AJA - Amigos dos Japoneses Antigos

Outros Assuntos => Eventos de outros clubes => Tópico começado por: ASJ em 09 de Setembro de 2011, 11:39

Título: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: ASJ em 09 de Setembro de 2011, 11:39
Bem, não se tratando de um japonês (apesar de partilhar a mecânica e grande parte dos componentes de carroçaria), decidi abrir o tópico sobre o meu 1º carro aqui, nesta secção.

O Rover 213SE tem como base o Civic de 3ª geração, na versão Saloon. Mas, ao longo do tempo, o modelo britânico foi-se distanciando do japonês que lhe deu origem, principalmente a nível de estética, praticabilidade, conforto, qualidade e suavidade. (no entanto, algumas destas alterações acabaram por ser implantadas pela Honda nos seus Civic, principalmente no que à suspensão diz respeito).

Falando do meu exemplar:

Trata-se de um modelo de 1987 (ou seja, dos primeiros mkII), tendo, assim, a meu ver, algumas melhorias em vários aspectos.

A grelha deixou de ser preta para ter a cor da carroçaria.

As jantes passaram a ter tampas que tapam toda a superfície de ferro, enquanto a dos mk1 apenas tinham uns centros.

A "tampa da mala" passou a abrir em conjunto com a matrícula e luzes de marcha-atrás.

Já tem a consola central, que visa a incorporação do rádio (que antes estava no tabliêr), assim como os comandos dos vidros e uma gaveta para arrumação.

E isto é o mais importante.

Foi comprado novo pelo meu avô em abril de 1987:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20416Tourer/facturasm.jpg?t=1292786639)

Como a grande maioria dos 213, vem muito bem equipado para a altura. Tem 4 vidros eléctricos, regulação do volante em altura, retrovisores eléctricos e aquecidos, apoio de braço no banco traseiro, e, se o vendedor da Rover tivesse registado o pedido de uma forma decente, era suposto vir com tecto de abrir.  ::)

De qualquer maneira, é de notar a sua cor rara, Silk Green, existente apenas no ano de 87, razão pela qual o meu avô teve que esperar umas boas semanas pelo carro.

Eventualmente ele chegou, e http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/rover213serra2.jpg?t=1290630339tenho (http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/rover213serra2.jpg?t=1290630339tenho) o registo desta foto em Maio de 87:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/roverabril87sm.jpg?t=1290723433)

Como o meu avô tinha um enorme gosto pelo carro, ele acabava por aparecer nas fotos:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/roverserra5.jpg?t=1290723433)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/roverserra3.jpg?t=1290723433)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/rovercasasm.jpg?t=1290638797)

(//)
Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: ASJ em 09 de Setembro de 2011, 12:04
O 213 era usado apenas no fim-de-semana e em viagens longas, estando, de resto, fechado em garagem.

No entanto, e com muita pena por parte do meu avô, o facto do carro não ter direcção assistida (e de esta ser extremamente pesada), originou à compra de um carro mais pequeno em Setembro de 2002, data em que ofereceu o carro à minha mãe.

Desde aí que tem sido usado diariamente. Inicialmente apenas por ela, mas casualmente o meu irmão mais velho pegava nele. Quando o meu irmão do meio tirou a carta, em 2008, foi o carro que utilizou.

Por mera sorte, o 213 escapou a dois acidentes, que foram sofridos pelo Concerto. Isto porque o meu pai raramente deixava os meus irmãos pegar no Honda, mas calhava sempre naquelas vezes em que o Concerto estava mais a jeito para sair da garagem.

E pronto, no último acidente ele ficou neste estado:

(http://lh5.ggpht.com/_NtElkljoLig/Sv336dsm9YI/AAAAAAAABak/GgRbh_0Dlao/s800/Img025.jpg)

Anyway, em Setembro de 2009, quando me comecei a interessar pelo carro (até lá não gostava da Rover, e achava que o 213 era um carro de velho), devido à aquisição de um outro Rover mais recente (uma 416Tourer), passei a interessar-me mais pelo estilo britânico, até que, aos poucos, fui-me apaixonando pelo 213.

