AJA - Amigos dos Japoneses Antigos

Área pública => Desporto Motorizado => Tópico iniciado por: Kaizen em 13 de Outubro de 2011, 00:29

Título: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: Kaizen em 13 de Outubro de 2011, 00:29
JA´s em prova:

(http://www.galeriadocrashed.com/data/media/499/_mg_9563.jpg)

(http://www.galeriadocrashed.com/data/media/499/_mg_9564.jpg)

(http://www.galeriadocrashed.com/data/media/499/_mg_9586.jpg)

(http://www.galeriadocrashed.com/data/media/499/_mg_9587.jpg)

(http://www.galeriadocrashed.com/data/media/499/_mg_9595.jpg)

(http://www.galeriadocrashed.com/data/media/499/_mg_9597.jpg)

(http://www.galeriadocrashed.com/data/media/499/_mg_9646.jpg)

(http://www.galeriadocrashed.com/data/media/499/_mg_9647.jpg)

Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: prelude guy em 13 de Outubro de 2011, 09:35
Aqui, na 3ª ao fim de tarde, já não tão estáticos, no Kartódromo do Bombarral.

Gostei bastante de ver as máquinas  :thumbsup

Dos aspectos que mais me marcaram:
- muitos carros (não JAP) a largarem imenso fumo. Ainda pensei que fosse desgaste nas mecânicas, mas estive a pensar melhor e devem ser respiros do cárter a verter directamente para o chão  :mad01: (há uns recipientes para recolher estes vapores que deviam evitar isso... um dos Golf ainda fez uma labareda tal era os vapores a sair por baixo e a contactar com o escape... :icon_neutral:
- há uma grande diversidade entre carros de série (e alguns nem tão bem mantidos assim) e carros muitíssimo bem preparados,
- barulho não é potência e viu-se muito das 2 situações (barulho sem andamento e a andar sem alarido)
- muitos carros estão preparados de suspensão, com uma preparação quase TT (o Celica é um deles). O comportamento é muito bom, mas revela um amortecimento e um adornar que deve respeitar as costas dos ocupantes ao longo de quase uma semana lá sentados.

Tive mais cuidados nas fotos do Celica que dos outros  :redface

(http://i684.photobucket.com/albums/vv206/lapduarte/Eventos/DSCF2303.jpg)

(http://i684.photobucket.com/albums/vv206/lapduarte/Eventos/DSCF2301.jpg)

(http://i684.photobucket.com/albums/vv206/lapduarte/Eventos/DSCF2298.jpg)

(http://i684.photobucket.com/albums/vv206/lapduarte/Eventos/DSCF2304.jpg)

(http://i684.photobucket.com/albums/vv206/lapduarte/Eventos/CpiadeDSCF2306.jpg)

(http://i684.photobucket.com/albums/vv206/lapduarte/Eventos/DSCF2308.jpg)

(http://i684.photobucket.com/albums/vv206/lapduarte/Eventos/DSCF2309.jpg)

(http://i684.photobucket.com/albums/vv206/lapduarte/Eventos/DSCF2312.jpg)

(http://i684.photobucket.com/albums/vv206/lapduarte/Eventos/DSCF2315.jpg)

(http://i684.photobucket.com/albums/vv206/lapduarte/Eventos/DSCF2317.jpg)

(http://i684.photobucket.com/albums/vv206/lapduarte/Eventos/DSCF2318.jpg)

(http://i684.photobucket.com/albums/vv206/lapduarte/Eventos/DSCF2320.jpg)

 :thumbsup
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: Flyingtiger em 13 de Outubro de 2011, 10:10
Muito bom.

O nº35 (datsun 510 SSS), vi eu na terça feira passada de manhã a sair na garagem, a caminho das verificações técnicas feitas nesse dia no autodromo.
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: Camry 2200 em 13 de Outubro de 2011, 12:12
Belos carros e bom evento! :clap:

Gosto particularmente do Celica! Compreendo a tua fixação prelude guy!  :D

Boas fotos! :thumbsup
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: Jersey em 15 de Outubro de 2011, 09:06
Belas fotos, Luís Duarte!
Obrigado pela partilha!
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: Santos Silva em 15 de Outubro de 2011, 20:17
É com satisfação que vejo uma dupla Portuguesa, Paulo Marques - João Martins, em BMW 1600, a ocupar o 3º lugar do pódio!!!
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: doscapuzes em 15 de Outubro de 2011, 22:19
É com satisfação que vejo uma dupla Portuguesa, Paulo Marques - João Martins, em BMW 1600, a ocupar o 3º lugar do pódio!!!

