Pessoal...hoje estava eu a fazer uma rotunda mais ou menos a 40km/h e quando dei por mim estava virado, o carro deu uma volta de 360º...factor que não estranhei porque, embora goste muito do meu Jazz, há muito que noto muita insegurança com piso molhado, o Jazz deixa mesmo muito a desejar...o Lancia Y do meu Pai tem um comportamento melhor, acreditem.
A dúvida surge quando depois do "drift" tentei pôr o carro a trabalhar...o carro não pegava e a luz de avaria no motor ficou ligada. Estava eu ali no meio da rotunda parado, bué trânsito e o carro ali sem pegar. Tive de empurrar o carro para a berma e durante alguns minutos o carro insistia em não pegar.
Passados uns longos minutos o carro lá pegou e lá vim para casa, mas a luz do motor continuava ligada. Quando cheguei a casa, desliguei o perno da bateria e voltei a ligar, e assim a luz de avaria desligou e não voltou a ligar. No manual diz que a luz de avaria está relacionado com o sistema de combustão.
Agora a minha dúvida é a seguinte...será normal isso que aconteceu? Porque razão o carro não pegou depois do despiste e a luz acendeu? ???
:-[
O Jazz deixa a desejar ou os teus pneus deixam a desejar? :assobio
A luz de avaria só lendo com um leitor OBD para ter a certeza.
Os pneus têm a medida do livrete e foram metidos há poucos meses, ainda estão como novos...são Bridgestone.
A luz já não acendeu mais hoje...e já fiz alguns Km's depois do incidente.
Bridgestone deviam ser bons... Tenta ver se as pressões são as correctas. Há um Jazz cá em casa e nunca notei esses problemas (usamos sempre Michelin).
Em relação à luz acho que se não acender outra vez não te deves preocupar. Provavelmente foi algum sensor que recebeu valores inesperados durante o acidente e julgou haver alguma avaria.
1º - Belo assunto que escolheste para o tópico! Já não és nenhum principiante e o AJA merece mais. Edita isso;
2º - Se deste uma volta de 360º engatavas segunda, calcavas a fundo e saías a dar show;
3º - Tens um perno na bateria? Não admira que os teus carros fiquem esquisitos! É um BORNE...
4º - Põe o Jazz com a altura ao solo do Lancia gaY e vais ver o que é curvar;
5º - A luz de avaria pode ocorrer em muitas situações, uma delas é que a repentina transferência de massas fez com que existisse um mix de coisas em sítios por onde normalmente não andam. Por isso é que ele não queria pegar, carro esperto e de raciocínio rápido, se fosse outro...
6º Para o Jazz "se passar" contigo ao volante, teve de ocorrer uma das seguintes coisas: Aquaplaning, rotunda mal planeada feita sem apoio, gasoil;
7º Passado este tempo todo ainda estou para perceber porque é compraste o Jazz, bem sei que é 45678 triliões de vezes melhor que o gaY mas ainda assim!
Edit: 8º - O que tens agora a dizer sobre os pneus 175 Fulda (subsidiária dos óleos Fula) no TE71? :duh:
Edit: 9º - Lê o primeiro ponto novamente.
Citação2º - Se deste uma volta de 360º engatavas segunda, calcavas a fundo e saías a dar show;
Se o carro não tivesse ido abaixo ainda era possível uma saída dessas :assobio
Citação4º - Põe o Jazz com a altura ao solo do Lancia gaY e vais ver o que é curvar;
É o que costumo dizer...não me parece que a carroçaria do Jazz seja muito equilibrada...é muito alto, tem uma distância ao solo "gigante". Sei que nestas alturas de início de chuvas, é normal haver gasóleo e óleo nas estradas, mas eu sempre senti o Jazz muito inseguro com piso molhado...a traseira foge muito, parece uma Hiace :lol
Resumindo...o Lancia Y agarra-se melhor à estrada que o Jazz, por muito que me custe, é a verdade :assobio
Citação1º - Belo assunto que escolheste para o tópico! Já não és nenhum principiante e o AJA merece mais. Edita isso;
Só coloquei o tópico porque realmente fiquei com algumas dúvidas e preocupado com o carro...podem apagar o tópico :thumbsup
Já me aconteceu o mesmo num carro que tenho e que não vou dizer qual é senão Kaizen manda-me para faixa de gaza.
