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Área pública => Área Técnica => Tópico começado por: Kaizen em 04 de Dezembro de 2011, 01:17

Título: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: Kaizen em 04 de Dezembro de 2011, 01:17
Na A1 o Zé Corona ligou-me a perguntar a que velocidade eu ia ás 4000rpms.

Ás 4000 rpms o meu Corolla vai a 120kms\h certos.
Ás 4000 rpms o Corolla do Zé vai a 130kms\h certos.

Mas ás 4000rpms vamos os dois exactamente à mesma velocidade real.
O Zé ainda mencionou que ás 4000rpms certas o carro dele aproximava-se do meu, mas não entendo da mesma forma. O espaço das 4000 no velocímetro é grande e bastava uma ligeira alteração no acelerador/ponteiro (dentro das 4000) para o carro ter um diferencial de 2 ou 3 kms\h.

Ambos usamos pneus na medida de livrete, 195/60R14 e os Corollas são ambos FaseII, o do Zé de 86 e o meu de 87.


Quais são os v\ palpites?  :eusa_think:
Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: Santos Silva em 04 de Dezembro de 2011, 08:41
Várias coisas podem acontecer:

1 - Pneus com mais ou menos desgaste implicam diametros diferentes logo, cada volta do pneu faz mais ou menos centimetros (perímetro).
A medida dos pneus do Zé é a mesma que a tua?... Não pareceu! Só se for das jantes que ele tem montadas terem um ofset diferente...

2 - O alinhamento da direcção pode influenciar alguma coisa, bem como a pressão dos pneus.

3 - Os velocimetros não são todos iguais e pode haver uma diferença no "erro" que cada um apresenta. O facto de os dois carros irem à mesma velocidade real, faz ganhar força esta hipotese.

4 - Os conta rotações não são todos iguais e pode haver uma diferença no "erro" que cada um apresenta. O facto de os dois carros irem à mesma velocidade real, faz ganhar força esta hipotese.

5 - "Pitosguisse" do Zé  :lol

6 - "Pitosguisse" do Kaizen  :lol

Estas hipoteses podem acontecer TODAS ao mesmo tempo e a soma dos erros de cada uma pode provocar este fenomeno.

Para tirar dúvidas, por exemplo havia de se trocar os pneus de um carro para outro e voltar a medir...


Nota: Estas suposições são todas a pensar que os carros estão originais de caixa de velocidades e de diferencial e que são iguais! Se assim não for, as hipoteses passar a ser o dobro!!!
Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: Contas em 04 de Dezembro de 2011, 10:45
Citação de: Santos Silva em 04 de Dezembro de 2011, 08:41
A medida dos pneus do Zé é a mesma que a tua?... Não pareceu! Só se for das jantes que ele tem montadas terem um ofset diferente...

Assim de repente, também ia logo para essa hipótese... Se é a mesma medida, o offset então faz uma grande diferença entre os dois carros... A circular na AE, ambos vistos de traseira, são radicalmente diferentes  :-[
Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: rpm em 04 de Dezembro de 2011, 11:34
Para uma diferença tão grande só vejo erro de operador, diferencial diferente ou velocímetro com erro.
Daquilo que me lembro do único AE86 em que andei acho que eram mesmo 120 km/h às 4000 rpm em 5a.
Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: BillyJoe em 04 de Dezembro de 2011, 13:56
CitaçãoO Zé ainda mencionou que ás 4000rpms certas o carro dele aproximava-se do meu

Isto seria por causa do cone do ar, se a distancia entre os dois carros não era muita.
Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: rpm em 04 de Dezembro de 2011, 14:03
Não, à mesma rotação a velocidade é constante. ;) O cone de ar apenas permite manter a velocidade/rotação com menos acelerador. O ET das jantes também não tem influência.

A velocidade real é função apenas da rotação do motor, circunferência da roda e das relações de caixa. A fórmula é a seguinte:

Velocidade (km/h) = (circunferência_roda(m)*rotação_motor(rpm)/100*6)/(relação mudança*relação final do diferencial)

Pegando nas relações de caixa que encontrei para o AE86 (1st: 3.587, 2nd: 2.022, 3rd: 1.384m 4th: 1.00, 5th: 0.86, Final Drive: 4:30:1) e em pneus 195/60 R14 temos então 120 Km/h às 4000 rpm em 5a. Bate certo com a minha memória do carro.

