Vídeo fantástico do processo de fabrico de 2CV na fábrica de Mangualde...muito bom. :thumbsup
PruebautoS - Cómo se fabricaba un 2CV? (http://www.youtube.com/watch?v=I3-eYNAgKWI#)
Muito instrutivo... o tratamento dado à carroçaria durante a montagem de soldadura é incrivel... :-X
Citação de: Santos Silva em 01 de Julho de 2012, 19:57
Muito instrutivo... o tratamento dado à carroçaria durante a montagem de soldadura é incrivel... :-X
Pedro, estás a esquecer que os tipos protegiam a chapa com um produto anti-fricção, para poderem deslizar a chapa sobre o chão. :green: :green:
Fónix meu...é degradante ver aquela parte :thumbdown:
Parece aquele filme a fabrica da Trabant... vou ver se o encontro.
Edit: Encontrei.
Vou colocar aqui pois é um offtópic tão "bom" como o anterior...
Trabant Quality Control (http://www.youtube.com/watch?v=mIAYxWCXF8A#)
Citação de: Santos Silva em 01 de Julho de 2012, 21:07
Fónix meu...é degradante ver aquela parte :thumbdown:
Parece aquele filme a fabrica da Trabant... vou ver se o encontro.
Agora fora de brincadeiras, tens toda a razão, só no terceiro mundo se trabalhava assim. Os tipos não tinham qualquer cuidado com a carroçaria. :thumbdown:
E mais, os tipos tinham uma placa a mencionar: "Qualidade é o emprego de amanhã". :tijolos
Essa fábrica da Trabant... é o sonho de qualquer bate-chapas :green:
Ri-me tanto a ver o vídeo do Trabant "Quality" Control :lol Parecia que estava a ver uma fábrica japonesa :lol
Adorei a parte em que tentam alinhar o capot e a grelha à patada :assobio
:lol É mesmo tudo à patada ou com "chave portuguesa" :-X
O 2CV é fixe! :green:
Apesar de tudo, interessante o vídeo do processo de fabrico de 2CV na fábrica de Mangualde!
Obrigado pela partilha, Pedro!
Sobre o vídeo da fábrica da Trabant :icon_eek: Visto agora, este até parece retirado de um dos episódios do "Gato fedorento"!!!
Mas não deixa de ser curioso como as coisas eram feitas... os veículos antigos, eram preparados para a guerra!
Acho que é importante repor aqui um pormenor.
É que o Trabant não era feito em chapa. Mas, sim em cartão.
Não estou a inventar, era mesmo um processo qualquer de prensar e impermeabilizar cartão e assim faziam a carroçaria. Se alguém pesquisar descobre certamente mais infos...
Estes vídeos fazem-me lembrar porque é que gosto tanto de carros (e não só) Japoneses...
O Trabant era feito de uma espécie de plástico, mais propriamente Duroplast ( http://en.wikipedia.org/wiki/Duroplast (http://en.wikipedia.org/wiki/Duroplast) ). ;) Este material tem a particularidade de ser comestível, como demonstrado no fabuloso filme "Gato preto, gato branco" de Emir Kusturika.
Desconhecia este pormenor do Trabant! :-[
Estamos sempre a aprender!
Mais informação em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabant (http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabant)
NOTA: Existe um Trabant à venda em Portugal (http://almada.olx.pt/vendo-trabant-iid-7088461 (http://almada.olx.pt/vendo-trabant-iid-7088461))
5 estrelas, adorei!!
Ainda conheci a fábrica assim quando das visitas de estudo da escola, e quando fui para lá trabalhar não era muito diferente só que já se fazia o saxo e o AX em fim de carreira!!!
Curioso que consigo reconhecer alguns rostos de pessoas que me ensinaram bastante......
Citroen Lusitania Mangualde, assim se chamava e foi só o melhor local onde já trabalhei!!
Que dois vídeos bem engraçados... A música até faz lembrar um filme género Charlie Chaplin. :D
Para ver como os Trabant eram bons, deveriam ver um que eu e o Umtali encontramos a caminho de Coimbra, por cima do tejadilho parecia uma tenda com uns bons 1.5 a 2 mt de altura de material, pena não termos tirado uma foto. Um autentico carro de mercadorias. :lol :lol
Permitam-me desenterrar este tópico.
Vejam como nos dias de hoje, ainda se usam as técnicas antigas na montagem de automóveis. :assobio
http://youtu.be/NKPAXFurI_4 (http://youtu.be/NKPAXFurI_4)
Trabalho na fábrica da PSA em Mangualde e podem acreditar que mesmo nos dias de hoje é perfeitamente normal este tipo de retoques, com alguma brutalidade, que se vê nos videos.
Em muitos casos, os elementos são montados mas não ficam todos perfeitamente alinhados, é necessário fazer alguns retoques para cumprirem com a funcionalidade ou com o aspecto final.
E algumas das ferramentas básicas são a força de braços e o maço de borracha. Até doi por vezes ouvir as chapas a estalar! :duh: