.

Ficou muito bom, embora aqui e ali ainda se note alguma coisa, mas antes assim que colocar um forro aftermarket  8)

Abraço

Jorge

Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: 2400GT em 23 de Setembro de 2011, 19:27
Citação de: prelude guy em 23 de Setembro de 2011, 17:17
Eu acho que se quisesses mesmo, o levavas ao informal de 9 de Out...  :assobio

Olha, faltam as capas dos pedias. Pelo desenho parecem iguais aos nossos Coronas e a Toyota ainda tem isso novo a 3 Euros cada capa  :thumbsup

Exacto, estava a ver que ninguém notava....

Já estão encomendadas no EBay.

:green:

Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: dms em 25 de Setembro de 2011, 23:34
e uma pessoa a fazer trabalho dessa qualidade em casa...
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: 2400GT em 11 de Outubro de 2011, 22:47
Aqui vai mais um update do restauro.

Depois de concluido o interior, faltava apenas fazer algo que deixei propositadamente para o final, pois era obra que requeria tempo e acima de tudo, "paciência".... ::)

Falo-vos do interior do porta-luvas do Corona, no qual um casal de roedores achou por bem em tempos fazer um ninho, e que estava dividido ( rasgado ) em 4 partes, e estava completamente torcido...   :wall

Depois de o retirar do sitio com muito calma, e de o limpar muito bem por causa dos tais hóspedes indesejados, comecei por reforçar o exterior com fita de aluminio de forma a tentar apanhar o formato original da peça, e o resultado foi este ( parecia um chapéu de um pobre ) :

(http://img820.imageshack.us/img820/5426/img1050qq.jpg)

(http://img804.imageshack.us/img804/8843/img1051je.jpg)

(http://img525.imageshack.us/img525/4286/img1052lg.jpg)

(http://img217.imageshack.us/img217/8525/img1053eom.jpg)

Depois de analisar a peça e concluir que estava demasiado estragada para ficar alguma coisa de "jeito" mesmo depois de restaurada, e dado que o meu carro é RHD e os porta luvas dos LHD não cabem no sitio deste, decidi-me a fazer um porta-luvas novo, mas em fibra de vidro, utilizando para esse efeito a base do original.

Assim sendo, comecei por reforçar o porta-luvas com jornal amarrotado no interior e fita-cola no exterior, de forma a apanhar o melhor possivel o formato original da peça :

(http://img27.imageshack.us/img27/2324/img1054ri.jpg)

(http://img404.imageshack.us/img404/295/img1055q.jpg)

(http://img830.imageshack.us/img830/1827/img1056mx.jpg)

(http://img607.imageshack.us/img607/7757/img1057u.jpg)

(http://img442.imageshack.us/img442/3707/img1058ja.jpg)

Terminada esta parte, comecei por fazer um contra-molde do interior da peça, utilizando para o efeito gesso misturado com água e patches de ligaduras ( gazes ), de forma a reforçar o molde depois de seco, dando-lhe resistência ( tal como se faz nos hospitais aos ossos partidos ). O contra-molde teve de ser feito do interior para apanhar as cotas e as formas por dentro, pois caso fizesse pelo exterior, a peça final não ia encaixar do rasgo do tablier, por ser demasiado grande.

Este processo demorou dois dias, tem de ser feito por fases conforme o molde vai secando e ganhando resistência, aplicando-se várias camadas sucessivas, até ficar minimamente resistente para suportar a fase seguinte :

(http://img9.imageshack.us/img9/5199/img1059mq.jpg)

(http://img5.imageshack.us/img5/3320/img1060sb.jpg)

(http://img196.imageshack.us/img196/3535/img1061on.jpg)

(http://img208.imageshack.us/img208/3769/img1062fc.jpg)

(http://img265.imageshack.us/img265/5161/img1063n.jpg)

(http://img805.imageshack.us/img805/7203/img1064x.jpg)

(http://img9.imageshack.us/img9/6985/img1067bu.jpg)

Contra-Molde em bruto quase finalizado :

(http://img842.imageshack.us/img842/8002/img1068z.jpg)

Depois de praticamente seco :

(http://img855.imageshack.us/img855/6193/img1069d.jpg)

(http://img402.imageshack.us/img402/4830/img1071q.jpg)

(http://img192.imageshack.us/img192/6299/img1072nu.jpg)


Após esta fase, o contra-molde foi totalmente passado á lixa, de forma a ser preparado para o processo seguinte, ou seja, o molde desta peça feito em resina de fibra de vidro.