Assim sim!!!

Ainda tiveram que ligar para um tipo :assobio na noite de 4ª Feira para ele fornecer 2 pneus "daquela borrachinha" e ele lá arranjou maneira de os entregar nessa mesma noite. O tipo a que me refiro é mesmo um gajo porreiro :redface :redface e a Casa começa a ser conhecida.


Cumprimentos
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: Kaizen em 16 de Outubro de 2011, 01:40
Citar
O tipo a que me refiro é mesmo um gajo porreiro icon_redface icon_redface e a Casa começa a ser conhecida.

É um tipo que dá entrevistas em hóteis, na hora do patrão, a jornalistas brasileiras? Se sim, é de facto um gajo porreiro   :green:  :thumbsup


Desculpa mas não resisti.
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: Santos Silva em 16 de Outubro de 2011, 09:30
Por acaso até é!

Eu também já liguei com esse tipo mas foi sempre a horas decentes :assobio
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: doscapuzes em 16 de Outubro de 2011, 11:34
Por acaso até é!

Eu também já liguei com esse tipo mas foi sempre a horas decentes :assobio

Ainda bem que foi a horas decentes, significa que não ficaste enrascado. Mas se for a horas menos próprias também serás atendido. :angel: :angel:

Cumprimentos.
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: doscapuzes em 16 de Outubro de 2011, 11:37
Citar
O tipo a que me refiro é mesmo um gajo porreiro icon_redface icon_redface e a Casa começa a ser conhecida.

É um tipo que dá entrevistas em hóteis, na hora do patrão, a jornalistas brasileiras? Se sim, é de facto um gajo porreiro   :green:  :thumbsup


Desculpa mas não resisti.

Esse tipo também te pode lubrificar uma coisa tua. :assobio :assobio





























Acho que é no Civic :) :) :)

Isto está a ficar muito off topic


Cumprimentos









































Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: s 800 em 17 de Outubro de 2011, 21:56
Mas que raio de "cumbersa"... :duh:
Mereciam que eu só mostrasse uns vw gti... como por exemplo da dupla Magalhães/Magalhães que foi o que usou por troca de um belissimo Datsun 1200 e que apesar de ter ficado mais bem classificado levou com muito mais pontos o que quer dizer que a "coisa" correu pior !!!

Para "castigo" ficam com estes belos...

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00147.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00200.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00368.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00639.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph01185.jpg)
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: Earthp em 18 de Outubro de 2011, 14:21
Esqueci-me de levar a máquina digital...tirei algumas fotos com o tlm!

(http://img809.imageshack.us/img809/719/foto0022z.jpg)

Achei este SSS curioso...tinha o logo 1800 SSS :thumbsup

(http://img192.imageshack.us/img192/223/foto0021yn.jpg)
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: s 800 em 18 de Outubro de 2011, 19:01
Apesar de não conseguir ver a fotografia...

Declaro que não é publicidade enganosa !

Ò pra ele...

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00065.jpg)
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: Earthp em 19 de Outubro de 2011, 14:00
Ora...é esse mesmo :assobio
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: blardY em 19 de Outubro de 2011, 21:35

 Belas máquinas, este ano não tive disponibilidade de os ir ver passar na descida da pena... é um bonito espectáculo de se assistir à noite   :tijolos
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: Paulo Jorge Coutinho em 08 de Novembro de 2011, 11:00
Obrigado pela partilha!

O TA22, realmente, é o carro que me tira do sério...
 >:D
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: s 800 em 09 de Novembro de 2011, 20:15
Tive um tempinho...

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00143.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00199.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00250.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00364.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00395.jpg)

Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: s 800 em 09 de Novembro de 2011, 20:19
(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00452.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00547.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00604.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00638.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00663.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00677.jpg)

Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: s 800 em 09 de Novembro de 2011, 20:22
(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00858.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00870.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00936.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00942.jpg)

Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: s 800 em 09 de Novembro de 2011, 22:15
(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph01158.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph01182.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph01217.jpg)

olhem para este travão de mão do TA

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph01265.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph01362.jpg)
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: rpm em 09 de Novembro de 2011, 22:57
Hidráulico. Usa-se muito em carros de rali, de drift, etc.
Não percebo muito bem porque é que estes carros estão tão "artilhados"...

Obrigado pelas excelentes fotos!


Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: s 800 em 10 de Novembro de 2011, 11:29
...
Não percebo muito bem porque é que estes carros estão tão "artilhados"...