Este era o seu aspecto na altura:

(http://lh4.ggpht.com/_NtElkljoLig/SvMuX_-N3jI/AAAAAAAABPY/1W1QxjlA4Ng/s800/PICT8066.JPG)

(http://lh4.ggpht.com/_NtElkljoLig/SvMucT6b3AI/AAAAAAAABPs/rni5yXsnX0A/s800/PICT8071.JPG)

(http://lh5.ggpht.com/_NtElkljoLig/SvMufJUtyUI/AAAAAAAABP8/EQz6GNyv9bk/s800/PICT8075.JPG)

(http://lh3.ggpht.com/_NtElkljoLig/SvMug8jcL_I/AAAAAAAABQE/NUKgmH2HxCg/s800/PICT8077.JPG)

(os bancos da frente estavam totalmente para trás, daí haver tão pouco espaço para as pernas  :) )

(http://lh6.ggpht.com/_NtElkljoLig/SvMul4RfOvI/AAAAAAAABQg/t8HwrDIXcK4/s800/PICT8083.JPG)

(http://lh6.ggpht.com/_NtElkljoLig/SvMunGfCjKI/AAAAAAAABQk/4hhRsmDSx-4/s800/PICT8065sm.jpg)

(http://lh3.ggpht.com/_NtElkljoLig/SvMvY3i8aDI/AAAAAAAABQ0/-MN8CovNsoQ/s576/PICT8343.JPG)

(http://lh3.ggpht.com/_NtElkljoLig/SvMvaIIXGPI/AAAAAAAABQ4/PRF6rGhPCHk/s576/PICT8344.JPG)

E o ponto que menos me agradava no carro:

(http://img709.imageshack.us/img709/4983/pict89133523351.jpg)

(http://img707.imageshack.us/img707/8726/pict89123516906.jpg)

(http://img294.imageshack.us/img294/845/pict89143529215.jpg)

É o motor EV2, de 70 (ou será 72?) cv. Não era mau, mas não era nada de especial. Aquilo que mais gostava nele era, de facto, a suavidade e silêncio.

No entanto, a partir dos 100km/h, tornava-se um molengão do pior.

Sempre quis ter um Vitesse, com o seu motor 1.6 S-Series com injecção electrónica de origem inglesa, debitando 109cv. Tenho o mesmo motor a carburador na Montego, com cerca de (apenas) 80 e poucos cavalos, e, apesar de ser uma Estate "pesada", a carrinha tem uma força dos diabos e não se mexe nada mal.

Anyway, este era um dos pontos que menos gostava. Outro era a vibração (que mais parecia um tremor de terra) que se fazia sentir entre os 100-110 km/h, e depois entre os 120-140. A verdade é que o meu avô sempre deu muitos "beijinhos" com as jantes em passeios. Como tal, estavam empenadas como tudo!

Como a minha mãe tinha feito o favor de perder uma das tampas das jantes, e como os pneus estavam algo ressequidos, decidi experimentar as do Concerto (que tinha levado pneus novos pouco antes do acidente).

Passei assim da medida 165/80 13 para 175/65 14. O diâmetro da roda manteve-se igual.

Resultado: Maior suavidade em velocidades mais elevadas, menor ruído de rolamento, maior aderência à estrada, direcção mais leve, mas simultaneamente mais precisa e directa (e assim perdeu grande parte do comportamento de "barco" que lhe era atribuído), mas o carro ficou muito ligeiramente mais duro em velocidades mais baixas.

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/IMG_0006sm.jpg?t=1289223852)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00365sm.jpg?t=1290107925)
Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: ASJ em 09 de Setembro de 2011, 12:46
Um aspecto do qual gosto bastante, a iluminação interior em verde:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00366.jpg?t=1290107925)

O rádio é que, pronto...  ::) :duh:
(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00367.jpg?t=1290107925)


(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00368.jpg?t=1290107925)

Em Março atingiu esta marca: (http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00430.jpg?t=1299873299)

E em Abril, antes de ir à IPO, decidi dar-lhe um banho com condicionamento dos pneus e plásticos exteriores, assim como uma limpeza a fundo no interior.

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00109.jpg?t=1301680256)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00108.jpg?t=1301680256)

Passadas umas horas (aqui estão visíveis as marcas que explicam o porquê de eu querer tirar o carro das mãos da minha mãe o quanto antes):

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00111.jpg?t=1301680256)


E um sinal de desgaste:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00125.jpg?t=1301680256)

Provavelmente, o único no interior. Os bancos estão novos!

Mas não se podia dizer que estava limpo.

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00134.jpg?t=1301698726)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00135.jpg?t=1301698726)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00137.jpg?t=1301698726)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00138.jpg?t=1301698726)

Já que estava a limpar a fundo... Um 50/50

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00140.jpg?t=1301698726)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00141.jpg?t=1301698726)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00129sm.jpg?t=1303570025)

(a ponteira era cromada, tinha era produto para lhe dar brilho  :thumbsup)

Foi à IPO e...