Este processo baseia-se na utilização de manta fina de fibra de vidro, resina e catalizador, distribuidos uniformemente por camadas ( é preciso ter mão e saber as quantidades certas de cada produto...).... ficam aqui 3 fotos desta fase, não tirei muitas pois não se pode perder muito tempo a manusear a resina, que endurece muito rapidamente, adquirindo a consistência do betão em cerca de 8 a 10 minutos por camada :

(http://img850.imageshack.us/img850/5347/img1073a.jpg)

(http://img513.imageshack.us/img513/7120/img1074c.jpg)

(http://img192.imageshack.us/img192/5594/img1075wq.jpg)

Durante esta fase, foi tb aplicada na parte exterior da nova peça, uma cantoneira em "L" de plástico, de forma a fazer a parte exterior do porta-luvas, que aparafusa no tablier do carro. Esta cantoneira foi simplesmente fibrada na estrutura , tendo-lhe sido feitos alguns furos de 5mm no interior, de forma que a resina possa penetrar nos mesmos e dar ainda mais resistência á ligação  :green:

Depois de bem seco ( cerca de 3 horas mais ou menos ), partiu-se o molde interior em gesso e depois de bem limpa a nova peça no interior, o resultado foi este, antes do acabamento final :

(http://img14.imageshack.us/img14/5261/img1076e.jpg)

(http://img411.imageshack.us/img411/7328/img1077r.jpg)

De seguida foi simplesmente passada á lixa, de forma a retirar a maior parte das imperfeições, principalmente no interior, e efectuar as furações nos locais proprios ( luz interior do porta-luvas, fecho, etc....) :

(http://img72.imageshack.us/img72/4453/img1197l.jpg)

(http://img805.imageshack.us/img805/8360/img1198a.jpg)

(http://img641.imageshack.us/img641/71/img1199yb.jpg)

(http://img651.imageshack.us/img651/7097/img1200db.jpg)

(http://img805.imageshack.us/img805/6325/img1201jz.jpg)

(http://img97.imageshack.us/img97/8802/img1202m.jpg)

(http://img809.imageshack.us/img809/8724/img1203a.jpg)

Finalmente, depois de uns bons 4 ou 5 dias de trabalho, e após mais uns toques de lixa fina, bastou apenas pintar a peça com um spray preto fosco e voilá, temos um porta luvas para o Corona como novo e bem mais resistente que o original  

( Para os mais perfecionistas, ainda podia aplicar Gel-coating na peça para ficar completamente lisa, e mandar flocar o interior para ter ainda melhor aparência, mas o original era em cartão preto mate, sem nada dessas "mariquices"...  )

O resultado final foi este :

(http://img831.imageshack.us/img831/3545/img1204p.jpg)

(http://img200.imageshack.us/img200/4076/img1205je.jpg)

(http://img534.imageshack.us/img534/7403/img1206jl.jpg)

(http://img828.imageshack.us/img828/3649/img1207mh.jpg)

(http://img823.imageshack.us/img823/575/img1208ja.jpg)

Depois coloco fotos do novo porta-luvas já montado no interior do tablier do Corona.

Abraços

Jorge
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: toyota1000 em 12 de Outubro de 2011, 08:18
Mas que grande trabalheira  :D :D

Mas já ficou com outro aspecto!!!
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: dms em 12 de Outubro de 2011, 21:22
não seria bom de revestir a napa? dar um aspecto mais original
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: 2400GT em 01 de Novembro de 2011, 17:46
Boas.

No ultimo encontro Informal do AJA Sul, em conversa com o Zé Corona, falamos acerca do autocolante que se cola na lateral da panela do filtro de ar dos Toyota Corona.

No Ebay consegue-se arranjar o mesmo para alguns modelos, mas para o motor 18R nunca encontrei.

Como Zé Corona tinha por lá uma panela de filtro de ar com um autocolante desses, conseguí remover o mesmo e fazer um scan que coloco em formato digital máximo á disposição dos interessados via email, pois o ficheiro tem 6 megas...basta enviarem MP.

Não ficou mesmo igual, pois o raio do autocolante é prateado e reflete a luz do scanner, mas há falta de melhor e caso não se tenha nenhum, este tem de servir.....basta imprimir em alta definição em papel foto ou autocolante brilhante e fica bastante aceitável.

Aqui vai uma imagem do mesmo em baixa definição.

Abraços

Jorge

(http://img195.imageshack.us/img195/9663/18rcorona.jpg)
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: Santos Silva em 01 de Novembro de 2011, 23:56
Manda-me a imagem em alta definição para o AJA poder reproduzi-los e colocar à venda conforme já temos outros no merchandise.
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: 2400GT em 02 de Novembro de 2011, 07:45
Olá.

Manda-me o teu email por MP, pois não o tenho.

A imagem mesmo em alta definição não fica grande espingarda, pois a luz do scanner fica refletida no prateado...

O Autocolante até se consegue fazer de novo, utilizando os mesmos caractéres que estão na imagem, mas depois tem de se imprimir em papel prateado, e o melhor mesmo é fazer numa gráfica uns quantos que ficam rigorosamente iguais.

Abraço

Jorge

Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: Francisco Rebelo em 06 de Março de 2014, 23:25
Bem vou desenterrar este tópico, mas é por uma boa causa
Vou  começar em breve a restaurar um corona e gostei do que aqui vi bem como já me deu umas ideias para algumas reparações que vou ter que fazer.
Gostava de perguntar ao autor se entretanto finalizou o projeto a nivel de exterior, pintura etc

Cumprimentos
Francisco Rebelo
Título: Re: Toyota Corona GSL 2000 ( Versão Sul-Africana )
Mensagem de: mcorreia em 16 de Abril de 2014, 06:29
 :thumbsup