...


Mas eu ajuda á explicação... para o travão. No resto da "artilharia" basta fazer um troço do RPH nas médias exigidas para a conclusão ser facil.
Numa das fotografias acima está o SSS do Rui Bevilaqua ( o vermelho) num gancho. Ganchos como aquele há "paletes" deles durante todo o percurso do RPH. Mádias de 50Km+iva, a subir e com ganchos... dão minutos de penalização com fartura. O travãozito hidraulico dá uma ajuda na minimização das perdas. Como, neste caso, o piloto não era de topo... outras razões deveria ter.
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: Contas em 10 de Novembro de 2011, 15:09
S800  e eu que julgava que isso eram carros só para 'saír ao Domingo'  :green:   :assobio

Ainda não foi este ano que o acompanhei nessa sessão fotográfica, mas...  :-X

Belas fotos! Muito obrigado pela partilha!  :clap:
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: RJB em 10 de Novembro de 2011, 15:36
Antes do mais, muito obrigado pelas fotos.
O andamento aqui exigido é, muitas vezes, ao nível de um rali "normal" com zonas muito dificilmente cumpríveis, e é exactamente isso que me atrai a estar aqui presente, neste rali de regularidade referido internacionalmente como "muito sport", e daí a forte presença de habitués das grandes provas como as Boucles de Spa, Monte Carlo, Córsega e outros.
Por isso a preparação de muitos destes carros é exactamente a mesma dos ralis tipo sprint ou de troços cronometrados, e explica o pormenor do travão de mão hidráulico, que também tenho mas não utilizo por não estar afinado, e muitas vezes perde-se mais tempo do que fazer certinho.
Quanto aos emblemas 1800SSS, tenho-os porque os descobri à venda no Japão, e como pretendo replicar os célebres 2000Proto que o Entreposto fez correr, e o do Van bergen era um 1800SSS (tal como também utilizado pelo Tony Fall), apesar de em Portugal aparecerem sempre 1600SSS por razões comerciais, decidi também usá-los e inscrever-me como tal.
Já agora, e porque aqui apareceu uma foto do meu motor, gostava de o explicar.
Atè 1977, a FIA em grupo 5 (onde também estavam os tais 2000 Proto usando o motor U20, os Citroen DS e SM cortados, etc), dava total liberdade às cabeças e assim aparecendo as célebres e mui raras OS Ginken e as dos LZ da Nissan, hoje existindo muito poucas e valendo fortunas. O mesmo foi aproveitado pela Ford para as Twim Cam e posteriores BDA e BDG dos Escorts, só que a Ford tinha à frente do Dept de Competição um senhor chamado Stuart Turner, que, além de dar carta branca à criatividade dos seus engenheiros, também lia regulamentos e ia homologando as várias evoluções, ao contrário dos nossos amigos japoneses a milhares de kms e a não ligarem a isso!
Os raros exemplares destas cabeças 2 árvores de cames e 16 válvulas, ainda correm na Austrália e Nova Zelândia, mas pela raridade, solicitaram à comissão de clássicos da FIA para autorizarem um motor de substituição, afim de pouparem estes, e assim foi autorizado o também raro FJ20, tal como na Europa, por exemplo, é autorizado os Fiat Abarth utilizarem a base Autobianchi Abarth A-112 para poupar os originais.
Com esta informação, fui à procura dum e encontrei no Japão, numa sucata e gripadíssimo, mas após muitos meses e pesquisas fui encontrando as necessárias peças para o reconstruir.
É este o que tenho e espero que dure muito, porque já não há peças.
Espero ter esclarecido.
Abraço
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: Kaizen em 10 de Novembro de 2011, 15:56
O Corolla TE27 do Ove Andersson também correu com a cabeça de 16V no motor 2T-G.
E foi com esta configuração que ganhou o rali dos 1000 Lagos.

Diz-se que a potência subiu dos 150 para os 185cv.

(http://www.bigflea.com/corolla/images/team_toyota_rally2.jpg)


@Rui Meireles - Compreendo a tua dúvida, mas tens de ver um rali de regularidade histórica e certamente vais ficar esclarecido. Tiveste o primeiro contacto com o passeio do AJA este ano que, apesar de ser uma brincadeira, os 5/6 da frente tiveram de se esmerar. Foi talvez o 2º mais fácil que fizemos, mas por exemplo, aquele que organizámos em 2007 "Dão Lafões" para se andar na frente era muito exigente. Valeu a chuva e o nevoeiro para abrandar a competitividade dos da frente. Este rali de Portugal Histórico é sempre a um ritmo intenso, daí a preparação dos carros. No próximo ano temos de combinar todos e ir assistir a um troço.  :thumbsup
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: rpm em 10 de Novembro de 2011, 16:11
Estou a compreender, obrigado. De facto não era algo que associasse a um rali de regularidade.