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00441.jpg?t=1301763860)

O problema veio nos finais do mês de Maio.

O 213 começou a sobreaquecer, apenas quando estava parado, ou a velocidades baixas. Aqui tudo bem, foi apenas a ficha do termoventilador que estava solta. A questão é que continuou a aquecer.

Toca a desmontar:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/DSC00655.jpg)

Era um tubo metálico, situado na parte de trás do motor, debaixo da admissão, que tinha apodrecido.

Então fui à Honda. Eis o que recebi como resposta "não encontro esse tubo na base de dados". Pronto, segui para uma casa de peças para a concorrência. "Esse tubo não é feito em lado nenhum". Assim sendo, levando a ideia do meu pai avante, deu-se início à troca de motor.

Como se isso não bastasse, quando estacionei o 213 na oficina, começou a pingar, do nada, óleo! Algo que nunca tinha feito ao longo dos seus 24 anos e 206 000km!

>:D

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00660.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00661.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00663.jpg)

E o D14:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00666.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00667.jpg)

O D13, na mesma vista:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00668.jpg)

Em termos de apoios, apenas existia um semelhante.

Em jeito de despedida do D13, aqui está um vídeo do seu roncar, (quase) sem miolo na panela do lado direito:

( não sei colocar vídeos aqui, por isso fica o link M4H00653 (http://www.youtube.com/watch?v=g1RmHzKcKjE#ws) )

Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: Hayabusa em 09 de Setembro de 2011, 14:07
A iluminação do rádio realmente fica um bocado deslocado do resto lol. Boa mecânica essa do Honda, motores Honda duram, duram e duram. Boa sorte com a máquina.
Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: Camry 2200 em 09 de Setembro de 2011, 16:07
Bom tópico! Mostra bem o gosto que tens pelo carro. :thumbsup

Gostei de ver o IVA a 16%  8)
Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: ASJ em 09 de Setembro de 2011, 18:12
Obrigado a ambos! Bem, continuando, apesar de serem modelos totalmente diferentes, apenas tivemos algum trabalho na questão dos apoios do motor, aquando da troca.

Nada de muito difícil:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00678.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00679.jpg)

Este é o tal que era muito semelhante, pelo que se usou o original do 213:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00680.jpg)

Para os restantes, foram usados os do Concerto.

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00681.jpg)

Assim como o selector e a barra da alavanca das mudanças são as do Honda:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00684.jpg)

E assim começámos a construção dos apoios.

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00685.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00686.jpg)

O resultado final:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00687.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00688.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00690.jpg?t=1308246272)

De resto, como já referi, há um grande nível de compatibilidade entre ambos os veículos. Vejam a linha de escape:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00691.jpg)

Sim, é a do Concerto, e a única diferença é que é ligeiramente mais longa no final, após a última curva. De resto, são iguaizinhas! De qualquer maneira, esta última parte teve que ser alterada, para levar com o setup complexo de panelas do 213 (as famosas 2 panelas).

Apenas se teve que alterar a orientação dos apoios do escape (em vez de "apontarem" para trás, ficaram virados para a frente).

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00699.jpg)

As panelas originais:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00700.jpg)

Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: Hayabusa em 09 de Setembro de 2011, 18:23
Sempre tive uma dúvida em relação a swap de motor. No IPO não dizem nada? É legal fazer por exemplo swap de um 1600cc para um 1800cc?
Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: ASJ em 09 de Setembro de 2011, 18:25
Aqui já quase no fim:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00701.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00703.jpg)

Uns vídeos com tudo montado, excepto as panelas finais e as válvulas estavam desafinadas.

M4H00729 (http://www.youtube.com/watch?v=HjWrNoxbUBQ#ws)

M4H00730 (http://www.youtube.com/watch?v=9CZ9P6npU2U#ws)

M4H00732 (http://www.youtube.com/watch?v=mimyy4VGBHo#ws)

Durante os testes, deu-se um pequeno (grande) contratempo: verificámos que o copo da transmissão do lado esquerdo (ambas as transmissões eram as do 213, uma vez que as estrias do cubo da roda diferiam entre os modelos), era maior no Concerto que no 213, e não dava para trocar apenas os copos. Assim sendo, o meu pai iniciou a procura de uma transmissão cujo copo fosse igual ao do Concerto, mas com as mesmas estrias do 213. E conseguiu superar o desafio!

Posto isto, ficava apenas a faltar a questão das panelas. Enquanto não se arranjava solução, decidi trocar as colunas traseiras, que estavam medonhas.