Fora isto só erros de instrumentos ou erro humano. ;)
Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: Santos Silva em 04 de Dezembro de 2011, 14:24
Rui Meireles:

estás a dar razão aos meus pontos 5 e 6 :lol
Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: Kaizen em 04 de Dezembro de 2011, 15:36
CitaçãoAmbos usamos pneus na medida de livrete, 195/60R14

Eu uso as jantes originais, o Zé usa as ATS Classic.

Não querendo contrariar o Zé, os 120kms\h pareciam-me bem mais reais que os 130kms\h.
A 120kms\h já tinhamos perdido de vista o Carina e o Camry.
Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: Camry 2200 em 04 de Dezembro de 2011, 23:58
Vocês estão-se a esquecer da largura da jante. Se a ATS for mais larga o mesmo pneu montado na jante de origem vai obrigar a roda a ficar com diâmetro diferente. Talvez possa ser daí.

O Carina e o Camry iam à vontade deles.  :green: O Carina marcava o ritmo e o Camry quis ir atrás e assim foi. Houve uma altura que o meu ponteiro tocou no dezassete  :-X quando o Santos Silva teve um encontro imediato com um pato bravo montado num monte de sucata vindo dos EUA. >:D
Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: Kaizen em 05 de Dezembro de 2011, 00:19
Sim, as jantes do Zé são bem mais largas.
Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: rpm em 05 de Dezembro de 2011, 00:26
Nop, os reforços das paredes garantem que não há alterações significativas na circunferência da roda. 0.1% talvez, os 8.33% de que aqui se fala não. ;)

Por coincidência o carro em que eu andei e que faz 120 Km/h às 4000 rpm equipa umas ATS Classic exactamente iguais às do carro cinzento.
Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: Camry 2200 em 05 de Dezembro de 2011, 00:59
Não é tão linear. Supondo que as jantes originais têm 5,5" de largura (não deve andar longe) e as  ATS 7", não acredito que haja parede tão larga para compensar a diferença. Até para o próprio fabrico da jante ia complicar. Mas é uma questão de medir e fazer contas.

Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: rpm em 05 de Dezembro de 2011, 10:38
A minha informação vem do tirerack, que penso ser uma entidade muito credível:

Citação
Because tires have flexible sidewalls, a single tire size will fit on a variety of rim widths. A tire's rim width range identifies the narrowest to the widest rim widths that the tire is designed to fit. The width of the rim will influence the width of the tire. A tire mounted on a narrow rim would be "narrower" than if the same size tire was mounted on a wide rim. NOTE: Because the overall diameter of a steel belted radial is determined by the steel belts, there is little, if any, change to the overall diameter of the tire due to differences in rim width.
http://www.tirerack.com/tires/tiretech/techpage.jsp?techid=198& (http://www.tirerack.com/tires/tiretech/techpage.jsp?techid=198&)
Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: s 800 em 05 de Dezembro de 2011, 12:09
Posso perguntar se o peso não tem nada a ver com este "filme" ???





:offtopic 
Não tivessem ido pela A1 que não tinham, agora, essas "dúvidas existenciais"...  :assobio
Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: rpm em 05 de Dezembro de 2011, 12:17
Citação de: s 800 em 05 de Dezembro de 2011, 12:09
Posso perguntar se o peso não tem nada a ver com este "filme" ???
Nop, os factores que determinam a velocidade estão todos no meu post de ontem às 15:03 (no fórum aparece 14:03). ;)
Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: Camry 2200 em 05 de Dezembro de 2011, 12:26
s800, são dúvidas existenciais que dão uma certa pica discutir! :green:

Rui Meireles, li o artigo e pelo que entendo o pneu é que é projectado para compensar e não as jantes. Quando falam em "steel belt" estão-se a referir às cintas de aço que estão no interior da borracha. ( o que vulgarmente chamamos de arames ).

De qualquer forma repara que para uma alteração de 2" na largura da jante, tens um aumento da largura do pneu de 0,8", ou seja cerca de 20mm. Agora era uma questão de saber o que representa isto no diâmetro da roda, que de facto a olho parece pouco para dar os tais 8,3% de diferença que calculaste!
Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: rpm em 05 de Dezembro de 2011, 14:22
Camry, repara na parte a bold: o diâmetro não sofre alterações devido aos "arames" que referes.