:lol
Na altura tentei saber o porquê da luz acender e venderam-me que isso acontece quando as rodas de tras ou da frente bloqueiam enquando as outras andam... Não sei se é ou não mas o sintoma foi exactamente o mesmo! 8)
Deve ter sido isso mesmo :thumbsup
1. Não se apaga porque o resto da malta tem direito ao momento de humor também;
2. A malta que diz que as Hiaces são inseguras de traseira é porque não as sabem conduzir, ponto final;
3. Queres que ligue ao Miguel e ele vai contigo ensaiar umas rotundas com piões de 360º e mostra-te como sair delas a deitar fumo pelas rodas da frente? :angel:
Citação de: Camry 2200 em 02 de Novembro de 2011, 20:35
Já me aconteceu o mesmo num carro que tenho e que não vou dizer qual é senão Kaizen manda-me para faixa de gaza.
:lol
Na altura tentei saber o porquê da luz acender e venderam-me que isso acontece quando as rodas de tras ou da frente bloqueiam enquando as outras andam... Não sei se é ou não mas o sintoma foi exactamente o mesmo! 8)
Já me aconteceu na minha Star Van à entrada para a ponte do Freixo, vindo de sul e após aquaplaning. 2ª encavada à força e o gajo que vinha atrás até pensou que fiz de propósito :angel:
Essas curvas antes da ponte do Freixo são um espectáculo! Principalmente quando vem um pato bravo de Audi atrás a querer fazer mais rápido... :green:
Citação de: Kaizen em 02 de Novembro de 2011, 20:39
3. Queres que ligue ao Miguel e ele vai contigo ensaiar umas rotundas com piões de 360º e mostra-te como sair delas a deitar fumo pelas rodas da frente? :angel:
Também me posso candidatar a fazer o teste?????
Puma drifting classes (http://www.youtube.com/watch?v=aTgXI1RlseE#)
O IS220d tem um sistema electrónico que entra automáticamente em modo de segurança.
Sem ser necessário entrar no red line, ao reduzir uma velocidade e consequente sobre-rotação de motor, pode-se ficar completamente sem turbo durante 15 minutos, daí o carro não passa de 50km/h pois não tem motor sequer para permitir mais que a 3ª velocidade...
Em conjunto acedem as luzes todas do painel, e mesmo após os 15 minutos com retorno do turbo as luzes mantêm-se acesas até perfazer 60 minutos, é um carrinho inteligente :green:
Quanto às Hiace, não acredito nessa teoria, nunca tive qualquer problema com alguma, mas se falarem de Mitsubishi´s L300 a conversa muda, além de ficarem fácilmente em sentido contrário ao desejado, com uma "areia" debaixo de uma das rodas de tracção, ficam logo imobilizadas...
Earthp, ainda bem que ninguém saiu magoado, depois, tenho um Jazz na familia e o carro é sempre, repito, sempre muito certinho, incluindo com chuva e até com pneus Kuhmo, para mim o teu problema chama-se combustivel no asfalto :green:
Pedro,
Como já percebeste, desligando a bateria por uns segundos (mais de 30), normalmente essas luzinhas e sinais de avaria, costumam desaparecer.
Acho que já foi tudo dito atrás.
Só espero que não tenahs confundido os graus como os outros que dizem: "a minha vida deu uma volta de 360º" :assobio
Mas se fooi mesmo de 360º, havias de ter engatado uma 2ª, prego a fundo e pneu derretido no asfalto! Mas essas coisas esquecem muito a quem nunca soube :assobio
Foi mesmo 360º, não foram como os 360º do João Pinto do FCP :lol
Não é se quer comparavel à situação descrita pelo EARTHP, mas aqui fica um Honda Jazz que me deixa água na boca :drool:
jazz.avi (http://www.youtube.com/watch?v=UR0WuDg4uxk#)