Para isso foi preciso desmontar isto:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00733.jpg?t=1308691772)

E também se substituíram as frontais.

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00734.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00735.jpg)

Coloquei um rádio novo, com a mesma iluminação do carro, porque me dá muito jeito a entrada USB. Mas estou à procura de um rádio dos anos 80 com iluminação verde, para mais tarde ser colocado no 213.  :)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00747.jpg)
(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00748.jpg)

(em breve tenciono substituir a consola central do Rover)

Lá encontrei o jogo de panelas originais:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00751.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00752.jpg)

E na casa de escapes fizeram a adaptação:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00753.jpg)

E pronto, em termos mecânicos estava quase tudo concluído.
Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: ASJ em 09 de Setembro de 2011, 18:28
O que me mete mais medo é a sigla a dizer 16 valve, assim como acho que não posso ter o símbolo da Honda no motor, tratando-se de um Rover.

Os carburadores eram algo que tencionava colocar no D13 à mesma.

Através das trocas entre motores com a mesma base que tenho conhecimento (nomeadamente entre os K-Series da Rover, onde costumam haver trocas do 1.4 para o 1.6, e às vezes 1.8), a única razão para implicarem são os letterings (principalmente nos 1.8 com a sigla VVC no colector de admissão) e a emissão de gases.
Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: ASJ em 09 de Setembro de 2011, 18:34
Posto isto, passei para o forro do tecto. Fiquei surpreso quando descobri que era feito em cartão!  :-[

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00761.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00762.jpg)

Se houver alguém aqui com um Civic Mk3, gostava que me dissessem se sabem se também é assim nos Civics.  :-X

O tecido antigo:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00763.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00764.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00765.jpg)

O tecto:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00766.jpg)

A limpeza do forro:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00780.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00781.jpg)

O resultado:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00792.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00793.jpg)
Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: ASJ em 09 de Setembro de 2011, 18:37
Depois recebi a visita de 3 membros do clube MG-Rover Portugal:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00805sm.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00807sm.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/EncontroCaldas7sm.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/EncontroCaldas1.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/EncontroCaldas2sm.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/EncontroCaldas3sm.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/EncontroCaldas15sm.jpg)

Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: ASJ em 09 de Setembro de 2011, 18:48
No entanto, havia qualquer coisa que não estava bem com a temperatura do 213. Demorava muito a aquecer. E também se reparou numa fuga, do lado da correia de distribuição.

Assim sendo, lá foi o 213 para o "estaleiro".

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00894.jpg)

Mudou-se o termostato...
(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00896.jpg)

E verificou-se que a fuga vinha da bomba de água. Não admira...

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00897.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00898.jpg?t=1312324279)

Entretanto, e aproveitando o facto da Rover Tourer estar em reparação (a famosa junta da cabeça), fui buscar as suas jantes para comparar as dimensões, uma vez que tenciono colocar umas jantes originais da Rover, nessa mesma medida.

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00912.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00913.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00914.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00916.jpg)

As tais jantes:

(http://i35.photobucket.com/albums/d195/Ecobwg/Rover%20213%20SX/frontandsidewithalloys.jpg)

A nível exterior, apenas pretendo trocar as jantes, e adquirir o acrescento do pára-choques do Vitesse, como tem o 213 da foto, assim como arranjar uma ponteira cromada para o escape.

No interior, pretendo que fique semelhante aos 200 Vanden Plas, com os bancos, volante e fole da alavanca das mudanças em pele.

Assim:

(http://i299.photobucket.com/albums/mm286/RichieClements/SD3-7.jpg)

(http://i299.photobucket.com/albums/mm286/RichieClements/SD3-4.jpg)
Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: ASJ em 09 de Setembro de 2011, 18:52
Bem, no dia 26 de Agosto, uma semana após ter feito os 18, fui a exame de condução. Como passei, à noite decidi dar uma volta com o 213:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01018.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01025.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01026.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01028.jpg)

Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: prelude guy em 09 de Setembro de 2011, 20:45
Parabéns,
vê-se que tens a coisa bem estruturada, e estás a fazer tudo com pés e cabeça.

Eu por mim, aceito pacificamente reportagens com Triumph Acclaim ou com Rover 213/216, uma vez que são quase Hondas 100%. Mais fácil encontro pastilhas de travão para o meu Prelude se procurar para o Rover 213 do que para ele  ::)

Isso que te aconteceu no forro do tejadilho é comum em modelos europeus  :assobio a esponja fica velha, desfaz-se e o pano separa-se da base.