Mas estas provas não são feitas em estrada pública aberta? Se assim for parece-me haver um sério problema de segurança latente.
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: RJB em 10 de Novembro de 2011, 16:28
Estou a compreender, obrigado. De facto não era algo que associasse a um rali de regularidade.

Mas estas provas não são feitas em estrada pública aberta? Se assim for parece-me haver um sério problema de segurança latente.

Rui, essa questão é pertinente, mas a segurança dos carros é francamente superior e, publicamente a estrada é aberta, mas a excelente relação desta organização (a mesmo que faz o rali de Portugal do Campeonato do Mundo) com as autoridades, leva a que tudo seja feito com segurança de estrada fechada, e havendo forças policiais em todos os cruzamentos, assim como um profissional acompanhamento de meios médicos sempre disponíveis.
Como concorrente, a segurança é inquestionável.
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: Santos Silva em 10 de Novembro de 2011, 19:40
Muito bom recebermos estas informações de quem anda "lá dentro".

Obrigado Rui Bevilaqua! :thumbsup

Quem sabe um dia precisarei de saber melhor como é... :assobio
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: prelude guy em 11 de Novembro de 2011, 10:56
É, realmente, quando são os intervenientes a dar a explicação é outra loiça  :clap:

Assim que o Rui Correia aqui colocou a foto do motor, deu para perceber de que carro era e para especular logo que havia de ser uma das raridades que ali estava instalada. Agora confirma-se, mesmo...

Eu também tinha ideia que, à excepção das passagens nos kartódromos, não havia necessidade de os carros serem tão performantes... mas afinal estava enganado.
Isto também ajuda a explicar a grelha de participantes que o Portugal Histórico tem.
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: s 800 em 11 de Novembro de 2011, 17:50
Muito bom recebermos estas informações de quem anda "lá dentro".

Obrigado Rui Bevilaqua! :thumbsup

Quem sabe um dia precisarei de saber melhor como é... :assobio

Lá estás tu a "armar ao pingarelho"... :assobio
Ainda estou à tua espera para vires ver como é no Rainha Santa !
Levo-te da Aldeia das Dez até Arganil á média de 50. O iva fica para mais tarde !
Trás pneus novos, pastilhas novas e ... Vomidrine !  :lol
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: s 800 em 11 de Novembro de 2011, 18:01
...
Eu também tinha ideia que, à excepção das passagens nos kartódromos, não havia necessidade de os carros serem tão performantes... mas afinal estava enganado.
Isto também ajuda a explicar a grelha de participantes que o Portugal Histórico tem.

 :duh: :duh: :duh:

 :wall :wall :wall

Tambem é verdade se eu não vos tenho "ensinado" mais... é porque não sei !
Mas lanço um repto ao Rui Bevilaqua.
Que tal, mesmo em episódios suaves, uma explicação de toda a prova ?

É um "serviço público" que a "nação AJA" agradece. Até porque a grande maioria da "nação" não era nascida quando o Rui foi Campeão Nacional ao lado do José Pedro Borges.  :assobio (  :shhh: não falemos em que ano foi... apesar de eu achar que o Rui, com quarenta e alguns anos está em grande forma, e aqui fala o roto para o andrajoso!  :brinde )
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: s 800 em 11 de Novembro de 2011, 18:17
A meu cargo ficam as fotografias.
Dia 1 - Estoril - Figueira da Foz

Parque fechado na Figueira da Foz enquanto jantavam.

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00010.jpg)

Dia 2 - Figueira da Foz - Viseu

Descida para a Lousã ( mas a civilizada... que a de Cacilhas poucos sabem o que é.)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00142.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00144.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00145.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00146.jpg)
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: s 800 em 11 de Novembro de 2011, 18:26
De tarde e a caminho de Viseu fizeram o troço de Campia ( um dos primeiros passeios de regularidade do AJA fez este troço...)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00450.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00451.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00452.jpg)

Ouve, á noite, mais uma hora para assistencia em Viseu. Suponho que foi só ver niveis e limpar os vidros. E a classificação andava pelo 5 º lugar ?