O aumento de tamanho dá-se apenas ao nível da largura do pneu e não da altura. Como os "arames" são colocados longitudinalmente no pneu evitam que o diâmetro se altere. Já a nível transversal não existe esse reforço, por isso a jante mais larga vai resultar num pneus mais largo. Como está escrito no artigo, cerca de 5 mm por cada 1/2" acima da medida de referência. ;)
Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: Camry 2200 em 05 de Dezembro de 2011, 15:05
 :eusa_think: Correcto! Tinha compreendido mal :redface

Volta-se então ao ponto 5 e 6 do Santos Silva!  :lol
Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: rpm em 05 de Dezembro de 2011, 16:37
Na boa. ;) Acho que estes tópicos são divertidos pois acabamos sempre por aprender algo seja no próprio tópico ou em pesquisas relacionadas que fazemos para melhor complementar a informação. :)
Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: Camry 2200 em 05 de Dezembro de 2011, 16:53
Claro, nunca na vida iremos saber tudo, está-se sempre a aprender!

Por acaso sempre que via jantes muito largas com pneus estreitos reparava no efeito arredondado com que fica o pneu. Isso dá a sensação de que as dimensões possam variar. Mas agora pensando bem torna-se lógico, as telas de aço que constituem a estrutura do pneu , oferecem a resistência elástica necessária para que o pneu não varie, neste caso, de diâmetro. Very nice! :thumbsup
Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: Ze Corona MKII em 05 de Dezembro de 2011, 20:26
Nunca pensei que um simples telefonema desse tanta conversa...

Ora bem, eu bebi água ao almoço e a chanfana não me fez mal :hum:

Quando saí de casa enchi os pneus com 2.2psi

Terá sido por isso?
Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: Kaizen em 05 de Dezembro de 2011, 20:42
Uma coisa que podes fazer é pegar num GPS e ires a um sitio onde possas atingir os 120km\h às 4000rpms.
Ficam as dúvidas desfeitas.
Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: Contas em 06 de Dezembro de 2011, 07:33
Citação de: Kaizen em 05 de Dezembro de 2011, 20:42
Uma coisa que podes fazer é pegar num GPS e ires a um sitio onde possas atingir os 120km\h às 4000rpms.
Ficam as dúvidas desfeitas.
Supondo que tu já fizeste a mesma medição por GPS às 4000  :green:

, se não tiveres GPS, anda tomar um café à Maia de AE86   :D
Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: s 800 em 06 de Dezembro de 2011, 10:16
ò meus amigos a boca das "dúvidas existenciais" foi só para entreter... :assobio

Acho o tema interessante e não me convenceram, para já !
Vou é precisar de tempo, que não tenho. Agora.
Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: Kaizen em 06 de Dezembro de 2011, 14:17
Já pensei na seguinte hipótese:

O meu Corolla estar preso (bombitos + escape) e o Corolla do Zé estar uma-maria-vai-com-todos e até mairca mais só para fins de conversa de café :p
Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: Camry 2200 em 06 de Dezembro de 2011, 14:43
Nessa hipótese também não há nada que possa fazer variar a relação de transmissão de um carro para o outro. 8)
Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: rpm em 06 de Dezembro de 2011, 15:03
Exacto, se pegarem na transmissão e nas rodas do AE e as meterem num tractor com motor de avioneta, aerodinâmica de autocarro e peso de elefante a relação rotação/velocidade não vai mudar uma vírgula. ;)
Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: Brunosantos em 06 de Dezembro de 2011, 20:09
hoje na voltinha que dei no meu, 4000=120, embora já me aconteceu algo semelhante ao relatado pelo zé, em tempos que fazia mais "horas" de autoestrada e o carro ficava mais "solto"  :lol
Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: Kaizen em 06 de Dezembro de 2011, 20:48
Isso é impossível de acontecer. Só notarias isso em recuperações ou em aceleração acima dos 160km\h.
A rotação do motor é sempre a mesma. A facilidade com que sobe é que pode variar.
Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: Santos Silva em 06 de Dezembro de 2011, 21:16
Vou meter mais um bocadinho de entropia no sistema.

Rui Meireles: e se a embraiagem estiver menos actuante num carro que no outro  :assobio
Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: rpm em 06 de Dezembro de 2011, 21:50
Mistério resolvido, era erro humano. SS, se a embraiagem patinar até pode ir ao redline a 5 Km/h, sem dúvida. ;)
Título: Re: AE86 vs AE86 ás 4000rpms
Mensagem de: Santos Silva em 08 de Dezembro de 2011, 16:41
 :lol

:thumbsup