Essa fotos são de S. Martinho. Devo ter perdido a tua apresentação. És daqui perto?
Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: ASJ em 09 de Setembro de 2011, 20:47
A questão não é o descolar do forro, mas sim o facto de ser em cartão, e não em fibra!

Sou das Caldas. Estive consigo e com o Hélder na Expoeste!  :D
Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: dms em 10 de Setembro de 2011, 14:50
o meu honda sedan 3g tem o forro do tecto em pele, por isso não sei qual será a base :S
Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: ASJ em 10 de Setembro de 2011, 16:25
Pele?  :-[ Brutal!

O meu tinha tecido... Se um dia precisares de o forrar, agradecia que visses isso. Mas é mais por curiosidade.  :)

Sei que os 213 são todos assim...
Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: ASJ em 10 de Setembro de 2011, 16:28
Bem, aqui ficam umas fotos, tiradas ontem:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/DSC01085.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/DSC01088.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/DSC01090.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/DSC01091.jpg)
Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: dms em 12 de Setembro de 2011, 21:28
por acaso a pele está um bocado estalada perto do vidro de trás, mas vou tentar hidratar para evitar ter de estufar...
Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: ASJ em 10 de Janeiro de 2013, 23:50
Como isto já está mais que desactualizado, vou-me limitar a fazer quotes de outros posts meus!  :redface

A 1ª viagem a Coimbra, para começar a deixar tralha no quarto. :P

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01153.jpg?t=1334967885)

E no 1º dia em Coimbra, o 213 teve umas jantes emprestadas, para ir ao encontro do clube da marca, que se realizaria no dia seguinte.

À noite, umas fotos com as 3 gerações de Rover 200.

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01174sm.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01176sm.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01186sm.jpg)

Os piscas brancos, ao invés de laranja:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01208.jpg?t=1334967943)

Como tive de devolver as jantes, coloquei no 213 as tampas da Austin Montego que temos, porque já não o conseguia ver com as jantes "nuas" :P

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01235.jpg?t=1334968822)
Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: ASJ em 10 de Janeiro de 2013, 23:51
(ainda em 2011)

No início de Dezembro, um pequeno descuido, num dia de chuva torrencial, aliado às más condições do pavimento de uma rotunda e aos pneus (provavelmente de plástico) que tinha, deu nisto:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00007sm.jpg)

Mas pronto, uma visita a uma sucata resolveu o problema, ficando eu com um farol novo. :P

Agora tenho de dar o mesmo tratamento ao outro...

Aqui depois de ser encerado:
(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01321sm.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/IMG_3188sm.jpg?t=1334969089)

E a prenda de Natal:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01354.jpg)

Apesar destas serem 15", ainda quis elevar o nível e experimentei umas 16. :P

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/IMG_3181sm.jpg)

O problema é que eu tenho um autêntico jipe...

As novas jantes:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01387.jpg?t=1334969633)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01388sm.jpg?t=1334970434)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC_0266sm.jpg?t=1334970973)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC_0267sm.jpg?t=1334969851)

E eu a queixar-me que ele estava a travar um pouco mal...

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01421.jpg?t=1334969876)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01420.jpg)

Uma foto de despedida ao Concerto

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01416.jpg)

Mais um mimo, tapetes novos

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01500.jpg?t=1334969908)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01499.jpg)

O início de um processo de insonorização:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01615.jpg?t=1334970041)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01617.jpg)

E, depois... Parece que o mal das juntas queimadas está associado ao emblema, não ao motor.

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/DSC01621.jpg?t=1334970240)

Desde então que o 213 tem estado encostado, e eu tenho usado a 416 Tourer do meu pai.

Agora só volta à estrada quanto tiver os seus males recuperados, nomeadamente no que diz respeito à suspensão (ainda de origem, com 219 000km, grande parte deles em ruas de calçada), casquilhos, barra de direcção, e, se tudo correr bem, a nível de chapa vai levar uns toques :)

O momento da troca:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01656sm.jpg?t=1335971312)

Amanhã apresento os restantes. :P
Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: ASJ em 10 de Janeiro de 2013, 23:53
Bem, hoje lá lhe fui fazer uma visita:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01791sm.jpg)

A cabeça:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01793.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01794.jpg)

A junta... Ou o que resta dela.

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01795.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01796.jpg)

O bloco:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01799.jpg)

E o aspecto do líquido de refrigeração... Com pedaços de junta pelo meio.  :roll:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01800.jpg)

E pronto...

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01801sm.jpg)
Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: ASJ em 10 de Janeiro de 2013, 23:56
Hoje, para ver os progressos na cabeça do 213 e para ir buscar a do 200 1.4, fiz uma viagem até Rio Maior.