O dia 3 foi Viseu - Viseu em que andaram principalmente pela zona do Douro. Mas tambem pela Freita que foi onde ... O Rui conta ?
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: s 800 em 11 de Novembro de 2011, 18:29
O dia 4 vai de Viseu até Sintra. Dia "curtinho" a de "passeio"...

Eu estava antes da Gramaça na 1ª passagem.

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00939.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00940.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00941.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00942.jpg)
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: s 800 em 11 de Novembro de 2011, 18:35
E no gancho do Soito da Ruiva na 2ª passagem. Parabéns Rui, foi dos poucos que não precisou de fazer manobras e tambem não usou o travão de mão... hidraulico !

Calma, que enquanto esperava foi preciso " ganhar moral " !

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph00978.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph01211.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph01212.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph01213.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph01214.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph01215.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/rph%202011/11rph01217.jpg)


Não esdquecer que estavamos com médias de 50+iva... e basta repararem , na 1ª fotografia, de onde vinham a subir.
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: Camry 2200 em 11 de Novembro de 2011, 19:02
Moralizado dessa forma, até eu fazia uma cobertura fotográfica deste nível! :D :green:


Muito boas fotos! :thumbsup

Tenho de colocar esta prova na agenda para a próxima! :assobio
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: RJB em 11 de Novembro de 2011, 20:02
Um grande obrigado pela excelente reportagem fotográfica.
Quanto ao pedido para "em suaves prestações" contar a prova, tenho todo o gosto nisso, mas uma vez que o Adelino Dinis me pediu para o fazer para a revista Motor Clássico (próximo nº), tenho receio de, mesmo insconscientemente, me repetir o que seria pouco ético.
Apenas repito que esta é a única prova que faço questão de repetir, porque, para além de funcionar como o meu elixir da juventude, onde me sinto verdadeiramente jovem, fazendo esquecer o cota de 61 anitos (e o tal campeonato foi 1979... ontém!), gosto de andar depressa a revisitar os velhos e conhecidos troços dos Vinho do Porto e Voltas a Portugal (apenas de nome a maioria, porque tudo está diferente), e nenhum outro rali o permite.
Neste rali, tudo correu sem qualquer problema, o carro é um Datsun... o que é muito gratificante. Apenas no troço de Arouca, o maior com 39 kms, fiquei súbitamente sem travões, por o óleo ter saído devido a aquecimento, o que calculam não dá muito geito, mas após visitar a assistência e retomar o rali saltando três troços, com a enorme penalização, pude terminar a prova apesar de ter perdido uma classificação que estava a exceder as minhas expectativas perante todos os experts com larga experiência do conceito de regularidade.
Aconselho fortemente que sigam a próxima edição, mas nos troços, devem procurar zonas de médias difìcilmente cumpríveis, porque em zonas rápidas será frustrante ver passar em velocidade lenta, mas também não poderei ajudar com sugestões, pois o percurso é secreto, mas pelas fotos juntas, têm boas companhias para ir aos sítios certos. E a imperdível noite de Sintra, com a moldura humana dos velhos TAP e Vinho do Porto.
Abraço,
Rui
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: s 800 em 13 de Novembro de 2011, 15:59
Ok, mas há uma coisa que eu gostava de saber e "isso" não vai para a reportagen do RPH.
A escolha do Datsun não foi "porque sim", nem acredito que estivesse no fundo da garagem e um belo dia dissesse "olha aqui um carrito parado, vou fazer o RPH com ele !"
Porquê, quando e como aparece o SSS ?
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: RJB em 13 de Novembro de 2011, 16:47
"olha aqui um carrito parado, vou fazer o RPH com ele !"
Porquê, quando e como aparece o SSS ?