A caminho, há um centro de abate que, devido à sua variedade de modelos, me dá gosto de visitar.

Hoje deu-me um gosto em particular, porque trouxe isto:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01807.jpg)

É um extra bastante raro, que só vinha nos Civics mk3. Este Civic tinha também AC, que é algo bastante raro nestes carros, e 4VE. :)

M4H01806 (http://www.youtube.com/watch?v=4yEsPPAXmOU#ws)

Tinha um botão partido, mas já foi tratado. :)

Ainda vou ver quanto me fazem pelos componentes do AC...  8)
Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: ASJ em 10 de Janeiro de 2013, 23:58
Bem, novidades.


Com a cabeça de fora, eis a oportunidade perfeita para começar algo que já há muito tinha em mente. Insonorização!

Como o motor, apesar de silencioso em baixas, gritava demasiado justamente quanto eu não queria (em viagens pela AE, a 120 era o terror), decidi que este seria o 2º passo, depois da bagageira.

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00075.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01833.jpg)

E quase no final, criei uma "forra", tal como via na minha Tourer.

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01838.jpg)

O vídeo do acordar:

MOV00005 (http://www.youtube.com/watch?v=x6_jfb0RpcU#)

E depois, toca a montar os periféricos, e a metê-lo novamente na sua casa.

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01857.jpg)

Logo nessa noite, quando ficou pronto (já a fugir para a madrugada), fui altura de um test drive, em que notei de imediato uma melhor resposta do motor, algo dentro do que sempre tinha imaginado da combinação deste motor com uma carroçaria leve deste tipo. :)

E também senti um incremento de suavidade!

Depois da firewall, o capôt foi o próximo a levar com telas:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01859.jpg)

Resultados: sem dúvida que tornou este automóvel ainda mais agradável. Já se pode falar perfeitamente com o passageiro aos 120-140 km/h, mas não fiquei 100% satisfeito. Os apoios do motor, do alto dos seus 190 000km (dois deles, provenientes do Concerto) e 220 000km (o único de origem do 213) passam algumas vibrações para o habitáculo, que agora se tornaram bastante audíveis. Isso e o ruído de vento, auxiliado pelo desalinhamento das portas.

De resto, agora nota-se que o som do motor propriamente dito já está bem filtrado da frente, porém ouve-se mais nas laterais. Isto implica que em breve quero tratar da insonorização das portas, e dos guarda-lamas. Nas portas, a insonorização irá ajudar a ter melhores graves nas colunas dianteiras. Ah, relativamente a estas, tenho que dizer que fiquei surpreendido com o som proporcionado pelo upgrade de 10cm para 17cm. Ficou com um som muito agradável!

Já fui a Coimbra com ele e vim, sem problemas. O motor está mesmo bastante agradável. Por momentos, em ultrapassagens, esquecia-me que não estava na minha Rover (com o seu 1.6, conhecido pelo binário atingido relativamente cedo, o que beneficia bastante a condução em 5ª, em nacionais).

Chegado novamente às Caldas, um pequeno upgrade.

Sempre odiei o barulho que fazia o botão dos espelhos eléctricos... E era um mal comum aos 213, assim como o desgaste visual destes botões.

M4H01860 (http://www.youtube.com/watch?v=4xOxYnxZY8c#ws)

Porém, ao andar na Tourer, vi que o botão era semelhante, mas com um tacto muito melhor! E nunca vi um em "mau estado"

Assim sendo, sabendo que era também comum aos Rovers 214 (geração de 96-2000), numa sucata encontrei o que queria.

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01861.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01863.jpg)

E aqui está a confirmação. Apesar do part number ser diferente, os botões são iguais.

Em breve será feita uma nova limpeza ao circuito de refrigeração, assim como serão substituídas algumas peças que apresentavam desgaste. Por acaso, ao contrário do que tem acontecido até agora, a secção de peças da Honda das Caldas da Rainha tem sido uma grande ajuda!

De resto, em breve levará com amortecedores e casquilhos da suspensão novos, e quem sabe, pode ser que lhe mexa um nadinha nos parafusos da barra de torção. Desde que o D14A1 entrou neste carro, a frente ficou mais levantada. O resto será para mexer quando encontrar umas molas decentes (ando a ponderar entre -35 a -50mm) para a traseira, assim como amortecedores traseiros.

Aliás, neste vídeo dá para ver o estado miserável dos componentes da suspensão, a par do desgaste do casquilho da barra de direcção. (última volta que tinha dado antes de ser encostado para a reparação da junta :P)

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=38aIbYUy4Cc# (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=38aIbYUy4Cc#)!

(atenção que o chocalhar que se ouve é por ter preso a máquina ao encosto de cabeça, que tem as guias partidas)
Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: ASJ em 11 de Janeiro de 2013, 00:02
Mais umas pequenas prendinhas...

Nunca gostei do tecido da parte de baixo das portas dos 213. Era feio, ficava sempre muito "roçado", e dava um aspecto velho.

Assim sendo:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01877.jpg)

Aproveitei e forrei os plásticos inferiores das laterais, no interior:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01879.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01880.jpg)

Assim como os aros dos vidros das portas (para já, só nas portas traseiras)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01881.jpg)

E a gaveta da consola do tecto, que uso mais para colocar os óculos de sol, uma vez que fazia uns ruídos quando os colocava lá dentro.

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01883.jpg)

Aproveitei para forrar também o cinzeiro dianteiro (sou não fumador, e é proíbido fumar dentro do meu carro... Logo, aquela gavetinha não passa de um espaço parra arrumação :P)

E umas fotos da iluminação interior:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01887.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01888.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01892.jpg)
Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: ASJ em 11 de Janeiro de 2013, 00:05
Afinal fiquei com os de 240mm. Porém, não deixa de ser bem bom! :P

Fiz confusão, e pensava que as bombas dos Civics MB eram compatíveis. Mas afinal é só dos EG.

Assim sendo...


O antes:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01927.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01928.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01931.jpg)

O depois:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01929.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01930.jpg)

A barra estabilizadora (não podiam ter posto uma mais fina?  :roll: ):

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01932.jpg)

As pinças, após uma pintura:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01934.jpg)

Já no sítio:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01935.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01937.jpg)

E depois de uma pequena volta, em que foram reguladas as porcas da altura das barras de torção (dianteiras):

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01938.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01939.jpg)

Antes:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC01390.jpg)
Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: ASJ em 11 de Janeiro de 2013, 00:09
Estava difícil de encontrar este lip. Mas sem dúvida que estava mesmo em falta!

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00117_1.jpg)

Ou seja:

(http://dayerses.com/data_images/posts/rover-216-vitesse/rover-216-vitesse-02.jpg)

Possa, agora que reparo... Até os Vitesses eram uns autênticos jipes. O meu agora é mais baixo à frente!

E o lip do 213 já tem todas as fixações feitas!

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC02075sm.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC02076sm.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC02078sm.jpg)

:)
Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: ASJ em 11 de Janeiro de 2013, 00:11
Bem, já chegou do reino unido o que faltava para findar com as fugas de água:

(http://sphotos-c.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/576338_10151168885224869_134792285_n.jpg)


Era bom que conseguisse arranjar também o que me falta na suspensão (as torres dos amortecedores dianteiros e traseiros), mas isto estou a ver que só mandando vir da América...
Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: ASJ em 11 de Janeiro de 2013, 00:13
 foi feita uma pequena remoção de ruídos:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00001.jpg)

E já foi experimentado o alarme, pelo que, assim haja tempo, será colocado no 213! :)

Gemini 1160 (http://www.youtube.com/watch?v=o33MEqv6_hE#)

O botão de regulação dos espelhos não foi adaptado para LHD, ou seja, estava um nadinha mais longe do condutor.

Vejam:

LHD:

(http://images01.olx.pt/ui/11/37/85/1301426151_182313285_4-Vendo-Rover-213-SE-Carros-motos-e-barcos.jpg)

RHD:

(http://i237.photobucket.com/albums/ff191/budge60/vdpinside.jpg)

E pronto, com algum corte e costura, consegui inverter a moldura. :)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00016.jpg)

(Começo a chegar à conclusão que, quando não tenho frequências, tenho demasiado tempo livre  :lol: )
Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: ASJ em 11 de Janeiro de 2013, 00:16
Mais uma mod! :D

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00029_1.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00030_1.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC00031_1.jpg)

E um pouco de insonorização, que será complementada quando chegar à parte da mala :)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC02231.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC02232.jpg)

O resultado:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC02237.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC02235.jpg)
Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: ASJ em 11 de Janeiro de 2013, 00:20
Ah, e mais uma para os "pormenores" :P

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC02250.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/DSC02251.jpg)

Hoje, numa das minhas diversas espreitadelas da janela da cozinha para o carro, fui surpreendido por esta linda imagem:

(http://sphotos-b.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/61808_10151275653789869_1093706629_n.jpg)

Filhos de uma grandessísima mulher da má vida.