Pois não esteve longe da verdade...
A história é simples. Quando do 1º Rali de Portugal Histórico e me avisarem que ia acontecer, fiquei entusiasmadíssimo e triste, porque não tinha nenhum carro para este tipo de provas.
Mas, desde o seu aparecimento, fui um fã dos Hilman Imp, com o seu motor em aluminio baseado no famoso Coventry Climax e proporcionou-se descobrir um exemplar muito bom e prepará-lo para esta prova.
Infelizmente esta mecânica exige um conhecimento muito especial, e, ao contrário de muitos outros clássicos, os especialistas nunca re-fabricaram componentes, pelo que cabeças, blocos, etc, continuam a ter 40 anos.
Após o 1º RPH em que não durou mais do que o 1º dia, a poucas horas da partida do 2º voltei a ter um problema gravíssimo, quando me disseram para levar um SSS que estava, de facto, imobilizado há algum tempo e pneus vazios. Não hesitei e calçei-o com os pneus do Imp.
E assim me estreei num SSS, que estava com a junta da cabeça queimada, mas com o qual cheguei ao fim, apesar de levar mais áqua que gasolina e ter andado a recolher as pastilhas de travões deitadas fora quando os outros SSS colocavam novas, porque nem tinha tido tempo para levar qualquer material extra.
Fiquei rendido!!
No ano seguinte, e após 11 meses de mais investimento e trabalho, voltei a fazer apenas algumas horas com o Imp. No regresso, ofereci o Imp e o muito material em troca deste SSS "quase abandonado", para surpresa do seu dono e amigo, mas nessa noite já dormi descansado.
Depois foi uma reconstrução do carro, com pintura replicando o vencedor do Safari, e gradualmente ir alterando o carro ao meu gosto, mas agora valendo a pena o investimento, porque já consigo fazer o RPH por inteiro!
Abraço,
Rui

Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: mcorreia em 09 de Dezembro de 2013, 21:42
Boa noite,
Alguém me pode informar, que motor é aquele do SSS vermelho?

obrigado,
Atentamente

Abraço
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: s 800 em 19 de Dezembro de 2013, 22:11
Antes do mais, muito obrigado pelas fotos.
O andamento aqui exigido é, muitas vezes, ao nível de um rali "normal" com zonas muito dificilmente cumpríveis, e é exactamente isso que me atrai a estar aqui presente, neste rali de regularidade referido internacionalmente como "muito sport", e daí a forte presença de habitués das grandes provas como as Boucles de Spa, Monte Carlo, Córsega e outros.
Por isso a preparação de muitos destes carros é exactamente a mesma dos ralis tipo sprint ou de troços cronometrados, e explica o pormenor do travão de mão hidráulico, que também tenho mas não utilizo por não estar afinado, e muitas vezes perde-se mais tempo do que fazer certinho.
Quanto aos emblemas 1800SSS, tenho-os porque os descobri à venda no Japão, e como pretendo replicar os célebres 2000Proto que o Entreposto fez correr, e o do Van bergen era um 1800SSS (tal como também utilizado pelo Tony Fall), apesar de em Portugal aparecerem sempre 1600SSS por razões comerciais, decidi também usá-los e inscrever-me como tal.
Já agora, e porque aqui apareceu uma foto do meu motor, gostava de o explicar.
Atè 1977, a FIA em grupo 5 (onde também estavam os tais 2000 Proto usando o motor U20, os Citroen DS e SM cortados, etc), dava total liberdade às cabeças e assim aparecendo as célebres e mui raras OS Ginken e as dos LZ da Nissan, hoje existindo muito poucas e valendo fortunas. O mesmo foi aproveitado pela Ford para as Twim Cam e posteriores BDA e BDG dos Escorts, só que a Ford tinha à frente do Dept de Competição um senhor chamado Stuart Turner, que, além de dar carta branca à criatividade dos seus engenheiros, também lia regulamentos e ia homologando as várias evoluções, ao contrário dos nossos amigos japoneses a milhares de kms e a não ligarem a isso!
Os raros exemplares destas cabeças 2 árvores de cames e 16 válvulas, ainda correm na Austrália e Nova Zelândia, mas pela raridade, solicitaram à comissão de clássicos da FIA para autorizarem um motor de substituição, afim de pouparem estes, e assim foi autorizado o também raro FJ20, tal como na Europa, por exemplo, é autorizado os Fiat Abarth utilizarem a base Autobianchi Abarth A-112 para poupar os originais.
Com esta informação, fui à procura dum e encontrei no Japão, numa sucata e gripadíssimo, mas após muitos meses e pesquisas fui encontrando as necessárias peças para o reconstruir.
É este o que tenho e espero que dure muito, porque já não há peças.
Espero ter esclarecido.
Abraço

Vale a pena ler o tópico todo.
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: mcorreia em 27 de Dezembro de 2013, 21:59
Boa Noite,
Estou esclarecido, obrigado.
Caso saibam de um motor igual á venda estou interessado.

Obrigado,
Mcorreia
Título: Re: Rally de Portugal Histórico - 2011
Enviado por: Santos Silva em 29 de Dezembro de 2013, 20:23
Sei de vários à venda (FJ20) desde usados com mau aspeto até recondicionados... vão de 1000€ até .... 4500€... :assobio