Mas também é para eu aprender. Não utilizava o parque de estacionamento das traseiras do prédio porque tinha uma rampa muito alta, agora vai para lá todos os dias.

Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: ASJ em 11 de Janeiro de 2013, 00:21
Já chegou mais material! :D

Aqui temos a caixa das molas de rebaixamento!

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/Rover%20213SE/Img005_zps3f537a21.jpg)

:D :D

Em cima dela estão os casquilhos dos amortecedores. :)
Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: ASJ em 11 de Janeiro de 2013, 00:28
Arranjei um novo inquilino, para ele não se sentir só. :P

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/213SE%20JD/DSC02260_zpsf3fa6c5c.jpg)

Hoje andámos de volta dele, até há pouco:

Como nos chegou às mãos (com a correia de distribuição partida):

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/213SE%20JD/DSC02261_zpsa04468af.jpg)


Velho VS... Menos velho (motor que já esteve no meu 213)!  :P

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/213SE%20JD/DSC02272_zps58da68d3.jpg)


Tenho que dizer que, acima de tudo, tivemos muita sorte. O tubo metálico do motor do JD aparenta estar em muito bom estado. Praticamente novo!

Quando este for desmontado, talvez na 4ª, veremos se é mesmo essa a situação

Mais umas fotos à pressa:
(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/213SE%20JD/DSC02273_zpsb2cd601b.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/213SE%20JD/DSC02274_zpsc5fcd662.jpg)

A tralha que anda pela mala:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/213SE%20JD/DSC02277_zps626d2854.jpg)

As jantes:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/213SE%20JD/DSC02278_zps11de97a3.jpg)
Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: ASJ em 11 de Janeiro de 2013, 00:30
O EV2 voltou a acordar: :D

Aqui não foi a 1ª vez que pegou. Mas anteriormente estava bastante desafinado, fruto de um problema no servofreio (fole roto... O tubo foi tapado para ficar a trabalhar de forma decente)

MOV00007 (http://www.youtube.com/watch?v=oBeVlmv8qrk#)

Aqui a testar a caixa:

MOV00009 (http://www.youtube.com/watch?v=AhHp-sr3_Bo#)

Dá para ouvir uma fuga no escape. Esta já foi tratada, de uma forma menos dispendiosa, e serviu como cobaia para algo que quero no IQ: a panela do lado direito foi anulada.

Aqui, o JD já assente nas próprias rodas, e depois de um banho:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/213SE%20JD/DSC02285sm_zps26626051.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/213SE%20JD/DSC02286_zpsf15b1998.jpg)

Durante a limpeza:

Antes, do lado do condutor:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/213SE%20JD/DSC02290_zps00b03682.jpg)

Depois, do lado do passageiro:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/213SE%20JD/DSC02289_zps9c6fff94.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/213SE%20JD/DSC02292_zps9ba2c25c.jpg)

(as chaves foram usadas para desmontar o servofreio, e o fio é da coluna, que o anterior dono fez o favor de cortar.  :roll: )

Em relação ao servofreio, o do Concerto não pode mesmo ser colocado com facilidade no 213, devido ao diâmetro em excesso (o que faz com que fique em cima dos cabos do acelerador e da embraiagem, na firewall). Amanhã vamos ver se arranjamos outro.  ;)

Isso, e um farol do lado do condutor. Este estava muito preto (ao ponto do "espelhado" não ter qualquer efeito, ligavamos os médios e apenas se via a lâmpada). Depois de o lavar, verifiquei que a parte de cima do espelhado já tinha saltado fora...

O do lado do passageiro parece-me estar bom.

Ah, e em relação ao escape... Ficou com um som engraçado.  :twisted:
Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: ASJ em 11 de Janeiro de 2013, 00:32
Bem, hoje lá trouxe o JD para casa:


(http://sphotos-b.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/734987_10151313127459869_869849222_n.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/213SE%20JD/DSC02367sm_zps30e97f3b.jpg)

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/213SE%20JD/DSC02371sm_zpsb7f4a0ba.jpg)

De modo a fazer um pequeno tráfico de órgãos com o IQ (troca de piscas). Para quê? Para o JD ir à IPO, depois de um ano parado.

Lá foi, e o resultado foi este:

(http://i1176.photobucket.com/albums/x336/JacintoIMA/213SE%20JD/DSC02384sm_zpsdaa0c61e.jpg)

Maquina :D
Título: Re: O meu Rover 213SE - 1987
Mensagem de: viejesglories em 23 de Maio de 2013, 09:58
aqueles dois precioso rover :clap: